Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Conferência de Lugano determina como reconstruir a Ucrânia

por Lusa
Zelensky dirigiu-se à conferência de Lugano através de videoconferência Arnd Wiegmann - Reuters

Aliados da Ucrânia, instituições internacionais e setor privado concluem esta terça-feira uma reunião de dois dias em Lugano, na Suíça, com o objetivo de elaborar um “plano Marshall” para a reconstrução do país, invadido e em parte destruído na sequência da ofensiva russa.

A conferência deverá ser marcada por uma declaração comum que deve estabelecer as “prioridades, método e princípios” deste projeto de recuperação.

Zelensky, apelou aos países democráticos para aderirem ao plano de reconstrução da Ucrânia, e o seu primeiro-ministro sugeriu que os bens russos congelados devem ser usados para cobrir parte dos 750.000 milhões de dólares (mais de 718.800 milhões de euros) que poderão ser gastos no plano.

A designada Conferência de Lugano conta com a participação de pelo menos 38 países, incluindo Portugal que está representado pelo ministro da Educação João Costa e a própria Ucrânia com uma expressiva comitiva liderada pelo primeiro-ministro, Denys Schmygal. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez uma intervenção por videoconferência na abertura da conferência, na segunda-feira.




pub