Conferência dos Oceanos debate conservação dos ecossistemas marinhos

por Lusa
Economia sustentável e conservação dos ecossistemas marinhos estão na agenda da Conferência dos Oceanos D.R.

A Conferência dos Oceanos da ONU de Lisboa entra no segundo dia com sessões sobre economia sustentável e conservação dos ecossistemas marinhos, eventos paralelos sobre regulamentação do direito do mar e "turismo azul" e uma "promessa oceânica".

O programa do segundo dia de trabalhos inclui sessões de debate sobre economias sustentáveis baseadas no oceano, em particular para pequenos Estados insulares em desenvolvimento e países menos desenvolvidos, e sobre gestão e conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros.

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, participam num almoço de líderes no âmbito do Painel de Alto Nível para uma Economia do Oceano Sustentável.

Eventos paralelos estendem-se também ao turismo na economia azul, à transição energética e ao transporte marítimo ecológico e à cooperação. 

O ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, é o "anfitrião" de uma iniciativa dedicada à cooperação entre Portugal e Argentina no combate à poluição dos mares através da educação ambiental.

Hoje será também lançada, com a presença da subsecretária-geral da ONU, Usha Rao-Monari, a "Promessa Oceânica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento", que visa apoiar a recuperação de perdas socioeconómicas causadas pela má gestão dos oceanos.

pub