Conferência Episcopal da Nicarágua pede a Ortega que antecipe as eleições gerais

por Lusa

A Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) pediu hoje ao presidente Daniel Ortega que aceite antecipar para março de 2019 as eleições gerais, pondo fim à onda de violência que já custou a vida a 220 pessoas.

Numa carta divulgada hoje, a CEN pede ao Chefe de Estado que "aceite formalmente" a proposta de antecipação de eleições, que foi feita no passado dia 07 de junho, aconselhando ainda Ortega a não se recandidatar.

O presidente garantiu que vai apreciar a proposta, mas lembrou que a constituição do país estabelece que as eleições gerais devem ser disputadas de cinco em cinco anos, e que por esse motivo deverá manter o poder até 2021.

A iniciativa da CEN surge um dia de os países membros do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) terem validado um relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que aponta para a responsabilidade do governo nicaraguense na morte de pelo menos 212 pessoas.

O relatório, que não foi subscrito pelo representante da Venezuela, denuncia ainda a prisão por motivos políticos de 507 pessoas e para incidentes violentos de responsabilidade do governo de Ortega, envolvendo repressão de manifestantes, que provocaram 1.337 feridos.

O governo dos Estados Unidos defendeu na semana passada a posição da CEN, dizendo que a convocação de eleições antecipadas na Nicarágua pode representar "um caminho construtivo" para superar a crise neste país centro-americano.

"Escutamos o clamor generalizado entre os nicaraguenses por eleições antecipadas. Os Estados Unidos acreditam que as eleições antecipadas representam um caminho construtivo", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, em comunicado.

Tópicos
pub