Congresso espanhol aprova exumação de restos de Franco

por RTP
A bancada socialista aplaudiu após a votação Sergio Perez - Reuters

O Congresso espanhol acaba de dar luz verde à exumação dos restos mortais de Francisco Franco. Os deputados confirmam, deste modo, a intenção do governo de Madrid de retirar o ditador do Vale dos Caídos, onde estão mais de 30 mil combatentes dos dois lados da Guerra Civil.

O Congresso apoiou a iniciativa do Governo, que a 24 de agosto aprovou um decreto-lei para retirar os restos mortais do ditador do Vale dos Caídos.

A família do ditador contesta a decisão e, se nada disser, ficará a cargo do governo espanhol a escolha do local para onde serão transferidos os restos mortais de Franco.

A vice-presidente do executivo considera que se está a corrigir uma injustiça com 40 anos. Segundo Carmen Calvo, “não há respeito, nem justiça, nem paz, nem concórdia enquanto os restos (mortais) de Franco estejam no mesmo lugar que as suas vítimas”.

O decreto-lei passou com 172 votos a favor, na maioria deputados do PSOE. Dois deputados do PP votaram contra, mas justificaram que se tratou de um engano. Foram registadas 164 abstenções, principalmente de eleitos nas listas do PP e do Ciudadanos.

O número dois do Ciudadanos explicou que esta iniciativa não é prioritária, mas antes uma necessidade de Pedro Sanchéz de disfarçar "a sua incapacidade e as suas vergonhas".

Os restos mortais do ditador Francisco Franco estão no complexo do Vale dos Caídos, a 40 quilómetros de Madrid.
pub