Consulado do Canadá suspende viagens de funcionário para fora de Hong Kong

por Lusa

O consulado do Canadá em Hong Kong anunciou hoje a suspensão de viagens de funcionários para fora da cidade, incluindo para a China continental.

A decisão acontece depois do Governo chinês ter confirmado a detenção de um funcionário do consulado britânico em Shenzhen, zona económica especial chinesa adjacente a Hong Kong.

Em comunicado, o consulado do Canadá indicou que, "neste momento, a equipa contratada localmente não realizará viagens (...) oficiais fora de Hong Kong".

O funcionário do consulado britânico em Hong Kong, que desapareceu na China continental no início de agosto, foi detido por "solicitar prostitutas", avançou a imprensa estatal chinesa, uma acusação rejeitada pela família do jovem, que considerou "serem fabricadas".

A família disse que Cheng foi a Shenzhen, em 08 de agosto, para uma reunião de negócios, mas e passou a estar incontactável quando atravessava a fronteira para Hong Kong.

O Reino Unido e a China têm trocado algumas acusações, à margem dos quase três meses de protestos na antiga colónia britânica.

Hong Kong vive um clima de contestação social desencadeado pela apresentação de uma proposta de alteração à lei da extradição, que permitiria ao Governo e aos tribunais da região administrativa especial a extradição de suspeitos de crimes para jurisdições sem acordos prévios, como é o caso da China continental.

No início do ano, a China deteve um empresário e um antigo diplomata canadianos, após a diretora financeira do grupo de telecomunicações chinês Huawei, Meng Wanzhou, ter sido detida em Vancouver.

A detenção, efetuada no Canadá, foi feita a pedido dos Estados Unidos por suspeita de que a Huawei tenha exportado produtos de origem norte-americana para o Irão e outros países visados pelas sanções de Washington, numa violação da lei.

Os dois cidadãos canadianos permanecem detidos por "prejudicarem a segurança nacional".

Tópicos
pub