Copo de sumo aumenta risco de cancro

| Mundo

|

O consumo excessivo de açúcar origina um aumento do risco de cancro, especialmente o da mama, de acordo com um novo estudo agora revelado. “Reduzir a quantidade de açúcar na nossa dieta é extremamente importante”, afirma a Amelia Lake, médica da Universidade de Teesside, em Inglaterra. O trabalho diz que beber grandes quantidades de refrigerantes ou sumos de fruta – mesmo sem adição de açúcares – pode levar ao desenvolvimento de vários tipos de doenças, em particular cancro.

"As bebidas açucaradas são conhecidas por estarem associadas ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, excesso de peso, obesidade e diabetes, mas também podem estar associados ao risco de cancro ", afirma Mathilde Touvier, diretora da equipa de investigação em Epidemiologia Nutricional do Instituto Nacional de Saúde e de Pesquisa Médica, em Paris.

De acordo com os resultados da pesquisa, beber um pequeno copo de sumo por dia – cerca de um terço de uma lata de refrigerante – pode aumentar o risco do cancro em 18%, e o da mama em 22%.

A solução, de acordo com uma das autoras do estudo, Mathilde Touvier, passa por limitar o consumo de bebidas açucaradas a um máximo de um copo por dia.

Ainda assim, o aparecimento do cancro não está somente ligado ao consumo excessivo de açúcar. Os corantes, como o 4—metilimidazole, adicionados às bebidas com caramelo, são outros dos fatores que podem levar ao desenvolvimento do cancro.

"A indústria de refrigerantes reconhece que tem um papel a desempenhar para ajudar a combater a obesidade”, defende o diretor da Associação Britânica de Refrigerantes, Gavin Partington. “É por isso que lideramos o caminho na redução de calorias e açúcar”, conclui.

A pesquisa foi realizada por uma empresa nutricional francesa, NutriNet-Santé e analisou mais de 100 mil adultos saudáveis, ao longo de cinco anos.

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.