Coreia do Norte. Kim Jong-un garante em desfile militar ausência de casos de Covid-19

por RTP
O evento serviu ainda para exibir novos mísseis e armas. Foto: KCNA via Reuters

Um desfile militar para celebrar os 75 anos do Partido dos Trabalhadores marcou o amanhecer deste sábado na Coreia do Norte, sem qualquer um dos participantes a utilizar máscara. O líder Kim Jong-un esteve presente e garantiu, mais uma vez, que nenhum habitante do seu país está infetado com o novo coronavírus, numa altura em que a pandemia está a agravar-se por todo o mundo.

“Desejo saúde a todas as pessoas do mundo que estão a lutar contra este malvado vírus”, declarou o Presidente norte-coreano durante um discurso no evento que assinalou o 75.º aniversário do seu partido.

O líder disse estar grato por nenhum dos habitantes da Coreia do Norte ter contraído o vírus SARS-CoV-2. Apesar desta garantia, que já tinha dado anteriormente, analistas consideram altamente improvável que nenhum norte-coreano tenha ainda sindo infetado.

Kim Jong-un tem vindo a participar em reuniões com altos funcionários do país para garantir que as apertadas medidas de controlo da pandemia se continuam a cumprir. Desde janeiro que as fronteiras da Coreia do Norte se mantêm encerradas.

Alegadamente, as autoridades desse país têm autorização para disparar, mesmo que tal implique fatalidades, sobre quem tente passar a fronteira, quer para sair quer para entrar. Ainda no mês passado, Jong-un lamentou a morte de um homem sul-coreano de 47 anos que entrou em águas da Coreia do Norte.
Kim Jong-un garante fortalecimento das forças militares para “auto-defesa”
O desfile militar que este sábado assinalou os 75 anos do Partido dos Trabalhadores foi marcado pela ausência de equipamentos de proteção individual de qualquer tipo e pela falta de distanciamento de segurança entre os participantes. Contou, porém, com menos pessoas do que o habitual.

O evento serviu também para exibir novos mísseis e armas. Especialistas garantem que mísseis balísticos intercontinentais foram alguns dos apresentados no desfile. Imagens de satélite das últimas semanas mostram milhares de pessoas a praticarem para o desfile deste sábado.

Não foi permitida a entrada a meios de comunicação social estrangeiros, pelo que os analistas estão a basear-se apenas nas fotografias e filmagens cedidas pela agência de comunicação detida pelo Governo norte-coreano para decifrarem os contornos do evento.

Até os políticos estrangeiros atualmente em Pyongyang foram aconselhados a não viajar pela cidade e a não se aproximarem da área do evento durante a sua realização.

Nas poucas imagens divulgadas, Kim Jong-un é visto com um fato cinzento a receber flores de crianças e a referir, mais tarde, que o seu país irá continuar a “fortalecer” as forças militares para garantir a “auto-defesa”.
Tópicos
pub