Coreia do Norte lança novo míssil

por RTP
O líder da Coreia do Norte Kim Jong-un numa foto não datada publicada pela agência oficial de notícias norte-coreana a 7 de março de 2017 KCNA - Reuters

O engenho foi lançado a partir da base de Tong chang-ri, na presença de Kim Jong-un e, de acordo com o líder norte-coreano, marca o "novo nascimento" da indústria de lançamento de mísseis.

De acordo com a agência oficial de notícias, KCNA, o lançamento testou um novo tipo de motor para equipar mísseis de longo alcance, que irá ajudar o país a obter capacidade de classe mundial para lançar misseis guiados por satélite.

Nos últimos meses, PyongYang tem desafiado todas as proibições da comunidade internacional e lançado vários mísseis, a maioria para o Mar do Japão.

A Coreia do Sul instalou em março o mais recente escudo anti-míssil norte-americano THAAD, para se defender da ameaça colocada pela sua vizinha do norte.

Um dos mais recentes lançamento da Coreia do Norte deu-se a 13 de fevereiro último. Na altura, o míssil foi lançado a partir da base aérea de Banghyon, na província ocidental de Pyongyang norte, e voou para leste em direção ao mar do Japão.

O lançamento do míssil foi anunciado depois no domingo pela Coreia do Sul e condenado pelo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, reagiram ao ensaio de míssil exigindo que a Coreia do Norte pare com as provocações e garantindo que Washington e Tóquio estão juntos "a 100%".

Indiferente às criticas e às ameças, a 7 de março, o líder norte-coreano supervisionou os treinos de lançamento de mísseis de uma unidade do exército. Dois dias depois o Conselho de segurança da ONU condenou os testes norte-coreanos.  

pub