Coreia do Norte realiza novo teste balístico

por RTP
KCNA/Reuters

A Coreia do Norte realizou esta sexta-feira um novo teste balístico. Segundo informação obtida pela agência Yonhap junto de fontes militares sul-coreanas, o míssil foi lançado a partir de uma região situada a norte de Pyongyang.

A gravidade não está tanto nos resultados do ensaio com o míssil balístico, mas antes no timing escolhido por Pyongyang para realizar este teste, horas após os apelos de pacificação saídos de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.

O lançamento não pode assim deixar de ser visto como uma resposta aos Estados Unidos, que mantiveram na reunião das Nações Unidas uma atitude pré-beligerante, avisando de forma clara o regime coreano de que novo deslize poderia desencadear uma resposta militar em força da sua parte.

De acordo com fontes sul-coreanas ouvidas pela agência de notícias Yonhap, o novo ensaio de Pyongyang, confirmado também pelos Estados Unidos, terá sido um fracasso.

Um responsável da Defesa norte-americana, que falou sob anonimato, acrescentou que o ensaio foi realizado cerca das 20H30 (hora GMT) a partir de uma plataforma terrestre a norte da capital, Pyongyang.

Ainda segundo o comando norte-americano no Pacífico, o míssil balístico disparado pela Coreia às primeiras horas da madrugada deste sábado (4H30, hora coreana) não chegou a passar os limítes do país, não constituindo assim qualquer ameaça para o território dos Estados Unidos.
Administração pressiona regime coreano

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, pediu à comunidade internacional para que pressione a Coreia do Norte na questão nuclear, avisando que a falta de ação contra o regime de Pyongyang pode ter consequências catastróficas às quais os Estados Unidos dizem estar dispostos a responder militarmente.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, esteve na reunião do Conselho de Segurança, onde se mostrou preocupado com a escalada militar na península coreana.
pub