Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Coronavírus. Alemão foi infetado no próprio país

por RTP
Reuters Autoridades alemãs estão a acompanhar outras 40 pessoas que estiveram em contacto com o chinês que tinha coronavírus

As autoridades alemãs dizem que o primeiro caso de infeção de um indivíduo com coronavírus aconteceu através de transmissão no próprio país. Trata-se de um homem com 33 anos que foi contaminado por um colega chinês que viajou em formação à Alemanha.

De acordo com as autoridades alemãs, o homem, de origem chinesa, esteve na Alemanha entre os dias 19 e 22 de janeiro. No último dia, já no regresso à China, ter-se-á sentido mal.

De acordo com a AFP, este será o primeiro caso de contaminação direta em solo europeu, apesar de se tratar de uma transmissão do vírus através de uma outra pessoa orginária da China.

Os médicos dizem que o alemão contaminado com o coranvírus está estável e a ser acompanhado.

Até ao momento, não foi encontrado qualquer outro caso no país, mas as autoridades de saúde estão a acompanhar a situação de outras 40 pessoas que estiverem em contacto com o chinês que esteve em trabalho no país.
Caso semelhante no Japão
Também hoje, foi revelado o caso de um outro homem, no Japão, que contraiu o coronavírus sem que tenha estado na China.

Trata-se de um indivíduo, condutor de autocarros na cidade de Nara, que esteve em contacto com visitantes de Wuhan entre o dia 8 e 16 de janeiro. Os sintomas começaram a 14 de janeiro tendo sido hospitalizado a 25 de janeiro antes de lhe ter sido diagnosticado o coronavirus.
Hong Kong limita ligações e viagens à China
A líder de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou esta terça-feira que vai suspender as ligações à China continental por comboio de alta-velocidade. O número de voos também será substancialmente reduzido e serão suspensas as permissões de viagem pessoais para a China continental.

Com uma máscara na cara, Lam pediu ainda aos residentes de Hong Kong que regressem assim que possível e que fiquem em casa, de quarentena, durante 14 dias.
Hong Kong tem atualmente 8 casos de coronavírus confirmados, sendo que cerca de 100 pessoas estão sob observação.
pub