Coronavírus. Portugal quer retirar cidadãos de Wuhan

por RTP
Thomas Peter - Reuters

Portugal está a delinear um plano para retirar rapidamente os portugueses que queiram sair da cidade chinesa de Wuhan. A embaixada de Portugal em Pequim adianta que está a tratar as autorizações necessárias para que um avião possa chegar à região e recolher os cidadãos que já mostraram vontade de sair.

Dos onze portugueses retidos na cidade de Wuhan, onde o coronavírus foi detetado pela primeira vez, apenas um decidiu permanecer na China. O outro está na localidade de Ychang.

O grupo já está a preparar a saída com a embaixada de Portugal.

Uma das hipóteses em cima da mesa para a retirada dos portugueses, passa por uma escala em Xangai, antes de chegarem a Lisboa.

Ontem, em declarações à Antena1, um dos portugueses que está retido num hotel na cidade de Wuhan, afirmou que “o problema é chegar a Xangai e depois ficar 14 dias em quarentena”.

“Eu prefiro ficar aqui no apartamento, ao contrário do que os americanos estão a pensar fazer, que é fretar um voo, vir diretamente a Wuhan, toda a gente embarcar e eles irem diretamente para São Francisco, que é assim que eles estão a planear”, esclareceu Jaime Catão.

A embaixada está em contacto com vários países europeus para saber se têm cidadãos interessados em aproveitar a viagem.

Na Europa, além de Portugal, também a Espanha e a França estão em contacto com as autoridades chinesas de forma a repatriarem os seus cidadãos.


O Governo português desaconselha os portugueses a efetuarem viagens para a China, a não ser urgentes.

Não se confirmou a infeção de um homem que apresentava suspeitas e que foi hospitalizado no sábado, no hospital Curry Cabral, em Lisboa, depois de ter regressado de Wuhan.
Tópicos
pub