Corpos de seis vítimas dos ataques às mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, entregues às famílias

por Lusa

Os corpos de seis das 50 vítimas dos ataques às mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, foram entregues às famílias, anunciou hoje a polícia, alertando que muitos cadáveres ainda não foram formalmente identificados.

Em comunicado, a polícia explica que realizou 50 autópsias, mas "apenas 12 vítimas foram identificadas" formalmente.

"Seis (corpos) das vítimas identificadas foram entregues às suas famílias", indicou a polícia neozelandesa.

A polícia disse estar "consciente da impaciência das famílias face aos atrasos exigidos pelo processo de identificação após o ataque terrorista de sexta-feira.

A lei islâmica exige que os corpos sejam limpos e enterrados logo que possível após a morte, geralmente dentro de 24 horas.

A primeira-ministra, Jacinda Ardern, disse que as autoridades esperam libertar todos os corpos até quarta-feira e a polícia afirmou que as autoridades estão a trabalhar com patologistas e médicos legistas para completar as tarefas o mais depressa possível.

Jacinda Ardern prometeu hoje nunca mencionar o nome do alegado responsável pelo ataque às mesquitas, de forma a negar-lhe visibilidade ou uma plataforma para difundir ideias racistas.

"Ele obviamente tinha uma série de razões para cometer este atroz ataque terrorista. Elevar o seu perfil foi uma delas. E isso é algo que podemos negar-lhe", afirmou Jacinda Ardern.

Brenton Tarrant, um australiano nacionalista branco, de 28 anos, e que está em prisão preventiva, é o suposto responsável pelos ataques às mesquitas Al-Noor e de Linwood, na sexta-feira, que fizeram pelo menos 50 mortos e quase meia centena de feridos.

Christchurch é a maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia e a terceira maior cidade do país com cerca de 376.700 habitantes, localizada na costa leste da ilha e a norte da península de Banks. É a capital da região de Canterbury.

Tópicos
pub