Costa afirma que estão em curso os contactos para fixar a sua visita a Angola

| Mundo

O primeiro-ministro afirmou hoje que, depois de ter desaparecido "o obstáculo" às relações luso-angolanas, estão neste momento a ser efetuados os contactos diplomáticos e políticos bilaterais para que se realize a sua visita oficial a Angola.

António Costa falava aos jornalistas no final de uma visita ao Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, depois de confrontado com a notícia do Jornal de Angola que aponta para breve a sua visita oficial a este país africano.

O primeiro-ministro referiu-se imediatamente à evolução que se registou nas relações luso-angolanas na sequência da transferência de Portugal para Angola do processo judicial que envolve o ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente.

"Após os dois encontros que tive com o Presidente de Angola, depois da visita que o chefe de Estado português [Marcelo Rebelo de Sousa] efetuou por ocasião da posse [de João Lourenço], havia um único problema que dificultava ou obstaculizava a marcação dessa visita", disse, numa alusão ao processo judicial que envolve Manuel Vicente.

"Portanto, neste momento" - frisou o primeiro-ministro - "estando esse problema ultrapassado, estão neste momento a ser estabelecidos os contactos para fixar a data para essa visita".

 

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Um dos mais conceituados politólogos sul-coreanos revelou à RTP o modo de pensar e agir de Pyongyang.

    Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.