Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Costa coloca reforma da UEM entre os temas centrais da reunião de Paris com Macron

por Lusa

Lisboa, 27 jul (Lusa) - O primeiro-ministro, António Costa, vai colocar entre os temas centrais do seu encontro com o Presidente francês, Emmanuel Macron, na sexta-feira, em Paris, o "caráter fundamental" da conclusão da reforma da União Económica e Monetária (UEM).

Fonte do executivo disse à agência Lusa que, durante o almoço de trabalho no Palácio do Eliseu - programa que foi acertado no Conselho Europeu de 22 e 23 de junho passado -, o primeiro-ministro português e o chefe de Estado francês deverão analisar, além das relações bilaterais entre os dois países, as questões que ambos consideram "decisivas para o futuro da Europa".

Ora, na perspetiva de António Costa, "as consequências extremamente gravosas que a última crise económica e financeira teve para Portugal" permitem tirar a conclusão de que "será impossível progredir no projeto europeu sem reformar a UEM".

"Estou convicto de que os avanços não são concretizáveis sem antes procedermos à reforma da UEM e às necessárias adaptações dos instrumentos de que a União Europeia dispõe, como o Orçamento, para criar as condições de crescimento económico e criação de mais e melhor emprego em todos os Estados-membros", sustentou o primeiro-ministro numa recente conferência realizada em Lisboa sobre o futuro da União Europeia.

Neste ponto, o primeiro-ministro defende que a mudança na União Europeia tem de passar necessariamente por "políticas de estabilização financeira, de crescimento económico sustentado, de convergência e a coesão social", mas também por uma estratégia de "centralidade do euro no projeto de integração europeia" e por uma ampliação dos investimentos, sobretudo por via do "plano Juncker".

Fonte do executivo referiu ainda à agência Lusa que as posições de Costa e Macron "são próximas" do ponto de vista político, designadamente no que respeita ao caminho que deve ser seguido pela União Europeia.

Logo após a eleição de Macron, no passado dia 07 de maio, António Costa felicitou-o, considerando tratar-se de "uma boa notícia para França, para a Europa e para Portugal".

Em maio, durante uma visita oficial ao Qatar, o primeiro-ministro desvalorizou a caraterização de liberal feita ao recém-eleito Presidente francês, considerando, pelo contrário, que o programa de Emmanuel Macron está "muito alinhado" com o do Governo português em matéria europeia.

"A posição que [Emmanuel Macron] tem apresentado em matéria de Europa aposta no reforço da sua componente social e, claramente, numa nova visão da zona euro como espaço de convergência económica. O programa é muito alinhado com as ideias que temos em matéria europeia", defendeu então o primeiro-ministro.

Tópicos
pub