Costa espera que Ursula von der Leyen concretize a "agenda progressista" da UE

| Mundo

Imagem de arquivo
|

O primeiro-ministro felicitou a alemã Ursula von der Leyen pela eleição como presidente da Comissão Europeia. Numa mensagem no Twitter, António Costa afirmou que espera que a alemã concretize a agenda estratégica progressista da União Europeia com a qual se comprometeu.

"Parabéns a Ursula von der Leyen pela sua eleição como presidente da Comissão Europeia. Ansioso por trabalhar de perto com a equipa da Comissão Europeia para a implementação da agenda progressista estratégica da União Europeia com a qual a presidente se comprometeu para os próximos cinco anos", escreveu António Costa no Twitter.


Na mensagem nesta rede social, o primeiro-ministro português afirmou que o "próximo passo" deverá ser "a adoção de um orçamento plurianual que corresponda às ambições desta nova agenda em resposta às expectativas dos nossos cidadãos".
A candidata indigitada pela Comissão Europeia para presidir à Comissão Europeia vai sucedera 1 de novembro ao luxemburguês Jean-Claude Juncker, que liderou o executivo comunitário nos últimos cinco anos, e será a primeira mulher a ocupar este cargo.

Segue-se agora o processo de composição do novo Colégio de Comissários, que será submetido a um voto de aprovação em outubro.

C/ Lusa

Tópicos:

Colégio, Jean Claude, Leyen,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.