Costa não teme ser questionado sobre partilha de informações da CML com Embaixada da Rússia

por RTP

António Costa comentou - pela primeira vez - a polémica partilha de informações da Câmara de Lisboa com a Embaixada da Rússia, em Portugal. Declarações em Bruxelas, à entrada para a Cimeira da Nato. O primeiro-ministro garantiu também que não teme ser questionado sobre este assunto pelos Aliados.

O primeiro-ministro, António Costa, disse que "ninguém tem dúvidas" sobre o papel de Portugal relativamente à Rússia.

o chefe de Governo, questionado sobre se estava preparado para dar explicações aos seus Aliados sobre a transmissão de informações sensíveis a Moscovo por parte da Câmara Municipal de Lisboa, disse estar seguro de que tal não sucederá, e invocou mesmo os tempos conturbados do PREC (Processo Revolucionário em Curso), após o 25 de abril de 1974, como argumento.

"Bom, ninguém me vai pedir seguramente explicações sobre processos administrativos, porque ninguém tem dúvidas sobre qual é o papel de Portugal relativamente à Rússia. Já ninguém teve dúvidas quando, durante o PREC, qual foi a posição que Portugal e a maioria dos portugueses tomaram, quando em plena `guerra fria` estava em causa saber de que lado nos colocávamos. Essa é uma dúvida que felizmente não existe", respondeu António Costa.

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se hoje em Bruxelas para "reforçar o laço transatlântico", abordar os desafios criados por China e Rússia, e projetar o futuro da Aliança num mundo de "competição global", naquela que é a primeira cimeira com a participação do novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
pub