Reportagem

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Estamos em estado de calamidade desde as 00h00, mas este domingo continua a ser proibido circular entre concelhos. Entramos também no terceiro mês de epidemia desde que surgiu o primeiro caso confirmado de Covid-19 no país. Portugal contava sábado 1.023 óbitos e 25.351 casos confirmados, depois de 422 destes terem sido eliminados da contagem, devido a um erro de duplicação.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI

22h35 - Bibliotecas e Arquivos defendem reabertura "faseada" e livros em quarentena

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) considerou hoje que estes serviços devem retomar atividade de "forma faseada" e ser imposta quarentena obrigatória a todos os documentos consultados ou emprestados, para impedir a contaminação por covid-19.

Além disso, e numa primeira fase, a associação entende que deverão continuar vedadas a leitura e a consulta presencial, na "esmagadora maioria" dos equipamentos.

Na segunda-feira, as bibliotecas e arquivos, por todo o país, vão poder reabrir, fazendo parte das atividades que integram a primeira fase do plano nacional de desconfinamento, definido na quinta-feira pelo Governo de António Costa.

Numa tomada de posição publicada na sua página, a associação adiantou que, apesar do confinamento social, poucos arquivos encerraram, tendo a sua maioria mantido a disponibilização de documentos em suporte digital e o fornecimento de serviços internos.

22h17 - Brasil regista mais de 100 mil casos

Mais de quatro mil casos este domingo fizeram o número de casos confirmados ultrapassar os 100 mil nas últimas horas. No total, são 101 mil casos e mais de sete mil vítimas mortais, de acordo com o ministro da Saúde do Brasil.

22h14 - Projeto de empresa portuguesa permite aproximar os utentes dos lares de familiares

Um lar do Montijo recorreu à tecnologia para permitir visitas sem risco de contágio. O dia da Mãe serviu para testar aquela que já chama a box das emoções.


22h00 - Foram 45 dias de emoções sem precedentes: medo, angústia, estranheza, tristeza

Terminaram 45 dias de estado de emergência em Portugal. Milhões de portugueses viveram estas seis semanas fechados em casa com as vidas suspensas. A Mafalda Gameiro foi traçar o retrato destes dias.


21h53 - Exército tem célula para coordenar ações de apoio no combate à Covid-19

O exército criou uma célula de resposta à Covid-19. A célula funciona no Centro de Operações Terrestres e foi concebida para para coordenar o apoio no combate à epidemia.


21h51 - Serenata da Queima das Fitas de Coimbra realiza-se sem público

A organização da Queima das Fitas de Coimbra vai realizar uma serenata sem público, mas com transmissão, na noite de quinta-feira, depois de esta festa dos estudantes ter sido adiada para outubro devido à covid-19, foi hoje anunciado.

"Realizar-se-á na data em que estava prevista acontecer, mas de uma forma simbólica, no Paço das Escolas [da Universidade de Coimbra], à porta fechada, mas com transmissão para os colegas poderem ver em casa", disse à agência Lusa o secretário-geral da Queima das Fitas, Leandro Marques.

21h30 - Mais de 245 mil mortos no mundo

A pandemia do novo coronavírus fez, pelo menos, 245.576 mortos no mundo desde que apareceu em dezembro, na China, segundo o balanço feito às 19h00 TMG de hoje pela agência France-Presse, a partir de fontes oficiais.

Mais de 3.479.220 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 195 países e territórios, desde o inicio da pandemia.

Este número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, considerando que um grande número de países testa apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. Entre estes casos, pelo menos 1.063.600 são considerados como curados.

Desde a contagem feita às 19:00 TMG de sábado (mais uma hora em Lisboa), foram registadas 3.893 novas mortes e 80.626 novos casos no mundo.

Os países que registaram mais mortes nessas 24 horas foram os Estados Unidos, com 1.510 óbitos, o Brasil (421) e o Reino Unido (315).

Os Estados Unidos são o país mais atingido, quer em número de mortos, quer de casos, com 67.155 mortos em 1.148.004 casos. Pelo menos 175.382 pessoas foram declaradas curadas.

20h58 - Plasma. Ensaios clínicos com doentes com Covid-19 começam em Portugal em meados de Maio

Portugal prepara-se para usar o plasma de doentes recuperados em ensaios clínicos no tratamento da Covid-19. Nos Estados Unidos, estes ensaios já começaram há cerca de três semanas.


20h56 - Casal de médicos oncologistas português está na frente de combate em Washington

A epidemia entrou em declínio em muitas partes dos Estados Unidos. Mas a capital só deve atingir o pico esta semana, como constatou o correspondente da RTP em Washington, João Ricardo de Vasconcelos.


20h55 - Dezassete estados brasileiros prolongaram o isolamento social

No Brasil, 17 estados prolongaram o isolamento social durante grande parte deste mês. Contabilizam-se 6.700 mortos por Covid-19 e o Presidente da Câmara do Rio de Janeiro admite endurecer as medidas se o confinamento social não for respeitado.

O correspondente da RTP no Rio de Janeiro, Pedro Sá Guerra, está a acompanhar a situação no Brasil.

20h50 - OMS declarou que o novo coronavírus tem origem natural

A OMS declarou que a COVID 19 tem "origem natural". A Organização Mundial de Saúde rejeitou a teoria de que o novo coronavírus foi criado num laboratório na China.


20h49 - Táxis, oficinas e stands automóveis com máscaras, luvas e desinfeção regular

A partir deste domingo, táxis e outros veículos de transporte têm novas regras. Também as Oficinas e os stands estão obrigados a desinfetar os automóveis e a usar sempre luvas e máscara no contacto com os clientes.


20h44 - Metros de Lisboa e Porto têm máquinas de venda de material de proteção individual

Os metros do Porto e de Lisboa vão ter máquinas de venda de material de proteção. O metro do Porto deverá funcionar a 95 por cento, mas com menos lugares. Haverá carruagens duplas e reforço do serviço em horas de ponta, com as autoridades com ordens para inspecionar e aplicar multas a quem não usar máscara.


20h43 - Santuário de Fátima mantém a decisão de não haver peregrinos no 13 de Maio

O santuário de Fátima mantém a decisão de não receber peregrinos no 13 de maio. A dúvida surgiu depois da ministra da Saúde, questionada sobre uma dualidade de critérios entre a autorização do Primeiro de Maio da CGTP e a interdição do 13 de Maio de Fátima, ter declarado que afinal a peregrinação a Fátima era possível desde que as distâncias entre as pessoas fossem respeitadas.

Mas as autoridades religiosas disseram que não querem pôr em causa a saúde publica.

20h19 - Portugal regista mais 20 óbitos e 92 casos confirmados

O governo anunciou dados que sugerem uma travagem a fundo de novas infeções em Portugal. Nas últimas 24 horas foram reportados 92 novos casos, o que corresponde a uma queda abrupta nas infeções, fixando o total perto dos 25.300 casos. Os óbitos registados foram 20, o que eleva o total para as 1043 vítimas mortais.


20h11 - Uso obrigatório de máscaras nos super e hipermercados

O uso de máscaras de proteção individual nos hiper e supermercados é obrigatório desde hoje. Neste momento Portugal produz cerca de um milhão de máscaras por dia.


20h08 - A partir deste domingo vigora o "dever cívico de recolhimento"

Portugal entrou em situação de calamidade. É o primeiro passo para a reabertura da atividade económica. A partir de amanhã, 4 de maio, começam a funcionar as lojas até 200 metros quadrados, cabeleireiros, barbeiros, livrarias e stands de automóveis, as repartições públicas e abrem também as bibliotecas e os jardins.

O fim do estado de emergência foi acolhido por um dia quente que atraiu muitos às praias.

19h24 - Madeira mantém 86 casos pelo nono dia consecutivo

A Madeira mantém 86 casos de covid-19 pelo nono dia consecutivo, com 48 curados, mais um do que no sábado, informaram hoje as autoridades de saúde, sublinhando que apenas um doente se encontra hospitalizado.

"Estamos em condições de ter estas aberturas [a retoma da atividade comercial a partir de segunda-feira]", afirmou o secretário da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, em videoconferência de imprensa, no Funchal.

E reforçou: "O Serviço Regional de Saúde tem capacidade de resposta e tem um controlo sobre esta situação".

O governante alertou, no entanto, a população para não mudar de comportamento, pelo menos, durante um ano, ao nível da proteção pessoal, distanciamento físico e regras de higienização.

"Temos de continuar a ser responsáveis", sublinhou.

19h22 - Bispo diz que celebrações do 13 de Maio em Fátima se mantém sem peregrinos

O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, disse hoje que o 13 de Maio no Santuário de Fátima será celebrado "sem a habitual participação dos peregrinos", como já tinha sido decidido pela Igreja Católica.

"Tendo surgido informações de que o Santuário de Fátima poderia fazer a peregrinação de 12-13 de maio com a presença de peregrinos no recinto de oração", o bispo de Leiria-Fátima, cardeal António Marto, "esclarece que se mantém a decisão anteriormente anunciada de realizar estas celebrações com o recinto fechado, sem a habitual participação dos peregrinos", afirma um comunicado.

"A decisão da Igreja Católica de seguir as indicações das autoridades civis no sentido de suspender as celebrações religiosas comunitárias decorre da responsabilidade de fazer o que está ao seu alcance para não colocar em perigo a saúde pública, cumprindo também deste modo o mandato evangélico do amor ao próximo", sublinha o responsável.

19h16 - Açores adotam também o uso obrigatório de máscara

O responsável pela Autoridade de Saúde nos Açores, Tiago Lopes anunciou hoje que o uso de máscara será obrigatório no arquipélago a partir de segunda-feira, no âmbito das medidas de proteção por causa da covid-19.

Os Açores juntam-se assim ao resto do país, onde a decisão já havia sido tomada pelos governos nacional e da Madeira.

No habitual `briefing` sobre o ponto de situação da pandemia, Tiago Lopes explicou que a decisão foi tomada porque, "da parte da população, já existe mais à vontade na circulação na via pública", sendo "percetível que o distanciamento físico diminuiu de forma significativa na região", o que "é compreensível mas não, de todo, aceitável".

O responsável falava em Angra do Heroísmo, num dia em que não se registaram casos novos de infeção por covid-19.

19h04 - França regista decréscimo no número de mortes

As autoridades de saúde francesas anunciaram este domingo que o país registou mais 135 vítimas mortais devido à covid-19, elevando o total para 24.895 mortes. Nos cuidados intensivos encontram-se agora 3.819 pessoas, menos oito que ontem.

17h11 - Número de óbitos em Itália desce

O número de mortes em Itália desceu este domingo. Foram registadas mais 174 mortes, ao invés das 474 registadas ontem, de acordo com a Proteção Civil italiana. Este é o número mais baixo desde 10 de março.

O número de casos confirmados também decresceu. Depois dos 1900 de ontem, este domingo registou mais 1389 casos. Números que dão alguma esperança, no entanto, é preciso relembrar que todos os domingos costumam baixar para voltarem a subir um dia depois.

Regista-se agora um total de 28.884 vítimas mortais em Itália, o número mais alto na Europa. Em termos de casos confirmados, os mesmos totalizam 210.717, o terceiro número mais alto após Estados Unidos e Espanha.

16h45 - Reino Unido regista descida no número de óbitos

O governo britânico anuciou este domingo que o país registou mais 315 vítimas mortais, num número que totaliza as 28.446 mortes, um número apenas superado pela Itália. Este número inclui as mortes em hospitais, em lares de idosos e na comunidade.

16h25 - Rolls-Royce planeia cortar até 8.000 postos de trabalho

O grupo industrial britânico Rolls-Royce planeia suprimir até 8.000 postos de trabalho devido à queda do tráfego aéreo provocada pela pandemia do novo coronavírus, indicou hoje fonte próxima do processo à agência France Presse.

O número representa cerca de 15% da mão-de-obra do fabricante de motores de aviões.

"O impacto da covid-19 não tem precedentes. Tomámos medidas rápidas para aumentar a nossa liquidez, reduzir drasticamente as nossas despesas (...) Mas precisamos de ir além disso", indicou um porta-voz do grupo, precisando que decorrem negociações com os sindicatos e que as decisões sobre os empregos devem ser anunciadas até ao final de maio.

16h21 - Canadá com crescimento nos óbitos em menos de cinco por cento

O número de vítimas mortais no Canadá subiu para os 3.606 este domingo, uma subida inferior aos cinco por cento, de acordo com a Agência de Saúde Pública. O número de casos confirmados subiu para os 57.148, quando ontem era de 55.572.

16h14 - 200 portugueses repatriados hoje de duas ilhas de Cabo Verde

Cerca de 200 portugueses retidos em Cabo Verde desde o encerramento do arquipélago a voos internacionais, para conter a pandemia de covid-19, foram hoje repatriados das ilhas de São Vicente e de Santiago, num voo comercial da TAP.

Os números foram avançados pelo embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz, que esteve hoje no aeroporto internacional da Praia, ilha de Santiago (sul do arquipélago), onde embarcaram cerca de 150 passageiros, essencialmente de nacionalidade portuguesa, juntando-se a outros 50 que entraram antes na ilha de São Vicente (norte).

Em declarações aos jornalistas, o diplomata explicou que a seleção dos passageiros que viajaram neste voo, organizado com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, foi feita com base nos pedidos de repatriamento recebidos na secção consular portuguesa da Praia.

16h00 - "Máscaras de fabrico caseiro" não estão fora de questão

A ministra afirmou que o "Ministério da Saúde está a avaliar" e a "monitorizar os preços" para atuar, caso haja necessidade.

"A preocupação inicial foi colocar no mercado máscaras com algum tipo de certificação. Mas não está fora de causa a utilização de máscaras de fabrico caseiro", disse.

"Tão importante como usar máscaras são os outros meios de proteção", sublinhou Marta Temido.

15h45 - Regresso da atividade de cuidados de saúde primários e hospitalares vai ser gradual e progressivo

Relativamente ao despacho emitido no sábado pelo Ministério da Saúde, Marta Temido explicou, que este "determina o regresso gradual e progressivo à atividade de cuidados de saúde primários e hospitais, numa lógica de acompanhamento constante.

"Destacamos a maximização dos meios de telesaúde, a maximização dos meios para garantir que os utentes não permanecem nos serviços de saúde para além do tempo estritamente necessário e a maximização da realização de atividade assistencial quer nos domicílios ou local equiparado, mas também em ambiente de proximidade", disse a ministra.

Marta Temido afirmou que "haverá mais facilidade de responder em determinadas áreas, como as consultas", mas em outras áreas "como cirurgias" haverá mais dificuldades. "Precisamos de todos para dar estas respostas", sustentou.

15h40 - Ministra pede "prudência" na leitura de dados que só registam 92 casos novos

A ministra da Saúde pediu "prudência" na leitura dos números deste sábado sobre a evolução da pandemia em Portugal, os quais apontam para um acréscimo de 92 novos casos, uma subida bastante inferior às registadas em dias anteriores.

"Estes números devem ser lidos com prudência desde logo pelo conhecido efeito na notificação médica [que] tem a circunstância de ternos passado três dias com eventual menor atividade decorrente do facto de ser fim de semana e um dia feriado", disse Marta Temido.

15h20 - Marta Temido esclarece questão das celebrações do 13 de Maio em Fátima

A ministra da Saúde esclareceu, na conferência de imprensa, que não poderá acontecer a tradicional peregrinação a Fátima.

"O que o Ministério da Saúde pretendeu explicitar ontem é que há uma diferença entre peregrinos e celebrantes".

As declarações foram feitas na habitual conferência de imprensa após a divulgação do boletim epidemiológico sobre a pandemia de covid-19 em Portugal da Direção-geral da Saúde e surgiram depois do próprio Santuário ter revelado estar "surpreendido" com a possibilidade das cerimónias poderem ser realizadas, visto que a própria Igreja Católica decidira cancelar as habituais cerimónias.

"Estamos disponíveis para ajudar a igreja católica na definição de regras específicas para essas celebrações", disse Marta Temido.

"A diocese de Leiria/Fátima já tinha decidido que as cerimónias religiosas do 13 de maio serão este ano celebradas em espaço fechado e sem crentes nem peregrinos, dentro da basílica e com transmissão televisiva. Portanto, não há aqui qualquer confusão nem decisões diferentes daquilo que já estava previsto e definido pela nossa Igreja", realçou.

14h50 - Portugal com mais 92 casos confirmados

O país conta este domingo 25.282 confirmados, mais 92 do que ontem e mais 20 óbitos (total 1.043), 12 dos quais com mais de 80 anos. Há ainda 18 casos recuperados.

O boletim da DGS começou a ser apresentado com mais de duas horas de atraso, justificado pela Ministra da Saúde com a necessidade de verificação dos números.

Marta Temido explicou que nas últimas horas houve muito poucas notificações de casos médicos o que levou à verificação dos casos laboratoriais.

14H45 - Itália autoriza treinos de todos os desportos a partir de segunda-feira

"Atletas, profissionais ou não, de modalidades coletivas, estão autorizados, tal como todos os cidadãos, a exercitar-se em espaços públicos ou privados, desde que obedecendo às regras de distanciamento social de, pelo menos, dois metros e à interdição de ajuntamentos", refere o decreto do Ministério do Interior.

Desta forma, os clubes de futebol podem retomar os treinos a partir de segunda-feira, embora obedecendo às medidas preventivas decretadas pelas autoridades governamentais.

14h30 - O custo pessoal das famílias de enfermeiros em tempo de pandemia

Um conjunto de histórias que mostram o sacrifício pessoal de quem está na frente do combate à doença. Revelam a saudade, mas também a solidariedade.

Hoje, particularmente tocantes no caso delas, mães, afastadas dos filhos há várias semanas.


14h20 - Camionistas juntaram-se ao protesto contra o confinamento nos EUA


14h13 - Vários países europeus entram em desconfinamento esta segunda-feira


14h00 - Metros de Porto e Lisboa com venda de material de proteção


13h50 - Turismo da Natureza contesta impedimento de abrir já segunda-feira


13h37 - Indústria de Portugal prepara-se para exportar máscaras após suprir o país


13h25 - Sol e fim do estado de emergência convidam muitos a sair de casa


13h10 - CEP delega decisão sobre celebrações no Santuário de Fátima


13h00 - Mais de 243.630 mortos no mundo

A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 243.637 mortos no mundo desde o seu aparecimento em dezembro na China, segundo um balanço às 11:00 TMG de hoje elaborado pela agência France-Presse a partir de fontes oficiais.

Mais de 3.441.540 casos de infeção foram registados oficialmente em 195 países e territórios desde o início da pandemia. Este número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, considerando que um grande número de países testa apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. Entre estes casos, pelo menos 1.055.500 são considerados como curados.

12h50 - Arcebispo de Braga pede prudência

O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, defendeu a necessidade de prudência e paciência face à pandemia de Covid-19, numa nota sobre a organização da pastoral após o estado de emergência.

"Tendo em vista a defesa da vida e a saúde de todos, o retomar da vida das comunidades terá de ser um processo gradual, prudente e paciente", afirma Jorge Ortiga na "nota pastoral para organizar a pastoral após o estado de emergência nacional", divulgada hoje na página da Arquidiocese de Braga na internet.

"Por nós, para além da luta contra o vírus, é também importante o testemunho e o exemplo. Não podemos ter pressa nem ser precipitados", sublinha.

"O momento é de grande ponderação e responsabilidade. Que a nossa intervenção seja pedagógica. Temos o dever de elucidar os cristãos e de o fazer com paciência e perseverança. O perigo do contágio não passou", apela o arcebispo primaz.

"Fomos vencendo algumas batalhas, mas ainda não vencemos a guerra", alerta o responsável, pedindo a todos para que sejam "rigorosos no cumprimento de todas as determinações oficiais".

A nota do prelado responde à agitação e ao protesto nas redes sociais por parte de milhares de cristãos, que exigem a reabertura do culto nas igrejas antes da dta anunciada, 30 e 31 de maio.

12h30 - Elogios à GNR

A Guarda Nacional Republicana está a comemorar o 109.º aniversário e tanto o Presidente da República como o primeiro-ministro destacaram a data, com destaque para a atuação dos elementos desta força no contexto de pandemia.

O Presidente da República considerou que o papel da GNR perante a atual pandemia de covid-19 tem sido "crucial" e "insubstituível", estando junto dos mais carenciados e auxiliando populações "confundidas" e "perturbadas".

O primeiro-ministro elogiou por seu lado a atuação "pedagógica, firme e serena" da GNR perante a atual pandemia, considerando que se tratou de mais uma demonstração de dedicação à causa pública.

11h20 - Comissão Europeia quer retoma de viagens e turismo na UE mas com restrições

Os países mais afetados pela pandemia vão demorar a abrir fronteiras e a retomar a circulação normal, mas a Comissão Europeia pretende que haja "alguma forma de turismo" na Europa no verão, embora ainda limitado.

No entanto, as viagens para fora da União Europeia estão desaconselhadas, pelo menos, até ao final do ano.

Quanto aos reembolsos dos voos cancelados nas últimas semanas, a UE recusa alterar as regras dos direitos passageiros.

10h40 - Desconfinamento é "essencial" afirma presidente do INRJ

Em entrevista à RTP, o Presidente do Instituto Nacional Ricardo Jorge garante que, sem vacina para o novo Coronavírus, os testes de imunidade são a melhor forma de combater a Covid-19.

Fernando Almeida acrescenta que o desconfinamento é essencial, nesta fase.


10h20 - Espanha com forte queda diária de mortes e casos positivos

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 164 mortes devido à pandemia de covid-19, o número mais baixo desde finais de março e menos 112 do que no sábado, havendo até agora um total de 25.264 óbitos. 

De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, há 838 novos casos positivos, também uma diminuição assinalável em relação aos 1.147 de sábado, elevando para 217.466 o total de infetados confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do vírus.

Os números diários indicam ainda que, nas últimas 24 horas, há 1.654 pessoas curadas, sendo o total de 118.902 desde o início da pandemia.

Confirma-se a tendência geral nos últimos dias para a diminuição do número de casos positivos e de mortes associados à covid-19, com o número de curados a aumentar e um alívio de todo o sistema de internamento hospitalar.

09h50 - António Guterres denuncia pandemia de desinformação

O Secretário-geral das Nações Unidas diz que jornalismo de factos é o "antídoto" da Pandemia da desinformação.

António Guterres pede aos Governos que facilitem o trabalho dos jornalistas que dão notícias sobre a Covid-19.

O Sindicato dos Jornalistas diz que os ataques à liberdade de imprensa na Europa correm o sério risco de se transformarem no "novo normal".

O Comité para a Proteção dos Jornalistas estima que há cerca de 250 jornalistas presos em todo o mundo.

09h15 - Papa lembrou padres e médicos mortos durante pandemia

O Papa Francisco prestou hoje homenagem aos padres e médicos que morreram vítimas do novo coronavírus no cumprimento da sua missão de ajudar os outros.

Na missa que celebra diariamente na capela da sua residência, a Casa Santa Marta do Vaticano, e por ocasião do domingo do Bom Pastor, Francisco lembrou os "muitos pastores do mundo, que dão a vida pelos fiéis". 

"Também nesta pandemia, mais de 100 {pastores) morreram aqui na Itália", lamentou o sumo pontífice.

08h50 - Número de óbitos na Alemanha de novo abaixo da centena

A Alemanha, o sexto país com mais casos de covid-19 no mundo, voltou a registar nas últimas 24 horas menos de uma centena de mortes (74), totalizando 6.649, com 162.496 casos registados, segundo dados oficiais.

De acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), o número de casos subiu 793 nas últimas horas. Segundo a mesma fonte, há 130.600 pessoas que superaram a doença, mais 1.600 nas últimas 24 horas.

08h45 - Irão reabre mesquitas

O Governo iraniano anunciou a reabertura das mesquitas a partir desta segunda-feira, em 30 por cento dos condados.

08h30 - Rússia com mais de 10 mil casos num único dia

A Rússia contou 10.633 novos casos num dia, um novo recorde, depois de sábado ter contabilizado 9.623.
O país regista agora 134.686 pessoas infectadas, de acordo com as autoridades oficiais.

A taxa de mortalidade tem estado a descer. O país registou até agora 1.280 óbitos, depois de 58 pessoas terem morrido nas últimas 24h referiu o centro de crise do novo coronavírus.

08h20 - Número de mortos em África sobe para 1.754 em mais de 42 mil casos

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.754 nas últimas horas, com mais de 42 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas o número de mortos subiu de 1.689 para 1.754, enquanto as infeções aumentaram de 40.746 para 42.713.

O número total de doentes recuperados subiu de 13.383 para 14.152.

08h05 - Mais de um milhão de recuperados

Os Estados Unidos continuam a ser o país com registo de mais mortos e de casos confirmados.

Seguem-se Itália (28.710 mortos, mais de 209 mil casos), Reino Unido (28.131 mortos, mais de 182 mil casos), Espanha (25.100 mortos, mais de 216 mil casos) e França (24.760 mortos, mais de 168 mil casos).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 241 mil mortos e infetou cerca de 3,4 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

08h00 - EUA com mais 1.453 óbitos

Os Estados Unidos registaram 1.453 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No total, 66.224 pessoas morreram nos Estados Unidos.

O número de infetados subiu para 1.132.315 com cerca de 175 mil pessoas a serem dadas como recuperadas.

O quadro em Portugal

Estamos em estado de calamidade desde as 00h00, mas este domingo continua a ser proibido circular entre concelhos. Entramos também no terceiro mês de epidemia desde que surgiu o primeiro caso confirmado de Covid-19 no país. Portugal contava sábado 1.023 óbitos e 25.351 casos confirmados, depois de 422 destes terem sido eliminados da contagem, devido a um erro de duplicação.

A partir de segunda-feira, o estado de calamidade permite alguma normalização da vida quotidiana. Passa a ser obrigatório o uso de máscara em transportes públicos, comércio e escolas. Também não são permitidos os eventos com mais de 10 pessoas. A ministra da saúde admitiu que as celebrações de dia 13 em Fátima poderão dar-se, se decorrerem conforme o modelo seguido pelas celebrações de 1º maio da CGTP.

O quadro no mundo

A pandemia da covid-19 já matou pelo menos 241.682 pessoas em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro na China, de acordo com o balanço da AFP, a partir de dados oficiais.

Segundo os dados recolhidos pela agência de notícias francesa, até às 20h00 de sábado, estavam oficialmente diagnosticados 3.398.390 casos de infeção em 195 países e territórios, desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O Brasil anunciou mais 421 vítimas mortais no país, que eleva o total de vítimas para 6.750. Em termos de casos confirmados foram quase cinco mil o que foram notificados, num total de 95 mil casos. Em Manaus, terminou um motim numa cadeia, atingida pela epidemia, com 17 feridos e a entrega dos reféns.

Já os Estados Unidos registaram 1.453 mortos nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No total, 66.224 pessoas morreram nos EUA. O número de infetados subiu para 1.132.315 com cerca de 175 mil pessoas a serem dadas como recuperadas.

A Rússia contou um pico de quase 10 mil pessoas infetadas num único dia e a China, país de origem do novo coronavírus, contou mais dois casos.