Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Foto: Rafael Marchante - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a progressão do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO NO MUNDO. CLIQUE AQUI



22h30 - Turismo em autocaravana explode entre portugueses



22h09 - Vírus já matou 427.495 pessoas e infetou mais de 7,7 milhões no mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou 427.495 pessoas e infetou mais de 7,7 milhões em todo o mundo, segundo dados da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseada em dados oficiais dos países.

De acordo com os dados diários recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19:00 TMG (20:00 de Lisboa), 7.711.490 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, nos finais de dezembro, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 3.458.300 agora são considerados curados.

Contudo, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves com internamento hospitalar, enquanto outros usam o teste como uma prioridade para o rastreamento e muitos Estados pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Desde a contagem feita às 19:00 GMT de sexta-feira, 4.523 novas mortes e 136.525 novos casos foram registados em todo o mundo.

Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas são os Estados Unidos da América, com 994 novas mortes, Brasil (909) e México (504).

21h55 -Giuseppe Conte apela a UE a "plano corajoso" de recuperação económica


21h35 - APP ajuda autoridade marítima nacional a controlar praias


21h15 - CP. Sindicatos dizem que apoio de 850 milhões de euros não chega


20h50 - Madeira espera retoma económica real apenas dentro de um ou dois anos


20h30 - Turismo regressa a Lisboa a conta-gotas


20h10 - ATL não integrados reabrem a 15 de junho sem regras definidas pela DGS


19h10 - PCP quer respostas para "espiral de pobreza"

O secretário-geral do PCP defendeu hoje que tem de haver no Orçamento Suplementar respostas de curto prazo para a "espiral de pobreza", que compensem "as insuficientes medidas" do Programa de Estabilização Económica e Social do Governo.

Jerónimo de Sousa falava durante uma sessão pública no Centro de Trabalho Vitória do PCP, em Lisboa, que teve como lema "O vírus, a exploração e a pobreza".
Na sua intervenção inicial, o secretário-geral do PCP advertiu para "novos e reais perigos de um profundo agravamento das desigualdades sociais e de pobreza" decorrentes da epidemia de covid-19 "e do aproveitamento que os grandes interesses fazem dela" e considerou que "as opções do Governo PS não dão a resposta necessária" a esses "perigos reais".

"É, por isso, fundamental dar respostas de curto prazo que enfrentem a gravidade da situação. É isso que temos feito. É isso que vamos continuar a fazer no quadro do debate do Orçamento Suplementar agora apresentado pelo Governo do PS, visando superar as insuficientes medidas que estão contidas no seu Programa de Estabilidade Económica e Social recentemente aprovado", acrescentou. 

18H55 - Dois novos focos de contágio em Roma

Dois surtos estão a preocupar as autoridades de saúde romanas. Um surgiu num hospital e outro num prédio ocupado, que ficou sob quarentena.

No total, estes dois surtos englobam mais de cem pessoas contaminadas e cinco mortes, referiram as autoridades de Latium, a que pertence Roma.

O primeiro e maior surgiu no Hospital San Raffaele Pisana, na periferia ocidental da cidade, tendo sido encontrados 104 casos positivos além de cinco óbitos, dois dos quais nas últimas 24h.

"A investigação epidemiológica prossegue e poderá remontar até ao dia 1 de maio". Quase 200 pessoas foram chamadas para serem testadas.

No prédio ocupado foram identificados nove casos, incluindo uma família peruanam um casal e dois filhos, assim como quatro contactos próximos. Foram todos hospitalizados e o imóvel foi encerrado pela polícia.

18H20 - Madeira mantém 90 casos

A Madeira mantém o total de 90 casos de covid-19, dos quais 88 já estão recuperados e apenas dois permanecem ativos, mas sem necessidade de cuidados hospitalares, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Até ao dia 13 de junho, foram contabilizadas 1.543 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.453 não se confirmaram", indica o IASAÚDE em comunicado, vincando que 1.034 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, 423 em vigilância ativa e 611 em autovigilância.

O arquipélago da Madeira registou o primeiro caso positivo de infeção pelo novo coronavírus a 16 de março, mas já não assinala novos doentes há 38 dias consecutivos (desde o dia 07 de maio).

No Laboratório de Patologia Clínica do Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) foram já processados 18.579 testes para covid-19, abrangendo 16.820 utentes.

18h10 - Chile muda de ministro da Saúde

O agora ex-responsável pelo Ministério da Saúde do Chile, Jaime Manalich, demitiu-se em plena pandemia de Covid-19 e um ano exatamente depois de ter assumido o cargo. 

O Presidente, Sebastian Pinera, agradeceu-lhe "o seu compromisso" e nomeou Oscar Enrique Paris para o substituir.

A demissão de Manalich coincide com uma progressão galopante de novos casos de infeção no país e apesar das medidas de confinamento adotadas na capital, Santiago, há mais de um mês, e noutras cidades nos últimos dias.

O país registou sexta-feira o seu pior balanço diário desde três de março, data do primeiro caso oficial, com 222 óbitos e mais 6.754 casos.

O Chile contava sábado 167.355 pessoas infetadas e 3.101 mortes devido ao novo coronavírus, numa população de 18 milhões de habitantes.

17h56 - IKEA vai devolver apoios estatais a nove países incluindo Portugal

A IKEA está em negociações com os governos de nove países, incluindo Portugal, para devolver os apoios concedidos no âmbito das medidas para travar o impacto da pandemia de Covid-19, avançou hoje o Finacial Times.

Citado pela mesma publicação, o responsável pelas operações de retalho do Ingka Group, principal retalhista da IKEA, Tolga Oncu, disse que o grupo iniciou conversações com a Bélgica, Croácia, República Checa, Irlanda, Portugal, Roménia, Sérvia, Espanha e Estados Unidos.

De acordo com o mesmo responsável, o grupo previa, inicialmente, uma quebra nas vendas entre 70% e 80% devido à pandemia de Covid-19, mas a procura registada após a reabertura das lojas tem permitido mitigar o impacto, optando assim a cadeia sueca de mobiliário por devolver os montantes em causa.

"Atualmente sabemos mais do que em fevereiro e março, assim devemos começar por dizer muito obrigado pela vossa ajuda durante este período difícil e agora vamos analisar a melhor forma de devolver os apoios", afirmou.

A IKEA adiantou ainda ao Financial Times que as discussões estão numa fase inicial e, tendo em conta as diferenças nos mecanismos de apoio entre os nove países, ainda não está estipulada a forma como os montantes serão devolvidos.

17h42 - Itália regista 55 mortes e 346 novos contágios nas últimas 24 horas

A Itália registou 55 mortes por Covid-19 e 346 novos casos de contágio nas últimas 24 horas, segundo a Proteção Civil desse país.

O número total de mortes em Itália, desde o início da pandemia, subiu assim para 34.301 e o número total de infeções é 236.651.

Das novas infeções, a maioria, 210, foi registada na região da Lombardia, no norte do país.

Nos dados fornecidos pela Proteção Civil, observa-se que não houve óbitos por Covid-19 em dez regiões e que em sete delas não houve qualquer caso detetado nas últimas 24 horas.

17h38 - Reino Unido regista mais 181 mortes e eleva total para 41.662

O Reino Unido registou 181 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, menos 21 do que no dia anterior, elevando o total para 41.662, anunciaram hoje as autoridades de saúde britânicas.

Por seu lado, também nas últimas 24 horas, verificaram-se 1.425 novos casos, perfazendo um total de 294.375 de infetados pelo novo coronavírus.

Os dados surgem numa altura em que o Governo liderado por Boris Johnson começa a levantar algumas restrições, permitindo o regresso à escola de alguns alunos do ensino primário e a abertura de lojas de venda de plantas e de artigos para centros de jardinagem e ainda a venda de automóveis.

17h21 - Açores colocam ilhas com ligações ao exterior em situação de calamidade pública

Os Açores vão colocar todas as ilhas com ligações aéreas ao exterior (São Miguel, Terceira, Pico, Faial e Santa Maria) em situação de calamidade pública até 1 de julho, devido à pandemia da Covid-19, anunciou hoje o executivo açoriano.

"Estando prevista a reabertura das ligações aéreas do exterior da região às ilhas de Santa Maria, Pico e Faial, bem como da atracagem de cruzeiros e iates nos portos e marinas da região, entende-se necessária a elevação da declaração de situação de alerta para a situação de calamidade pública", adiantou o secretário regional adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias.

As ilhas de São Miguel e Terceira, até agora as únicas com ligações aéreas ao exterior, já estavam em situação de calamidade pública, no âmbito do Regime Jurídico do Sistema de Proteção Civil da Região Autónoma dos Açores, e esse estado será agora prorrogado até 1 de julho.

Já as ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo vão manter-se até essa data em situação de alerta.

17h12 - Açores reduzem tempo de espera por resultado de teste feito à chegada

Os Açores vão manter a exigência de teste à Covid-19 à chegada ao arquipélago até 1 de julho, mas nas ilhas de São Miguel e Terceira e o resultado passará a ser conhecido em 12 horas.

“O tempo que medeia o momento de recolha de amostras e a obtenção do resultado do teste é, no caso das ilhas de São Miguel e Terceira, de cerca de 12 horas, uma vez que existem laboratórios que fazem esse teste nessas duas ilhas”, avançou hoje o secretário regional adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias.

Desde meados de maio que os Açores deixaram de exigir o cumprimento de quarentena obrigatória à chegada à região, sendo a medida substituída pela realização de testes à Covid-19, caso os passageiros não tivessem realizado um teste nas 72 horas anteriores ao embarque.

Os passageiros eram, no entanto, obrigados a aguardar pelo resultado numa unidade hoteleira indicada para o efeito, o que poderia demorar no máximo 48 horas.

A redução do tempo de espera pelo resultado do teste de despiste de infeção pelo novo coronavírus só é possível nas ilhas Terceira e São Miguel, onde estão instalados os laboratórios de referência da região.

O executivo admite que nas ilhas de Santa Maria, Faial e Pico, que também têm ligações diretas com o exterior, a espera possa ser maior, tendo em conta que há necessidade de fazer deslocar as amostras, mas Berto Messias disse que “num futuro muito breve também o Faial poderá dar resposta a essa necessidade”.

16h50 - Óbitos relacionados com a pandemia na Rússia em abril aumentam mais do dobro

O total de óbitos relacionados com a pandemia de Covid-19 na Rússia, em abril, aumentou para 2.712, mais do dobro do número oficial anteriormente conhecido, divulgou hoje a agência estatal Rosstat.

O registo anterior apontava para 1.152 mortos na Rússia em abril, devido ao novo coronavírus, mas as autoridades explicaram que esta contagem tinha em consideração apenas os casos em que a Covid-19 era determinada como a principal causa de morte.

No final de maio, o Ministério da Saúde russo anunciou que iria rever os seus critérios de contabilização de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, que sugerem a contabilização também de causas secundárias e casos suspeitos.

No novo relatório de abril, a Rosstat esclarece que a Covid-19 foi a principal causa de morte em 1.270 casos e que o vírus teve "influência significativa" noutros 435, enquanto em 390 o novo coronavírus é suspeito de ser a causa principal mas não foi identificado.

Além disso, 617 pacientes infetados com o coronavírus faleceram em abril sem que o vírus tivesse influência significativa na sua morte, de acordo com a agência.

A Rússia também registou hoje 8.706 novos casos positivos de coronavírus, aumentando o total para 520.129, um número que vem a subir de forma consistente há mais de três semanas.

15h25 - Santiago de Compostela inaugura feira do livro em era de pandemia

Abriu hoje em Santiago de Compostela, na Galiza, a primeira feira do livro da península ibérica inaugurada na era da pandemia de Covid-19, com medidas especiais de segurança.

“A feira de Santiago levantou-se cedo para abrir, para ser a primeira na Galiza e a primeira em Espanha a regressar”, disse a escritora Maria Solar, no discurso de abertura da feira do livro que hoje foi inaugurada e que conta com a participação de apenas cinco livrarias e uma editora.

“Eles não infetam, mas agarram”, este é o slogan da feira do livro, que reduziu a participação de livrarias, devido às limitações provocadas pela pandemia de Covid-19 e pelo facto de muitas das empresas livreiras ainda terem os seus funcionários em ‘lay-off’.

A Galiza é uma das regiões de Espanha menos afetada pela pandemia e será uma das primeiras a entrar em tempo de desconfinamento, a partir de segunda-feira.

Ainda assim, a feira do livro de Santiago de Compostela tem medidas especiais de segurança sanitária, com apertados protocolos de desinfeção das estruturas físicas, o uso obrigatório de máscaras e regras de distanciamento entre pessoas, marcadas por sinalizadores.

15h05 - China fornece 30 milhões de testes e 10.000 ventiladores por mês a África

A China vai assegurar mensalmente o fornecimento de 30 milhões de testes à Covid-19 e 10.000 ventiladores para África, continente onde a pandemia tem crescido de forma descontrolada, informou hoje o gabinete da presidência da África do Sul.

Em comunicado, os líderes dos países do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) informaram que os materiais estarão disponíveis para aquisição através de uma nova plataforma criada para possibilitar às nações daquele continente a compra de equipamentos médicos urgentes a preços mais baixos, no meio da intensa concorrência global de mercado.

O responsável máximo da África CDC explicou que será atribuída uma quota deste material a cada nação com base na sua população e número de casos positivos do novo coronavírus.

O comunicado adianta, ainda, que o Canadá, a Holanda, a Coreia do Sul e a França também serão parceiros neste esforço de auxílio sanitário.

14h28 - Cabo Verde com mais 29 casos e os primeiros dois em São Nicolau

Cabo Verde diagnosticou hoje mais 29 casos positivos de coronavírus, dos quais dois em São Nicolau, que se tornou na sexta ilha habitada com casos registados, elevando o total nacional para 726, segundo informação oficial.

Os novos casos são contabilizados nas ilhas de Santiago (11), Sal (15) Santo Antão (1) e São Nicolau (2), que passa assim a ser a sexta das nove ilhas habitadas com casos da doença no país.

Maio, Fogo e Brava são as únicas três ilhas habitadas sem casos registados no novo coronavírus.

De acordo com a mesma página oficial, o país contabiliza 298 doentes dados como recuperados, seis óbitos, dois transferidos para os seus respetivos países e 420 casos ativos.

14h23 - Açores sem casos positivos há três dias

Os Açores não registam novos casos positivos da pandemia da Covid-19 há três dias, depois do caso isolado de um militar, na quarta-feira, que quebrou um ciclo de 23 dias, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

Segundo o comunicado emitido hoje, as 424 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de contágio pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Até à data foram detetados 147 casos na região, tendo 130 recuperado, 16 morreram e um voltou ao continente, sendo o militar que chegou aos Açores e registado positivo.

14h20 – Portugal prepara cartões eletrónicos para rastrear viajantes que aterrem no país

A diretora-geral da Saúde avançou que o Ministério da Saúde está a trabalhar numa “solução eletrónica que venha facilitar a logística” associada ao rastreamento de viajantes que aterrem em Portugal.

Até agora, os cartões com as informações de cada viajante têm sido preenchidos em papel, “mas há já mecanismos para transformar isto em cartões eletrónicos”, avançou a responsável.

A medida poderá ser feita por fases, começando por voos que venham de países com maior número de casos de infeção, “mas a ideia é generalizar a todas as companhias e a todos os voos”.

A diretora-geral da Saúde explicou ainda, na habitual conferência de imprensa, que os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro fazem já o controlo de temperatura aos passageiros, uma recomendação da União Europeia.

“Continuamos a investir muito na informação que é dada aos passageiros que vêm nesses voos, nomeadamente para se vierem a desenvolver sintomas saberem exatamente o que devem e podem fazer”, explicou Graça Freitas.

“Depois estamos a trabalhar noutro tipo de medidas que têm a ver com perceber exatamente em que sítio do avião viajou cada passageiro, quem eram as pessoas que estavam na fila da frente, de trás e de ambos os lados”.

Isto porque “estes voos podem trazer alguém doente” que apenas seja detetado em Portugal.

14h06 – Surto em bairro piscatório de Espinho

Questionada sobre um foco de transmissão num bairro piscatório em Espinho, a diretora-geral da Saúde explicou que este “é um pequeno surto que ocorreu a partir de um caso de um pescador que foi identificado, e os casos que se transmitiram a partir deste inicial são da sua habitação” e também de pessoas que frequentam um café da localidade.

Graça Freitas avançou que, neste contexto, “já foram feitos 54 testes, e destes 14 são positivos”. As autoridades de saúde continuam a identificar contactos destes casos positivos para poderem quebrar cadeias de transmissão, acrescentou.

13h55 – Cinco por cento dos testes em empresas de Lisboa e Vale do Tejo foram positivos

Quanto à situação na região de Lisboa e Vale do Tejo, António Lacerda Sales avançou que, dos mais de 14 mil testes à Covid-19 efetuados em empresas, cerca de 95 por cento tiveram resultados negativos e cinco por cento – o equivalente a 731 – foram positivos.

“Continuamos empenhados em ter o melhor conhecimento da situação no terreno, para melhor adequarmos a nossa resposta à pandemia nas suas diferentes fases”, assegurou o secretário de Estado.

“Já foram entregues às unidades hospitalares de todo o país mais de 680 ventiladores”, afirmou. Também as camas em unidades de cuidados intensivos aumentaram em 23 por cento, mantendo-se o objetivo de alcançar, até ao final do ano, as 9.4 camas por 100 mil habitantes.

13h47 – Mais de 2900 profissionais de saúde recuperados

Em conferência de imprensa este sábado, o secretário de Estado da Saúde avançou que mais de 83 por cento dos profissionais de saúde infetados pelo novo coronavírus em Portugal já recuperaram da doença, o equivalente a mais de 2900 profissionais que já puderam regressar às suas funções.

13h43 – Portugal regista mais 283 casos e sete mortes por Covid-19

Foram registados mais 283 casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal nas últimas 24 horas, assim como sete novas vítimas mortais.

Estes números elevam para 36463 os casos confirmados desde o início da pandemia no país.

13h19 - Pandemia já infetou mais de 7,6 milhões de pessoas em todo o mundo

O novo coronavírus já infetou mais de 7,6 milhões de pessoas e matou pelo menos 426.029 pessoas em todo o mundo, de acordo com o balanço feito pela agência France Presse, baseada em fontes oficiais.

De acordo com os dados compilados pela AFP até às 11h00 horas de hoje, registaram-se pelo menos 426.029 mortes em 7.663.680 casos de infeção em 196 países e territórios, desde o início da pandemia de Covid-19, dos quais pelo menos 3.441.600 são agora considerados curados.

No entanto, a AFP alerta que este número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, uma vez que alguns países testam apenas casos graves, outros utilizam os testes principalmente para fins de rastreio, e muitos países têm uma capacidade de testes limitada.

Os Estados Unidos são o país com maior número de mortes e de casos, com 114.669 mortes em 2.048.986 casos, tendo 547.386 pessoas sido consideradas curadas.

13h16 - É momento de “combater divergências” para enfrentar crise na UE, diz Von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu hoje ser “momento de combater divergências” para reagir à crise da pandemia de Covid-19 na União Europeia, apelo partilhado pelos líderes do Conselho e do Parlamento Europeu.

“É o momento de combater as divergências e as disparidades entre as diferentes partes da Europa e de não deixar nenhum país e nenhuma região para trás”, declarou Ursula von der Leyen.

A líder do executivo comunitário vincou ser “o momento de unir forças e reagir” à crise económica causada pelo surto, num claro apelo aos líderes europeus para consenso no que toca às propostas apresentadas no final de maio pela Comissão Europeia, para a criação de um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para reparar os danos provocados pela pandemia da Covid-19 e de um Quadro Financeiro Plurianual revisto para 2021-2027 no valor de 1,1 biliões de euros.

13h06 - Rússia anuncia que começará a produzir vacina em setembro

O Governo russo anunciou hoje que em setembro começará a produzir em grandes doses uma vacina contra o novo coronavírus, que naquele país já superou meio milhão de casos confirmados.

Os testes clínicos serão realizados em julho, o registo estatal em agosto e a produção começará em setembro, disse Tatiana Golikova, vice-primeira-ministra da Rússia para Política Social, Trabalho, Saúde e Segurança Social, numa conferência de imprensa.

A Defesa já havia informado que 50 soldados - 45 homens e cinco mulheres – ofereceram-se para participar nos ensaios clínicos do Centro de Pesquisa Científica Número 48.

O Governo russo informou que dez centros científicos no país estão atualmente a trabalhar no desenvolvimento de vacinas e medicamentos para combater esta doença, incluindo a Universidade Estadual de Moscovo.

O diretor do centro de Gamalei, Alexandr Gintsburg, explicou que a instituição prepara uma vacina de vetor com base no ADN de um adenovírus do tipo SARS-CoV-2.

Segundo o cientista, a vacina já foi experimentada não oficialmente com a ajuda de voluntários do próprio centro e todos os pacientes estão bem e desenvolveram imunidade ao vírus.

13h03 - Presidente da República recebe partidos entre 22 e 23 de junho

O Presidente da República vai receber entre 22 e 23 de junho os partidos com representação parlamentar, para os ouvir sobre a crise sanitária, o orçamento suplementar e o Programa de Estabilização Económica e Social do Governo.

De acordo com uma nota hoje publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "vai ouvir os partidos políticos com assento parlamentar acerca da situação sanitária, económica, social e política, designadamente do Programa de Estabilização Económica e Social e do Orçamento Suplementar para 2020, nos próximos dias 22 e 23, assim dando continuidade a prática trimestral, interrompida pelo surto pandémico".

O chefe de Estado tinha anunciado há uma semana, em visita à Ericeira, no concelho de Mafra, que tencionava receber ainda em junho os nove partidos com assento parlamentar, "e porventura outros partidos", para os ouvir sobre a situação do país, afetado pela pandemia de covid-19, referindo que normalmente estas reuniões eram trimestrais.

12h55 - Bélgica com 99 casos e oito mortes nas últimas 24 horas

A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, 99 novos casos de Covid-19 (menos nove do que no dia anterior) e oito novas mortes devido à pandemia (menos duas), informaram hoje as autoridades de saúde belgas.

De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, foram registados mais 99 novos casos na sexta-feira (tinham sido 108 no dia anterior), para um total de 59.918 no país desde o início do surto, em fevereiro passado.

O boletim dá ainda conta de oito mortes nas últimas 24 horas (face às dez reportadas na sexta-feira), totalizando as 9.650.

Em ambos os casos regista-se uma tendência de diminuição, com os números a recuarem aos níveis de março.

Nas últimas 24 horas, foram também hospitalizadas 23 pessoas, (num total de 17.591), enquanto outras 49 tiveram alta hospitalar (o que perfaz 16.547 ao todo).

12h10 - Marcelo, rei Felipe VI, Costa e Sánchez juntos na reabertura de fronteiras dia 1 de julho

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o rei Felipe VI, e os primeiros-ministros português, António Costa, e espanhol, Pedro Sánchez, vão estar juntos na reabertura das fronteiras entre Portugal e Espanha, dia 1 de julho.

A cerimónia terá lugar entre Caia e Badajoz, estando previsto que as comitivas portuguesa e espanhola se encontrem na fronteira e a cruzem para o lado de Espanha, para uma receção, e em seguida passem para o lado de Portugal, para um almoço, adiantou a mesma fonte.

Devido à pandemia de Covid-19, as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha foram encerradas às 23h00 do dia 16 de março (00h00 de dia 17 em Espanha), com nove pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores que tenham que se deslocar por razões profissionais, em termos definidos em conjunto pelos dois países.

11h58 - Viagens de passageiros de e para o estrangeiro desde Luanda começam no final do mês

As viagens de passageiros de e para o estrangeiro a partir de Luanda têm início em 30 de junho, sujeitas às confirmações das autoridades sanitárias, sendo obrigatório o teste de Covid-19 oito dias antes da data da viagem.

Um decreto do Governo regula o regresso ao país de cidadãos nacionais e estrangeiros residentes, a viagem dos cidadãos estrangeiros para os respetivos países, viagens oficiais, entrada e saída de carga, mercadoria e encomendas postais, ajuda humanitária, emergências médicas, escalas técnicas, entrada e saída de pessoal diplomático e consular e transladação de cadáveres, sendo admissíveis até dois acompanhantes, excetuando os falecidos afetados por Covid-19, cuja transladação é proibida.

As autoridades angolanas referem que o teste de Covid-19 deve ser administrado por entidades devidamente certificadas pela autoridade de saúde do país de origem.

A frequência dos voos a realizar dependerá dos acordos de serviços aéreos que vierem a ser acordados entre as autoridades de Aviação Civil de Angola e dos Estados envolvidos, estabelecidos em regulamento próprio a ser emitido pela Autoridades Nacional da Aviação Civil.

11h33 - Laos sem novos casos em 59 dias anuncia que venceu a doença

O Governo de Laos anunciou que venceu a Covid-19, depois de ter dado alta ao último dos seus 19 pacientes hospitalizados por causa do novo coronavírus e de não ter registado nenhuma nova infeção em 59 dias.

"Laos obteve uma importante vitória na primeira campanha contra este inimigo implacável", anunciou o primeiro-ministro laociano, Thongloun Sisoulith, em conferência de imprensa, na sexta-feira, de acordo com o site local The Laotian Times.

A nação isolada do Laos foi um dos últimos países a detetar os primeiros casos de Covid-19 dentro das suas fronteiras, em 24 de março, quando uma guia turística de 36 anos, que tinha acompanhado um grupo de europeus, e um homem de 28 anos, que tinha estado num congresso em Banguecoque, foram diagnosticados com o novo coronavírus.

11h29 - China ordena confinamento de urgência de onze bairros de Pequim

As autoridades chinesas ordenaram hoje o confinamento de urgência de onze bairros de Pequim devido a um novo foco do novo coronavírus, temendo um ressurgimento da pandemia de Covid-19 no país.

Os responsáveis do distrito de Fengtai, na capital da China, anunciaram a implementação de um "dispositivo de tempos de guerra", após a deteção de sete casos de contaminação por Covid-19 nas proximidades do mercado de Xifandi, seis dos quais hoje, de acordo com as autoridades sanitárias.

O mercado de peixe e mariscos foi encerrado pelas autoridades, a fim de permitir as operações de recolha de amostras e desinfeção, depois de ter sido visitado por uma das pessoas contaminadas.

Nove escolas e jardins de infância foram também encerrados nas redondezas do mercado.

A China registou nas últimas 24 horas onze novos casos da Covid-19, cinco dos quais provenientes do exterior e seis localmente, todos na capital Pequim, informou hoje a Comissão de Saúde daquele país asiático.

11h19 - Índia regista aumento diário recorde e eleva total de casos para mais de 308 mil

A Índia registou outro aumento diário recorde de infeções pelo novo coronavírus, elevando para mais de 308.000 os casos registados e mais de 8.800 mortes, segundo dados oficiais.

O Ministério indiano da Saúde contabilizou hoje 11.458 novos casos e 386 mortes, elevando o número de óbitos no país para 8.884.

O número total de casos da Índia atingiu os 308.993, o quarto mais alto do mundo, registando também mais de 150.000 recuperações.

Na capital de Nova Deli, a maioria dos hospitais públicos estão cheios e os crematórios e cemitérios lutam para administrar a quantidade de cadáveres por tratar.

O Governo de Deli projetou que os casos na área da capital poderiam aumentar para mais de meio milhão no final de julho e está a considerar a possibilidade de requisitar hotéis e estádios de luxo para convertê-los em hospitais de campanha.

11h05 - Bélgica retoma aulas presenciais em setembro

A Bélgica vai retomar as aulas presenciais nas escolas para todos os alunos em setembro, de acordo com a ministra da Educação da Federação da Valónia-Bruxelas, Caroline Désir.

A ministra explicou que a intenção das autoridades belgas é "restaurar completamente" o controlo da frequência escolar obrigatória.

"A obrigatoriedade escolar será plena a partir de setembro, quaisquer que sejam as circunstâncias", declarou ainda Caroline Désir.

As aulas na Bélgica foram retomadas a 18 de maio, começando com os alunos da primeira e sexta séries e o último ano do ensino médio.

As instruções de segurança iniciais incluíam deixar uma distância de quatro metros quadrados entre os alunos nas salas de aula e 1,5 metros quando saíam para o recreio, além do uso de máscaras para os professores.

10h58 - Proibição de voos extra União Europeia prolongada até final do mês

O Governo prolongou até ao final do mês a proibição de voos de e para países fora da União Europeia, no âmbito das medidas de contenção de propagação da Covid-19, segundo um despacho publicado em Diário da República.

O diploma, assinado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, da Defesa Nacional, da Administração Interna, da Saúde, e pelo secretário de Estado-Ajunto e das Comunicações, produz efeitos a partir de segunda-feira e até ao último dia de junho.

A "prorrogação da interdição do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal de todos os voos de e para países que não integram a União Europeia" (UE), admite exceções, como é o caso dos países associados ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça), os países de expressão oficial portuguesa, bem como o Reino Unido, os Estados Unidos da América, a Venezuela, o Canadá e a África do Sul, dada a presença de importantes comunidades portuguesas.

Relativamente aos países de expressão portuguesa, o diploma salvaguarda que no caso do Brasil apenas serão admitidos os voos provenientes de e com destino a São Paulo e Rio de Janeiro.

As normas constantes neste despacho também não se aplicam a voos que visem a entrada e saída de cidadãos nacionais da União Europeia, de Estados associados ao Espaço Schengen e de países terceiros com residência legal num Estado-membro da União Europeia, assim como a pessoas de países terceiros que viajem por motivos de estudo.

Este diploma aplica-se a voos comerciais, estando excluídas aeronaves de Estado e Forças Armadas, aeronaves integradas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, bem como voos para transporte exclusivo de carga e correio, ou de caráter humanitário e de emergência médica.

10h53 - África ultrapassa barreira dos seis mil mortos

África superou hoje a barreira dos seis mil mortos por Covid-19, registando 6.040, mais 284 que na sexta-feira, e conta mais de 225 mil infeções, segundo dados oficiais divulgados pela União Africana.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados passou de 216.446 para 225.105, isto é, mais 8.659 pessoas doentes.

O número de recuperados subiu nas últimas 24 horas para 102.846, mais 5.778 que na sexta-feira.

A África Austral tornou-se hoje a região com mais casos no continente, superando o Norte de África, ao registar 65.278 casos de infeção pelo novo coronavírus e 1.383 mortos.

A maioria dos casos desta região concentra-se na África do Sul, o país com os números mais elevados em todo o continente africano: 61.927 infetados e 1.354 mortos.

O Norte de África continua a liderar quanto ao número de mortes (2.514), contabilizando 63.552 infeções.

10h46 - China regista onze casos nas últimas 24 horas

A China registou nas últimas 24 horas onze novos casos da Covid-19, cinco dos quais provenientes do exterior e seis localmente, todos na capital Pequim, informou hoje a Comissão de Saúde daquele país asiático.

Em Pequim já se tinha registado um caso de infeção local nas 24 horas anteriores, o primeiro em 55 dias e o primeiro caso de contágio local na China em 18 dias.

Tudo indica que estes novos seis casos em Pequim levarão à retomada de algumas medidas preventivas relaxadas na cidade, onde há uma semana o nível de emergência sanitária foi reduzido, passando de 2 para 3.

Os casos "importados" foram detetados nas cidades de Tianjin (nordeste), Xangai (leste), Cantão (sul), Hainan (nordeste) e Sichuan (sudoeste).

10h33 - México regista 504 mortos nas últimas 24 horas

As autoridades de saúde mexicanas registaram no sábado 504 novas mortes por Covid-19, atingindo 16.448 óbitos desde o início da pandemia.

Segundo dados oficiais, o território mexicano regista um total de 129.184 infeções confirmadas, o que representa um aumento de 5.222 nas últimas 24 horas.

As autoridades de saúde também registam 1.508 mortes suspeitas que estão em processo de estudos de laboratório para confirmar se a causa da morte foi devido à Covid-19.

10h26 - EUA registam 839 mortos nas últimas 24 horas

Os Estados Unidos registaram 839 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 114.613 mil óbitos desde o início da pandemia, segundo a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.

De acordo com os números contabilizados diariamente pela Universidade Johns Hopkins, sediada em Baltimore (leste), até às 20h30 de quinta-feira (01h30 de hoje em Lisboa) os Estados Unidos registam agora 2.044.572 de casos de contágio.

O país continua a registar cerca de 20.000 novos casos diariamente.

08h56 - França reabre fronteiras externas ao Espaço Schengen em 1 de julho

O Ministério do Interior e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de França anunciaram formalmente a reabertura progressiva das fronteiras externas ao Espaço Schengen, em conjugação com as modalidades estabelecidas a nível europeu. A reabertura será progressiva, precisava a declaração conjunta dos dois Ministérios, e será reavaliada a par e passo, tendo em vista a evolução do quadro de crise sanitária em França


06h40 - Pequim encerra maior mercado de alimentos após ressurgimento de novos casos

Foi hoje encerrado por ordem das autoridades de Pequim um mercado de comércio por grosso de alimentos da cidade de Xinfadi, após a capital chinesa ter registado sete casos da Covid-19 nos últimos dois dias.

O mercado, com cerca de 4.000 estabelecimentos comerciais o maior da China, será será submetido a desinfeção, segundo a agência noticiosa oficial chinesa, Xinhua.


06h23 - Época balnear da costa alentejana começa hoje nas praias de Grândola

As praias de Melides, Aberta-Nova, Carvalhal, Comporta, Galé-Fontainhas, Pego, Troia-Bico das Lulas, Troia-Mar e Camarinhas, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal, vão ter a presença de nadadores-salvadores, a partir de hoje e até 30 de setembro. Troia-Mar, com a maior lotação autorizada, poderá ter até 3.500 utentes.