Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Um passageiro vê a sua temperatura medida no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a pandemia do SARS-Cov-2 à escala internacional. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais um morto devido à Covid-19 e 336 novos casos de infeção. Dos 37.672 casos confirmados, registam-se esta quarta-feira 12.569 casos ativos de Covid-19 no país e um total de 1523 óbitos.

Mais atualizações



23h23 - Mais 1.269 mortos e 32.188 infetados no Brasil

O Brasil registou 1.269 mortos e 32.188 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, estando ainda a ser investigada uma eventual relação de 4.033 óbitos com a doença, informou hoje o executivo.

O país sul-americano totaliza agora 46.510 óbitos e 955.377 casos confirmados desde o início da pandemia, registada oficialmente no Brasil no final de fevereiro.

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, 548 das 1.269 vítimas mortais ocorreram nos últimos três dias, mas foram incluídas nos dados de hoje.

Ainda de acordo com a tutela, a letalidade da covid-19 no país mantém-se nos 4,9%, com uma incidência de 22,1 mortes e 454,6 casos da doença por cada 100 mil habitantes, numa nação com uma população estimada de 210 milhões de pessoas.

O Brasil é o segundo país do mundo com mais mortes e também com mais casos confirmados, tendo registado, até ao momento, a recuperação de 463.474 pacientes infetados, sendo que 445.393 doentes continuam sob acompanhamento.

22h40 - Dexametasona é usada há 60 anos em Portugal



22h30 - OMS desiste dos estudos sobre hidroxicloroquina

A Organização Mundial de Saúde anunciou que decidiu parar os ensaios clínicos sobre a hidroxicloroquina enquanto tratamento potencial dos doentes Covid-19 hospitalizados, depois de concluir que este medicamento anti-paludismo não reduzia a taxa de mortalidade.

"As provas internas providenciadas pelo Ensaio Solidarity/Discovery, as provas externas trazidas pelo Ensaio Recovery e as provas combinadas destes dois ensaios geralmente aleatórios, tidas em conjunto, sugerem que a hidroxicloroquina - quando a comparamos aos tratamentos habituais dos doentes hospitalizados com Covid-19 - não resulta na redução da mortalidade destes pacientes", afirmou Ana Maria Henao Restrepo, da OMS, numa conferência de imprensa virtual a partir de Genebra.

O estudo europeu Discovery avalia a eficácia de quatro tratamento contra o Covid-19.

Para o Recovery, o primeiro grande ensaio clínico - realizado pela Universidade britânica de Oxford - a ter anunciado os resultados, a hidroxicloroquina não tem "efeito benéfico" em matéria de Covid-19.

"Com base nestas análises e no estudo das provas produzidas", referiu a especialista da OMS, "após deliberações, concluiu-se que a arma da hidroxicloroquina será retirada do Ensaio Solidarity".

Ana Maria Henao Restrepo sublinhou contudo que a decisão de parar os ensaios em pacientes hospitalizados com Covid-19 não se aplicava à utilização ou avaliação da molécula enquanto tratamento preventivo da doença causada pelo coronavírus.

22h20 - Chilena Latam suspende filial na Argentina

A companhia aérea do Chile, Latam, anunciou a suspensão esta quarta-feira, da atividade da sua filial argentina, devido às consequências da pandemia para o tráfico aéreo.

"A paragem das operações da Latam Airlines Argentine, por um tempo indeterminado, deve-se às condições atuais da industria local, agravada pela pandemia da Covid-19", explicou em comunicado a principal companhia aérea da América Latina.

A Latam Airlines Argentine opera há 15 anos e com esta paragem vai deixar de efetuar as 12 ligações internas que assegurava antes da pandemia. As quatro ligações internacinais, para os Estados Unidos, o Brasil, o Chile e o Perú, vão manter-se, mas serao garantidas por outras filiais da Latam.

"E uma má notícia, mas inevitável. A Latam deve hoje concentrar-se na transformação do grupo para se adaptar à aviação pós-Covid-19", afirmou Roberto Alvo, presidente do Conselho de Administração da empresa.

22h10 - Turismo desapareceu em Portugal em abril



22h00 - Cabo Verde com mais recuperados do que casos novos num dia

Cabo Verde registou hoje um total de 24 doentes recuperados da covid-19, superior aos 11 casos novos diagnosticados nas últimas 24 horas e que elevaram o total para 792 casos, anunciou hoje o diretor nacional de Saúde.

Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação do novo coronavírus em Cabo Verde, Artur Correia indicou que o dia foi marcado pelo registo de mais 24 recuperados a nível nacional, sendo 17 dos quais na cidade da Praia. No total, 385 pacientes estão dados como recuperados.

A capital de Cabo Verde, o foco principal da doença no país, tem neste momento mais doentes recuperados (57%) do que casos ativos, de um total acumulado de 561 casos.

Os dados foram avançado pelo porta-voz do Ministério da Saúde, no dia em que o país registou mais 11 casos novos de covid-19 no país, todos na ilha de Santiago.

21h50 - Final da `Champions` em Lisboa tem importância estratégica para a economia diz Medina

O presidente da Câmara de Lisboa defendeu hoje que a realização da 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol na capital portuguesa tem uma importância "verdadeiramente estratégica" para a economia da cidade e do país.

"Num momento em que o mundo vive uma crise sem precedentes, em que todos lutamos pela recuperação das nossas economias, conseguir ter em Lisboa o maior evento desportivo que se vai realizar, com centenas de milhões de telespetadores em todo o mundo, que vão durante mais de uma semana ouvir e seguir o nome de Lisboa e de Portugal, é de uma importância sem limites", afirmou Fernando Medina.

O autarca falava na cerimónia que decorreu hoje no Palácio de Belém, a propósito do anúncio oficial hoje feito de que Portugal vai receber em agosto uma inédita fase final da Liga dos Campeões, com eliminatórias em apenas um jogo e em campo neutro.

21h40 - China anuncia perdão de juros da dívida de alguns países africanos

O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou hoje que a China vai perdoar os juros da dívida de alguns países africanos que vençam até ao final do ano, prometendo maior apoio aos Estados mais afetados pela pandemia de covid-19.

"A China irá cancelar a dívida de países africanos relevantes sob a forma de empréstimos governamentais sem juros que vençam até final de 2020", disse Xi Jinping.

O anúncio foi feito pelo chefe de Estado chinês durante uma cimeira extraordinária China-África de solidariedade contra a pandemia de covid-19, que decorreu hoje por videoconferência.

"Para os países africanos mais duramente atingidos pelo coronavírus e sob forte pressão financeira, a China trabalhará com a comunidade internacional para lhes dar um maior apoio, através de medidas como o prolongamento do período de suspensão da dívida, a fim de os ajudar a superar as atuais dificuldades", acrescentou o Presidente chinês.

Xi Jinping encorajou, por isso, as instituições financeiras chinesas a responderem à iniciativa dos países do G20 para a Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) aos países em desenvolvimento e a promoverem "consultas com os países africanos para acordos de concessão de empréstimos comerciais com garantias soberanas".

O chefe de Estado chinês instou ainda os países do G20 a "alargarem ainda mais a suspensão do serviço da dívida destes países, incluindo os de África".

"A China espera que a comunidade internacional, especialmente os países desenvolvidos e as instituições financeiras multilaterais, atuem de forma mais enérgica na redução e suspensão da dívida para África", acrescentou.

21h30 - Governo garante que Orçamento Suplementar não terá aumento de impostos


21h20 - Covid-19. Uma dezena de bombeiros de Samora Correia infetados


21h10 - Vírus já matou mais de 445 mil pessoas e infetou 8,2 milhões no mundo

A pandemia de covid-19 já matou 445.213 pessoas e infetou mais de 8,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19:00 TMG (20:00 de Lisboa), 8.269.170 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em finais de dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 3.785.500 são agora considerados curados.

Porém, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves com internamento, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos estados pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Desde a contagem às 19:00 TMG de terça-feira, 6.809 novas mortes e 174.309 novos casos ocorreram em todo o mundo.

Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas são a Índia, com 2.003 novas mortes, o Brasil (1.282) e o México (730).

Os Estados Unidos, que tiveram a sua primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de óbitos e de casos, com 117.290 mortes e 2.148.357 casos.

21h00 - Eclodiram novos surtos de Covid-19 em lares de idosos


20h50 - Covid-19. Festa ilegal no Algarve eleva número de infetados a 37


20h40 - Grande maioria dos novos casos continua a registar-se em Lisboa



20h35 - Covid-19 no IPO de Lisboa. Oito profissionais e 12 doentes infetados



20h30 - Orçamento suplementar aprovado apenas com votos do PS

A proposta de Orçamento Suplementar para este ano prevê um défice de 6,3% e um rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto (PIB) de 134,4%.

A proposta reúne as medidas apresentadas no Programa de Estabilização Económica e Social e, no dizer dos socialistas, pretende-se que "responda de facto à necessidade de se estabilizar a economia, estabilizar os rendimentos dos portugueses e a situação de emprego" no período pós-pandemia.

O documento prevê, entre outras medidas, um reforço adicional do orçamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 500 milhões de euros. 

A proposta foi aprovada com os votos do PS, a abstenção da esquerda e do PSD e os votos contra do CDS-PP, do Chega e da Iniciativa Liberal.



20h20 - OMS vê estabilização da pandemia no Brasil mas pede cautela

O surto de covid-19 no Brasil estabilizou, com um menor crescimento de novos casos diários, mas ainda é precoce concluir se a doença já atingiu o seu pico no país, indicou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"O crescimento não é tão exponencial como era anteriormente. Há alguns indícios de que a situação se estabilizou, mas vimos em outros países que, após alguma estabilização, os casos podem aumentar novamente", alertou o diretor do programa de Emergências Sanitárias da OMS, Michael Ryan.

Segundo o especialista, "é um momento para se ser extremamente cauteloso e continuar com o foco em medidas de distanciamento físico, higiene e redução de eventos de massas".

Nesse sentido, Ryan pediu especial apoio aos grupos mais vulneráveis face à pandemia, como as minorias indígenas ou pessoas que vivem em favelas e em outras áreas pobres, onde o distanciamento social e as medidas de higiene são mais difíceis de aplicar.

O diretor disse ainda que o Brasil, segundo país com mais mortos e infetados pela covid-19 no mundo, é uma nação "com uma longa história" de combate a doenças epidémicas, e que "pode controlar a doença com sucesso" se permanecer unido.

O Brasil contabilizou na terça-feira 1.282 óbitos e 34.918 infetados, registando um novo recorde diário de casos de infeção, segundo dados do executivo brasileiro.

No total, o país sul-americano conta com 45.241 vítimas mortais e já ultrapassou a barreira dos 900 mil casos confirmados de covid-19, totalizando 923.189 pessoas diagnosticadas desde o início da pandemia.

20h10 - Filarmónica Portuguesa homenageia Beethoven e profissionais de saúde no Coliseu do Porto

O Coliseu Porto Ageas, que reabriu a 01 de junho após três meses encerrado devido à covid-19, assinala o "regresso da cultura" no sábado, com um concerto de entrada livre, da Orquestra Filarmónica Portuguesa, que interpreta Beethoven.

O concerto da orquestra, que tem por titular o maestro Osvaldo Ferreira, foi anunciado hoje pela sala de espetáculos do Porto, inclui "uma pequena homenagem" a profissionais de saúde, e realiza-se um dia antes da sua atuação no Campo Pequeno, em Lisboa, divulgada na semana passada pela promotora Everything is New, também no âmbito do 250.º do nascimento de Beethoven.

O programa inclui "duas das mais emblemáticas obras deste compositor: a 5.ª Sinfonia, celebrizada pelo ritmo dos seus primeiros compassos, e o 5.º Concerto para piano, também conhecido como `Imperador`, o último dos concertos para piano e orquestra compostos" pelo mestre de Bona, acrescenta a apresentação do Coliseu.

Como solista em piano estará João Bettencourt da Câmara.

O concerto "250.º Aniversário de Beethoven - Orquestra Filarmónica Portuguesa" será apresentado com o palco em formato de arena e a entrada é livre, mediante reserva de lugar na bilheteira do Coliseu Porto Ageas ou em Blueticket.pt.

Para os profissionais de saúde, que nos últimos meses estiveram "na primeira linha de combate à pandemia", o Coliseu e a Associação Comercial do Porto reservaram "um dos melhores setores da sala", que batizaram de "Tribuna Profissionais Saúde", adiantou o Coliseu.

"Esta - acrescentou - é uma pequena homenagem a quem salva vidas".

20h00 - Angola registou sete novas infeções e uma morte

Angola registou hoje sete novas infeções de covid-19, todas por contaminação local, e um óbito, elevando para sete mortes, de um total de 155 casos positivos, informou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Franco Mufinda referiu que o óbito se trata de um caso crítico que estava a ser acompanhado há bastante tempo num dos centros de tratamento, salientando que o paciente tinha também outras pré-condições.

Segundo o governante angolano, cinco dos casos positivos são do cordão sanitário do Hoji-Ya-Henda, um de Talatona, contacto de um dos casos e o último do Benfica, cujo vínculo epidemiológico está a ser estudado.

Entre os infetados hoje reportados consta um bebé de quatro meses.

Nesta altura, Angola regista um acumulativo de 155 casos, dos quais sete óbitos, 64 recuperados, 84 ativos e 90 transmissões locais.

As amostras recolhidas até à data são 16.419, das quais 155 positivas e 14.991 negativas, encontrando-se em processamento 1.273.

19h48 - Concurso de apoio financeiro Netflix / ICA recebeu quase 1.200 candidaturas

Quase 1.200 projetos de séries de ficção ou documentário foram admitidos ao concurso de apoio à escrita de argumentos para autores em Portugal, promovido pela plataforma Netflix com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

De acordo com informação divulgada hoje pelo ICA, a lista de candidaturas admitidas apresenta 1.198 projetos, nomeados apenas com o título -- há 18 sem título -, sem identificação da respetiva autoria.

A parceria entre o ICA e a plataforma de streaming Netflix, anunciada em abril passado, pretende apoiar, com 155 mil euros, "os dez melhores projetos" de séries de ficção ou documentário, apresentados por "argumentistas e autores residentes em Portugal".

Segundo o regulamento, haverá uma pré-seleção por um júri português, mas será a plataforma Netflix a selecionar os projetos a serem financiados, atribuindo 25 mil euros a cada um dos cinco melhores e seis mil euros a cada um dos restantes.

Este apoio financeiro foi anunciado numa altura em que o setor do audiovisual estava também praticamente paralisado por causa da pandemia da covid-19, com adiamento ou cancelamento de rodagens, que estão agora a ser lentamente retomadas.

Em março, a revista Variety anunciava que a plataforma de streaming iria criar um fundo de 100 milhões de dólares (92 milhões de euros) para apoiar "profissionais da comunidade criativa que ficaram sem emprego e sem recursos, durante a crise causada pelo novo coronavírus".

19h25 - Governo aprova fusões para criar para banco de fomento de apoio às empresas

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai aprovar na quinta-feira a fusão da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), do Sistema Português de Garantia Mútua (SPGM) e da PME Investimento para criação do novo banco de fomento.

António Costa comunicou este passo do Governo na Assembleia da República, no encerramento do debate do Orçamento Suplementar para 2020.

"O Conselho de Ministros aprovará já na quinta-feira um conjunto de diplomas necessários para combater a burocracia, agilizar o Estado e reforçar a sua capacidade de preparar a retoma económica. Para além das matérias que serão objeto de proposta de lei, a apresentar a esta Assembleia da República, em matéria de contratação pública e de simplificação administrativa, o Governo aprovará também o diploma que procede à fusão da IFD, da SPGM e da PME Investimento", disse.

Com estas fusões, segundo o primeiro-ministro, o objetivo do Governo é criar "um verdadeiro banco de fomento, que possa apoiar diretamente as empresas sem necessidade de intermediação do sistema bancário".

19h15 - São Tomé e Príncipe regista mais 12 novos casos e sobe total para 683

São Tomé e Príncipe registou hoje mais 12 novos casos positivos de covid-19, aumentando para 683 o número de infeções acumuladas no país, indicou o Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim diário relativo à situação do novo coronavírus em São Tomé e Príncipe, hoje divulgado pela porta-voz do ministério, Isabel dos Santos, foram realizados nas últimas 24 horas, 52 testes rápidos, "12 dos quais deram positivos".

Os casos recuperados aumentaram para 188, e dois dos 14 pacientes que se encontravam internados no hospital de campanha, que funciona no Centro de Estágio da Federação São-tomense de Futebol, receberam alta.

O boletim indica ainda que o número de pessoas em isolamento domiciliar aumentou para 471.

Os pacientes suspeitos nos serviços sintomáticos respiratórios diminuiu para dois e o número de óbitos mantém-se em 12, enquanto o único cidadão que se encontrava em isolamento domiciliar na ilha do Príncipe retomou a sua vida normal.

Hoje, o Governo da Região Autónoma do Príncipe solicitou o apoio ao Governo central para a realização de testes de forma maciça na ilha.

"O Conselho do Governo da Região Autónoma do Príncipe solicita o apoio do Governo central para a realização de testagem massiva ou por grupos alvos, na Região Autónoma do Príncipe", refere um comunicado deste órgão, assinado pelo assessor de imprensa, Teobaldo Cabral.

19h10 - Governo desaconselha aos portugueses férias fora da Europa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sugeriu hoje que os portugueses privilegiem as férias em território nacional e desaconselhou as viagens para fora do espaço europeu e para destinos exóticos e sem ligações frequentes a Portugal.

"Desaconselham-se viagens para destinos fora do espaço europeu, sobretudo para outros destinos sem ligações fáceis e frequentes a Portugal, e muito em especial deslocações para destinos exóticos e/ou viagens não organizadas, sugerindo-se a preferência por férias em território nacional", lê-se num comunicado hoje divulgado pelo MNE, em que dá conta da disponibilização, no Portal das Comunidades, de dois folhetos sobre viagens ao estrangeiros e deslocações para Portugal.

"O folheto com recomendações sobre viagens indispensáveis ao estrangeiro nos próximos meses, destinado aos portugueses que pretendam viajar ao estrangeiro por razões profissionais ou em outras viagens que considerem essenciais informa sobre os cuidados necessários na preparação da viagem, o que o viajante deve saber para a efetuar, que constrangimentos pode encontrar e como superá-los, que apoios pode obter junto da rede consular e o que não constitui obrigação do Estado", refere a nota do ministério liderado por Augusto Santos Silva.

Para além deste folheto, disponível no Portal das Comunidades, o executivo colocou também um conjunto de informações para os emigrantes que pretendem passar as férias de verão em Portugal.

"No documento podem ser encontradas informações sobre as medidas adotadas no nosso país, deslocações por via terrestre e aérea, situação de quem acompanhar cidadãos nacionais a Portugal caso não tenha a nacionalidade portuguesa ou não seja residente em território nacional, eventuais constrangimentos ou as novas regras de acesso a locais públicos", aponta-se no texto.

19h00 - Sobe para 37 o número de casos positivos numa festa ilegal em Lagos


18h49 - Madeira continua a ter apenas um doente infetado

A Madeira mantém, há 42 dias, 90 casos de covid-19 já com 89 recuperados e apenas um ativo, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Até ao dia 16 de junho, mantém-se o total de 1.543 notificações de casos suspeitos de covid-19 contabilizadas na Região Autónoma da Madeira, dos quais 1.453 não se confirmaram", diz o Instituto, acrescentando que "90 casos de covid-19 foram confirmados e contabilizados, dos quais 89 são casos recuperados".

"O único caso ativo permanece em unidade hoteleira, sem necessidade de cuidados hospitalares", lê-se no comunicado.

No total, são 1.103 as pessoas acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, 439 das quais em vigilância ativa e 664 em autovigilância.

O total de amostras processadas no Laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde é, até à data, de 19.735, sendo que o número de utentes alvo de teste à covid-19 na região é de 17.768.

18h38 - Porto e Gaia recomendam adiamento do dérbi FC Porto

As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia, bem como operadores de transportes e responsáveis das forças de segurança, querem que o dérbi FC Porto e o Boavista, marcado para a noite de São João, seja adiado.

"Não podendo tomar medidas acerca da realização de jogos de futebol ou do funcionamento de determinadas superfícies comerciais, as entidades presentes vão pedir ao Governo que as assuma também, para que a tentação de festejos na noite de São João não venha a comprometer os resultados muito positivos que a região e as duas cidades em particular têm conseguido na luta contra a covid-19", lê-se numa nota publicada no site da autarquia do Porto.

O dérbi concelhio FC Porto - Boavista, a contar para a 28.ª jornada da I Liga portuguesa em futebol, está marcado para o Estádio do Dragão, às 21:15 de terça-feira, dia 23 de junho, noite tradicionalmente ligada às comemorações do São João nas cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.

18h25 - Pessoas com elevado grau de deficiência não têm que usar máscara ou viseira

As pessoas com deficiência intelectual, de desenvolvimento ou do espetro do autismo, com grau de incapacidade igual ou superior a 60% comprovado por atestado multiusos estão dispensadas do uso de máscara ou viseira nos locais que genericamente o exigem.

O Governo manifestou-se hoje preocupado com a falta de visibilidade da norma no decreto-lei 10-A de 2020, de medidas excecionais e temporárias no âmbito da pandemia de covid-19, e a qual exceciona as pessoas com graus elevados de deficiência do uso de máscaras e viseiras em locais públicos onde isso é exigido à generalidade dos cidadãos.

Em declarações à Lusa, a secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, disse que estas pessoas em particular são aqueles que, em consequência da sua deficiência, "não têm facilidade em compreender a necessidade do uso da máscara".

"Naturalmente, rejeitam a utilização de máscara neles próprios, sendo que em determinadas situações é difícil para eles aceitar a utilização de máscara por terceiros, mas especialmente neles é muito difícil conseguir chegar a uma fase em que se habituem ao uso da máscara e acabem por aceitá-la", disse.

Para além do problema que coloca aos próprios, há os constrangimentos no dia-a-dia dos familiares com pessoas com deficiência a cargo.

"Esta situação estava a ser um constrangimento designadamente para as famílias, porque viam-se inibidos de sair à rua, de utilizar transportes coletivos ou mesmo de entrar em determinados espaços públicos ou comerciais ou centros comerciais. Para estes cidadãos o uso de máscara está dispensado e deverão os próprios ou as suas famílias fazer-se acompanhar do respetivo atestado para comprovar esta situação que muitas vezes não é percetível à primeira vista", disse Ana Sofia Antunes.

Ao gabinete da secretária de Estado não chegou qualquer reporte de situações em que a entrada o utilização de espaços ou transportes públicos tenha sido negada a pessoas com deficiência por não estarem a usar máscara ou viseira, mas há uma preocupação com a perceção que existe um desconhecimento desta exceção legal.

18h05 - Número de óbitos diários e de novos casos sobem em Itália

Itália contabilizou 43 mortes associadas ao novo coronavírus e 329 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, os números diários mais altos registados esta semana, divulgou hoje a Proteção Civil italiana.

Estes dados representam uma subida em comparação com os valores de terça-feira, dia em que o país registou 34 óbitos diários e 210 novos contágios.

No total, e desde o início da crise da doença da covid-19 no país em 21 de fevereiro, Itália contabiliza 34.448 vítimas mortais.

Com a identificação dos 329 novos contágios em relação a terça-feira, Itália totaliza, até à data, 237.828 pessoas que estão ou estiveram infetadas com o novo coronavírus.

As autoridades italianas admitem que este número de novas infeções representa um aumento em relação aos valores dos últimos três dias, realçando, no entanto, que estão a ser realizados mais testes de rastreio (77.701) do que é habitual.

Em relação aos casos de infeção ativos neste momento no país, a Proteção Civil italiana destacou que já são menos de 24 mil.

São atualmente 23.925, com uma diminuição de 644 doentes em comparação a terça-feira.

Entre os novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas, 73% foram registados na Lombardia (norte de Itália), que continua a ser a região mais afetada do país.

Pessoas dadas como curadas e recuperadas no país são, neste momento, 179.455, um aumento de 929 em comparação ao dia anterior.

17h56 - Ponte Luís I fechada no São João do Porto e lojas de conveniência fechadas mais cedo

O encerramento na noite de São João da ponte Luís I é uma das medidas tomadas pelas câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia para uma noite que habitualmente leva milhares à rua, foi hoje anunciado.

Em nota publicada no seu 'site' oficial, a câmara do Porto indica que ficou decidida "a interdição da ponte Luís I (que faz a travessia sobre o rio Douro), tanto para circulação automóvel como pedonal em ambos os tabuleiros".

Na noite do dia 23 de junho, terça-feira da próxima semana, também as lojas de conveniência e dos serviços de transportes encerrarão mais cedo.

Estas são medidas anunciadas esta tarde, após uma reunião que serviu para "consolidar os procedimentos a assumir quanto à noite de São João" que juntou os presidentes da câmara do Porto e de Vila Nova de Gaia, e os responsáveis pela PSP, Polícia Municipal, Proteção Civil Municipal, Comboios de Portugal (CP), Metro do Porto e Sociedade Transportes Coletivos do Porto (STCP).

"As cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia têm tido notificações residuais de casos de covid-19, desde o início do mês de junho, estando o município do Porto há 12 dias sem qualquer caso reportado nos boletins da DGS (Direção-Geral da Saúde)", lê-se na publicação da autarquia liderada pelo independente Rui Moreira. (Lusa)

17h42 - Dexametasona só deve ser usado para casos graves

A Organização Mundial de Saúde alertou hoje que a dexametasona não é "um tratamento ou profilaxia" para o novo coronavírus, salientando que o esteroide testado com sucesso no Reino Unido só deve ser usado em doentes com casos graves de covid-19.

"Este é um dos muitos avanços de que vamos precisar para combater a covid-19", afirmou o diretor executivo do programa de emergências sanitárias da organização, Michael Ryan, em conferência de imprensa virtual a partir da sede da OMS, em Genebra.

16h55 - Alcobaça pede testes para trabalhadores das campanhas agrícolas no Oeste

O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, apelou hoje ao Governo para que sejam feitos testes aos trabalhadores temporários contratados para as campanhas agrícolas na região Oeste, para minimizar o risco de propagação da pandemia de covid-19.

A vinda de "milhares de trabalhadores para a região, sem a realização de testes, pode tornar-se numa situação gravíssima", alertou hoje Paulo Inácio (PSD), defendendo a "obrigatoriedade de as autoridades acautelarem este cenário".

16h40 - Fed diz que EUA enfrentam recessão profunda e admite mais apoios

O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed) afirmou hoje que a economia dos EUA enfrenta uma recessão profunda com "incerteza significativa" devido à covid-19, garantindo que serão utilizados os meios ao seu dispor para mitigar o impacto.

16h08 - Portugal usa dexametasona mas aguarda mais informações de estudos

Portugal tem e está a usar dexatemasona, eventualmente em casos de covid-19, mas aguarda por "informação mais detalhada" sobre o estudo que considera o medicamento benéfico em infeções mais graves, revelou hoje o presidente do Infarmed.

"A dexametasona é um medicamento comum. Não se dirige especificamente à infeção por covid. O que demonstraram estes estudos, cujos primeiros dados foram divulgados, foi que, em doentes ventilados ou a precisar de oxigénio, com situações inflamatórias mais graves, há um efeito reduzido de mortalidade. É neste tipo de situação que parece que a dexametasona vai ser boa. O medicamento está em utilização no Serviço Nacional de Saúde", afirmou.

15h57 - Reino Unido com mais 184 vítimas mortais

No total, já morreram no Reino Unido 42.153 pessoas.

15h42 - Fernando Gomes diz que 'Champions' só foi possível pelo comportamento dos portugueses

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, disse hoje que só é possível Portugal receber a Liga dos Campeões devido ao "comportamento dos portugueses" no combate à covid-19.

"Em grande parte, digo-o com orgulho, receber estes jogos da 'Champions' só é possível pelo comportamento que os portugueses têm tido -- e precisam de continuar a ter -- no combate sem tréguas à pandemia covid-19", disse Fernando Gomes.

O dirigente máximo do futebol português destacou que receber os jogos da edição 2019/2020 da Liga dos Campeões é "de um valor extraordinário para Portugal", depois de a UEFA informar hoje que Lisboa será palco de uma final a oito.

A UEFA deixou em aberto a questão de uma eventual presença de público nos jogos, que decorrerão entre 12 e 23 de agosto, com o presidente do organismo, Aleksander Ceferin, a dizer apenas "que as coisas estão a mudar muito rapidamente".

15h20 - Suécia e viagens para 10 países europeus

A Suécia vai retirar a partir de 30 de junho o conselho para que não sejam realizadas viagens não essenciais para 10 países europeus: Grécia, Croácia, Espanha, Itália, Portugal, Eslovénia, França, Islândia, Bélgica, Suíça e Luxemburgo.

Para os outros países o conselho para que os suecos não façam viagens não essenciais mantém-se.

14h38 - 443 mil mortos e mais de 8,1 milhões de infetados no mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 443.821 pessoas e infetou mais de 8,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, de acordo com o balanço da France Presse, a partir de fontes oficiais.

Até às 12h00 de Lisboa, tinham morrido pelo menos 443.821 pessoas e havia mais de 8.192.130 infetados em 196 países e territórios.

Pelo menos 3.768.400 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A AFP adverte que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, uma vez que alguns países estão a testar apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte resultante do SARS-CoV-2 no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 116.963 e 2.137.731 casos, respetivamente. Pelo menos 583.503 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais atingidos são o Brasil com 45.241 mortes e 923.189 casos, Reino Unido com 41.969 mortes (298.136 casos), Itália com 34.405 mortes (237.500 casos) e França com 29.547 mortes (194.217 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 83.265 casos (44 novos entre terça-feira e hoje), incluindo 4634 mortes e 78.379 recuperações.

A Europa totalizou 189.155 mortes para 2.445.674 casos, Estados Unidos e Canadá 125.233 mortes (2.237.198 casos), América Latina e Caraíbas 83.704 mortes (1.749.676 casos), Ásia 26.307 mortes (907.066 casos), Médio Oriente 12.328 mortes (584.041 casos), África 6.963 mortes (259.712 casos) e Oceânia 131 mortes (8.768 casos).

14h20 - Menos de 5% de testes positivos à covid-19 entre os 400 trabalhadores da DHL da Azambuja

A empresa DHL Supply Chain, localizada na plataforma logística de Azambuja, no distrito de Lisboa, disse que as operações "prosseguem sem interrupções".

"Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a DGS (Direção-Geral da Saúde) para detetar e deter possíveis cadeias de infeção. Para proteger os nossos colaboradores, tomámos as precauções preventivas possíveis em todas as áreas, com base nas recomendações de saúde", aponta a empresa num comunicado enviado à agência Lusa.

Após a conclusão dos testes à covid-19 aos 400 trabalhadores que trabalham no armazém da DHL, a empresa garante que "o número de infeções é inferior a 5% da força de trabalho naquele local".

"Atualmente, as nossas operações no armazém da Azambuja prosseguem sem interrupção", refere a empresa.

14h01 - Doentes infetados em hospitais constituem menos de 1%

“As pessoas que se terão infetado em instituições de saúde constituem menos de um por cento do total de infetados”, garantiu Graça Freitas.

“Felizmente, em Portugal, a segurança nos estabelecimentos de saúde tem sido bastante boa”, acrescentou a diretora-geral da Saúde.

13h59 - Profissionais de lares têm “uma responsabilidade acrescida”

Ainda sobre o surgimento de surtos em alguns lares, nomeadamente em Cinfães, Graça Freitas sublinha que “temos que apostar muito na prevenção”, uma vez que as pessoas idosas estão circunscritas a um ambiente fechado “e se são infetadas é porque alguém do exterior traz essa infeção e muitas vezes são os profissionais”.

A diretora-geral da Saúde relembrou, por isso, que os profissionais dos lares “têm uma responsabilidade acrescida, uma vez que foram testados e são responsáveis pela saúde de pessoas debilitadas, vulneráveis e com uma maior probabilidade de desenvolver doenças mais graves”.

Graça Freitas recordou que o vírus ainda não desapareceu e continua a circular e, por isso, “a prevenção é sempre a melhor estratégia possível”.

“Temos de continuar a ter regras de comportamento”, apelou a diretora da DGS.

13h51 - Gastos na saúde foram proporcionais à evolução da pandemia

Sobre a estimativa da verba gasta pelo SNS em equipamentos de proteção e de testes para os profissionais de saúde, Lacerda Sales afirmou ser “difícil” dar um valor, considerando que está em “permanente evolução”.
“Os gastos foram proporcionais à evolução da pandemia, sendo que nunca houve qualquer tipo de condicionamento financeiro”, clarificou.

O secretário de Estado recordou que ainda está a ser discutido o Orçamento Suplementar do Orçamento de Estado para 2020 e que “houve um reforço muito significativo” no financiamento do SNS e na “abordagem à pandemia”.

13h45 - Presidente do Infarmed com boas expectativas relativamente à dexametasona

Questionado na conferência de imprensa após cientistas de Oxford confirmarem a eficácia da dexametasona na profilaxia de doentes de covid-19, o presidente do INFARMED, Rui Santos Ivo, sublinhou a utilidade deste medicamento em doentes com situação mais grave ou que estejam ventilados.

Essa é uma situação que não descarta que esteja já a acontecer em Portugal.

“Estamos a falar de um medicamento que está autorizado há muitos anos, desde os anos 60, e de utilização comum em várias situações, nomeadamente pelas suas características anti-inflamatórias", acrescentou.

O presidente do Infarmed saudou a descoberta recente da adequação da dexametasona ao tratamento dos doentes covid-19, já que é “um medicamento conhecido (…) muito usado”.

"Os nossos profissionais poderão, nas situações que considerem adequado, utilizar este medicamento", afirmou. Acreditando que é um medicamento que oferece garantias aos médicos, Rui Santos Ivo disse que é também tempo de “esperar pelos dados e escrutínio científico”.

13h39 – Surto em Aljubarrota está a ser acompanhado

Relativamente ao novo foco de Covid-19 em Aljubarrota, o secretário de Estado da Saúde afirmou que tem mantido o contacto com a autarquia e que foram fechadas a creche e a pré-escola para controlar o surto.

Embora estejam já confirmados mais de 35 casos de infeção, Lacerda Sales considera que é um surto “circunscrito” e que vai continuar a ser acompanhado.

13h25 – “Os testes não são uma vacina”

“Os testes não são uma vacina. Os testes não são um tratamento, são apenas uma fotografia do momento”, sublinhou Graça Freitas. “Portanto, as pessoas que forem testadas têm uma obrigação ainda maior de depois de terem testado negativo, se protegerem e protegerem os outros”, acrescentou a diretora-geral da Saúde.

“Não vale a pena testar se depois não se seguirem as regras para minimizar a infeção”, reiterou.

A diretora da DGS comentava o surto identificado num lar da Misericórdia de Aljubarrota, em Alcobaça, e deixou um apelo aos funcionários dos lares: “Todas as pessoas dos lares e trabalhadores que tiveram a oportunidade de ser testados, têm uma responsabilidade acrescida de se manterem não só não infetados, como não transmitir a infeção a utentes que são mais vulneráveis”.

“Quem é testado negativo hoje, pode ficar positivo e transmitir a infeção”, relembrou Graça Freitas.

13h23 – Champions pode realizar-se com segurança em Portugal

Ainda relativamente às questões sobre a Champions, António Lacerda Sales começou por dizer que a Direção-geral da Saúde e a Federação Portuguesa de Futebol têm trabalhado para a retoma dos campeonatos da liga europeia.

O trabalho da DGS tem sido “muito profícuo”, o que se tem visto pela “evolução natural que com certeza dá confiança aos organismos internacionais para poderem trazer para Portugal esta competição europeia”.

“Esta estreita articulação entre a DGS e FPF é contínua”, explicou Lacerda Sales. “Vem da retoma do campeonato nacional, mantém-se nesta organização também como os organismos internacionais, com a máxima segurança”, por isso, “será uma boa decisão dos organismos europeus trazer para Portugal a Champions”.

13h21 - Casos detetados no IPO de Lisboa "devem-se" ao seu plano de testagem

Questionada sobre a possibilidade de existência de um surto no IPO de Lisboa, Graça Freitas revelou que a instituição tem um plano de testagem “que já levou a que tenham sido feitos seis mil testes a profissionais de saúde e a doentes, mas também a prestadores externos, ou seja, trabalhadores que vão prestar serviço ao IPO”.

“No âmbito deste plano, o IPO detetou, de facto, casos”, disse a diretora-geral da Saúde, confirmando que começaram por ser detetados dois casos de infeção entre profissionais de saúde, ambos assintomáticos.

Graça Freitas afirmou que posteriormente “foram identificados mais doentes e profissionais infetados”, mas não revelou números, remetendo para um comunicado que será divulgado pelo IPO de Lisboa.

A diretora-geral da DGS quis deixar uma “palavra de grande tranquilidade aos doentes do IPO de Lisboa”, assegurando que todos os que testaram positivo naquela instituição estão estáveis e foram transferidos para outros hospitais.

13h17 - Respostas sociais permitiram “libertar camas” do SNS

Desde o início da pandemia foram transferidos mais de 5300 doentes dos hospitais do SNS para Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e foram contabilizadas 550 respostas sociais, o que permitiu “libertar camas hospitalares”, revelou o secretário de Estado.

O SNS continua a trabalhar no sentido de dar respostas adequadas às “diferentes fases da pandemia”.

Nesse sentido, Lacerda Sales anunciou ainda que “a prescrição de tratamentos termais no SNS estará disponível durante o dia de hoje”, o que representa uma “boa notícia para recuperação da normalidade” dos serviços.

Referindo-se aos novos estudos sobre medicamentos para a Covid-19, o secretário de Estado garante que as autoridades acompanham “com entusiasmo mas também cautela”.

13h15 – Graça Freitas considera que modelo aplicado no campeonato resultará na “Champions”

Sobre a realização da “final a 8” da Liga dos Campeões em Lisboa, Graça Freitas considera que o campeonato nacional de futebol tem sido um “exemplo excelente” e tem decorrido “sem incidentes e com segurança”.

Portanto, a diretora-geral da Saúde considera que “este modelo que tão bem tem resultado com a Federação Portuguesa de Futebol para o campeonato português, obviamente também resultará para a “Champions”.

“Se corre bem para o nosso campeonato nacional, também correrá bem para as outras provas”, reiterou. Graça Freitas sublinhou que “o nosso país é um país seguro” e que a situação em Lisboa está a ser isolada e continua também a ser uma região segura.

13h05 – Casos em Lisboa levaram ao aumento dos internamentos

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a região onde se registam, nas últimas semanas, mais novos casos diários e, embora a maioria dos infetados apresente “sintomas ligeiros”, o secretário de Estado António Lacerda Sales afirmou ser “natural que haja um ligeiro aumento dos internamentos”.
Entre os dias 1 e 16 de junho, registaram-se 4153 casos nesta região, tendo-se refletido numa redução de seis por cento dos doentes em enfermaria, mas num aumento de sete por cento de doentes em Cuidados Intensivos.

“Estes números estão dentro do expectável”, garantiu o secretário de Estado da Saúde, e “não representam uma sobrecarga nos serviços de saúde”.

13h03 – Região de Lisboa e Vale do Tejo com 40% do total de testes à covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais um morto devido à Covid-19 e 336 novos casos de infeção. Dos 37.672 casos confirmados, registam-se esta quarta-feira 12.569 casos ativos de Covid-19 no país e um total de 1523 óbitos.

Dos casos ativos atualmente, 96,5% estão a recuperar em domicílio e 3,4% encontram-se em internamento – 0,5% em Cuidados Intensivos e 2,9% em enfermaria.

Considerando os dados relativos aos óbitos, a taxa de letalidade global é de 0,4% e a taxa de pessoas com idades superiores a 70 anos é de 17,4%.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região que mais preocupa as autoridades de saúde tendo registado 288 novos casos, ou seja, 84% das infeções confirmadas nas últimas 24 horas. Esta região representa “cerca de 40 por cento do total de testes diagnóstico feitos por dia em Portugal”, esclareceu o Secretário de Estado da Saúde.

13h01 - Portugal tem hoje mais 1 morto (para um total de 1523), 336 casos (37672) e 368 recuperados (23580).

12h41 - Dois portugueses morrem na África do Sul vítimas de covid-19

Dois cidadãos portugueses morreram por covid-19 na Cidade do Cabo, adiantou à Lusa fonte da comunidade naquela cidade sul-africana.

Um homem de 67 anos, natural de Lisboa, morreu no passado domingo numa unidade hospitalar na Cidade do Cabo, onde se encontrava hospitalizado.

Segundo as pessoas que o conheciam, este português radicou-se na África do Sul ainda muito jovem depois de uma passagem por Luanda. Na África do Sul, distinguiu-se como empresário na indústria da informática e era uma pessoa "muito considerada" na comunidade.

A segunda vítima portuguesa que faleceu por covid-19 na Cidade do Cabo é uma mulher de 83 anos, disse à Lusa a mesma fonte. Natural da Cidade do Cabo, esta portuguesa era filha de imigrantes oriundos da Ilha da Madeira e encontrava-se num lar de idosos em Panorama, arredores da Cidade do Cabo.

A fonte das comunidades portuguesas sublinhou à Lusa que a propagação da pandemia da covid-19 continua a crescer no Cabo e que os portugueses se encontram em situação "muito vulnerável" devido às profissões liberais que desempenham, nomeadamente no ramo do comércio, distribuição e setor das pescas.

12h19 - Sobe para 26 número de infetados em lares de Cinfães

Há pelo menos 26 pessoas infetadas com covid-19 em dois lares da Santa Casa da Misericórdia em Cinfães: 11 utentes e 15 funcionários, de uma população total de 121 pessoas.


Entretanto, realizaram-se testes generalizados, aguardando-se agora metade dos resultados, de acordo com o presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco.

O autarca explica que foram já tomadas medidas e que foram isolados os casos positivos. Nenhum foi hospitalizado e a maioria está mesmo assintomática ou com sintomas muito ligeiros.

12h05 - INE confirma expressão "praticamente nula" da atividade turística em abril

O Instituto Nacional de Estatística confirma a expressão "praticamente nula" da atividade turística em abril, com os hóspedes em alojamento turístico a diminuirerm 97,4% e as dormidas 97%, em termos homólogos, devido à pandemia.

Na estimativa rápida publicada em 29 de maio, o INE tinha estimado um recuo de 97,1% nos hóspedes em alojamento turístico (hotelaria, alojamento local com 10 ou mais camas e turismo no espaço rural/de habitação) e de 96,7% das dormidas em abril face ao mês homólogo do ano passado.

"A informação deste destaque, respeitante a abril, reflete efeitos da pandemia covid-19, quer no comportamento da atividade turística, quer na quantidade de informação primária disponível para a compilação dos resultados apresentados".

11h43 - Bruxelas apresentou estratégia para acelerar desenvolvimento de vacina

A Comissão Europeia apresentou esta manhã uma estratégia europeia para acelerar o desenvolvimento e facilitar o acesso universal a uma vacina contra a covid-19.

Bruxelas espera que, no prazo máximo de 18 meses, uma vacina esteja no mercado e quer garantir que esta chegue a todos os cidadãos, propondo para isso um esforço conjunto liderado pela União Europeia.

11h41 - Lar da Misericórdia de Cinfães com pelo menos 12 pessoas infetadas

Entre os casos positivos estão utentes e funcionários da instituição, como confirma à Antena 1 o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos.

Todas as 120 pessoas que frequentam o espaço foram sujeitas a testes, por isso o município admite que o número de casos de contágio possa vir a aumentar.

Contactada pela Antena 1, a Administração Regional de Saúde do Norte assume a existência de contágios, mas não adianta números.

11h35 - Rússia regista novos 7.843 casos, balanço mais baixo desde 1 de maio

O número de novos casos de covid-19 durante as últimas 24 horas é de 7.843, cifra diária mais baixa desde 1 de maio. Dos casos que foram diagnosticados no último dia, 2.994 são assintomáticos.

No total, morreram da doença 7.847 pessoas e 533.301 foram infetadas, sendo que 10.036 receberam alta hospitalar nas últimas 24 horas.

A Rússia é o terceiro país com o nível mais alto a nível mundial em relação ao número de casos de covid-19, ultrapassado pelo Brasil e pelos Estados Unidos e a região de Moscovo é a zona mais afetada do país.

No último dia morreram em Moscovo 48 pessoas, na mesma altura em que as autoridades se mostraram dispostas a levantar as restrições impostas para conter a pandemia, com a abertura de esplanadas de cafés e restaurantes, museus e o jardim zoológico. Para muitos especialistas, o "desconfinamento" na capital é precipitado.

11h21 - Números de novos casos e de mortes voltam a subir na Bélgica

O número de novos casos de covid-19 no país aumentou para 89 nas últimas 24 horas e o de mortes para 13. De acordo com o boletim epidemiológico, total de infeções vai em 60.244.

As autoridades belgas divulgaram ainda um aumento de mortes para 13 (quatro mortes terça-feira), o que faz subir o balanço para as 9.675.

Nas últimas 24 horas, foram hospitalizadas 24 pessoas, (num total de 17.663), enquanto outras 57 tiveram alta hospitalar (o que perfaz 16.684).

11h15 - Residência de Putin equipada com câmara desinfetante

As autoridades russas instalaram uma câmara desinfetante que asperge os visitantes e todos os produtos que transportam quando acedem à residência do Presidente Vladimir Putin para evitar os perigos de contaminação de covid-19. Após o início da pandemia, Putin passou a trabalhar numa residência localizada em Novo-Ogoriovo, arredores de Moscovo.

Com o objetivo de proteger o Presidente da contaminação pelo novo coronavírus, os visitantes têm de passar através de um aparelho que os asperge com um produto desinfetante, de acordo com as imagens que foram divulgadas hoje pelos jornalistas na conta da rede social Twitter da agência pública Ria Novosti.

Segundo as autoridades de Penza, onde o aparelho foi fabricado, a câmara desinfetante "garante a segurança do chefe de Estado e de todos os que se encontram na residência".

O fabricante da máquina é especializado em dispositivos de limpeza automatizados para o setor da indústria. O aparelho que foi instalado na casa de Putin mede também a temperatura dos visitantes e está equipado com tecnologia de reconhecimento facial, de acordo com o fabricante.

10h56 - O dia de um refugiado em tempos de pandemia

Nhial Deng, do Sudão do Sul, vive no campo de refugiados de Kakuma, no Quénia. A pandemia passou a condicionar também a vida de muitos milhares de deslocados, como é o caso de Nhial Deng.

10h45 - Bruxelas agiliza estratégia para UE ter vacina num ano

A Comissão Europeia apresentou uma estratégia para acelerar o desenvolvimento, fabrico e comercialização de vacinas contra a covid-19 na União Europeia, visando conseguir tratamentos "seguros e eficazes" dentro de um ano, "se não antes".

"O desenvolvimento da vacina é um processo complexo e demorado, [mas] com a estratégia hoje adotada, a Comissão apoiará os esforços para acelerar o desenvolvimento e a disponibilidade de vacinas seguras e eficazes num prazo de entre 12 e 18 meses, se não antes", indica esta quarta-feira o executivo comunitário.

Observando que "a concretização deste complexo processo exige a realização de ensaios clínicos em paralelo com investimento na capacidade de produção para poder produzir milhões, ou mesmo milhares de milhões, de doses de uma vacina bem-sucedida", a instituição garante estar "plenamente disponível para apoiar os esforços dos criadores de vacinas".

Após os ministros europeus da Saúde terem incumbido o executivo comunitário de apresentar esta estratégia, a instituição vem hoje apresentar a sua proposta para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, que passa desde logo por "assegurar a produção de vacinas na UE [...] através de acordos de aquisição prévia com os produtores de vacinas através do Instrumento de Apoio de Emergência", no valor de 2,7 mil milhões de euros, verba à qual se podem somar empréstimos do Banco Europeu de Investimento.

A estratégia passa, também, por "adaptar o quadro legislatório da UE à urgência atual e utilizar a flexibilidade regulamentar existente para acelerar o desenvolvimento, a autorização e a disponibilidade de vacinas", o que inclui um procedimento regulamentar mais acelerado do que o normal.

10h15 - Equipa da GNR procede à desinfeção de lar em Aljubarrota

Decorrem já os trabalhos de desinfeção do Lar em Aljubarrote, onde 29 utentes e 10 funcionários foram infetados pelo novo coronavírus, por uma equipa especializada da GNR.


10h12 - Surto de covid-19 em lar de Aljubarrota

Vinte e nove idosos e dez funcionários do lar da Misericórdia de Aljubarrota, em Alcobaça, estão infetados com o novo coronavírus. No mesmo local funciona também uma creche que já foi encerrada.


10h05  Novo foco em Cinfães

A câmara de Cinfães revela a existência de pelo menos 12 pessoas infectadas na Santa Casa da Misericórdia.

Entre os casos positivos, estão utentes e funcionários da instituição. Todas as 120 pessoas que frequentam o espaço foram sujeitas a testes, pelo que o município admite um provável aumento do número de casos de contágio.

Ouvido há instantes pela Antena 1, Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, confirma este surto em Cinfães, no distrito de Viseu.

9h49 - Covid-19 empurra economia timorense 6% para baixo

A economia timorense já recuou pelo menos 6% este ano, devido aos efeitos da pandemia da covid-19 e ao menor gasto público, segundo um estudo preliminar do Banco Central de Timor-Leste (BCTL).

"A economia registou uma queda de cerca de 6% devido ao facto de a atividade económica não ter retomado a normalidade", explicou Abraão de Vasconcelos, governador do banco central timorense.

9h41 Espanha vai homenagear vítimas e funcionários de saúde

Espanha realiza dentro de um mês, a 16 de julho, uma cerimónia oficial em homenagem às vítimas da covid-19 e aos funcionários públicos que lutaram contra a pandemia, anunciou o primeiro-ministro, Pedro Sánchez.

A cerimónia será presidida pelo rei Felipe VI e contará com a presença do Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. Estarão também presente o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, o Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell.

As instituições espanholas já haviam cumprido 10 dias de luto oficial em memória dos falecidos da pandemia de covid-19. O último balanço indica que morreram em Espanha 27.136 pessoas, em mais de 244 mil casos de infeção.

9h34 - Macau com quarentena obrigatória para quem chega de Pequim

Macau acaba de anunciar uma quarentena obrigatória à entrada no território a quem nos últimos 14 dias tenha estado em Pequim, numa altura em que a capital chinesa regista um surto da covid-19.

"A partir das 12:00 horas (5:00 em Lisboa) do dia 17 de junho, todos os indivíduos que nos últimos 14 dias anteriores à entrada em Macau tenham estado em Pequim, serão sujeitos a uma observação médica por um período de 14 dias", indicou o Governo de Macau, sublinhando que "os infratores podem estar sujeitos à medida de isolamento obrigatório, além da eventual responsabilidade criminal".

É uma decisão tomada na sequência da nova vaga de casos da covid-19 em Pequim, que registou 137 novos casos nos últimos cinco dias, infeções relacionadas com o principal mercado abastecedor da capital chinesa, que há quase dois meses não diagnosticava um caso.

9h31 - UE e ONG apoiam pessoas vulneráveis em Timor-Leste

A União Europeia e cinco organizações não-governamentais internacionais associaram-se hoje a organizações timorenses para dar apoio a alguns dos setores mais vulneráveis da população, no quadro de resposta à pandemia da covid-19.

9h21 - Presidente das Honduras está infetado

Juan Orlando Hernández anunciou estar infetado com o novo coronavírus, tal como a mulher, Ana García.

"Durante este fim de semana comecei a sentir algum mal-estar e hoje recebi o diagnóstico de que fui contagiado com covid-19", declarou Hernández, num anúncio divulgado pelos meios de comunicação na terça-feira.

O chefe de Estado, de 51 anos, disse ter "sintomas leves" e que vai continuar a exercer as funções presidenciais através de teletrabalho.

O Presidente das Honduras e a mulher são o primeiro casal presidencial na América Latina a contrair a doença. Desde o início da pandemia, as Honduras registaram mais de 9.600 casos de infeções e 330 mortes.

8h55 - Mais de mil voos cancelados em Pequim

As autoridades cancelaram já mais de mil voos na capital chinesa devido ao novo surto de covid-19. Escolas receberam também ordem de encerramento e algumas zonas da cidade foram isoladas.

O reaparecimento de focos da doença em Pequim na última semana voltou a suspender uma normalidade que os chineses procuravam reinstalar no país. Com mais 31 casos, desde a última quinta-feira há já um total de 137 novos infetados, naquela que pode ser o pior foco desde fevereiro.

8h43 - Covid-19. Inquérito revelou que jornalistas estiveram na linha da frente

Um estudo académico conclui que os jornalistas portugueses estiveram na linha da frente, ao lado dos médicos, dos enfermeiros e das autoridades sanitárias, e que contribuíram para o sucesso do combate à pandemia em Portugal. Esse trabalho de campo foi desenvolvido por investigadores das Universidades do Minho e do Porto.

8h30 - Subiu para 39 o número de casos confirmados de covid-19 no Lar da Misericórdia de Aljubarrota

O presidente da Câmara de Alcobaça revela que já são conhecidos os resultados de todos os testes realizados ontem. O surto conta agora com 39 pessoas infetadas: 29 idosos e 10 funcionários da instituição, adianta o autarca Paulo Inácio.


8h01 - Nova Zelândia entrega controlo das fronteiras ao exército

A primeira-minista da Nova Zelândia entregou esta quarta-feira a vigilância nas fronteiras ao exército, após terem sido detetados novos casos de Covid-19 no arquipélago.

"Creio que precisamos do rigor, da confiança e da disciplina que o exército pode fornecer", afirmou Jacinda Ardern aos jornalistas, um dia depois de terem sido identificados dois casos da doença e ao fim de 24 dias sem novas infeções.

Na terça-feira, as autoridades neozelandesas anunciaram que duas mulheres recentemente chegadas do Reino Unido saíram prematuramente da quarentena sem serem testadas, apesar de apresentarem sintomas ligeiros da Covid-19.

As duas foram já encontradas e diagnosticadas como portadoras do novo coronavírus.

Ardern considerou "totalmente absurdo" que as duas não tivessem sido testadas antes e afirmou que os controlos fronteiriços deviam ser reforçados para garantir que esta situação não se repita.

Desde o início da epidemia, o arquipélago do Pacífico Sul, com uma população de cinco milhões de habitantes, registou 1154 casos e 22 mortos.

7h55 - Cientistas de Oxford confirmam eficácia da Dexametasona

Um dos coordenadores do ensaio clínico desenvolvido em Oxford acredita que se este tivesse sido posto em prática mais cedo poderiam ter sido salvas cinco mil vidas.
Martin Landray diz que este teste clínico está a quebrar todos os recordes de velocidade e de escala.

7h11 - Índia soma dois mil mortos num só dia

O aumento do número de casos deve-se, em parte, aos números revistos em Bombaim, a cidade mais atingida pela doença gerada pelo SARS-CoV-2, e onde as autoridades acrescentaram 832 mortes ao balanço diário, por causa de "falhas" na contagem.

A capital Nova Deli, onde a situação sanitária está igualmente a agravar-se, registou 400 mortes em 24 horas.

Confrontado com uma economia enfraquecida, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, levantou no início deste mês a maioria das medidas para travar a propagação da doença, impostas a 1,3 mil milhões de habitantes.

O desconfinamento tem lugar numa altura em que a epidemia não mostra sinais de abrandamento. A Índia regista cerca de 11 mil novos casos por dia, contando com um total de mais de 354 mil infeções.

6h44 - Ponto de situação

Vinte e sete idosos e seis funcionários do lar da Misericórdia de Aljubarrota, em Alcobaça, estão infetados com o novo coronavírus.A autarquia pediu a intervenção da GNR para desinfetar todo o edifício.


O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça afirma que os números são "preocupantes" e que ainda falta conhecer o resultado de mais de meia centena de testes.

Foi determinado o encerramento da creche que estava a funcionar no mesmo edifício do lar.


O presidente da Câmara local explica que o surto foi conhecido no fim de semana, quando dois utentes tiveram de ir ao Hospital de Leiria e realizaram o teste para despistar o novo coronavírus.
Lagos é epicentro de surto de Covid-19 no Algarve

Há 16 casos positivos de infeção pelo SARS-CoV-2 em Lagos, incluindo duas crianças.

Duas pessoas, de 27 e 39 anos, estão internadas no Centro Hospitalar e Universitário do Algarve.
O foco de contágio terá começado numa festa de aniversário que, a 7 de junho, juntou dezenas de pessoas num clube desportivo.

A Câmara Municipal de Lagos explica que estão a ser identificadas as possíveis cadeias de contágio. Até agora, as autoridades de saúde já realizaram mais de uma centena de testes.
Infeções entre bombeiros de Samora Correia

Em Samora Correia, no concelho de Benavnte, dez bombeiros da corporação local estão infetados com o novo coronavírus.Os serviços externos estão a ser realizados pelos bombeiros de Benavente e de Vila Franca de Xira.  


Cinco elementos estão em isolamento no quartel, incluindo o comandante. Os restantes estão em casa, onde permanecem também por prevenção outros elementos da corporação.

Os resultados dos testes efetuados a 40 bombeiros foram conhecidos ontem ao final do dia.

A corporação acionou o plano de contingência: quartel, viaturas e equipamentos foram desinfetados.
O quadro em Portugal
De acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de terça-feira, há mais 300 pessoas infetadas com o novo coronavírus em Portugal.

Duzentos e trinta e seis casos foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, o que corresponde a 87 por cento.
No total, desde o início da pandemia, o país tem registo 37.336 infetados.

Morreram mais duas pessoas, para um total de 1552. Foram dadas como recuperadas da Covid-19 23.212.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 438 mil mortos e infetou mais de oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, de acordo com o balanço da agência France Presse, coligido a partir de fontes oficiais.

A China, país de origem da pandemia, diagnosticou 44 novos casos nas últimas 24 horas, incluindo 31 em Pequim. Foi num principal mercado abastecedor da capital chinesa que surgiu este novo surto.
Pequim aumentou o nível de emergência na terça-feira, visando conter a disseminação do surto, que somou 137 casos nos em seis dias.