Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro A. Pina - RTP

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimento sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações




23h11 - Brasil regista 92.475 mortos e 2,6 milhões de infetados

O Brasil regista esta sexta-feira um total de 92.475 mortes e 2.662.485 infeções provocadas pelo novo coronavírus, anunciou o Governo.

Segundo um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde brasileiro, 52.383 casos e 1.212 óbitos foram notificados nas últimas 24 horas.

O executivo adiantou que 1.844.051 pessoas infetadas já são consideradas recuperadas, enquanto outras 725.959 permanecem sob acompanhamento.

21h50 - Inquérito serológico revela imunidade quase residual

Inquérito serológico realizado pelo Instituto Ricardo Jorge conclui que apenas 3% dos residentes em Portugal têm imunidade contra o novo coronavírus.


21h35 - Mais de mil contraordenações e 48 detenções por incumprimento das regras em julho

A GNR e a PSP realizaram entre 01 de julho até quinta-feira 1.056 autos de contraordenação e 48 detenções, por incumprimento das regras previstas no âmbito da situação de calamidade, contingência e alerta devido à pandemia de covid-19.

Segundo os dados destas duas forças de segurança, divulgados hoje em comunicado pelo Ministério da Administração Interna, dos 1056 autos, as infrações mais frequentes foram o incumprimento das regras de consumo de bebidas alcoólicas na via pública (500 autos), seguido do incumprimento das regras de ocupação nos locais abertos ao público (153) e a falta de uso de máscara nos estabelecimentos, salas de espetáculos ou edifícios públicos (137).

Estas autoridades indicaram ainda 117 autos por incumprimento do uso de máscara nos transportes públicos, 66 por aglomeração de pessoas, 56 por desobediência dos horários de funcionamento dos estabelecimentos.

Neste período, foram ainda encerrados 112 estabelecimentos e suspensa a atividade de outros 55, pelo incumprimento das regras de funcionamento (nomeadamente ao nível da possibilidade de abertura ao público, horário de funcionamento ou regras de permanência no espaço reservado a clientes).

Foram ainda efetuadas 48 detenções por desobediência ao acatamento das ordens emanadas pelas Forças de Segurança.

21h15 - OMS regista novo recorde mundial de casos de infeção

Esta sexta-feira foram registados mais 292.527 casos de infeção a nível mundial, um novo recorde diário.

Os países onde se observou o maior aumento foram os EUA, Brasil, Índia e África do Sul, onde se registou um total de 6.812 óbitos.

O anterior recorde de novos casos tinha sido registado pela OMS a 24 de julho, com 284.196 infeções.

20h45 - Bares e discotecas que retomem atividade podem ter 'lay-off' simplificado

O Governo esclareceu hoje que os estabelecimentos encerrados por decisão legal ou administrativa como os bares ou discotecas que decidam retomar a atividade parcialmente funcionando como cafés ou pastelarias podem continuar a recorrer ao ‘lay-off’ simplificado.

“As áreas governativas da Economia e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social informam que os estabelecimentos sujeitos a medida legislativa ou administrativa de encerramento podem continuar a aceder ao designado mecanismo de ‘lay-off’ simplificado”, começa por lembrar a nota do gabinete do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

“O recurso a este apoio continua também válido para estabelecimentos que, continuando encerrados por medida legislativa ou administrativa, possam, com base em outras atividades económicas, retomar parcialmente a sua atividade de acordo e em conformidade com a Resolução do Conselho de Ministros que declara a situação de contingência e alerta, no âmbito da pandemia da doença covid-19”, acrescenta o gabinete.

Assim, continua o ministério, “bares, outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo e estabelecimentos de bebidas com espaço de dança que entendam retomar a sua atividade enquanto cafés ou pastelarias, cumprindo as regras vigentes em cada território, poderão continuar a usufruir do mecanismo de ‘lay-off’ simplificado”.

A resolução do Conselho de Ministros aprovada na quinta-feira “renovou a declaração da situação de alerta e contingência, consoante o território em causa, deixando assim de vigorar a situação de calamidade em 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa”, lembra a mesma fonte.

A resolução determina que permanecem encerrados “os bares, outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo e os estabelecimentos de bebidas com espaço de dança”.

Porém, continua o gabinete de Siza Vieira, é dada a esses estabelecimentos a possibilidade de “funcionarem como cafés ou pastelarias, sem necessidade de alteração da respetiva classificação de atividade económica, desde que cumpridas todas as regras em vigor, designadamente as de higiene, saúde e segurança, e permaneçam inutilizados os espaços destinados a dança ou similares, ainda que possam ser ocupados com mesas destinadas aos clientes”.

20h12 - Argentina prolonga quarentena e adverte sobre reuniões sociais clandestinas

O Presidente argentino anunciou hoje a nona extensão da quarentena, a mais prolongada do mundo, que continuará até, pelo menos, 16 de agosto sem modificações nas restrições, mas com maior controlo e penalização sobre reuniões sociais clandestinas.

"Até o dia 16 de agosto, vamos manter as coisas como estão hoje. Nos últimos dias, notamos que o vírus está circular mais e detetamos maior quantidade de contágios com mais internamentos e mais mortes", anunciou o Presidente Alberto Fernández, a partir da residência oficial de Olivos, na região metropolitana de Buenos Aires.

A quarentena argentina será mantida sem modificações, mas com mais controlos, sobretudo no transporte público que continuará restrito às atividades consideradas essenciais como pessoal de saúde.

19h30 - França com novos casos acima dos 1.300 pelo terceiro dia consecutivo

As autoridades da saúde francesas registaram 1.346 novas infeções por Covid-19 esta sexta-feira, elevando o total de casos no país para 187.919.

Este é o terceiro dia consecutivo que França regista mais de 1.300 infeções diárias, o maioria aumento desde finais de abril.

De acordo com os últimos dados, 11 pessoas morreram nas últimas 24 horas, totalizando 30.265 óbitos.

19h20 - Fauci “cautelosamente otimista” numa vacina até ao final do ano

O principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, disse ao Congresso norte-americano que está “cautelosamente otimista” de que uma vacina “segura e eficaz” contra a Covid-19 esteja disponível até ao final de 2020.

“Esperamos que, na altura do final do outono e início do inverno, tenhamos de facto uma vacina que possamos dizer que será segura e eficaz. Nunca se pode garantir a segurança ou a eficácia sem fazer o teste, mas estamos cautelosamente otimistas de que será bem-sucedido”, anunciou Fauci.

Fauci disse estar céptico em relação à busca acelerada por uma vacina na Rússia e na China e sugeriu que os EUA não precisam de estar dependentes de outros países para obter a sua própria vacina:

“Eu espero que os chineses e os russos estejam realmente a testar a vacina antes de a administrarem a alguém. Não acredito que existam vacinas tão mais avançadas do que as nossas que nos fará depender de outros países para conseguirmos vacinas”.

19h05 - Efeitos da pandemia “serão sentidos nas próximas décadas”, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que os efeitos provocados pela pandemia serão sentidos durante décadas.

“É preocupante pensar que há seis meses atrás, quando recomendaram que eu declarasse emergência de saúde pública internacional, havia menos de 100 casos e nenhuma morte fora da China”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante uma reunião que decorreu esta sexta-feira.

“A pandemia é uma crise de saúde única no século, cujos efeitos serão sentidos nas próximas décadas”, acrescentou.

“Embora esteja a ser desenvolvida uma vacina a uma velocidade recorde, devemos aprender a conviver com este vírus e combatê-lo com as ferramentas que temos”, sublinhou Tedros.

18h52 - Governo grego prolonga confinamento nos campos de migrantes até final de agosto

O confinamento dos campos, que entrou em vigor em 21 de março, será prolongado até 31 de agosto “para prevenir o surgimento e a difusão de casos de coronavírus”, declarou o Ministério das Migrações.

A Grécia, com 203 mortos motivados pela covid-19, foi atingida de forma menos severa em comparação com outros países europeus, e ainda não foi registada qualquer morte nos campos de migrantes.

No entanto, a presença de 26.000 requerentes de asilo nos campos, com uma capacidade de acolhimento de menos de 6.100 lugares, e situados em cinco ilhas gregas do mar Egeu, constituiu uma fonte de tensões com a população local.

18h30 - Novos casos em França aumentam em 45% em apenas uma semana

As autoridades de saúde francesas confirmaram um “aumento acentuado” no número de casos de Covid-19 de 45 por cento em apenas uma semana.

O aumento foi particularmente acentuado na faixa etária entre os 20 e 30 anos, o que preocupa as autoridades.

O número de novos casos nas 24 horas anteriores foi de 1.377, uma pequena descida em relação ao dia anterior, que registou um novo recorde desde maio.

18h15 - Itália com aumento de novos casos com mais 379 num só dia

A Itália registou 379 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um ligeiro aumento face às últimas semanas, onde a média rondou entre 200 e 300, com o total de infetados a subir para 247.537, indicaram fontes oficiais.

Segundo os dados da Proteção Civil italiana, também no mesmo período, o total de mortes foi de nove, o que elevou para 35.141 os óbitos desde o início da pandemia, a 21 de fevereiro. Por outro lado, foram considerados curados 178 pacientes.

Por outro lado, o Instituto Superior de Saúde italiano admitiu que há “uma transmissão generalizada do vírus”, o que, sempre que ocorrem condições favoráveis, provoca também “surtos de dimensão considerável” e que, por vezes, estão associados à importação de casos de países estrangeiros.

“O número de casos de infeção, mesmo que esteja tudo sob controlo, mostra uma tendência em alta”, lê-se num comunicado do instituto.

17h25 - Bruxelas garante 300 milhões de doses de vacina de farmacêutica Sanofi

A Comissão Europeia anunciou hoje ter fechado conversações com a farmacêutica francesa Sanofi para um acordo de compra antecipada de 300 milhões de doses de uma futura vacina contra a covid-19 destinada à União Europeia (UE).

"A Comissão Europeia concluiu conversações com uma empresa farmacêutica para adquirir uma potencial vacina contra a covid-19", anuncia o executivo comunitário numa informação hoje divulgada.

Bruxelas indica que, "uma vez comprovado que a vacina (a ser desenvolvida pela francesa Sanofi) é segura e eficaz" contra o novo coronavírus, a instituição avançará com "um quadro contratual para a compra de 300 milhões de doses, em nome de todos os Estados-membros da UE".

Em causa está um acordo de compra antecipada que será financiado com o Instrumento de Apoio de Emergência, mas cuja verba não é mencionada.

Além da Sanofi, a Comissão Europeia continua em "prossegue intensas discussões com outros fabricantes de vacinas", de acordo com a nota de imprensa.

A presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, vinca no comunicado que a instituição está a "fazer tudo o que está ao seu alcance para assegurar que os europeus tenham acesso rápido a uma vacina que seja segura e os proteja do coronavírus", pelo que o anúncio de hoje é "o primeiro passo importante de uma Estratégia Europeia de Vacinas muito mais ampla".

"Mais se seguirá em breve", assegura a responsável alemã, indicando que a Comissão Europeia está em "discussões avançadas com várias outras empresas".

"Embora não saibamos hoje qual a vacina que funcionará melhor no final, a Europa está a investir num portfólio diversificado de vacinas promissoras, com base em vários tipos de tecnologias", o que "aumenta as nossas hipóteses de obter rapidamente um tratamento eficaz contra o vírus", adianta Ursula von der Leyen.

17h23 - Reino Unido regista 120 mortes e novo aumento do número de infeções

O número de mortes durante a pandemia covid-19 no Reino Unido aumentou hoje para 46.119 ao serem registadas 120 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

Na atualização de dados feita hoje, o ministério confirmou também a tendência de aumento do número de casos de infeção, ao serem diagnosticados 880 nas últimas 24 horas, o maior valor diário nas últimas semanas, aumentando o total registado até agora para 303.181 casos.

Na quinta-feira tinha sido registadas 38 mortes e 846 casos de contágio no Reino Unido.

17h21 - Lituânia impõe quarentena aos viajantes procedentes de 12 países da UE

A Lituânia incluiu hoje França na lista de países da União Europeia, na qual já figurava Portugal, cujos viajantes necessitam de cumprir uma quarentena de 15 dias à chegada ao território lituano no âmbito do combate à doença covid-19.

O anúncio foi feito pela responsável dos serviços de epidemiologia deste Estado báltico, Loreta Asokliene, que justificou a entrada de França nesta lista com o aumento de novos casos diários de infeção pelo novo coronavírus, que têm atingido a fasquia do milhar, verificado nos últimos dias no território francês.

Com a inclusão de França, são 12 os países da União Europeia (UE) que estão abrangidos por esta medida: Portugal, Espanha, Suécia, Bélgica, Roménia, República Checa, Bulgária, Luxemburgo, Croácia, Malta e Áustria.

Esta lista, segundo precisou a epidemiologista Loreta Asokliene, é composta por países nos quais a taxa de infeção ronda as 16 novas pessoas infetadas por cada 100 mil habitantes nos últimos 15 dias.

16h51 - Mais 56 novas infeções em Moçambique

O país registou nas últimas 24 horas 56 novas infeções pelo novo coronavírus, elevando o total para 1.864, mantendo-se com 11 mortos, anunciou o Ministério da Saúde de Moçambique.

16h35 - União Europeia doa 20 milhões de euros adicionais a Angola

O embaixador cessante da União Europeia em Angola anunciou hoje um apoio adicional de 20 milhões de euros para o país africano, no âmbito das medidas de alívio do impacto da covid-19, que o Governo poderá aplicar numa área à sua escolha.

O anúncio foi feito por Tomas Ulciny, que terminou o seu mandato de quatro anos em Angola e hoje se despediu do Presidente angolano, João Lourenço, no Palácio Presidencial, em Luanda.

"Angola faz parte do nosso programa de apoio orçamental e a União Europeia tem um pacote de 20 milhões de euros adicionais para uma área que vai ser escolhida pelo Governo", adiantou o checo, sublinhando que o valor pode ser aumentado no futuro e que vai ser transferido até ao final do ano.

Para o responsável europeu, além do valor financeiro, esta doação mostra a "confiança da União Europeia nas reformas em Angola" e serve como referência para as instituições financeiras.

16h16 - Percentagem de anticorpos é baixa porque epidemia não foi intensa

A coordenadora do Inquérito Serológico Nacional Covid-19 explicou que a percentagem da população portuguesa com anticorpos ao novo coronavírus é baixa porque Portugal não teve uma "epidemia intensa".

Segundo os resultados preliminares do estudo do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), a percentagem da população portuguesa com anticorpos (seroprevalência) à doença é estimada em 2,9%.

Para Ana Paula Rodrigues, estes valores indicam que houve "uma baixa circulação do novo coronavírus na população portuguesa muito provavelmente relacionada com as medidas de saúde pública instituídas logo no início da epidemia".

"Este valor encontra-se próximo de outros estudos que foram realizados a nível local no nosso país e também em linha com outros estudos internacionais", afirmou a investigadora na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à covid-19.

O estudo aponta que a seroprevalência de 2,9% na população portuguesa é "um valor inferior ao necessário para alcançar uma potencial imunidade de grupo", que, segundo a investigadora, será entre os 40 a 70% da população.

15h59 - Menos um milhão de consultas no primeiro semestre

Contando com as não presenciais, na primeira metade do ano realizaram-se menos um milhão de consultas do que no mesmo período de 2019, quando foram feitas 31 milhões, de acordo com a ministra da Saúde.

"Nenhum sistema de saúde ficou imune a uma pandemia deste tipo na sua capacidade de resposta às doenças não covid", sustentou Marta Temido.

"Quando incentivamos os contactos não presenciais, temos que melhorar as formas pelas quais os utentes podem aceder a estes atos", admitiu, afirmando que a telessaúde no Serviço Nacional de Saúde poderá ser uma das áreas a melhorar com os fundos europeus de recuperação económica da pandemia.

15h30 – “Nenhum sistema de saúde ficou imune à pandemia” e SNS não foi exceção

Questionada sobre uma notícia do jornal Público acerca da “atividade assistencial do Serviço Nacional de Saúde”, a ministra da Saúde sublinhou que “nenhum de sistema de saúde ficou imune a uma pandemia deste tipo naquilo que é a sua capacidade de resposta a alguns temas, às doenças, às patologias não-Covid”, sendo que o SNS não foi exceção.

Marta Temido esclareceu que, ainda assim, houve 2,8 milhões de consultas médicas não presenciais em cuidados de saúde primários durante o período em que houve a “necessidade de o Serviço Nacional de Saúde se concentrar na resposta específica às necessidades assistenciais decorrentes da Covid-19”.

Este facto levou a que houvesse menos um milhão de consultas num total que costuma ser de 31 milhões de consultas, de acordo com valores do ano passado.

15h22 - Empresas preveem queda de 13% este ano nas exportações de bens

As empresas exportadoras de bens preveem uma queda nominal de 13% nas suas exportações este ano, revendo em baixa em 15,1 pontos percentuais as perspetivas anteriores, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

A revisão em baixa resulta da atualização das expectativas para as exportações intra-União Europeia (-14,7 p.p., para -12,3%) e extra-UE (de -16,1 p.p., para -15,0%).

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as perspetivas reveladas pelas empresas no inquérito indicam um decréscimo de 11,8% em 2020, uma redução de 13,5 p.p. face à primeira previsão.

15h21 - Curados mais de metade dos utentes infetados no lar de Reguengos de Monsaraz

Mais de metade dos 80 utentes do lar de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que foram infetados com Covid-19 no surto detetado em junho encontram-se, agora, curados, informou hoje a Proteção Civil Municipal.

De acordo com a última atualização do boletim epidemiológico do concelho, ao final do dia de quinta-feira, havia 48 casos curados entre os utentes do lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), mais 14 do que no dia anterior.

O surto no lar provocou até quinta-feira 18 mortos, 16 utentes e uma funcionária do lar, além de um homem da comunidade.

15h19 - Mais de 673 mil mortos e 17 milhões de infetados em todo o mundo

A pandemia provocada pela Covid-19 provocou a morte de pelo menos 673.909 pessoas e infetou 17.352.910 em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela Agência France-Presse. Há pelo menos 9.992.800 pessoas consideradas curadas.

O balanço indica que, na quinta-feira, foram registadas 6.459 mortes e 290.986 novos casos no mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus últimos balanços foram os Estados Unidos (1.379 óbitos), o Brasil (1.129) e a Índia (779)

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, tanto em mortes como em casos, com 152.070 óbitos em 4.495.224 casos registados, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 1.414.155 pessoas foram declaradas curadas.

15h16 - Homem de 85 anos é primeira vítima mortal do surto em aldeia de Moura

Um homem de 85 anos é a primeira vítima mortal do surto de Covid-19 na Póvoa de São Miguel, concelho de Moura (Beja), disse hoje à agência Lusa fonte do Serviço Municipal de Proteção Civil.

O idoso morreu hoje de manhã na sua residência. Neste concelho do Baixo Alentejo, permanecem ativos 46 casos de Covid-19, 30 dos quais na Póvoa de São Miguel, 10 em Amareleja e seis em Moura.

15h10 – Testes diários vão passar de 12 mil para 22 mil

O Governo tem um curso “um conjunto de trabalhos” de preparação para um eventual recrudescimento da Covid-19, avançou na conferência de imprensa desta sexta-feira a ministra da Saúde.

“Temos um conjunto de trabalhos em curso e, inclusivamente, a Direção-Geral da Saúde propôs” que houvesse agora “um trabalho multidisciplinar e de peritos mais intenso”, adiantou.

“Está previsto que, em ambiente público, nós passemos de cerca de 12 mil testes dia para quase o dobro, 22 mil testes dia”, declarou Marta Temido. “Isto apenas considerando aquilo que é percussão de base, sem ser em esforço”.

Vai ainda dar-se um “reforço laboratorial de um conjunto de entidade do Serviço Nacional de Saúde” acompanhado pelo esforço de “um conjunto de outras entidades”, nomeadamente parceiros do setor privado.

O reforço de meios humanos estará também presente e a excecionalidade do regime de contratação manter-se-á em vigor.

15h00 – Casos ativos por região

Segundo a ministra da Saúde, 66 por cento dos casos ativos de Covid-19 situam-se em Lisboa e Vale do Tejo, 19 na região Norte, oito no Centro, quatro no Algarve e três no Alentejo.

14h58 – Gripe sazonal e vacinação

Sobre a vacinação de grupos profissionais em concreto, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, refere que o Ministério da Saúde comprou o maior número de sempre de vacinas, mas admite que o mercado de vacinas da gripe sazonal “é restrito”.

Por isso, as doses serão dadas “com o critério que se usa sempre”, ou seja, com prioridade para a população mais vulnerável

A prioridade são os lares e os profissionais de saúde. Em resposta aos jornalistas sobre o caso concreto dos professores, estes poderão ter prioridade pelo fator idade ou pela existência de alguma morbilidade.

14h56 – Prioridade é limitar a circulação do vírus na comunidade

Questionada sobre o número de anos necessários para que a população fique imune ao vírus, a coordenadora do Inquérito Serológico Nacional, Ana Paula Rodrigues, refere que não é possível apurar essa informação, uma vez que se desconhece qual o comportamento do vírus: por exemplo a sua sazonalidade ou a duração dos anticorpos.

Perante estas questões “em aberto”, a prioridade deve ser “limitar a circulação do vírus na comunidade”, para que o menor número de pessoas tenha contacto com o vírus.

14h54 – Mais de 600 profissionais de saúde continuam infetados

A ministra da Saúde avançou que, até à data, houve em Portugal 4172 profissionais de saúde infetados pelo novo coronavírus, sendo que 3559 já foram dados como recuperados, significando que 613 continuam com a doença.

14h47 – “Não sabemos se é possível” atingir valores necessários para imunidade de grupo

A coordenadora do Inquérito Serológico Nacional Covid-19 explicou que existem “diversos modelos matemáticos que apontam que é necessário, para atingir uma potencial imunidade de grupo, à volta de 40 a 67, 70 por cento da população imune”.

“Não sabemos se é possível alcançar estes valores”, adiantou Ana Paula Rodrigues.

14h42 – Obesidade como fator de risco

Em resposta aos jornalistas, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou a morte registada nas últimas 24 horas de uma mulher de 39 anos.

“Não é frequente mortalidade nestas idades. Neste caso havia patologia associada”, esclareceu.

A vítima tinha antecedentes de morbilidade, neste caso específico, de obesidade. Um problema, que explicou a diretora-geral da Saúde, é cada vez mais um possível fator de risco no prognóstico da Covid-19.

14h41 – Equipas multidisciplinares vão continuar nas áreas mais afetadas pela pandemia

Sobre as equipas multidisciplinares criadas pelo Governo para os concelhos mais afetados pela pandemia, a ministra da Saúde esclareceu em conferência de imprensa que “a intenção relativamente a esta metodologia é a sua utilização sempre que o risco epidemiológico recomende a sua intervenção”, mas a mesma deve ser usada com “prudência”.

“Neste momento vamos manter esta metodologia de trabalho focada nas áreas que vinham de uma situação epidémica mais complexa e, eventualmente, no futuro podemos alargá-la porque, de facto, os resultados que tirámos e aquilo que aprendemos desta experiência” é que a mesma foi positiva, afirmou Marta Temido.

No entanto, “temos de ter a prudência de guardar estas metodologias para quando as situações epidémicas são já de uma complexidade mais elevada”, acrescentou a responsável do Governo.

14h37 – Estudo serológico aponta para manutenção das medidas de prevenção

Ana Paula Rodrigues, coordenadora do Inquérito Serológico Nacional COVID-19, refere que a seroprevalência global é reduzida, o que indica que não houve “epidemia intensa em Portugal”. Por isso recomenda que sejam mantidas as medidas de precaução e que os inquéritos deste tipo sejam repetidos, de forma a apurar diferenças ao longo do tempo.

“Os valores indicam que houve uma baixa circulação do novo coronavírus na população portuguesa”, acrescentou.

A responsável referiu ainda que os anticorpos identificados na população portuguesa “conferem algum nível de proteção”, mas que continua a recomendar-se a todas as pessoas que tomem as mesmas medidas de precaução, tendo em conta que ainda se desconhecem muitas características da Covid-19.

Sobre a variação entre grupos etários, os valores são semelhantes e variaram de 2,2% entre os 10 e os 19 anos e 3,2% dos 40 aos 59 anos

Por região de saúde, destaca-se que Lisboa e Vale do Tejo teve uma seroprevalência de 3,5%, região de saúde que era também a que tinha o maior número de casos. Já o Alentejo é a região com nível mais baixo (1,2%).

No entanto, estas diferenças “não permitem interpretar que haja diferenças significativas”.

Ana Paula Rodrigues esclareceu ainda que foi encontrado um valor mais elevado de anticorpos nas pessoas com Ensino Secundário Face às que tenham Ensino Superior ou outros níveis de Ensino.

De igual forma, foi identificado um nível de anticorpos mais elevado no sexo masculino.

14h31 – Prioridade do INSA é “manter vigilância do nível de anticorpos na população”

A coordenadora do Inquérito Serológico Nacional Covid-19 explicou que o INSA teve o cuidado de escolher, “na determinação aleatória dos concelhos que foram selecionados”, uma distribuição geográfica e por grupos etários “que fosse representativa da população portuguesa”.

“Este primeiro estudo serológico teve um objetivo e uma necessidade muito clara de ter informação rápida, de maneira a termos uma linha de base e uma informação útil para a tomada de decisão. Foi isso que norteou a metodologia de escolha da amostra (…) e usámos uma metodologia que é usada noutros inquéritos serológicos”, elucidou Ana Paula Rodrigues.

A prioridade do INSA nesta altura será “manter esta vigilância do nível de anticorpos na população portuguesa”, ou seja, “repetir estudos deste género com amostras de dimensão diferente”.

14h16 – Apenas 2,9% da população residente em Portugal tem anticorpos ao vírus

Os primeiros resultados do inquérito serológico que teve como propósito determinar nível de imunidade na população concluíram que apenas 2,19 por cento da população residente em Portugal tem anticorpos contra o novo coronavírus, de acordo com a amostra.

A amostra deste estudo contou com 2.301 pessoas residentes em Portugal com mais de 1 ano de idade, amostras que foram recolhidas por todas as regiões do Continente e ilhas para incluir todas as áreas do país.

A recolha de dados e amostras decorreu entre 21 de maio e 8 de julho: de início, num contexto de decréscimo da atividade epidémica, mas no final, de aumento de número de casos na Área Metropolitana de Lisboa.

Neste estudo estiveram envolvidos 96 postos de colheita, 18 hospitais do Serviço Nacional de Saúde (cerca de três hospitais por região).

14h12 – 29,1 novos casos por 100 mil habitantes em Portugal

Marta Temido avançou, também na conferência de imprensa desta sexta-feira, que a taxa de incidência do vírus a 14 dias é de 29,1 novos casos por 100 mil habitantes.

Já o RT a nível nacional fixou-se em 0,94 entre 23 a 27 julho.

14h10 – Portugal com 194 surtos ativos

Existem, neste momento, 194 surtos ativos no país, avançou na conferência de imprensa desta sexta-feira a ministra da Saúde, relembrando que um surto só é extinto passados dois períodos de incubação sem novos casos.

Do total de surtos, 47 são na região Norte, 12 no Centro, 106 em Lisboa e Vale do Tejo, 14 no Alentejo e 15 no Algarve.
14h05 - Aviação europeia manifesta "profundas preocupações" com restrições

Associações representativas das companhias aéreas europeias manifestaram hoje "profundas preocupações" pelas restrições aplicadas por alguns Estados-membros aos voos na União Europeia e no espaço Schengen, temendo os impactos na confiança dos passageiros e na retoma do tráfego.

"Enquanto associações comerciais representativas dos aeroportos e companhias aéreas europeias, escrevemos para expressar as nossas mais profundas preocupações sobre a reintrodução de restrições de viagem em partes da área que compreende a UE/Schengen e o Reino Unido", escrevem três das maiores associações representativas da aviação europeia numa carta hoje enviada aos chefes de Governo e ministros europeus dos Transportes, da Saúde e dos Assuntos Internos.

“Implementadas no auge da época alta de verão para as indústrias do turismo e viagens, estas restrições estão a atrasar a recuperação do tráfego aéreo e o restabelecimento da conectividade aérea", além de "afetarem gravemente a economia europeia", acrescentam.

13h58 - Portugal com mais 204 casos, oito mortes e 343 recuperados

Registaram-se, nas últimas 24 horas, mais 204 casos de infeção por Covid-19 em território português, elevando para 51072 o número total desde o início da pandemia no país.

Há ainda mais oito vítimas mortais da doença, para um total de 1735.

Mais 343 pessoas recuperaram da infeção. São agora 36483 os pacientes dados como recuperados.

13h32 - Apoios fiscais às micro, pequenas e médias empresas entram em vigor no sábado

Novas medidas fiscais para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 nas micro, pequenas e médias empresas (PME), como a suspensão temporária do pagamento por conta do IRC, foram hoje publicadas para entrar sábado em vigor.

A lei vigora até ao final do ano em que cessem as medidas excecionais e temporárias de resposta à epidemia SARS-CoV-2 e à doença Covid-19.

13h29 - Governo admite rever previsões de crescimento do orçamento suplementar

O ministro da Economia admitiu aos jornalistas que o Governo irá refletir sobre as previsões que constam do Orçamento Suplementar, após a contração de 16,5% do PIB no segundo trimestre hoje divulgada.

"Estes números vão obrigar a refletir sobre as projeções que constam do Orçamento Suplementar, não é nada que não antecipássemos já e vão, portanto, levar-nos a fazer essa reflexão", disse Pedro Siza Vieira.

O governante sublinhou, no entanto, que os dados estão em linha com as estimativas da Comissão Europeia, e que em junho já se registaram sinais de retoma.

"Vamos continuar atentos aos próximos tempos. É de esperar que neste trimestre já teremos um crescimento relativamente ao segundo trimestre. Vamos ver qual é o ritmo de crescimento da economia nestes próximos meses e até ao final do ano para tentar perceber qual será, no conjunto do ano de 2020, o impacto desta pandemia na economia", disse.

13h26 - Emigrantes chegam a Portugal com receios e cuidados para férias em família

Entre os emigrantes que hoje entraram em Portugal pela fronteira de Vilar Formoso não faltavam "receios" em relação a eventuais contágios por Covid-19, mas também planos para passar férias em família e com cuidados redobrados.

Por Vilar Formoso, a principal fronteira terrestre do país, situada no concelho de Almeida, Guarda, começaram hoje a entrar em maior número muitos portugueses residentes no estrangeiro que vêm passar férias ao país de origem, junto de familiares e amigos.

Entre eles, vários emigrantes abordados pela agência Lusa não esconderam os receios da deslocação, mas referiram que tudo vão fazer para evitar possíveis contactos.

"Este ano, com a Covid-19, as férias são diferentes. Toda a gente está a usar máscara, mas não sabemos como vai ser. Tenho algum receio, mas vamos tentar fazer umas férias normais, gozar da praia e aproveitar para estar com a família, mas sempre com cuidados", disse Alexandre Santos, de 30 anos, que viajava do Luxemburgo para Peniche, no distrito de Leiria.

13h15 - Número de infetados em África supera os 900 mil

O número de infetados pelo novo coronavírus em África superou os 900 mil casos.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de infetados é de 908.931, mais 17.732 nas últimas 24 horas.

Há agora 556.695 casos recuperados, mais 15.823 desde ontem.

Foram também contabilizados mais 81 mortos, num total de 19.310 óbitos.

12h24 - OMS pede cautela no regresso das viagens e diz que não há "risco zero"

A Organização Mundial de Saúde pediu hoje cautela no regresso das viagens, dando prioridade às de emergência, humanitárias e de repatriamento e desaconselhando a saída de idosos ou doentes crónicos para áreas com transmissão comunitária de Covid-19.

"O levantamento gradual das viagens (ou restrições temporárias) deve ser baseado numa avaliação completa dos riscos, levando em consideração o contexto do país, os padrões locais de epidemiologia e transmissão, as medidas nacionais de saúde e sociais para controlar o surto e as capacidades dos sistemas de saúde nos países de partida e de destino, inclusive nos pontos de entrada", afirma a organização.

A OMS recomenda que seja dada prioridade a viagens essenciais para emergências, ações humanitárias (incluindo voos de emergência e evacuação médica), viagens de pessoal essencial (incluindo equipas de emergência e de suporte técnico de saúde pública, pessoal crítico no setor de transportes, como os marítimos e os oficiais diplomáticos) e repatriamento.

Não há "risco zero" ao considerar a importação ou exportação potencial de casos no contexto de viagens internacionais, acrescenta.

12h20 - Queda do PIB confirma quebra "muito acentuada" da atividade –

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse hoje que a quebra de 16,5% do PIB no segundo trimestre "confirma o que já se sabia", ou seja, "uma queda muito acentuada da atividade económica".

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB caiu 16,5% no segundo trimestre do ano face ao mesmo período de 2019, e 14,1% em cadeia - relativamente ao primeiro trimestre do ano -, devido aos efeitos económicos da pandemia de Covid-19.

"É uma quebra de PIB que confirma aquilo que já se sabia, que nós tivemos nos meses de abril e maio uma queda muito acentuada da atividade económica, com uma quebra muito acentuada do consumo privado, uma quebra do investimento, mas sobretudo uma grande quebra das exportações. São estes fatores, sobretudo a queda das exportações que explicam a queda do PIB no segundo trimestre", disse Siza Vieira aos jornalistas.

12h10 - Comissão Europeia financia com 40 ME tratamentos com plasma na UE

A Comissão Europeia anunciou hoje a mobilização de 40 milhões de euros para serviços de recolha de sangue na União Europeia a fim de apoiar a compra de equipamentos para tratamentos com plasma para a Covid-19.

“Hoje, a Comissão Europeia convidou mais de 200 serviços de recolha de sangue em toda a UE a candidatarem-se a financiamento para a compra de equipamento de plasmaférese, ou seja, equipamento que retira plasma de dadores”, indica o executivo comunitário em nota de imprensa.

Tendo em vista “apoiar o tratamento de novos pacientes Covid-19” e aumentar “a capacidade da UE em recolher plasma convalescente, ou seja, plasma de pacientes recuperados”, a medida tem um orçamento de 40 milhões de euros suportado pelo Instrumento de Apoio de Emergência, precisa Bruxelas.

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considera que “o plasma convalescente pode ser um tratamento promissor para a Covid-19”, pelo que o financiamento hoje anunciado é “um passo em frente” no combate à doença na UE.

12h07 - Alemanha soma 870 casos num dia e considera de risco três regiões espanholas

A Alemanha identificou 870 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e decidiu, face ao aumento de contágios, decretar as regiões espanholas da Catalunha, Aragão e Navarra como de risco, seguindo os critérios do Instituto Robert Koch (RKI).

Atualmente, os viajantes que regressem de áreas classificadas oficialmente de risco têm de cumprir 14 dias de quarentena e reportar-se às autoridades. Também é possível apresentar o resultado negativo de um teste que não tenha mais de 48 horas.

A partir da próxima semana deverá entrar em vigor a obrigatoriedade da realização de um teste de despiste para todos os cidadãos provenientes das zonas consideradas de risco pelas autoridades alemãs.

Segundo o jornal "Der Tagesspiegel", um em cada nove novas infeções registadas nas últimas três semanas em Berlim procederam de cidadãos provenientes do estrangeiro.

12h03 - Reabertura do turismo na Madeira em julho "superou as expectativas"

A reabertura da Madeira ao turismo em julho "superou as expectativas", com a passagem de 46 mil viajantes, perspetivando-se uma oferta hoteleira de 84% até final de agosto, disse o secretário madeirense que tutela o setor.

"Podemos afirmar que o mês de julho correspondeu e superou as expectativas que nós tínhamos no momento de reabertura, após todo este encerramento causado pela pandemia da Covid", afirmou Eduardo Jesus à agência Lusa.

Ao nível do setor hoteleiro do arquipélago, ainda "há algumas unidades que se preparam para abrir, outras que têm já o compromisso assumido de abrir no mês de agosto", mas "72% de toda a oferta regional de hotelaria e turismo em espaço rural está a funcionar".

Segundo Eduardo Jesus, perspetiva-se que "outros 12% devem abrir em agosto, o que significa que, até final de agosto, se terá 84% da oferta da Madeira aberta e a funcionar".

11h54 - Aeroporto da Madeira passa de 60 para 140 frequências em agosto

O movimento no Aeroporto da Madeira vai aumentar de 60 frequências semanais efetuadas em julho para 140 em agosto, entre partidas e chegadas, evidenciando que "a retoma está a acontecer", disse o secretário do Turismo do arquipélago.

"O movimento aeroportuário satisfaz e há perspetiva para um mês de agosto de crescimento acentuado. De julho para agosto vamos passar de 60 frequências semanais para 140", afirmou Eduardo Jesus à agência Lusa.

Para o governante madeirense, a situação evidencia que "a retoma se está a fazer lenta, mas de uma forma consolidada", sendo este "o grande objetivo" do executivo, coligação PSD/CDS, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque.

Em termos da nacionalidade dos visitantes, há "portugueses e muitos estrangeiros, acima de tudo oriundos de vários países europeus, apesar de terem chegado à Madeira cidadãos dos Estados Unidos".

11h29 - Economia italiana cai 17,3% no 2.º trimestre, a maior queda de sempre

O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália diminuiu 17,3% no segundo trimestre face ao mesmo período de 2019, um decréscimo "sem precedentes" devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje o instituto nacional de estatística italiano (Istat).

11h10 - Mulher que violou quarentena em Macau arrisca até seis meses de prisão

Uma mulher violou a quarentena de 14 dias imposta à entrada de Macau e arrisca uma pena de prisão até seis meses ou pena de multa até 60 dias, informou hoje a Polícia do território.

11h07 - Uso obrigatório de máscara na Madeira estará a provocar o cancelamento de viagens

10h59 - Câmara de Évora exige reabertura urgente das extensões de saúde

A Câmara Municipal de Évora exigiu à Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo a reabertura urgente das extensões de saúde das freguesias rurais do concelho ainda encerradas, na sequência da pandemia da covid-19.

10h24 - Companhia aérea KLM suprime até 5.000 postos de trabalho até final de 2021

09h55 - Polónia com o maior registo em 24 horas de novos casos de Covid-19 desde o início da pandemia

O país registou nas últimas 24 horas mais 657 novos casos e mais 7 mortes.

09h50 - PIB português com quebra histórica de 16,5% no segundo trimestre de 2020.Saiba mais aqui

09h30 - Alemanha coloca Catalunha, Navarra e Aragão na lista de zonas de alto risco para viajar

Quem chegar ao país destas zonas terá que estar de quarentena durante duas semanas ou mostrar um teste negativo de Covid-19 realizado até 48 horas antes ou no aeroporto à chegada.

9h10 - Bolsonaro com infeção pulmonar

Depois ter recuperado do novo coronavírus, o Presidente brasileiro revelou que tem uma infeção pulmonar e afirmou que está a ser tratado com antibióticos.

Bolsonaro anunciou a 7 de julho que tinha contraído o novo coronavírus e passou cerca de três semanas a trabalhar e a cumprir isolamento social na residência oficial, o Palácio da Alvorada, em Brasília.

No sábado, comunicou nas redes sociais que tinha feito um teste com resultados negativos para o coronavírus e já voltou nesta semana a exercer, em pleno, as suas atividades.

8h41 - China deteta mais de 100 casos pelo terceiro dia consecutivo

A China identificou, nas últimas 24 horas, 127 casos de Covid-19, o terceiro dia consecutivo com mais de 100 casos, a grande maioria em Xinjiang, no noroeste do país, informou a Comissão Nacional de Saúde.

8h23 - França com queda histórica do PIB

A França registou uma queda histórica de 13,8% do seu Produto Interno Bruto no segundo trimestre, devido à epidemia de coronavírus.

8h02 - México é o terceiro país do mundo com mais mortes

O México atingiu as 46 mil mortes por Covid-19 na quinta-feira e ultrapassou o número de óbitos registado no Reino Unido, tornando-se no terceiro país do mundo com mais vítimas fatais causadas pela pandemia.

O país registou 639 mortes nas últimas 24 horas e mais 7.730 casos - o segundo número mais alto num só dia -, elevando o total de infetados para 416.179.

7h47 - Quase 1.400 mortos e 72 mil infetados nos EUA

Os Estados Unidos registaram 1.347 mortos e 72.238 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas.

Os últimos números elevam o total de mortes para 151.794 e o de casos confirmados para 4.487.072.

7h19 - Índia regista recorde de 55 mil infetados diários

A Índia identificou 55.079 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário no país, elevando para 1,6 milhões o total desde o início da pandemia.

Só nas últimas 24 horas, o país registou 779 mortos, contabilizando um total de 35.747 óbitos desde que se registou o primeiro caso no país.

Apesar do aumento de infeções nas últimas semanas, o Governo decidiu levantar o recolher obrigatório, instaurado no final de março, a partir deste fim de semana.

A reabertura de ginásios e institutos de ioga está prevista para 05 de agosto.

O metropolitano, cinemas, piscinas, parques de entretenimento, bares, teatros e outros auditórios deverão no entanto permanecer fechados até 31 de agosto.
Ponto de situação
Portugal registou na quinta-feira mais 255 infetados, duas mortes e 265 recuperados nas últimas 24 horas.

A maioria dos novos casos deram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, que conta com mais 176 casos do que na véspera.

Registaram-se ainda mais duas vítimas mortais, ambas em Lisboa e Vale do Tejo, passando o total para 1727 a nível nacional.

Houve mais 265 recuperados, para um total de 36140 em todo o país.

Na quinta-feira, após o Conselho de Ministros, foi anunciado que as 19 freguesias mais afetadas pela Covid-19 em Lisboa vão passar do estado de calamidade para o estado de contingência. O restante território português fica em situação de alerta.

Os bares e discotecas continuam encerrados, mas permite-se que estes possam funcionar como cafés ou pastelarias sem alterar o registo de atividade, ou seja, funcionam apenas noutra categoria e nos horários de cafés e pastelarias.

As várias medidas anunciadas ontem entram em vigor a 1 de agosto.

No mundo, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 667 mil mortos e infetou mais de 17 milhões de pessoas em 196 países e territórios.