Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro A. Pina - RTP

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimento sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações




23h13 - Brasil regista 1.088 mortes e mais de 45 mil casos em 24 horas

O Brasil registou 1.088 mortes e 45.392 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, informou este sábado o Ministério da Saúde do país.

Desde que a pandemia provocada pelo novo coronavírus chegou ao maior país da América do Sul, em 26 de fevereiro, quando o primeiro caso foi notificado, o Brasil já registou 93.563 mortes e 2.707.877 infeções causadas pelo vírus.

O Governo brasileiro também atualizou o número de pessoas recuperadas da covid-19, que totalizam até hoje 1.865.729, enquanto os pacientes que ainda estão em acompanhamento são 748.585.

Até este sábado, o estado brasileiro mais afetado pela doença, São Paulo, contabilizou um total de 23.236 óbitos e 552.318 casos confirmados de covid-19.

Em número de casos, o estado do Ceará, no nordeste do país, é o segundo mais impactado, com 175.928 infeções, seguido pela Bahia (168.926), localizado também na região nordeste.

Já em número de mortos, o Rio de Janeiro continua a ser o segundo estado brasileiro mais afetado, com 13.556 óbitos, seguido pelo Ceará (7.698).

O Brasil é o segundo país mais atingido pela doença no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos em número de mortos (153.314) e de casos diagnosticados (4,5 milhões).

22h03 - África do Sul ultrapassa meio milhão de casos

A África do Sul registou este sábado meio milhão de casos, de acordo com o ministro da Saúde do país, numa altura em que o número de casos em África aproxima-se do milhão. Só este sábado, o país registou mais de dez mil casos, quatro meses depois de o novo coronavírus ter chegado à África do Sul.

21h22 - Madeira. Uso de máscaras é obrigatório nos espaços públicos

A partir deste sábado as máscaras passam a ser de utilização obrigatória na região da Madeira. Uma decisão para manter até ao final do mês de agosto. Esta regra passa a ser aplicada em todos os espaços públicos abertos ou fechados.

Uma medida para ajudar no combate a pandemia, com algumas exceções. As crianças até aos dez anos e as pessoas impossibilitadas de colocar ou retirar a máscara sem assistência ficam forma desta medida.

21h13 - As 19 freguesias críticas de Lisboa e Vale do Tejo já não estão em situação de calamidade

As 19 freguesias mais criticas da zona de Lisboa e Vale do Tejo deixaram de estar em situação de calamidade, passam a situação de contingência como toda a região. As regras continuam as mesmas: os cafés e pastelarias têm de fechar até às 20h00, a venda de álcool é também é proibida depois dessa hora e não se podem fazer ajuntamentos com mais de dez pessoas.


21h09 - Japão regista aumento de casos

No Japão, as infeções por Covid-19 estão a aumentar. Okinawa já entrou em estado de emergência. Por causa da pandemia e do aumento de contaminações muitas países implementaram já novas regras de precaução para quem chega aos aeroportos.


21h05 - Nem todos os contactos muito próximos com pessoas infetadas estão a ser testados

Nem todos os contactos muito próximos com pessoas infetadas com Covid-19 estão a ser alvo de testes em Portugal. Uma norma da Direção-Geral da Saúde estabelece que os testes de diagnóstico só serão feitos em casos de surtos, aglomerados ou coabitantes.

Por causa desta norma consultores da DGS ameaçam cessar funções. A Direção-Geral de Saúde desmente qualquer restrição à realização de testes de Covid-19.

21h04 - Passageiros da União Europeia, do Espaço Shengen e de outros países sem risco não têm de fazer teste

A partir deste sábado há novas regras para os voos que chegam a Portugal com origem em países de risco epidemiológico. Os passageiros têm que apresentar um teste de Covid-19 negativo na altura do embarque.

As companhias aérea podem recusar a entrada no avião se não for apresentado esse teste negativo feito até 72 horas antes da partida.

20h40 - Mais 16 casos e dois óbitos em Angola num acumulado de 1164 infeções

O secretário de Estado angolano da Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou este sábado mais 16 casos de covid-19 e duas mortes, num acumulado de 1164 infeções.

Há ainda a registar 23 doentes recuperados nas últimas 24 horas, com idades entre os 18 a 69 anos, indicou, durante o balanço epidemiológico diário.

Entre os novos casos, 13 são do sexo masculino e três feminino, um deles identificado no Bié que se junta agora a outras dez províncias angolanas afetadas pela doença, que tem o epicentro na província de Luanda.

O caso identificado no Bié é relativo a uma pessoa que violou a cerca sanitária de Luanda e observou quarentena, tendo fugido e sido posteriormente capturado, adiantou o responsável.

Há também mais um caso na base petrolífera "Kwanda", no município do Soyo (província do Zaire), que conta já com cinco infeções, estando 808 trabalhadores em cerca sanitária, sendo os restantes de Luanda.

19h44 - Comité de Emergência da OMS antecipa que pandemia durará muito tempo

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) antecipou hoje que a pandemia de covid-19 irá durar muito tempo e, por isso, é necessário continuar os esforços para a sua contenção em todo o mundo.

Segundo dados oficiais da OMS, a pandemia já provocou 675.060 mortos e infetou quase 17,4 milhões de pessoas em todo o mundo.

O grupo de cientistas, que se reuniu por videoconferência na sexta-feira, avaliou a evolução da pandemia de covid-19, tendo em conta toda a informação científica que surgiu sobre o novo coronavírus nos últimos três meses, data da última reunião.

O Comité de Emergência da OMS é composto por 18 cientistas de vários países.

"A pandemia é uma crise sanitária que ocorre uma vez em cada século e os seus efeitos serão sentidos nas décadas seguintes", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao Comité, segundo um comunicado da organização.

O responsável fez também um balanço do que tem acontecido, salientando que "muitos países que pensavam que o pior já tinha passado estão agora a enfrentar novos surtos, outros que tinham sido menos afetados estão a ver os casos e os mortos a aumentar, enquanto países que tiveram grandes surtos conseguiram controlá-los".

Entre as principais recomendações que o Comité de Emergência dirigiu à OMS está a necessidade de continuar a apoiar os países serviços médicos mais fragéis, bem como a necessidade de continuar a impulsionar as investigações em curso para se encontrar um ou mais tratamentos e vacinas para a covid-19.

O objetivo é que, quando existir uma vacina, os países com menos recursos não fiquem de fora por incapacidade de as comprar.

Ou seja, defendeu o Comité, a distribuição de vacinas deve ser o mais equitativa possível.

Atualmente três potenciais vacinas (dos Estados Unidos da América, Inglaterra e China) estão na fase três dos ensaios clínicos, para testar a sua segurança e eficácia.

A OMS referiu a este propósito que poderá ser possível que uma vacina esteja pronta para comercialização "na primeira metade de 2021".

16h56 - Reino Unido com mais 74 vítimas mortais

De acordo com os números comunicados este sábado por parte das autoridades de saúde do Reino Unido, foram registados mais 771 casos positivos de covid-19, aumentando o total para os 303,952 casos.

No que toca a vítimas mortais, foram registas mais 74 pessoas, num total de 46,193 vítimas mortais.

15h25 - Menos testes em contactos muito próximos

Nem todos os contactos muito próximos com pessoas infetadas com Covid-19 estão a ser testados. Uma norma da Direção-Geral da Saúde estabelece que os testes de diagnóstico passaram a estar dirigidos a infeções em surtos, aglomerados ou coabitantes.

Consultores da DGS para a pandemia já enviaram uma carta à diretora geral a ameaçar cessar funções se a regra não for revista.

A Ordem dos Médicos fala mesmo de violação da principal regra da Organização Mundial de Saúde para dar uma imagem mais positiva ao estrangeiro.

A Direção-Geral de Saúde desmente categoricamente qualquer restrição à realização de testes.

15h00 - Novo recorde de infeções em todo o mundo

Nunca houve tantos novos casos de infecção pelo novo coronavírus no mundo num só dia. Na sexta-feira foi batido o recorde de 24 de julho, com 292 mil novos casos em apenas 24 horas.

14h00 - Mais dois mortos, 238 casos e 300 recuperados nas últimas 24 horas em Portugal

Portugal regista este sábado mais duas mortes e 238 novos casos de infeção por Covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde. 

De acordo com o relatório da situação epidemiológica da DGS, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 51.310 casos de infeção confirmados e 1.737 mortes.

A região de Lisboa e Vale do Tejo, onde continua a haver mais surtos ativos de Covid-19, totaliza hoje 26.231 casos, mais 164 do que na véspera.

13h52 - Pandemia já matou mais de 680 mil pessoas em todo o mundo

A pandemia de Covid-19 já matou pelo menos 680.014 pessoas em todo o mundo e infetou 17.638.510 desde dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse com base em dados oficiais.

Do total de casos de infeção oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o final do ano passado, pelo menos 10.156.500 foram considerados curados.

13h30 - Rússia conclui ensaios clínicos

O centro nacional de pesquisa russo que está a desenvolver uma vacina para combater a covid-19 terminou os ensaios clínicos e vai avançar para a fase do seu registo.

"A vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamalei concluiu os ensaios clínicos e agora estamos a preparar os documentos para o seu registo", afirmou Mikhail Murashko, citado pela agência TASS.

11h54 - Testes negativos no Desportivo das Aves

Os testes à Covid-19 realizados na quinta-feira aos jogadores e toda a estrutura do Desportivo de Chaves deram negativo.

O médio Carlos David mantém-se como o único positivo, de acordo com o clube da II Liga.

10h21 - Número de mortos em África sobe para 19.650

O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu hoje para 19.650, mais 340 nas últimas 24 horas, em cerca de 927 mil infetados.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de infetados é de 927.661, mais 18.730 nas últimas 24 horas, havendo agora 580.399 recuperados, mais 23.704.

10h13 - Indonésia com 1.560 novos casos e 62 mortes

A Indonésia registou 1.560 novos casos e 62 vítimas mortais. No total, foram registados 109.936 casos e 5.193 óbitos desde o início da pandemia.

10h03 - Filipinas com recorde diário

As Filipinas registaram este sábado um novo recorde de número de casos diários: 4.963 novos casos. No total já existem 98.232 casos de infeção.

Houve ainda 17 vítimas mortais, num total de 2.039 desde o início da pandemia.

10h00 - Polónia regista novo aumento do número de casos

A Polónia registou o número mais elevado de novos casos desde o início da pandemia: 658 novas infeções nas últimas 24 horas, num total de 46.346 casos confirmados.

Foram reportadas ainda cinco mortes, o que eleva o número total de óbitos para 1.721.

9h02 - Líder de seita detido na Coreia do Sul

O líder da seita Igreja Shincheonji de Jesus, no centro do surto do novo coronavírus na Coreia do Sul em fevereiro, foi detido hoje por suspeita de obstruir a política do Governo de combate à pandemia.

Lee Man-hee, de 88 anos, foi detido após a emissão de um mandado pelo Tribunal Distrital de Suwon, acusado de fornecer às autoridades de saúde registos imprecisos das reuniões na igreja e listas falsas de membros.

O religioso é responsável por "tentativas sistemáticas de destruir evidências", de acordo com uma autoridade judicial citada pela agência de notícias Yonhap.

As pessoas ligadas à igreja compunham mais da metade dos mais de quatro mil casos registados na Coreia do Sul em fevereiro.

8h15 - Índia com 764 mortes e mais de 57 mil infetados

A Índia registou um novo recorde de 57.118 infetados nas últimas 24 horas, levando o número de casos de coronavírus para perto de 1,7 milhão.

Só no mês de julho registaram-se quase 1,1 milhão de infeções. Foram anunciadas também mais 764 mortes, elevando o total para 36.511.
Ponto de situação

Portugal registou na sexta-feira mais 204 casos de infeção por Covid-19 em território português, elevando para 51072 o número total desde o início da pandemia no país.

Houve ainda mais oito vítimas mortais da doença, num total de 1735 óbitos.

Mais 343 pessoas recuperaram da infeção. São agora 36483 os pacientes dados como recuperados.

Existem ainda 194 surtos ativos no país: 47 são na região Norte, 12 no Centro, 106 em Lisboa e Vale do Tejo, 14 no Alentejo e 15 no Algarve.

Este sábado, 1 de agosto, as 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que se encontravam em situação de calamidade, devido à pandemia de covid-19, passam à situação de contingência.

O restante território de Portugal Continental permanece em situação de alerta, aquela em que o país se encontrava antes.

Entretanto, os primeiros resultados do inquérito serológico que teve como propósito determinar nível de imunidade na população concluíram que apenas 2,9 por cento da população residente em Portugal tem anticorpos contra o novo coronavírus, de acordo com a amostra.

Ana Paula Rodrigues, coordenadora do Inquérito Serológico Nacional COVID-19, referiu na sexta-feira que a seroprevalência global é reduzida, o que indica que não houve “epidemia intensa em Portugal”. Por isso recomenda que sejam mantidas as medidas de precaução e que os inquéritos deste tipo sejam repetidos, de forma a apurar diferenças ao longo do tempo.