Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Alkis Konstantinidis - Reuters

Atualizamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações




23h40 - Honduras retoma voos domésticos e internacionais em meados de agosto

O Governo das Honduras anunciou a reabertura dos aeroportos ao fim de quase cinco meses de encerramento devido à pandemia.

A reabertura dos terminais aeroportuários inclui-se nos esforços de relançamento da economia, que deverá contrair entre 7% e 8%, de acordo com o Banco Central das Honduras.

"Sob rigorosas medidas de biosegurança, os voos nacionais serão retomadas a 10 de agosto e os voos internacionais a 17 de agosto", anunciou Maria Antonia Rivera, ministra para o Desenvolvimento Económico, numa comunicação virtual.

O novo coronavírus infetou 43.794 pessoas nas Honduras e fez 1.384 mortos.

23h20 - Brasil supera 2.8 milhões de infetados pelo novo coronavírus

O Ministério da Saúde brasileiro anunciou 51.603 novos casos de contágio com o novo coronavírus e mais 1.154 mortes por Covid-19, nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, o Brasil registou mais de 2.8 milhões de casos de infeção, enquanto o número total de óbitos provocados pelo novo coronavírus ascende a 95.819. É o segundo país do mundo mais afetado pela pandemia, logo a seguir aos Estados Unidos. 

22h50 - Marcelo diz que aplicação ‘Stayway covid’ abre caminho que espera frutuoso para portugueses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que a aplicação ‘Stayaway covid’ abre caminho que espera frutuoso para os portugueses, no mesmo dia em que promulgou o diploma.

“Não tive dúvida nenhuma, é uma lei que é muito importante, porque abre um caminho que esperamos que seja frutuoso para todos os portugueses”, afirmou o chefe de Estado português.

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou hoje o diploma que estabelece o responsável pelo tratamento dos dados e regula a intervenção do médico no sistema Stayaway covid’, segundo informação disponível no sítio na internet da Presidência da República.

À margem de uma visita a Lagoa, no Algarve, o Presidente da República realçou que a lei “foi preparada durante muito tempo e com cuidados especiais para proteger uma série de direitos das pessoas” e poder corresponder “àquilo que autoridades independentes que respondem à Assembleia da República defendem” quanto à proteção desses direitos.

Aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda que “faz sentido” que “o que for criado” reporte à Direção-Geral da Saúde (DGS).

O Presidente considerou que “muitos portugueses ansiavam por esta lei e esta aplicação”, mas, para ter a certeza que “não era inconstitucional nem levantava problema legais, foi feito um estudo” que não lhe trouxe “dúvidas nenhumas”.

Quanto à adesão à aplicação, o chefe de Estado sublinhou que os portugueses “aderiram ao confinamento e perceberam como era importantes”, realçando que “esta aplicação supõe uma adesão voluntária”.

“Penso que as pessoas perceberão que, quer neste momento em que o surto parece ter uma evolução mais positiva, quer em momentos posteriores em que ninguém sabe o que vai acontecer, estamos munidos deste instrumento para conhecer a realidade. É bom para o Estado e para saúde pública, mas é bom para as pessoas”, defendeu.

22h20 - Austrália. Segunda vaga de Covid-19 impõe medidas drásticas

Sair de casa pode significar uma multa que pode ir até aos 17 mil euros e são muitos os operacionais a controlar. O Governo federal tem a defesa, os membros do exercito e também a polícia do Estado de Vitoria a ajudar.

O mundo está de olhos postos na segunda vaga na Austrália e a Organização Mundial da Saude apela ao uso universal de máscara.

21h28 - Rafael Nadal não vai defender o título no US Open

O tenista espanhol Rafael Nadal não vai defender este ano o título no US Open conquistado em 2019, por considerar que a “situação sanitária continua muito complicada”, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o número dois mundial.

21h20 - Turismo no interior tem registado uma maior procura face a 2019

O turismo no interior tem registado uma maior procura em relação a 2019, devido à pandemia da covid-19, afirmou hoje a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Em contraciclo com os indicadores nacionais, o turismo no interior tem registado "uma procura muito relevante", "ultrapassando os valores registados no ano passado", disse Rita Marques, que falava à agência Lusa à margem de uma cerimónia em Coimbra.

De acordo com a governante, a procura turística, a nível nacional, diminuiu no contexto da pandemia, mas registam-se aumentos na procura do turismo da natureza, seja no Minho, Trás-os-Montes, Centro ou Alentejo.

"As áreas mais fustigadas são Algarve, ilhas, as duas grandes cidades - Porto e Lisboa - e Évora", acrescentou.

Apesar disso, Rita Marques realçou que os portugueses estão "a aceitar o desafio de viajar no território nacional", tendo-se registando um crescendo da procura do turista interno durante este ano.

20h54 - Foco de Covid-19 apareceu em lar no Porto

Estão infetadas 44 pessoas, das quais 34 são utentes e 10 funcionários. Todas as 225 pessoas da Residências Montepio já foram testadas e a instituição garantiu ter conseguido isolar a cadeia de contágio.


20h46 - Almería, de José Gomes, regista novo caso e volta a suspender treinos

O Almería, treinado pelo português José Gomes, voltou hoje a suspender os treinos, depois de ter sido detetado um novo caso de infeção por covid-19 na equipa, informou o clube da II Liga espanhola de futebol.

Em comunicado, o emblema andaluz referiu que a pessoa infetada "está isolada, de quarentena no domicílio e apresenta bom estado de saúde", depois de ter acusado positivo nos testes de rastreio ao novo coronavírus, realizados na segunda-feira.

Sem identificar o elemento do plantel infetado, o Almería revelou que o mesmo tinha apresentado "resultados negativos nos três testes realizados na semana passada".

O Almería ativou o protocolo sanitário determinado pela Liga espanhola e pelo Conselho Superior do Desporto, tendo suspendido os treinos do plantel principal, enquanto aguarda pelos resultados dos novos testes a que vão ser submetidos todos os elementos que integram a equipa, além de ter procedido à desinfeção das instalações do estádio.

Na semana passada, o Almería já tinha registado um caso positivo de infeção por covid-19, sendo que, na altura, também suspendeu os treinos do plantel comandado pelo português José Gomes.

20h40 - Desce para três número de militares infetados no Comando Territorial de Bragança

O Comando Nacional da GNR indicou hoje que há três militares infetados por covid-19 afetos às subunidades que integram o Comando Territorial de Bragança, onde foram testados 48 agentes.

A mesma fonte confirmou à Lusa, a 16 de julho de 2020, que o número de militares afetos aos postos do comando da GNR de Bragança era de "quatro positivos para a covid-19".

20h32 - Número de pacientes franceses nos cuidados intensivos aumenta pelo segundo dia

O número de doentes com Covid-19 em unidades de cuidados intensivos nos hospitais franceses aumentou pelo segundo dia consecutivo, revertendo uma tendência de baixa que se verificava há 16 semanas, segundo os dados do Ministério da Saúde, nesta terça-feira.

20h19 - Angola com mais 64 casos e uma morte nas últimas 24 horas

Angola registou nas últimas 24 horas mais 64 infeções por covid-19 e uma morte, bem como 27 doentes recuperados, segundo a diretora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas.

No total, Angola soma agora 1.344 casos, incluindo 503 recuperados e 59 mortos.

Dos 64 novos casos, 58 são de Luanda, 4 da província do Cunene e um da província do Bié, com idades entre os três e os 78 anos, 53 do sexo masculino e 23 feminino.

Dos 782 casos ativos, quatro estão em estado crítico, com ventilação mecânica invasiva, 18 em estado grave e 760 assintomáticos.

20h15 - São Tomé e Príncipe regista quatro novos casos com total de 875

São Tomé e Príncipe registou quatro novos casos de covid-19 nos últimos quatro dias, aumentando o total de infeções para 875, anunciou hoje a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos.

Segundo a fonte, destes quatro casos, três foram registados no sábado e um hoje. No domingo e na segunda feira realizaram-se pelo menos 30 testes, sem acusar qualquer infeção pelo novo coronavírus.

O Boletim Diário Coronavírus divulgado hoje indica que os casos de recuperados aumentaram para 794, estando dois pacientes internados no hospital de campanha.

Sessenta e quatro pacientes com casos positivos de covid-19 permanecem em isolamento domiciliar e o número de óbitos mantém-se em 15.

20h05 - Irlanda adia reabertura de bares novamente após novo aumento de infeções

A Irlanda anunciou hoje um novo adiamento da reabertura dos bares, por três semanas e aplicando novas restrições de viagem depois de o número de novas infeções por Covid-19 ter duplicado em apenas uma semana.

19h49 - Mais uma morte e 48 novos casos em Cabo Verde elevam total para 2.631

Mais uma pessoa morreu em Cabo Verde por causa da covid-19, aumentando para 26 o total de óbitos, havendo mais 48 novos casos positivos, com o acumulado a subir para 2.631 infeções, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano adiantou que os laboratórios de virologia do país analisaram 430 amostras nas últimas 24 horas, tendo encontrado 48 casos novos positivos.

19h28 - Reino Unido regista 670 novos casos diários de infeção

O Ministério da Saúde britânico indicou hoje que, nas últimas 24 horas, foram confirmados mais 670 novos casos de covid-19, subindo o total para 306.293 infeções desde o início da pandemia.

As autoridades britânicas, porém, não atualizaram hoje o número de óbitos associados ao novo coronavírus relativo ao mesmo período, cujo total se mantém nas 46.210 mortes em hospitais, lares de terceira idade e residências particulares, dados relativos a segunda-feira.

Os números oficiais incluem todas as pessoas que morreram após terem testado positivo num teste de diagnóstico, se bem que as instituições ligadas à estatística britânica tenham indicado que pelo menos 56.400 certidões de óbito indicam a covid-19 como possível causa de morte.

19h23 - Petição para Reino Unido incluir Portugal no corredor aéreo com quase 30 mil assinaturas

O jornal em língua inglesa com maior circulação em Portugal lançou uma petição pela Intenet a pedir ao Governo britânico para reconsiderar e incluir Portugal no corredor aéreo com o Reino Unido, já assinada por 28.225 pessoas.

O The Portugal News pede ao Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, para alterar a sua posição de obrigar os passageiros de voos com origem em Portugal a uma quarentena de 14 dias, devido à pandemia de covid-19, quando chegam ao seu território e “abrir uma ponte aérea” entre os dois países.

A petição, disponível através do endereço de Internet https://www.change.org/p/boris-johnson-give-portugal-an-air-bridge, considera que Portugal ficou de fora da lista de países a partir dos quais os passageiros podem entrar livremente no Reino Unido por um “surto isolado na área de Lisboa” e regista “mais casos como resultado da realização de mais testes” do que outros países da União Europeia.

“Assim é inevitável que se registem mais casos de infeção do que em países como Itália ou Espanha, por exemplo, que não testam tanto”, argumentou, sublinhando que estão em causa “duas medidas”, porque também se registam surtos em Espanha, Alemanha ou no próprio Reino Unido.

A petição defende que Portugal teve uma “boa gestão” da pandemia Covid-19, enquanto ouros países tiveram um maior número de mortes por milhão de habitantes, como a Espanha, a França e a Itália, e ficaram fora da lista de países obrigados a quarentena.

Apontou também a possibilidade de os turistas britânicos contornarem a imposição de quarentena viajando para Portugal através de um terceiro país não sujeito a essa restrição, dificultando uma eventual necessidade de identificar contactos e estabelecer confinamentos.

A petição refere ainda que a decisão de não incluir Portugal no corredor aéreo com o Reino Unido “foi política e nada mais” e “está impregnada de dualidade de critérios”.

Por isso, a autora da petição pede às pessoas para assinarem a petição e fazerem “pressão” junto do Governo britânico para que Portugal deixe de estar incluído na lista de países de origem cujos passageiros têm de fazer quarentena de 14 dias à chegada ao Reino Unido.

Às 18:00, a petição já tinha subscrita por 28.225 pessoas e pedia “ajuda para chegar a 35.000” em breve.

A 24 de julho, o Reino Unido manteve Portugal fora do corredor aéreo que dispensa quarentena no regresso ao país devido à pandemia de covid-19, reiterando as restrições que tinha imposto pela primeira vez no início do mês.

Na decisão de 24 de julho, o Reino Unido anunciou que Portugal continuava de fora dos corredores de viagens que isentam os passageiros de quarentena na chegada ao Reino Unido, que passavam a contar com mais cinco países.

19h11 - Madeira regista mais um infetado e eleva para 117 os casos registados

A Madeira registou hoje mais um caso de covid-19, elevando para 19 as infeções ativas, num total de 117 casos, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), salientando haver dois casos à espera de resultados laboratoriais.

"Hoje há um novo caso positivo a reportar, tratando-se de um viajante que se encontrava em estudo pelas autoridades de saúde", revela o boletim epidemiológico do ISAÚDE.

Na segunda-feira, aquele organismo tinha indicado que existiam dois casos suspeitos que aguardam resultados laboratoriais.

O segundo caso "não se confirmou", indicou o IASAÚDE, acrescentando que hoje "foram identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira mais duas situações que se encontram em análise pelas autoridades de saúde".

"No total, a região contabiliza até à data 117 casos confirmados de covid-19, dos quais 98 são casos recuperados e 19 são casos ativos", revelou o ISAÚDE.

Os 19 casos ativos consistem em 16 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio de covid-19 do Aeroporto da Madeira e três casos de transmissão local.

19h05 - Autarca brasileiro propõe combater vírus com aplicação de ozónio por via retal

O prefeito da cidade brasileira de Itajai, no estado de Santa Catarina, afirmou que a cidade deverá adotar a aplicação de ozónio por via retal como medida de tratamento contra o novo coronavírus.

Segundo o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, que também é médico, o tratamento poderá ser usado em pacientes com sintomas da covid-19, em até 10 sessões.

"É uma aplicação simples, rápida, de dois ou três minutinhos por dia, provavelmente vai ser uma aplicação via retal. É uma aplicação tranquilíssima, rapidíssima de dois minutos com cateter fino, e isso dá um resultado excelente", disse Morastoni durante uma transmissão ao vivo na rede social Facebook, na segunda-feira.

Não há estudos científicos que comprovem a eficácia ou segurança deste tipo de terapia contra a covid-19 nem recomendação de autoridades de saúde brasileiras nesse sentido.

No Brasil, a ozonioterapia só é permitida em estudos experimentais e o seu uso requer a aprovação de protocolos junto do Comité de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde.

O prefeito de Itajaí adiantou que já pediu ao Ministério da Saúde que a cidade faça parte de um protocolo de pesquisa sobre a ozonioterapia no combate ao novo coronavírus e disse que o município poderá ter um laboratório de ozónio.

"Com isso, nós vamos ser autorizados a ter um laboratório de ozónio. Já estamos definindo o local [...] Vamos explicar depois detalhadamente como será aplicação para casos positivos [de covid-19]", afirmou Morastoni.

Segundo o prefeito de Itajaí, a cidade registou até segunda-feira 3.648 casos e 105 mortes provocadas pela pandemia.

Além da ideia sobre a ozonioterapia, as autoridades da cidade também estão a fornecer tratamento com cânfora, com o medicamento contra vermes ivermectina e com o antibiótico azitromicina.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 2,7 milhões de casos e 94.665 óbitos), depois dos Estados Unidos.

18h55 - Moçambique regista mais uma morte e ultrapassa as duas mil infeções

Moçambique registou hoje a 15.ª morte de um paciente com covid-19 e mais 56 novas infeções, elevando o total para 2.029, anunciou o Ministério da Saúde.

18h50 - Itália regista mais cinco mortes e 190 contágios em 24 horas

Itália confirmou hoje mais cinco mortes associadas à covid-19, um dos menores aumentos durante a crise do novo coronavírus, e mais 190 novos casos de contágio, indicou hoje o Ministério da Saúde italiano.

Segundo os dados oficiais, o total de mortes desde o início da epidemia, a 21 de fevereiro, ascende a 35.171, com o número global de infetados a chegar aos 248.419.

Embora nas últimas 24 horas as novas infeções se tenham situado nos 190, número que se mantém em mínimos nas semanas mais recentes, marcadas por uma tendência estacionária, o número de contágios é superior aos 159 registados na segunda-feira.

No entanto, nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde italiano, o total de testes de diagnóstico foi o dobro do da véspera, quase 44.000.

Atualmente, em Itália continuam doentes 12.482 pessoas, cuja grande maioria está isolada em casa com sintomas leves ou assintomáticos, encontrando-se 41 em unidades de cuidados intensivos, segundo os dados oficiais.

18h35 - Números da pandemia não ajudam Trump durante entrevista

Numa entrevista transmitida pela HBO na segunda-feira, Donald Trump ficou visivelmente atrapalhado quando interrogado sobre os números relacionados com a evolução da Covid-19 nos EUA. O presidente norte-americano continua a elogiar a resposta do seu Governo à pandemia, defendendo que está a fazer "um ótimo trabalho".

18h17 - Masters 1.000 de ténis de Madrid cancelado

O torneio Masters 1.000 de Madrid, em ténis, que deveria decorrer entre 12 e 20 de setembro, foi cancelado, devido à situação sanitária resultante da pandemia covid-19, informou hoje a organização.

“Depois de termos examinado a situação durante meses, os organizadores do Mutua Madrid Open sentem-se obrigados a anular o torneio, devido à difícil conjuntura desencadeada a todos os níveis pela covid-19”, comunicou a organização.

Inicialmente o Masters deveria ter acontecido entre 01 e 10 de maio, mas, face à pandemia, acabou por ser transferido para setembro, até ser agora cancelado.

18h10 - Cidade francesa de Toulose também impõe uso de máscara ao ar livre

A cidade francesa de Toulouse vai juntar-se à lista de municípios que impõem o uso de máscaras ao ar livre, numa altura em que o conselho científico que orienta o Governo alerta para uma retoma da epidemia.

A quarta maior cidade de França vai tornar obrigatório, a partir de quarta-feira, o uso da máscara nos bairros mais movimentados, onde as “medidas de proteção [contra a covid-19] são pouco respeitadas”, explicou a câmara municipal de Haute-Garonne.

A decisão foi tomada na sequência de um aumento do número de casos de infeção por coronavírus na região, principalmente entre pessoas com idades entre os 20 e os 30 anos, de acordo com as autoridades de saúde.

Desde segunda-feira, a máscara passou a ser obrigatória ao ar livre em muitas cidades francesas, como Nice (sudeste), Lille (norte) e nas cidades turísticas de Biarritz ou Saint-Malo, na costa oeste.

17h51 - "Avante!" garante cumprimento de regras em recinto para 100 mil pessoas

A organização comunista da Festa do “Avante!” garantiu hoje o escrupuloso cumprimento das regras de distanciamento e higiene sanitários impostos pelas autoridades, devido à pandemia de Covid-19, num recinto cuja lotação oficial é de 100 mil pessoas.

O principal responsável pelo evento, Alexandre Araújo, membro do Secretariado do Comité Central do PCP, evitou adiantar “números” de bilhetes já vendidos, qualquer previsão de visitantes ou mesmo esclarecer se vai haver um limite à entrada de pessoas, numa conferência de imprensa nos terrenos da 44.ª edição do certame político-cultural comunista.

“A Direção-Geral da Saúde (DGS) conhece a lotação habitual da festa. Nós temos tido uma lotação estabelecida, do ponto de vista das licenças emitidas, que se aproxima dos 100 mil. Digamos que... Bem, não digamos mais nada”, limitou-se a dizer, após ser insistentemente questionado.

O dirigente do PCP confirmou que a venda de bebidas alcoólicas, por exemplo, vai respeitar “legislação e regras em vigor”, pois “neste momento é proibida a sua venda depois das 20:00, à exceção de estabelecimentos de restauração” e será isso que se vai passar nas quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, Amora, Seixal, entre 04 e 06 de setembro.

“Pronto, isso não sei, há um certo fascínio por números... eu, relativamente, a números... temos tido uma participação normal nas jornadas de trabalho, de fim de semana para fim de semana: 150, 200 pessoas a trabalhar. Tem estado ao nível de anos anteriores”, afirmou Araújo, sobre os voluntários que estão a construir as infraestruturas do recinto desde 06 de junho.

17h42 - Autoridades de Cabo Verde encerram 32 estabelecimentos na Praia em 10 dias

As autoridades cabo-verdianas encerraram 32 estabelecimentos comerciais na cidade da Praia em ações realizadas durante 10 dias no mês de julho, anunciou hoje o presidente da Proteção Civil, indicando que os bares são os estabelecimentos com mais incumprimentos.

Em conferência de imprensa, na cidade da Praia, para apresentar os resultados de ações realizadas entre 06 e 16 de julho, Renaldo Rodrigues adiantou que foram fiscalizadas 105 estabelecimentos comerciais na capital do país e que 32 foram encerradas, por não respeitarem todas as regras sanitárias impostas para evitar a propagação do novo coronavírus.

17h25 - Clubes alemães acordam proposta para regresso dos adeptos aos estádios

As equipas profissionais do futebol alemão aprovaram hoje o modelo proposto pela Liga para o regresso dos adeptos aos estádios no início do campeonato 2021/21, em 18 de setembro, num plano pendente de aprovação governamental.

"Quando e quantos espetadores serão autorizados a regressar aos estádios não é uma decisão da Liga alemã (DFL). Não esperamos nada, e não exigimos nada, mas vamos preparar-nos", disse o presidente do organismo, Christian Seifert.

As 36 equipas das duas divisões estão unidas na pretensão de voltar a ter adeptos – não só pela parte desportiva, mas igualmente financeira – e a evolução da pandemia da covid-19 ditará o êxito da sua vontade, sempre pendente de decisão política.

"Atualmente, o coronavírus continua a ter um papel importante. A prioridade atual na Alemanha não é encher estádios, mas a situação da saúde pública", admitiu o dirigente, quando o país identificou 879 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas.

O plano da DFL contempla, entre outros, suspender a presença dos adeptos das equipas visitantes, acabar com os lugares em pé e a proibição de bebidas alcoólicas.

De igual modo, as entradas seriam personalizadas, para que, em caso de infeção, se possam detetar possíveis cadeias de transmissão.

17h02 - Médicos alemães alertam que estão sob efeito de uma segunda vaga

Na Alemanha o sindicato dos médicos faz soar o alarme e afirma que o país já vive uma segunda vaga de Covid-19.

O sindicato dos médicos alemães apela ao regresso às regras de higienização e distanciamento social.

A Alemanha identificou 879 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e ainda que esta segunda vaga não seja comparável à primeira, a presidente deste sindicato, Susanne Johna, avisa que "existe o perigo" de os alemães arriscarem “tudo o que conseguiram até agora porque, simultaneamente, ignoram a sua existência e desejam regressar à normalidade”.

16h40 - Espanha ultrapassa os 300 mil casos de infeção

Espanha ultrapassou hoje os 300.000 casos de infeção por covid-19 desde o início da pandemia, alcançando um total de 302.814 contágios, dos quais 1.178 foram diagnosticados nas últimas 24 horas.

De todos os novos casos, a maior parte foi detetada na comunidade de Aragão, com 365 novas infeções, seguida pela de Madrid, com 292, e pela Catalunha e Andaluzia, ambas com 109, segundo o último boletim do Ministério da Saúde espanhol.

16h08 - Empresa açoriana de pescado dá a volta à crise e reinventa-se

Com hotéis e restaurantes inicialmente fechados, e agora a meio gás, devido à pandemia, a Fat Tuna, especializada na área das pescas, temeu a insolvência, mas a empresa açoriana "reinventou-se", as encomendas aumentaram e foram contratados mais trabalhadores.

“Foi uma situação muito complicada. Os nossos clientes, a alta restauração e hotelaria, estiveram fechados durante três ou quatro meses e para uma fábrica com a estrutura que temos obviamente que sem clientes não conseguimos vender. Acreditamos mesmo que seria uma insolvência, no futuro próximo da Fat Tuna”, disse Afonso Van Uden, sócio gerente da Fat Tuna – Azores Fresh Fish.

Sedeada em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, a empresa comercializa peixe e mariscos dos Açores.

15h43 - Polónia soma novo recorde diário com 680 contágios nas últimas 24 horas

A Polónia registou 680 novos casos da doença covid-19 nas últimas 24 horas, sendo a quarta vez em menos de uma semana que o país assiste a um aumento de infeções diário desde o início da pandemia.

O total de casos até ao momento é de 48.149, de acordo com os dados divulgados hoje pelas autoridades de saúde polacas. O número de mortes situa-se em 1.738, seis das quais nas últimas 24 horas.

O aumento surge depois dos três anteriores verificados na semana passada, com 615 novos casos na quinta-feira, 657 na sexta-feira e 658 no sábado.

As autoridades polacas atribuem este aumento a vários surtos entre trabalhadores das minas e as pessoas com as quais entram em contacto.

15h31 - Argentina proíbe reuniões familiares em casa mesmo onde não há vírus

A nova extensão do confinamento na Argentina, o mais longo do mundo, prevê uma pena de até dois anos de prisão para familiares que se reúnam em casa, medida que está a provocar críticas e que juristas consideram inconstitucional.

A extensão do confinamento, que entrou em vigor na segunda-feira, inclui um decreto que proíbe reuniões de familiares que não coabitem em qualquer domicílio ou ambiente fechado.

A proibição prolonga-se pelo menos até dia 16 de agosto e vale para todo o território nacional, inclusive em zonas do interior do país onde o vírus não circula.

O texto do decreto proíbe expressamente "eventos sociais ou familiares em espaços fechados e nos domicílios das pessoas em qualquer caso e com qualquer quantidade de participantes, exceto o grupo que coabita".

Os parentes que, não vivendo juntos, decidam reunir-se, poderão ser punidos com uma pena de até dois anos de prisão.

15h25 - Programa "Escola Solidária" no Porto assegura refeições até final de agosto

O programa "Escola Solidária", promovido pela Câmara do Porto, vai manter-se em funcionamento durante o mês de agosto, atendendo ao contexto de covid-19, com vista a garantir o fornecimento de refeições aos alunos que necessitem.

No âmbito deste programa, a autarquia assegura em todas as escolas nos períodos das pausas escolares, incluindo nas férias grandes, as refeições - almoço e lanche - aos alunos dos escalões A e B que frequentem as escolas do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância, garantindo refeições nutricionalmente equilibrados e aos preços que foram praticados durante o corrente ano letivo.

Este ano, atendendo ao atual contexto da Covid-19, a iniciativa, retomada a 29 de junho, estará em funcionamento também durante o mês de agosto, até ao dia 31, na modalidade de take-away, explicou o município em resposta à Lusa.

Esta medida abrange também os irmãos dos alunos dos jardins-de-infância e escolas básicas de 1º ciclo, que tenham entre 3 e 10 anos, podendo, desta forma, usufruir deste serviço mesmo que não frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do Porto.

15h00- Irão regista 2.751 novos casos em 24 horas

O Irão registou 2.751 novos casos da doença covid-19 nas últimas 24 horas, o que constitui o mais alto valor de novas infeções diárias em dois meses, indicou hoje o Ministério da Saúde iraniano.

Nas últimas 24 horas, foram recenseados 2.751 novos casos, tendo-se registado também 212 mortes”, referiu a porta-voz do ministério, Sima Sadat Lari, numa declaração televisiva.

O novo balanço dá, assim, conta do maior número de casos diários de contaminação com o novo coronavírus desde o início de junho, quando foram registadas 2.886 infeções em apenas 24 horas.

Segundo o último balanço, o total de infetados ascende a 314.786 e o de óbitos a 17.617 desde o início da pandemia no Irão, o país mais infetado do Médio Oriente.

Desde maio que o número de mortes e de infeções se encontra numa curva ascendente, tendo as autoridades de Teerão tornado obrigatório o uso de máscara nos espaços fechados e a restabelecer as restrições.

14h42 - Portugal com perdas acima de 2% do PIB devido à quebra no turismo

Portugal está entre os países que deverão ter perdas no setor do turismo superiores a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) devido à pandemia de Covid-19, de acordo com um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) hoje divulgado.

"As perdas nas receitas do turismo que ultrapassam os 2% do PIB devem concentrar-se em grandes exportadores de turismo, como a Costa Rica, Egito, Grécia, Marrocos, Nova Zelândia, Portugal, Espanha, Sri Lanka, Tailândia e Turquia", pode ler-se no relatório sobre o setor externo hoje divulgado pelo FMI.

Os dados relativos ao turismo foram analisados a partir de um estudo da Organização Internacional do Turismo, que "inclui um cenário envolvendo um levantamento gradual de restrições às viagens com início em setembro", que implica "receitas no turismo 73% abaixo dos níveis de 2019".

14h19 - Rússia anuncia para setembro início de produção de vacina

As autoridades sanitárias da Rússia acreditam que o país estará em condições de começar a produzir uma vacina contra o novo coronavírus em setembro.


14h09 - Interpol adverte para subida "alarmante" do crime informático

A Interpol veio advertir esta terça-feira para um aumento "alarmante" da criminalidade informática durante os primeiros quatro meses do ano, com ataques dirigidos a pessoas que trabalham em casa, empresas e governos.

Segundo a organização internacional de polícia, os criminosos aproveitam as falhas de segurança das companhias e dos organismos que tiveram de adaptar os sistemas informáticos à pandemia, roubando dados, dinheiro ou criando perturbações.

"O crime informático está a desenvolver-se e os ataques estão a incrementar-se a um ritmo alarmante, explorando o medo e a incerteza causada pelas falta de estabilidade social e a situação económica provocada pela pandemia de SARS CoV-2", afirma, em comunicado, Jurgen Stock, secretário-geral da Interpol.

De janeiro a abril, a Interpol detetou 907 mil mensagens de correio spam, 737 incidentes relacionados com programas malignos e mais de 48 mil episódios de instalação de vírus informáticos.

13h57 - Pandemia matou mais de 694 mil pessoas e infetou mais de 18,3 milhões

A pandemia da Covid-19 já causou as mortes de pelo menos 694.507 pessoas em todo o mundo, desde que o coronavírus SARS-CoV-2 foi detetado na China, em dezembro, refere o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse, a partir de dados oficiais.

Mais de 18.324.580 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios, dos quais pelo menos 10.707.500 foram considerados curados.

Na segunda-feira foram registadas 4309 mortes e 207.124 novos casos da doença em todo o mundo, sendo que os países que mais vítimas mortais somaram nos últimos relatórios foram a Índia, com 803 novos casos, o Brasil, com 561, e os Estados Unidos, com 532.

Os Estados Unidos são o país mais afetado tanto em termos de vítimas mortais como de infeções, com 155.471 mortes e 4.717.716 casos, segundo a Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 1.513.446 pessoas foram declaradas curadas em solo norte-americano.

Seguem-se o Brasil, com 94.665 mortos e 2.750.318 casos, o México, com 48.012 mortos e 443.813 casos de infeção, o Reino Unido, com 46.210 mortos e 305.623 casos, e a Índia, com 38.938 óbitos e 1.855.745 casos de infeção.

Entre os países mais atingidos, a Bélgica é a que apresenta o maior número de mortes em relação à população, com 85 mortes por 100 mil habitantes, seguida do Reino Unido (68), de Espanha (61), do Peru (60) e da Itália (59).

13h35 - Direção-Geral da Saúde atualiza dados da pandemia

boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira refere mais um caso mortal de Covid-19 em Portugal, além de um acréscimo de 112 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus. O número de pessoas dadas como recuperadas aumentou em 207 nas últimas 24 horas.

Na véspera, o documento que atualiza os dados da pandemia em território português reportara a ausência de qualquer caso de morte causada pela Covid-19 face a domingo, pela primeira vez desde meados de março.

O total de óbitos registados desde o início da pandemia subiu agora para 1739. As autoridades sanitárias têm também registo de 51.681 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 e de 37.218 pessoas recuperadas da doença causada pelo novo coronavírus.

A região de Lisboa e Vale do Tejo totaliza 26.457 casos de Covid-19 - mais 68 do que na segunda-feira.

Aguardam nesta altura resultados laboratoriais 1451 pessoas. Mantêm-se sob vigilância 36.946 contactos.

13h24 - Taxa de mortalidade aumentou em julho

No mês passado morreram mais 2137 pessoas do que no mesmo período de 2019. Um aumento de quase 26 por cento, que faz deste o mês de julho com mais mortes em Portugal nos últimos 12 anos. Apenas 1,5 por cento foram vítimas diretas da Covid-19.
A Direção-Geral da Saúde atribui o aumento às vagas de calor que se registaram, mas há especialistas que acreditam que estes números podem ser reflexo de condicionamentos no acesso ao Serviço Nacional de Saúde.

13h10 - Filipinas com novo máximo diário de casos

As Filipinas registaram esta terça-feira 6352 novos casos de Covid-19, um recorde diário para o país e todo o sudeste asiático. Algo que acontece no primeiro dia de reconfinamento em Manila e quatro províncias contíguas.

Desde janeiro as Filipinas tiveram registo de 112.593 contágios, muitos ainda ativos, e 2115 mortes, de acordo com os dados mais recentes do Departamento de Saúde.

O país registou máximos diários de casos cinco vezes durante a última semana, o que obrigou o Governo a ordenar o reconfinamento da capital e das pronvíncias de Bulacan, Rizal, Cavite e Laguna, num total de 27 milhões de habitantes - um quarto da população do país.

Esta fase restringe por completo os movimentos, suspende os transportes públicos e apenas permite a um membro da cada família sair para comprar os bens essenciais.

12h52 - Açores sem novos casos

Os Açores não registaram, nas últimas 24 horas, qualquer novo caso de Covid-19, mantendo atualmente 17 casos positivos ativos, todos na Ilha de São Miguel.

De acordo com o comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional, as 1295 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região Autónoma não revelaram novos casos positivos.

Os Açores mantêm, assim, um total de 176 casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, desde o início da pandemia.

A Autoridade de Saúde dos Açores sublinha que "as medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social".

12h49 - Governo grego remodelado para responder à pandemia

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, procedeu esta terça-feira a uma remodelação do seu Governo, pouco mais de um ano depois da tomada de posse, tendo em vista melhorar a gestão da crise pandémica e dos fundos concedidos pela União Europeia.

Stelios Petsas sustenta que a remodelação - que abarca uma dúzia de nomes - corresponde a uma "melhoria operacional" do Executivo.

"A gestão do aumento de fundos europeus" e "o reforço organizacional" do Ministério da Saúde estão entre os objetivos.

O primeiro-ministro nomeou novos vice-ministros da Saúde, da Segurança Social e do Ambiente e promoveu dois responsáveis a ministros adjuntos.

A Grécia tem registado um aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus, com uma taxa diária próxima da de abril.

Desde 1 de julho, mais de 340 novas infeções foram registadas entre os cerca de 1,3 milhões de viajantes que entraram na Grécia. No total, o país conta mais de 4700 casos e 210 mortes.

12h30 - Bruxelas aprova criação do Banco Português de Fomento

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a criação do novo Banco Português de Fomento (BPF), no âmbito dos auxílios de Estado, que foi decidida pelo Governo em junho.
Andrea Neves, correspondente da Antena 1 em Bruxelas

Segundo um comunicado do Executivo comunitário, "a Comissão Europeia aprovou, ao abrigo das regras da UE para as ajudas de Estado, os planos de Portugal para a criação de um novo banco nacional de desenvolvimento (...) para a promoção do crescimento da economia portuguesa".

12h14 - Zonas raianas do Alto Minho com mais 20 por cento de clientes

O volume de clientes em 108 empresas de comércio, restauração e hotelaria de cinco concelhos raianos do Alto Minho "aumentou menos de 20 por cento" após a reabertura das fronteiras entre Portugal e Espanha a 1 de julho, foi hoje divulgado.

Os dados constam das conclusões do inquérito Impacto da reabertura das fronteiras no comércio, restauração e hotelaria das regiões raianas do Alto Minho, realizado pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), entre os dias 15 e 30 de julho, através de um inquérito enviado a 400 empresas de Caminha, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira, sendo que responderam 108.

Segundo o CEVAL, o universo total de empresas instaladas naqueles cinco concelhos do Vale do Minho é de cerca de 700 estabelecimentos comerciais daqueles setores de atividade.

Na nota hoje enviada à imprensa com os resultados do estudo, a CEVAL destaca que "quase metade dos empresários inquiridos afirmam que as vendas reduziram entre 40 por cento e 60 por centoface ao período homólogo do ano anterior".

A CEVAL representa cerca de cinco mil empresas do distrito de Viana do Castelo, que empregam mais de 19 mil trabalhadores.

12h00 - Lar do Porto com 34 utentes e dez profissionais infetados

Quarenta e três pessoas de um lar do Porto, das quais 34 utentes e dez profissionais, estão infetadas com Covid-19, registando-se quatro internamentos, disse hoje à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

A mesma fonte indicou que "foram testados" todos os utentes e profissionais do lar, num total de "225 pessoas (109 utentes e 116 profissionais)", mas não soube precisar se é já conhecida a totalidade dos resultados aos rastreios.

De acordo com a ARNS, foi na quarta-feira que surgiu o registo do primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na residência sénior Montepio da Rua do Breiner, no Porto.

"A situação começa a ficar controlada", observou a ARSN, dizendo estar em causa um "foco" de infeção e não um "surto".

Questionada pela Lusa, a empresa Residências Montepio indicou ter conseguido "isolar a cadeia de contágio".

"Estamos a manter um controlo rígido e próximo com os residentes, com as equipas e com as famílias", descreveu a empresa numa resposta escrita enviada à Lusa em que não refere quantos casos de infeção foram detetados na residência do Porto.

A Residências Montepio descreve que, "neste caso específico, que se restringe unicamente à Residência Porto - Rua do Breiner" o primeiro passo dado "foi rastrear a origem e graças a isso foi possível rastrear e isolar as pessoas afetadas."

"Neste momento, todas as pessoas estão a ser seguidas, as equipas foram substituídas, e reforçados os protocolos de isolamento, estando todas as iniciativas articuladas com as Autoridades de Saúde", refere.

11h50 - Lisboa e Vale do Tejo. Equipas multidisciplinares contactam mais de 8300 pessoas

Instituídas no quadro do combate à pandemia, as equipas multidisciplinares da Área Metropolitana de Lisboa contactaram, de 30 de junho a 31 de julho, 8326 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra, lê-se num balanço da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo remetido esta terça-feira às redações.

"Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença", aponta a ARS.

"Entre 30 de junho e 31 de julho, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas e Sintra realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 8326 pessoas foram alvo desta intervenção".

"Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizados ações de sensibilização à população", conclui o comunicado.

11h37 - Donos de carrosséis pedem ajuda às autarquias

Apesar da autorização de funcionamento, os empresários de diversão, donos de carrosséis e outros equipamentos, que viviam da vida nas feiras, estão a ter muitas dificuldades financeiras.

A Associação Portuguesa de Empresários de Diversão reuniu-se esta segunda-feira com mais de 150 empresários associados em Pedrógão Grande.
Sandra Henriques - Antena 1

Mais de 95 por cento destas pequenas empresas continuam paradas e há quem não tenha sequer conseguido aceder aos apoios financeiros do Governo.

A associação revela que são muito poucos os que estão a trabalhar já e a aposta agora tem sido convencer as autarquias a receber os equipamentos de diversão.

As exceções são poucas, como Figueira da Foz, Lagos, Monte Gordo ou Viseu, locais onde já há equipamentos de diversão montados.

O caso de Viseu é destacado pela positiva por estes empresários, porque se criou o evento Cubo Mágico, à falta da Feira de São Mateus.

11h13 - Casa Branca e democratas no Congresso à procura de pontos comuns 

Membros do círculo próximo do Presidente dos Estados Unidos e os líderes democratas no Congresso procuram uma vez mais, esta terça-feira, chegar a acordo sobre um quinto pacote de estímulos económicos no quadro da pandemia da Covid-19.

"Estamos a fazer alguns progressos em determinados assuntos", resumiu, lacónico, o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, após as conversações decorridas na segunda-feira.

O presidente do Banco da Reserva Federal de Chicago, Charles Evans, instava ontem o Congresso e a Casa Branca a acertarem agulhas no sentido de um maior investimento federal na economia, depois de os Estados Unidos terem visto desaparecer dezenas de milhões de postos de trabalho.

10h41 - Coimbra deverá ter praxe com máscara

A praxe em Coimbra deverá decorrer com o início do ano letivo e o regresso das aulas presenciais, adiantou esta terça-feira o responsável pelo Conselho de Veteranos, para acrescentar que vai ser determinado o uso obrigatório de máscara nestas atividades.

"As praxes deverão decorrer à mesma, visto que passa a haver aulas presenciais", afirmou o dux veteranorum Matias Correia, ouvido pela agência Lusa.

A decisão foi tomada "em articulação com a reitoria da Universidade de Coimbra".

9h50 - Hospitais privados. Urgências caíram para metade

Os hospitais privados afirmam ter experimentado um recuo para metade nos casos de urgência por causa da pandemia da Covid-19. Todavia, no final de julho deu-se uma "recuperação muito significativa" nas consultas de especialidade.

Os dados da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) mostram que, nas cirurgias, os valores de fevereiro (cerca de 17 mil) foram recuperados em julho (extrapolando a partir de dados obtidos até ao dia 22), depois de em abril não terem chegado às três mil.

A APHP recorda que, com o decreto do estado de emergência, "houve uma quebra abrupta na atividade de todos os hospitais portugueses a partir da segunda quinzena de março, que se agravou em abril".

No caso dos hospitais privados, "a atividade chegou a cair cerca de 67 por cento em abril, face ao mesmo mês do período homólogo".

Nas consultas de especialidade, os privados adiantam ter passado de cerca de 700 mil em fevereiro para menos de 400 mil em março e cerca de 150 mil em abril, valores que começaram a inverter em maio.

Em julho, extrapolando para o total do mês a partir dos dados obtidos até dia 22, os privados conseguiram recuperar nas consultas de especialidade para um valor próximo das 650 mil.

"Nota-se, no entanto, ainda uma quebra da ordem dos 50 por cento nos episódios de urgência", admite a APHP.

9h30 - África ultrapassa os 20.612 mortos e 968.020 casos

África soma esta terça-feira 20.612 mortos e está a 32 mil casos de chegar a um milhão de infetados.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de mortos é de 20.612, mais 324 que nas últimas 24 horas, enquanto que o de infetados é de 968.020, mais 10.985.

O número de pessoas recuperadas é agora de 629.726, mais 17.769 nas últimas 24 horas.

O maior número de casos e de mortes causadas pela Covid-19 continua a registar-se na África Austral, com 541.809 infetados e 9063 óbitos. Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, conta 516.868 infetados e 8539 óbitos.

A região da África do Norte, a segunda mais afetada pela pandemia, tem agora 164.208 infetados e 6817 mortos e na África Ocidental o número de casos subiu para 131.680, com 1953 vítimas mortais.

Já na África Oriental há registo de 81.103 casos e 1835 mortos. A região da África Central acumula 49.220 casos e 944 mortos.

O Egito é o segundo país com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, somando 94.640 infetados e 4888 óbitos, seguindo-se a Argélia, que conta agora com 31.416 casos e 1226 vítimas mortais.

Entre os cinco países mais afetados, estão também a Nigéria, que regista 44.129 infetados e 896 óbitos, e o Sudão, com 11.738 casos e 752 vítimas mortais.

9h16 - "Catástrofe geracional". ONU pede medidas para reabertura das escolas

As Nações Unidas apelaram esta terça-feira a todos países para que seja dada prioridade à reabertura das escolas sempre que haja controlo da transmissão local dos contágios de Covid-19. A organização avisa mesmo que o encerramento prolongado pode dar lugar uma "catástrofe geracional".
"Vivemos um momento decisivo para as crianças e jovens de todo o mundo. As decisões que os governos venham a tomar agora vão ter um efeito duradouro em centenas de milhões de jovens, assim como nas perspetivas de desenvolvimento dos países, durante décadas", advertiu o secretário-geral da ONU em mensagem de vídeo.

António Guterres apresentou um relatório elaborado pelas Nações Unidas para analisar o impacto do fecho de escolas, institutos e universidades.

Nos termos deste trabalho, já se verificava uma "crise na educação" no mundo antes da pandemia do SARS CoV-2, com mais de 250 milhões de crianças que não estavam escolarizadas.

"Agora enfrentamos uma catástrofe geracional que pode vir a desperdiçar um potencial humano incalculável, minar décadas de progresso e exacerbar desigualdades instaladas", afirmou o antigo primeiro-ministro português.

9h00 - Autoridades de Timor-Leste apelam à calma

O Ministério da Saúde de Timor-Leste apela à população para que se mantenha calma, na sequência da deteção de um novo caso de Covid-19 e para que aplique as medidas de prevenção.

"Apelamos à população para que não entre em pânico, para que mantenha as medidas de prevenção da Covid-19, usem máscaras, continuem a manter a distanciamento físico e evitando grandes aglomerações", afirma Narciso Fernandes, vice-coordenador geral da Comissão Executiva para a Covid-19 do Ministério da Saúde.

8h45 - Quase 30 mil pedem ao Reino Unido para tirar Portugal da lista negra

Mais de 28 mil pessoas já assinaram uma petição para que o Governo do Reino Unido coloque Portugal na lista de destinos seguros.

A iniciativa partiu do jornal The Portugal News, com sede no Algarve, e são muitos os britânicos a assinar esta petição.
Marta Pacheco - Antena 1

O abaixo-assinado vai ser enviado ao primeiro-ministro Boris Johnson, para acabar com a quarentena imposta, por exemplo, aos cidadãos britânicos após as férias em território português. Uma decisão que muitos dizem não fazer qualquer sentido.

8h40 - Colégios mudam regulamentos e salvaguardam prestações

Muitos colégios estão a mudar o regulamentos para o próximo ano letivo e colocam-se à defesa face a um possível novo encerramento por causa da pandemia.

O objetivo é evitar reduções nas mensalidades, caso as aulas presenciais venham a ser suspensas.
Rita Fernandes - Antena 1

As novas cláusulas nos contratos de inscrição já estão a ser comunicadas aos encarregados de educação, porque estes estabelecimentos não querem ser privados de receitas para o futuro.

8h26 - Alemanha atualiza números

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou, desde segunda-feira, em 879 para um total de 211.281 desde o início da pandemia.

O país viu também o número de óbitos crescer em oito para um total de 9156, de acordo com os dados do Instituto Robert Koch para doenças infecciosas.

Em declarações ao jornal Augsburger Allgemeine, a presidente do Marburger Bund, sindicato que representa os médicos na Alemanha, Susanne Johna, afirma que o país está já a debater-se com uma segunda vaga do novo coronavírus, embora "superficial", correndo mesmo o risco de deitar a perder os resultados positivos que obteve inicialmente no combate à pandemia.

8h13 - México com 266 mortos e 4767 infetados em 24 horas

No total, o país registou 48.012 óbitos e 443.813 contágios confirmados desde o início da pandemia.

A Cidade do México e os Estados do México, Tabasco, Guanajuato e Veracruz são as regiões do país com o maior número de casos, representando cerca de 45 por cento do total de infeções.

Metade dos 32 Estados mexicanos está classificada como zona de risco máximo de contágio e a outra metade como zona de alto risco, de acordo com os novos critérios de resposta à Covid-19, que começaram a seres aplicados na segunda-feira.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, o México é o terceiro país do mundo com o maior número de mortes causadas pela Covid-19, só ultrapassado por Estados Unidos e Brasil. É também o sexto país com mais casos.

7h51 - Testagem no aeroporto de Ponta Delgada vai ser reorganizada

O Governo dos Açores prepara-se para reorganizar a zona de testes à Covid-19 no aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada. O objetivo é "agilizar" os procedimentos no momento do desembarque em São Miguel.

"Através das conversas que têm sido feitas com a ANA, contamos num curto prazo ter uma nova reorganização relativamente àquela zona e ao procedimento de testagem à chegada à região", afirmou o secretário da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, referindo-se ao aeroporto de Ponta Delgada.

O governante falava aos jornalistas no final da reunião do conselho de Ilha de São Miguel, que decorreu ao final do dia de segunda-feira, no concelho de Nordeste, integrada na visita de trabalho do Executivo açoriano àquela ilha.

Questionado sobre se a reorganização vem confirmar que o modelo atual tem vindo a acarretar elevados tempos de espera na testagem, Berto Messias salientou que, na altura, foi necessário criar "rapidamente" uma "estrutura" para "responder à reabertura do espaço aéreo" na região.

Os passageiros que chegam aos Açores têm de apresentar um teste negativo à Covid-19 realizdo nas últimas 72 horas antes do voo ou ser testados à chegada.

7h44 - China deteta mais 36 casos

As autoridades de saúde da China registaram 36 novos casos confirmados de coronavírus na segunda-feira, 28 dos quais contágios locais na região oeste de Xinjiang, onde um surto surgiu há três semanas.

Todos os casos em Xinjiang ocorreram por contágio local, tal como outros dois, em Liaoning, na província nordeste da China, o outro surto ativo no país.

A China identificou ainda seis casos entre viajantes oriundos do exterior.

Até à meia-noite local (17h00 de segunda-feira em Lisboa), tiveram alta 17 pessoas, pelo que o número total de casos ativos na China continental se fixou em 800, entre os quais 36 permanecem em estado grave.

As autoridades locais não anunciaram novos óbitos por Covid-19, mantendo-se o total desde o início da pandemia em 4634, entre as 84.464 pessoas infetadas.

7h39 - Estados Unidos com 532 mortos e mais de 48 mil casos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 532 mortos e 48.463 infetados pelo SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Os últimos números elevam o total de óbitos para 155.366 e o de casos confirmados para 4.711.323.

O balanço das 20h00 de segunda-feira (1:00 desta terça-feira em Lisboa) avançadao pela agência Efe refere que, apesar de Nova Iorque ter deixado de ser o Estado com o maior número de infeções, é ainda o mais atingido em termos de mortes, com 32.719 - só na cidade de Nova Iorque morreram 23.550 pessoas.

O Estado de Nova Iorque é seguido pela vizinha Nova Jérsia, com 15.846 mortos, Califórnia, com 9441, e pelo Massachusetts com 8.648.

Outros Estados com grande número de mortes são o Illinois com 7723, Pensilvânia com 7224, Florida com 7157, Texas com 7003 e Michigan, com 6467.

Em termos de infeções, a Califórnia apresenta 516.839, seguida da Florida com 491.884, do Texas com 456.277 e de Nova Iorque com 416.843.

6h50 - Ponto de situação

O número de casos da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, na América do Sul e nas Caraíbas superou, nas últimas horas, a fasquia dos cinco milhões. É o que mostra a contagem em permanente atualização por parte da agência France Presse, a partir de fontes oficiais.Timor-Leste registou o primeiro caso de Covid-19 desde 15 de maio. É também o 25.º desde o início da pandemia. Trata-se de um cidadão indonésio que entrou pela fronteira terrestre e está em quarentena em Díli, apurou a agência Lusa.


O Brasil é o país mais atingido da região, tendo acumulado 561 mortes e 16.641 casos em 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde. As autoridades brasileiras têm agora registo de 94.655 casos mortais e de 2.750.318 infeções pelo SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.

Por sua vez, um consórcio de órgãos de comunicação social avança com um balanço de 18.043 casos no último dia, para um total de 2.751.665.

À escala internacional, a pandemia da Covid-19 já causou mais de 689 mil mortes e infetou mais de 18.1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

O Continente Americano continua a ser aquele em que os números de óbitos e casos são mais agudos. Os Estados Unidos são o país com mais mortos (154.860) e mais casos de infeção (acima dos 4,6 milhões).
A Organização Mundial da Saúde veio ontem avisar que pode nunca vir a existir uma "bala de prata" contra a Covid-19.
O quadro em Portugal

Pela primeira vez em quatro meses e meio, não morreu ninguém em Portugal com Covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira.
O Governo esclareceu ontem que não há qualquer orientação para que se realize um menor número de testes em Portugal.

Foram confirmados 106 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, o número mais baixo em três meses. Desde o início da pandemia, já contraíram o vírus em Portugal 51.569 pessoas.

Há mais 12 pessoas internadas, para um total de 390, das quais 42 em unidades de cuidados intensivos. Recuperaram da doença mais 127 pessoas.