Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Alkis Konstantinidis - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h30 - Brasil regista 572 mortes e mais de 23 mil infeções em 24 horas

Brasil regista 572 mortes e mais de 23 mil infeções em 24 horas

São Paulo, 09 ago 2020 (Lusa) - O Brasil registou 572 mortes e 23.010 novas infeções provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde do país.

Na véspera, o maior país da América do Sul superou a marca de 100 mil óbitos na pandemia e, com os números atualizados hoje, contabiliza 101.049 óbitos.

O Brasil registou um total de 3.035.422 infeções provocadas pelo novo coronavírus.

O Ministério brasileiro da Saúde destacou que 2.118.460 pessoas já estão recuperadas da doença e outros 815.913 pacientes ainda estão a ser acompanhados.

23h14 - Dois indígenas mortos no Perú

Pelo menos duas pessoas morreram em confrontos com a polícia no Perú, quando quase uma centena de indígenas, furiosos com a gestão da pandemia por parte do Governo e a poluição, atacaram um local explorado por uma companhia de petróleo canadiana na Amazónia peruana.

Dois deles morreram em confrontos com a polícia. Sete elementos das forças da ordem e outros 11 indígenas ficaram feridos, de acordo com um comunicado do Ministério do Interior.

Os confrontos deram-se na madrugadade domingo, quando cerca de 70 indígenas armados com lanças, furiosos pelas repetidas fugas de petróleo e o que consideram ser a negligência do Governo para com as suas comunidades na gestão da pandemia, tentaram assumir o controlo do acampamento na PetroTal em Bretaña, na região de Loreto (nordeste).

21h00 - Atlético de Madrid com dois casos positivos antes de viajar para Lisboa

O Atlético de Madrid anunciou hoje que se registaram dois casos positivos de covid-19 entre os membros da equipa espanhola que preparava a deslocação a Lisboa, para disputar a fase final da Liga dos Campeões de futebol.

Sem especificar se são jogadores, treinadores ou outros elementos da estrutura, o clube madrileno revelou que todos foram submetidos no sábado a testes à covid-19, dos quais resultaram dois casos positivos, de pessoas que já estão "isoladas nos respetivos domicílios".

O clube da capital espanhola fez o anúncio a quatro dias do jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões, na quinta-feira, em que o Atlético de Madrid vai defrontar os alemães do Leipzig, a uma só mão, no estádio José Alvalade, em Lisboa.

20h45 - Emigrantes em Inglaterra obrigados a quarentena no regresso das férias


19h55 - Angola regista mais 5 mortes e bate recorde de infeções em 24 horas

As cinco mortes, que se verificaram "em decorrência de quadros descompensados de comorbilidades", foram de doentes com 59, 65, 64, 71 e 82 anos, todos de sexo masculino, que se encontravam internados na Clínica da Sagrada Esperança, Zona Económica Especial, dois na Clínica Girassol e um no hospital da Barra do Kwanza.

Os cem novos casos, 82 de sexo masculino e 18 de sexo feminino, têm idades entre 10 e 83 anos.

Foram diagnosticados em Benguela e Soyo (província do Zaire) dois casos, importados de Luanda devido à violação da cerca sanitária, sendo os restantes 98 da província de Luanda.

Nas últimas 24 horas houve também mais três recuperados.

Angola soma já 1.672 casos, com 75 óbitos, 567 recuperados e 1.030 ativos.

19H40 - Surto em lar do Barreiro com 47 casos positivos e situação "controlada"

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse à hoje o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa e Vale do Tejo.

O lar "tem neste momento 32 idosos positivos, num total de 80, e 15 funcionários [positivos], num total de 44. Estão dois idosos internados no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, que estão estáveis, os restantes estão assintomáticos", afirmou Nuno Lopes à agência Lusa.

Hoje, um idoso do grupo dos positivos "iniciou sintomas respiratórios e foi ao hospital", tal como outro idoso do grupo dos negativos.

Segundo este responsável, os testes foram realizados na sexta-feira e os resultados conhecidos no sábado, tendo o lar ativado os planos de contingência, começando "a separação em três alas depois da visita da delegada de saúde coordenadora do Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho".

"Os funcionários positivos estão em quarentena em casa. Os outros, de acordo com o plano de contingência, estão afetos às diferentes alas e estão a trabalhar. O lar está a ser muito bem acompanhado, tem vários positivos, mas não há casos graves e nenhum óbito. A situação está controlada", concluiu.

19H30 - Centro de Controlo de Doenças dos EUA reporta mais 1.064 óbitos.

O CCD dos Estados Unidos anunciou que o país tinha sábado quase cinco milhões de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

O número total de infetados é de 4.974.959, mais 54.590 do que o reportado anteriormente. As mortes por Covid-19 cifram-se em 161.284.

19h26 - Colectivo de passageiros apresenta queixa contra a Costa Cruzeiros

Philippe Courtois, advogado de um colectivo de passageiros franceses do Costa Magica, um navio de cruzeiros afetado por um surto do novo coronavírus, confirmou que estes apresentaram queixa num tribunal de Paris, contra a empresa, nomeadamente por homicídio involuntário.

No total foram apresentadas 180 queixas, incluindo a das famílias de três passageiros mortos por Covid-19.

A Costa Cruzeiros é acusada de diversas falhas ou negligências na gestão da crise a bordo, onde foram declarados vários casos de infeção.

Entre dias seis e 13 de março, após zarpar de Guadaloupe, nas Antilhas Francesas, o navio com 2.303 passageiros tentou aportar várias ilhas das Caraíbas, como Trinidad e Tobago, Granada, Barbados e Santa-Lúcia, sem sucesso devdio à pandemia.

18H30 - Mais 23 casos em Santiago elevam para 2.858 infeções em Cabo Verde

Cabo Verde registou mais 23 casos de infeções pelo novo coronavírus, o menor número dos últimos 10 dias e todos na ilha de Santiago, elevando o total acumulado para 2.858, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano adiantou que os laboratórios de virologia do país analisaram 216 amostras na últimas 24 anos, das quais 23 deram resultado positivo, o menor número registado nos últimos 10 dias.

Os novos casos foram todos registados na ilha de Santiago, distribuídos pelos concelhos da Praia (15) e São Salvador do Mundo (oito).

No mesmo comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social referiu ainda que o país registou mais 13 pessoas recuperadas da covid-19, na Praia (12) e em Ribeira Grande de Santiago (uma), passando a ter um total de 2.086 doentes recuperados.

Com os novos dados, o país passou a contabilizar um acumulado de 2.858 casos de covid-19 desde 19 de março, continuando com 32 óbitos, dois transferidos e 738 casos ativos da doença.

18h00 - Mais 28 casos em Moçambique elevam total para 2.269

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 28 casos positivos de covid-19, elevando o total para 2.269 e mantendo-se com 16 vítimas mortais, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

"Todos os 28 casos novos hoje reportados são de indivíduos de nacionalidade moçambicana e são de transmissão local", lê-se numa nota do Ministério da Saúde.

Os 28 novos casos estão nas províncias de Maputo (seis), Cabo Delgado (dois), Niassa (um), Nampula (um), Sofala (10) e Maputo Cidade (oito).

17h55 - Duas lusodescendentes detidas por violarem quarentena na Venezuela

A polícia venezuelana deteve 22 jovens, entre eles duas lusodescendentes de 19 e 20 anos, por violarem a quarentena preventiva da covid-19 e realizar uma festa em Altamira, município de Chacao, no leste de Caracas, anunciaram hoje as autoridades municipais.

A detenção teve lugar sábado e os detidos são acusados de violar o decreto de Estado de Alarme que vigora no país desde março último e que proíbe a realização de festas, reuniões ou aglomerações e que impõe o uso obrigatório de máscara de distanciamento social preventivo da covid-19.

"Recebemos inúmeros telefonemas de vizinhos da zona informando que estavam havia uma festa no ‘penthouse’ (último piso) do edifício Helena. Quando fomos lá constatamos que havia 25 pessoas dentro do apartamento, consumindo bebidas alcoólicas e violando totalmente as medidas radicais de quarentena e segurança", disse o presidente da câmara municipal aos jornalistas.

17h38 - Mortes caem para oito no Reino Unido nas últimas 24 horas

O Reino Unido registou oito mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, em comparação com 55 do período anterior, elevando para um total de 46.574 as mortes devido à doença desde o início da pandemia, anunciou hoje o governo britânico.

O número de infeções foi de 1.062, elevando para 310.825 o número total de pessoas que testaram positivo ao novo coronavírus no Reino Unido, segundo as autoridades.

O Grupo Consultivo Científico para Emergências do governo britânico estima a taxa de transmissão do vírus a nível nacional entre 0,8 e 1, um nível acima do qual o vírus se propaga facilmente.

Estes números foram divulgados após o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ter classificado como "dever moral" e "prioridade nacional" que todas as crianças voltem à escola em setembro.

17h30 - Itália regista 463 novos casos e dois óbitos nas últimas 24 horas

Itália registou nas últimas 24 horas 463 novos casos de covid-19, e mais duas mortes associadas à doença, um dos números mais baixos de toda a crise pandémica, indicou hoje o Ministério da Saúde italiano.

14h27 - Direção-Geral da Saúde atualiza dados da pandemia

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, que acaba de ser divulgado, refere mais seis casos mortais de Covid-19 nas últimas 24 horas. O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus aumentou em 131 e há também registo de mais 147 pessoas dadas como recuperadas.

O total de mortes em Portugal, desde o início da pandemia, é agora de 1756. O país reportou já 52.668 casos de infeção e o número de recuperados totaliza 38.511.

Quatro dos seis óbitos hoje reportados ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo. Os restantes tiveram lugar no Norte e no Algarve.

As autoridades de saúde mantêm sob vigilância 37.496 contactos. Há nesta altura 1458 pessoas a aguardarem resultados laboratoriais.

O número de pessoas internadas é de 366, mais nove do que no sábado. Em unidades de cuidados intensivos permanecem 33 pessoas.

14h20 - Empresários da noite do Algarve a faturar metade

Os donos e gerentes de bares em Faro falam em quebras de 50 por cento da faturação, relativamente ao verão anterior.
Dizem que a culpa é dos novos horários, que obrigam a fechar à 1h00 em agosto.

14h01 - Direção do Consumidor emite alertas sobre máscaras

Quatro modelos de máscaras com insuficiente retenção de partículas no material filtrante foram na semana passada, num só dia, motivo de alertas da Direção-geral do Consumidor (DGC) e sistema europeu de alerta rápido para produtos não alimentares (Rapex).

Os quatro alertas, publicados na terça-feira na página de Internet da DGC, revelam a "insuficiente" retenção de partículas/filtros de quatro produtos que aumentam o risco de infeção se não forem usadas medidas de proteção adicionais, como o distanciamento social.

A DGC proibiu a comercialização de um dos produtos, ordenou a destruição de outro e sobre os restantes dois emitiu avisos acerca dos riscos para a saúde e segurança dos utilizadores.

Os quatro produtos objeto de alerta são as máscaras de proteção respiratória auto filtrante do modelo FFP2 KN 95, modelo KN 95, modelo YK01 FFP2 e da marca JY.M9.

A máscara de proteção respiratória auto filtrante YK01 FFP2, notificada no âmbito do Safety Gate - RAPEX (Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares), com clipe nasal e fitas elásticas para a prender atrás das orelhas, vendido numa caixa de cartão contendo 20 unidades, oriunda da China, ostenta a marcação CE mas não está certificado como equipamento de proteção por um organismo notificado.

A DGC afirma ainda que a retenção de partículas no seu material filtrante é insuficiente, com um valor medido de 68,5% e, consequentemente, se não forem adicionadas outras medidas de proteção, "uma quantidade excessiva de partículas ou de microrganismos pode passar através da máscara, aumentando o risco de infeção", e foi dada ordem para a destruição do produto.

Também o defeito técnico do produto da marca JY.M9, vendido numa caixa de cartão contendo 50 unidades de máscaras, é a insuficiência (valor medido igual a 59%) na retenção de partículas no material filtrante, aumentando também o risco de infeção, e a medida adotada foi um aviso aos consumidores sobre os riscos.

Neste produto a origem é desconhecida, mas também na máscara de proteção respiratória auto filtrante "modelo FFP2, KN 95", vendida numa caixa de cartão contendo 20 unidades, a origem é também da China e a retenção de partículas no material filtrante é ainda mais insuficiente, de 53%, provocando um aumento do risco de infeção, sendo decidida a proibição da comercialização do produto e eventuais medidas de acompanhamento.

Já a máscara de proteção respiratória auto filtrante KN95, da categoria FFP2 de acordo com a norma europeia EN 149, também tem uma retenção de partículas no material filtrante insuficiente (valor medido igual a 90%) e, consequentemente, segundo a DGC, se não forem adicionadas outras medidas de proteção, "uma quantidade excessiva" de partículas ou de microrganismos pode passar através da máscara, aumentando o risco de infeção, tendo sido decidida a medida de aviso aos consumidores sobre os riscos.

13h46 - "Que não seja por falta de recursos que resposta possa ter problemas"

Em entrevista ao Jornal da Tarde, o presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, no Porto, a primeira unidade a sofrer o impacto da pandemia no país, deu conta dos últimos números de internados e alertou para a necessidade mais profissionais face a uma previsível segunda vaga.


13h28 - Mais de 727 mil mortos e 19,6 milhões de infetados

A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 727.288 mortos em todo o mundo desde o aparecimento da doença na China, em dezembro, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Mais de 19.674.290 casos foram diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, dos quais 11.665.200 foram considerados curados.

Nas últimas 24 horas foram registados 6045 mortos e 278.509 infetados em todo o mundo. Os países que registaram mais novas mortes foram os Estados Unidos (1329), o Brasil (905) e a Índia (861).
Os Estados Unidos são o país mais afetado tanto em número de mortos como de casos, com 162.425 mortes em 4.998.105 infetados. Pelo menos 1.643.118 pessoas foram consideradas curadas.

Após os Estados Unidos, os países mais atingidos são o Brasil, com 100.477 mortos em 3.012.412 casos, o México com 52.006 mortes (475.902), o Reino Unido (46.566 mortos em 309.763 casos) e a Índia (43.379 mortes entre 2.153.010 infetados).

Entre os países mais afetados, a Bélgica é o que lamenta mais mortos em relação à sua população, com 85 mortes por 100 mil habitantes.

A China continental regista oficialmente um total de 84.619 casos (23 nas últimas 24 horas), entre os quais 4.634 mortos (0 entre sábado e hoje), e 79.168 recuperados.

A América Latina e as Caraíbas totalizavam, às 11h00, 218.345 mortos em 5.505.076 casos, a Europa 213.091 mortos (3.340.067 casos), os Estados Unidos e o Canadá 171.438 mortes (5.117.286 infetados), a Ásia 71.303 mortos (3.412.962 casos), o Médio Oriente 29.885 mortes (1.239.138 infetados), a África 22.898 mortos (1.036.731 casos) e a Oceânia 328 mortos (23.031 infetados).

12h54 - Vietname liberta novos números da pandemia

O Ministério vietnamita da Saúde reporta mais 31 novos casos de Covid-19 e um novo óbito associado à doença causada pelo novo coronavírus.

O total de casos confirmados de infeção naquele país do sudeste asiático é agora de 841, com 11 mortes.

Todos os casos agora reportados estão ligados à cidade de Danang, no centro do país, onde um novo surto teve início no final do mês de julho - desde então, houve registo, na região, de 355 casos.

11h24 - O impacto da pandemia no petróleo saudita

A petrolífera Saudi Aramco viu os seus lucros da primeira metade do ano cifrados em 23,2 mil milhões de dólares, o equivalente a cerca de 19,7 mil milhões de euros, o que traduz uma quebra de 50 por cento face ao período homólogo. Os proventos foram penalizados pela pandemia da Covid-19.

Nos primeiros três meses do ano, o lucro líquido da gigante saudita recuou em 73,4 por cento relativamente ao período homólogo, para os 6,6 mil milhões de dólares, ou 5,6 mil milhões de euros.

Ainda assim, a Saudi Aramco mantém a intenção de distribuir dividendos no segundo trimestre.

"A turbulência associada à redução da procura e aos preços baixos do petróleo refletiram-se nos nossos resultados", admitiu em comunicado Amin Nasser, o presidente executivo da petrolífera.

10h36 - África com mais de 22.900 mortos

O número de mortes causadas pela Covid-19 em África atingiu hoje as 22.903. O continente acumula mais de um milhão de infetados pelo novo coronavírus, que atinge sobretudo as regiões Austral e do Norte.

O continente regista 1.034.931 de infetados, tendo o número de pessoas declaradas como recuperadas da doença subido para 720.775, segundo os últimos dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana.

O maior número de casos e de mortes por Covid-19 continua a registar-se na África Austral, com 581.734 infetados e 10.841 vítimas mortais. Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, conta 553.188 infetados e 10.210 mortos.

O Norte de África, a segunda região mais afetada pela pandemia, tem agora 174.727 infetados e 7070 mortos. Na África Ocidental, o número de casos subiu para 139.169 e o de vítimas mortais para 2067.

Na região da África Oriental, registam-se 89.005 casos e 1971 mortos e na região da África Central são reportados este domingo 50,296 casos de infeção e 955 óbitos.

No sábado, à África Central tinha sido atribuído um número superior de infetados, de 51.269 pessoas com a Covid-19, por terem sido divulgados dados incorretos sobre os Camarões, agora corrigidos. Este país é o mais atingido pela doença na África Central, com 17.586 infetados, 393 mortos e 16.060 pessoas declaradas recuperadas.

O Egito é o segundo país com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, somando 95.314 infetados e 4992 óbitos, seguindo-se a Argélia, que conta com 34.137 casos e 1280 vítimas mortais.

Entre os cinco países mais afetados, estão também a Nigéria, que regista 46.140 infetados e 942 óbitos, e o Sudão, com 11.894 casos (o mesmo número reportado no sábado) e 773 vítimas mortais.

Entre os países lusófonos, Cabo Verde lidera em número de casos (2835 casos e 32 mortos), seguindo-se a Guiné-Bissau (2050 casos e 29 mortos), Moçambique (2241 casos e 16 mortos), Angola (1572 infetados e 70 mortos) e São Tomé e Príncipe (878 casos e 15 mortos).

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, tem 4821 infetados e 83 óbitos.

9h30 - Fabricantes chineses de máscaras em apuros

Regulamentos apertados e uma quebra nos preços deram lugar a "uma luta pela sobrevivência" entre os fabricantes chineses de máscaras.

"Desde abril, as encomendas caíram entre cinco e seis vezes", lamentou em declarações à agência Lusa Yang Hao, diretor comercial da CCST, empresa de Shenzhen especializada em purificadores do ar que se adaptou à produção de máscaras de proteção respiratória, no pico da epidemia.

A China rapidamente se consolidou como o principal fabricante de máscaras a nível mundial, uma vez declarada a pandemia. Entre março e maio, o colosso asiático exportou mais de 50 mil milhões de máscaras. O que representa dez vezes a produção total deste tipo de equipamento face ao mesmo período de 2019.

9h21 - Rússia acima dos cinco mil casos diários

As autoridades de saúde da Rússia reportaram este domingo 5289 casos de infeção em 24 horas, com o total desde o início da pandemia a atingir os 887.536.

É o quarto maior número de casos de infeção pelo novo coronavírus à escala global.

Morreram em território russo mais 77 pessoas vítimas da Covid-19. O balanço oficial de mortes fixa-se agora em 14.931.

8h36 - Alemanha avança com novo balanço

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 555 para um total de 215.891 desde o início da pandemia.

O Instituto Robert Koch para doenças infecciosas reportou também mais uma morte, para um total de 9196.

8h30 - China regista mais 23 casos

A Comissão Nacional de Saúde da China adiantou este domingo que o país registou 23 novas infeções com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. Destes, 15 são de contágio local, todos na província noroeste de Xinjiang, onde há mais de três semanas foi detetado um surto.

Os oito casos restantes foram diagnosticados entre viajantes do estrangeiro: cinco na província Cantão, dois em Xangai e um em Zhejiang.

As autoridades sanitárias chinesas precisaram que, até à meia-noite local (17h00 de sábado, em Lisboa), 45 pacientes tiveram alta.

O número de infeções ativas na China continental é de 817, dos quais 43 continuam em estado grave.

A Comissão Nacional de Saúde não anunciou novas mortes por Covid-19, mantendo-se o total desde o início da pandemia em 4634, entre as 84.619 pessoas infetadas oficialmente diagnosticadas.

7h48 - Nova Zelândia há 100 dias sem contágios locais

A Nova Zelândia atingiu este domingo a marca dos 100 dias sem qualquer contágio local no país por coronavírus.

Há atualmente 23 casos de infeção pelo novo coronavírus no arquipélago, todos detetados na fronteira e confinados.

"Conseguir 100 dias sem transmissão na população é um passo importante, contudo, como todos sabemos, não nos podemos dar ao luxo de qualquer negligência", afirmou o diretor neozelandês da Saúde, Ashley Bloomfield.

"Temos visto no estrangeiro quão rápido o vírus pode reaparecer e propagar-se em lugares onde anteriormente estava sob controlo, e temos de estar preparados para rapidamente refrear quaisquer novos casos no futuro na Nova Zelândia", acrescentou.

A Nova Zelândia, com uma população de cinco milhões de habitantes, teve 1219 casos confirmados de coronavírus desde fevereiro.

7h35 - Índia regista 861 mortes e quase 64 mil casos em 24 horas

Segundo o Ministério indiano da Saúde, o total de mortes atingiu 43.379 no país, incluindo mais de 20 mil nos últimos 30 dias.

A Índia regista ainda uma média de cerca de 50 mil novos casos diários desde meados de junho.

A Índia tem o terceiro maior número de casos do mundo, depois dos Estados Unidos e do Brasil. Tem o quinto maior número de mortes, mas a sua taxa de mortalidade de cerca de dois por cento é muito inferior à dos dois países mais atingidos.

7h20 - Ponto de situação

O Presidente dos Estados Unidos anunciou nas últimas horas um pacote de ordens executivas de assistência económica, em resposta à crise causada pelo novo coronavírus. Isto depois de republicanos e democratas terem falhado um acordo no Congresso.

As medidas anunciadas pela Casa Branca incluem uma prestação adicional de 400 dólares (338 euros) semanais para os desempregados, face aos 600 dólares iniciais (cerca de 507 euros), a suspensão dos impostos sobre os recibos de vencimento e uma prorrogação da moratória sobre os despejos de habitações.Donald Trump anunciou as medidas em conferência de imprensa no seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jérsia.

O Presidente norte-americano justificou esta iniciativa com o bloqueio das negociações entre republicanos e democratas no Capitólio. Por exemplo, havia já expirado o subsídio adicional de desemprego, que fornecia 600 dólares semanais a desempregados, assim como um programa de proteção para empresas através de cortes nos encargos salariais.

Trump assinou, ao todo, quatro ordens executivas.

Quanto ao acréscimo ao subsídio de desemprego, o Governo Federal irá garantir 75 por cento da despesa. Os Estados deverão contribuir com os restantes 25 por cento.

Outra das ordens executivas suspende até final de 2020 cortes nos encargos salariais para quem tenha um salário anual inferior a 100 mil dólares (84,6 mil euros).Os Estados Unidos reportaram 1252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. O total de mortes é agora de 162.304 e o de casos confirmados de 4.989.976.


Trump assinou ainda duas ordens executivas destinadas a prorrogar a moratória que protege os inquilinos ameaçados de expulsão e um adiamento do reembolso dos empréstimos estudantis.

O Presidente norte-americano responsabilizou a ala democrata pelo bloqueio das negociações, acusando-a de insistir em incluir no pacote de medidas questões sem relação direta com a crise do coronavírus, e de promover medidas de "extrema-esquerda".
O quadro em Portugal
O boletim epidemiológico divulgado no sábado pela Direção-Geal da Saúde reportava mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 face à véspera.

O número de pessoas internadas era de 357, mais uma do que na sexta-feira, e nos cuidados intensivos encontravam-se 33 pessoas, menos três.

Desde o início da pandemia, registaram-se 52.537 casos de infeção fora declarados 1750 óbitos.O Norte continua a registar o maior número de mortes (831), seguido de Lisboa e Vale do Tejo (613), do Centro (253), do Alentejo (22), do Algarve (16) e dos Açores (15).

A região de Lisboa e Vale do Tejo soma 27.041 casos de Covid-19.

Em termos percentuais, o aumento no número de casos confirmados foi de 0,35 por cento (de 52.351 para 52.357) e o de mortos representou 0,2 por cento.

O número de pessoas dadas como recuperadas da Covid-19 voltou a aumentar para 38.364, mais 277 do que na sexta-feira.

Quanto a casos confirmados, a região Norte tem 19.001, mais 49 casos entre sexta-feira e sábado, e a região Centro tem 4513, mais cinco. O Algarve totaliza 926 casos, mais 15 do que na sexta-feira, e o Alentejo tem 762, mais um.

A Madeira regista mais um caso, totalizando agora 122 infeções confirmadas, e nenhuma morte, e nos Açores há 170 casos de infeção, mais dois do que na sexta-feira. O número de pessoas que morreram com Covid-19 no arquipélago mantém-se em 15.

Foram detetados 45 casos de Covid-19 num lar do Barreiro.
Três utentes foram internados no hospital.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou perto de 722 mil mortos e infetou mais de 19,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (162.204) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 4,9 milhões).

Seguem-se o Brasil (100.240 mortos, mais de 2,9 milhões de casos), México (51.311, mais de 469 mil infetados), Reino Unido (46.566 mortos, mais de 309 mil casos) e Índia (42.518 mortos e mais de 2,1 milhões de infetados).
A Rússia, com 14.698 mortos, é o quarto país em número de infetados, depois de Estados Unidos, Brasil e Índia, com mais de 875 mil casos, seguindo-se a África do Sul, com mais de 545 mil casos e 9909 mortos.