Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h40 - Brasil com mais 703 mortos e 22.048 infetados em 24 horas

O Brasil registou 703 mortos e 22.048 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, estando ainda a ser investigada uma eventual relação de 3.569 óbitos com a covid-19, informou hoje o executivo.

No total, o país sul-americano concentra 101.752 vítimas mortais e 3.057.470 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo que a taxa de letalidade da doença está hoje em 3,3%.

Segundo o Ministério da Saúde, 322 das 703 mortes ocorreram nos últimos três dias, mas foram incluídas nos dados de hoje.

Até ao momento, 2.163.812 pacientes conseguiram superar a doença causada pelo novo coronavírus, sendo que 791.906 infetados continuam sob acompanhamento.

O Brasil, com uma população estimada de 210 milhões de pessoas, tem agora uma incidência de 48,4 óbitos e 1.454,9 casos da doença por cada 100 mil habitantes.

Geograficamente, o foco da pandemia no país é o estado de São Paulo, que totaliza 628.415 pessoas diagnosticadas e 25.151 mortes devido à covid-19, sendo seguido pela Bahia, que tem hoje 194.097 casos e 4.011 vítimas mortais, e pelo Ceará, que concentra 188.657 infetados e 7.979 óbitos.

O Brasil é o segundo país mais atingido pela doença no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos em número de mortos (cerca de 166 mil) e de casos diagnosticados (mais de 5,2 milhões).

O ministro interino da Saúde brasileiro, general Eduardo Pazuello, disse hoje que o Governo apoia todas as medidas de municípios e estados contra o novo coronavírus, adotando uma posição contrária à do chefe de Estado, Jair Bolsonaro, que sempre se mostrou contra posições adotadas pelas autoridades locais para conter o vírus, como o isolamento social e o encerramento do comércio.

"Medidas preventivas e afastamento social são medidas de gestão dos municípios e estados, e nós apoiamos todas elas, porque quem sabe o que é necessário naquele momento precisa de apoio, e nós apoiamos", declarou Pazuello, citado pela imprensa local.

21h49 - Empresas com novo apoio à retoma recebem ajuda para subsídio de Natal em 2021

As empresas que recorrerem ao apoio à retoma, medida que sucedeu ao 'lay-off' simplificado, têm de pagar o subsídio de Natal na íntegra, mas o apoio da Segurança Social chegará em 2021, segundo um esclarecimento prestado hoje.

Numa sessão informativa 'online' organizada pelo Instituto da Segurança Social (ISS) em parceria com a Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), a jurista Alexandra Marcelino explicou que o trabalhador com redução de horário no âmbito do novo apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade "tem direito a subsídio de Natal por inteiro".

"Caso a data de pagamento do subsídio coincida com o período de aplicação do apoio, o valor do subsídio de Natal é comparticipado pela Segurança Social, nos seguintes termos: um duodécimo de metade da compensação retributiva relativa a cada um dos meses de atribuição do apoio", disse ainda a jurista.

"O empregador paga o montante restante por forma a assegurar o subsídio de Natal por inteiro", acrescentou.

O pagamento da comparticipação do subsídio de Natal pela Segurança Social "apenas será efetuado finda a aplicação do apoio em função do número de meses de atribuição", afirmou Alexandra Marcelino, acrescentado que este pagamento "apenas será efetuado após 31 de dezembro de 2020".

Os trabalhadores abrangidos pela redução de horário têm também direito a receber o subsídio de férias por inteiro, podendo marcar e gozar férias durante o período em que a empresa está a beneficiar do apoio.

"O tempo de redução do período normal de trabalho não afeta o direito e a duração do período de férias nem prejudica a sua marcação e o respetivo gozo, nos termos gerais, não implicando a suspensão do apoio", afirmou a jurista do ISS.

O novo apoio à retoma, medida que sucedeu ao 'lay-off' simplificado, dirige-se a empresas com quebra de faturação igual ou superior a 40% e varia consoante a quebra de faturação.

Ao contrário do 'lay-off' simplificado, que terminou em julho para a grande maioria das empresas, o novo apoio não prevê a suspensão dos contratos de trabalho, mas apenas a redução dos horários de trabalho.

As empresas em situação de crise devido à pandemia de covid-19 podem assim, entre agosto e dezembro, reduzir horários de trabalho, tendo de pagar as horas trabalhadas na íntegra, exceto as que têm quebra de faturação igual ou superior a 75%, que têm direito a um apoio de 35% sobre as horas trabalhadas.

Os trabalhadores recebem ainda uma compensação pelas horas não trabalhadas que será financiada em 70% pela Segurança Social e em 30% pela empresa.

21h30 - Banhistas vão ter de reservar espaço nas praias do Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro, a cidade mais emblemática do Brasil, anunciou hoje que vai obrigar quem deseje apanhar Sol nas praias da região a reservar espaço através de uma aplicação ou à chegada ao areal.

Na "cidade maravilhosa" já eram permitidos, há cerca de duas semanas, banhos no mar e atividades desportivas nas praias - com recurso ao uso de máscaras -, mas não era permitido permanecer no areal para desfrutar da paisagem ou apanhar Sol.

Contudo, tem ficado evidente a indisciplina dos 'cariocas', cuja presença é cada vez mais frequente nas praias de Copacabana e Ipanema e também nas da Barra de Tijuca, na zona oeste da cidade.

"Esta semana vamos organizar as praias para que as pessoas mantenham a distância no areal", disse Marcelo Crivella durante a apresentação de uma equipa médica que viajará para o Líbano para apoiar as vítimas das explosões em Beirute, que já provocou pelo menos 160 mortos e 6.000 feridos.

"As pessoas vão poder ocupar essas demarcações pelo horário de chegada ao areal e também através de reservas numa aplicação. A ideia é que assim consigamos organizar melhorar o que hoje não está bem", explicou o prefeito.

De acordo com o autarca, detalhes de como vai funcionar o sistema de reservas vão ser divulgados nos próximos dias, apelando ainda aos cidadãos para que não se aglomerem nas praias.

21h15 - Angola reporta sete novos casos e mais três mortes

O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda, anunciou hoje mais sete casos de Covid-19 e três novos óbitos, justificando o baixo número de infeções diagnosticadas com a avaria de equipamento laboratorial.

Os sete novos casos, todos de Luanda, dizem respeito a pessoas com idades entre os 23 e os 55 anos, sendo cinco de sexo masculino e dois de sexo feminino.

“O número baixo de casos novos reportados hoje deve-se a uma avaria técnica no laboratório de biologia molecular de maior fluxo, que deve estar reparada até amanhã”, explicou o governante.

Dois outros doentes são considerados recuperados e três morreram devido ao novo coronavírus, todos do sexo masculino e com 19, 33 e 69 anos.

Angola tem um total de 1.679 casos, dos quais 78 óbitos, 569 são recuperados e 1.032 estão ativos, com quatro em estado crítico e 21 em estado grave.

20h17 - Guiné-Bissau com 56 novos casos e mais de mil recuperados

A Guiné-Bissau registou na última semana 56 novas infeções pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 2.088 casos, incluindo 1.015 recuperados.

"Há 2.088 casos acumulados, 1.015 recuperados, 1.038 ativos e 29 óbitos", afirmou Magda Robalo, alta comissária da luta contra a Covid-19, na conferência de imprensa semanal.

"Bolama e Bijagós são as duas regiões onde ainda não foram detetados casos positivos", afirmou.

A antiga ministra da Saúde disse que o país está a aumentar a capacidade de testar a população e que na semana passada as regiões de Quinara e Bafatá começaram a realizar testes, que, até aqui, eram apenas feitos em dois laboratórios em Bissau, capital do país.

20h00 - Mais 25 casos em Cabo Verde aumentam total para 2.883 infeções

Cabo Verde registou mais 25 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na ilha de Santiago, aumentando o total acumulado no país para 2.883 infeções, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

Tarrafal, Santa Cruz e São Salvador do Mundo, Ribeira Grande e São Lourenço dos Órgãos foram os outros municípios que registaram casos novos nas últimas 24 horas, de um total de 167 amostras analisadas pelos laboratórios de virologia nacionais.

O país registou ainda mais 42 casos de pessoas recuperadas, para um total de 2.128 doentes com alta hospitalar.

Com os novos dados, o país passa a totalizar um acumulado de 2.883 infeções desde 19 de março, continua com 32 óbitos, dois doentes transferidos para os seus países e tem neste momento 721 casos ativos.

19h55 - Internamentos hospitalares e casos graves aumentam em França

As autoridades de saúde francesas advertiram esta segunda-feira sobre um aumento da circulação do novo coronavírus no país que se está a refletir, entre outras situações, num aumento dos internamentos hospitalares e dos casos graves.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) francesa revelou que nas últimas 24 horas foram registados 108 novos ingressos nos hospitais por Covid-19, num total de 5.045, enquanto 28 pessoas foram dirigidas para as unidades de cuidados intensivos, onde agora permanecem 396 doentes.

O número de positivos atingiu 785 num dia e 10.800 numa semana, com um total de 30.340 mortos, mais 16 em relação a sexta-feira, com 19.834 pessoas a morrerem nos hospitais e 10.506 em lares de terceira idade e centros de apoio.

A DGS sublinhou que a circulação do vírus aumenta particularmente entre os jovens adultos e em cidades como Marselha ou Paris.

Na capital francesa foi imposta hoje a obrigação de usar máscara em algumas das zonas mais frequentadas da cidade, incluindo as margens do rio Sena ou diversas ruas comerciais, enquanto em Marselha a mesma medida começou a ser aplicada no sábado.

19h28 - Gaia distribui "roteiro" de práticas e intervenção por 32.000 alunos

A câmara de Vila Nova de Gaia vai distribuir um "roteiro" de boas práticas com "protocolo de intervenção" a todos os agregados familiares do concelho que tenham filhos nas escolas, num total de 32.000 alunos, foi hoje anunciado.

Esta medida acontece devido à pandemia de Covid-19 e visa todas as escolas de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, existindo diferentes intervenções de acordo com os ciclos a que cada aluno está associado dos jardins-de-infância e 1.º ciclo ao secundário.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião de câmara que decorreu esta tarde, o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, avançou que "cerca de 15.000 alunos" do 1.º ciclo receberão o "roteiro", bem como um kit com gel desinfetante e um spray para os sapatos.

18h52 - Espanha com 8.618 casos desde sexta-feira e 1.486 nas últimas 24 horas

O Ministério da Saúde espanhol registou 8.618 casos positivos do novo coronavírus desde sexta-feira, dos quais 1.486 foram diagnosticados nas últimas 24 horas, foi hoje anunciado.

Desde o início da pandemia de Covid-19, Espanha contabilizou um total de 322.980 casos, incluindo cerca de 28.500 mortos.

Segundo o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón, que apresentou os valores numa conferência de imprensa, as comunidades autónomas que registaram mais casos são as da Catalunha, Aragão e Andaluzia.

18h47 - Euro cai após Trump anunciar medidas de apoio económico

O euro baixou esta segunda-feira após o aumento da tensão entre a China e os Estados Unidos e depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado novas medidas de ajuda económica, decisão que apoiou o dólar.

Às 17h55 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1750 dólares, quando na sexta-feira quase à mesma hora seguia a 1,1772 dólares.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou esta segunda-feira a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1763 dólares.

18h36 - Cinco queixas na Provedoria de Justiça sobre uso obrigatório de máscara na Madeira

A Provedoria de Justiça recebeu até hoje cinco queixas sobre a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos na Madeira, não tendo até agora sido emitida qualquer recomendação sobre a matéria, disse à agência Lusa fonte daquela entidade.

As cinco queixas, "estão ainda a ser objeto de análise".

O uso obrigatório de máscara em todos os espaços públicos na Madeira entrou em vigor às 00h00 horas do dia 1 de agosto, coincidindo com o início da prorrogação da situação de calamidade no arquipélago, até 31 de agosto.

18h31 - Reino Unido regista mais 21 mortes, mas remove 69 do total

O Reino Unido registou mais 21 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, mas removeu 69 do histórico, pelo que o total passou a 46.526 óbitos desde o início da pandemia, indicou hoje fonte oficial.

Segundo a Direção-Geral de Saúde de Inglaterra [Public Health England], foram identificadas mais 816 novas infeções, elevando o número total de casos para 311.641.

Um porta-voz da Public Health England disse à agência Lusa que foram retirados do balanço total 69 óbitos porque se descobriu que afinal os pacientes não tinham testado positivo ao novo coronavírus.

"Nós verificamos e atualizamos regularmente os dados quando é necessário”, explicou.

17h15 - Itália com quatro mortos e 259 novos casos no espaço de 24 horas

Itália registou quatro mortos e mais 259 contágios nas últimas 24 horas, cerca de metade das infeções de domingo, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde italiano.

No total, registam-se 250.825 pessoas infetadas desde a confirmação do primeiro caso em Itália, no dia 21 de fevereiro.

A subida de 259 novos positivos indica uma inflexão na curva da pandemia, que estava a subir na última semana, com 552 novos casos na sexta-feira e 463 no domingo.

Com os dados de hoje, o total de vítimas mortais em Itália em consequência da doença Covid-19 ascende agora a 35.209.

17h12 - Parlamento moçambicano aprova lei que regula pandemia e calamidade pública

A Assembleia da República de Moçambique aprovou hoje por consenso a Lei de Gestão e Redução do Risco de Desastres, que incorpora as pandemias na lista de riscos e a possibilidade de declaração da calamidade pública.

A lei, com 49 artigos, foi aprovada em sessão extraordinária do parlamento, que terminou hoje, após três dias de trabalhos.

16h39 - Moçambique regista 142 novas infeções e sobe total para 2.411

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 142 infeções pelo novo coronavírus, elevando o total de casos para 2.411, mantendo-se com 16 óbitos, anunciou o Ministério da Saúde.

"Dos casos hoje reportados, 139 são pessoas de nacionalidade moçambicana e três são estrangeiros", disse Armindo Tiago, ministro da Saúde.

A maioria dos 142 casos, o maior número já registado em 24 horas, está na Cidade de Maputo (78), seguida de Maputo província (34), Gaza (21), Nampula (06), Manica (02) e Sofala (01).

"Os casos reportados hoje encontram-se em isolamento domiciliar, estando, neste momento, a decorrer a identificação dos respetivos contactos", acrescentou o ministro.

15h42 – Avaliação da abertura dos bares noturnos e discotecas exige “grande cuidado”

Questionado sobre a possibilidade de voltar a abrir bares noturnos e discotecas, Rui Portugal disse ser necessário avaliar esta questão “caso-a-caso”.

Esta questão “exige um grande cuidado em termos da sua avaliação”, esclareceu o subdiretor da DGS.

É preciso ter em consideração as infraestruturas e os espaços em causa, segundo a DGS. Por isso, mesmo espaços em excelentes condições estruturais precisam de avaliar como é que “os cidadãos podem utilizar esses espaços numa situação pandémica com esta”.

“Obviamente que a infraestrutura é importante para a minimização do risco, mas não é tudo”.

15h39 - Dados errados e orientação generalizada para eventos

Questionado sobre os dados que a Direção-Geral da Saúde forneceu aos investigadores, que se queixaram que havia incorreções e os dados estavam incompletos, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, sublinha que estes dados resultam das notificações nas plataformas SINAV.

O governante destaca que os médicos têm como prioridade ocorrer à situação de doença e só depois reportar à plataforma, o que pode originar uma discrepância temporal.

Neste sentido, a Direção-Geral da Saúde compromete-se em fazer melhorias "contínuas", ao mesmo tempo que também aguarda resultados por parte da academia.

Em relação à elaboração de um documento geral que regule os grandes eventos em vez de se fazerem avaliações caso a caso, tal como foi proposto pela Ordem dos Médicos, o secretário de Estado sublinha que eventos diferentes significam, muitas vezes, comportamentos diferentes, e que a DGS tem procurado falar diretamente com as entidades. Um esforço que, sublinha, "dá mais trabalho" e "tem dado bons frutos".

Lacerda Sales diz que não se descarta que possa haver, no futuro, uma metodologia diferente, mas que esta continuará a ser a forma de atuação até indicação em contrário.

15h30 – “A situação dos surtos e a transmissão alterou-se”, diz DGS

Quanto aos 164 surtos ativos atualmente, o subdiretor da DGS começou por confirmar que há 41 surtos na região Norte, dez na região Centro, 84 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 13 no Alentejo e 16 no Algarve.

“A situação dos surtos e a transmissão da doença alterou-se”, afirmou Rui Portugal, acrescentando que, como exemplo, na zona centro do país a maioria dos surtos tem “origem familiar”.

“Já não é uma questão de trabalho, não é uma questão social. É uma questão de convívio entre coabitantes, e entre famílias”, continuou alertando os portugueses para se lembrarem que não é “por ser um familiar” que não correm o risco de serem infetados.

Além disso, “temos a responsabilidade de proteger as diferentes gerações de cada uma das nossas famílias”.
Nesse sentido, e em relação aos surtos de covid-19 nos lares de idosos, Rui Portugal confirmou que a situação que mais preocupa as autoridades, neste momento, são a do lar no Barreiro, com 31 utentes e 14 profissionais de saúde infetados.

Na quarta-feira serão novamente testados todos os utentes que, da primeira vez, testaram negativo.

Já no lar de Nossa Senhora da Luz, em Torres Vedras, há neste momento 74 pessoas infetadas, entre utentes e profissionais de saúde.

É fundamental que “todos os lares tenham as condições ideais, ou o mais ideal possível, relativamente ao trabalho dos seus funcionários – garantindo que estão equipados devidamente – (…), que protejam a si e às comunidades onde residem e onde trabalham”.

Relativamente às visitas aos lares, Rui Portugal diz que não faz sentido impor regras de “caráter nacional” mas sim avaliar “caso-a-caso” e regionalmente.

15h28 – Uso de máscaras em espaços públicos aberto é questão ainda em avaliação

Sobre a proposta de passar a utilizar máscaras de proteção também em espaços públicos abertos, Rui Portugal lembra que “as evidências” quanto ao uso de máscara são, muitas vezes, contraditórias entre autores e é necessário fazer uma “avaliação ponderada e tecnicamente sólida”.

“Não há decisões definitivas num momento de grandes incertezas, como este”, afirmou o sub-diretor da Direção-Geral da Saúde. Dessa forma, a DGS “ouve os seus peritos e todas as entidades que possam contribuir para a melhoria e a antecipação de todas as estratégias”.

15h25 - Aplicação StayAway Covid

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, explica que a aplicação StayAway Covid ainda não está disponível, uma vez que o diploma que a aprova ainda não foi publicado, ainda que já tenha sido aprovado pelo Presidente da República. O governante diz que a publicação está "por dias" e que em breve haverá novidades sobre esse assunto.

Questionado sobre a Festa do Avante, Lacerda Sales sublinhou que a DGS não toma decisões "políticas", mas sim decisões "técnicas". O secretário de Estado avançou ainda que iniciaram-se hoje as reuniões entre a Direção-Geral de Saúde e os organizadores tendo em conta a preparação e avaliação da situação.

15h19 - 72 lares com casos ativos

Dos casos ativos, encontram-se a recuperar no domicílio 97% e os restantes estão internados (0,2% nos cuidados intensivos).

A taxa de letalidade global é de 3,3% e acima dos 70 anos é de 15,8%, disse o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

O governante sublinhou que a semana passada foi a semana com menor número de novas infeções desde março e que se confirma a tendência decrescente das últimas semanas.

Regista-se ainda o menor número de internados desde 2 de março, enfatizou o secretário de Estado.

Lacerda Sales referiu que estes números "dão alento", mas que é necessário manter todas as medidas de precaução.

O governante confirmou ainda que há 72 lares com casos ativos, ou seja, 2% do universo total. São, em concreto, 545 utentes e 200 profissionais positivos nestas instituições.

15h15 - Mais 439 casos de infeção na Alemanha

A Alemanha registou nas últimas 24 horas 439 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma morte associada à doença.

No total registaram-se 216.327 casos e 9.197 mortos desde o início da pandemia.

15h10 - Empresas mais prejudicadas podem ter perdão das dívidas fiscais

As empresas mais afectadas pela pandemia podem ver os juros das dívidas ao fisco e à segurança social reduzidos ou mesmo perdoados.

É uma das medidas do novo processo extraordinário de viabilização de empresas. O programa será temporário e depende sempre de um acordo extra judicial.

A confederação empresarial aplaude a iniciativa e apela à celeridade dos tribunais.

14h27 - Três mortes, 157 novos casos e 89 recuperados

Portugal registou nas últimas 24 horas mais três óbitos, 157 casos e 89 recuperados, de acordo com o novo boletim que acaba de ser publicado.

Desde o início da pandemia já morreram 1.759 pessoas no país. Houve 52.825 casos confirmados, dos quais 38.600 são casos recuperados.

Quanto ao número de casos internados, é neste momento de 374 utentes, dos quais 29 nos cuidados intensivos.

14h13 - Ordem dos Médicos defende uso de máscara em espaços públicos abertos


Esta é uma das seis recomendações que saíram da reunião extraordinária do gabinete de crise. No documento, é pedida legislação especifica para eventos de massas, com "critérios uniformes".

13h55 - Quase 20 milhões de infetados no mundo

A pandemia do novo coronavírus fez pelo menos 731.518 mortos em todo o mundo. O número de infetados é agora de 19.884.260 casos confirmados, dos quais 11.879.100 foram considerados curados.

13h04 - Testes no Atlético de Madrid dão resultado negativo

Dois jogadores do Atlético Madrid testaram positivo mas o resto do plantel já realizou testes, com resultados negativos.

Apesar dos dois jogadores infetados com o novo coronavírus, a UEFA já veio confirmar que o jogo entre o Leipzing e a equipa espanhola, a contar para a Liga dos Campeões, se irá realizar na mesma na próxima quinta-feira, a partir das 20h00.

As últimas partidas da Liga dos Campeões decorrem em Portugal, em concreto no Estádio da Luz e no Estádio de Alvalade.

12h53 - Começa a ser "feita justiça" em Portugal

O Presidente da República diz que, ao contrário do que aconteceu anteriormente, agora tem vindo a ser "feita justiça a Portugal" e ao Algarve no combate à covid-19 e às restrições que são colocadas no país. O Presidente diz mesmo que está a "subir a maré de turistas" no Algarve.


12h35 - Confirmados 45 casos em lar do Barreiro

Trinta e um utentes e 14 funcionários do Lar de São José, no Barreiro, testaram positivo para a Covid-19. As autoridades acreditam que o surto está sob controlo.

Três utentes foram internados. A provedora da Casa da Misericórdia do Barreiro, a que o Lar pertence, falou com a RTP. 


11h57 - Falta de fundos para combate à Covid-19

O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse esta segunda-feira que há uma enorme falta de fundos necessários para o combate à Covid-19.

"Só para garantir acesso às vacinas serão necessários mais de 100 mil milhões de dólares", acrescentou numa conferência a partir de Genebra.

O diretor da OMS disse ainda que as próximas três semanas "serão cruciais" para garantir o acesso a ferramentas de combate contra a Covid-19 e que o financiamento tem de ser aumentado.

No entanto, o responsável deixou uma mensagem de esperança e frisou que "nunca é tarde demais para reverter a pandemia".

11h21 - Lar do Porto com 46 infetados

O número de casos de covid-19 confirmados num lar do Porto subiu de 44 para 46. Há dez utentes internados.

No entanto, a Administração Regional de Saúde do Norte refere, em declarações à agência Lusa, que o surto "está controlado".

Entre os casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na residência sénior Montepio da Rua do Breiner, no Porto, estão "34 residentes infetados e 12 profissionais", confirmou a ARSN.

10h32 - África com mais 350 mortes nas últimas 24 horas

O continente já regista mais de um milhão de infetados (1.047.218, mais 12.287 do que ontem). Quanto ao número de recuperados, o número chega às 720.775 (mais 12.600).

Há ainda registo de 23.253 mortes no continente (mais 350 mortes nas últimas horas).

10h15 - Linhas de apoio à cultura

As empresas artísticas e os espaços culturais podem recorrer, a partir de hoje, às linhas de apoio social, perante as severas perdas de receitas, neste contexto de pandemia.

9h31 - Hong Kong com 69 novos casos

Hong Kong registou 69 novos casos de Covid-19, dos quais 67 foram transmitidos localmente. Desde janeiro, 4.000 pessoas ficaram infetadas e 55 morreram.

8h30 - Rússia com mais de 5.100 novos casos

As autoridades russas confirmaram que houve mais 5.118 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. No total, o país já registou 892.654 casos de infeção, sendo o quarto país do mundo com maior número de casos confirmados.

Já o número de mortos subiu para 15.001 com mais 70 mortos nas últimas 24 horas.

7h45 - Austrália regista dia mais mortífero

A capital Melbourne regista uma segunda vaga. O país regista um total de 314 mortos e 21.400 novos casos.

7h30 - Índia com mais de mil mortos nas últimas 24 horas, novo máximo diário

A Índia voltou a atingir um novo máximo diário de mortes por covid-19, com 1.007 óbitos nas últimas 24 horas, além de 62.064 novas infeções, informaram as autoridades de Saúde do país.

Segundo o Ministério da Saúde indiano, o país registou 44.386 mortes desde o início da pandemia, para um total de 2.215.074 milhões de casos diagnosticados.

Pelo menos 634.935 doentes continuavam em tratamento, indicou.

A Índia registou mais de 60 mil novas infeções diárias pelo quarto dia consecutivo, e mais casos que qualquer outro país do mundo nos últimos seis dias.

Desde meados de junho, o país contabilizou, em média, cerca de 50 mil casos por dia.

Dois casos positivos no Atlético de Madrid antes de viajar para Lisboa

O Atlético de Madrid anunciou que se registaram dois casos positivos de covid-19 entre os membros da equipa espanhola que preparava a deslocação a Lisboa, para disputar a fase final da Liga dos Campeões de futebol.

Sem especificar se são jogadores, treinadores ou outros elementos da estrutura, o clube madrileno revelou que todos foram submetidos no sábado a testes à covid-19, dos quais resultaram dois casos positivos, de pessoas que já estão "isoladas nos respetivos domicílios".

O clube da capital espanhola fez o anúncio a quatro dias do jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões, na quinta-feira, em que o Atlético de Madrid vai defrontar os alemães do Leipzig, a uma só mão, no estádio José Alvalade, em Lisboa.

"Entre os resultados hoje conhecidos há dois positivos de covid-19, que estão isolados nos respetivos domicílios. Foram comunicados de imediato às autoridades sanitárias espanhola e portuguesa, à UEFA, à Real Federação Espanhola de Futebol, à Federação Portuguesa de Futebol e ao Conselho Superior do Desporto", refere a nota do clube.

Foi ativado o protocolo de atuação para estes casos, o que implica a realização de novos testes à covid-19 aos elementos do clube que devem viajar para Lisboa, entre os quais deverá estar o avançado internacional português João Félix, bem como aos contactos mais próximos dos casos positivos.

O Atlético explica que foram testadas um total de 93 pessoas, ou seja, toda a primeira equipa de futebol e as pessoas que trabalham diretamente com ela.

Em Portugal, o último boletim epidemiológico revela que o país registou seis mortes, 131 casos confirmados de infeção e 147 recuperados em 24 horas.

Num lar no Barreiro onde foram detetados 45 casos, a situação mantém-se estável. As autoridades acreditam que o surto está sob controlo e a maior parte dos casos é assintomática.

Três utentes foram internados. Os restantes permanecem em vigilância nas instalações da Santa Casa da Misericórdia, em pisos separados e com as visitas suspensas.

Além dos 31 casos entre os utentes, há 14 funcionários com teste positivo.