Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Eduardo Costa - Lusa

O Governo dos Açores deliberou encerrar a partir de quinta-feira, e até 1 de setembro, as discotecas em São Miguel, sendo que os bares na ilha terão as 22h00 como hora limite de atividade.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h34 - Brasil regista 1.274 mortos e 52.160 casos nas últimas 24 horas

O Brasil contabilizou 1.274 mortos e 52.160 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 103.026 óbitos e 3.109.630 infetados desde o início da pandemia, informou hoje o executivo.

De acordo com o Ministério da Saúde, 413 das 1.274 mortes ocorreram nos últimos três dias, mas foram incluídas nos dados de hoje, quando ainda está a ser investigada a eventual relação de 3.580 óbitos com a covid-19.

O Brasil, que ocupa a segunda posição na lista de países mais afetados pelo novo coronavírus, apenas atrás dos Estados Unidos da América, é também a segunda nação com maior número de recuperados, com 2.243.124 pacientes a superarem a doença.

Até ao momento, 763.480 doentes infetados continuam sob acompanhamento, segundo a tutela.

O país sul-americano, com uma população estimada de 210 milhões de pessoas, tem agora uma incidência de 49 óbitos e 1.479,7 casos da doença por cada 100 mil habitantes.

Já a taxa de letalidade da covid-19 mantém-se nos 3,3%.

23h11 - Novas medidas para São Miguel pretendem evitar descontrolo

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, considerou hoje que as novas medidas de combate à pandemia de Covid-19 na ilha de São Miguel serão implementadas com o objetivo de evitar o "descontrolo" da propagação do novo coronavírus.

"Estas medidas são tomadas para evitar que cheguemos a uma situação de descontrolo", declarou o governante, falando à RTP/Açores.

Vasco Cordeiro foi convidado do Telejornal do canal público açoriano no dia em que o Governo dos Açores deliberou encerrar a partir de quinta-feira, dia 13, e até 1 de setembro, as discotecas em São Miguel, sendo que os bares na ilha terão as 22h00 como hora limite de atividade, devido à pandemia de covid-19.

Para o chefe do executivo açoriano, o "comportamento de cada um" é essencial para "acautelar a saúde pública e manter ao máximo possível uma situação de controlo em relação a esta pandemia", e é "importante" que "todo o esforço feito ao longo destes últimos meses não tenha sido em vão".

Vasco Cordeiro anunciou ainda que já foram feitos 95 mil testes à covid-19 nos Açores e em laboratórios no continente e na Madeira que têm acordo com a região.

"A defesa reside nos cuidados que cada um de nós pode ter", insistiu o socialista, reconhecendo ainda que "há, claramente", a hipótese de serem implementadas novas medidas de contenção.

23h00 - Butão impõe confinamento pela primeira vez

O Butão, país menos afetado pela pandemia do coronavírus no sul da Ásia com 113 casos registados da covid-19, impôs hoje o primeiro confinamento nacional após uma jovem testar positivo ao completar a quarentena e contactar dezenas de pessoas.

“Este confinamento sem precedentes foi imposto para identificar e confinar todos os casos, e romper imediatamente a cadeia de transmissão”, indicou em comunicado o gabinete de Lotay Tshering, o primeiro-ministro butanês.

O confinamento inclui restrições ao movimento de pessoas e veículos entre distritos.

O Governo também pediu à população que “permaneça em casa para se protegerem a si próprios e às suas famílias da doença, caso existam infeções sem detetar e generalizadas”.

A decisão governamental surge após uma mulher de 27 anos que regressou ao Butão desde o Koweit em finais de junho ter testado positivo ao novo coronavírus na cidade de Gelephu, e ter contactado com dezenas de pessoas apesar de ter permanecido um mês em regime de quarentena oficial.

O Butão detetou o primeiro caso da covid-19 em 06 de março, quando um turista norte-americano entrou no país a partir da Índia, e desde então o número de positivos aumentou até aos 113, segundo o Ministério da Saúde butanês.

Nenhuma pessoa faleceu devido ao coronavírus neste país situado entre a Índia e a China, com cerca de 800.000 habitantes.

O baixo número de casos em comparação com a sua população, menor que vizinhos como a Índia ou o Bangladesh, foi atribuído à decisão das autoridades de rastrear contactos e promover testes.

Em março, o Butão também introduziu várias restrições para travar o avanço do vírus, incluindo o encerramento das fronteiras e das escolas.

22h14 - Decretado encerramento de discotecas e bares vão fechar às 22h00 nos Açores

O Governo dos Açores deliberou hoje encerrar a partir de quinta-feira, e até 1 de setembro, as discotecas em São Miguel, sendo que os bares na ilha terão as 22h00 como hora limite de atividade, devido à pandemia de Covid-19.

O Conselho de Governo esteve hoje reunido, via videoconferência, e, diz nota enviada à imprensa após a reunião, os atuais 27 casos positivos de covid-19 em São Miguel mereceram um reforço de medidas de contenção.

"A situação que inspira maiores cuidados e suscita a necessidade de maior atenção é a relativa à prova da existência de, pelo menos, uma cadeia de transmissão local do vírus SARS-CoV-2, com incidência nos concelhos de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo", adianta a nota.

E prossegue o texto: "Da análise realizada pela Autoridade de Saúde Regional constata-se que o universo de indivíduos relacionados com essa cadeia de transmissão local - casos positivos e contactos próximos - tem idades na casa dos 20/30 anos e que os locais de contaminação principais são os espaços recreativos noturnos".

21h47 - Polícia angolana aplicou mais de 5.700 multas por falta de uso de máscara

A polícia angolana aplicou mais de 5.700 multas pela falta do uso de máscara e deteve 4.100 pessoas, a maioria por violação das cercas sanitárias, entre 26 de maio e 8 de agosto, anunciou o porta-voz do Ministério do Interior.

Angola prorrogou a situação de calamidade pública, com novas regras, a partir do dia 9 de agosto por mais um período de 30 dias.

20h14 - Moçambique regista mais um óbito e 70 novas infeções

Moçambique registou hoje a 17.ª morte de um paciente com Covid-19 e mais 70 novas infeções pelo novo coronavírus, elevando o total para 2.481, anunciou o Ministério da Saúde.

Do total de casos anunciados hoje, 69 são moçambicanos e um é de nacionalidade zambiana.

Os casos hoje reportados, entre os quais dois menores de 5 anos, encontram-se em isolamento domiciliar e, neste momento, decorre o processo de identificação dos seus contactos.

As autoridades de saúde indicam ainda que há 16 pessoas internadas e 910 dadas como recuperadas da Covid-19.

19h50 - Governo prepara orientações para setor "muito complexo" dos eventos

O Ministério da Economia já tem uma proposta de orientações para o funcionamento do setor dos eventos que é "muito complexo" dado que envolve várias áreas de atividade, disse a secretária de Estado do Turismo à Lusa.

Rita Marques explicou que esta área inclui segmentos ligados aos congressos e outros e, "tendo em conta que até ao momento a Direção-Geral da Saúde (DGS) ainda não definiu orientações específicas para a organização de eventos", o Ministério da Economia "tem vindo a trabalhar para aclarar e interpretar os princípios e orientações aplicáveis aos eventos corporativos", sendo que esta área está praticamente parada, devido à Covid-19.

Rita Marques indicou que em causa estão "reuniões, congressos, exposições, feiras comerciais, seminários, toda uma panóplia muito grande de eventos que pode ser organizada por entidades públicas e privadas a colaboradores da própria instituição organizadora ou abertos ao público. Entendemos que devem começar a migrar paulatinamente para uma nova normalidade e daí a nossa necessidade de trabalhar nestes princípios e orientações aplicadas que é justamente uma das grandes reivindicações dos operadores económicos", referiu.

De acordo com a governante, no Ministério da Economia já há "uma proposta que está em discussão com as várias secretarias de Estado".

19h37 - Reino Unido regista mais 1.148 infeções, máximo desde junho

O Reino Unido registou 1.148 novas infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde finais de junho e maior do que os 816 casos identificados na véspera, anunciou o Ministério britânico da Saúde.

As autoridades invocaram "dificuldades técnicas" para não atualizarem hoje o número oficial de mortes, de modo que o balanço permanece em 46.526 óbitos.

O total acumulado de casos de contágio no Reino Unido desde o início da pandemia é agora de 311.641.

Esta é a segunda vez em três desde domingo que o número de casos de infeção ultrapassa o milhar, refletindo a multiplicação de surtos, sobretudo no norte e centro do país.

Em Oldham, por exemplo, a taxa de infeção disparou para 107,5 casos por 100.000 habitantes, arriscando um confinamento local como foi decretado na cidade de Leicester no início de julho, quando a taxa era de 135 casos por 100.000 habitantes.

19h24 - Movimento de peregrinos no Caminho de Santiago cai mais de 80%

O movimento de peregrinos no caminho português pela costa até Santiago de Compostela, na Galiza, caiu mais de 84% em relação ao mesmo período de 2019, apesar da reabertura de fronteiras entre Portugal e Espanha, previamente fechadas devido à Covid-19.

"Por esta altura, em 2019, teríamos uma média de 120 peregrinos, por dia, a caminho de Santiago de Compostela. Hoje, temos cerca de 20 pessoas a fazer o percurso secular até à catedral da capital da Galiza", disse hoje à agência Lusa Alberto Barbosa, o presidente da Associação dos Amigos dos Caminhos Santiago de Viana do Castelo.

Segundo Alberto Barbosa, mais de um mês depois da reabertura de fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, no dia 01 julho, o caminho português pela costa, que parte do Porto e passa pelo Minho até Santiago de Compostela, é percorrido sobretudo por "italianos, espanhóis, alemães e portugueses".

19h11 - Falecido basquetebolista Michael Ojo tinha testado positivo à Covid-19

O basquetebolista nigeriano Michael Ojo, que morreu sexta-feira aos 27 anos de ataque cardíaco, em Belgrado, tinha testado positivo à Covid-19 em junho, confirmou hoje o seu anterior clube, o Estrela Vermelha.

“Queremos, por princípios morais, que se saiba exatamente o que aconteceu com ele”, afirmou o presidente do clube, Nebojsa Covic, em declarações ao canal Sportklub.

19h05 - Nova Zelândia decreta confinamento obrigatório em Auckland

O Governo da Nova Zelândia acaba de decretar confinamento obrigatório na cidade de Auckland. Três meses depois, o país voltou a registar novos casos de Covid-19. Foram confirmados quatro novos casos, todos da mesma família.

Nenhuma das pessoas em causa tinha viajado recentemente ou estado em contacto com pacientes em quarentena, e por isso, a origem do contágio é desconhecida.

Há 102 dias que não havia registo de novas infeções no país.

A Nova Zelândia era apontada pela Organização Mundial de Saúde como um exemplo no combate à transmissão do vírus.

Desde o início da pandemia, a Nova Zelândia registou pouco mais de 1.200 casos de infeção e 22 mortes.

18h32 - GNR identifica três pessoas em Vila do Conde por desrespeito ao confinamento

Duas mulheres e um homem infetados com Covid-19 foram identificadas pela GNR de Vila do Conde, do distrito do Porto, por não respeitarem a medida de confinamento obrigatório decretada pela autoridade de saúde pública local.

Segundo informação do Comando Territorial do Porto da GNR, as ações de identificação a estes três indivíduos, com idades compreendidas entre os 36 e 42 anos, foram realizadas no concelho vila-condense hoje e na segunda-feira.

Estes três casos já foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila do Conde, mas os militares deixaram um alerta para que se evitem situações semelhantes.

18h29 - Têxtil de Famalicão cria "sweat" com gola que substitui a máscara

Uma têxtil de Vila Nova de Famalicão vai lançar, no outono, uma "sweat" que tem integrada uma gola de proteção, alternativa à máscara facial, com elevados níveis de filtração e respirabilidade, anunciou hoje a gerente.

"É um produto pensado essencialmente para o regresso às aulas. Em vez de terem de andar sempre com a máscara, os alunos terão apenas de levar a `sweat`, ficando o problema resolvido de uma forma `fashion` e prática", referiu à agência Lusa Márcia Oliveira.

Disse ainda que o produto se destina também às atividades de grupo, como caminhadas.

A gola ajusta-se ao rosto e, na zona frontal, agrega uma membrana de nanofibra que, segundo Márcia Oliveira, confere um nível de filtração de 99,9 por cento de todos os microorganismos e partículas perigosos presentes no ar.

A "sweat" estará disponível no mercado a partir do final de setembro.

17h58 - Praia de Copacabana será a primeira com reserva no areal para banhistas

A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Brasil, será o local de testes de um sistema de marcação de lugares no areal através de uma aplicação digital criada pela prefeitura 'carioca' para evitar a disseminação da Covid-19.

O anúncio de que uma das praias mais famosas do Brasil vai abrigar este projeto-piloto foi feito pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

“Tem duas maneiras de ir à praia, uma é por ordem de chegada. Quem chegar primeiro, ocupa o quadrado. A outra é fazer reserva no aplicativo”, explicou Crivella, numa transmissão ao vivo na rede social Facebook na noite de segunda-feira.

O autarca já tinha anunciado o projeto cujo objetivo é evitar que este locais se tornem focos de transmissão do novo coronavírus.

Para tanto, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que pretende desenhar quadrantes na areia de Copacabana usando fitas de marcação para evitar aglomerações. Este projeto-piloto será testado durante os dias da semana, de segunda-feira até sexta-feira.

Em cada quadrante poderão ficar grupos de até quatro pessoas.

17h35 - Espanha regista 3.632 novos casos

O Ministério da Saúde de Espanha registou hoje mais 3.632 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total de contágios para 326.612 desde o início da pandemia de Covid-19 no país.

Depois de Aragão, que comunicou 448, o País Basco, com 243, e Madrid, com 190, encabeçam a lista de novas infeções, seguindo-se a Catalunha, que divulgou mais 100 casos.

Relativamente às vítimas mortais, o Ministério divulgou que morreram mais 64 pessoas na última semana, mais cinco do que na segunda-feira, para um total de 28.581 desde o início da pandemia.

17h30 - França eleva o alerta face ao risco de retoma epidémica

O primeiro-ministro francês Jean Castex endureceu hoje o discurso face a uma "situação epidemiológica que evoluiu no mau sentido", ao impor a extensão do uso obrigatório de máscara e proibir ajuntamentos de mais de 5.000 pessoas até 30 de outubro.

"Digo-o com gravidade: se não reagirmos coletivamente, expomo-nos a um risco elevado de retoma epidémica que será difícil de controlar", preveniu o chefe de Governo durante uma deslocação a Montpellier, sul da França.

Nas últimas 24 horas, a França o número de pessoas diagnosticadas positivas à Covid-19 registou um aumento de 785 casos. No total, foram registados numa semana 10.800 novos casos.

O regresso da epidemia "colocará de novo em tensão o conjunto da cadeia de saúde (...) a nossa economia, o nosso sistema educativo, a nossa vida coletiva e cultural", alertou Castex, apelando para "reagir individualmente e coletivamente" e "vigorosamente".

Indicou que iria "pedir aos responsáveis das regiões para se aproximarem dos eleitos locais para alargar o mais possível o uso da máscara nos espaços públicos".

17h11 - Itália regista seis mortos e 412 novos contágios

Itália registou seis mortos devido ao novo coronavírus nas últimas 24 horas e confirmou um aumento no número de novos contágios, 412, superior aos do dia anterior, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério italiano da Saúde.

O país regista um total de 251.237 casos desde que a pandemia irrompeu em Itália, a 21 de fevereiro, com os primeiros casos na região nortenha da Lombardia.

Com os dados hoje divulgados, o total de vítimas mortais é agora de 35.215.

Os 412 novos infetados indicam um amento relativamente aos 259 de segunda-feira.

16h51 - Pedidos de moratórias superam 841 mil até junho

Os pedidos à banca de moratórias de crédito no âmbito da pandemia de Covid-19 superaram 841 mil, e mais de 714 mil contratos já foram abrangidos pelas medidas de adiamento de pagamentos até 30 de junho, segundo o Banco de Portugal.

"Desde finais de março até 30 de junho, os pedidos de adesão a moratórias de crédito abrangeram 841.856 contratos. Até 30 de junho, as instituições aplicaram as medidas de apoio previstas nas moratórias a 741.623 empréstimos", pode ler-se numa nota do BdP.

Segundo a informação divulgada pelo supervisor bancário, dos contratos aos quais foram aplicadas as moratórias "44% eram contratos de crédito à habitação e outros créditos hipotecários (322.709)".

"Foram ainda aplicadas medidas de apoio a contratos de crédito aos consumidores (196.464) e a contratos de crédito celebrados com empresas, empresários em nome individual (ENI) e outros (222.450)", de acordo com a instituição liderada por Mário Centeno.

O Banco de Portugal revelou ainda que em 30 de junho "os contratos de crédito celebrados com consumidores (famílias) representavam 70% das operações de crédito que beneficiaram das moratórias (519.173), sendo as demais operações relativas a empréstimos concedidos a empresas, ENI e outros (222.450)".

As moratórias de crédito (que suspendem pagamentos de capital e/ou juros) foram criadas como uma ajuda a famílias e empresas penalizadas pela crise económica desencadeada pela pandemia de Covid-19.

16h45 - Cigarros eletrónicos aumentam riscos em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair Covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA, hoje divulgado.

"Adolescentes e jovens adultos precisam de saber que se usam cigarros eletrónicos são mais propensos a um risco imediato de Covid-19, porque estão a danificar os pulmões", disse um dos autores principais do estudo, Bonnie Halpern-Felsher, investigador e professor na área de pediatria.

O investigador que liderou o estudo, Shivani Mathur Gaiha, sublinhou que os dados demonstram que, apesar de os mais novos acreditarem que pela idade estão mais protegidos do vírus que provoca a Covid-19 e dos seus efeitos e sintomas, isso "não é verdade para os jovens que fumam cigarros eletrónicos".

"O estudo mostra claramente que os jovens que fumam cigarros eletrónicos ou cigarros eletrónicos e cigarros tradicionais têm um risco elevado, e não é apenas um ligeiro aumento no risco, é um grande aumento", disse Gaiha, citado num comunicado de imprensa.

Os dados foram recolhidos através de inquéritos online que decorreram em maio, com 4.351 participantes entre os 13 e os 24 anos a viver em território norte-americano.

Os jovens que nos 30 dias anteriores ao questionário tinham fumado quer cigarros quer cigarros eletrónicos tinham cinco vezes mais probabilidades de ter sintomas de Covid-19, como tosse, febre, fadiga e dificuldade para respirar, do que os jovens que nunca tinham fumado qualquer tipo de cigarros.

16h31 - Apoios para destinatários de medidas ativas de emprego prorrogados até final do ano

Os apoios para formandos, destinatários de medidas ativas de emprego e reabilitação profissional, impedidos de frequentar as ações devido à suspensão da atividade das empresas por causa da Covid-19, foram prorrogados até final do ano.

A prorrogação deste regime até 31 de dezembro de 2020 consta de um despacho publicado hoje em Diário da República, que produz efeitos em 01 de julho de 2020.

"São prorrogados até 31 de dezembro de 2020 os efeitos do Despacho n.º 3485-C/2020, de 19 de março, alterado e complementado pelos Despachos n.os 4395/2020, 5638-C/2020 e 5897-B/2020, respetivamente de 10 de abril, 20 de maio e 28 de maio, de apoios para os formandos e destinatários integrados nas medidas ativas de emprego e de reabilitação profissional, que se encontrem impedidos de frequentar as ações ou projetos nelas enquadrados", determina o diploma.

16h25 - Estado brasileiro do Paraná negoceia parceria para vacina russa

O Governo regional do Estado brasileiro do Paraná, no sul do país, confirmou hoje estar a negociar com a Rússia um convénio sobre testes e produção da vacina Sputnik V contra a Covid-19 hoje registada.

Na quarta-feira, o governador do Estado, Ratinho Júnior, terá uma reunião com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Pogóssovitch Akopov, para discutir a parceria para a vacina.

Jorge Callado, presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, citado pela rede de televisão GloboNews, disse que o acordo com os russos é preliminar e que não há compromisso de produção da vacina no país.

“[O acordo] é algo muito preliminar. Não existe compromisso de produção firmado enquanto as etapas [de testes da vacina] não forem validadas, consolidadas e liberadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa. É um começo e buscamos um intercambio de informações. Nós avançaremos se tivermos as informações necessárias para tanto”, afirmou Callado.

16h15 - Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito "tudo" para "salvar vidas"

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de Covid-19 que causou 18 mortos garantiu hoje ter feito "tudo" ao seu "alcance" para "salvar vidas", nesta "crise" com "contornos dramáticos".

A Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) fez "tudo o que estava ao seu alcance e dentro das suas competências, com a ajuda de várias dezenas de instituições e pessoas que, ao nosso lado, lutaram para salvar vidas humanas, numa crise de saúde pública que assumiu contornos absolutamente dramáticos", pode ler-se no comunicado enviado hoje.

"A partir da eclosão do surto, todas as decisões que envolveram os utentes desta resposta social respeitaram integralmente as instruções técnicas da Autoridade de Saúde Pública (ASP) e restantes autoridades de saúde e Segurança Social, neste último caso enquanto entidade tutelar", vincou.

15h52 - França estende proibição de eventos públicos com mais de 5.000 pessoas até 30 de outubro

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, disse esta segunda-feira que a proibição de eventos com mais de 5.000 pessoas está proibida até 30 de agosto, considerando que a França está a ir "no caminho errado" no que diz respeito à pandemia.

15h20 - Pandemia está a recuar em cinco países europeus, Portugal incluído

O mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) revela que Portugal está entre os cinco países europeus em que os números da pandemia estão a recuar.

Com a realização de mais testes e o número de infeções a descer quase 30 por cento nas últimas semanas, Portugal parece contrariar a tendência de praticamente todos os países da Europa.

15h03 - ICBAS desenvolve terapia pioneira

O investigador Paulo Correia de Sá está a desenvolver uma investigação pioneira em torno da Covid-19.

Os efeitos práticos desta investigação no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar devem começar a ver-se já no próximo ano.

14h58 - Açores com mais três casos

Os Açores registaram mais três casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas. De acordo com as autoridades locais, dois dos casos são de uma nova cadeia de transmissão local.

"São contactos próximos dos casos positivos recentemente registados e elementos integrantes de uma cadeia de transmissão local em investigação no concelho de Ponta Delgada", acrescentam.

O outro caso diz respeito a uma mulher que "desembarcou na região proveniente de ligação aérea com o território continental, apresentando teste de despiste negativo realizado previamente ao embarque", mas obteve teste positivo ao sexto dia de permanência.

14h33 - Dois mortos, 120 novos casos e 160 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 120 novos casos de Covid-19. Houve ainda dois óbitos a registar e mais 160 casos foram dados como recuperados.

Dos 120 novos casos, 72 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Desde o início da pandemia morreram 1.761 pessoas com Covid-19. Houve ainda um total de 52.945 casos confirmados, dos quais 38.760 já foram dados como recuperados.

Há 365 doentes internados (menos nove do que na segunda-feira), dos quais 35 nos cuidados intensivos (mais nove do que na véspera).

13h40 - Mais de 736 mil mortos no mundo

A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 736.828 mortos em todo o mundo. Há ainda pelo menos 20.122.700 casos diagnosticados, de acordo com o balanço da agência France-Presse até às 12h00.

Dos casos registados, 12.080.900 foram considerados curados.

Nas últimas 24 horas foram registados 5.035 mortos e 232.781 infetados em todo o mundo. Os países que registaram mais novas mortes foram a Índia (871 novos óbitos), o México (705) e o Brasil (703).

13h11 - "Sputnick V" já foi pedida por 20 países

A vacina russa contra a Covid-19 chama-se "Sputnik V" e já foi pré-encomendada por 20 países, num total de um milhão de doses.

"Mais de um milhão de doses" já foram pré-encomendadas, disse Kirill Dmitriev, presidente do conselho de administração do Russian Direct Investment, o fundo soberano russo envolvido na investigação científica e no financiamento das pesquisas.

O nome "Sputnik V" (em que o "V" significa "vacina") é uma referência ao satélite soviético, o primeiro aparelho espacial a ser lançado para a órbita do planeta Terra, explicou o Presidente Vladimir Putin.

12h54 - Fábrica na Trofa com 12 casos confirmados

A fábrica de componentes automóveis Preh, localizada na Trofa, tem 12 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

De acordo com a administração da empresa, citada pela agência Lusa, cerca de 70 pessoas estão em casa em quarentena.

"A situação está controlada e mantemos contactos diários e permanentes com o delegado de saúde local, seguindo todas as orientações da DGS [Direção-Geral da Saúde]. O foco foi detetado e está muito associado a uma linha específica de produção", disse o gerente da Preh, António Lima.

12h03 - Medicina dentária esquecida durante a pandemia

A OMS alertou esta terça-feira para a interrupção da medicina dentária em grande parte dos países. De acordo com a organização, três em cada quatro países interromperam total ou parcialmente o atendimento de medicina dentária devido à pandemia de Covid-19.

"O covid-19 afetou os serviços odontológicos de uma forma sem precedentes", disse em conferência de imprensa, chefe de Medicina Dentária do Departamento de Doenças Não Transmissíveis da OMS, Benoit Varenne.

Entre os motivos da interrupção desse atendimento está o facto de os serviços terem sido avaliados como de alto risco.

A inicial falta de preparação dos serviços e a falta de equipamentos de proteção foram também causas para a redução de muitas intervenções em clínicas dentárias, tendo as pessoas adiado a suas visitas ao dentista durante o confinamento.

Benoit Varenne destacou ainda que alguns profissionais do setor foram deslocados para atendimento médico de emergência, além do facto de em muitos países "o atendimento odontológico ainda ser visto como um serviço não essencial".

11h47 - Alemanha regista quase mil novos casos

A Alemanha voltou a registar quase mil novos contágios nas últimas 24 horas, a grande maioria no estado da Renânia do Norte-Vestefália.

O Instituto Robert Koch registou 966 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas para um total de 217.293 infeções desde o início da pandemia.

Houve ainda mais quatro vítimas mortais nas últimas 24 horas, elevando o total para 9.201.

Aproximadamente mais 700 pessoas foram consideradas curadas, em relação ao dia anterior, para um total de 198.100.

11h34 - Presidente das Filipinas com "grande confiança" na vacina russa

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, elogiou os esforços da Rússia e já disse que está disposto a participar pessoalmente nos testes.

"Acredito que a vacina (...) é boa para a humanidade", frisou o chefe de Estado.

11h12 - OMS em contacto com autoridades russas

A Organização Mundial de Saúde e autoridades russas já estão em conversações sobre a vacina registada, anunciou um porta-voz da organização.

"Estamos em contacto próximo com as autoridades de saúde russas e as discussões estão em andamento com relação à possível pré-qualificação da vacina pela OMS. Mas a pré-qualificação de qualquer vacina inclui a revisão e avaliação rigorosa de todos os dados de segurança e eficácia exigidos", sublinhou o porta-voz da OMS Tarik Jasarevic.

10h52 - Nova Zelândia reporta novos casos e volta a impor restrições

Depois de 102 dias sem casos de transmissão local, a primeira-ministra da Nova Zelândia confirmou quatro novos casos numa família em Auckland.

Jacinda Ardern anunciou que o nível de alerta no país vai aumentar e que vão voltar algumas restrições a partir de quarta-feira, pelo menos durante três dias.

10h44 - Portugal é segundo país europeu com maior redução de novos casos

De acordo com o último relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC), Portugal é o segundo país europeu com maior redução da taxa de incidência de novos casos de Covid-19 no período entre 20 de julho e 2 de agosto.

Neste ponto, Portugal fica apenas atrás a Suécia, ambos os países com uma redução de casos de cerca 30 por cento.

Outros países, como Roménia, Espanha ou República Checa apresentam subidas na ordem dos 30 por cento.

No entanto, nem todos os pontos são positivos: Portugal foi o sexto país europeu com maior taxa de mortalidade nos últimos 14 dias.

9h58 - Rússia aprova primeira vacina contra a Covid-19

O Presidente Vladimir Putin revelou esta terça-feira que o Ministério russo da Saúde aprovou e registou a primeira vacina contra a Covid-19 a nível mundial.

Putin acrescentou ainda que a própria filha já recebeu a vacina, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, em Moscovo.

"Uma das minhas filhas foi vacinada. Ela participou nos testes. Após a primeira vacinação, registou uma temperatura de 38 graus, no dia seguinte registou 37 graus, e foi tudo", explicou Putin, citado pela Russia Today, sublinhando que esse foi o único efeito secundário da vacinação.

O Presidente disse esta terça-feira que espera que a vacina agora aprovada possa ser produzida em massa muito em breve.

"A vacina é bastante eficaz. Cria uma imunidade duradoura e passou em todas as verificações necessárias", acrescentou o chefe de Estado.

A vice-primeira-ministra da Rússia, Tatyana Golikova, anunciou que a vacina poderá ser administrada aos profissionais de saúde já a partir de setembro. A vacina deverá estar acessível ao público em geral a partir de janeiro.

A Rússia tornou-se assim no primeiro país do mundo a aprovar uma vacina contra a Covid-19 após menos de dois meses de testes.

Após esta aprovação, será iniciado um novo processo de estudo mais alargado com milhares de participantes, conhecido como estudo de Fase 3, que costuma demorar vários meses.

Nesta altura há mais de 100 vacinas a serem desenvolvidas em todo o mundo para tentar conter o avanço da pandemia.

No início da agosto, quando a Rússia já tinha anunciado que estava prestes a aprovar uma primeira vacina contra a Covid-19, a Organização Mundial da Saúde frisou a necessidade de respeitar e cumprir protocolos e regulamentos.

"Qualquer vacina e qualquer tratamento deve ser submetido a diferentes ensaios e testes antes de ser homologado. Existem linhas diretrizes claras e regulamentos que asseguram avanços seguros e eficazes", disse um porta-voz da OMS.

9h51 - Mais 329 mortes em África

De acordo com os dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, nas últimas 24 horas morreram mais 329 pessoas no continente africano e mais 8.746 ficaram infetadas. No total, o continente contabiliza 23.582 mortos e mais de um milhão de infetados (1.055.964 casos confirmados), dos quais 744.438 já recuperaram.

9h22 - "Champions" em Lisboa

A fase final da Liga dos Campeões, que será decidida numa inédita "final a oito", vai decorrer em Lisboa, nos estádios da Luz e José Alvalade, entre 12 e 23 deste mês de agosto.

Em termos desportivos todos são favoritos, tal a qualidade que apresentam. Em termos económicos, estudos já realizados apontam para um impacto a rondar os 50,4 milhões de euros.

9h03 - Aumenta a despesa com transporte escolar no interior do país

A dispersão geográfica e a desertificação têm obrigado a um esforço cada vez maior dos municípios. Levar os estudantes até aos estabelecimentos de ensino representa um encargo bastante mais pesado, comparando, por exemplo, com as autarquias do litoral. E agora, estes gastos prometem disparar devido à pandemia e ao cenário de horários desfasados para os alunos.


8h32 - Quase 900 mil casos na Rússia

A Rússia registou mais 4.945 novos casos nas últimas 24 horas. No total, o país contabiliza 897.599 casos desde o início da pandemia.

Morreram ainda mais 130 pessoas desde segunda-feira, num total de 15.131 óbitos no país.

7h40 - Segurança Social nega apoios a trabalhadores independentes com regras que não constam da lei

É a denúncia feita pela Provedora de Justiça, que exige a revisão de todas as decisões de indeferimento a recibos verdes que enfrentam quebras na atividade. O Instituto de Segurança Social alega que só pode receber apoio quem tenha pago a contribuição no mês imediatamente anterior à quebra de rendimentos. Mas a Provedora de Justiça garante que esse não é um motivo válido para excluir estes trabalhadores.

Apesar de estarem a enfrentar quebras acentuadas na actividade profissional, muitos trabalhadores a recibos verdes estão a ficar de fora dos apoios da Segurança Social. Muitas vezes, sem motivos concretos, que permitam contestar esta decisão.

Noutras situações, diz a Provedora de Justiça, os trabalhadores independentes estão a ser excluídos com base em regras que não estão de acordo com a legislação em vigor.
7h30 – Protesto nas Artes

A Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) vai organizar hoje um protesto, no Terreiro do Paço, em Lisboa, que pretende sensibilizar o Governo para a necessidade de medidas urgentes para o setor.

O protesto vai decorrer entre as 20:00 e as 22:00 e consiste na colocação de várias instalações compostas por malas de porão, com as insígnias de cada empresa, ocupando o perímetro da Praça do Comércio.

Nas fachadas do Terreiro do Paço serão ainda projetadas imagens, vídeos e frases que refletem o estado do setor.

Segundo um inquérito realizado pela APSTE, em maio, 60% das empresas do setor recorreram ao 'lay-off' e mais de metade (56%) não têm liquidez para pagar os salários nos meses de agosto e setembro.

7h00 - China inclui Portugal em lista de países cujos cidadãos podem solicitar visto

Cidadãos portugueses que possuem autorização de residência na China, por motivos de trabalho ou de reunião familiar, podem a partir de hoje solicitar visto para voltarem a entrar no país asiático, informaram as autoridades chinesas.

A medida abrange cidadãos de 36 países, na maioria membros da União Europeia, e visa "facilitar intercâmbios" entre a China e estas nações, de acordo com um comunicado difundido no portal oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

Covid-19. Mais de 20 milhões de pessoas infetadas em todo o mundo

O novo coronavírus já infetou mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, desde o início da pandemia, mais de metade das quais no continente americano, de acordo com o último balanço feito pela France-Presse (AFP).

Segundo o balanço feito pela AFP a partir de fontes oficiais de vários países, até esta segunda-feira, no total, foram registados 20.002.577 casos, incluindo 733.842 mortes.

Quatro em cada 10 casos confirmados de covid-19 são nos Estados Unidos da América (EUA) e no Brasil, os dois países mais afetados pela pandemia em todo o mundo, com 5.075.678 casos (163.282 óbitos) e 3.057.470 infeções (101.752 mortes), respetivamente.

O diretor-geral da OMS diz que o mundo tem 10 por cento dos fundos necessários para combater o novo coronavírus e explica que só para as vacinas são necessários muitos milhares de milhões de euros.

A Finlândia vai impôr quarentena a passageiros provenientes "de um país considerado de risco" e impõe uma multa ou uma pena de prisão até três meses para quem não cumprir. A recomendação de isolamento já existia, mas sem medidas sancionatórias.

A medida deverá entrar em vigor em breve, mas o governo finlandês não adiantou a data.

Em Portugal, o último balanço aponta para mais três mortos em 24 horas e 157 novos infetados. Recuperaram mais 89 pessoas. Estão internadas 374 pessoas.