Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

A pandemia da Covid-19 já causou a morte a pelo menos 770.429 pessoas e infetou mais de 21 milhões em todo o mundo Lucas Landau, Reuters

Atualizamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO NO MUNDO. CLIQUE AQUI

23h45 - Argentinos protestam contra a quarentena e contra a impunidade

Milhares de argentinos realizaram por todo o país um protesto contra a Reforma Judiciária proposta pelo Governo e contra a rigidez de uma quarentena que já leva 150 dias e que paralisa a economia.

O protesto aconteceu em 150 pontos do país, simbolicamente um para cada dia da quarentena.

"Basta de confinamento, precisamos de liberdade, precisamos de trabalho. Estão a destruir a economia. No início, a quarentena foi acertada, mas agora sufoca a liberdade e a economia", pediu Alberto Ortíz, de 59 anos.

Na principal avenida do país, a 9 de Julio, centenas de automóveis circularam ao longo de 3 quilómetros entre buzinas e bandeiras. A cena repetiu-se pelas principais avenidas do país. Nas praças, milhares de manifestantes ergueram cartazes, bateram panelas e gritaram "Liberdade" no dia de comemoração do libertador do país, o general José de San Martín.

"Continuam com essa quarentena que não tem nenhum sentido. As empresas estão a quebrar, as pessoas são despedidas, quem tenta trabalhar pode ir preso e os contágios aumentam a cada dia, prova de que a quarentena fracassou. Estamos num estado de sítio encoberto", critica Marcelo Laducci, de 25 anos.

Outro ponto dos protestos foi a residência particular da vice-presidente, Cristina Kirchner, a quem os manifestantes acusaram de promover uma Reforma Judiciária feita à medida com o único objetivo de salvá-la de uma condenação por corrupção.

23h30 - Quase 22 milhões de pessoas infetadas em todo o mundo

Mais de 21.81 milhões de pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus Sars-Cov-2 no mundo e, destas, 770.518 morreram vítimas da doençapor ele desencadeada, a Covid-19.

Casos de infeção foram detetados em mais de 210 países e territórios desde que a nova doença foi identificada na China, em finais de dezembro de 2019.

23h20 - Brasil regista mais 19.370 casos e ultrapassa os 108 mil mortos

O Ministério da Saúde brasileiro anunciou mais 19.373 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 684 mortes devido a Covid-19, nas últimas 24 horas.

Desde que a pandemia começou, o país registou já um total de 3.359.570 casos confirmados de contágio. O número oficial de óbitos subiu esta segunda-feira a 108.536, de acordo com os dados do mesmo Ministério.

A tutela da Saúde adiantou que investiga a eventual relação de 3.454 mortes com a covid-19, quando a taxa de letalidade da doença no país está em 3,2 por cento.

Geograficamente, São Paulo, o estado mais rico e populoso do país, é o foco da pandemia, contabilizando oficialmente 702.665 casos de infeção e 26.899 mortos.

Até ao final de agosto, São Paulo poderá ter entre 30 mil e 36 mil mortes e entre 835 mil e 970 mil casos confirmados do novo coronavírus, segundo uma estimativa divulgada hoje pelo Centro de Contingência do Coronavírus daquela unidade federativa.

Na lista de estados mais afetados pela pandemia no Brasil seguem-se a Bahia, com 217.115 pessoas diagnosticadas e 4.475 óbitos, o Ceará, que soma 198.202 infetados e 8.163 vítimas mortais, e o Rio de Janeiro, que tem hoje 194.651 casos confirmados de covid-19 e 14.566 mortes.

O Brasil, que é o segundo país com maior número de mortos e infetados pelo novo coronavírus, apenas atrás dos Estados Unidos da América, mas também a segunda nação com maior número de recuperados, tem hoje 2.478.494 pacientes que conseguiram superar a doença.

23h00 - Mais uma Universidade dos EUA opta pelo digital

A Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, cedeu à pandemia e, à semelhança de várias cidades norte-americanas, anunciou que os seus cursos serão ministrados sob formato digital nos próximos meses.

Mais de 170 estudantes testaram positivo para o novo coronavírus, a uma semana da reabertura das aulas, o que ditou a decisão que irá afetar quase 20.000 alunos de uma das escolas públicas mais prestigiadas do país.

Os casos identificados estão sob isolamento. A taxa de casos positivos detetados em testes na universidade passou de 2,8 para 13,6 por cento em apenas uma semana. Foram colocados de quarentena 349 estudantes.

De acordo com a imprensa, as cadeias de transmissão centram-se em residências universitárias e na casa de uma fraternidade. Neste regresso às aulas, só 60 por cento dos alojamentos universitários estavam ocupados e só 30 por cento dos alunos assistiam a aulas presenciais.

Apesar disso, a direção da Universidade decidiu que, a partir de quarta-feira, todos os estudantes do primeiro ciclo passarão a ter aulas à distãncia, medida que afeta mais de 19.000 alunos. Os estudantes mais avançados, que frequentem o mestrado, o doutoramento ou programas profissionalizantes, poderão continuar a ir às aulas presencialmente. Serão cerca de 10 mil pessoas.

Outras Universidades, incluindo a Universidade da Carolina do Sul em Los Angeles, iniciaram o primeiro semestre na segunda-feira passada com todas as classe ministradas on-line.

A maioria das cidades norte-americanas está a optar por um regresso híbrido às aulas, com apenas algumas classes presenciais por semana nas suas escolas primárias e secundárias. Chicago, Houston, Los Angeles e Washington optaram por ensino virtual a 100 por cento.

21h11 - Índios caiapós bloqueiam estradas protestando contra abandono pelas autoridades

Com pinturas de guerra e a indumentária tradicional, os índios caiapós bloquearam uma estrada vital para o transporte de cereais no centro do Brasil, protestando contra a negligência por parte das autoridades do país, que tem cobrad um preço elevado em vidaso entre os membros mais idosos da tribo. 

Segundo a agência Reuters, protestavam também, especificamente, contra a linha de caminho de ferro projectada para ligar a produção de grãos e soja de Mato Grosso aos portos fluviais. A tribo não foi consultada sobre a construção da linha ferroviária.

19h33 - ONG moçambicana alerta para "altos riscos" de corrupção nos ajustes diretos

O Centro de Integridade Pública, uma organização não-governamental (ONG) moçambicana, chamou hoje a atenção para dados de auditorias feitas às compras do Ministério da Saúde em 2017. 

Estes indicam que produtos adquiridos através de ajustes diretos pelo setor chegam a ser cerca de 90% mais caros em relação ao preço de referência no mercado internacional, referiu a ONG.

No setor de educação, o plano de retorno às aulas presenciais prevê a construção e reabilitação de sistemas de abastecimento de água e sanitários em mais de 600 escolas espalhadas pelo país.

"Apesar da necessidade destas obras para o retorno seguro às aulas presenciais, a opção pelo ajuste direto pode contribuir para a falta de qualidade das obras, já que o risco de corrupção é iminente", frisou a ONG.

17h30 - Itália com mais 320 casos e quatro mortos nas últimas 24 horas

A Itália registou quatro mortos e mais 320 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, indicou o Ministério da Saúde, revelando uma diminuição do número de casos pelo segundo dia consecutivo.

Com os números de hoje, a Itália regista 35.400 mortos entre 254.235 infetados, desde que se detetou o primeiro caso no país, a 21 de fevereiro.

Atualmente os casos positivos são 14.867, dos quais 810 doentes estão hospitalizados, incluindo 58 nos cuidados intensivos.

17h14 - Espanha com 16 mil novos casos desde sexta-feira

O Ministério da Saúde espanhol registou mais 16.269 novos casos de infeção por Covid-19 desde a passada sexta-feira. O número é o dobro do registado há uma semana, o que faz com que Espanha volte a estar entre os dez países com mais casos confirmados no mundo.

Só nas últimas 24 horas, o número de infeções no país aumentou em mais de 1.800.

Aragão, Catalunha e Madrid são as comunidades mais afetadas, sendo que Madrid acumula perto de seis mil dos novos casos.

16h22 - África do Sul inicia testes com segunda eventual vacina contra a doença

A África do Sul lançou um novo ensaio para testar uma eventual vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório norte-americano Novavax, que será testado em paralelo com a experiência da vacina da Universidade de Oxford, lançada em junho.

A Universidade de Witwatersrand (Joanesburgo), que irá liderar o ensaio no país, anunciou hoje que os testes médicos dos primeiros candidatos começarão desde já, com cerca de 2.900 voluntários inscritos, com idades compreendidas entre os 18 e 64 anos.

Cerca de 240 dos voluntários serão pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (VIH, o vírus que desencadeia a sida).

O ensaio faz parte da fase 2 do desenvolvimento desta vacina eventual - designada NVX-CoV2373 -, que já deu resultados positivos na criação de anticorpos em testes pré-clínicos.

16h03 - Morreram mais dois idosos de lar de Torres Vedras

Mais dois idosos do Lar de Nossa Senhora da Luz, no concelho de Torres Vedras, onde se regista um foco de covid-19, morreram vítimas da doença, indicou hoje aquela instituição num comunicado.

De acordo com o lar, trata-se de uma mulher de 88 anos e de um homem de 87 que se encontravam hospitalizados.

O surto no Lar de Nossa Senhora da Luz foi detetado no dia 03 de agosto e havia já a registar a morte de um idoso de 93 anos, que se encontrava hospitalizado e que tinha outras morbilidades associadas.

O número de casos confirmados de covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz tinha subido para 87, no sábado.

15h48 - Reino Unido regista três mortes e 713 infeções

O Reino Unido registou mais três mortes e 713 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

Este foi o primeiro dia numa semana em que o país registou menos de mil novos casos de contágio, embora os dados relativos ao fim de semana sejam sistematicamente baixos devido aos atrasos no processo administrativo de comunicação de dados.

No domingo tinham sido registadas cinco mortes e 1.040 infeções.

O balanço oficial acumulado de mortes de pessoas que testaram positivo passou para 41.369 óbitos, e o número de infeções diagnosticadas desde o início da pandemia de covid-19 é de 319.197 casos.

15h35 - Ryanair reduz 20% dos voos em setembro e outubro por aumento de casos

A companhia aérea irlandesa Ryanair anunciou hoje uma redução de 20% do número de voos em setembro e outubro, apontando uma baixa nas reservas devido a um aumento de casos de covid-19 na Europa.

A Ryanair, que até agora tinha previsto voltar a 70% da sua capacidade em setembro, explica em comunicado ter de reduzir os voos previstos, nomeadamente para França e para Espanha, dois países incluídos na quarentena imposta pelo Governo britânico.

A companhia explicou que as reduções passam, sobretudo, por uma menor frequência de voos e não por interrupções do serviço.

"A queda na capacidade e frequência dos voos nos meses de setembro e outubro são inevitáveis tendo em conta a recente redução das reservas na sequência das restrições adotadas em alguns países europeus", referiu um porta-voz da Ryanair citado no comunicado.

Os passageiros afetados pela anulação dos seus voos em setembro foram advertidos e os que têm voos para outubro, menos numerosos, vão ser avisados durante o dia.

15h15 - Governo francês envia polícia de choque para impor máscara em Marselha

O Governo francês enviou hoje 130 polícias de choque para a região de Marselha para impor a obrigação de usar máscara contra a covid-19 e tentar impedir o aumento de pessoas infetadas, anunciou o porta-voz do Governo.

A decisão foi tomada depois de se terem registado vários incidentes de violência com pessoas que se recusaram a usar máscara, numa altura em que várias cidades do país, incluindo Paris, decidiram aumentar as regras de proteção ao ar livre contra o coronavírus que provoca a doença covid-19.

As infeções têm crescido em França nos últimos dias, com 3.015 novos casos no domingo, um dos maiores valores diários desde que o país suspendeu, em maio, o confinamento de dois meses.

No total, a covid-19 já provocou a morte de mais de 30.400 pessoas em França, um dos maiores índices de mortalidade no mundo.

15h03 - Açores com um novo caso em São Miguel e duas recuperações

Os Açores registam, nas últimas 24 horas, um novo caso de covid-19, que deu origem a uma cadeia de transmissão secundária na ilha de São Miguel, e duas recuperações, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

As 868 análises realizadas nas últimas 24 horas na região revelaram um novo caso positivo de infeção pelo novo coronavírus, que diz respeito a uma mulher de 31 anos, que é "contacto próximo de alto risco de um dos casos positivos da cadeia de transmissão identificada em São Miguel".

O caso em questão já tinha testado negativo em 10 de agosto, mas "desenvolveu e apresentou sintomatologia ao longo da última semana, que levou à repetição do teste, tendo ontem [domingo] obtido resultado positivo", esclarece a Autoridade de Saúde Regional, garantindo que, "desde que foi identificado como contacto próximo de alto risco, permaneceu em isolamento profilático, evitando, assim, a disseminação e propagação do vírus".

Com este diagnóstico, "é registada uma cadeia de transmissão secundária na ilha de São Miguel".

A paciente "apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos", adianta o comunicado.

A Autoridade de Saúde Regional registou ainda duas recuperações, de um homem com 51 anos de idade e uma mulher com 44 anos.

Desde o início do surto, foram diagnosticados na região 195 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 22 mantêm-se ativos (21 em São Miguel e um na Terceira).

14h40 - 24 casos de infeção em Montemor-o-Novo

Graça Freitas anunciou que há ainda um foco de infeção em Montemor-o-Novo “que aparentemente está relacionado” com o surto de Mora.

A diretora-geral da Saúde avançou que existem 24 casos confirmados de infeção e que já foram feitos 225 testes neste segundo foco.

Graça Freitas ressalva que “só quando as investigações terminarem é que poderemos reconstituir as cadeias de transmissão”.

14h30 - “Temos a obrigação de ler os relatórios”, diz Graça Freitas

Questionada sobre se tinha lido o relatório da Ordem dos Médicos sobre o surto em Reguengos de Monsaraz, a diretora-geral da saúde garantiu que sim. “Temos a obrigação de ler os relatórios que nos chegam e retirar deles os ensinamentos e fazer sobre eles comentários e acrescentos porque nenhum relatório é completamente exaustivo”, respondeu Graça Freitas.

Também o secretário-geral da Saúde tinha assegurado anteriormente ter lido o documento. “Analisamos todos os documentos e relatórios que chegam ao Ministério da Saúde. Ninguém faz uma análise sem ler os documentos e obviamente que estamos a analisar”, sublinhou Lacerda Sales.

A pergunta surgiu na sequência das declarações da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, ao jornal Expresso em que admitiu não ter lido o relatório em questão.

14h15 – Surtos no Norte maioritariamente de origem familiar

Questionada sobre o aumento do número de casos na região Norte, Graça Freitas anunciou que os surtos têm maioritariamente origem familiar e social, apelando que a as famílias não se esqueçam que pertencem a núcleos diferentes.

Segundo a diretora-geral da Saúde, o concelho de Vila do Conde tem sido particularmente afetado nesta região.

14h00 – “Mais de 300 pessoas potencialmente envolvidas” no surto em Mora

“Há, de facto, um surto em Mora. É um surto complexo porque tem mais de 300 pessoas potencialmente envolvidas. A maior parte delas já foram testadas”, referiu a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, acrescentando que “as cadeias de transmissão deste surto estão ainda sob investigação”.

A diretora-geral da Saúde sublinhou que “não são todos os casos primários que interessam”, adiantando que já foram identificados 40 casos.

13h45 – 70 lares com casos de Covid-19

António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, revelou durante a conferência de imprensa que a taxa de letalidade global é de 3,3 por cento e de 15,6 por cento acima dos 70 anos.
Lacerda Sales revelou ainda que, até ao dia de hoje, existem 70 residências para idosos com casos de infeção por Covid-19, menos três por cento no universo total.

No caso concreto dos lares, Lacerda Sales afirmou que “a experiência tem levado a correções e melhorias” e anunciou que no Alentejo foram elaborados relatórios “com inconformidades detetadas”.

O mesmo verifica-se no resto do país, onde os lares têm recebido equipas de segurança social, autoridades de saúde e proteção civil para verificação da implementação de medidas, explica o secretário de Estado da Saúde.

O objetivo comum é “proteger esta faixa de população que é mais vulnerável ao vírus e nos obriga a um dever especial de proteção”.

13h48 - DGS atualiza números da pandemia

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, agora com nova apresentação, reporta mais uma morte causada pela Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas, para um total de 1779 desde o início da pandemia. O único óbito registado neste boletim ocorreu na região de Lisboa e Vale do Tejo.
O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 aumentou, desde domingo, em 132, para um total de 54.234.

Já o número de pessoas dadas como recuperadas subiu em 103, para 39.800.

O boletim passa a reportar o número de casos ativos: houve um acréscimo de 28, para um total de 12.655.

Estão nesta altura internadas 336 pessoas, num aumento de 11 face à véspera. Destas, 39 permanecem em unidades de cuidados intensivos.

13h45 - China anuncia primeira patente de vacina, Europa vê subida de casos

A China anuncia a primeira patente de uma vacina e garante que os resultados das primeiras fases de testes são promissores.
O número de casos de Covid-19 está a aumentar em alguns países europeus.

Em França, o Governo vai propor a utilização obrigatória de máscara nos locais de trabalho. Em Itália fecharam-se discotecas. E em Espanha centenas de pessoas manifestaram-se contra aquilo que chamam de medidas repressivas do Governo.

13h11 - Golfe à porta fechada

O Portugal Masters e o Open de Portugal em golfe vão ser disputados à porta fechada devido à pandemia da Covid-19, anunciou o European Tour, responsável pela organização das provas.

Quem adquiriu ingressos para o Portugal Masters, a disputar em Vilamoura de 10 a 13 de setembro, será contactado para receber o reembolso, dado que "o evento será apenas acessível a um número muito limitado de convidados dos patrocinadores".

13h06 - 770 mil mortos e mais de 21 milhões de infetados no mundo

A pandemia da Covid-19 já causou a morte a pelo menos 770.429 pessoas e infetou mais de 21 milhões em todo o mundo, desde dezembro, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da France Presse, a partir de fontes oficiais.

Até às 11h00 desta segunda-feira morreram pelo menos 770.429 pessoas e há mais de 21.719.870 casos infetados em 196 países e territórios. Pelo menos 13.399.500 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em óbitos e casos, com 170.052 e 5.404.115, respetivamente. Pelo menos 1.833.067 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 107.852 mortes e 3.340.197 casos, México com 56.757 mortes (522.162 casos), Índia com 50.921 mortes (2.647.663 casos) e Reino Unido com 41.366 mortes (318.484 casos).

12h38 - Líbano debate-se com aumento de casos após explosão

As autoridades sanitárias libanesas apelaram esta segunda-feira a um confinamento de duas semanas para conter a pandemia da Covid-19 no país, que enfrenta um aumento dos casos do novo coronavírus após a dupla explosão no porto de Beirute, a 4 de agosto.

O ministro libanês da Saúde, Hamad Hassan, advertiu que o número real de casos de Covid-19 no país pode ser muito maior do que o anunciado. Hassan apelou a todos para que usassem máscara, assinalando que o SARS-CoV-2 se espalhou por todas cidades e quase todas as localidades do Líbano.

"É uma questão de vida ou morte", disse.

O ministro libanês da Saúde pediu ainda a todos os emigrantes ou estrangeiros que viajem para o Líbano que não deixem os seus hotéis até que sejam testados.

No domingo, o Líbano reportou 439 novos casos confirmados de infeção e seis mortes. As novas infeções elevaram para 8881 o número total de casos no país, onde a Covid-19 já matou 103 pessoas.

12h30 - Aumenta número de infeções em Mora

Subiu para 42 o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus no surto de Mora, no Alentejo.

O surto foi detetado há uma semana, com apenas três casos. A autarquia continua a fazer testes à população.
Os serviços de atendimento público, cafés e restaurantes permanecem fechados e a população está confinada por precaução.

11h45 - Mais 281 mortos em África

O número de casos mortais de Covid-19 em África é esta segunda-feira de 25.618, mais 281 desde domingo, num universo de 1.118.814 infetados no continente. As regiões Austral e do Norte são as mais afetadas.

O número de mortes causadas pelo vírus SARS-CoV-2 no continente africano nas últimas 24 horas foi de 281 e houve mais 9.977 infetados, tendo mais 10.648 sido declaradas como recuperadas, subindo o total para 834.262, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), que reúne os dados mais recentes dos relatórios oficiais dos 55 países-membros desta organização.

O maior número de casos de infeção e de mortes por Covid-19 continua a registar-se na África Austral, com 621.935 infetados e 12.637 vítimas mortais. Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, conta 587.345 doentes infetados e 11.839 mortos.

O Norte de África, a segunda região mais afetada, tem agora 194.518 pessoas infetadas e 7533 mortos e na África Ocidental o número de casos subiu para 147.935 e o de vítimas mortais para 2217.

Na região da África Oriental, o número de casos de Covid-19 é agora de 102.859 e o de mortos de 2228. Na África Central são contados 51.577 casos de infeção e 1003 óbitos.

10h50 - Ministro filipino testa positivo pela segunda vez

O ministro filipino do Interior, Eduardo Ano, testou novamente positivo para o novo coronavírus, cinco meses após ter sido diagnosticado, adiantaram as autoridades do país.

Eduardo Ano anunciou que testou positivo no sábado, depois de apresentar sintomas na semana passada. O ministro fora diagnosticado com Covid-19 em março, sem apresentar sintomas na época.

Pessoas infetadas com o novo coronavírus, que causa a Covid-19, geralmente começam a desenvolver anticorpos uma semana após a infeção ou o início dos sintomas, segundo alguns estudos. Entretanto, os cientistas ainda não sabem se o corpo desenvolve imunidade suficiente para repelir outro ataque do vírus.

Alguns trabalhos científicos sugerem que alguns pacientes recuperados podem perder imunidade em questão de meses ou mesmo semanas.

A subsecretária de Saúde das Filipinas, Maria Rosario Vergeire, adiantou que os especialistas estão a analisar os sintomas de Eduardo Ano, o primeiro teste positivo e os resultados do laboratório, para verificar se esta é realmente uma segunda infeção.

"Não lhe vamos chamar reinfeção. A comunidade científica não determinou se reinfeções podem ocorrer", afirmou.

10h44 - Reabertura plena só em setembro

O presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade Social refere que só no mês que vem é que os centros de dia vão regressar ao funcionamento em pleno.

Lino Maia estima que, a partir desta segunda-feira, abra portas cerca de metade destes espaços, já que muitos vão precisar de mais tempo para cumprir as novas regras sanitárias, anunciadas pelas autoridades na semana passada.
Antena 1

O presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade Social assume que é necessária uma adaptação, já que muitos Centros de Dia ainda não cumprem as novas regras de funcionamento.

10h39 - Centros de dia que abriram portas

A reportagem da RTP esteve num centro de dia em Alenquer, uma das estruturas que optou por reabrir as portas, após a luz verde do Governo e da Direção-Geral da Saúde. Foi realizada uma triagem prévia dos utentes.
A RTP esteve também no Centro de Dia da Paróquia da Areosa, no Porto, onde ouviu o testemunho de utentes sobre os efeitos do isolamento.


10h20 - Casos positivos no Sporting

Os argentinos Luciano Vietto e Rodrigo Battaglia estão em isolamento domiciliário após terem testado positivo para a Covid-19, falhando o regresso ao trabalho da equipa de futebol do Sporting.

Os argentinos, que estão assintomáticos, cumprem nesta altura as indicações da Direção-Geral da Saúde e o Sporting está a monitorizar o estado de saúde de ambos, segundo fonte do clube, citada pela Lusa, acrescentando que os dois regressaram de férias, de Espanha, há cerca de uma semana.

9h45 - Oleiros atribui 475 mil euros a coletividades e IPSS

A Câmara Municipal de Oleiros, distrito de Castelo Branco, atribuiu 475 mil euros a 17 coletividades e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o município explica que celebrou um protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários para fazer face às adversidades da pandemia da Covid-19, passando a verba disponibilizada de 114.500 para 120 mil euros.

Quanto às IPSS, os protocolos celebrados inserem-se no âmbito da prestação de serviços de fisioterapia.

9h40 - APRe! lamenta que muitos centros de dia continuem de portas fechadas

A presidente da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, Maria do Rosário Gama, lamenta a opção que muitos centros de dia estão a tomar e diz que o isolamento dos mais velhos tem graves consequências físicas e psicológicas.
Antena 1

Apesar da autorização do Governo, a esmagadora maioria destes espaços não vai reabrir portas, pelo menos para já.

As instituições criticam a falta de aviso prévio e assumem que é necessário tempo para concretizar as modificações necessárias e assim respeitar as novas regras sanitárias.

9h35 - China reporta 22 casos em 24 horas

A China registou nas últimas 24 horas 22 casos de Covid-19, todos importados.

Os casos foram diagnosticados em viajantes na cidade de Xangai (três), nas províncias de Guangdong (oito), Yunnan (quatro), Shaanxi (três), Sichan (dois), Fujian (um) e Shandong (um).

A Comissão de Saúde da China adiantou que, nas últimas 24 horas, tiveram alta 28 pessoas, pelo que o número total de infetados ativos na China continental é de 612, 30 dos quais em estado grave.

As autoridades sanitárias do país não reportaram novos óbitos por Covid-19, com o número a manter-se nos 4634, entre os 84.786 infetados desde o início da pandemia.

Quanto aos assintomáticos, a China registou 37 novos casos, com um total de 351 infetados sem sintomas sob observação.

9h06 - China com primeira vacina patenteada

O laboratório chinês CanSino Biologics viu aprovada a patente para a sua vacina contra a Covid-19, denominada candidateAd5-nCOV, noticiam os órgãos oficiais de comunicação social do gigante asiático. Será a primeira vacina de produção chinesa contra a doença causada pelo SARS-CoV-2.

A Arábia Saudita havia já indicado, este mês, estar a postos para dar início à terceira fase dos ensaios clínicos da vacina da CanSino Biologics.

O laboratório chinês está em negociações com Rússia, Brasil e Chile para encetar, também nestes países, a fase três dos ensaios da candidateAd5-nCOV.

8h58 - Cirurgias. Continua a aumentar o tempo de espera no SNS

Há cada vez mais doentes em Portugal à aguardar por uma cirurgia, para lá do prazo clinicamente aceitável. É o que demonstram os dados mais recentes da Administração Central do Sistema de Saúde.

Desde fevereiro, os tempos de espera têm vindo a registar mais atrasos, com o impacto notório da pandemia.
Cláudia Godinho - Antena 1

Dois em cada cinco doentes que precisam de uma intervenção cirúrgica são obrigados a esperar para lá do que é recomendado.

Mais de 240 mil portugueses estavam na lista de espera para cirurgias, no passado mês de maio. Quase metade viu ultrapassado o prazo recomendado para a operação.

8h53 - Reabertura de centros de dia. Médicos de Saúde Pública aconselham cautela

Os centros de dia do país, com a exceção da Grande Lisboa, têm autorização para reabrir a partir desta segunda-feira. O prsidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública aconselha cautela nesta processo.

Em Lisboa e Vale do Tejo, estas estruturas só poderão reabrir no final do mês, dada a situação de contingência ainda em vigor. Ainda assim, a maioria dos centros de dia do país admite não abrir portas, apesar da autorização do Governo. Em causa está a dificuldade em fazer face a todas a recomendações da Direção-Geral de Saúde.
Entrevistado no Bom Dia Portugal, o presidente da Associação Nacional dos Médicos Saúde Pública considerou que a reabertura dos centros de dia deve ser feita com muita cautela.

Para Ricardo Mexia, há que ter em consideração os principais riscos e tomar as medidas necessárias para que seja mitigada o risco de inseminação da infeção.

8h17 - Alemanha atualiza números da pandemia

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemha aumentou, nas últimas 24 horas, em 561, para um total de 224.014 desde o início da pandemia.

O número de mortes aumentou em uma para um total de 9232.

7h57 - Economia no Japão sofre a maior queda de sempre

O Produto Interno Bruto do Japão recuou 7,8 por cento entre abril e junho, face ao trimestre anterior, e 27,8 em termos anuais, a maior queda desde que há registo.

A contração no segundo trimestre do ano segue-se a uma redução de 0,6 por cento entre janeiro e março, quando a terceira maior economia do mundo entrou em recessão técnica por causa da pandemia da Covid-19.

Esta queda trimestral é superior àquela que a economia japonesa sofreu no primeiro trimestre de 2009, no auge da crise financeira global desencadeada pelo colapso do banco de investimento Lehman Brothers, e é a maior registada desde 1955, o primeiro ano em que há registos.

O PIB do Japão foi mais uma vez afetado pelas restrições económicas instauradas para travar a propagação da pandemia, em particular pelo estado de alerta sanitário, declarado em todo o país entre meados de abril e final de maio.

7h47 - PNUD faz chegar material médico a Timor-Leste

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento já adquiriu, em nome de Timor-Leste, material e equipamento médico no valor de 4,6 milhões de dólares, ou 3,88 milhões de euros, tendo em vista o combater à Covid-19.

O PNUD explica, em comunicado, que as aquisições, incluindo "equipamentos e medicamentos para responder à crise da Covid-19 e outras necessidades críticas de cuidados de saúde", estão "em curso, como previsto".

"A maior parte já foi entregue ou está a caminho de Timor-Leste", refere a organização.

Os produtos estão a ser comprados pelo PNUD no mercado internacional em nome do Governo timorense, no âmbito de um acordo de valor equivalente a 5,3 milhões de euros.

7h31 - Brasil com 620 mortos e 23.101 infetados em 24 horas

As autoridades de saúde do Brasil reportaram 620 mortos e 23.101 infetados pelo novo coronavírus em 24 horas, totalizando 107.852 óbitos e 3.340.197 casos confirmados desde o início da pandemia.

Os dados são do último boletim do Ministério brasileiro da Saúde, segundo o qual a taxa de letalidade da doença no país mantém-se em 3,2 por cento, quando se investiga a eventual relação de 3468 mortes com a Covid-19.

O Brasil, que é o segundo país com maior número de mortos e infetados pelo novo coronavírus, atrás dos Estados Unidos, ocupa também a segunda posição entre as nações com maior número de recuperados, num total de 2.432.456 pacientes que conseguiram superar a doença.

Permanecem sob acompanhamento médico 799.889 infetados.

O foco da pandemia é o Estado de São Paulo, que totaliza 699.493 casos de infeção e 26.852 mortos, e que começa a registar uma tendência de estabilização em ambos os índices.

7h22 - Eleições na Nova Zelândia adiadas por quatro semanas

As eleições gerais na Nova Zelândia foram adiadas para 17 de outubro, quatro semanas depois da data inicialmente prevista, por causa do recrudescimento da pandemia da Covid-19 no país, anunciou a primeira-ministra Jacinda Ardern.

"Esta decisão dá a todos os partidos o tempo necessário para fazer campanha durante as próximas nove semanas e dá, à Comissão Eleitoral, tempo suficiente para assegurar que as eleições se podem realizar", afirmou a governante neozelandesa.

A Nova Zelândia, que adotou um dos confinamentos mais rigorosos do mundo no início da pandemia, quando tinha cerca de 50 casos, havia levantado as restrições a 9 de junho. Na sexta-feira, o Governo decidiu prolongar por mais 12 dias o confinamento em Auckland, a maior cidade do país, para combater o ressurgimento da Covid-19.

6h56 - Ponto de situação

A maioria dos centros de dia admite não abrir portas, apesar da autorização do Governo. Em causa está a dificuldade em fazer face a todas a recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Há ainda o facto de alguns centros de dias funcionarem junto a lares, onde têm surgido vários casos de infeção pelo novo coronavírus.
Joaquim Reis - Antena 1

Os centros de dia tiveram autorização para reabrir no sábado. Os centros de dias da Grande Lisboa só terão autorização para reabrir a partir do final de agosto. Em causa está a situação de contingência imposta na Área Metropolitana - medidas que vai continuar em vigor até ao final do mês.

A retoma das atividades vai ser, todavia, faseada. Fica dependente de uma avaliação prévia da Segurança Social e das entidades de saúde locais. Esta avaliação ocorre quando os centros de dia funcionam em conjunto com outras respostas sociais, em particular os lares.
Ministra do Trabalho sob pressão

O PSD quer ouvir a ministra do trabalho e da Segurança social com urgência na Assembleia da República. Os social-democratas consideram inadminissível a desvalorização dos acontecimentos em Reguengos de Monzaraz, onde morreram 18 pessoas.

O maior partido da oposição considera que, se a ministra sabia e não tomou as medidas adequadas, trata-se de um caso evidente de incompetência e de insensibilidade.

Acrescenta que, se a Ministra não sabia ou ignorou deliberadamente a situação, então o caso é ainda mais grave, porque recai sobre o primeiro-Ministro a responsabilidade de manter no Governo alguém que não está capacitado para o lugar.O surto no lar de Reguengos de Monsaraz foi detetado a 18 de junho. Só duas semanas depois é que os infetados foram transferidos para um alojamento sanitário. Houve 162 casos de infeção e morreram 18 pessoas.


O CDS-PP exige mesmo a demissão de Ana Mendes Godinho. Francisco Rodrigues dos Santos diz que o novo coronavírus é uma ameaça, mas que a incompetência da ministra também o é. Acrescenta mesmo que a continuidade em funções é uma questão de saúde pública.

O partido também já formalizou um pedidou para questionar a governante no Parlamento.

O Ministério do Trabalho e da Segurança Social emitiu entretanto um comunicado a afirmar que a "frase escolhida para título" da entrevista publicada no semanário Expresso "foi descontextualizada de forma grave".

O jornal nega e repudia as acusações. Garante que reproduziu de forma correta a conversa que os jornalistas mantiveram com ministra.
Em reação, o Expresso disponibilizou o registo áudio da entrevista.O Presidente da República sublinha que é preciso ler todos os relatórios sobre o surto de Covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz e que o Ministério Público tem muito para investigar.
O quadro em Portugal

Portugal registava ontem mais três mortes e mais 121 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus face a sábado.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, desde o início da pandemia registaram-se 54.102 casos de infeção e 1778 mortes.

Lisboa e Vale do Tejo somou mais 43 casos de infeção do que no sábado, com um total de 27.931 casos confirmados. Registou ainda duas das mortes em 24 horas. O outro óbito foi registado na região norte.

O número de pessoas consideradas recuperadas ascendeu em 112 para um total de 39.697.

Já o número de doentes internados em cuidados intensivos subiu dos 37 para os 39 e o total de doentes internados nos hospitais também subiu dos 320 para os 325.

Quanto aos óbitos, o norte mantém-se como a região com o total de mais elevado - 840 registos. O centro tem 253 mortes, Lisboa e Vale do Tejo tem 631, o Alentejo 22 e o Algarve 17.

Portugal continua sem registo de mortes abaixo dos 20 anos e a faixa etária acima dos 80 continua a ser a mais atingida pela mortalidade por Covid-19.

As autoridades de saúde mantêm sob vigilância 35.742 pessoas e 1226 - menos 37 do que no domingo - aguardam resultado laboratorial.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já causou mais de 766 mil mortes e infetou mais de 21,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A doença Covid-19 é causada por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2, detetado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia, em fevereiro, o Continente Americano é atualmente aquele que acumula mais casos confirmados e mortes.

Mas o número de infeções está a aumentar substancialmente na Europa, uma vez mais.

França voltou a ultrapassar os três mil casos diários. As medidas para travar o avanço da pandemia começam de novo a apertar.
Em Itália, bares e discotecas são encerrados e a máscara passa a ser obrigatória em locais públicos.