Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Antonio Bronic, Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h37 - Brasil chega aos 130 mil mortos

O Brasil registou 874 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando a barreira das 130 mil vítimas mortais (130.396 em concreto).

Em relação ao números de infetados, o país sul-americano chegou aos 4.282.164 casos de infeção, após somar 43.718 diagnósticos positivos nas últimas 24 horas.

Até ao momento, o Brasil registou a recuperação de 3.530.655 pacientes infetados, sendo que 621.113 estão sob acompanhamento médico.

É neste momento o segundo país com maior número de mortos em todo o mundo (atrás dos EUA) e o terceiro com mais casos (atrás de EUA e Índia).

21h18 - Portugueses no Brasil desafiam pandemia

Empresários da comunidade portuguesa no Brasil tentam recuperar da crise. Para alguns, a pandemia deu a machadada final nos negócios.


21h15 - Governo francês admite agravamento da pandemia

O primeiro-ministro francês assumiu o agravamento da pandemia no país. Em vez de repor o confinamento, a França optou por reforçar os meios de testagem e de identificação para quebrar as cadeias de contágio.


20h48 - Penacova acionou o plano municipal de emergência

Foram aí detetados 26 casos positivos de Covid19 e aguardam-se os resultados de mais de cem testes.


20h47 - Concelho de Portalegre registou 21 novos casos de Covid-19

O surto poderá ter começado num restaurante, encerrado a semana passada. Por precaução, alguns serviços das oficinas da câmara foram encerrados, já que três dos infetados são funcionários da autarquia. Há 90 pessoas em quarentena e outras aguardam o resultado dos testes.


20h46 - Autarquia de Guimarães recomenda uso de máscara nas ruas

A edilidade minhota pediu ao Governo que imponha "obrigatoriedade legal" ao uso de máscaras na rua, mas a ministra da Saúde respondeu que as medidas só são tomadas no tempo certo. Guimarães foi o terceiro concelho do país com mais novos casos na semana passada.


20h44 - Nova aceleração da covid em Portugal

Nas últimas 24 horas foram registados 687 novos casos. É o 14.º pior número da pandemia no país. Há quase cinco meses que não eram registados tantos casos de Covid-19, sendo preciso recuar a 16 de abril para ver 750 casos num só dia.


20h35 - Angola anuncia mais 62 novos casos e uma morte

Angola registou mais 62 casos de infeção por covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Segundo o responsável, dois casos foram notificados em Cabinda e os restantes são de Luanda, com idades entre 2 e 80 anos, sendo 31 de sexo masculino e igual número de sexo feminino.

Um homem angolano de 78 anos da província do Huambo faleceu devido à doença, informou ainda Franco Mufinda no balanço epidemiológico diário, acrescentando que foram recuperadas onze pessoas.

Angola totaliza agora 3.279 casos e 131 mortes, com 1288 doentes recuperados, uma taxa de 40% a nível nacional, e 1860 ativos, com três pessoas em estado critico e 25 em estado grave.

19h57 - Cabo Verde regista recorde de 94 casos diários e mais uma morte

Cabo Verde registou hoje a 44.º morte por causa da covid-19, no dia em que contabilizou mais 94 novos casos positivos, o número diário mais elevado desde o início da pandemia, informou o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informou que o óbito ocorreu no concelho de Santa Catarina, interior da ilha de Santiago, e é uma senhora de 86 anos, que tinha várias outros problemas de saúde.

19h34 - Mais de 9.000 casos em França pelo segundo dia consecutivo

França registou 9.406 novos casos de contágio e 40 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, revelaram hoje as autoridades francesas.

O número total de casos confirmados no país é agora de 363.350. A taxa de positividade dos testes mantém-se nos 5,4% (há um mês a percentagem era de 1,6%).

Ainda nas últimas 24 horas foram registados 40 mortos devido ao vírus, elevando o número total de óbitos devido à doença para 30.893 desde o início da pandemia no país. 20.378 destas pessoas morreram no hospital.

19h14 - Governo investe 5 ME para aumentar capacidade de rastreio e testagem

O Governo vai investir cinco milhões de euros para aumentar a capacidade de os centros "Heróis dos Testes" fazerem rastreios e testagens de covid-19 no país, anunciou hoje a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

"Estes cinco milhões que o Ministério da Coesão Territorial coloca à disposição desta rede de centros é para que, no período crítico que estamos a viver, a nossa capacidade de testagem aumente e as metodologias e resultados sejam cada vez mais seguros", disse em Faro a governante.

A ministra explicou ainda que os cinco milhões de euros preveem de fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020 - Programa Operacional do Algarve.

A medida "Testar" é dirigida especificamente à rede de instituições "Heróis dos Testes", constituída por 21 instituições de ensino superior, institutos de investigação e centros de estudos certificados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) para a realização de testes de diagnóstico à covid-19.

Cada entidade pode receber um apoio máximo de 300 mil euros para o seu projeto.

19h05 - Ano letivo vai ser "totalmente diferente" mas escolas estão preparadas

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas (ANDAEP) disse hoje que o próximo ano letivo vai ser "totalmente diferente", mas as escolas estão preparadas para reabertura com expectativa positiva.

"A escola, este ano letivo, é uma escola totalmente diferente da escola do ano passado e os alunos vão sentir essa diferença", disse Filinto Lima à Lusa, sublinhando que as instituições estão preparadas para voltar a receber os estudantes.

O próximo ano letivo arranca entre 14 e 17 de setembro com a retoma das aulas presenciais em plena pandemia da covid-19, que obrigou as escolas a reorganizarem-se e a adotarem um conjunto de regras de segurança para minimizar o risco de contágio.

"Estamos há meses a preparar o ano letivo, como fazemos normalmente, mas este ano com um encargo adicional relativo à segurança", explicando, assegurando que, apesar do desafio, as escolas estão preparadas.

O representante dos diretores escolares admite que o futuro é incerto, mas está confiante que a abertura vai decorrer de forma muito positiva.

18h44 - Mais dois infetados na Madeira, total de casos sobe para 180

A Madeira registou hoje mais dois casos de infeção com o vírus da covid-19, elevando para 180 os casos confirmados na região desde 16 de março, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Até ao dia 10 de setembro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.640 notificações de casos suspeitos da covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram", diz o boletim epidemiológico do IASAÚDE.

"Hoje há dois novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar um total cumulativo de 180 casos confirmados da covid-19 e há mais um caso recuperado", segundo o mesmo documento, que revela que serem "agora 43 os casos ativos, dos quais 30 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 13 são casos de transmissão local".

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 18 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira e 25 em alojamento próprio.

18h41 - GNR de Arouca deteve confinado que saiu de casa para visitar amigo

O Comando Territorial de Aveiro da GNR, através do Posto Territorial de Arouca, deteve hoje um homem de 56 anos, por ter violado o confinamento obrigatório, no âmbito da pandemia de covid-19, no concelho de Arouca.

Segundo um comunicado da GNR, no decorrer de uma ação de policiamento para a verificação do dever de confinamento obrigatório, os militares deslocaram-se à residência desse homem, onde verificaram que se tinha ausentado.

"Após contacto com o infrator, foi possível perceber que ele se encontrava na residência de um conhecido na localidade de Santa Eulália, também no concelho de Arouca, tendo-lhe sido determinado o imediato regresso a casa", refere o comunicado.

Após o regresso à residência, o homem foi detido e constituído arguido, "tendo os factos sido remetidos para o Tribunal Judicial da Comarca de Arouca".

18h17 - Câmara de Oeiras anuncia investimento de 2 ME para o ano letivo

A Câmara Municipal de Oeiras, no distrito de Lisboa, anunciou hoje um investimento de mais de dois milhões de euros para preparar o regresso das aulas presenciais, que estiveram suspensas devido à pandemia da covid-19.

A realização de testes de diagnóstico à covid-19, de ações de limpeza, higienização, a renovação do mobiliário e melhorias nos serviços dos refeitórios são alguns dos investimentos previstos, informou a autarquia em comunicado.

18h15 - Benfica congela venda de bilhetes anuais enquanto existam restrições ao público

O Benfica suspendeu a venda dos bilhetes anuais enquanto "existirem restrições ao nível das assistências" devido à covid-19, e, se houver um período transitório de acesso reduzido de público, o mesmo funcionará através de bilhetes, informaram hoje as 'águias'.

O clube da Luz revelou ainda, através do seu sítio na internet, que vai manter os habituais direitos de preferência na aquisição dos lugares anuais detidos atualmente pelos associados, quando as referidas limitações de acesso forem levantadas.

E acrescentou que, caso haja um período transitório com redução da lotação da Luz, com o acesso ao estádio dependente da aquisição de bilhete, pode vir a implementar "mecanismos específicos que privilegiem a compra por parte dos atuais detentores de Red Pass".

Até lá, os sócios detentores de bilhete anual mantêm os seus direitos de acesso gratuito à visita ao estádio e ao museu Cosme Damião.

18h14 - Transdev retoma dia 15 transportes a 100% na Área Metropolitana do Porto

A Transdev vai assegurar a partir de terça-feira a totalidade dos trajetos e horários dos autocarros que disponibilizava antes da pandemia na Área Metropolitana do Porto, após um acordo alcançado com aquela entidade, anunciou hoje a operadora.

Em comunicado, a Transdev adianta ainda que, no quadro deste acordo, estão também assegurados os postos de trabalhos dos trabalhadores afetos à Área Metropolitana do Porto (AMP).

O acordo alcançado decorre da decisão da AMP de financiar os transportes públicos, de forma a repor a oferta na íntegra e a responder a todas as necessidades das comunidades, nomeadamente da comunidade escolar.

17h49 - Reino Unido com 3.539 novas infeções e contágio continua a aumentar

O Reino Unido registou 3.539 novas infeções e mais seis mortes relacionadas com a covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde britânico.

Os dados agora divulgados coincidem com os resultados de um estudo que aponta para um aumento galopante da prevalência da doença. Na quinta-feira, tinham sido registadas 2.919 novas infeções e 14 mortes.

O total acumulado desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido passou hoje para 361.677 casos de contágio confirmados e para 41.614 óbitos num período de 28 dias após um teste positivo.

17h47 - São Tomé e Príncipe com mais cinco casos positivos eleva total para 906

São Tomé e Príncipe registou hoje mais cinco novos casos positivos de covid-19, em 60 testes realizados nas últimas 24 horas, elevando para 906 as infeções acumuladas, disse a porta-voz do Ministério da Saúde. A doença causou no país 15 vítimas mortais.

17h45 - Moçambique anuncia 86 novas infeções

O Ministério da Saúde anunciou hoje mais 86 caos de covid-19, sem novas mortes, totalizando 4.918 infeções e 31 óbitos desde que foi declarada a pandemia, há seis meses.

17h44 - Espanha bate recorde de novos casos diários com 12.183 infetados

Espanha contabilizou hoje 12.183 novos casos de covid-19, o número diário mais elevado desde o início da pandemia, elevando para 566.326 o número total de infetados.

Por outro lado, o país registou mais 48 mortes com a doença nas últimas 24 horas, metade das notificadas na quinta-feira, aumentando o total de óbitos para 29.747.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de infeções verificadas desde quinta-feira, com 1.427 novos positivos, seguido do País Basco com 563, Andaluzia com 403 e Aragão com 371.

17h43 - Itália registou 1.616 novos casos e 10 mortes nas últimas 24 horas

As novas infeções de covid-19 aumentaram ligeiramente em Itália nas últimas 24 horas, com 1.616 novos casos registados, em comparação com os 1.597 de quinta-feira, segundo dados do Ministério da Saúde.

Também houve 10 mortes, o mesmo valor da véspera, num dia em que foram realizados quase 99.000 exames de deteção, cerca de 2.000 a mais do que na quinta-feira.

Com estes números foram registados desde o início da pandemia 284.796 contágios e 35.597 óbitos em Itália.

17h35 - A covid no mundo do futebol

Um futebolista do Gil Vicente e três elementos da equipa técnica acusaram positivo à covid-19 e estão isolados, indicou à Lusa fonte do clube da I Liga, que cancelou o jogo-treino de sábado com o Vitória de Guimarães.

Três jogadores do Académico de Viseu acusaram positivo à covid-19, estando nesta altura "isolados" e a cumprir as determinações da Direção-Geral da Saúde (DGS), informou a SAD do clube da II Liga de futebol.

16h55 - Polícia com "orientações muito precisas" para intervir em casos de ajuntamentos

As forças de segurança têm "orientações muito precisas" para nas próximas semanas intervirem em casos de ajuntamentos de pessoas e encerrarem qualquer estabelecimento comercial quando houver violação das regras de contenção à covid-19, fez saber o ministro da Administração Interna.

"As zonas prioritárias de atuação (nas próximas duas semanas) é a reabertura do ano letivo, o acompanhamento da situação dos lares e a verificação pelas forças se segurança do respeito pelas medidas sobre ajuntamento, utilização de restaurantes, áreas comerciais e outros espaços públicos", disse aos jornalistas Eduardo Cabrita.

O acompanhamento das medidas que vão estar em vigor a partir de terça-feira, dia em que Portugal continental vai entrar em situação de contingência para fazer face à pandemia de covid-19, foi um dos assuntos abordados na reunião da Estrutura de Monitorização da Situação de Alerta e de Contingência.

No final da reunião, o ministro, que coordena esta estrutura, avançou que foram dadas "orientações muito precisas" às forças de segurança para intervirem relativamente ao cumprimento das restrições de ajuntamentos, que vão estar limitados a 10 pessoas.

16h45 - Premier League adia realização de jogos-teste com público

A Liga inglesa de futebol adiou a realização dos jogos-teste com público devido às novas restrições impostas pelo governo britânico na luta contra a pandemia da covid-19, numa altura em que se verifica um aumento de casos no país.

16h35 - Federação pede mais apoio ao Governo para proteger crianças com necessidades especiais

A presidente da Federação Portuguesa para a Deficiência Mental considera inaceitável que o Governo não aumente o financiamento dos centros de recursos para a inclusão, deixando as crianças com necessidades especiais "ainda mais desprotegidas" durante a pandemia.

"É inaceitável que os Centros de Recursos para a Inclusão (CRIs) não vejam o seu financiamento aumentado nos últimos cinco anos", lamenta Helena Albuquerque, líder da HUMANITAS - Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, constituída por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que desenvolvem a sua ação no âmbito da habilitação e integração da Pessoa com Deficiência Intelectual.

A presidente da HUMANITAS lamenta ainda que o Ministério da Educação "não contribua sequer" para o financiamento do equipamento individual de proteção dos elementos dos CRIs que visitam diversas escolas durante o seu trabalho (máscaras e viseiras, luvas, fatos de proteção, desinfetante).

"Temos sido aconselhados a recorrer às escolas para obter estes equipamentos, mas há muitos estabelecimentos que não têm meios financeiros para adquirir este material", lamenta.

15h56 - Parlamento Europeu mostra preocupação com setor do turismo

Os eurodeputados da Comissão de Transportes e Turismo querem mais clarificação no setor para evitar descoordenação de critérios que fazem com as que as viagens sejam difíceis e os turistas percam confiança no setor.
Cláudia Monteiro de Aguiar subscreveu uma carta dirigida aos ministros do Turismo na qual se pede critérios uniformes, apoio às empresas e medidas de saúde pública que permitam relança o setor.

15h51 - Desilusão no Algarve com decisão britânica

Turistas e empresários do Algarve estão desiludidos com a decisão de Londres de excluir Portugal continental do corredor aéreo. Dizem que a região mais a sul não pode ser responsabilizada pelas infecções no resto do país.


15h43 - Desde julho até ontem foram detidas 82 pessoas por desobediência

O Ministro da Admnistração Interna revelou que foram instaurados mais de 1900 autos por incumprimento das regras estabelecidos pelo Governo neste contexto de pandemia.


15h30 - Polícia obrigada a dispersar mais um ajuntamento no Porto

Foram multados mais de 20 jovens por consumo de álcool na via pública. Apesar das restrições impostas pela pandemia, o fenómeno do botelhão está a crescer. Vários grupos juntam-se em zonas da cidade depois dos estabelecimentos comerciais fecharem.

15h15 - Seis meses de pandemia

Há seis meses a Organização Mundial de Saúde declarava o estado de pandemia. A Covid-19 instalou o choque do confinamento nos portugueses. A RTP revisitou agora uma família que passou os dias da quarentena fechada num apartamento e que não escapa à ansiedade dos próximos tempos.


15h10 - Autarquias de Bragança temem não conseguir assegurar transporte escolar

A Direcção-Geral da Saúde recomendou a limitação do número de passageiros a dois terços da lotação. Os municípios avisam que não têm autocarros nem táxis suficientes para cumprir horários.


15h00 - Guimarães com 108 novos casos

A autarquia apela à obrigatoriedade do uso de máscaras devido ao aumento de casos nos últimos dias.


14h30 – Encarregados de educação podem acompanhar menores doente ou em isolamento

Sobre a proteção da parentalidade do acompanhamento de menores que precisem de estar em isolamento profilático ou em situação de doença, Marta Temido lembra que essa legislação “existe”.

“Os pais têm direito ao acompanhamento dos filhos menores”, lembrou a ministra.

“Não conseguimos evitar o encerramento de uma turma ou de uma escola”, frisou, mas agora está a preparar-se o regresso às escolas e às aulas presenciais.

14h35 – Uso obrigatório de máscara na rua. “Só depois de haver evidência de mais-valia, é que recomendamos”

Questionada sobre se está a ser ponderada a obrigação de utilização de máscara na rua, Graça Freitas responde que “só depois de haver evidência de mais-valia, é que recomendamos”. “Não é nosso hábito tornar medidas que não sejam tão efetivas como nós gostaríamos, obrigatórias”, acrescenta.

“Não quer dizer que em situações específicas, em que se prevê um ajuntamento de pessoas, não possa a vir a ser recomendada”, explica a diretora-geral da Saúde.

Na opinião de Graça Freitas, “não é apenas uma medida que nos vai impedir de contrair ou transmitir um vírus. O contágio é muito fácil e é um feixe de medidas que vai levar a que esse contágio diminua”.

“A máscara é apenas um dos métodos. As pessoas não se podem esquecer disso e ter a falsa sensação de segurança”, sublinha Graça Freitas.

“Não temos nada contra as máscaras em geral”, esclarece a diretora da DGS, destacando que têm “recomendado máscaras de acordo com a evidência e com as necessidades e não deixaremos de o fazer sempre que os especialistas, a evidência e a relação de benefício for positiva”.

14h22 – Governo não concorda com decisão do Reino Unido mas respeita

Quanto à decisão do Reino Unido de fechar os corredores aéreos com Portugal, a ministra diz que o Governo pode “não concordar”, mas que respeita.

“A avaliação epidémica dos país para efeitos de viagens deve ser objeto de um tratamento uniforme”, afirmou, acrescentando que “o critério multifatorial é mais adequado” do que só a incidência de casos.

“Estamos em linha com outros país da União Europeia e, portanto, é o que vamos continuar a defender”.

14h18 – Governo quer “aprofundar” contratação de profissionais para o SNS

Relativamente ao reforço dos recursos humanos, Marta Temido lembra que já na passada legislatura os recursos humanos do Serviço Nacional de Saúde foram reforçados.

Mas o plano de reforço foi alterado face ao contexto da pandemia, de acordo com a ministra da Saúde.

“Há um regime excecional de contratação, neste momento em vigor, que permite às instituições procederem autonomamente ou com um despacho (…) à contratação de recursos humanos”.

“Estamos, neste momento, a implementar o processo de regularização de transformação de contratos”, explicou. Além disso, foi aberto “procedimento para a contratação de recém especialistas no Serviço Nacional de Saúde” e a intenção do Governo é continuar a “aprofundar este processo”.

14h15 – Encerrar uma escola? “Só em situações extraordinárias”, diz DGS

Questionada sobre os critérios que obrigariam ao encerramento da totalidade de uma escola, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, responde que “o fecho das escolas é uma grande preocupação” e que, neste momento, “a intenção é seja uma exceção”.

“O impacto de fechar uma escola é tão grande que tem de haver critérios, uniformização, ponderação”, sublinha Graça Freitas. “Tem de haver uma avaliação do risco que é sempre feita pela autoridade de saúde que tem aquela escola sob a sua alçada”, acrescenta.

Graça Freitas explica, por isso, que existem mecanismos que vão ser adotados para que uma escola possa ser encerrada. Em primeiro lugar, perceber quantas pessoas estão, de facto, infetadas ou são casos suspeitos.

Neste âmbito, a diretora-geral da Saúde explica que há critérios a ter em conta. Por exemplo, “casos de contágio numa escola que vivam isolados não têm o mesmo significado de casos que comuniquem muito com outras pessoas”.

Graça Freitas relembra, por isso, que “todos temos de aumentar o nosso nível de alerta e precaução”. “Temos de restringir a nossa socialização. Temos de nos esforçar para termos menos contactos com outras pessoas porque quanto menos contactos, menos contágio”.

A diretora-geral da Saúde concluiu que “só em situações muito extraordinárias, com grande circulação dos casos infetados dentro da escola e com uma propagação comunitária intensa, é que é de ponderar o encerramento de uma escola”.

14h12 – Escola Segura garante controlo de cumprimento de regras

Questionada sobre o comportamento dos alunos nas instituições de ensino, Marta Temido relembra que “somos todos agentes de saúde pública”.

“Este é um momento de responsabilidade individual e de responsabilidade coletiva”, disse a ministra. “Sei que podemos contar com a sociedade civil para alertar, designadamente, os mais novos, a comunidade escolar e os encarregados de educação quando as regras não forem respeitadas”.

14h09 – Recomeço das aulas em contexto pandémico

Regresso às aulas é um “recomeço num contexto pandémico”, relembrou Marta Temido.

A ministra garante, no entanto, que Portugal está mais bem preparado em termos “ de recursos, em termos de métodos de trabalho e em termos de conhecimento”.

Mas “até à vacina ou um tratamento eficaz há um risco real e não o podemos subestimar”.
“Só com esforço individual podemos novamente reduzir o crescimento da transmissão, reduzir a curva, achatar a curva”, afirmou.

Este esforço depende das medidas tomadas e da sua implementação, mas também da “responsabilidade de cada um”.


14h04 – Portugal registou maior aumento de novos casos desde 16 de abril

Portugal registou o maior aumento de novos casos desde 16 de abril, contabilizando 687 casos esta sexta-feira.

A ministra da Saúde indicou, na habitual conferência de imprensa da Direção-geral da Saúde, que a taxa de incidência dos último sete dias é de 32,6 por cento por 100 mil habitantes, e nos últimos 14 dias de 55,8 por cento.

A ministra da Saúde indicou, na habitual conferência de imprensa da Direção-geral da Saúde, que a taxa de incidência dos último sete dias é de 32,6 por cento por 100 mil habitantes, e nos últimos 14 dias de 55,8 por cento.

Há, neste momento, 111 surtos ativos no norte do país, 13 no centro, 60 em Lisboa e Vale do Tejo, dez no Alentejo e 12 no Algarve.

"A situação epidemiológica do país exige um redobrar do esforço de todos", afirmou Marta Temido, relembrando que o Conselho de Ministros decidiu, na quinta-feira, decidiu "não apenas renovar as medidas excecionais e específicas anteriores, mas também adotar um conjunto de novas decisões".

Estas decisões já estavam a ser "estudadas e ponderadas face ao princípio da percaução em saúde pública, ao contexto europeu" e ao reinício das atividades escolares.

Marta Temido garante que o Governo procurou garantir as condições de segurança a todas as crianças que retomam à escola, a quem retoma a sua atividade normal e nos lares e que "o trabalho e a economia se mantêm a funcionar".

"Isso só será possível se controlarmos os contactos", esclarece.

13h57 - Portugal com 687 novos casos e mais três mortos

O número de casos novos de infeção voltou a disparar esta sexta-feira. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 687 casos de covid-19 e três vítimas mortais. Há ainda mais 203 casos de recuperados.

A região de Lisboa e Vale do Tejo voltou a registar o maior número de novas infeções confirmadas, contabilizando 368 casos. Segue-se a região do norte com 226 novos casos, a região centro com mais 60, o Algarve com 15 e o Alentejo com 12. Também se registou um aumentou de cinco casos no arquiélago dos Açores e um na Madeira.

Atualmente, contabilizam-se 481 casos ativos.

13h55 - Morreu um dos utentes do lar de Arruda dos Vinhos que estava infetado

O idoso estava a receber tratamento hospitalar desde a semana passada. O foco de contágio no lar foi detetado depois deste utente ter ido às urgências do Hospital de Vila Franca de Xira por causa de outra patologia e de ter realizado o teste para despistar a Covid-19.


13h50 - Surto em Portalegre

Há um surto de Covid-19 com 21 casos confirmados em Portalegre. Começou num restaurante da cidade na semana passada. Neste momento há dois focos ativos, um relacionado com o restaurante e outro que ainda está em investigação.
Por precaução há alguns serviços das oficinas da câmara que estão encerrados uma vez que três dos infetados são funcionários da autarquia. As autoridades continuam a procurar possíveis cadeias de transmissão. Só ontem foram feitos 140 testes e há 90 pessoas em quarentena, algumas à espera do resultados dos testes.

13h45 - Turma em colégio de Braga de quarentena

Uma turma do décimo segundo ano está de quarentena em Braga. São alunos do Colégio João Paulo II, do pólo de Dume, onde foi detetado um caso confirmado de Covid19.
O caso está a ser acompanhado pela autoridade local de saúde. Os pais foram informados durante o dia de ontem. Os alunos que estão em isolamento passam a ter aulas à distância até ao fim da quarentena.

13h38 - Portugal fora do corredor aéreo britânico

O Presidente da República considera "injusta" a decisão do governo inglês de excluir Portugal do corredor aéreo de Inglaterra. Marcelo Rebelo de Sousa diz que a situação pune particularmente o Algarve e pede resiliência. Madeira e Açores são exceção nesta medida.


13h34 - Medidas de contingência para os trabalhadores

A partir da próxima terça-feira, com o início do Estado de Contingência, há novas medidas para as empresas. Para evitar contágios o Governo quer horários desfasados para os trabalhadores das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.


13h31 - Professores sem teletrabalho

Podem ser 12 mil os professores que vão ter de recorrer a baixa médica. É a estimativa da FENPROF para os docentes que pertencem a grupos de risco e que, sabe-se agora, não podem recorrer ao teletrabalho com aulas presenciais.

O Governo diz que esse método só faz sentido para as aulas à distância. Os professores do grupo de risco, que não se apresentarem ao trabalho, tem trinta dias de faltas justificadas. Depois disso, terão de meter baixa.

13h27 - Comissão Europeia apoia com 4 milhões de euros para investigação

A Comissão Europeia vai apoiar com 4 milhões de euros a investigação em torno de um possível tratamento da covid-19.

Um projeto de pesquisa sobre a importância da transfusão de plasma convalescente para tratar a doença, como adianta o porta-voz para a pesquisa e inovação, Johannes Bahrke.

13h24 - Mais de 910 mil mortos e 28,2 milhões de infetados em todo mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de mais de 910 mil pessoas e infetou mais de 28,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, já morreram pelo menos 910.300 pessoas e 28.221.090 foram infetadas em 196 países e territórios desde o início da epidemia de covid-19, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

13h20 - Madeira já investiu 11 milhões de euros no rastreio de viajantes e vai manter operação

O Governo da Madeira já investiu cerca de 11 milhões de euros na operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos do arquipélago e não prevê quanto mais poderá gastar, disse hoje o chefe do executivo.

"Até o surto pandémico estar controlado ou até encontrarem uma vacina não temos outra solução, porque é a única forma de controlarmos a pandemia", afirmou Miguel Albuquerque, à margem de uma visita a uma escola básica de Machico, zona leste na ilha.

A operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo entrou em vigor em 01 de julho, na sequência de uma resolução do executivo, de coligação PSD/CDS-PP, que determinou a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo para covid-19 realizado até 72 horas antes do início da viagem ou, então, a sua realização à chegada.

Segundo dados oficiais, foram realizadas 51.521 colheitas para teste até às 17:00 de quinta-feira, o que corresponde a mais de metade dos passageiros desembarcados na região.

13h18 - Sindicato de professore mantém greve para os primeiros dias de aulas contra falta de condições

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) confirmou hoje que vai manter a greve de docentes e funcionários para os primeiros dias de aulas, contra a falta de condições de segurança em algumas escolas.

13h12 - Carris reforça oferta de transportes em cerca de 10% em relação a 2019

A Carris vai reforçar a oferta em cerca de 10% em relação a 2019 a partir de segunda-feira, quando entrarem em funcionamento os horários de inverno, anunciou hoje a empresa de transporte público de Lisboa.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a empresa adiantou que "está a reforçar a sua oferta independentemente de a procura ser inferior a 100%".

"A taxa de ocupação na Carris em junho e julho representou aproximadamente metade dos valores pré-pandemia. A procura em agosto subiu para cerca de 60%. Estimamos um crescimento da procura a partir do início do ano escolar", realçou.

Com a totalidade dos equipamentos a funcionar -- 97 carreiras operadas por 713 autocarros, 48 elétricos e oito elevadores -, a Carris ressalvou que, a partir de 14 de setembro, a oferta será cerca de 10% acima daquela que teve no mesmo período do ano passado.

Por sua vez, a CP - Comboios de Portugal explicou que está atenta à evolução da procura, de modo a poder adaptar a oferta.

13h08 - Destruição de estruturas por Israel aumentou durante pandemia

A destruição de estruturas palestinianas pelas autoridades israelitas aumentou na Cisjordânia ocupada durante a pandemia do novo coronavírus, agravando a precariedade da população, alertou hoje a ONU.

Entre março e agosto deste ano, 389 estruturas (habitações, instalações sanitárias, construções ligadas à agricultura) dos palestinianos foram destruídas ou confiscadas, uma média de 65 por mês, indicou na quinta-feira o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), sublinhando tratar-se da média mensal mais elevada dos últimos quatro anos.

Em seis meses, "442 palestinianos ficaram desalojados devido às destruições, mais expostos aos riscos ligados à pandemia", referiu o organismo num comunicado.

"Só em agosto, 205 pessoas foram deslocadas, mais do que em qualquer mês desde janeiro de 2017", adiantou.

Até ao meio-dia (10:00 em Lisboa) de hoje as autoridades israelitas não tinham feito comentários sobre estas informações.

Israel afirma demolir instalações por falta de licenças, que são "quase impossíveis de obter pelos palestinianos", segundo o OCHA.

"A destruição de propriedades em território ocupado é proibida pela lei humanitária internacional, a menos que seja absolutamente necessário para operações militares", lembrou Jamie McGoldrick, coordenador humanitário para os territórios palestinianos.

13h02 - Desportivo de Chaves com dois jogadores infetados num total de quatro casos no clube

Dois jogadores e dois elementos da equipa técnica do Desportivo de Chaves estão infetados com o novo coronavírus, anunciou o emblema da II Liga portuguesa de futebol, que defronta hoje o Feirense para a 1.ª jornada.

12h53 - Relator da ONU diz que pandemia deverá criar mais 176 milhões de pobres

Um especialista em pobreza das Nações Unidas alertou hoje que o número global de pobres pode aumentar em 176 milhões devido ao impacto da covid-19, referindo que as medidas de proteção social tomadas pelos Governos são insuficientes.

Os governos orçaram no total cerca de 589 mil milhões de dólares (496 mil milhões de euros) para proteção social na atual crise, o que representa cerca de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mas a análise do relator, hoje divulgada, considera que essas iniciativas não vão impedir o aumento da pobreza.

12h46 - Israel ultrapassa os 4.000 casos diários e prepara novo confinamento

Israel registou nas últimas 24 horas um novo máximo de casos do novo coronavírus, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos quatro mil casos diários (4.038), após quatro dias consecutivos com um recorde de infeções.

O governo israelita deverá decidir no domingo se o país volta ao confinamento.

Os dados do Ministério da Saúde indicam que os 4.038 casos, mais 87 que no dia anterior, fazem aumentar o total de infetados para os quase 150.000, num país com cerca de nove milhões de habitantes. Até agora morreram 1.077 pessoas com a doença.

Israel reimpôs esta semana um confinamento parcial em algumas localidades para combater o aumento das infeções, com a comunidade árabe israelita em mira, já que tem sido duramente atingida nesta segunda onda da covid-19.

12h35 - Substituição de professores de grupos de risco levanta dúvidas de eficácia

A opção de teletrabalho está excluída para os docentes que pertencem ao grupo de risco da Covid-19. Os professores têm apenas direito a 30 dias de faltas justificadas e o Governo promete assegurar substituições durante este período. As associações duvidam, porém, da eficácia deste mecanismo e alertam para a possibilidade de centenas de alunos serem prejudicados, sem aulas.

A opção de teletrabalho está excluída para os docentes que pertencem ao grupo de risco da Covid-19. Os professores têm...

Publicado por RTP Notícias em Sexta-feira, 11 de setembro de 2020


12h05 - Teletrabalho é incompatível com ensino presencial

O teletrabalho está excluído para os professores incluídos em grupos de risco da Covid-19. João Costa, secretário de Estado da Educação, justifica esta decisão, explicando que o teletrabalho não é compatível com o ensino presencial.

Estes profissionais têm apenas direito a 30 dias de faltas justificadas e o Governo promete assegurar substituições durante este período.
O secretário de Estado e da Educação garante que o Ministério da Educação está "preparado para agilizar todos os procedimentos já existentes para que a substituição seja rápida e efetiva".

11h55 - O protocolo em caso de febre ou tosse nas creches

Muitas crianças estão a regressar às creches, numa altura em que se começa a aproximar o tempo das constipações, gastroenterites e outros problemas frequentes. Mas a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular quer tranquilizar os pais.
Perante casos de febre ou tosse ninguém vai fazer disparar as campainhas de alarme porque existe um protocolo a seguir.

11h40 - Governo vai reforçar fiscalização das regras impostas pela situação de contingência

O secretário de Estado Adjunto, Tiago Antunes, afirmou esta manhã na RTP que vai haver um reforço da fiscalização deste tipo de situações.
O membro do Governo lembrou, também, as medidas que entram em vigor a partir da próxima terça-feira, que visam evitar grandes ajuntamentos e o consumo de álcool na rua.

11h32 - Rota Luanda-Lisboa com 12 ligações previstas até 25 de outubro

As transportadoras aéreas portuguesa, TAP, e angolana, TAAG têm 12 voos previstos na rota Luanda-Lisboa até 25 de outubro, mas o número deverá aumentar, atendendo à retoma das ligações internacionais com Angola, a partir de 21 de setembro.

Segundo a página do Consulado de Portugal em Luanda, a TAP vai operar ligações Luanda-Lisboa a 11 e 16 de setembro, às 22:45 e no dia 18 às 23:20.

A TAAG vai realizar voos nesta rota nos dias 13, 15, 17 e 27 de setembro e 04, 11, 18 e 25 de outubro.

O Governo angolano anunciou na terça-feira que vai reabrir o espaço aéreo a voos internacionais, após quase seis meses de encerramento, a partir de 21 de setembro deixando de ser necessária autorização para entrar no país.

As entradas e saídas de Angola estão, no entanto, sujeitas à realização de um teste de despistagem à covid-19, com base na biologia molecular (RT-PCR), até 72 horas antes do embarque.

11h25 - Dificuldades em contratar professores de substituição

Centenas de alunos podem ficar sem aulas devido à ausência de professores de grupos de risco. Este é o receio do presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas. Em causa, o mecanismo de substituição dos docentes, que são doentes de risco, neste contexto de Covid-19.
No entanto, Filinto Lima, em nome dos diretores de escolas, antecipa grandes dificuldades para contratar professores de substituição.

Filinto Lima, em declarações à Antena 1, a temer que alguns professores se mantenham ao serviço, apesar de pertencerem aos grupos de risco, para não perderem parte do ordenado.

11h12 - Argentina com 11.905 novos casos

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde da Argentina registaram mais 11.095 novos casos de infeção por Covid-19, o que eleva o número total para 524.198.

11h06 - FNE contesta impossibilidade de teletrabalho

O presidente da Federação Nacional de Educação olha com muitas dúvidas para a eficácia deste mecanismo para substituir os professores que estiverem ausentes por serem doentes de risco. João Dias da Silva, da FNE, acredita que vai ser impossível dar resposta a todos os pedidos.
O presidente da Federação Nacional de Educação contesta a impossibilidade de teletrabalho para os professores no próximo ano letivo.

10h55 - Aumento de casos em Espanha ameaça capacidade de testagem

Espanha já enfrenta a segunda vaga da Covid-19, os casos de infeção não param de aumentar e a taxa de positivos continua acima dos cinco por cento. Embora o país esteja mais preparado para esta nova onda da epidemia e tenha aumentado o número de testes realizados, muitas comunidades começam a sentir o atraso nos resultados dos testes de PCR e receiam que a capacidade de testagem volte a não ser suficiente.


Desde há três semanas que os problemas com atrasos na obtenção dos resultados do PCR aumentaram. Os maiores atrasos aconteceram na Comunidade de Madrid e Castela e Leão, mas a Comunidade de Valência, Aragão, Murcia e Galiza também tiveram problemas por falta de profissionais de saúde e de reagentes para realizar os testes.

10h48 - Teletrabalho para professores não faz "muito sentido"

Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, considera que "no caso dos professores o teletrabalho não faz muito sentido".

Dando o exemplo de uma turma do 1º ciclo ficar na sala de aula e o professor estar em casa “não é possível”.
Manuel Pereira afirma que é “incompreensível” que os docentes “tenham que estar de baixa médica quando efetivamente não estão doentes”.

E recorda que os professores são “uma classe muito envelhecida”.

“E associado à idade, há doenças e limitações que neste tempo de pandemia podem provocar problemas mais graves para os professores”.

10h40 - PSP fiscalizou consumo de álcool no Porto

No Porto, esta madrugada a PSP avançou com 20 autos de noticia por contraordenação por consumo de bebidas alcoolicas na via pública. Dispersou também alguns grupos de pessoas.

Esta ação insere-se na fiscalização das medidas contra a Covid -19 e no Porto aconteceu em zonas de diversão noturna, como a Ribeira, a Cordoaria ou os Clerigos.

10h20 - Grupo Singapora Airlines vai despedir 2.400 trabalhadores

O grupo Singapore Airlines (SIA) anunciou que terá de despedir cerca de 2.400 funcionários devido ao impacto da covid-19 e à previsão de que o volume de passageiros internacionais não vai recuperar até 2024.

O grupo, que opera a Singapore Airlines, a SilkAir e a Scoot Airlines, informou em comunicado que o corte de pessoal afetará os seus escritórios na cidade-estado e no exterior, e que a meta é reduzir para metade a sua capacidade operacional para o exercício financeiro de 2020/2021.

O grupo eliminou outros 1.900 postos de trabalho desde março, com o congelamento de novas contratações, reformas antecipadas, saídas voluntárias de pilotos e demais pessoal de voo e terra.

9h55 - África com 215 mortos em 24 horas e 8.302 novos casos

África registou 215 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 32.117, em 1.330.038 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 8.302 novos casos e houve mais 9.156 recuperados, para um total de 1.068.493.

O maior número de casos e mortos continua a registar-se na África Austral, com 696.556 infeções e 16.361 mortos. Só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 644.438 casos e 15.265 mortos.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem agora 261.611 pessoas infetadas e 9.263 mortos e na África Ocidental o número de infeções subiu para 166.859 e o de vítimas mortais para 2.499.

Na região da África Oriental, o número de casos de covid-19 é de 149.151 e 2.941 mortos, e na África Central estão contabilizados 55.861 casos e 1.053 óbitos.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortos e a Guiné Equatorial em número de casos.

Angola regista 130 mortos e 3.217 casos, seguindo-se a Guiné Equatorial (83 mortos e 4.990 casos), Cabo Verde (43 mortos e 4.575 casos), Guiné-Bissau (39 mortos e 2.275 casos), Moçambique (31 mortos e 4.832 casos) e São Tomé e Príncipe (15 mortos e 901 casos).

9h38 - Ucrânia com novo recorde diário

O Ucrânia registou, nas últimas 24 horas, mais 3.144 novos casos de Covid-19, o que representa um novo recorde.

Desde o início da pandemia já foram confirmados 147.756 casos de infeção e 3.076 óbitos.

9h17 - Funcionários públicos podem ser colocados em outro local de trabalho

Os funcionários públicos que não estejam em teletrabalho podem ser colocados em locais diferentes do seu habitual posto de trabalho, por imposição do empregador, em resposta às necessidades de prevenção da pandemia de covid-19, indicou hoje a DGAEP.

Além disso, quando o trabalho presencial for necessário, os locais de trabalho deverão ser reorganizados "permitindo o máximo de distanciamento entre trabalhadores, e, sempre que possível, reduzindo o número de trabalhadores por sala", pode ler-se no documento.

9h00 - Penacova ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

O município de Penacova, no distrito de Coimbra, decidiu na quinta-feira acionar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, após serem detetados 26 casos positivos de covid-19.

A medida, que entrou em vigor às 20:00 de quinta-feira, é a resposta ao "agravamento da situação epidemiológica provocada pelo coronavírus (covid-19) no concelho de Penacova" e é "uma decisão saída da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Penacova (reduzida)", que a aprovou por unanimidade.

Tem como finalidade de garantir uma resposta articulada e coordenada à epidemia.

"De acordo com os últimos dados revelados pela autarquia, existem de momento 26 casos ativos, sendo que existem vários testes a aguardar resultado. Nos últimos dias intensificou-se a realização de testes a pessoas que possam ter estado em contacto com os casos ativos, tendo sido efetuados 250 testes através zaragatoa da nasofaringe, dos quais 140 ainda aguardam resultado", refere a Câmara.



O presidente da Câmara, Humberto Oliveira, citado na nota de imprensa, diz que o município, assim que teve conhecimento dos primeiros casos positivos, realizou "todas as diligências necessárias para ajudar a identificar eventuais contactos ocorridos, em estreita colaboração com a delegada de Saúde e Proteção Civil de Penacova".

8h40 - Professores de grupos de risco fora do teletrabalho

Segundo a com a imprensa, estes profissionais têm direito a 30 dias de faltas justificadas. Depois disso, os professores de grupos de risco têm de meter baixa médica e vão perder parte do salário. O Governo promete substituir, todas as semanas, os professores que sejam obrigados a ficar em casa, por motivos de saúde.
O Ministério da Educação revela que todas as carências vão ser resolvidas através de bolsas de recrutamento de docentes.

O Ministério não vai permitir que os professores em grupos de risco exerçam funções a partir de casa, por considerar que a atividade é incompatível com o ensino presencial.

8h23 - Peru ultrapassa as 710 mil infeções

As autoridades de saúde do Peru revelaram que nas últimas 24 horas foram registadas mais 7.291 novas infeções por Covid-19, o que eleva o total para 710.067.

Foram ainda confirmados mais 108 óbitos. Desde o início da pandemia já morreram no Peru 30.344 pessoas.

8h05 - Índia regista mais de 96 mil casos, novo máximo diário

A Índia registou 96.551 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário, além de 1.209 mortos, segundo as autoridades.

De acordo com o Ministério da Saúde, o total de casos na Índia chegou aos 4,56 milhões, com o número de mortes provocadas pela doença a subir para 76.271 desde o início da pandemia.

A Índia é o segundo país do mundo com o maior número de casos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro com mais mortos, precedida por aquele país e Brasil.

7h53 - China soma 26 dias consecutivos sem casos locais de contágio

A China atingiu hoje 26 dias consecutivos sem registar infeções locais de covid-19, já que os 15 casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades.

A Comissão de Saúde da China detalhou que os casos importados foram diagnosticados no município de Xangai e nas províncias de Guangdong, Liaoning, Sichuan e Shaanxi.

As autoridades informaram ainda que, nas últimas 24 horas, 19 pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país asiático se fixou em 157, incluindo um em estado considerado grave.
Polícia obrigada a dispersar ajuntamento noturno no Porto
Apesar das restrições ao consumo de álcool na via pública, no Porto o fenómeno do “botelhão” está a crescer.

Grupos de jovens juntam-se em várias zonas da cidade depois dos estabelecimentos comerciais fecharem.

Para além dos ajuntamentos que chegam a aglomerar centenas de pessoas, há também consumo de consumo na via pública, proibido por causa da pandemia.

Uma das zonas preferidas para estes encontros é o Jardim da Cordoaria.

Esta madrugada a PSP foi obrigada a dispersar um grupo de pessoas

Não foram feitas detenções.
Quais as novas medidas de contingência contra a covid-19?
O Conselho de Ministros esteve reunido esta quinta-feira para definir as medidas que serão implementadas na fase de contingência, no âmbito da pandemia de covid-19, que vigorará em todo o país a partir de terça-feira.

Os ajuntamentos passam a estar limitados a dez pessoas, serão criadas brigadas distritais de intervenção rápida nos lares e os horários de trabalho serão desfasados de forma a evitar a concentração de pessoas na hora de ponta.

PR considera injusta exclusão de Portugal do corredor aéreo do Reino Unido
O Presidente da República abordou a decisão de Londres em excluir Portugal Continental da lista de corredores seguros e diz que há um sentimento de injustiça. O Governo britânico anunciou que a partir de sábado quem viaje de Portugal Continental para a Inglaterra terá de cumprir duas semanas de isolamento. De fora ficam a Madeira e os Açores.

Marcelo Rebelo de Sousa refere que o Algarve será afetado por esta decisão que é de uma maneira geral, injusta.