Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h15 - Ano letivo arranca esta segunda-feira nas escolas públicas

A RTP acompanhou a véspera do regresso às aulas de uma família onde, para os mais novos, a máscara é uma das muitas preocupações.


22h03 - Espanha organiza regresso às aulas nas universidades

Em Espanha, mais de um milhão de universitários está a regressar às aulas. Muitas universidades decidiram dividir as turmas ao meio. A correspondente da RTP em Madrid, Daniela Santiago, foi assistir à reabertura da primeira universidade privada na capital espanhola.


22h01 - Governo israelita decretou um confinamento geral

Para já, são três semanas. Na origem da medida está o recente aumento do número de casos de Covid-19, com os hospitais muito próximo da capacidade máxima. As autoridades estão a tentar travar a propagação da doença no país e o reconfinamento geral entrará em vigor na próxima sexta-feira.


21h59 - Marcelo preparado para apertar medidas contra a covid

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu alterar a situação de contingência para um nível de resposta superior. O Presidente não disse a que nível se estava a referir, mas avisou que isso acontecerá se a situação da epidemia piorar em Portugal.


21h57 - Enchente de peregrinos no santuário de Fátima

Fátima teve neste 13 de setembro uma enchente inesperada. O santuário atingiu a lotação máxima e as entradas foram bloqueadas.


21h55 - Infectados no Gil Vicente põem em risco jogo com o Sporting

O jogo Sporting-Gil Vicente da primeira jornada do campeonato pode estar em risco. A equipa de Barcelos tem 15 casos positivos de covid-19 e todo o plantel encontra-se em quarentena.


21h53 - Bloco de Esquerda exige outra resposta do Governo à pandemia

Catarina Martins disse que depois da pandemia nada vai ser como dantes. O Bloco de Esquerda avisou que a resposta do Governo nos serviços públicos não pode ser mais do mesmo.


19h47 - Angola regista 53 novos casos e mais dois óbitos

Angola regista hoje mais 53 casos de covid-19, elevando para 3.388 o total de infetados, e mais duas mortes, anunciou o secretário de Estado angolano para a Saúde Publica Franco Mufinda.

Os novos casos são de Cabinda (4) e de Luanda (49), com idades entre 7 e 76 anos, sendo 43 de sexo masculino e dez de sexo feminino

Duas pessoas morreram devido à doença -- um libanês, de 45 anos, e um angolano de 67, ambos residentes em Luanda -- e outras 12 recuperaram.

Com estes números, Angola soma agora 3.388 casos, das quais 134 óbitos, 1.301 recuperados e 1.953 ativos, dos quais dois críticos e 24 graves.

19h31 - França com 7.183 novos casos e seis mortos nas últimas 24 horas

França registou 7.183 novos casos de infeção por covid-19 e seis mortos nas últimas 24 horas, de acordo com dados publicados hoje pelas autoridades de saúde francesas.

No sábado, o número de novos casos ultrapassou a barreira dos 10 mil, naquele que foi um recorde desde que o país iniciou os testes em larga escala.

19h25 - Madeira regista mais seis casos da doença

A Madeira contabiliza hoje mais seis doentes infetados com covid-19, elevando para 187 os casos na região, revelou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Até ao dia 13 de setembro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.647 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram", refere aquele organismo que adianta haver hoje "seis novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar um total cumulativo de 187 casos confirmados de covid-19".

"Trata-se de seis casos importados identificados na operação de rastreio do aeroporto da Madeira, quatro com proveniência do Reino Unido, um da Alemanha e um da República Checa", refere o boletim epidemiológico, revelando ainda haver "mais um caso recuperado, pelo que a região contabiliza agora 138 casos recuperados de covid-19".

O IASAÚDE diz serem hoje 49 os casos ativos, dos quais 37 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 12 são casos de transmissão local.

19h20 - Mais 102 casos em Cabo Verde, o maior aumento desde início da pandemia

Cabo Verde contabilizou hoje mais 102 novos casos de covid-19, o maior número diário desde o início da pandemia, passando a ter um total acumulado de 4.813 infeções desde 19 de março, segundo o Ministério da Saúde.

18h16 - Jogo entre Sporting e Nápoles cancelado

O encontro particular entre o Sporting e o Nápoles foi cancelado depois de terem sido detetados três casos positivos a covid-19 em jogadores dos 'leões', adiantou a televisão oficial do clube.

Antes do anúncio do cancelamento do encontro, fonte do Sporting revelou que três jogadores da equipa de futebol testaram positivo à covid-19, dizendo que os futebolistas estão em isolamento e assintomáticos.

Os três jogadores, cuja identidade o Sporting não revela, acusaram positivo nos testes à covid-19 efetuados no sábado e estão assintomáticos, cumprindo o isolamento que está definido, com acompanhamento do clube, revelou a mesma fonte.

Todo o plantel e 'staff' do Sporting realizou na manhã de hoje novos testes à covid-19.

18h10 - Itália regista 1.458 contágios e sete mortos nas últimas 24 horas

Itália registou 1.458 infeções com o novo coronavírus, nas últimas 24 horas, uma ligeira descida em relação às 1.501 de sábado, mas com menos 20.000 testes realizados, e sete mortes, segundo as autoridades.

São já 287.297 os casos de infeção com o novo coronavírus em Itália, desde o início da pandemia, em 21 de fevereiro, incluindo 35.610 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde italiano.

17H39 - Brasil retoma testes a vacina de Oxford na segunda-feira

O Brasil vai retomar na segunda-feira os testes para uma vacina que estão a ser desenvolvidos por um laboratório anglo-sueco e pela Universidade de Oxford, foi hoje anunciado.

"Depois de avaliar os dados referentes aos efeitos secundários adversos, a sua casualidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo concluímos que a relação benefício-risco se mantém favorável e que, por isso, o estudo poderá ser retomado", justificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil, citada pela agência Efe.

No entanto, a Anvisa ressalva que "continuará a acompanhar todos os efeitos secundários adversos ocorridos durante os testes e, no caso de ser identificado qualquer situação grave com os voluntários brasileiros, tomará as medidas pertinentes para garantir a segurança dos participantes.

No sábado, o laboratório AstraZeneca, responsável por estes testes, tinha anunciado a retoma dos ensaios clínicos que se estão a ocorrer em laboratórios no Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e África do Sul, que tinham sido interrompidos depois de um voluntário ter sofrido de uma reação adversa.

17H38 - Moçambique anuncia mais 229 infeções

O Ministério da Saúde anunciou hoje mais 229 casos de covid-19, sem novas mortes, totalizando 5.269 infeções e 35 óbitos desde que foi declarada a pandemia, há seis meses. Quase todos os casos anunciados foram registados em Maputo, na cidade (170) e província (32).

As autoridades de saúde reportaram também hoje 55 pessoas totalmente recuperadas, elevando para 2.960 o cumulativo de recuperações (52% do total de casos).

Moçambique fez 114.333 testes, 2.095 nas últimas 24 horas. O país tem ainda 115 pessoas internadas em unidades hospitalares devido à covid-19, das quais 20 estão sob cuidados médicos em centros de isolamento.

14h56 - Novo caso caso nos Açores aumenta total na Região para 255

Os Açores registaram nas últimas 24 horas um caso positivo de covid-19 na Terceira, elevando para 255 o total de casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 diagnosticados na região desde o início da pandemia.

A informação consta do comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional, que informa que "decorrentes das 1.305 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região, nas últimas 24 horas, foi diagnosticado um caso positivo de covid-19 na ilha Terceira".

Segundo a Autoridade de Saúde açoriana este novo caso "reporta-se a um indivíduo do sexo feminino, com 59 anos, residente" e que "desembarcou na Região a 12 de setembro", sábado, "proveniente de território continental e realizou teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 à chegada com resultado positivo".

"O caso apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos", diz ainda o comunicado.

De acordo com a Autoridade de Saúde açoriana, "até ao momento, foram detetados na Região 255 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2", que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente "46 casos positivos ativos", dos quais "35 na ilha de São Miguel, sete na Terceira, três no Pico e um na Graciosa".

Desde o início do surto morreram 16 pessoas na região, todas em São Miguel.

14h39 - Fátima. Enchente de pessoas obrigou santuário a fechar as portas

Carmo Rodeia, a diretora de Comunicação do Santuário, explica que a decisão de encerrar as entradas e impedir a entrada dos peregrinos, com colaboração da GNR, foi tomada logo que se teve noção da dificuldade de manter o distanciamento.


14h03 - Portugal regista mais sete óbitos

O boletim epidemiológico da DGS deste domingo revela que Portugal registou mais sete vítimas mortais devido à covid-19, contando também mais 673 casos confirmados. Assim, o país regista perto de 64 mil casos confirmados da doença e um total de 1867 óbitos.

Existem mais 175 pessoas recuperadas, num total de 44 mil pessoas, 452 pessoas estão internadas, sendo que 57 estão nos cuidados intensivos.

A DGS indica que seis mortes foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo e outra na região do Norte. Em vigilância estão 36.398 contactos, mais 343 em relação a sábado.

13h50 - Comerciantes apreensivos sobre impacto de novas medidas restritivas

O novo estado de contingência traz medidas ainda mais restritivas para o comércio. Os profissionais do setor manifestam uma grande apreensão, uma vez que já têm sido muito penalizados pela pandemia.


13h49 - Proprietária do lar de idosos diz que aguardava licenciamento

A assistência aos idosos infetados é neste momento a prioridade das autoridades envolvidas na questão do surto de Évora, ficando para depois a questão das condições em que funciona o lar ilegal.

No lar permanecem os idosos que não tiveram de ser internados, aguardando que se organize um hospital de campanha que possa recebê-los.

13h48 - Aulas começam amanhã sem garantia de distanciamento

A partir de amanhã alunos, professores e funcionários conhecem uma escola nunca antes vista. Máscaras, desinfetante, distância física ou horários alargados são regras base para as aulas presenciais de quase 1,3 milhões de alunos do 1º ao 12º ano.

O encerramento é uma decisão de último recurso, mas os analistas dizem que os surtos os vão tornar inevitáveis.

Várias escolas não vão poder abrir janelas para ventilar as salas desde que nas obras de requalificação foram postos painéis fixos de vidro, outras sem espaços exteriores. Certo é que o ensino presencial é a regra e o encerramento uma medida de último recurso.

As máscaras serão também obrigatórias a partir do 2º ano, haverá circuitos de circulação, higienização frequente, horários alargados, intervalos mais curtos.

Mas a redução dos contactos é imperativa e haverá que ter em conta a mobilidade dos alunos desde logo nos transportes públicos, reforça o infecciologista Carmo Gomes.

13h27 - Mais de 920 mil mortos e 28,8 milhões de infetados em todo o mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 920 mil pessoas em todo o mundo e infetou mais de 28,8 milhões, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, já morreram pelo menos 921.097 pessoas e 28.819.490 foram infetadas em 196 países e territórios desde o início da epidemia de covid-19, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 19.133.300 casos já foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A AFP adverte que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

13h25 - Utentes de lar em Évora transferidos para residência universitária

Os utentes de um lar ilegal em Évora infetados com covid-19 que não necessitam de internamento vão ser transferidos para uma residência universitária, disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

A mesma fonte indicou à agência Lusa que os utentes do lar que foram avaliados no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e que "tiverem alta hospitalar" vão "regressar temporariamente ao lar até estarem asseguradas as condições para a sua transferência para uma estrutura alternativa".

"A Proteção Civil e a Segurança Social têm já identificada uma residência de estudantes da Universidade de Évora" para a instalação dos utentes do Lar da Quinta da Sizuda, situado na periferia da cidade alentejana, adiantou.

Fonte do Gabinete de Comunicação do HESE indicou à Lusa que, até às 12h00 de hoje, 13 utentes do lar da tinham sido transportados para a área dedicada à covid-19 do serviço de urgência.

12h40 - Quatro utentes infetados de lar de Évora ficam internados

Quatro utentes de um lar ilegal em Évora infetados com covid-19 ficaram internados no hospital da cidade e outros nove tiveram alta, depois de serem avaliados na urgência, disse hoje fonte da unidade hospitalar.

Fonte do Gabinete de Comunicação do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) indicou à agência Lusa que, até às 12h00 de hoje, 13 utentes do lar tinham sido transportados para a área dedicada à covid-19 do serviço de urgência.

"Todos os doentes foram avaliados e quatro ficaram internados na enfermaria covid-19", precisou a mesma fonte, referindo que os outros nove "não têm critério de internamento", pelo que "aguardam no HESE para voltar para o lar".

Os utentes do lar começaram a ser transportados para o hospital de Évora no sábado à noite para "confirmação de eventuais critérios de internamento" nesta unidade, segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

A Autoridade de Saúde Pública e o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) revelaram que, do total de 39 pessoas testadas no lar, "até ao momento estão confirmados 29 utentes e sete funcionários positivos" para a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

O primeiro caso positivo detetado neste lar foi o de um idoso que foi transportado, na quinta-feira, para o HESE, onde fez o teste à doença.

10h14 - Áustria enfrenta uma segunda vaga do novo coronavírus

A Áustria entrou na "segunda vaga" de infeções pelo novo coronavírus, declarou este domingo o chanceler Sebastian Kurz, numa altura em que o número de casos positivos continua a aumentar no país.

De sexta-feira para sábado, este país de nove milhões de habitantes registou perto de 870 novos casos, mais de metade dos quais na capital.

No total, a Áustria conta com 33.000 casos de covid-19 e 750 mortes desde o início da pandemia.

"Nós estamos no início da segunda vaga", declarou, num comunicado, Sebastian Kurz, advertindo que o país atingirá brevemente cerca de mil novos casos por dia.

O chanceler apelou à população que respeite estritamente as medidas antivírus e que reduza ao máximo os contactos.

10h09 - Algarve. Comerciantes e turistas contestam medidas de contingência

Em Albufeira, comerciantes e turistas estão descontentes com as medidas de contingência decretadas pelo Governo para combater a pandemia. Contestam as limitações no consumo de álcool e nos horários de bares e restaurantes.


10h06 - PSP dispersou ajuntamentos no Bairro Alto e no Cais do Sodré

A PSP voltou ontem, à noite, a dispersar ajuntamentos em Lisboa, no Bairro Alto e no Cais do Sodré. A polícia tem feito ações de sensibilização todos os dias nestas zonas da capital portuguesa.

Nesta ação, que a RTP acompanhou, estiveram duas equipas de intervenção rápida e elementos da primeira divisão e da esquadra do Bairro Alto.

Ontem à noite, foram aplicadas multas a dois estabelecimentos por incumprimento de horários.

A partir de terça-feira, ficam proibidos os ajuntamentos superiores a 10 pessoas.

09h37 - Imigrantes com empregos precários mais atingidos pela crise e abusos

Os imigrantes com empregos precários começaram cedo a sentir o impacto da pandemia em Portugal, perdendo os trabalhos ou fazendo mais por menos dinheiro e ficando com a casa em risco e dependentes da ajuda alimentar, segundo uma associação.

Nilzete Pacheco, fundadora e diretora da Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, uma organização com sede em Lisboa de apoio aos imigrantes, disse à agência Lusa que esta organização não tem tido mãos a medir com os pedidos de ajuda, desde que a covid-19 chegou a Portugal.

Ao todo, esta associação de apoio aos imigrantes já ajudou perto de 400 famílias que, numa primeira fase, ali acorreram para receber os únicos alimentos que consumiam.

"Tinham fome. Muitos não comiam mais nada a não ser os bens alimentares que lhes entregávamos", disse, referindo-se aos capazes feitos com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e o Banco Alimentar Contra a Fome.

09h33 - África com 146 mortos e 7.487 novos casos em 24 horas

África registou 146 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 32.502 em 1.346.658 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 7.487 novos casos de infeção com o novo coronavírus, metade dos quais no norte de África, e houve mais 7.231 recuperados, para um total de 1.083.438.

O maior número de casos e mortos continua a registar-se na África Austral, que passou hoje as 700 mil infeções (701.396) e regista 16.486 óbitos. Só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 648.214 casos e 15.427 mortos.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem agora 269.575 pessoas infetadas e 9.409 mortos e na África Ocidental o número de infeções subiu para 168.020 e o de vítimas mortais para 2.509.

Na região da África Oriental, há 151.501 casos e 2.979 mortos, e na África Central estão contabilizados 56.170 casos e 1.059 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.627 mortos e 100.856, seguindo-se a Argélia, com 1.605 mortos e 48.010 casos.

Marrocos contabiliza 84.435 infetados e 1.553 vítimas mortais.

Nos seis países mais afetados estão também a Nigéria, com 56.177 infetados e 1.078 mortos, e a Etiópia, com 63.888 infetados e 996 mortos.

08h51 - Pandemia obriga pela primeira vez a reunião virtual da Assembleia Geral da ONU

A 75.ª Assembleia-Geral terá lugar a partir de 3ª feira, mas pela primeira vez a reunião realiza-se, com muito poucas excepções, com os líderes mundiais a participarem virtualmente, sem saírem dos respectivos países.

Houve um convite expresso da organização a que os participantes ficassem "em casa" e se dirigissem à assembleia com discursos pré-gravados, a transmitir depois, ao longo de vários dias entre 22 e 29 de setembro.

Dos 193 Estados-membros da ONU, os Estados Unidos destacam-se até agora pelo anúncio de que o seu presidente, Donald Trump, tenciona usar fisicamente a tribuna da Assembleia-Geral, a curta distância das eleições presidenciais norte-americanas. Mas Trump apenas tem de deslocar-se a Nova Iorque para fazer o discurso e ficará, de qualquer modo, dentro do seu país.

08h27 - Infecciologista brasileiro desmente Bolsonaro

Em declarações à agência Lusa, David Urbaez, médico e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, não vê esboçar-se qualquer queda sustentada nos índices de mortos e contágios pela covid-19 no Brasil. Urbaez criticou governos estaduais e prefeituras por uma obsessão economicista que relega para segundo plano a proteção da saúde dos cidadãos.

O infecciologista admitiu que "neste momento temos uma ligeira queda nos índices da covid-19", mas negou que se trate de algo significativo. "Temos muitas variáveis completamente soltas, sem qualquer ação de controlo por parte das autoridades, que são fundamentais", explicou em seguida.

"Trata-se de uma queda muito lenta, e se acontecer qualquer modificação no meio desse caminho, como a reabertura de algumas atividades, como espetáculos culturais ou a permissão de publico nas bancadas de jogos desportivos, onde há uma grande quantidade de pessoas a circular, voltará a haver uma elevação no número de contágios e mortes, certamente", acrescentou ainda.

O Brasil continua a ser o segundo país com maior número de mortos em todo o mundo (131.210) e o terceiro com mais casos (4,3 milhões).


06h50 - Índia com 1.114 mortos e 94.372 infeções nas últimas 24 horas

Segundo um balanço independente da Universidade Johns Hopkins citado pela Lusa, a Índia registou 1.114 mortes de Covid-19 nas últimas 24 horas, além de mais 94.372 novos casos.

Desde o início da pandemia, contam-se no país 4,75 milhões de infeções e 78.586 mortos.

Em todo o mundo, a Índia encontra-se apenas atrás dos Estados Unidos no número de infeções, e atrás dos Estados Unidos e do Brasil no número de mortes.

06h26 - Trump infringe regras antipandémicas para fazer campanha no Nevada

A campanha do candidato presidencial Donald Trump violou ontem as limitações decretadas no Estado do Nevada para as presenças em locais públicos, que não deveriam exceder 50 pessoas. Trump falou a milhares de pessoas, a maioria sem máscara, no aeroporto da pequena localidade de Minden.