Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h58 - Brasil soma 377 mortos e 13.439 infetados em 24 horas

O Brasil contabilizou 377 mortos e 13.439 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde, acrescentando que investiga a possível ligação de 2.428 óbitos com a doença.

O país sul-americano totaliza agora 137.272 vítimas mortais e 4.558.068 casos de infeção, quando a taxa de letalidade da doença se encontra fixada em 3%.

Já a taxa de incidência da covid-19 no Brasil é agora de 65,3 mortes e de 2.169,0 casos por cada 100 mil habitantes.

No Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia, mas também uma das nações com maior número de recuperados - 3.887.199 de pessoas diagnosticadas conseguiram curar-se da covid-19 -, 533.597 pacientes infetados encontram-se sob acompanhamento médico.

Geograficamente, os estados com maior número de infetados são São Paulo (937.332), que é o foco da pandemia no país, Bahia (295.996), Minas Gerais (271.194) e Rio de Janeiro (252.046).

No topo da lista das unidades federativas com maior número de óbitos estão São Paulo (33.984), Rio de Janeiro (17.727), Ceará (8.834) e Pernambuco (8.016).

23h43 - Bares e restaurantes em Inglaterra vão fechar às 22h para travar pandemia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai ordenar o fecho de ‘pubs’, bares e restaurantes em Inglaterra às 22h a partir da próxima quinta-feira, para tentar travar o crescimento de novos casos de covid-19, adiantou hoje a Efe.

Johnson vai reunir-se na terça-feira com o seu gabinete de crise, do qual fazem parte os seus principais ministros e os chefes dos governos regionais do Reino Unido, falando depois à nação para explicar as novas medidas de contenção da pandemia, prevendo-se que fale pelas 20h locais (a mesma hora em Lisboa), segundo revelou Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro britânico.

Perante o avanço da pandemia, o executivo britânico elevou o grau de alerta do terceiro para o quarto nível, numa escala de cinco, o que reflete um “alto risco de transmissão” e a necessidade de medidas de distanciamento social.

Além de impor um encerramento mais cedo dos estabelecimentos, as novas restrições vão impedir o consumo ao balcão, ficando o serviço restringido às mesas.

Boris Johnson, que também deve marcar presença na terça-feira na Câmara dos Comuns (parlamento), vai insistir, no seu discurso, na necessidade de continuar a cumprir as atuais diretrizes sobre distanciamento social, higiene e uso de máscara.

23h32 - Exército israelita instala hospital de campanha para reforçar resposta

O ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, ordenou hoje ao exército a instalação de um hospital de campanha perante o aumento de internamentos devido ao novo coronavírus e à falta de capacidade dos hospitais.

Hoje dois centros hospitalares de Israel, um o de Jerusalém e outro o de Ashdod, anunciaram que já não têm capacidade para aceitar novos pacientes, depois de o número de grave atingir a cifra de 651, dos quais 160 ligados a ventiladores.

O hospital de campanha militar vai disponibilizar 200 camas adicionais, pessoal de saúde e paramédicos do exército, ficando sob tutela do Ministério da Saúde, explicou a Defesa em comunicado.

Israel iniciou na passada sexta-feira um segundo confinamento nacional com limitações a movimentos, ainda que exista uma larga lista de exceções, e o Governo admite endurecer as restrições para conter as infeções.

23h10 - Cancelado exercício militar internacional que decorria em 2021 na Finlândia

O “Arctic Lock”, um exercício que envolveria 20.000 militares provenientes de 13 países, na Finlândia, na primavera de 2021, foi cancelado por causa da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, anunciou hoje o Ministério da Defesa finlandês.

“Os exercícios [militares] internacionais são importantes, mas nesta situação é ainda mais importante manter o controlo sobre o [novo] coronavírus”, explicita o ministro da Defesa da Finlândia, Antti Kaikkonen, em comunicado citado pela agência France-Presse (AFP).

No exercício, cuja realização estava prevista entre maio e junho do próximo ano, também marcariam presença os observadores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e da União Europeia (UE).

As restrições impostas por vários países, inclusive a Finlândia, para mitigar a propagação do novo coronavírus tornaram o exercício bélico impossível.

22h50 - Demite-se ministro da Saúde checo criticado por má gestão da pandemia

O ministro da Saúde da República Checa, Adam Vojtech, demitiu-se hoje depois de inúmeras críticas, de políticos e peritos, à sua gestão da segunda onda da pandemia de covid-19,.

“Saio para abrir espaço à adoção de medidas para lutar contra a covid-19”, disse Vojtech em conferência de imprensa, hoje, citado pela agencia espanhola EFE.

A República Checa regista uma média de 193 casos ativos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, sendo que na comparação com os restantes países europeus apenas fica atrás de Espanha, com 300,5 casos por cada 100 mil habitantes.

Os analistas checos referem que Vojtech não seguiu as recomendações dos especialistas que aconselharam endurecer a política contra o novo coronavírus a meio do verão, para conter a expansão dos contágios no outono.

22h39 - Incerteza em relação à pandemia arrasta Wall Street para o vermelho

A bolsa nova-iorquina encerrou a sessão de hoje no vermelho, com o principal indicador, o Dow Jones, a perder 1,84%, depois de uma jornada volátil motivada pelo aumento de casos de covid-19 e dos receios de um novo confinamento.

22h31 - Cinco alunos de escolas da região de Leiria infetados no arranque do ano letivo

Cinco alunos de escolas da região de Leiria testaram positivo à covid-19, o que levou a autoridade de saúde a colocar mais de 15 jovens em isolamento profilático, foi anunciado esta segunda-feira.

A coordenadora da Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, Odete Mendes, confirmou que foi registado um caso positivo na Escola Profissional de Leiria.

"No contexto de sala de aula, naquela turma não houve contactos de risco entre alunos ou professores. Mas, no contexto social, verificaram-se nove contactos de alto risco, pois os jovens estiveram num espaço fechado sem máscara, pelo que foram colocados em isolamento profilático", disse Odete Mendes.

Na Escola Básica 2, 3 D. Dinis, em Leiria, a Associação de Pais anunciou que um aluno testou positivo, tendo levado a autoridade de saúde a colocar três alunos em isolamento, referiu Odete Mendes.

Já o Politécnico de Leiria confirmou a existência de dois casos positivos: um na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria, e outro na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche.

22h09 - Sobe para 21 número de infetados no Lar da Cruz Vermelha em Valença

O presidente da Câmara de Valença disse que o número de infetados por covid-19 no Lar da Cruz Vermelha subiu de 15 para 21, após terem sido hoje conhecidos os resultados dos testes feitos a utentes e funcionários.

Ao final da tarde de hoje, contactada pela Lusa, fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM)afirmou que a instituição registava 15 casos de infeção pelo novo coronavírus.

Já ao início da noite, o autarca Manuel Lopes referiu que "o número subiu para os 21, 16 utentes e cinco funcionários, depois de terem sido conhecidos os resultados dos testes realizados a todos os idosos e trabalhadores da instituição".

"Os idosos já estão isolados. As instalações do lar foram desinfetadas no domingo. Nenhum dos infetados está hospitalizado", esclareceu o autarca social-democrata.

21h30 - Polícia de Madrid controla saídas e entradas de 37 bairros confinados

A Espanha confinou mais de 850 mil pessoas em 37 áreas sanitárias. Em todas essas zonas há mais de mil casos Covid-19 ativos por cem mil habitantes.

A polícia está a controlar as entradas e saídas dos bairros, o que está a provocar protestos, como constatou a vorrespondente da RTP em Madrid, Daniela Santiago.

21h29 - Governo britânico admite novo confinamento

O Reino Unido prepara-se para o agravamento da epidemia de Covid-19. O conselheiro científico do governo britânico prevê que no próximo mês o número de infeções diárias por Covid-19 no país será 10 vezes maior, e pediu medidas urgentes.

O governo britânico admite um novo confinamento.

21h28- França registou 5298 novos casos e 53 óbitos nas últimas 24 horas

Em França, metade do país está com circulação muito ativa do vírus. Em três dias registaram-se quase 35 mil casos.

As universidades são grandes focos de contágio, como constatou a correspondente da RTP em Paris, Rosário Salgueiro.

20h37 - Surto de Covid-19 obriga a encerramentos na Póvoa de Varzim

Um surto de covid-19 obrigou ao encerramento de espaços na Póvoa de Varzim.

O Centro Social Bonitos de Amorim fechou as portas e o mesmo fez uma academia de dança.

Num colégio privado há uma turma do quarto ano em isolamento profilático.

20h36 - Ministério da Saúde revela Plano de Saúde para o outono e inverno

Nas últimas 24 horas registaram-se 623 novos casos com Covid-19 em Portugal. Morreram mais 8 pessoas por causa da doença e o número de internados subiu para 518, mais sete do que ontem.

Há quatro meses que o número de internados por covid-19 em Portugal não era tão elevado.

Com a epidemia a entrar na sua segunda vaga, o Ministério da Saúde revelou o Plano de Saúde para o outono/inverno.

A Direção-geral da Saúde vai recomendar o uso de máscara em espaços ao ar livre movimentados.

O governo disse que quer reforçar a resposta em situação de surto, adaptar áreas e circuitos de internamento e duplicar capacidade de testagem.

Além disso, o plano prevê o reforço dos stocks de medicamentos, de dispositivos médicos, de equipamentos de proteção pessoal e de testes laboratoriais.

A ideia é os resultados dos testes serem dados em menos de 60 minutos.

O problema é que os problemas de saúde não se limitam à Covid-19, mas o tratamento a muitas doenças está a ser negligenciado.

Para lidar com esta questão foi criada uma task force não-Covid-19, com a missão de lidar com os cuidados de saúde primários no atendimento presencial não presencial e domiciliário e no aumento das respostas de proximidade, considerando até a hipótese da dispensa de medicamentos.

O Ministério da Saúde afirmou que este plano será revisto e alterado sempre que necessário.

20h35 - Ministra da Saúde no Telejornal. Marta Temido diz que confinamento tem "eficácia menos importante do que no passado"

A ministra da Saúde coloca de parte a possibilidade de um confinamento geral até porque já se percebeu, afirmou no Telejornal, que "tem uma eficácia menos importante do que no passado". Marte Temido garantiu ainda que o SNS está longe de estar em rutura e garantiu que a capacidade de internamento de doentes Covid está longe de estar esgotada.

"Enfrentamos esta fase com confiança", garantiu a ministra da Saúde. "Temos mais meios, mais recursos humanos e técnicos, mais organização e mais conhecimento", disse.

E deu alguns exemplos. Portugal tem neste momento mais "700 ventiladores do que tínhamos em março. Em termos de capacidade laboratorial fazíamos cerca de 3 mil testes por dia em março e agora temos feito 23 mil testes por dia".

Um dos grandes objetivos nesta fase, afirmou Marta Temido, passa por "melhorar a celeridade de deteção de casos e atenção àquilo que são patologias não Covid".

Sobre a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, a ministra garantiu que está longe de qualquer rutura e deu, uma vez mais, um exemplo. "Das 500 camas que a Região de Lisboa e Vale do Tejo tem guardadas - entre aspas - nesta fase para resposta à covid, neste momento estão ocupadas 300".

20h32 - Madeira com mais três casos positivos

A Madeira tem hoje mais três doentes infetados de covid-19, elevando para 203 os casos positivos na região, revelou o Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Hoje há três novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar um total cumulativo de 203 casos confirmados de covid-19", refere o boletim diário epidemiológico, salientando-se tratar-se de três casos importados identificados na operação de rastreio do aeroporto da Madeira, dois provenientes da Colômbia e um do Reino Unido.

A região mantém o total de 148 casos recuperados de covid-19, pelo que são hoje 55 os casos ativos, dos quais 44 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 11 são casos de transmissão local

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 27 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 28 em alojamento próprio.

O IASAÚDE adianta que o doente que se encontrava hospitalizado na unidade polivalente dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça teve alta e foi transferido para a unidade hoteleira dedicada a este isolamento, havendo "ainda a reportar cinco novas situações que se encontra em estudo pelas autoridades de saúde".

Até hoje, foram contabilizadas na Região Autónoma Madeira 1.663 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram, refere o boletim epidemiológico.

20h17 - Casos de Covid-19 aumentam nos lares de idosos

Os casos de covid-19 estão a aumentar em lares de idosos.

Foi identificado um surto no concelho de Sintra, enquanto em Ourique foram confirmados 44 infetados no lar da Misericórdia.

19h37 - Plano prevê separar doentes Covid-19 de outros doentes

Já é conhecido o plano de reorganização dos serviços de saúde, para o período outono/inverno e em contexto de pandemia.

O governo quer criar um grupo de trabalho para dar resposta aos doentes não covid-19, que ficaram com consultas ou tratamentos em atraso no Serviço Nacional de Saúde.

E pretende ainda separar os doentes Covid-19 de outros doentes, reforçando a assistência aos problemas respiratórios.

Este documento, agora conhecido, ainda vai receber contributos do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Económico e Social. E depois de aplicado será revisto de dois em dois meses.

19h35 - Lar da Cruz Vermelha em Valença com 15 infetados

O Lar da Cruz Vermelha de Valença regista 15 casos de infeção pelo novo coronavírus, confirmou hoje à Lusa fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

A Lusa contactou a instituição e a Câmara de Valença, no distrito de Viana do Castelo para obter mais pormenores sobre aquele surto de covid-19, mas até ao momento sem sucesso.

Segundo os dados que constam da Carta Social, disponível na página oficial do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) na Internet, o Lar da Cruz Vermelha de Valença tem capacidade para acolher 75 idosos.

18h46 - Brasil está abaixo da meta de cobertura de vacinas pela primeira vez em 25 anos

O Brasil, referência mundial em vacinação, falhou pela primeira vez em 25 anos, a meta de imunização infantil em 2019 e a pandemia de covid-19 reduziu ainda mais a cobertura de vacinação no país.

O Brasil é referência mundial em vacinação graças ao Programa Nacional de Imunizações, criado em 1973, que é considerado o maior programa de vacinação pública e gratuita do mundo, mas especialistas alertam para a queda nas taxas de adesão registada nos últimos anos.

Atualmente o calendário do Ministério da Saúde brasileiro inclui 15 vacinas aplicadas antes dos 10 anos de idade.

Porém, em 2019, pela primeira vez desde 1994, ano desde o qual os dados estão disponíveis, o Brasil não atingiu a marca de imunizar 95% do público-alvo, enquanto neste ano a cobertura gira em torno de 50%.

"O que está a acontecer este ano é uma calamidade pública. Até 2019, era preocupante dado o risco para o país do retorno de doenças, como o sarampo", disse Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações em entrevista à Efe.

Graças ao amplo programa de vacinação, o Brasil erradicou o sarampo em 2016, mas a doença reapareceu em 2018 e, só no ano passado, o país registou mais de 13.000 casos confirmados e 15 mortes.

18h32 - Alexandre Lourenço aponta falhas no planeamento para vacinas contra gripe e covid-19

Falta envolver os hospitais no grupo que foi criado para dar respostas específicas a doentes que não de covid, segundo disse à Antena 1 o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço.

Alexandre Lourenço deixa também alguns exemplos que mostram a necessidade de ajustar o que é proposto no Plano da Saúde para o outono-inverno, como é o caso de quem irá receber vacinas.

O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares aponta ainda para as falhas na comunicação às pessoas, acrescentando que há muito que sugeriram um sistema de cores que desse conta do risco geográfico na covid-19.

17h52 - Espanha regista desde sexta-feira 31.428 novos

Espanha registou desde sexta-feira 31.428 novos casos de covid-19, o que faz subir o número total de infetados para 671.468, segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

O país tem ainda mais 168 mortos devido à doença notificados nos últimos três dias, aumentando o total de óbitos para 30.663.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma espanhola mais atingida, com quase 200.000 dos casos positivos registados até hoje e mais de 9.000 mortes.

Por outro lado, deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 1.052 pessoas, das quais 308 em Madrid, 124 na Catalunha e 116 na Andaluzia.

Estão hospitalizados em todo o país 11.031 pessoas com o novo coronavírus, das quais 1.417 estão em unidades de cuidados intensivos.

A Espanha é um dos países do mundo mais atingido pelo novo coronavírus e a sua capital, Madrid, é neste momento um dos epicentros da doença, com uma taxa de infeção de mais de 680 pessoas por 100.000 habitantes em duas semanas.

17h33 - Itália baixa para 1.350 novos casos diários mas com menos testes

Itália registou 1.350 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, baixando dos 1.587 registados domingo, mas realizou também menos testes de despistagem ao novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde italiano.

Segundo dados oficiais, no mesmo período morreram 17 pessoas, contra os 15 registados domingo, elevando para 35.724 o total de óbitos desde o surgimento do primeiro caso local, a 21 de fevereiro.

O ministério ressalvou que, aos domingos, realizam-se sempre menos testes, tendo sido realizados cerca de 56.000, face aos mais de 83.000 no dia anterior.

O total de casos detetados em Itália desde o início da pandemia ascende a 299.506, enquanto o de paciente curados subiu para 218.703.

Após dois dias a descer, o número de pessoas hospitalizadas voltou a crescer nas últimas 24 horas, com o internamento de mais 110 pacientes, subindo este total para 2.475.

Nas unidades de cuidados intensivos estão atualmente 232 pacientes, já contando com os novos 10 que para lá foram transportados.

17h23 - Reino Unido regista 4.368 contágios num dia

O Reino Unido registou 4.368 novas infeções pelo novo coronavírus e 11 mortes devido a covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o ministério da Saúde britânico, que admitiu uma aceleração da pandemia.

No domingo tinham sido contabilizadas 3.899 novas infeções e 18 mortes, mas no sábado foram identificados 4.422 novos casos, o número mais alto desde maio.

O total acumulado no Reino Unido desde o início da pandemia da covid-19 passou hoje para 398.625 de casos de contágio confirmados e para 41.788 óbitos num período de 28 dias após um teste positivo.

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu hoje no parlamento não existir "dúvida de que este vírus está a acelerar".

Na sexta-feira passada, o instituto de estatísticas britânico ONS indicou que na semana de 03 a 10 de setembro tinham sido identificados 6.000 casos de covid-19 em Inglaterra, quase o dobro da semana anterior, uma tendência que as autoridades estão a observar no resto do Reino Unido.

17h15 - Governo admite usar testes rápidos mas alerta para risco de "falsos negativos"

O Ministério da Saúde admitiu hoje vir a usar testes rápidos de deteção de covid-19, que dão resultados em meia hora, mas nunca como critério único de avaliação, já que podem revelar "falsos negativos".

A posição foi assumida pelo o secretário de estado da Saúde, António Lacerda Sales, durante a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS).

16h56 - Marta Temido na RTP

A ministra da Saúde, Marta Temido, vai estar esta segunda-feira no Telejornal para falar sobre o Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21 anunciado hoje.

16h51 - Universidade de Coimbra divulga Plano de Prevenção no arranque do ano letivo

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade, foi hoje anunciado.

"Tendo em conta a situação pandémica que estamos a viver, relacionada com o novo coronavírus SARS-CoV-2, e para garantir um regresso às aulas em segurança, para alunos, professores, docentes e toda a comunidade, a Universidade de Coimbra preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação que define as medidas de prevenção, contenção e mitigação dos riscos associados à propagação do COVID-19 que já está em implementação", divulgou a UC, em comunicado enviado à agência Lusa.

O documento, de 24 páginas, prevê medidas de atuação para os diversos cenários previstos, para toda a comunidade da Universidade de Coimbra, e começou a ser aplicado já hoje, primeiro dia de aulas.

Aulas presenciais, "complementadas com transmissão síncrona quando necessário", o desenvolvimento das plataformas tecnológicas UC Teacher e UC Student, e um programa de rastreio aleatório para a doença COVID-19, envolvendo a recolha de cerca de 100 amostras diárias (2.000 pessoas por mês) são algumas das medidas que integram este Plano.

16h43 - Governo vai criar hospitais de retaguarda para evitar internamentos por razões sociais

O Ministério da Saúde vai criar hospitais de retaguarda, especialmente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, para acolher doentes com alta que se mantêm internados razões sociais.

A medida faz parte do Plano de Saúde Outono Inverno 2020/21, hoje divulgado, que tem como grandes objetivos "preservar vidas humanas, proteger os mais vulneráveis, particularmente a população idosa a viver em Estruturas Residenciais para Idosos, e preparar a resposta ao crescimento epidémico da Covid-19".

Com o objetivo de "maximizar a resposta e a capacidade hospitalar" para a atividade não-covid-19 será reforçado o papel das equipas de gestão de altas em articulação com o setor social para evitar o prolongamento do internamento por motivos sociais.

"Neste âmbito, a criação de hospitais de retaguarda, especialmente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto constitui uma medida eficaz de melhoria da eficiência", refere o documento.

16h29 - Moçambique anuncia mais uma morte e 141 novas infeções

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais uma morte pelo novo coronavírus, elevando o total de óbitos para 44, com o número total de infeções a subir para 6.912, anunciou o Ministério da Saúde.

A vítima, um moçambicano de 70 anos, morreu no sábado, após o "agravamento do seu estado clínico durante o período de internamento numa unidade hospitalar da cidade de Maputo", disse Benigna Matsinhe, diretora adjunta de Saúde Pública, na atualização de dados sobre a pandemia no Ministério da Saúde, em Maputo.

As autoridades de saúde anunciaram ainda mais 141 casos positivos de covid-19, o que eleva o cumulativo para 6.912, dos quais 6.627 são de transmissão local e 285 são importados.

"Destes, nove casos são crianças menores de 5 anos de idade", referiu Benigna Matsinhe.

16h15 - Sobe para 44 número de infetados associados a surto em lar de Ourique

O número de infetados associados ao surto de covid-19 identificado num lar do concelho de Ourique subiu para 44 e o de internados no hospital de Beja para dois, disse esta segunda-feira à agência Lusa o presidente do município.

A subida de 43 para 44 do número de casos de infeção associados ao surto identificado no lar da aldeia de Santa Luzia deve-se a uma "atualização" dos dados, que já inclui um infetado que tinha sido detetado, mas não incluído nas contas da autoridade local de saúde, precisou Marcelo Guerreiro.

O infetado em causa foi detectado nos testes feitos aos contactos próximos dos funcionários do Lar de Santa Luzia, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, no distrito de Beja, precisou.

16h11 - Casa de saúde em Sintra com 17 pessoas infetadas

A Casa de Saúde do Telhal, em Algueirão Mem-Martins, no concelho de Sintra, tem nove utentes e oito colaboradores infetados com o novo coronavírus, estando já em marcha a realização de mais 200 testes para o despiste de novos casos na instituição.

O vereador responsável pela área da Saúde da Câmara Municipal de Sintra (CMS), Eduardo Quinta Nova, confirmou à agência Lusa que os casos foram identificados no final da semana passada e que entre os infetados estão, além dos nove utentes, dois colaboradores de enfermagem, um médico e cinco auxiliares.

"Todos estes casos estão concentrados apenas numa unidade e a própria Casa de Saúde do Telhal desencadeou a realização de testes que abrangem mais cerca de 200 pessoas, entre utentes e colaboradores, que de forma direta ou indireta possam ter estado em contacto com as pessoas infetadas", revela o vereador, que adianta que os resultados destes testes serão conhecidos na próxima quarta feira e só aí será possível "ter a dimensão exata do número de casos de infeção".

A Casa de Saúde do Telhal é uma instituição dedicada ao cuidado de doentes com problemas de saúde mental, com um universo de 450 utentes e mais de 250 colaboradores.

16h10 - Médico é que decide regresso à escola das crianças com cancro, explica a DGS

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, defendeu hoje que cabe ao médico ou à equipa de saúde avaliar a situação particular de cada criança com cancro e decidir se deve ou não frequentar a escola.

A posição de Graça Freitas surge depois de o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa defender que, na generalidade dos casos, as crianças com cancro devem continuar a ir à escola, por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavírus.

A diretora-geral da Saúde não contrariou a ideia, salientando que é preciso diferenciar os diversos estágios de cancro: "Uma criança com cancro não é necessariamente igual a outra criança com cancro".

A decisão de ir à escola "depende da fase em que está" a criança e, por isso, da avaliação feita pela equipa que a segue.

Nos casos em que as crianças já estão na fase de recuperação devem voltar a frequentar a escola, salientou Graça Freitas, durante a conferência de imprensa da DGS de balanço da pandemia de covid-19 em Portugal.

"Cada criança terá de ser avaliada pelo seu médico assistente e é o seu médico ou a sua equipa que decidirá. Cada uma destas situações deverá ser vista em particular", defendeu Graça Freitas.

Nos casos em que as crianças não podem regressar à escola, existem mecanismos que permitem minimizar este impacto.

15h55 - Boris Johnson reúne conselho de emergência e faz declaração na terça-feira

O primeiro-ministro, Boris Johnson, vai fazer uma declaração oficial sobre a pandemia de covid-19 no parlamento na terça-feira, após uma reunião do conselho de emergência, foi hoje confirmado oficialmente.

A reunião da Comissão para as Contingências Civis, conhecida por COBRA e responsável por determinar medidas para situações de emergência nacional, é a primeira desde 10 de maio.

O líder da oposição, o trabalhista Keir Starmer, a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, e o presidente da Câmara Municipal de Londres, Sadiq Khan, têm defendido nos últimos dias uma reunião do COBRA, que junta membros do governo com dirigentes de serviços de emergência ou outros organismos públicos.

Entretanto, um porta-voz de Boris Johnson disse que o primeiro-ministro britânico vai falar individualmente esta tarde com os chefes dos governos autónomos da Escócia, Nicola Sturgeon, do País de Gales, Mark Drakeford, e da Irlanda do Norte, Arlene Foster, esta acompanhada pela número dois, Michelle O`Neill.

15h51 - Açores com nove novos casos e cinco cadeias de transmissão local em São Miguel

Os Açores registaram nove novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, indicou esta segunda-feira a Autoridade de Saúde Regional, acrescentando que foram ainda detetadas cinco cadeias de transmissão local em São Miguel.

De acordo com aquela entidade, entre os nove casos, sete registaram-se em São Miguel, um na Terceira e outro no Pico, e há ainda a registar uma recuperação em São Miguel.

A Autoridade de Saúde Regional adiantou também que, "após investigação epidemiológica realizada até ao momento, encontram-se identificadas na ilha de São Miguel cinco cadeias de transmissão local, envolvendo um total de 19 casos positivos ativos".

15h41 - Governos espanhol e de Madrid vão colaborar

O primeiro-ministro socialista espanhol e a presidente de direita da região de Madrid chegaram hoje a acordo para reforçar a colaboração na "luta epidemiológica, não ideológica", contra a pandemia de covid-19.

O chefe do executivo espanhol, Pedro Sánchez, sublinhou esta ideia, depois de vários meses em que pede a união de todos na luta contra a pandemia e censura a posição muito crítica sobre o combate à pandemia feita pelas formações de direita, entre elas a do Partido Popular, do qual faz parte a presidente da comunidade autónoma de Madrid, Isabel Díaz Ayuso.

Os dois responsáveis concordaram com a criação de um "grupo covid-19", composto pelas duas administrações, que se reunirá semanalmente com o objetivo de coordenar e planear respostas à pandemia.

Este grupo, que funcionará sob um princípio de coordenação, "nunca de hierarquia", vai começar a trabalhar "imediatamente, esta mesma tarde", segundo Sánchez, com o objetivo de enfrentar a pandemia.

O primeiro-ministro descreveu a sua reunião com Ayuso como "frutuosa, construtiva e positiva" e reiterou que foi à sede do Governo de Madrid para ajudar e colaborar, não para tutelar, julgar ou avaliar ou substituir uma administração regional cujos poderes são reconhecidos pela lei e pela Constituição.

"Juntos vamos conseguir, mais cedo e não mais tarde", salientou, antes de reiterar o seu apelo ao cumprimento de todas as medidas higiénicas e sanitárias para manter o coronavírus à distância e ter pedido em particular a colaboração dos mais jovens.

As propostas do grupo criado servirão de recomendações para as ações que o Governo da região de Madrid continuará a tomar no exercício das suas competências.

15h28 - Surto com origem em igreja em Torres Vedras com 24 infetados

Um surto com origem na Igreja Cristã Evangélica em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, causou 24 casos de infeção por covid-19, informou hoje este município.Em nota de imprensa, a Câmara de Torres Vedras divulgou que o surto apresenta 24 casos ativos, dos quais 18 residem no concelho, três no Cartaxo e outros três na Lourinhã.

Dos 18 casos confirmados em Torres Vedras, dez localizam-se na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, onde se situa o local de culto religioso, um em Ponte do Rol e outro na União de Freguesias da Carvoeira e Carmões.

No Lar de Nossa Senhora da Luz, na freguesia de A-dos-Cunhados e Maceira, onde começou um surto em 03 de agosto, subiram para sete o número de mortos por covid-19, sendo todos utentes da instituição, disse hoje fonte oficial autárquica.

Dos 87 casos de infeção entre utentes e funcionários, 16 mantêm-se ativos - três deles em internamento hospitalar, sete morreram e os restantes recuperaram, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje pelo município.

Desde o início da pandemia, Torres Vedras contabiliza 390 casos de infeção, dos quais 324 recuperaram, 13 morreram e 53 estão ativos.

15h06 - Universidade de Coimbra regressa ao ensino presencial

A Universidade de Coimbra regressou ao regime presencial, mas com aulas online sempre que seja necessário. Pode ser o caso de alunos e professores em quarentena ou em grupos de risco. A aula síncrona é também implementada quando não há lugares suficientes na sala.


14h54 - Pandemia fez 961.531 mortos no mundo

A pandemia do novo coronavírus fez mais de 961.531 mortos no mundo desde que a OMS declarou o surgimento da doença na China, no fim de dezembro.

Segundo o balanço da agência France Presse, foram diagnosticados mais de 31.110.400 casos de infeção, dos quais pelo menos 21.082.500 são hoje considerados curados.

14h20 – Padrão da epidemia em Portugal alterou-se

Sobre o padrão etário dos casos de infeção, Graça Freitas confirmou que “à medida que a epidemia foi evoluindo é notório que o padrão se alterou”.

No início havia mais casos de idosos, mais internamentos e mais letalidade. Mas com o evoluir da epidemia, “esta tendência sofreu alterações”. Segundo os dados desta segunda-feira, apenas 11 por cento das pessoas infetadas nas últimas 24 horas têm mais de 70 anos.

“Confirma-se que estamos num padrão de pessoas jovens infetadas”, explicou.

Além disso, tem havido uma maior “proteção aos mais velhos” nos últimos tempos, disse ainda a diretora-geral.

14h18 – Primeira semana de aulas “correu bastante bem”, diz DGS

Relativamente ao início do ano letivo, a diretora-geral garantiu que “esta primeira semana correu bastante bem”, embora haja ainda “ajustes a fazer”.

“Foram encontradas formas de melhorar alguns procedimentos nas escolas”, afirmou ainda Graça Freitas, que acrescentou que apesar de terem sido identificados alguns casos de infeção, em termos de saúde pública, nenhum levou ao encerramento de escolas.

No entanto, pode haver a suspensão de atividades, caso seja identificado algum caso numa escola, não por razões de saúde pública, mas por falta de recursos humanos.

“Vamos tentar ser seletivos” e não encerrar uma escola inteira, apenas uma turma ou grupo suspeito.

14h14 – Máscara ao ar livre só é obrigatória se não se consegue garantir distância social

Relativamente à utilização de máscara, Graça Freitas começou por dizer que “não se pode pôr de todo a questão em mudar de opinião”, uma vez que a DGS sempre tentou ter uma “posição evolutiva”.

“Ao ar livre, a utilização de máscara faz sentido se formos de facto para sítios onde não se consiga garantir que ficamos longe de outros”, afirmou. Mas é “diferente de situações no campo ou num jardim, ou em horas em que não andam outras pessoas a passear”.

“Se nós estivermos longe o suficiente não é preciso utilizar o método de barreira”, recordou Graça Freitas.

“Muito brevemente, e depois de mais uma vez termos consultado os peritos nacionais e internacionais, vai sair uma orientação no sentido de que quando as pessoas no exterior não conseguirem garantir para elas ou para os outros a distância física recomendada, poderão ou deverão usar máscara. Se estiverem no exterior mas distante de outras pessoas, não faremos essa recomendação, sendo que as pessoas são livres de se quiserem utilizar sempre se se sentem melhor”.

14h12 - Governo quer evitar regresso ao confinamento

Sobre uma recente sondagem que revela que um número significativo de portugueses defende um regresso ao confinamento, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, destaca que hoje em dia “sabemos mais sobre a doença” do que há alguns meses.

“O confinamento parcial ou geral é uma resposta de saúde pública que garantidamente não queremos voltar a acionar”, acrescentou em resposta aos jornalistas.

14h09 – Estado da doença e decisão médica tem de ser “avaliada” antes de crianças com cancro voltarem à escola

Sobre a questão de o IPO afirmar que crianças com doenças oncológicas podem frequentar a escola e as aulas presenciais, Graça Freitas começou por dizer que, antes de mais, é necessário saber distinguir as diversas fases “do cancro em que a criança está”.

Duas crianças com cancro não têm “necessariamente” o mesmo problema de saúde, segundo Graça Freitas.

“Depende da fase em que está, desde o diagnóstico ao tipo de tratamento que fez ou está a fazer, se está ou não imunossuprimida e se já teve (…) entrada numa fase de recuperação – ou seja de menos imunossupressão e de voltar à comunidade”, explicou a diretora-geral.

“Cada criança terá de ser avaliada pelo seu médico assistente”, continuou Graça Freitas. Nesse sentido, é o médico ou a equipa médica do IPO que “decidirá” se a criança fica em isolamento ou, consoante a evolução da doença, quando retoma à vida na comunidade.

“Cada uma destas situações tem de ser visto em particular”, esclareceu.

Segundo “uma portaria”, se uma criança com uma doença oncológica e num estado da doença em que não é aconselhado ir à escola, a instituição escolar e a família têm maneira de encontrar uma solução para a criança não ficar atrasada no ensino, relativamente à sua turma.

Mas se uma criança não estiver imunossuprimida, o “desejável é que retome a sua vida normal”.

14h05 - Testes antigénio poderão ser "mais-valia"

Questionado sobre a proposta de testes por parte da Cruz Vermelha, no sentido de recorrer aos testes antigénio, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, considerou que estes testes são considerados “rápidos”, uma vez que os resultados demoram entre dez e 30 minutos.

Por outro lado, apesar da maior rapidez, estes testes têm uma sensibilidade ligeiramente menor à dos testes PCR, particularmente quando a carga viral nos doentes é baixa, nomeadamente nos doentes assintomáticos, explicou o governante.

No entanto, António Lacerda Sales admite que estes testes poderão ser uma “mais-valia no futuro, tendo em conta o contexto outono-inverno, com uma necessidade de testagem será superior perante a época gripal.

O governante explicou ainda que há vários países europeus a fazer a análise neste tipo de testes. Na Bélgica, por exemplo, é feito um teste antigénio e de seguida o PCR, para confirmar os negativos

Portugal está a acompanhar os estudos que estão a ser feitos e ainda há alguma indefinição para o seu uso atual, admite o secretário de Estado, ainda que o seu uso possa ser “considerado” no futuro.

Num contexto de “escassez de recursos”, dependendo da evolução epidemiológica e de situações específicas, como surtos, contexto de lares ou escola, estes testes podem ser importantes para identificar rapidamente indivíduos com elevada carga viral, ainda que seja sempre preferível recorrer a testes com maior sensibilidade

António Lacerda Sales esclareceu que irá decorrer ainda esta segunda-feira uma reunião entre a DGS, INSA, Infarmed e peritos externos para avaliação destes testes. Para amanhã está ainda marcada uma reunião com a Cruz Vermelha, também sobre este tópico.

14h00 - Plano Outono - Inverno

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta segunda-feira, no início da habitual conferência de imprensa sobre a Covid-19, que a taxa de letalidade global é de 2,8 por cento. Já a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 14,1 por cento.

O governante lembrou que o outono - que se inicia amanhã - é tradicionalmente uma época desafiante para os sistemas de saúde e enfatizou a importância do Plano de Saúde para o Outono-Inverno, disponível para consulta a partir de hoje.

Este plano, explica António Lacerda Sales, tem em vista dar resposta à pandemia mas também a outras necessidades. Com o mesmo, cria-se uma nova task-force de resposta não-Covid.

Mas também se prevê, com este plano, um reforço da resposta em saúde pública. A testagem continua a ser prioritária como uma das principais ferramentas de combate à pandemia.

O plano delineado não é fechado e terá de se adaptar a futuros desenvolvimentos. Por isso, deverá ser sujeito a uma revisão bimensal, pelo que será reavaliado ainda antes de se iniciar o Inverno.

13h50 - Mais oito óbitos e 623 casos confirmados

Nas últimas 24 horas registaram-se mais oito vítimas mortais e 623 novos casos de Covid-19. No total, de acordo com o novo boletim, Portugal contabiliza 1.920 óbitos e 69.200 casos confirmados.

Houve ainda registo de mais 140 casos recuperados, num total de 45.736 recuperados.

Quanto ao número de casos ativos, são neste momento 21.544, mais 475 do que ontem.

13h24 - Mais de 240 refugiados da ilha de Lesbos com Covid-19

Mais de 200 refugiados transferidos para o novo campo da ilha de Lesbos estão contagiados com covid-19, anunciou hoje o porta-voz do governo grego. 

Das 7.064 pessoas que deram entrada no novo campo de Kara Tepe, em Lesbos, pelo menos 243 têm Covid-19.

A média de idades do grupo de refugiados contagiados ronda os 24 anos e a maior parte estão assintomáticos, disse o porta-voz.

12h35 - Economia alemã continua a recuperar no 3.º trimestre, diz Bundesbank

A economia alemã está a recuperar no terceiro trimestre depois de sofrer a pior contração desde que as estatísticas trimestrais começaram a ser recolhidas em 1970 devido à pandemia, de acordo com o Bundesbank.

"A economia alemã está a recuperar lentamente do acentuado declínio devido à pandemia da covid-19", disse o Bundesbank no boletim mensal de setembro, hoje publicado.

A economia alemã contraiu-se quase 10% na Primavera, em dados corrigidos das variações sazonais.

Mas agora os economistas do Bundesbank estimam que no terceiro trimestre haverá "um forte contra movimento".

12h20 - Assessor científico alerta para risco de 200 mortes por dia no Reino Unido

O Reino Unido poderá registar 200 mortes por dia em novembro se a pandemia de covid-19 continuar a avançar ao ritmo atual, avisou hoje o principal assessor científico do Governo britânico, Patrick Vallance.

Numa declaração pública transmitida na televisão, Vallance disse que o número de infeções está a duplicar cada sete dias e que, se este ritmo continuar, em meados de outubro o Reino Unido poderá ter 50 mil casos por dia.

No domingo, o Reino Unido anunciou ter registado mais 3.899 novas infeções e 18 mortes de covid-19 nas 24 horas anteriores, isto depois do sábado ter contabilizado 4.422 novos casos, o número mais alto desde maio.

11h36 - África regista mais 133 mortos

O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu para 33.951 nas últimas 24 horas após o registo de mais 133 vítimas mortais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, registaram-se mais 8.494 casos de infeção.

No total foram contabilizados 1.153.967 casos de recuperação, mais 5.389 nas últimas 24 horas.

11h03 - Reino Unido num "ponto crítico"

O diretor-geral de Saúde em Inglaterra, Chris Whitty, alerta que a o Reino Unido está "num ponto crítico" da pandemia.

"A tendência no Reino Unido está a ir na direção errada e estamos num ponto crítico da pandemia. Estamos a analisar os dados para ver como controlar a disseminação do vírus antes de um período de inverno muito complicado", salienta o especialista.

10h41 - Quase 90 milhões de máscaras compradas desde o início da pandemia nas farmácias

Os dados são da Associação Nacional das Farmácias e mostram que o pico de compra de máscaras descartáveis ou cirúrgicas nas farmácias portuguesas foi registado em abril.


10h24 - República Checa. Ministro da Saúde demite-se

O ministro checo da Saúde, Adam Vojtěch, apresentou a demissão esta segunda-feira na sequência do grande aumento de casos de Covid-19 no país. 

Antes dos meses de verão, o Governo checo decidiu suspender praticamente todas as restrições impostas durante a primeira fase da pandemia. No último mês, o número de infeções duplicou este mês, tornando-se na segunda taxa mais elevada da Europa quanto ao crescimento dos contágios, depois de Espanha.

Vojtěch foi muito criticado ao longo das últimas semanas, mas a oposição considera que o ministro da Saúde demissionário é um bode expiatório para o Governo.

10h12 - Espanha. Áreas metropolitanas enfrentam segunda vaga

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de infeções em Espanha, o que levou o governo regional a decidir impor novas restrições a partir desta segunda-feira.

Mas não é apenas na capital espanhola
que os números de casos continuam a aumentar exponencialmente. Talavera, Salamanca, Girona, Vitória e várias outras áreas metropolitanas estão a ser afetadas pela segunda vaga da Covid-19, tendo taxas de incidência quase semelhantes à de Madrid.

9h52 - Indonésia regista recorde diário de novas infeções

A Indonésia registou 4.176 novas infeções nas últimas 24 horas, um recorde diário para o país. No total, desde o início da pandemia, foram contabilizados 248.852 casos.

Em relação aos óbitos, morreram mais 124 pessoas com a Covid-19. No total já houve 9.677 mortes, o maior número de fatalidades em todo o Sudeste Asiático.

9h33 - Alemanha regista 922 novos casos

A Alemanha registou 922 novos casos nas últimas 24 horas, contabilizando um total de 272.337 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Destas, já recuperaram 242.200 pessoas. Quanto ao número de óbitos, já morreram 9.386 pessoas no país.

8h49 - Crianças com doença oncológica devem continuar a ir à escola

Para crianças com cancro, não há risco acrescido. É a posição defendida pelo Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

A diretora do serviço de Pediatria do IPO, Filomena Pereira, esclarece que a ameaça do novo coronavírus não deve colocar em causa a frequência escolar de crianças com doença oncológica, já que não existem provas de que estes menores tenham mais probabilidade de contrair o vírus ou de desenvolver formas mais graves de Covid-19.

Só as crianças que, além do cancro, tenham doenças cardíacas ou respiratórias, devem ficar ausentes da escola, nesta altura de pandemia.

As restantes são incentivadas a ir às aulas, devido à ausência de riscos acrescidos, como afirma esta especialista do IPO de Lisboa.

8h14 - Ordem dos Médicos exige divulgação da Estratégia Outono-Inverno

A Ordem dos Médicos exigiu esta segunda-feira a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para a Saúde.

O Bastonário e o gabinete de crise da Ordem querem que o documento atualizado para o combate à nova fase da pandemia seja tornado público.

Os médicos defendem, entre várias novas medidas, a necessidade urgente de reforçar a capacidade laboratorial para a realização de testes rápidos de diagnóstico.

Recomendam ainda a criação de equipas médicas de resposta rápida a situações complexas, como surtos em lares.

7h20 - Taj Mahal reabre ao público na Índia após seis meses encerrado

O Taj Mahal, o monumento mais visitado na Índia, reabriu hoje após seis meses encerrado por causa da pandemia, apesar de o número diário de novos casos de covid-19 no país se manter perto dos 90 mil.

Com uma população de 1,3 mil milhões de pessoas, a Índia é o segundo país do mundo com o maior número de infeções, depois dos Estados Unidos, totalizando mais de 5,4 milhões de contágios desde o início da pandemia.

Apesar disso, o Governo indiano está gradualmente a abrandar as regras instauradas para combater a pandemia, levantando restrições aos voos domésticos e à circulação de comboios ou à reabertura de mercados e restaurantes.

7h05 - Costa recebe hoje partidos à procura de consenso no Plano de Recuperação e Resiliência

O primeiro-ministro reúne-se hoje, em São Bento, com os partidos com representação parlamentar sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, documento que classifica como estratégico e em relação ao qual quer alcançar um "amplo consenso" político.

De manhã, a partir das 10:00, António Costa recebe em sucessivas audiências a Iniciativa Liberal, o PEV, o PCP e o PAN. Na parte da tarde, a partir das 15:00, o primeiro-ministro reúne-se primeiro com o Chega, seguindo-se o CDS, o Bloco de Esquerda e o PSD.

Durante esta semana, além de proceder à audição dos partidos com representação parlamentar, António Costa reúne-se também com o Conselho Económico e Social e com o Conselho de Concertação Territorial na terça-feira, seguindo-se um debate temático sobre o Plano de Recuperação e Resiliência na quarta-feira na Assembleia da República.

7h00 - Marcelo defende que pandemia torna mais urgente o compromisso de todos com a ONU

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com o multilateralismo e a ONU, 75 anos depois da sua criação, defendendo que isso se torna ainda mais urgente com as consequências da pandemia de covid-19.

Marcelo Rebelo de Sousa fez este apelo numa mensagem publicada no portal da Presidência da República na Internet por ocasião da reunião de alto nível que decorrerá hoje por videoconferência para comemorar os 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU), aniversário que se celebra no dia 24 de outubro.

O Presidente da República afirma que os valores da Carta das Nações Unidas "continuam relevantes nos dias de hoje: a paz e segurança mundiais, a promoção dos direitos humanos universais e justiça para todos".

O chefe de Estado refere-se depois às "circunstâncias particularmente difíceis causadas pela pandemia da covid-19", que aponta como "um dos maiores desafios à escala global que a ONU e os seus Estados-membros enfrentam desde a sua criação".


Covid-19. Aulas suspensas em escolas de Lisboa e Penedono

Na Escola Básica de Penedono, em Viseu, as aulas estão suspensas depois de ter sido detetado um caso de infeção pelo novo coronavírus. Uma das três cozinheiras da cantina da escola está infetada.

A escola com cerca de 200 alunos vai estar hoje encerrada para trabalhos de desinfeção.

O caso foi detetado depois da Autoridade de Saúde ter decidido realizar testes aos assistentes operacionais e técnicos das escolas do concelho.

Idêntico cenário numa escola em Lisboa. As aulas do 1º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas. Um dos funcionários está infetado com o novo coronavírus.

Os outros três vão realizar testes e cumprir isolamento de 14 dias.

A direção do Agrupamento sublinha que já pediu à Câmara Municipal de Lisboa a colocação de outros assistentes operacionais na escola.

Segunda morte em Carção
Há uma segunda morte no lar de Carção, no concelho de Vimioso, em Bragança.

No total estão 36 pessoas infetadas pelo novo coronavírus. São 27 idosos e nove funcionários. Dois idosos estão internados no Hospital de Bragança.

O primeiro caso foi detetado na sexta-feira após a doença ter sido detetada num idoso que morreu.

Em Ourique, há 43 casos de Covid-19, com origem no lar da aldeia de Santa Luzia. A maioria dos infetados está assintomática, mas há uma pessoa internada no Hospital de Beja.

No concelho já foram testadas centenas de pessoas.
Número de mortes sobe
O último boletim epidemiológico revela que morreram mais 13 pessoas com Covid-19 em Portugal. É o número mais elevado de mortes desde 9 de julho.

Há mais 552 pessoas infetadas. A região Norte ultrapassou Lisboa com 273 casos, cerca de 49% do total nacional.

Lisboa, com mais 179 infetados representa 32%.

O número de internamentos também subiu, com mais 14 pessoas hospitalizadas.