Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1249 novos casos de infeção e 14 mortes. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, está infetado com Covid-19. O primeiro-ministro e vários membros do Governo foram entretanto testados. Os resultados deram negativo à Covid-19.

Mais atualizações


23h57 - Estudo de caso indica que exposição ao vírus pode não conceder imunidade total

Um estudo que confirma o primeiro caso de reinfeção pelo novo coronavirus nos Estados Unidos, o quinto a nível mundial, indica que a exposição ao vírus pode não conferir uma imunidade total.

O trabalho foi hoje publicado na revista científica Lancet, e analisa o caso de um jovem de 25 anos que testou positivo para duas infeções distintas por SARS-CoV-2 em 48 dias, confirmando que uma segunda infeção pode ocorrer num curto espaço de tempo e pode ser mais grave, como foi o caso.

Os resultados deste estudo, financiado pelo Instituto Nacional de Ciências Médicas Gerais e conduzido por investigadores do Laboratório de Saúde Pública do Estado de Nevada e da Universidade de Nevada, Reno School of Medicine, indicam que a exposição ao covid-19 pode não se traduzir em imunidade total garantida e que são necessárias pesquisas adicionais de casos de reinfecção.

Neste primeiro estudo para confirmar um caso de reinfecção de Covid-19 nos EUA, os investigadores encontraram provas de que um indivíduo sem distúrbios imunológicos ou condições subjacentes conhecidas foi infetado com SARS-CoV-2 em duas situações distintas.

O paciente de 25 anos que mora em Washoe County, Nevada, foi infetado com duas variantes distintas de SARS-CoV-2 num período de 48 dias.

A segunda infeção foi mais grave, resultando em hospitalização com suporte de oxigénio, o que pode indicar que a exposição anterior ao Covid-19 pode não traduzir uma imunidade total garantida.

Os autores do estudo observam que todos os indivíduos - previamente diagnosticados ou não - devem tomar precauções idênticas para prevenir a infeção com SARS-CoV-2.

Após teste positivo para SARS-CoV-2 em abril de 2020, o paciente testou negativo para o vírus em duas ocasiões diferentes.

Em junho de 2020, depois de apresentar sintomas graves de Covid-19, incluindo febre, dor de cabeça, tontura, tosse, náusea e diarreia, o paciente foi hospitalizado e teve um segundo teste positivo. Já teve alta hospitalar e já está recuperado.

"Ainda existem muitas incógnitas sobre as infeções por SARS-CoV-2 e a resposta do sistema imunológico, mas as nossas descobertas indicam que uma infeção anterior por SARS-CoV-2 pode não proteger contra infeções futuras", disse o principal autor do estudo, Mark Pandori, PhD, do Laboratório de Saúde Pública do Estado de Nevada , localizado na Universidade de Nevada( Reno School of Medicine).

"É importante notar que esta é uma descoberta singular. Embora mais pesquisas sejam necessárias, a possibilidade de reinfecções pode ter implicações significativas para a nossa compreensão da imunidade à Covid-19, especialmente na ausência de uma vacina eficaz", disse, defendendo ainda que os indivíduos com teste positivo para SARS-CoV-2 devem continuar a tomar sérias precauções, incluindo distanciamento social, uso de máscaras faciais e lavagem das mãos.

Pelo menos quatro outros casos de reinfecção foram confirmados na Bélgica, Holanda, Hong Kong e Equador.

No entanto, apenas o caso de reinfecção do Equador apresentou resultados de doença piores do que a primeira infeção.

23h26 - Brasil contabiliza 201 mortes e 8.429 casos nas últimas 24 horas

O Brasil contabilizou 201 mortes e 8.429 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 150.689 óbitos e 5.103.408 infetados desde o início da pandemia, informou hoje o executivo.

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, estão ainda sob investigação 2.407 mortes, que poderão eventualmente relacionadas com o novo coronavírus.

A taxa de letalidade da doença no Brasil mantém-se em 3%, enquanto que a taxa de incidência é agora de 71,7 mortes e 2.428,5 casos por cada 100 mil habitantes.

Além de ser o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, o Brasil é também uma das nações com maior número total de recuperados. No momento, 4.495.269 pessoas diagnosticadas recuperaram da covid-19 no país sul-americano e 457.450 infetados estão sob acompanhamento médico.

São Paulo (1.038.344), Bahia (326.634), Minas Gerais (323.967) e Rio de Janeiro (283.858) são os estados com mais casos de infeção pelo novo coronavírus.

A lista de unidades federativas com mais mortes é liderada também por São Paulo (37.279), sendo seguida pelo Rio de Janeiro (19.312), Ceará (9.135) e Pernambuco (8.414).

Nenhuma das 27 unidades federativas do país apresenta uma taxa de incidência da doença inferior a 1.000 casos por 100.000 habitantes.

O diretor executivo do programa de emergências sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou hoje que dados recentes mostram estabilização e queda dos casos de covid-19 no Brasil, mas alertou que essa tendência ocorre a partir de números "muito, muito altos".

"Dizer que a doença está a cair no Brasil é algo positivo. (...) Mas o facto de a doença estar a desacelerar não significa que ela não vá ganhar força de novo. (...)O Brasil é um país grande e precisamos ter atenção aos lugares onde os números ainda seguem em alta", disse Michael Ryan.

23h10 - PR do Quirguistão decreta novo estado de emergência depois de prazo ter passado

O Presidente do Quirguistão decretou hoje um novo estado de emergência em Bichkek, capital do país, durante uma semana, depois de o parlamento ter falhado o prazo de três dias requerido para aprovar o decretado anteriormente.

O novo estado de emergência decretado reflete o caos em que o país está submerso depois das últimas eleições legislativas que desencadearam várias manifestações.

De acordo com o gabinete do Presidente do Quirguistão, Sooronbay Jeenbekov, citado pela Associated Press (AP), o estado de emergência em Bichkek vai decorrer entre as 20:00 de hoje (15:00 em Lisboa) e as 07:00 (02:00 em Lisboa) da próxima segunda-feira, 19 de outubro.

O estado de emergência impõe o recolher obrigatório, proíbe comícios e outros eventos públicos e também restringe as viagens. Também passa a ser possível destacar militares nas ruas da capital para reforçar o cumprimento destas medidas

23h06 - República Checa adota novas medidas face ao aumento de infeções

A República Checa terá novas medidas restritivas como o encerramento de escolas, bares e restaurantes, em resposta ao aumento recorde de infeções pelo novo coronavírus nos últimos dias, anunciou hoje o Governo.

Segundo revelou hoje o primeiro-ministro, Andrej Babis, todos os bares, restaurantes e discotecas passarão a estar encerrados a partir de quarta-feira, e o consumo de álcool na via pública será proibido.

O governante acrescentou ainda que todas as escolas irão encerrar até pelo menos 02 de novembro, à exceção dos estabelecimentos de ensino abertos para filhos de médicos, enfermeiros ou equipas de resgate, de acordo com a agência AP.

O Governo da República Checa limitou ainda os ajuntamentos a um máximo de seis pessoas, passando agora a ser obrigatório o uso de máscara nas paragens de transportes públicos ao ar livre.

22h57 - Universidade de Aveiro com mais 40 alunos infetados

As autoridades de saúde registaram hoje mais 40 alunos da Universidade de Aveiro (UA) infetados com o novo coronavírus, o maior número desde que foi detetado o surto naquela instituição de ensino há cinco dias, informou fonte académica.

“Destes 40 novos casos, 38 estão relacionados com o contágio previamente identificado”, refere uma nota do reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, dirigida à comunidade académica.

Segundo o reitor, estes resultados decorrem dos 95 testes a contactos de risco, realizados em ação conjunta entre as autoridades de saúde e a UA.

Atualmente, de acordo com a Reitoria, existem 72 casos positivos na UA, 68 dos quais resultantes do primeiro contágio e quatro casos isolados.

22h47 - Lar ilegal da Maia com 34 pessoas infetadas entre idosos e funcionários

O lar ilegal “Merecido Abraço”, localizado na Maia, no distrito do Porto, tem, entre utentes e funcionários e distribuídas por dois polos, 34 pessoas infetadas com o novo coronavírus, revelou hoje fonte da Segurança Social.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a Segurança Social confirmou que foi detetado um surto relacionado com a pandemia da covid-19 na “estrutura ilegal” com o nome “Merecido Abraço”.

No polo de Gueifães há registo de oito idosos e um funcionário infetados, enquanto no polo de S. Pedro de Fins 18 idosos e sete funcionários testaram positivo ao novo coronavírus.

“De momento, e considerando a situação de emergência, a Comissão Municipal da Proteção Civil da Maia, que integra um representante da Segurança Social, está a avaliar as condições dos equipamentos para separação dos utentes, bem como a eventual necessidade de reforço de recursos humanos”, lê-se na resposta da Segurança Social.

A mesma fonte precisou que “em maio de 2019 foi apresentado pela direção deste lar um requerimento de licença de funcionamento para a resposta social de ERPI [Estrutura Residencial para Idosos]”.

“Já em novembro, a entidade foi notificada para a junção dos documentos essenciais para a análise e decisão, sendo que em agosto de 2020, por ausência de resposta, foi novamente notificada, em sede de audiência de interessados, da intenção do Centro Distrital do Porto declarar deserto o processo de licenciamento”, justifica a Segurança Social.

22h30 - Reino Unido. Números da Covid-19 quadruplicaram em três semanas

Há agora mais doentes internados do que no início da pandemia em Março. Apesar de uma segunda vaga forte, o Governo britânico não vai aplicar nenhum tipo de confinamento geral, porque a economia não pode parar.

Num único dia em Inglaterra, 14 mil contágios, 50 mortos e 3500 internamentos. Apesar da realidade inquestionável de uma segunda vaga, a solução não será fechar o país.

A solução é confinar cidades. Liverpool entrou no terceiro nível mais elevado de restrições. As medidas incluem encerramento de pubs, casinos, ginásios e centros de lazer.

22h24 - Angola regista mais 122 infeções, uma morte e um recuperado em 24 horas

Angola contabilizou nas últimas 24 horas 122 novos casos de covid-19 e mais uma morte, elevando os casos para 6.488 e 219 mortos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Entre os novos casos, 99 foram registados em Luanda, 11 no Zaire, dois no Cuanza Norte, um em Malanje e nove em Cabinda.

22h15 - Infeção de ministro Manuel Heitor. Membros do Governo testam negativo

Deram negativo todos os testes a Covid-19 realizados aos ministros e primeiro-ministro que estiveram com Manuel Heitor no Conselho de Ministros. O ministro da Ciência e Ensino Superior está infetado com Covid-19, mas não apresenta sintomas da doença.


22h02 - Há mais uma vítima mortal com Covid-19 em Bragança

No hospital estão internados cinco idosos, com idades a rondar os 90 anos.Há 153 infetados, dos quais 107 utentes e 46 funcionários. O surto está limitado a dois dos três lares da Santa Casa e representa quase metade do número de casos ativos no concelho.
O surto na santa Casa da Misericórdia já provocou 10 mortes. Há 153 casos positivos.

São vários os focos de infeção. Sabe-se que há casos positivos entre os estudantes universitários e numa comunidade estrangeira.

21h55 - Governo desvaloriza aumento do número de casos

O secretário de Estado adjunto e da Saúde desvaloriza os números, diz que Portugal tem ainda uma capacidade de conforto, relativamente às taxas de ocupação, quer no internamento, quer nos cuidados intensivos.


21h19 - Cabo Verde contabiliza mais 83 casos em Santiago e total sobe para 7.155 infeções

Cabo Verde contabilizou mais 83 novos casos de covid-19, todos na ilha de Santiago, passando o país a ter um acumulado de 7.155 infeções desde 19 de março, informaram hoje as autoridades de saúde.

21h10 - Gaia estuda como celebrar Natal e promete "controlo rigoroso" a 1 de novembro

A câmara de Vila Nova de Gaia revelou hoje que está a ser preparado um plano que visa permitir que as pessoas se desloquem aos cemitérios a 1 de novembro, mas garantiu que o controlo será "rigoroso".

"Com Polícia Municipal, GNR e PSP, com um controlo rigoroso – e dizendo isto sob pena de amanhã ou depois existir uma diretiva nacional que implemente e obrigue o contrário, o que respeitamos – posso avançar que a câmara e as juntas de freguesia estão a preparar um plano para o dia 1 de novembro", disse o presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, na reunião camarária que decorreu esta tarde.

A 1 de novembro celebra-se o Dia de Todos os Santos, que está habitualmente associado a romagens aos cemitérios. Este ano, este feriado coincide com um domingo.

Os cemitérios de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, são geridos pelas juntas de freguesia, autarquias locais que, segundo Eduardo Vítor Rodrigues, têm uma reunião programada para segunda-feira para “ultimar os pormenores de um plano” que visa permitir as visitas aos hospitais, mas numa “lógica de disciplina” devido aos constrangimentos da pandemia do novo coronavírus.

O plano deverá incluir contagem de pessoas à entrada, estando pré-definidos limites de lotação de acordo com a área dos cemitérios.

À partida os cemitérios estarão abertos entre as 07h30 e as 19h30 e cada pessoa ou família terá 45 minutos para poder permanecer no seu interior.

"Também articulamos com Paróquias para que as cerimónias sejam feitas exclusivamente em contexto de igreja, ou seja sem procissão do Dia dos Fiéis. Isto para evitar esperas pela procissão, ajuntamentos", disse Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca também contou, já à margem da reunião, que a celebração do Natal também está já a ser pensada, mas foi perentório ao garantir que não abdicará das tradicionais iluminações.

“Iluminações haverá e de preferência mais e mais bonitas. A Praça Natal [recinto com atividades e comércio no centro da cidade], não podemos fazer. Mas temos de encontrar soluções de animação em polos nas freguesias e atividades localizadas e pontuais nas escolas. Podemos não trazer as pessoas ao centro, mas levamos o Natal até elas. O plano que estamos a estudar garante que existirão momentos de celebração natalícia, mas sem confusão”, disse o autarca.

20h55 - PM britânico determinado em evitar segundo confinamento nacional

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse hoje esperar evitar um segundo confinamento nacional para travar a pandemia de covid-19 como aquele que esteve em vigor no início do ano.

"Eu espero muito que não tenhamos de voltar a um novo confinamento nacional como em março e abril. Com o pacote de medidas que temos, se forem devidamente implementadas e cumpridas, podemos reduzir o índice de infeção", afirmou, numa conferência de imprensa.

O chefe do executivo reconheceu necessitar do "apoio popular" e disse ser essencial que as regras básicas de distanciamento social e isolamento sejam respeitadas "se queremos sair disto e permitir às pessoas passarem um Natal normal".

20h46 - Selecionador checo está infetado e falha jogo frente à Escócia

O selecionador checo de futebol, Jaroslav Silhavy, testou hoje positivo para a covid-19 e irá estar ausente do banco na partida frente à Escócia, do grupo F da Liga B da Liga das Nações, na quarta-feira.

Face à ausência do selecionador principal, que está em isolamento, tal como um dos jogadores selecionados, cujo nome a Federação não divulgou, a seleção checa será orientada pelo treinador adjunto Jiri Chytry.

20h35 - Governo promete apoio a trabalhadores atingidos por efeitos da pandemia

As pensões mais baixas voltam a ter um aumento extraordinário até 10 euros, mas só em agosto. Vai ser criada uma nova prestação social para apoiar trabalhadores que perderam rendimentos com a pandemia.
O apoio extraordinário vai variar de forma a que ninguém receba menos de 502 euros, que é o valor do limiar da pobreza.

20h25 - O Sars-cov-2 pode durar até 28 dias no vidro do ecrã do telemóvel, em moedas e em notas

O novo coronavírus pode sobreviver em nas notas e nas moedas, no vidro e em aço inoxidável por um período de até 28 dias - mais tempo do que resiste nestas superfícies o vírus da gripe -, segundo um estudo australiano que destaca a importância da higienização e lavagem das mãos frequentemente.

As descobertas do estudo da Agência Científica Nacional da Austrália (CSIRO) parecem mostrar que num ambiente muito controlado o vírus permaneceu infeccioso por mais tempo do que outros estudos tinham descoberto até agora.

Os investigadores do CSIRO descobriram que a 20 graus Celsius, o vírus SARS-CoV-2 permaneceu infeccioso por 28 dias em superfícies lisas, como notas de plástico e o vidro encontrado nas telas dos telemóveis. O estudo foi publicado no Virology Journal.

Em comparação, o vírus influenza A - o vírus da gripe - sobrevive em superfícies por 17 dias.

"Isso realmente reforça a importância de lavar as mãos e higienizar sempre que possível e, certamente, limpar as superfícies que podem estar em contato com o vírus", disse o um dos autores do estudo, Shane Riddell.

20h15 - Madeira com dois novos casos positivos regista agora 95 ativos

A Madeira registou hoje dois novos casos positivos de covid-19, importados da Polónia, elevando para 95 o número de situações ativas no arquipélago, informou a autoridade regional de saúde.

"Hoje há dois novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira passa a contabilizar 285 casos confirmados de covid-19 no território regional", pode ler-se no boletim epidemiológico diário divulgado pelo Instituto de Administração de Saúde (IASAÚDE).

O mesmo documento refere que são "dois casos importados, provenientes da Polónia", acrescentando existirem outras "12 situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde".

O IASAÚDE menciona que a Madeira contabiliza "95 casos ativos, dos quais 88 são importados, identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira, e sete são de transmissão local".

A autoridade de saúde regional destaca igualmente que "há dois novos casos recuperados a reportar" no arquipélago, totalizando 190 as pessoas dadas como curadas da infeção pelo novo coronavírus.

"Até hoje foram contabilizadas na Madeira 1.745 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram", aponta.

19h58 - Cavern Bar onde Beatles tocaram em Liverpool recebe apoio do governo britânico

O Cavern Club, o bar em Liverpool onde os Beatles tocaram antes de se tornarem mundialmente famosos, é uma das instituições culturais afetadas pela pandemia covid-19 que beneficiou de um pacote financeiro de apoio do governo britânico, hoje anunciado.

A mítica sala de concertos recebeu 525 mil libras (581 mil euros) de uma primeira tranche no valor de 257 milhões de libras (284 milhões de euros) destinada a quase 1.400 organizações artísticas e culturais.

A Orquestra Sinfónica de Londres ou o Finborough Theatre de Londres, uma sala com apenas 50 lugares, foram outras das instituições beneficiadas.

O dinheiro anunciado hoje é a primeira parcela de um Fundo de Recuperação de Cultura de 1,57 mil milhões de libras (1,74 mil milhões de euros) destinado a ajudar museus, galerias, teatros e salas de concertos, a grande maioria ainda fechada desde que o país entrou em confinamento, em março.

Alguns museus e teatros conseguiram reabrir com capacidade reduzida e prejuízo financeiro, mas as restrições do coronavírus tornam impossível a maioria dos espetáculos ao vivo e muitos trabalhadores ficaram de fora do regime de 'layoff', porque são profissionais independentes.

Julian Bird, executivo-chefe do U.K. Theatre, disse que o financiamento foi "calorosamente bem-vindo e ajudará a criar trabalho e a manter empregos”.

Mas algumas pessoas do mundo das artes expressaram indignação hoje com um anúncio sobre um programa do governo de requalificação profissional, mostrando uma jovem dançarina a atar as sapatilhas ao lado das palavras: “O próximo trabalho de Fatima pode ser na Internet (Só que ela ainda não sabe)"

O próprio ministro da Cultura, Oliver Dowden, admitiu que o anúncio, que faz parte de uma campanha que incentiva jovens de diversas origens a considerarem uma carreira em segurança informática, era “tosco” e que o governo quer salvar empregos no setor do espetáculo.

19h35 - Autarca de Guimarães admite que espetáculo com mil pessoas foi sinal contraditório

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, admitiu esta segunda-feira que a realização de um espetáculo no concelho com cerca de mil pessoas "deu um sinal que vem contradizer todo o recente discurso" da autarquia em relação à covid-19.

Citado num comunicado, Domingos Bragança acrescentou que todo o esforço de comunicação do município na prevenção da covid-19 "não pode ser comprometido por eventos culturais, ou outros, passíveis de reunirem um grande número de pessoas".

Falando no final da reunião do executivo, o autarca justificou, assim, a decisão, anunciada no domingo, de suspender a realização de eventos culturais nos equipamentos do município até à realização da reunião da Proteção Civil, que ocorrerá na terça-feira.

"Quero ouvir as senhoras delegadas de saúde sobre o assunto, bem como os responsáveis das restantes entidades, pois a situação que vivemos no Concelho de Guimarães poderá obrigar à adoção de medidas mais restritivas", disse.

Na noite de sexta-feira, um espetáculo no Multiusos de Guimarães com os humoristas Hugo Sousa, Ana Garcia Martins (Pipoca mais Doce) e Nilton. Juntou, segundo o município, 964 pessoas, o que corresponde a 40 por cento da lotação do espaço.

Assim, ainda segundo o município, foi cumprido o plano de contingência aprovado pelas autoridades de saúde.

O espetáculo foi promovido pela "Tempo Livre", uma régie-cooperativa que conta com 65 cooperantes, sendo a Câmara Municipal o seu principal acionista.

No domingo, e "em face das notícias e imagens" sobre o espetáculo, que sugeriram desrespeito pelas regras de segurança sanitária associadas à covid-19, a Câmara determinou a suspensão temporária dos espetáculos programados para todos os equipamentos culturais do concelho.

"Mais do que o cumprimento das regras, está em causa a perceção de menos exigência nas regras de proteção da pandemia que passamos para todos os nossos munícipes", explicou hoje Domingos Bragança.

O comunicado lembra que a posição do autarca perante o aumento de casos de covid-19 no concelho "tem sido de prudência máxima", como é exemplo o aconselhamento de uso de máscara em espaço público, medida, até ao momento, não adotada pela Direção-Geral da Saúde.

19h30 - Hospital das Caldas da Rainha reforça médicos e capacidade de internamento nas Urgências

O Hospital das Caldas da Rainha prevê aumentar a capacidade de internamento e reforçar o número de médicos e enfermeiros nas Urgências, onde a semana passada a sobrelotação de serviço obrigou a reencaminhar doentes para outras unidades.

O Plano de Contingência de Saúde Sazonal – Módulo Inverno e Covid-19 (2020-2021) "prevê um aumento da capacidade de internamento, a criação de novos espaços para atendimento de doentes e um reforço de recursos humanos [no Hospital das Caldas da Rainha]", informou hoje o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar do Oeste, onde esta unidade se insere.

A administração do CHO explicou que o plano prevê um aumento de 25 camas de internamento e, numa primeira fase, "um reforço de recursos humanos para colmatar o aumento de episódios de urgência" de oito médicos, 14 enfermeiros e 14 assistentes operacionais.

O reforço surge depois de, na última semana, se ter verificado "uma sobrelotação do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha, por motivo de concentração de um elevado número de doentes em observação", situação que o CA assegura estar, "neste momento, controlada".

19h25 - Número de casos em França diminuiu mas mortes aumentaram, nas últimas 24 horas

As autoridades de saúde francesas identificaram 8.505 novas infeções por covid-19, nas últimas 24 horas, uma queda acentuada em relação ao registo de sábado de 26.896 e de domingo de 16.101.

Os números de segunda-feira podem ter diminuído porque há menos testes realizados aos domingos.

Já o número de óbitos devido à infeção pelo novo coronavírus em França aumentou, tendo registado mais 95 mortes, contra as 46 no domingo.

19h17 - Teste realizado hoje pelo Presidente da República com resultado negativo

O teste para diagnóstico de infeção com o novo coronavírus realizado hoje pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, deu resultado negativo, segundo fonte da Presidência da República.

De acordo com a mesma fonte, a realização deste teste já estava prevista para hoje, antes da deslocação do Presidente da República a Bruges, na Bélgica, onde vai dar a aula inaugural do ano académico 2020/2021 do Colégio da Europa, na terça-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve há oito dias numa iniciativa com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a quem entretanto foi diagnosticada infeção com o novo coronavírus, divulgada neste domingo.

No entanto, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu hoje que esse encontro com cientistas em que ambos participaram no dia 04 de outubro, no Antigo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, aconteceu ainda "antes da fase infecciosa" do ministro e, portanto, sem risco de infeção para o Presidente da República.

19h13 - Espanha notifica 27.856 novos contágios e 195 mortes desde sexta-feira

O Ministério da Saúde de Espanha notificou hoje 27.856 novos casos de covid-19 desde sexta-feira, 2.825 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de infeções no país para 888.968.

Segundo os dados oficiais, no mesmo período, desde sexta-feira, Espanha registou mais 195 óbitos, elevando o total de mortes para 33.124.

Os dados indicam, por outro lado, que, por comunidades, Madrid recenseou 207 casos nas últimas 24 horas, descendo para terceiro lugar em número de novas infeções, após várias semanas com o maior número de novos contaminados.

19h07 - Países Baixos preparam medidas mais restritivas para conter pandemia

O Governo holandês está a negociar com as autoridades locais a aplicação de medidas mais restritivas para combater a pandemia de covid-19, após um fim de semana com quase 7.000 novos casos diários de contaminação.

Nas últimas 24 horas, o Instituto de Saúde Pública confirmou 6.584 novas infeções, 479 a mais do que no dia anterior, concentradas sobretudo em Amesterdão, onde foram registados 584 casos, seguido por Roterdão (433) e Haia (268).

Com estes dados, ao Países Baixos acumularam nos últimos 14 dias um total de 344,6 casos por 100.000 habitantes, bem acima da média da União Europeia, ficando atrás apenas da Bélgica (364,1) e da República Checa (432, 7).

De acordo com a Universidade de Johns Hopkins, os Países Baixos já registaram mais de 187 mil casos de covid-19, incluindo 6.654 mortes.

19h00 - Surto com 19 infetados em lar em Arruda dos Vinhos

Dezanove pessoas, entre utentes e trabalhadores, estão infetadas com covid-19 num lar em Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, confirmaram hoje o município e o delegado de saúde.

Através das redes sociais, o presidente da câmara, André Rijo, disse que existem 19 infetados, dos quais 13 são utentes e seis são funcionários, o que foi confirmado pelo delegado de saúde, Pompeu Balsa.

O responsável pela saúde pública local adiantou que a maioria está "assintomática ou com sintomas ligeiros".

Todos estão a recuperar na instituição, sendo que três foram observados em meio hospitalar por apresentarem "sintomas mais agudos", afirmou André Rijo.

O delegado de saúde referiu que, dos seis funcionários positivos, dois, que não apresentam sintomas, encontram-se a trabalhar enquanto cumprem a quarentena, prestando assistência aos utentes infetados.

No lar, foram testados na sexta-feira todos os 36 utentes e 20 dos 28 funcionários.

18h41 - Boris Johnson encerra pubs como parte de novas restrições para deter pandemia

O primeiro-ministro do Reino Unido impôs um sistema por camadas de novas restrições nalgumas zonas de Inglaterra, incluindo o encerramento dos pubs, para tentar evitar o alastramento dos contágios por SARS-CoV-2.

Os encerramentos irão incluir pubs e bares em área consideradas de alerta muito alto a partir de quarta-feira.

18h33 - Milhões de alunos regressam às aulas na Nigéria depois de meio ano

Milhões de alunos regressaram hoje às aulas na Nigéria, o país mais populoso de África, depois de um encerramento de meio ano instituído para conter a propagação do novo coronavírus, responsável pela covid-19.

O regresso tem sido feito de forma gradual, depois de vários estudantes terem já realizado os exames de final de ano letivo em agosto.

O Governo permitiu agora a reabertura de mais de 120 mil escolas primárias e secundárias por todo o território nigeriano, noticia hoje a agência Efe.

As salas de aula voltaram a receber os alunos, que, tal como os professores, são sujeitos a medições de temperatura e a lavagens de mãos obrigatórias, protocolos que pretendem assegurar a segurança e a higiene nas escolas.

O ministro da Educação da Nigéria, Adamu Adamu, que na semana passada aprovou a reabertura das escolas, afirmou que a decisão foi tomada "depois de se constatar que a covid-19 chegou para ficar" e que o país "tem de viver com ela".

As diretrizes para a reabertura das escolas foram desenvolvidas em conjunto pelo grupo de trabalho do Governo, que coordena a luta contra a pandemia, o Ministério da Educação e o Centro de Controlo de Doenças da Nigéria (NCDC, em inglês).

Ainda assim, o regresso às aulas depende da decisão de cada um dos 36 governos estaduais.

18h30 - Governo quer agilizar aplicação de rastreio `Stayaway Covid´

O presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) disse hoje que a aplicação de rastreio ‘StayAway Covid’, que já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, vai ser agilizada.

“Estamos a estudar algumas novas abordagens à app. Solicitámos à Comissão Nacional de Proteção de Dados [CNPD] algumas indicações para, dentro do quadro da privacidade, criar condições para agilizar algumas operações”, afirmou Luís Goes Pinheiro.

Na conferência de imprensa de atualização da situação da pandemia de covid-19 em Portugal, o responsável disse que, em cooperação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), vai ser intensificada a formação dada a médicos, responsáveis por inserir na aplicação os códigos de quem está infetado, de forma a que não tenham dúvidas sobre os procedimentos.

“Haverá um `webinar´ esta semana e outras ações para garantir que não há nenhum utilizador do sistema que não saiba as operações que deve fazer”, observou.

Luís Goes Pinheiro referiu que o objetivo é melhorar a aplicação, mantendo os princípios que a norteiam, nomeadamente o princípio da liberdade.

A ‘StayAway Covid’ é uma aplicação que assenta na liberdade de descarregar, de usar, de inserir o código gerado e de ligar para a Linha Saúde 24 caso seja considerado de alto risco, frisou.

18h27 - África obrigada a 'apertar o cinto' caso haja segunda vaga

A consultora NKC African Economics considerou hoje que a África subsaariana pode ser obrigada a uma consolidação orçamental forçada se houver uma segunda vaga da pandemia no continente ou se os preços das matérias-primas não recuperarem.

"Perturbações decorrentes de uma segunda vaga da pandemia no comércio global ou uma recuperação mais lenta dos preços das matérias-primas arriscam criar atrasos na trajetória de crescimento ou um cenário de dupla recessão", escreveu a analista Irmgard Erasmus, numa análise sobre o impacto da pandemia de covid-19 nas economias africanas.

"Se isto se materializar, quase todos os países na África subsaariana enfrentarão uma consolidação orçamental forçada e abrupta, ao passo que um falhanço na extensão da Iniciativa para a Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) para além de 2020 ou a falta de acordo na reestruturação de empréstimos aos credores bilaterais não oficiais aumenta o risco de 'default'" em vários países, alertou a analista.

Na análise continental enviada aos clientes, e a que a Lusa teve acesso, a NKC mantém a previsão de recessão de 9% para Angola, mais do dobro da estimativa do Fundo Monetário Internacional (-4%) e alerta que o país tem "uma premente necessidade de reestrutura a dívida".

A pandemia de covid-19, sistematiza a analista, expôs as frágeis fundações externas e os deficientes enquadramentos de política contracíclica através de três canais de transmissão distintos: primeiro, as pressões orçamentais relacionadas com o aumento da despesa em saúde e o aumento do desemprego; depois a redução do comércio global e a demonstração dos gargalos logísticos existentes em África e, por último, o impacto financeiro visível no aumento dos juros, na depreciação das moedas e na saída de fluxos de capital.

18h21 - Funcionários da Câmara de Óbidos em resguardo após contacto com ministro

O presidente e quatro funcionários da Câmara de Óbidos que, no sábado, participaram numa sessão com o ministro da Ciência e Tecnologia, são considerados contactos de baixo risco, mas vão manter-se resguardados por indicação das autoridades de saúde.

“Fomos todos considerados contactos de baixo risco, mas por uma questão de segurança, por indicação da delegada de saúde, vamos todos ficar resguardados durante alguns dias”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques.

O autarca e quatro trabalhadores da Câmara de Óbidos participaram, no sábado, na apresentação da “Coleção Ciência & Conhecimento” numa sessão com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor.

No domingo, o gabinete do primeiro-ministro informou que Manuel Heitor testou positivo à covid-19.

18h15 - Três crianças infetadas em creche da Misericórdia da Maia

Três crianças de uma creche da Santa Casa da Misericórdia da Maia estão infetadas com covid-19 e as restantes 10 crianças da sala estão já a ser testadas, revelou hoje a provedora da instituição.

18h10 - África CDC quer entre 40 a 60 por cento da população africana vacinada

O diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da União Africana (África CDC) estabeleceu hoje como meta a imunização de 40 a 60 por cento da população do continente africano com a futura vacina para a covid-19.

"O nosso objetivo para o continente é alcançar, pelo menos, entre 40 e 60 por cento da imunização da população para atingir a imunidade de grupo num continente de 1,2 mil milhões de pessoas", disse John Nkengasong.

O diretor do África CDC falava hoje durante a conferência do Financial Times sobre África, este ano em formato virtual, num painel sobre os desafios médicos em África no contexto da pandemia de covid-19.

"Temos de chegar lá por fases. Começaremos por vacinar as populações vulneráveis, nomeadamente os presos, depois os profissionais de saúde e a seguir o resto da população", acrescentou, sublinhando que esta é ainda uma discussão em aberto.

John Nkengasong adiantou que, através da plataforma Covax, foram prometidas a África 220 milhões de doses de uma futura vacina para a covid-19.

"Se assumirmos que para cada imunização precisamos de duas doses, conseguiremos vacinar 110 milhões de pessoas", disse, apontando que, com estes dados, há ainda "muito trabalho" a fazer nesta matéria.

Por isso, indicou, além da estratégia para assegurar vacinas através da plataforma Covax, decorrem conversações em outras frentes para mobilizar o máximo de doses, nomeadamente com a Índia.

18h05 - IVA reduzido nas máscaras e gel desinfetante vai manter-se em 2021

As máscaras de proteção respiratória e o gel desinfetante cutâneo vão continuar sujeitos à taxa reduzida do IVA no próximo ano, de acordo com a versão preliminar da proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021).

"Estão sujeitas à taxa reduzida do IVA (...) consoante o local em que sejam efetuadas, as importações, transmissões e aquisições intracomunitárias" das "máscaras de proteção respiratória" e do "gel desinfetante cutâneo", prevê a versão preliminar da proposta a que a Lusa teve acesso.

Esta solução integra o leque de medidas excecionais e transitórias decididas pelo Governo no âmbito do combate à pandemia de covid-19, tendo o diploma que a contemplava sido publicado em maio com a indicação de que vigorava até ao final deste ano.

18h00 - Itália com 4.619 novos contágios e PM descarta novo confinamento total

A Itália registou nas últimas 24 horas 4.619 contágios e 39 mortes associadas à covid-19 e o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, excluiu hoje a possibilidade de o país voltar a um confinamento total.

Segundo o Ministério da Saúde italiano, com os novos dados, Itália conta agora com 359.569 casos de infeção com o novo coronavírus detetados desde o início da pandemia, a 21 de fevereiro, enquanto o de óbitos subiu para 36.205.

O total de novos casos diários de covid-19 hoje divulgado é inferior ao dos últimos três dias, sempre acima dos 5.300, mas também se realizaram menos testes de diagnóstico, cerca de 85.000, enquanto na semana passada a média era de cerca de 130.000.

Segundo os dados oficiais, em Itália estão contabilizadas 82.764 pessoas infetadas, embora a grande maioria esteja isolada em casa com sintomas leves ou sem eles.

Do total de infetados, 5.273 estão hospitalizados (mais 334 do que domingo), estando 452 deles em unidades de cuidados intensivos (mais 32).

Face ao contexto, o primeiro-ministro italiano excluiu a possibilidade de confinar novamente o país, tal como aconteceu em março, mas alertou que, em caso de necessidade, encerrará áreas limitadas do território

Em Taranto, sul do país, Conte garantiu que o executivo que lidera tem estado a trabalhar para evitar um novo confinamento.

17h53 - Moçambique anuncia mais um óbito e 87 novas infeções

O Ministério da Saúde moçambicano anunciou hoje mais um óbito de um paciente com covid-19, que eleva o cumulativo para 72, tendo registado ainda 87 novas infeções.

A vítima é um moçambicano, de 51 anos, que esteve internado numa unidade hospitalar da cidade de Maputo, onde morreu no domingo "após o agravamento do seu estado clínico", disse Benigna Matsinhe, diretora adjunta de Saúde Pública, na atualização de dados sobre a pandemia, no Ministério da Saúde, em Maputo.

As autoridades anunciaram ainda mais 87 casos positivos do novo coronavírus, que elevam o total de casos para 10.088, dos quais 9.789 são de transmissão local e 299 são importados.

"Do total de casos anunciados hoje, oito são crianças menores de 05 anos", referiu Benigna Matsinhe.

17h50 - OMS desaconselha circulação do vírus para se atingir imunidade de grupo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) desaconselhou hoje a estratégia de deixar o novo coronavírus disseminar-se para atingir a chamada "imunidade de grupo", considerando que coloca "problemas científicos e éticos".

"Deixar circular um vírus perigoso que ainda não entendemos completamente não é ético nem é uma opção", afirmou o secretário-geral da organização, Tedros Ghebreyesus, numa conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia na sede da OMS, em Genebra.

Ghebreyesus frisou que deixar o vírus que provoca a covid-19 sem controlo "significaria infeções desnecessárias, sofrimento desnecessário e mortes desnecessárias".

"Imunidade de grupo", apontou, é um conceito médico relacionado com vacinação, que se verifica quando determinada população consegue estar protegida de uma doença infecciosa "a partir de um limiar" de pessoas vacinadas.

Por exemplo, no sarampo, esse limiar é 95%, enquanto para a poliomielite o limiar mínimo é 80%, indicou.

Quando há essas taxas de imunização, o resto das pessoas que não estejam imunes acaba por estar protegida porque a doença não se espalha entre a população.

"A imunidade de grupo atinge-se quando se protegem as pessoas, não quando se expõem às doenças", declarou, salientando que "nunca na história da saúde pública" se agiu nesse sentido.

Pensar em deixar circular um vírus como o SARS-Cov2, afirmou Tedros Ghebreyesus, coloca "problemas científicos e éticos", desde logo porque não há ainda certezas sobre a capacidade de desenvolver imunidade sem vacina porque há casos de pessoas que apanharam a doença duas vezes.

Além disso, referiu, só agora se estão a estudar verdadeiramente os efeitos a longo prazo da covid-19 em pessoas que estiveram doentes.

Por outro lado, combater a pandemia "não é uma escolha entre deixar o vírus à solta ou fechar um país", referiu.

Proteger os mais vulneráveis, evitar concentrações que amplifiquem os contágios são medidas de saúde pública que a OMS continua a defender.

17h45 - Reino Unido soma 13.972 novas infeções e 50 mortes e aperta restrições

O Reino Unido registou 13.972 novas infeções e 50 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, informou o ministério da Saúde britânico, pouco depois de o Governo ter anunciado novas restrições na cidade de Liverpool.

No domingo tinham sido registados 12.872 novos casos e 65 mortes, mas os números do fim de semana são frequentemente mais baixos do que a média devido ao atraso no processamento dos dados.

O total acumulado desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido é agora de 617.688 casos de infeção confirmados e de 42.875 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

17h38 - Europa tem lições a aprender com África, diz virologista

O diretor da London School of Hygiene & Tropical Medicine, Baron Peter Piot, elogiou hoje a resposta africana à pandemia de covid-19, defendendo que a Europa tem lições a aprender com África.

"Em relação há cinco anos, quando houve uma grande epidemia de Ébola na África Ocidental, o continente está hoje muito mais bem preparado e isso faz toda a diferença. Há instituições mais fortes, há o África CDC, houve uma ação precoce e uma reação rápida, antes mesmo de a pandemia se tornar um problema", disse Baron Peter Piot.

"É um contraste com a maioria dos países europeus que esperaram para agir. Só agiram depois de muita gente ter morrido. Na Europa, podemos aprender lições com o que aconteceu em África", acrescentou.

O virologista belga, responsável pela co-descoberta do vírus do Ébola, na década de 1970, no então Zaire, falava hoje durante a conferência do Financial Times sobre África, este ano em formato virtual, num painel sobre os desafios médicos em África no contexto da pandemia de covid-19.

17h24 - Comerciantes de Fátima passam dificuldades económicas devido à pandemia

A pandemia causou muitas alterações à última peregrinação do ano em Fátima sobretudo depois do ajuntamento de setembro no santuário em que milhares de peregrinos não mantiveram distanciamento social.


17h17 - Conferência Episcopal Portuguesa quer cemitérios abertos a 1 e 2 de novembro

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu hoje que os cemitérios se mantenham abertos nos dias de Todos os Santos e de Todos os Fiéis Defuntos, a 1 e 2 de novembro, desde que salvaguardadas as condições de segurança.

"O Conselho Permanente acha que não é apropriado que se encerre, pura e simplesmente, os cemitérios, mas isso depende do diálogo que decorrer dos párocos, das paróquias e das dioceses com as entidades locais que tutelam os cemitérios", afirmou aos jornalistas o secretário da CEP, Manuel Barbosa.

O padre lembrou que "não depende da Igreja a gestão da grande maioria dos cemitérios nacionais" e disse que a CEP confia que "as autarquias e entidades que os tutelam saberão interpretar as exigências do bem comum" em contexto de pandemia de covid-19.

Neste âmbito, espera que seja encontrado "um justo, mas difícil, equilíbrio entre os imperativos de proteger a saúde pública e o respeito pelos direitos dos cidadãos".

Manuel Barbosa alertou que "não se adoece apenas de covid-19" e que "a impossibilidade de exprimir, de forma sensível e concreta, saudades e afetos também é causa de sofrimento e de doença, por vezes grave e até mortal".

Segundo o porta-voz da CEP, "dado o estado atual da pandemia, é sensato que se imponham medidas suplementares de proteção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e o controlo do número de visitantes, em simultâneo", estabelecendo um limite máximo de acordo com a dimensão dos espaços.

"Mas não seria apropriado o encerramento completo dos cemitérios", frisou, lembrando que "a emergência sanitária já dura desde março" e muitas famílias enlutadas "nem sequer puderam acompanhar adequadamente os seus entes queridos".

17h07 - Governo britânico decreta encerramento de bares e restaurantes em Liverpool

Bares e restaurantes, bem como ginásios e espaços de lazer na zona de Liverpool vão ser forçados a fechar devido ao número elevado de infeções com covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

A cidade será a primeira a ser colocada no nível de alerta máximo de um novo sistema de três níveis para Inglaterra de acordo com o nível de infeções, o qual será votado no parlamento na quarta-feira para entrar em vigor na quinta-feira.

"Eu sei que isto é difícil", admitiu Boris Johnson, que pediu aos autarcas locais que colaborem para aplicar estas medidas !difíceis, mas necessárias!, que colaborem em troca por mais apoio para meios de fiscalização, incluindo ajuda militar, e reforço dos sistemas locais de teste e rastreamento.

Em regiões sobre o Nível 3, ou alerta máximo, bares [‘pubs’] e restaurantes serão forçados a encerrar e as pessoas impedidas de sociabilizar em espaços fechados e em jardins privados, mas o comércio, escolas e universidades vão continuar a funcionar.

As restrições do Nível 2, ou alerta elevado, significam que será ilegal dois agregados familiares encontrarem-se em qualquer espaço fechado, incluindo bares e restaurantes, e as pessoas serão aconselhadas a usar transportes públicos apenas em casos excecionais.

No entanto, continua a ser possível a socialização de grupos até seis pessoas ao ar livre, onde o risco de contágio não é tão grave.

O Nível 1, ou alerta médio, que abrange a maioria do país, mantém em vigor com as regras atuais de limites de ajuntamentos até seis pessoas e encerramento obrigatório de bares e restaurantes às 22h00.

17h03 - Lech Poznan, adversário do Benfica, suspende venda de bilhetes para Liga Europa

O Lech Poznan, adversário do Benfica no encontro da primeira jornada do grupo D da Liga Europa de futebol, anunciou hoje que suspendeu a venda de bilhetes para a competição, aguardando decisões superiores, face à pandemia de covid-19.

"A venda de ingressos para os jogos da fase de grupos da Liga Europa está suspensa até quinta-feira. Aguardamos a decisão do Ministério da Saúde na quinta-feira sobre zonas de segurança e regras em cada região", publicou o clube polaco na rede social Twitter.

Nos últimos dias, o Lech Poznan, no qual alinha o português Pedro Tiba, indicou que o seu estádio, com capacidade 43.269 pessoas, iria poder abrir portas ao público na partida frente aos 'encarnados', mas apenas a um número correspondente a 25 por cento da lotação, ou seja, pouco mais de 10.000 espetadores.

Contudo, e apesar da UEFA ter autorizado público nos jogos europeus, até 30% da lotação, o clube terá de aguardar por uma decisão superior das autoridades de saúde locais, depois de já ter colocado os bilhetes à venda, dando prioridade aos sócios, que devem respeitar a distância de segurança de 1,5 metros nas bancadas.

Os adeptos visitantes estão impedidos de marcar presença.

16h53 - Ministro do Ambiente testou negativo à covid-19

16h44 - Risco de transmissão do vírus a recém-nascidos é muito baixo

O risco de transmissão do novo coronavírus, responsável pela covid-19, da mãe para o recém-nascido é muito baixo se forem asseguradas as medidas básicas de segurança sanitária, concluiu um estudo hoje divulgado.

Segundo os resultados de um estudo publicado hoje na revista científica “JAMA Pediatrics”, as mães infetadas com o SARS-CoV-2 raramente transmitem o vírus ao recém-nascido se os procedimentos básicos de controlo da infeção, como o uso de máscara e a higienização, forem cumpridos.

A investigação conjunta entre o Centro Médico da Universidade de Columbia e o Hospital Pediátrico Morgan Stanley em Nova Iorque analisou os resultados dos primeiros 101 bebés de mulheres com covid-19 nascidos em dois hospitais da cidade entre 13 de março e 24 de abril de 2020.

“As nossas conclusões devem tranquilizar as grávidas com covid-19 porque as medidas básicas de controlo de infeção durante e após o parto protegeram os recém-nascidos de infeção”, sublinhou uma das investigadoras e especialista em medicina materno-fetal do centro médico, Cynthia Gyamfi-Bannerman, citada em comunicado.

Após o parto, estas medidas básicas consistiram, sobretudo, na utilização de máscara por parte da equipa hospitalar, que cumpriu sempre que possível o distanciamento social.

As mães ficaram internadas pelo menor tempo necessário, se não tivessem tido complicações, e sempre em quartos privados, que partilharam com os bebés, colocados em berços de proteção a quase dois metros de distância da cama da mãe.

Segundo Cynthia Gyamfi-Bannerman , nos dois hospitais, a amamentação direta e o contacto pele a pele entre a mãe e o bebé foi promovido, desde que o uso de máscara e a higienização fossem cumpridos.

“Durante a pandemia, continuamos a fazer o que fazemos normalmente para promover a criação de laços e o desenvolvimento dos recém-nascidos saudáveis, enquanto tomamos algumas precauções complementares para minimizar o risco de exposição ao vírus”, explicou.

Apesar desse contacto próximo, o risco de transmissão do novo coronavírus entre as mães e os bebés revelou-se muito baixo e só dois dos 101 recém-nascidos testaram positivo, mas sem apresentarem sintomas.

De acordo com os investigadores, promoção da amamentação direta e do contacto nos dois hospitais que fizeram parte do estudo contrariam as diretrizes provisórias de várias organizações de saúde e de pediatria.

16h33 - Ministro dos Negócios Estrangeiros com resultado negativo no teste à covid-19

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, testou negativo à covid-19, depois de o ministro do Ensino Superior ter testado positivo.

Até agora, mais nenhum elemento do governo testado teve resultado que confirmasse infeção pelo novo coronavírus. Falta, neste momento conhecer o resultado das análises ao ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes.

16h00 - Guiné-Bissau regista mais quatro casos e um morto

A Guiné-Bissau registou na última semana mais quatro casos positivos da covid-19 e uma vítima mortal, elevando o total acumulado para 2.389 casos, divulgou hoje o Alto-Comissariado para a Covid-19.

A semana entre 5 e 10 de outubro, também foi registada mais uma vítima mortal, elevando o total de pessoas mortas desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus para 41.

Em relação ao número de recuperados, o Alto-Comissariado referiu que na última semana 54 pessoas foram dadas como recuperadas, elevando o total acumulado para 1.782.

"Atualmente, o país conta com um número acumulado de 1.782 indivíduos totalmente recuperados, 560 casos ativos de covid-19, 41 óbitos devido à covid-19", segundo os dados divulgados na conferência de imprensa semanal sobre a evolução da pandemia provocada pelo novo coronavírus no país.

Na Guiné-Bissau foram feitos cumulativamente 22.233 testes.

15h40 - Testes negativos em lar da Misericórdia de Montalegre após idosa infetada

A Santa Casa da Misericórdia de Montalegre disse hoje que deram negativo os 99 testes à covid-19 realizados a utentes e funcionários do Lar São José, depois de uma idosa ter testado positivo à doença.

O provedor Fernando Rodrigues explicou à Lusa que a Santa Casa da Misericórdia decidiu promover uma "ação de despistagem" depois de, na semana passada, uma idosa de 80 anos, utente do Lar de São José, ter testado positivo à covid-19.

O responsável referiu que "deram negativo" todos os 99 testes que foram realizados a utentes e funcionários do lar, refutando a existência de um surto na instituição.

Foram também testados, acrescentou, alguns trabalhadores das valências creche e da unidade de cuidados continuados.

A Santa Casa disse, inicialmente, ter feito testes a dois utentes e a uma funcionária, numa ação preventiva realizada após terem sido detetados dois médicos positivos no centro de saúde local.

15h22 - Sobem para 17 profissionais recuperados do surto no hospital de Beja

O número de profissionais do hospital de Beja que estavam infetados com covid-19 e já estão recuperados subiu para 17, mantendo-se 19 casos positivos, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

"Voltámos a registar a diminuição do número de casos positivos, assim como de profissionais em vigilância ativa", disse hoje o conselho de administração da ULSBA, em comunicado publicado na sua página de Internet, consultado pela agência Lusa.

A informação atualizada dá conta de que, aos 13 profissionais do Hospital José Joaquim Fernandes que estavam infetados com covid-19 e que, entretanto, tinham recuperado, regressando ao trabalho, se juntam agora mais quatro.

No total, indica a ULSBA, dos 36 profissionais do hospital infetados com a doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, 17 recuperaram, dos quais sete são médicos, outros sete são enfermeiros e três são assistentes operacionais.

O surto na unidade hospitalar contabiliza ainda 19 casos ativos, enquanto as pessoas em vigilância ativa com isolamento profilático passaram, nesta atualização mais recente, de nove para quatro (menos cinco pessoas).

O surto, identificado no passado dia 24 de setembro e que levou à realização de cerca de 1.200 testes à covid-19, infetou um total de 36 profissionais, 17 deles enfermeiros, nove médicos, seis assistentes operacionais, dois assistentes técnicos e dois técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.

15h10 - Cidadãos que viajem por razões familiares isentos de quarentena na UE

Os cidadãos que viajem por “razões familiares importantes” na União Europeia (UE) estão isentos de ficar em quarentena, mesmo que haja restrições relacionadas com a covid-19, anunciou hoje a Comissão Europeia, solicitando aos países medidas “claras e atempadas”.

Numa altura de aumento do número de casos de infeção com o novo coronavírus na Europa, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, publicou hoje uma mensagem em vídeo pedindo aos governos nacionais na UE “informações claras e atempadas antes de introduzirem” restrições à circulação, o que no seu entender deve ter por base um “código de cores comum, baseado em critérios comuns”.

Tal como proposto pelo executivo comunitário, os países devem, segundo a responsável, aplicar medidas restritivas “baseadas no nível de risco” do país de emissão, desde o vermelho, ao laranja e verde, significando então que não há restrições neste último caso e que, nos restantes, “os governos nacionais poderão pedir que [o cidadão] seja testado ou submetido a quarentena”.

Mas de acordo com Ursula von der Leyen, existem exceções: “Aqueles que têm uma razão essencial para viajar, como os trabalhadores dos transportes ou aqueles que viajam por razões familiares importantes, não serão obrigados a ficar submetidos a quarentena”.

É este sistema de cores, com as devidas exceções, que a líder do executivo comunitário quer ver agora implementado na UE, visando evitar a “manta de retalhos de medidas” que se verificou nos últimos meses de restrições avulsas à circulação definida por cada país.

“Em toda a UE, temos diferentes códigos de cores, diferentes critérios e diferentes regras sobre testes e quarentena” e isso torna “difícil saber para onde se pode viajar, que regras se devem seguir quando se chega lá e que regras se aplicam quando se regressa a casa”, observou a responsável.

Ursula von der Leyen pediu, assim, que os Estados-membros “coordenem estas medidas para facilitar a vida aos europeus”.

“Quanto mais claras forem as regras, melhor os cidadãos poderão lidar com elas”, adiantou a responsável na mensagem em vídeo.

14h50 - Bélgica com aumento de casos “bastante alarmante”

As autoridades da Bélgica, um dos países europeus mais afetados pelo novo coronavírus, alertaram hoje para um aumento do número de casos “bastante alarmante”, que podem atingir os 10.000 diários no final da semana.

“Todos os indicadores continuam a subir, é preciso dizê-lo, de modo bastante alarmante, em todas as províncias e faixas etárias”, disse Yves Van Laethem, porta-voz do Centro de Crise belga da covid-19.

Uma média de 4.145 novos casos diários da doença foi registada na Bélgica na semana de 2 a 8 de outubro, um aumento de 89% face à semana anterior, segundo dados divulgados hoje. Só na quarta-feira foram contabilizados 6.500 novos casos.

Van Laethem indicou que “se o aumento continuar ao mesmo ritmo, poderão existir 10.000 novos casos diários no final desta semana”.

Mais de 162.200 pessoas foram infetadas, 10.191 das quais morreram, desde o início da pandemia na Bélgica, com uma população de cerca de 11,5 milhões.

14h32 – SNS reforçado com 5.076 profissionais

Sobre o total de profissionais de saúde contratados para reforçar o SNS no âmbito da pandemia de Covid-19, Lacerda Sales confirma que foram contratados 5.076 profissionais, dos quais 180 médicos, 1.685 enfermeiros, 548 assistentes técnicos, 2.046 assistentes profissionais e 129 técnicos superiores.

“Este tipo de contratações continua aberto”, disse o secretário de Estado da Saúde. “É este o esforço que tem sido feito na contratação de profissionais de saúde e que, com certeza, vai continuar a ser feito”, concluiu.

14h28 – Testes rápidos

Graça Freitas esclareceu que os testes rápidos “têm sido matéria de grande investigação internacional”.

“Nós já tivemos várias gerações de testes rápidos com várias especificidades. Neste momento estamos a chegar bom Porto”.

Há três instituições do Ministério da Saúde (DGS, INFARMED e Instituto Nacional Ricardo Jorge) a trabalhar para a verificação “a capacidade que um teste rápido tem de detetar a doença”.

A publicação de dois documentos importantes sobre a questão vai ser feita em breve.

“Nós nesta doença temos que saber exatamente aquilo que estamos a medir”, realçou. 

14h26 – “O confinamento é tudo aquilo que não queremos”

Questionado sobre um possível regresso ao confinamento caso o reforço de meios humanos no SNS seja insuficiente, o secretário de Estado da Saúde garantiu que o Governo está a “trabalhar para que possamos afastar essa ideia de confinamento e isso garantidamente não deverá acontecer.
“O confinamento é tudo aquilo que não queremos e é tudo aquilo para o qual neste momento trabalhamos para aliviar a pressão”, disse Lacerda Sales.

14h23 – Presidente da República esteve no mesmo evento que Manuel Heitor

Em relação à infeção do ministro Manuel Heitor e a testagem a todos os membros do Governo, Graça Freitas, diretora-gela da Saúde, explicou que que quando se conhece um caso positivo é feito um inquérito epidemiológico.

“Que permite identificar pessoas de risco e pessoas que estiveram em contacto”, acrescentou.

“A partir da história o primeiro caso conseguimos recuar no tempo, para o período em que estaria infecioso. E obviamente excluímos pessoas que tenha estado com o caso nos dias anteriores”.

Quanto ao facto de o Presidente da República ter estado no esmo evento que o ministro Manuel Heitor, Graça Freitas sublinho que não há risco.

"Esteve presente mas está fora do período de transmissão da doença, por isso não foi necessário o isolamento" de Marcelo Rebelo de Sousa, esclareceu a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

“Há um protocolo, este protocolo é seguido. E permite, de facto, encontrar o período de transmissão e depois estratificar os contactos em alto e baixo risco, fazer os testes e determinar se ficam ou não em isolamento profilático”, esclareceu.

14h18 – StayAway Covid. Médicos vão receber formação sobre códigos

Questionado pelo baixo número de códigos inseridos na aplicação StayAway Covid em comparação com o número de downloads, Luís Goes Pinheiro, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), reiterou que esta é uma aplicação “que assenta na liberdade”, nomeadamente de inserir o código.

No entanto, sublinha que “tudo o que pudermos fazer para agilizar a utilização desta aplicação é bem-vindo”, garantindo que “esta é uma aplicação que teve uma grande preocupação pelo respeito dos dados pessoais”.

Goes Pinheiro adiantou que irão intensificar, em cooperação com a DGS, a formação dos médicos que usam e geram estes códigos “para que não haja dúvidas sobre que operações devem ser feitas”. O presidente do SPMS afirmou ainda que “esta semana haverá um webinar e outras operações para garantir que não haja nenhum operacional que não conheça as funções que deve executar”.

Luís Goes Pinheiro quis, no entanto, sublinhar que “estes números estão em linha com aqueles que se verificam noutros países europeus”, dando o exemplo da Áustria, que ronda os 900 mil downloads e teve apenas 56 códigos carregados.

14h15 – SNS tem mais cerca de seis mil trabalhadores do que em dezembro de 2019

Questionado sobre a integração de mais cinco mil médicos e enfermeiros no sistema nacional de saúde, o secretário de Estado da Saúde avançou que o SNS tem hoje mais 20.922 profissionais do que tinha em 31 de dezembro de 2015 e mais 5.481 trabalhadores do que em 31 de dezembro de 2019.

Relativamente a médicos especialistas, há hoje mais 2.320 profissionais do que em dezembro de 2019.

“Tem-se refletido neste esforço os profissionais que temos tentado incorporar no sistema nacional de saúde”, disse Lacerda Sales. Quanto aos médicos especialistas, até maio, foram 222 os aposentados e em medicina geral e familiar aposentaram-se 95.

“É natural que estes números já tenham subido, mas este é sempre um número difícil de calcular”, acrescentou Lacerda Sales.

Lacerda Sales acrescentou que o Governo já autorizou em contratações diretas 175 médicos especialistas sem termo. “É um reforço com significância”, conclui o secretário de Estado.

14h10 - Cuidados intensivos com 70% das camas ocupadas

Começando por afirmar que o país está hoje “muito mais bem preparado” para a Covid-19, Lacerda Sales avança que a taxa de ocupação nas unidades de cuidados intensivos continua em cerca de 70 por cento.

“São números que nos dão o conforto da rede de expansibilidade quer ao nível de internamentos, quer de cuidados intensivos”, disse o secretário de Estado da Saúde. “Mesmo com estes números, temos um espaço de conforto relativamente às taxas de ocupação quer em internamentos, quer em unidades de cuidados intensivos”, garante Lacerda Sales.

Sobre os hospitais de retaguarda ou de campanha, Lacerda Sales lembra que estes serão ativados “nas suas devidas dimensões e de acordo com as necessidades”, mas apenas se tal for necessário.

14h08 – Governo quer garantir “a maior cobertura vacinal de sempre” contra a gripe

A segunda fase de vacinação contra a gripe acontece a partir a próxima semana nos cuidados de saúde primários. Este ano, uma parcela das vacinas do SNS (cerca de 150 mil doses) destinadas à população com mais de 65 anos será administrada nas farmácias.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, reiterou que “a vacinação contra a gripe é uma das componentes do sucesso nesta batalha e estamos empenhados em garantir a maior cobertura vacinal de sempre em Portugal de forma a minimizar a coexistência de gripe sazonal e Covid-19 e, naturalmente, proteger os mais vulneráveis”.

14h06 - Pandemia já fez pelo menos 1,077 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 1.077.849 mortos no mundo desde que foi registado o primeiro caso da doença no final de dezembro, segundo um balanço diário da agência France-Presse.

Mais de 37.575.650 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 25.963.400 foram considerados curados, revela o mesmo balanço, feito com base em dados oficiais recolhidos até às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje.

Os números oficiais refletem apenas parte do número real de contaminações no mundo. Alguns países testam apenas os casos graves, outros usam os testes prioritariamente para rastreamento e muitos países pobres têm capacidades limitadas de testagem.

13h55 - Inglaterra prepara instalação de hospitais de campanha

As autoridades inglesas anunciaram hoje a reativação de três hospitais de campanha que estiveram operacionais na primavera para fazer face ao aumento de casos de covid-19.

As autoridades sanitárias devem também apresentar ainda hoje um "sistema de alerta" que simplifica o conjunto de medidas restritivas aplicadas localmente em Inglaterra.

Com mais de 42.800 mortos e um total de 604.000 infeções, o Reino Unido enfrenta neste momento uma "nova vaga" de contaminações.

O número de pessoas hospitalizadas com covid-19 em Inglaterra é superior ao que se registou durante o confinamento de março.

Os hospitais de campanha vão ficar previsivelmente montados no "norte de Inglaterra", mas outros podem vir a ser instalados no Reino Unido, em função da progressão da pandemia.

"Ainda não há tratamento e ainda não há vacina para a covid-19. Isto quer dizer que, infelizmente, as infeções vão aumentar e o número de mortes vai aumentar", alertou Powis.

O governo decretou restrições locais para evitar um confinamento geral.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, reuniu o gabinete de crise e deve pronunciar-se ao princípio da tarde para anunciar as medidas do novo "sistema de alerta" em Inglaterra visto que as outras nações britânicas vão definir, respetivamente, medidas de resposta contra a epidemia global de SARS CoV-2.

13h45 - Onze utentes do lar ilegal de Évora com surto recuperam da doença

Onze utentes do lar ilegal de Évora onde foi detetado um surto de covid-19, com dois mortos, recuperaram da doença e já foram instalados em diversas instituições, revelou hoje o Instituto de Segurança Social (ISS).

Fonte oficial do ISS indicou à agência Lusa que 10 dos utentes recuperados "foram integrados em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) da rede solidária" e que o outro "foi encaminhado para uma (instituição de) resposta lucrativa, por iniciativa dos familiares".

As duas funcionárias do Lar da Quinta da Sizuda que tinham sido instaladas na residência da Universidade de Évora também já foram dadas como recuperadas da covid-19, adiantou a mesma fonte.

Na sequência do surto no Lar da Quinta da Sizuda, na periferia de Évora, 53 pessoas foram infetadas com covid-19 (40 na instituição e 13 na comunidade), registando-se duas mortes entre os utentes: uma idosa de 88 anos e outra de 89 anos.

Os utentes e funcionários da instituição que não necessitaram de internamento e que não tinham condições de isolamento em casa foram transferidos do lar ilegal para uma residência universitária na noite do dia 17 de setembro.

13h32 - Portugal com 1249 novos casos e 14 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1249 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando 78.913 o total acumulado desde o início da pandemia no país. Foram ainda contados 14 novos óbitos no último dia, para um total de 2094.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, dos novos casos detetados, 602 estão na região Norte, 505 em Lisboa e Vale do Tejo e três nos Açores. O Alentejo reportou mais 15 casos, a região Centro mais 87, o Algarve  27 e a Madeira dez.

Dos 14 óbitos, oito foram registados na região Norte e seis na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Foram dadas como recuperadas da doença mais 311 pessoas no último dia, passando o total acumulado para 53.498.

Há hoje mais 34 pessoas internadas em hospitais do país, num total de 877. Mais quatro estão em unidades de cuidados intensivos, elevando para 128 o total.

13h31 - Açores implementam "Voucher Destino Seguro"

O Governo Regional vai publicar esta semana o despacho que implementa o "Voucher Destino Seguro Açores", que se traduz num incentivo financeiro à realização de testes de despiste ao covid-19 prévios ao embarque para o arquipélago.

Numa nota enviada hoje às redações, o executivo regional dá conta da implementação do "Voucher Destino Seguro Açores", enquanto "incentivo financeiro à realização de testes de despiste ao SARS-CoV-2 prévios ao embarque para os Açores" e que é "utilizável exclusivamente na aquisição de bens ou serviços na região, em atividades do setor turístico".

"O início do período de adesão dos estabelecimentos à rede de aderentes, bem como da atribuição dos incentivos, será definido por despacho a publicar no decorrer desta semana", informa o Governo dos Açores, adiantando que esta medida contempla "um investimento de 1,2 milhões de euros".

Na prática, o "Voucher Destino Seguro Açores" traduz-se num incentivo financeiro de 35 euros, válido por dois meses e utilizável exclusivamente na aquisição de bens ou serviços na região, em estabelecimentos da rede de aderentes que desenvolvam a sua atividade no âmbito do setor do turismo.

13h26 - Irão regista o mais alto número de mortes e de contágios diários

O Irão anunciou hoje o mais elevado balanço de óbitos, 272 num dia, provocados pelo novo coronavírus, e também do número de contágios verificados.

Além do número mais elevado de mortos pela doença, a porta-voz do Ministério da Saúde, Sima Sadat Lari, indicou que se registaram 4.206 contágios o que corresponde ao maior número de infeções num só dia no Irão.

O país anunciou a existência do primeiro caso de covid-19 em fevereiro e tem registado ao longo dos últimos meses o balanço mais grave no Médio Oriente com um total de 28.800 mortes e mais de 500 mil casos de contágio até agora.

Nas últimas semanas tem-se registado um aumento no número de óbitos mas o Governo recusa-se a aplicar medidas de confinamento para não prejudicar a economia afetada durante os últimos anos pelas sanções internacionais.

13h15 - São João transfere seis doentes sem retaguarda familiar para hospital militar

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) vai transferir hoje seis doentes com covid-19 que "não têm retaguarda familiar e necessitam de cumprir medidas de isolamento" para o Hospital das Forças Armadas do Porto, revelou fonte hospitalar.

"Esta transferência [para o hospital militar] deve-se à ausência de necessidade de tratamento diferenciado por parte destes doentes e por não terem retaguarda familiar ou social, nomeadamente nos lares de onde provém, para o cumprimento das necessárias medidas de isolamento", disse à agência Lusa fonte do CHUSJ.

A mesma fonte assegurou que a transferência "não se deve a falta de espaço" para acomodar doentes com o novo coronavírus naquele hospital onde estão atualmente 46 doentes internados com covid-19, nove dos quais em medicina intensiva.

"O CHUSJ, neste período de pandemia de covid-19, tem focado a sua experiência e conhecimento nos doentes com necessidades de tratamento diferenciado e complexo da região Norte e Centro, nomeadamente a doentes críticos com necessidade de admissão em ECMO [Oxigenação por Membrana Extracorporal, uma técnica de suporte vital extracorporal]", descreve ainda a instituição, numa informação enviada à Lusa.

O CHUSJ esclarece que, "nos últimos dias", recebeu "doentes para este tratamento especializado" oriundos do Centro Hospitalar Universitário do Porto e da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

13h10 - África deve manter investimento em saúde pública para a próxima pandemia

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu hoje que África deve continuar a investir em saúde pública e reforçar cadeias de fornecimento e produção locais para se preparar para uma próxima pandemia.

"Para se preparar para uma próxima pandemia, África deve continuar a investir em saúde pública, reforçando os cuidados de saúde primários, e fortalecer as cadeias de abastecimento", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O diretor-geral da OMS e ex-primeiro-ministro da Etiópia, que falava hoje durante a conferência do Financial Times sobre África, este ano em formato virtual, recordou que o continente enfrentou dificuldades no início da pandemia de covid-19 para conseguir comprar testes e equipamento de proteção pessoal.

Por isso, sublinhou, "fortalecer a capacidade local de produção" destes equipamentos e de medicamentos e outros produtos farmacêuticos "seria muito importante".

"Os países africanos devem levar isto muito, muito a sério", disse.

13h02 - Sobe para 10 número de mortes na Misericórdia de Bragança

O número de óbitos associados ao surto de coronavírus na Santa Casa da Misericórdia de Bragança subiu hoje para dez com a morte de um utente de 90 anos que se encontrava hospitalizada, informou a instituição.

Em menos de duas semanas, o surto na Misericórdia de Bragança, que é maior instituição social do Nordeste Transmontano, representa um quarto do total de mortes associadas à covid-19 no distrito de Bragança, que desde o início da pandemia contabiliza 40 óbitos.

A média de idades dos utentes que morreram é de 90 anos, sendo que o mais novo tinha 78 e os mais velhos 95 anos. Todos tinham outras doenças associadas à idade avançada, segundo os responsáveis locais.

Entre os 107 utentes atualmente com a infeção, cinco estão internados no hospital de Bragança, indicou o porta-voz e membro da direção, José Fernandes, que fez um ponto de situação ao final da manhã.

O balanço até ao momento contabiliza também 46 funcionários infetados, num total de 153 casos positivos.

12h56 - Instituições científicas isentas de IVA nos projetos Covid-19

As instituições científicas e de ensino superior vão ficar isentas de pagar IVA nas atividades relacionadas com a contenção da propagação da Covid-19, segundo a versão preliminar da proposta do próximo Orçamento do Estado.

12h36 - Cidade chinesa de Qingdao quer testar nove milhões de habitantes em cinco dias. Leia aqui

11h51 - Europa supera os 100 mil casos diários de novas infeções de Covid-19

11h49 - Mundial de Superbikes termina no Estoril em prova sem público

A última prova do Mundial de Superbikes, a disputar no circuito do Estoril e que decidirá a atribuição do título, vai decorrer à porta fechada, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização.

"Apesar de atempadamente ter entregue um plano de segurança, o circuito do Estoril não recebeu a desejada autorização para poder abrir as bancadas aos fãs portugueses das Superbikes, o que aconteceria em número limitado e de acordo com todas as regras vigentes", refere o comunicado.

11h18 - EUA investem na investigação de tratamento de farmacêutica britânica

O governo norte-americano investiu cerca de 500 milhões de dólares no desenvolvimento e distribuição em larga escala de um tratamento contra a covid-19 do laboratório britânico AstraZeneca, anunciou hoje a farmacêutica através de um comunicado.

O investimento norte-americano é de 486 milhões de dólares (412 milhões de euros) e vai contribuir para o desenvolvimento e posterior distribuição de cem mil doses do medicamento até ao final do ano.

Mais tarde, em 2021, os Estados Unidos vão adquirir um milhão de doses.

"A combinação de anticorpos AZD7442 avança rapidamente nos ensaios de fase 3", especificou o grupo farmacêutico. (Lusa)

10h52 - Itália vai proibir festas privadas e vai limitar o número de pessoas nos casamentos e funerais

São novas medidas que fazem parte de um decreto que será aprovado pelo Executivo e ao qual a Reuters teve acesso.

10h45 - África com mais 200 mortes e 7.964 infetados nas últimas 24 horas

09h56 - FNAM considera uma deceção subsídio de risco para profissionais que combatem covid-19

09h21 - Ministros que estiveram próximos de Manuel Heitor devem cumprir 14 dias de quarentena, defende médico

09h18 - GNR vai evitar ajuntamentos no exterior do recinto do Santuário de Fátima 

08h37 - Rússia com mais 13.592 casos e mais 125 vítimas mortais

08h18 - Alemanha com mais 2.467 casos e mais 6 vítimas mortais em 24 horas

08h17 - Índia com mais 66.732 casos de Covid-19 em 24 horas e mais 816 vítimas mortais

08h00 - Mais 290 mortes e 12.342 infeções nas últimas 24 horas no Brasil

7h50 - Primeiro-ministro e membros do Governo já testados com resultado negativo à covid-19

Todos os membros já testados deram negativo. Esta manhã serão ainda testados o minstro dos Negócios Estrangeiros e o ministro do Ambiente e Ação Climática. Ambos estão em isolamento até conhecerem resultados.

Ficarão em confinamento o ministro do Planeamento e a ministra do Trabalho e da Solidariedade. Foi uma indicação dada pela Direção Geral de Saúde. Estes dois ministros ladearam Manuel Heitor na reunião do Conselho de Ministros, na quinta-feira. 
Ministros aguardam resultados dos testes à covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, está infetado com covid-19. "Ontem (domingo) ao fim da tarde, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi informado que testou positivo à covid-19", é referido em comunicado enviado pelo gabinete do primeiro-ministro.

A nota indica que Manuel Heitor "não tem sintomas e encontra-se em confinamento domiciliário".

"Em consequência, todos os membros do Governo que participaram na reunião do Conselho de Ministros da passada quinta-feira estão a ser testados, mesmo os que não tiveram um contacto próximo" com o ministro, acrescenta o gabinete de António Costa.

O comunicado indica igualmente que "os resultados dos testes serão conhecidos até ao início da manhã (desta segunda-feira) e posteriormente divulgados".

O Governo esteve reunido na quinta-feira durante todo o dia, em Conselho de Ministros. O executivo reuniu-se de novo este domingo, mas por via eletrónica, tendo aprovado a proposta de Orçamento do Estado para 2021, que será esta segunda-feira entregue na Assembleia da República.

Na quarta-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi ouvido no parlamento, mas participou na audição por Skype, porque no fim de semana anterior tinha estado em contacto com um elemento da Universidade de Aveiro que testou positivo a infeção com o novo coronavírus.

No último domingo, dia 04 de outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve presente, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Siza Vieira, num encontro sobre ciência e inovação que decorreu em Lisboa.

Depois de ter estado, no dia 29 de setembro, no Conselho de Estado com António Lobo Xavier, que testou positivo, no dia 05 o Presidente da República indicou ter realizado três testes à covid-19 nos dias que se seguiram àquela reunião, todos com resultaado negativo.

Entretanto, no domingo à noite, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática informou que foi cancelado, "por motivos de imperativo de agenda", o evento nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova, em Gondomar, onde estava prevista a presença do ministro João Pedro Matos Fernandes.

As autoridades de saúde confirmaram hoje mais um caso de covid-19 na Universidade de Aveiro (UA), elevando para 32 o número de alunos infetados, informou fonte académica.

Numa nota enviada à comunidade académica, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, refere que atualmente existem 32 alunos que testaram positivo, sendo 30 do primeiro contágio identificado no dia 07 e dois casos isolados, mas nenhum teve de ser hospitalizado.

Portugal contabiliza pelo menos 2.080 mortos associados à covid-19 em 86.664 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).