Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto
Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal resgitou 2447 novos casos e mais 27 óbitos devido à Covid-19, esta segunda-feira.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h00 - Brasil supera os 5,4 milhões de casos e totaliza 157.397 mortos

O Brasil ultrapassou hoje os 5,4 milhões de infetados pelo novo coronavírus (5.409.854) e totaliza 157.397 mortos devido à covid-19, informaram as autoridades de saúde do país.

Desse total, 263 óbitos e 15.726 novos casos foram contabilizados nas últimas 24 horas, momento em que a letalidade da covid-19 no Brasil se encontra fixada em 2,9%.

O Brasil, com 212 milhões de habitantes, é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao ocupar a segunda posição mundial na lista de nações com maior número de mortos e a terceira em relação aos casos de infeção.

O Brasil é também um dos países com mais pacientes recuperados (terceira posição mundial), com 4.865.930 pessoas a superarem a covid-19, enquanto que 386.527 infetados estão sob acompanhamento médico.

O Ministério Público Federal (MPF) brasileiro abriu hoje um procedimento para acompanhar o processo de escolha de possíveis vacinas contra a covid-19 e o planeamento para a vacinação da população brasileira.

O MPF pediu ainda explicações ao Ministério da Saúde sobre a exclusão de vacinas em desenvolvimento contra o novo coronavírus do calendário nacional de imunização, como é o caso da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

No total, foram enviados pedidos de esclarecimento ao Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Instituto Butantan e à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Todos os órgãos têm 15 dias para responder aos pedidos do MPF.

A vacina Coronavac tem sido alvo de uma forte disputa política no Brasil, principalmente entre o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e João Doria, governador de São Paulo e adversário político do chefe de Estado.

22h24 - Ilhas Canárias vão exigir um teste negativo aos turistas em alojamentos regulados

A legislação nas Ilhas Canárias vai ser alterada para que nenhum turista seja admitido num hotel, apartamento ou casa de férias sem ter feito um teste com resultado negativo à covid-19, informaram esta segunda-feira as autoridades locais.

O Governo das Ilhas Canárias, habitual destino de férias dos portugueses, pretende aprovar duas leis regionais, o Decreto do Turismo e a Lei das Atividades Classificadas, que lhe permite exigir que os alojamentos regulados peçam aos seus clientes um teste PCR ou antigénio negativo, feitos com um máximo de 72 horas de antecedência.

O presidente das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres (PSOE), e o ministro do Turismo, Yaiza Castillo (Agrupación Socialista Gomera), anunciaram hoje os principais pormenores do decreto-lei que o Governo pretende aprovar esta semana, depois de terem visto, repetidamente, diferentes organismos nacionais e europeus rejeitarem a sua proposta de implementar os testes na origem.

21h35 - França regista 258 mortes nas últimas 24 horas, maior número desde abril

A França registou 258 mortes associadas à doença covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número desde abril, divulgaram hoje as autoridades sanitárias francesas, informando igualmente que mais de 13 mil pessoas foram hospitalizadas no mesmo período.

No que diz respeito a novos contágios, as autoridades sanitárias francesas contabilizaram 26.771 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, realçando, no entanto, que foram realizados menos testes de diagnóstico durante o dia de domingo.

Depois do país ter ultrapassado nos últimos dois dias (sábado e domingo) a barreira dos 40 mil e 50 mil novos casos diários, este valor representa um decréscimo acentuado.

Em termos globais, e desde o início da crise pandémica, França contabiliza 35.018 óbitos e 1.165.278 pessoas infetadas.

Dos 101 departamentos do país, 92 encontram-se em situação de alta vulnerabilidade.

A taxa de incidência supera os 350 casos de infeção por cada 100 mil habitantes.

21h26 - Estão autorizados em Portugal os testes rápidos para a Covid-19

Os testes devem ser utilizados apenas nos casos suspeitos sintomáticos, surtos de covid e para testar profissionais de saúde. Começam a ser utilizados dentro de duas semanas.


21h16 - Recolher obrigatório em sete países europeus

São já mais de 250 mil as mortes por covid 19 na Europa. O número de infecções da segunda vaga continua também a subir e atingir valores elevados. Em vários países aumentam as medidas mais restritivas e o recolher obrigatório está em vigor em sete países.


21h03 - Ministra do Trabalho defende balanço dos apoios extraordinários para a pandemia

No parlamento, Ana Mendes Godinho revelou que o orçamento da Segurança Social prevê gastar mais dois mil milhões de euros em 2021 em apoios sociais.

A ministra do Trabalho diz que os apoios extraordinários para a pandemia chegaram a mais de dois milhões de pessoas e 150 mil empresas.

20h56 - Marcelo ouve ex-ministros da Saúde sobre a política de combate à pandemia

Três antigos ministros da Saúde apontam falhas aos planos do governo no combate a pandemia - falhas sobretudo no acompanhamento de doentes com outras patologias e nas debilidades do Serviço Nacional de Saúde.

Os ex-ministros foram ouvidos pelo presidente da República, que está convocar vários sectores da saúde para analisar o estado da pandemia.

20h47 - Carregado. Infetados com Covid 56 trabalhadores da fábrica Geberit

Os trabalhadores estão todos sem sintomas e em isolamento em casa. Este é o segundo surto nesta fábrica de cerâmica, o primeiro conteceu em julho. A fábrica continua a funcionar com os trabalhadores não infetados.


20h46 - Está controlado o surto de Covid-19 no Hospital de Santarém

O Conselho de Administração garante que já não vai ser necessário adiar cirurgias. Também a urgência da maternidade já foi reaberta depois de uma médica ter sido contaminada.


20h45 - Hospitais do Norte são os mais pressionados pelo agravamento da pandemia

A taxa de ocupação nos internamentos e nos cuidados intensivos está já nos 80 %. Para fazer frente a esta situação, estão a ser montados hospitais de campanha, está a ser aumentado o número de camas para doentes covid e está a ser feito o adiamento de cirurgias não programadas.


20h44 - Fórmula 1 não respeitou precauções contra contágio de Covid-19

Bancadas cheias sem distanciamento físico: a Direção Geral da Saúde reconhece que nem tudo correu bem no Grande Prémio de Fórmula 1 em Portimão.

Mas Graça Freitas sublinha ainda que a responsabilidade foi também dos espetadores que não respeitaram as marcações feitas.

Na DGS trabalha-se também nas novas regras da quarentena e estuda-se a hipótese de deixarem de ser necessários os 14 dias de isolamento.

Nesta segunda-feira há mais 2447 infetados, a grande maioria são pessoas entre os 20 e os 50, ao contrário do que ocorreu na primeira fase em que os contágios se faziam sobretudo a partir dos 60 anos.

20h41 - Presidente da República promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o distanciamento físico recomendado.

Esta promulgação foi hoje divulgada através de uma nota no portal da Presidência da República na internet.

"É obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável", lê-se no diploma, que entrará em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

O incumprimento desta obrigação - da qual estão dispensadas "pessoas que integrem o mesmo agregado, quando não se encontrem na proximidade de terceiros", ou que apresentem declaração médica para o efeito - constitui contraordenação sancionada com coima de 100 a 500 euros.

Em causa está um projeto de lei dos sociais-democratas que foi aprovado na sexta-feira com votos a favor de PS, PSD, CDS-PP e PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, com abstenções de BE, PCP, PEV e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira e o voto contra da Iniciativa Liberal.

A iniciativa de tornar obrigatório o uso de máscara na rua partiu do Governo, através de uma proposta de lei que causou polémica sobretudo devido a outra medida: a utilização obrigatória da aplicação para telemóveis Stayaway Covid.

Para agilizar a aprovação do uso obrigatório de máscara no espaço público, o PSD apresentou um projeto de lei apenas com essa medida e o Governo retirou o agendamento da sua proposta no parlamento.

20h18 - Ministra da Saúde admite recorrer aos privados para doentes não-covid

Marta Temido admite que pressão no Serviço Nacional de Saúde vai aumentar e prevê que ainda esta semana seja ultrapassado o número de hospitalizações quer em enfermarias quer em cuidados intensivos.


20h03 - Santo António no Porto com 93,3% de enfermaria cheia e intensivos nos 72,7%

O Hospital de Santo António regista hoje uma taxa de ocupação de camas dedicadas à covid-19 de 93,3% em enfermaria e 72,7% em cuidados intensivos, de acordo com a atualização de dados daquela unidade hospitalar do Porto.

À data de hoje, segundo fonte deste hospital, estão 100 doentes internados com infeção pelo novo coronavírus, 16 dos quais em cuidados intensivos.

"Quando tivermos de abrir mais camas, o hospital está preparado e tem a flexibilidade necessária para o fazer", disse à agência Lusa fonte do Hospital de Santo António.

A mesma fonte precisou atualmente existem seis vagas em enfermaria e seis vagas em cuidados intensivos, de um total de 90 e 22 camas, respetivamente.

19h52 – “Se houver necessidade, o Ministério da Saúde fará a gestão entre regiões”

Marta Temido garantiu que se houver necessidade, o Ministério da Saúde “fará gestão entre regiões” para garantir uma resposta preparada do SNS. “As regiões não estão fechadas à chave”, disse a ministra da Saúde.

19h47 – Governo preparado para “abranger novos concelhos por medidas mais restritivas”

Marta Temido acrescentou ainda que “estamos preparados para, no contexto do estado de calamidade que o Governo decretou e com base em avaliações de risco, abranger eventuais novos concelhos por medidas mais restritivas para reduzir o número de contactos e ajudar o país a controlar este novo crescimento da transmissão”.

“Em função da avaliação de risco de cada concelho e território, poderemos agravar as medidas, tal como fizemos em relação a Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras. Essa avaliação está feita e poderá haver medidas mais graves agora decretadas”, asseverou Marta temido.

19h45 – Situação em Portugal é “complexa e grave”

“Apesar de os portugueses estarem mais bem preparados para responder à pandemia e de o SNS também o estar, a situação é complexa e a situação de Portugal e a de outros países é grave”, disse Marta Temido.

“Nenhum sistema de saúde tem uma capacidade elástica e por isso devemos preservar a capacidade de resposta dos nossos hospitais”, sublinhou a ministra da Saúde, afirmando que o Ministério da Saúde está preparado para “reencaminhar os utentes que não tenham resposta no SNS, para os setores privado e social”.

19h32 - “A capacidade de camas geral é gerida em função daquilo que são as necessidades”

Marta Temido relembrou que o boletim desta segunda-feira contabiliza 1672 internados, dos quais 1432 em enfermaria e 240 em cuidados intensivos. A ministra da Saúde salienta ainda que “os nossos hospitais tinham camas disponíveis para afetar à Covid-19 estimadas em 2.120”.

“O total de camas, quando o consideramos, consideramo-lo para todo o tipo de respostas e vamos aliviando a pressão das outras respostas face áquilo que é o crescimento da necessidade de expostas à pandemia”, explicou Marta Temido.

“A capacidade de camas geral é gerida em função daquilo que são as necessidades de resposta e encontrando o melhor equilíbrio possível entre aquilo que são as necessidades”, concluiu.

19h30 - “Capacidade máxima” do SNS é de 17.225 camas em enfermaria e 852 em UCI

Marta Temido salientou que “o SNS que reforçamos este ano em 1445 milhões de euros está melhor preparado em termos de meios técnicos, humanos e de conhecimento”.

Desta forma, a capacidade de internamento é estimada em 19.778 camas totais, “mas quando falamos de camas Covid, falamos de 17.741”, explicou Marta Temido, sublinhando que “esta capacidade está afeta a outros tratamentos”.

“A capacidade de resposta a picos de afluência a hospitais gerais do SNS é de 17.225 camas em enfermaria e 852 camas em unidades de cuidados intensivos (UCI). Esta é a capacidade máxima”, sublinhou a ministra.

19h27 – Ministério da Saúde prevê pico de internamentos em cuidados intensivos a 28 de outubro

Marta Temido anunciou que se tem observado um “aumento do número de casos em todas as faixas etárias, com uma expressão do grupo que vai dos 20 aos 39 anos e em pessoas com mais de 85 anos”.

A ministra da Saúde sublinhou que, na semana de 12 a 18 de outubro, “foram ultrapassados os máximos em quase todos os grupos etários em termos de novos casos”. A taxa de notificação do grupo de mais de 85 anos ultrapassou o máximo observado na semana de 20 a 26 de abril, “uma das semanas mais complicadas” desde o início da pandemia.

“Dada a fragilidade dos indivíduos deste grupo etário, considera-se que esta situação pode levar a um aumento das hospitalizações e mesmo dos óbitos nas próximas semanas”, admitiu a ministra da Saúde, explicando que “nos últimos dias verifica-se já uma tendência crescente do número de doentes com Covid-19 hospitalizados e em cuidados intensivos”.

Tendo em consideração a tendência observada na prevalência de doentes Covid-19 hospitalizados, Marta Temido calcula que no próximo dia 28 seja ultrapassado o máximo do número de doentes Covid-19 hospitalizados em unidades de cuidados intensivos na primeira vaga, que foram 271.

O Ministério da Saúde projeta ainda que no dia 4 de novembro, de acordo com as estimativas e cálculos do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, estejam internados em enfermaria 2634 doentes por Covid-19 e 444 em unidades de cuidados intensivos.

19h25 – RT dos últimos cinco dias é de 1,21

Em conferência de imprensa, a ministra da Saúde revelou que, tal como nos restantes países europeus, a transmissão em Portugal “está a acontecer a um nível preocupante”.

A taxa de incidência dos últimos 14 dias situa-se em 323 novos casos por 100 mil habitantes. Já o valor médio do índice de transmissibilidade (RT) dos últimos cinco dias é de 1,21 e nos últimos 14 dias, Portugal registou uma taxa acumulada de 23 óbitos por um milhão de habitantes.

19h23 - Angola com mais 263 casos e duas mortes nas últimas 24 horas

Angola registou 263 casos de covid-19 e duas mortes nas últimas 24 horas, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano, Franco Mufinda, totalizando o país 9.644 infetados e 270 mortos desde o início da pandemia.

Os novos casos foram detetados nas províncias de Luanda (166), Benguela (32), Namibe (32), Cabinda (14), Huíla (9), Cuanza-Norte e Zaire (7, em cada uma) e Lunda Norte e Cuanza Sul (1, em cada uma), tendo idades compreendidas entre 1 e 88 anos, afirmou o secretário de Estado durante o balanço epidemiológico diário para atualização dos dados relativos à covid-19.

Destes, 181 são do sexo masculino e 82 do sexo feminino.

Quanto às duas vítimas mortais, ambas angolanas, foram registadas na província de Benguela e tinham 67 e 88 anos de idade.

Franco Mufinda acrescentou que há mais 22 recuperações face aos dados apresentados no domingo.

Angola contabiliza um total de 9.644 infetados, com 3.530 recuperados, 270 óbitos e 5.844 doentes ativos, incluindo 16 em estado crítico, 29 graves, 130 moderados e 402 leves.

19h01 - Cabo Verde regista mais 28 casos positivos em 24 horas, o menor número em 35 dias

Cabo Verde registou mais 28 novos casos positivos de covid-19, o menor número diário dos últimos 35 dias, e aumentou para 8.423 o total acumulado de infeções desde 19 de março, informaram hoje as autoridades de Saúde.

O Ministério da Saúde e da Segurança Social informou em comunicado que foram analisadas 290 amostras nas últimas 24 horas, um número também bastante reduzido do que a média de 524 dos últimos 14 dias anteriores.

Em conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da covid-19 em Cabo Verde, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças Prioritárias, Jorge Noel Barreto, disse que a maioria das amostras analisadas são referentes a recolhas feitas nos dias 23 e 24 de outubro.

Todos os novos casos foram diagnosticados na ilha de Santiago, distribuídos pelos concelhos da Praia (21), Santa Cruz (2), Ribeira Grande, São Domingos, Santa Catarina, São Miguel e São Lourenço dos Órgãos, com um cada.

Nas últimas 24 horas, a autoridades de saúde cabo-verdiana deram alta a mais 170 pessoas, passando agora a registar um total de 7.455 casos considerados recuperados, representando 88,5% do total de casos notificados.

Com os novos dados, o país passou a contabilizar 8.423 casos positivos acumulados desde 19 de março, mantém 94 óbitos, dois doentes transferidos e tem neste momento 872 casos ativos da doença.

18h51 - Número de casos na Esquadra de Estremoz da PSP sobe para dez

O número de elementos da Esquadra de Estremoz da PSP, no distrito de Évora, infetados com covid-19 subiu para 10 e outros 27 encontram-se em isolamento profilático, disse hoje à agência Lusa fonte policial.

A fonte do Comando Distrital de Évora da PSP indicou que, na sequência de um caso covid-19, detetado na quarta-feira, 37 elementos da Esquadra de Estremoz foram testados, dos quais 10 tiveram resultado positivo.

Segundo a mesma fonte, os restantes 27 elementos da PSP na cidade alentejana fizeram teste com resultado negativo para o novo coronavírus SARS-CoV-2 e encontram-se em isolamento profilático e vigilância ativa pelas autoridades de saúde.

A fonte notou que a Esquadra de Estremoz da Polícia de Segurança Pública (PSP) está a funcionar com todas as valências, mantendo-se o serviço de atendimento e policiamento com elementos do Comando Distrital de Évora.

17h59 - OMS insiste que "não devemos desistir" da luta contra a pandemia

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) sublinhou hoje que "não devemos desistir" da luta contra a pandemia da covid-19, reagindo ao aumento de novos casos na Europa e nos Estados Unidos.

"Não podemos desistir. Não devemos desistir", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa altura em que a situação epidemiológica se agrava sobretudo no continente europeu e nos Estados Unidos.

O diretor-geral da OMS admitiu que após meses de luta contra a pandemia que já matou mais de 1,1 milhões de pessoas, parece estar a instalar-se algum cansaço, mas pediu que a luta continue, um dia depois de um alto funcionário do governo de Donald Trump ter sugerido que os Estados Unidos estão a desistir de "assumir o controlo" da pandemia.

17h56 - Complemento de estabilização alargado chega a 334 mil pessoas

O complemento de estabilização pago a trabalhadores que estiveram em `lay-of` abrangeu 334 mil pessoas e custou 56 milhões de euros, após ter sido alargado a mais situações, disse hoje a ministra do Trabalho, no parlamento.

Os dados foram divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na Comissão de Orçamento e Finanças, onde está a ser ouvida no âmbito da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) que será votada na quarta-feira, na generalidade.

Em resposta à deputada do PAN Inês Sousa Real, a ministra disse que "neste momento, ao abrigo do complemento de estabilização foram pagos 56 milhões de euros a 334 mil pessoas, fruto da alteração e correção que permitiu aumentar o número de pessoas abrangidas".

O complemento de estabilização atribuído aos trabalhadores que estiveram em `lay-off` entre os meses de abril e junho começou por aplicar-se apenas a quem tinha estado abrangido pelo menos 30 dias num mês civil.

17h45 - É precisa "estratégia global" de combate, diz antigo ministro Luís Filipe Pereira

O antigo ministro da Saúde Luís Filipe Pereira defendeu esta tarde uma estratégia global de combate à covid-19, que não houve até agora, que envolva o uso de todos os recursos do país.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) “tem falta de meios”, mas há recursos “no setor social e privado que podem e devem ser envolvidos”, disse o antigo ministro (PSD) aos jornalistas após uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

17h42 - Hospital de Évora cria nova área para doentes respiratórios

O Hospital de Évora anunciou hoje que vai criar uma nova área dedicada a doentes respiratórios (ADR) Covid-19 do Serviço de Urgência Geral, graças a módulos acoplados ao edifício, num investimento de quase 454 mil euros.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) revelou que o início destas obras está previsto para quinta-feira e que a nova ADR "entrará em funcionamento até ao final deste ano".

A empreitada, no âmbito do combate à pandemia de covid-19, enquadra-se no projeto ReMoTe -- Requalificação e Modernização Tecnológica do HESE, numa proposta de reprogramação aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo em setembro do corrente ano.

Estas novas instalações, que envolvem um investimento de 453.747 euros, com 85% de financiamento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), vão "nascer" em edifícios modulares, ocupando uma área de cerca de 325 metros quadrados.

Os módulos "ficarão acoplados ao edifício do Espírito Santo, dispondo de todas as condições de segurança para utentes e profissionais", afirmou o HESE, no comunicado.

17h40 - Hospital Gaia/Espinho instala tenda para apoiar serviço de urgência

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) instalou hoje uma tenda militar no exterior do edifício para dar apoio ao serviço de urgência e permitir separar utentes covid-19 dos restantes, revelou fonte daquela entidade.

Em resposta escrita à agência Lusa, o CHVNG/E admitiu que tem "sentido um acréscimo de utentes no serviço de urgência, com número de episódios diários superiores a 400", embora "entre 30 e 40% dos episódios sejam triados com pulseira verde".

Sobre a tenda militar hoje instalada, a mesma fonte apontou que "servirá para apoio ao serviço de urgência, na triagem respiratória, permitindo separar fisicamente os utentes suspeitos de covid-19 dos restantes, sem qualquer sinal de gravidade".

A esta nova estrutura de triagem estão alocados dois médicos e um assistente operacional.

"Havendo necessidade, o número poderá aumentar", frisa o CHVNG/E.

17h38 - Morreu idoso de lar da Misericórida da Trofa que soma 39 infetados

Um idoso de 95 anos de um lar da Trofa morreu infetado pela covid-19 e fizeram testes positivos ao novo coronavírus 18 funcionários e 21 utentes, disse hoje a diretora técnica da Santa Casa da Misericórdia local.

O óbito do utente do lar Alfredo Carriço, segundo disse à Lusa Zélia Reis, "ocorreu no sábado depois de o utente ter sido hospitalizado e testado positivo à covid-19".

Naquele lar, o surto de covid-19 fez subir o número de cuidadores infetados de dois para 18, ao passo que os utentes com teste positivo subiram de quatro para 21 após ter sido feito um "segundo rastreamento, na quinta-feira", disse.

"Os restantes 25 idosos testaram negativo", confirmou a responsável, observando que "entre os idosos infetados há um ou outro com sintomas ligeiros".

Zélia Reis referiu que os idosos infetados "foram transferidos para um espaço criado pela Santa Casa, onde cumprem o isolamento profilático", enquanto as cuidadoras "se mantêm em casa na mesma situação".

17h34 - Mais dois óbitos e 175 novos casos em Moçambique

Moçambique contabilizou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos por covid-19, elevando as mortes para 88, e 175 novos casos positivos, num total de 12.161, anunciou o Ministério da Saúde.

"Trata-se de pacientes de 36 e 83 anos, ambos de nacionalidade moçambicana, que evoluíram para óbito após o agravamento do seu estado clínico, durante o período de internamento em uma unidade hospitalar na cidade de Maputo", refere o Ministério da Saúde, numa nota de atualização de dados divulgada à comunicação social.

As autoridades de saúde anunciaram também 175 novos casos, que sobem o total para 12.161, dos quais 11.857 são de transmissão local e 304 são importados.

O país regista um cumulativo de 408 pessoas internadas, havendo ainda um total de 9.254 (76%) casos dados como recuperados.

A cidade de Maputo continua a registar o maior número de casos ativos, com 2.014, seguida da província de Maputo, com 482, e as restantes nove províncias do país têm menos de 70 casos.

Desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março, Moçambique testou cumulativamente 181.772 casos suspeitos de covid-19.

16h53 - Região norte da país com maior número de casos

Portugal tem mais 2447 casos confirmados de Covid-19, nas últimas 24 horas. A maior parte das novas infeções são na região norte do país.

O boletim da Direção-Geral da Saúde dá ainda conta de mais 27 mortos, a maioria na zona metropolitana de Lisboa. Nas últimas 24 horas houve ainda mais 98 pessoas internadas, sendo mais 10 nos cuidados intensivos. 1079 pessoas recuperaram da Covid-19.

16h52 - Vítimas mortais com tendência de subida em outubro

O boletim da Direção-Geral da Saúde dá conta de mais 27 mortos, a maioria na zona metropolitana de Lisboa. Nas últimas 24 horas houve ainda mais 98 pessoas internadas, sendo mais 10 nos cuidados intensivos. 1079 pessoas recuperaram da Covid-19.

Portugal tem mais 2447 casos confirmados de Covid-19, nas últimas 24 horas. A maior parte das novas infeções são na região norte do país.

16h47 - Casos subiram 41,5% em Paços de Ferreira, 36,3% em Lousada e 24,1% em Felgueiras

O número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus aumentou em Paços de Ferreira 41,5% numa semana, em Lousada a subida é de 36,3% e em Felgueiras de 24,1%, revelam relatórios da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A percentagem de aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus nos três concelhos onde o Conselho de Ministros decretou, na quinta-feira, o dever de permanência no domicílio corresponde a 35,4%, de acordo com análise feita pela Lusa aos boletins da DGS que discriminam os "casos confirmados" por concelho, informação apenas divulgada à segunda-feira.

Em Paços de Ferreira, concelho que registou o aumento maior, a 19 de outubro o número de infeções era de 1.303, enquanto hoje a DGS atualizou os dados para 1.845 (mais 542), o correspondente a 41,5% de aumento.

Já Lousada registou, entre 19 de outubro e hoje, um aumento de infeções na ordem dos 36,3%, passando de 919 casos para 1.253 (mais 334).

Em Felgueiras o aumento, em igual período de tempo, foi de 24,1%, com o registo de mais 190 infeções pelo novo coronavírus: de 788 para 978.

No total, Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada, que registavam há cerca de uma semana 3.010 infeções covid-19 e hoje reportaram 4.076 casos (mais 1.066), viram os números aumentar em 35,4%.

Na sexta-feira, entrou em vigor nestes três concelhos do distrito do Porto o dever de permanência no domicílio, tendo ficado também proibidas quaisquer celebrações e eventos com mais de cinco pessoas (salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar).

16h36 - Apoios covid-19 chegaram a 2,2 milhões de pessoas e 150 mil empresas

Os apoios de resposta à pandemia de covid-19 abrangeram até ao momento 2,2 milhões de pessoas e 150 mil empresas, com um custo direto de dois mil milhões de euros, disse esta segunda-feira a ministra do Trabalho, no parlamento.

"Estes apoios extraordinários abrangeram dois milhões e 200 mil pessoas, 150 mil empresas e tiveram dois mil milhões de euros de custos diretos e 500 milhões de custos associados a isenções e reduções de contribuições", afirmou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Ana Mendes Godinho falava na audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito da apreciação, na generalidade, da proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que será votado na quarta-feira.

Na intervenção inicial, a ministra fez o balanço dos apoios aprovados pelo Governo no âmbito da covid-19, adiantando que "as baixas por isolamento pagas a 100% já atingiram 110 mil pessoas" e as "baixas por doença covid abrangeram 34 mil pessoas".

16h00 – Óbito registado entre os 20 e 29 anos tinha “morbidade já na origem”

Relativamente ao óbito registado na faixa etária entre os 20 e 29 anos, Graça Freitas afirmou que era “uma pessoa doente, que tinha morbidade já na origem que levou a um desfecho que nós lamentamos”.

A diretora-geral da Saúde sublinhou que a doença Covid-19 “não é tão benigna como alguns gostavam, mas também não é tão dramática como se poderá pensar”, relembrando que “os mais novos podem ter sintomas, mas felizmente têm uma taxa de letalidade bastante baixa”.

15h54 - Segundo surto na fábrica de cerâmica Geberit do Carregado com 56 infetados

Cinquenta e seis dos mais de 400 trabalhadores na fábrica de cerâmica Geberit, no Carregado, no concelho de Alenquer, estão infetados com o vírus da covid-19, disse hoje à agência Lusa o delegado de saúde.

Este é o segundo surto naquela empresa desde o início da pandemia.

Pompeu Balsa afirmou à Lusa que o surto foi detetado na segunda-feira passada, quando dois trabalhadores da empresa, sem ligação direta, foram testados e obtiveram resultado positivo à covid-19.

No dia seguinte, foram testados outros cerca de 20 trabalhadores, dos quais cinco estão positivos.

Por recomendação da autoridade de saúde, a empresa veio a testar cerca de 350 funcionários, tendo sido excluídos entre 60 a 70 colaboradores, dos quais a grande parte foram os casos positivos do primeiro surto na fábrica, ocorrido em julho.

O delegado de saúde adiantou que os trabalhadores infetados "estão assintomáticos" e que está a "investigar a origem do surto".

O surto não obrigou a empresa a encerrar a fábrica, mas um elevado número de trabalhadores esteve, em fases diferentes, em casa a aguardar o resultado do teste à covid-19, entre segunda e quinta-feira passadas.

15h50 – Percentagem de internamento é maior a partir dos 60 anos

Relativamente ao perfil de infetados, Graça Freitas revela uma mudança em relação com a primeira vaga. “Neste momento temos uma grande percentagem de doentes adultos jovens, entre os 20 e os 59. É aqui que se mantêm os últimos casos”, disse a diretora-geral da Saúde.

Graça Freitas acrescentou que existem poucos casos na unidade pediátrica muito precoce. “As crianças muito pequenas têm apresentado taxas de incidência muito baixas”, disse a diretora da DGS, acrescentando que apenas quatro por cento dos casos da última semana eram de pessoas com idades compreendidas entre os zero e os nove anos. “Esta é uma boa notícia, porque nos permite encarar bem a ida para as creches e grupos infantis”, disse Graça Freitas.

Já dos dez aos 19 anos “há, de facto, uma maior proporção, mas que ainda é na ordem dos nove por cento”, acrescentou Graça Freitas.

Sobre os doentes internados, a diretora-geral da Saúde explica que a probabilidade de internamento aumenta com a idade e, atualmente, a percentagem de internamento é maior a partir dos 60 anos.

A percentagem “vai subindo gradualmente com a idade, sendo os máximos a partir dos 80 anos”, explicou Graça Freitas. “Abaixo dos nove é quando temos menos internados”, concluiu.

15h45 – Taxa de testes positivos é de 9,8%

Graça Freitas revelou que neste momento, a taxa de testes à Covid-19 realizados com resultado positivo é de 9,8 por cento, “superior à que existiu” na primeira vaga. A diretora-geral da Saúde salientou ainda que “nunca se testou tanto” como atualmente.

15h40 – Fórmula 1 no Algarve. DGS admite que “houve coisas que correram menos bem”, mas rejeita “situação catastrófica”

Sobre a realização do Grande Prémio da Fórmula 1 no Algarve, no passado fim-de-semana, Graça Freitas admitiu que “houve coisas que correram bem e outras menos bem”, observando que algumas bancadas não cumpriram com as normas impostas.

No entanto, de um modo geral, a diretora-geral da Saúde sublinha que” na maior parte das bancadas, o público estava com a distância necessária e usava máscara”. Graça Freitas recusa que a “situação tenha sido catastrófica” e não acredita “que daí vá surgir algum acontecimento muito dramático”.

Graça Freitas rejeitou a responsabilidade da DGS pelo desrespeito das regras de distanciamento num dos dias do evento, sublinhando que “a responsabilidade é dos cidadãos. Nós é que temos de ter o cuidado de manter a distância”. “Se há um autocolante a dizer ‘não se sente aqui’, era bom que não sentasse. Há uma corresponsabilidade de todos nós enquanto cidadãos, alguma da organização e alguma da DGS”, acrescentou a diretora-geral da Saúde.

“A DGS faz recomendações, cabe aos cidadãos cumprir”, concluiu.

Sobre a decisão da DGS em permitir a realização deste evento, Graça Freitas explicou que foram considerados uma série de parâmetros, nomeadamente do ponto de vista epidemiológico, sublinhando que o Algarve “é uma região que tem menos incidência do que qualquer outra do país e tem o menor RT neste momento”.

Também foram tidas em conta as condições de realização do evento, com Graça Freitas a salientar o sistema hoteleiro “extremamente seguro”, o autódromo com acessos fáceis, bancadas divididas por setores, com número limitado e distância entre pessoas e o facto de ser realizado ao ar livre. Graça Freitas também lembrou “experiências anteriores positivas”, como “festa política, manifestação religiosa e vários testes piloto no futebol”, relembrando que a DGS reduziu “milhares e milhares de lugares àqueles que a organização pretendia”.

15h34 - Sobe para três total de mortes na Misericórdia de Vila Viçosa devido a surto

O número de vítimas mortais do surto de covid-19 associado a valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) subiu hoje para três, com a morte de um utente, de 90 anos, revelou a instituição.

O homem, infetado com o novo coronavírus SARS-CoV-2 e utente do Centro de Dia de São Romão, uma das unidades da Misericórdia de Vila Viçosa, morreu hoje no Hospital de Santa Luzia, em Elvas (Portalegre), disse à agência Lusa fonte daquela Santa Casa.

Com esta morte, subiu para três o número de vítimas mortais deste surto de covid-19, todas utentes desta Misericórdia alentejana e que tiveram resultados positivos nos testes ao vírus que provoca a doença.

Na sexta-feira, já tinha morrido uma utente, uma idosa de 86 anos, que estava internada no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), e, este domingo, morreu um homem com 91 anos, que se encontrava no lar em Vila Viçosa.

O total de infetados relacionados com este surto já ronda as 100 pessoas, incluindo 45 utentes e 10 funcionários de valências da Santa Casa da Misericórdia, sendo os restantes habitantes da comunidade, de acordo com dados disponibilizados à Lusa pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

15h12 – Testes rápidos: a quem se aplicam?

Relativamente à nova norma da DGS sobre a testagem à Covid-19, a diretora-geral da Saúde afirmou que a utilização de testes rápidos vai permitir dois objetivos essenciais: reduzir e controlar ainda mais a transmissão da doença e prevenir e mitigar o impacto da doença no sistema de saúde, nos seus serviços e nas populações mais vulneráveis.

Graça Freitas explicou que estes testes devem ser utilizados em três contextos: em pessoas sintomáticas, nos primeiros cinco dias de sintomas; em pessoas assintomátocas em situações concretas, nomeadamente em situação de surto, e em situações de rastreio periódico de profissionais de saúde em contexto de maior risco de exposição.

A diretora da DGS esclareceu que “uma pessoa com um teste rápido de antigénio negativo, com forte suspeita clínica de Covid-19, não está dispensada da realização de um teste molecular (PCR) para a confirmação”.

15h09 – Portugal com uma taxa de incidência de 240 casos por 100 mil habitantes

Graça Freitas começou a conferência de imprensa desta segunda-feira por afirmar que, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), Portugal regista uma taxa de incidência acumulada de há 14 dias de 240 casos por 100 mil habitantes.

14h52 - Cerca de metade dos professores universitários com fadiga elevada e exausão

Cerca de metade dos docentes do Ensino Superior apresenta fadiga elevada e exaustão durante a pandemia de covid-19, concluiu um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto hoje divulgado.

A investigação, que resultou de uma colaboração com o CINTESIS -- Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, com coordenação de Ivone Duarte e Carla Serrão, indica que "mais de metade dos docentes estavam, por vezes ou mesmo muitas vezes, particularmente sensíveis, intolerantes, agitados, com dificuldades em relaxar ou em acalmar".

Ao todo, 37% dos docentes sofreram 'burnout' associado à atividade profissional, que se refere a um prolongado estado de fadiga físico e exaustão psicológica percecionado como decorrente do exercício da atividade profissional.

Cerca de um quarto dos docentes referiu sintomas de ansiedade e/ou de depressão e 60% dos inquiridos referiram dificuldades em adormecer ou em dormir sem interrupções.

Este estudo mostra igualmente que, durante a pandemia, 96% dos professores do Ensino Superior deram aulas à distância, sendo que o Zoom foi a plataforma mais usada. No entanto, 77% não tinham qualquer experiência prévia de ensino à distância.

14h38 - Portugal com mais 2447 casos e 27 mortos

O boletim epidemiológico de hoje confirma 2447 novos casos de Covid-19, mais 27 mortos e 1079 recuperados.

O Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (1633 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (580), a região centro (167), Algarve (27) e Alentejo (24). A Madeira registou mais mais 11 novos casos e os Açores cinco.

Do total de óbitos, 13 foram na região de Lisboa e Vale do Tejo, oito norte do país, cinco na região centro e um no Alentejo.

Há mais 98 doentes internados e mais 10 nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 1672 doentes com Covid-19 internados, dos quais 240 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza agora 121.133 casos confirmados, 2.343 óbitos e 69.956 recuperados. Há 48.834 casos ativos, mais 1341 do que no dia anterior.

As autoridades de saúde têm 59.631 pessoas em vigilância, mais 822 do que no domingo.

14h35 - Pandemia já provocou a morte de mais de 1,15 milhões de pessoas

A pandemia do novo coronavírus já causou pelo menos 1.155.301 mortos em todo o mundo desde que a doença foi conhecida em dezembro na China e até às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa), indica um balanço da AFP.

Mais de 43.080.500 casos de infeção foram registados desde o início da pandemia e pelo menos 29.194.100 pessoas foram consideradas curadas, adianta um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP.

O número de casos diagnosticados apenas reflete uma fração do número real de contaminações já que diversos países apenas testam os casos mais graves, outros privilegiam os testes para rastreio e numerosos países pobres apenas dispõem de capacidades limitadas de despistagem.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 4.313 novas mortes e mais 408.969 infetados em todo o mundo, sendo que os países que registaram mais mortes no último dia foram a Índia (480), os Estados Unidos (461) e o Irão (337).

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela covid-19, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 225.239 mortos entre 8.636.995 casos, segundo o balanço da universidade Johns Hopkins.

Pelo menos 3.422.878 pessoas foram declaradas curadas.

14h30 - Açores com dois novos doentes registam atualmente 70 casos ativos

Os Açores registaram nas últimas 24 horas dois novos casos de covid-19, ambos na ilha de São Miguel, ficando agora com um total de 70 positivos ativos, informou hoje a Autoridade de Saúde regional.Pandemia já provocou a morte de mais de 1,15 milhões de pessoas

A pandemia do novo coronavírus já causou pelo menos 1.155.301 mortos em todo o mundo desde que a doença foi conhecida em dezembro na China e até às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa), indica um balanço da AFP.

Mais de 43.080.500 casos de infeção foram registados desde o início da pandemia e pelo menos 29.194.100 pessoas foram consideradas curadas, adianta um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP.

O número de casos diagnosticados apenas reflete uma fração do número real de contaminações já que diversos países apenas testam os casos mais graves, outros privilegiam os testes para rastreio e numerosos países pobres apenas dispõem de capacidades limitadas de despistagem.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 4.313 novas mortes e mais 408.969 infetados em todo o mundo, sendo que os países que registaram mais mortes no último dia foram a Índia (480), os Estados Unidos (461) e o Irão (337).

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela covid-19, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 225.239 mortos entre 8.636.995 casos, segundo o balanço da universidade Johns Hopkins.

Pelo menos 3.422.878 pessoas foram declaradas curadas.

Os novos casos correspondem a duas mulheres, de 40 e 74 anos de idade, uma não residente e outra residente na região, ambas provenientes de ligação aérea com território continental, tendo sido detetada a doença através de teste de despiste à SARS-CoV-2 realizado à chegada ao arquipélago.

Assim, até ao momento, foram detetados na região 371 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, indica a autoridade.

Atualmente, exitem 70 casos positivos ativos: 53 na ilha de São Miguel, 10 na ilha Terceira, um na ilha Graciosa, dois na ilha do Pico, dois na ilha do Faial, um na ilha de Santa Maria e um na ilha das Flores.

Já morreram 16 pessoas com covid-19 nos Açores, todas em São Miguel.

14h24 - Cemitérios da cidade de Seia com horário alargado

Os cemitérios da cidade de Seia estão com horário alargado até 1 de novembro, para permitir que os cidadãos possam visitar aqueles espaços que estão sujeitos a restrições impostas pela pandemia causada pela covid-19, foi hoje anunciado.

Segundo um aviso da Câmara Municipal de Seia, no distrito da Guarda, até sexta-feira o horário de funcionamento dos dois cemitérios da cidade é das 9h00 às 12:00 e das 14h00 às 20h00, e no sábado e no domingo (01 de novembro) das 9h00 às 22h00.

“Considerando o aumento previsível de afluência aos cemitérios municipais, no âmbito do Dia de Todos os Santos, a Câmara Municipal decidiu proceder ao alargamento dos seus horários de funcionamento, de modo a permitir que as pessoas possam visitar os seus entes queridos já falecidos”, justifica a autarquia presidida por Carlos Filipe Camelo.

O município esclarece ainda que o acesso ou permanência nos cemitérios obedece ao cumprimento das regras estipuladas para o atual período de calamidade, concretamente o uso obrigatório de máscara e o respeito pelas regras de organização dos espaços, no que diz respeito à lotação e distanciamento físico, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

4h15 -Hospital Pedro Hispano aumentou capacidade de internamento para doentes Covid

O ginásio de Medicina Física e Reabilitação foi reconvertido e agora tem mais 17 camas para doentes infetados. O problema está na falta de recursos humanos.
O hospital ainda não atingiu os números da primeira vaga, mas prevê que isso aconteça nos próximos dias.

14h05 - Países Baixos com novo recorde diário

As autoridades de saúde dos Países Baixos revelaram que foram registados nas últimas 24 horas mais 10.343 casos de infeção, um novo recorde diário.

Foram também contabilizados mais 23 óbitos.

Desde o início da pandemia, foram contabilizados 301.597 casos de infeção e 7.072 mortos.

13h57 - Chefe de gabinete de Trump admitiu que EUA não vão conseguir controlar a pandemia

É uma mudança de discurso na Casa Branca, num momento em que Donald Trump continua a garantir que a crise pandémica vai acabar muito em breve.
Os democratas já reagiram com fortes críticas.

13h49 - Acesso a cemitérios de Castro Verde com normas

A Câmara e as juntas de freguesia de Castro Verde decidiram aplicar normas de acesso aos cemitérios do concelho durante o período de finados e Dia de Todos os Santos, devido à situação da pandemia de covid-19.

Desde o passado sábado e até ao dia 02 de novembro, o número limite de pessoas em simultâneo no Cemitério de Castro Verde é de 45 e de 25 nos cemitérios das freguesias rurais, precisa o município, referindo que estes limites não se aplicam em caso de ocorrência de funerais.

Segundo o município, a permanência nos espaços deve "decorrer no menor período de tempo possível", são proibidos ajuntamentos de mais de cinco pessoas e é obrigatório desinfetar as mãos à entrada e usar máscara dentro dos cemitérios, incluindo no interior de instalações sanitárias, capelas e jazigos.

Só é permitida a permanência de uma pessoa de cada vez nas capelas, sendo possível depositar flores e outros elementos nas campas, gavetões e jazigos.

13h40 - Vários hospitais adiaram cirurgias por falta de condições

É o caso do hospital de Gaia. Só no último fim de semana, foram admitidos para internamento mais vinte doentes Covid. O número de episódios de urgência continua a aumentar.
Para aliviar a pressão crescente está a ser instalada uma tenda militar no exterior do edifício.

13h32 - Recuperação da economia alemã perde força no 4.º trimestre

A recuperação da economia alemã perdeu força no quarto trimestre, segundo o Bundesbank que adianta que a produtividade económica na Alemanha aumentou fortemente no terceiro trimestre e já recuperou metade da queda do primeiro semestre.

No boletim de outubro, hoje publicado, o Bundesbank precisa que "a produtividade económica na Alemanha ainda está 5% abaixo do nível pré-crise no último trimestre de 2019".

A Alemanha sofreu no segundo trimestre a pior contração desde que as estatísticas trimestrais começaram a ser recolhidas em 1970, devido à pandemia de covid-19.

A economia alemã contraiu-se quase 10% na primavera, em dados corrigidos das variações sazonais, mas depois de ter atingido o seu ponto mais baixo em abril, a economia alemã começou a recuperar.

"Na perspetiva atual, a recuperação económica pode ser mantida no trimestre atual, mas a um ritmo significativamente mais lento", acrescentam os economistas do Bundesbank no boletim.

13h20 - Marta Temido defende reforma e reforço de poder da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve ser alvo de uma reforma substancial que leve ao reforço do seu poder internacional na sequência da pandemia de covid-19, defendeu hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

“A covid-19 pôs o mundo em teste, agora é altura de avançar para uma reforma substancial da OMS e os aspetos financeiros e políticos são importantes. É tempo de a OMS ganhar mais poder e tornar-se numa organização que responda às necessidades de um mundo global, mas isso depende de todos os países”, disse a governante, na participação por videoconferência na palestra “Reforçar o papel da União Europeia na saúde global", na Cimeira Mundial de Saúde, a decorrer em Berlim.

Segundo Marta Temido, é fundamental a existência de uma “perspetiva comum” para o futuro no espaço da União Europeia (UE), relevando ainda a importância de aprender com a pandemia e que “há espaço a nível global” para que os países possam estar mais preparados para lidar com futuras crises sanitárias internacionais.

“Assim que a crise pandémica termine, a OMS não poderá sofrer uma redução na sua capacidade para agir”, notou, sublinhando: “A UE e os estados-membros podem e devem ter um papel ativo no contexto desta reforma para uma ação mais abrangente da OMS, nomeadamente em defesa da saúde como um direito humano, apoiando a solidariedade global e um modelo de governação assente no multilateralismo”.

A defesa de um papel de maior destaque da UE no setor foi uma constante nas intervenções da ministra da Saúde, que adquiriram ainda um peso especial pela futura presidência portuguesa a partir de janeiro de 2021. Consequentemente, Marta Temido reconheceu a premência de uma maior proatividade europeia e de uma “estratégia renovada de saúde global”, que reflita o peso financeiro e político comunitário e permita novas parcerias.

“As expectativas são muito altas. As mudanças no panorama da saúde mundial e no quadro geopolítico da última década requerem que a UE reexamine a sua posição e o seu papel na luta por objetivos globais de saúde. Como a OMS realçou, esses objetivos de saúde globais são cobertura de saúde universal, emergências sanitárias e maior bem-estar para todos”, frisou.

13h12 - Guiné-Bissau com mais 10 infetados para um total de 2.413

A Guiné-Bissau registou na última semana mais 10 casos positivos para o novo coronavírus, elevando o total para 2.413, e registou mais 30 recuperados, segundo dados divulgados hoje pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.

Segundo o boletim epidemiológico relativo ao período entre 14 e 24 de outubro, o país registou mais 10 casos positivos para o novo coronavírus, 30 recuperados, e tem atualmente 518 casos ativos.

Do total de casos positivos, 1.848 já recuperaram.

O Alto-Comissariado para a Covid-19 na Guiné-Bissau manteve o número de vítimas mortais em 41.

13h03 - Sobe para dois número de mortes na Misericórdia de Vila Viçosa devido a surto

Um homem de 90 anos, infetado com Covid-19 e que apresentava uma condição de saúde frágil, morreu ontem no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde estava internado.

É a segunda vítima mortal deste surto que atingiu o lar e outras valências da Santa Casa da Misericórdia, onde 46 utentes e 10 funcionários estão infetados.

Entre o lar e a comunidade, em Vila Viçosa há neste momento, perto de cem pessoas infetadas.

12h53 - Hospitais belgas podem ficar sem camas nas UCI em 15 dias

A Bélgica pode ficar sem camas disponíveis nas unidades de cuidados intensivos em duas semanas, se o número de internados continuar a aumentar ao ritmo atual.

O porta-voz do Ministério da Saúde afirmou que a capacidade máxima da Bélgica é de duas mil camas em unidades de cuidados intensivos.

“Até ao final da semana devemos passar a marca de mil doentes em unidades de cuidados intensivos”, afirmou.

Segundo Van Laethemsaid, “se a curva não mudar com o nosso comportamento, devemos alcançar dois mil pacientes em UCI em duas semanas. A nossa capacidade máxima”.

O número de doentes em unidades de cuidados intensivos tem duplicado a cada oito dias. Ontem estavam internados em UCI 757 pessoas. Estão internados 4.287 infetados.

Sábado, foram internadas 590 pessoas, o equivalente ao pico de março e abril.

Na passada semana, o país registou 1.288 novos casos de infeção por cada cem mil habitantes. Com 10.810 mortes no total, a Bélgica tem uma das taxas de mortalidade per capita mais alta do mundo.

O país, de 11 milhões de habitantes, tem segunda maior taxa per capita de infeções na Europa, depois da República Checa.

12h40 - Testes rápidos devem ser aplicados em surtos em escolas ou lares

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, hoje publicada, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar "rapidamente as medidas adequadas de saúde pública".

"Em situação de surto (como, por exemplo, escolas, estabelecimentos de ensino, Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPIs) e instituições similares/fechadas) devem ser utilizados, preferencialmente, testes rápidos de antigénio (TRAg)", refere a estratégia hoje divulgada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o documento, "os testes devem ser realizados pelas equipas de Saúde Pública indicadas para a intervenção rápida (incluindo a obtenção de resultados dos testes laboratoriais utilizados em menos de 12 horas), em articulação intersectorial com os parceiros municipais, ou outras, de forma a implementar rapidamente as medidas adequadas de saúde pública".

12h20 - Donnarumma e Hauge com testes positivos no AC Milan

Os futebolistas do AC Milan Gianluigi Donnarumma e Jens Petter Hauge tiveram um teste com resultado positivo ao novo coronavírus e foram colocados em isolamento, anunciou o clube milanês, que hoje defronta a Roma para a liga italiana.

Além do guarda-redes italiano e do avançado norueguês, ambos de 21 anos, outros três elementos do grupo de trabalho também tiveram um teste positivo para o novo coronavírus, que provoca a covid-19.

11h59 - Ministro da Saúde moçambicano vence infeção sem sintomas e regressa ao trabalho

O ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, anunciou hoje em comunicado o regresso ao trabalho após ter ultrapassado uma infeção pelo novo coronavírus sem sintomas.

"Não cheguei nunca a apresentar sintomas e em 25 de outubro o meu teste foi negativo", referiu, depois de ter anunciado em 13 de outubro que ia entrar em isolamento domiciliar após um teste positivo.

"Longe de ser um castigo, o isolamento foi uma escola. Aprendi a valorizar mais o trabalho de cada membro da sociedade", acrescentou no documento, em que volta a apelar ao cumprimento das medidas de prevenção da pandemia.

Moçambique regista um total acumulado de 11.986 casos de covid-19, com 86 mortes e 9.253 recuperados.

11h42 -Vinte utentes e nove funcionárias recuperados em lar de Salto em Montalegre

Vinte utentes e nove funcionárias recuperaram da infeção pelo novo coronavírus no Lar Nossa Senhora do Pranto, em Salto, Montalegre, onde se tenta retomar a normalidade com o regresso dos alunos à escola, das missas e feiras.

Os primeiros casos de infeção no lar de idosos foram conhecidos em 30 de setembro e a 02 de outubro a Câmara de Montalegre, no distrito de Vila Real, ativou o Plano de Emergência e Proteção Civil para travar a propagação do surto pela comunidade.

Do total de 30 utentes, 26 contraíram a infeção pelo novo coronavírus, faltando ainda recuperar cinco. Um homem de 66 anos, infetado neste surto de novo coronavírus, morreu no hospital de Vila Real.

O utente estava institucionalizado há cerca de 20 anos naquele lar e sofria de outras patologias.

Há ainda cinco funcionárias positivas, algumas da quais vão repetir o teste nos próximos dias.

11h30 - Suíça reporta mais de 17 mil casos durante o fim de semana

As autoridades de saúde suíças revelarem que foram confirmados mais 17.440 durante o fim de semana. O Governo está a ponderar o endurecimento das restrições para tentar traval a disseminação acelerada da pandemia.

Desde o início da pandemia, a Suíça e o Liechtenstein reportaram 121.093 casos de infeção pelo novo coronavírus e 1.914 óbitos.

11h18 - Hospital de Santarém regressa amanhã à normalidade

As cirurgias e exames programados no hospital de Santarém são retomados amanhã. O hospital tinha suspendido todas as cirurgias programadas e encerrado as urgência da maternidade após um anestesista ter testado positivo à Covid-19.

Esta manhã, a Presidente do Conselho de Administração do Hospital afirmou à RTP que há mais de cem profissionais em isolamento. Foram realizados 170 testes que tiveram resultado negativo.

Ana Infante esclareceu que os testes foram realizados a 80 utentes e 90 profissionais.

Neste momento o hospital tem 45 profissionais de saúde infetados e 64 em isolamento.

Há ainda 34 doentes internados com Covid-19, 31 em enfermarias e três em unidades de cuidados intensivos ventilados.

11h10 - Economia de Angola caiu 8,8% no segundo trimestre

A economia de Angola registou um crescimento negativo de 8,8% no segundo trimestre deste ano face ao período homólogo, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística, atribuindo esta "desaceleração acentuada" à pandemia de covid-19.

"A desaceleração acentuada da atividade económica refletiu o impacto da pandemia da COVID-19, que se fez sentir no referido trimestre", lê-se no comunicado sobre as contas de abril a junho, que salienta que "a variação negativa é atribuída, fundamentalmente, às atividades de Pesca (-27,8%), Petróleo (-8,2%), Extração de Diamantes (-15,6%), Construção (-41,0%), Comércio (-0,1%), Transporte (-78,9%), Governo (-7,1%), Imobiliária (-17,6%), Impostos (-53,6%), Outros serviços (-2,1%), Indústria Transformadora (-4,0%) e Subsídios (-71,7%)".

10h52 - Petróleo Brent cai 3% devido ao aumento de contágios

O barril de petróleo Brent para entrega em dezembro caiu hoje quase 3% em Londres, para 40,69 dólares, devido às preocupações com o aumento dos casos de covid-19 nos Estados Unidos e na Europa, foi anunciado.

10h40 - Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser "muito difíceis"

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas 24 horas.

"Vamos ter meses muito, muito difíceis pela frente", alertou Merkel no domingo à tarde, numa conferência interna com os chefes do grupo parlamentar conservador dos estados federais, segundo a edição de hoje do jornal Bild.

A chanceler também admitiu estar preocupada com o encontro de dia 30 entre as autoridades regionais e disse não ter "um pressentimento muito bom".

"Isto não pode continuar assim", considerou, referindo que os contágios deverão continuar a aumentar fortemente e que, pelo menos até fevereiro, será necessário renunciar a eventos de grandes dimensões, mesmo em espaços exteriores.

A chanceler considerou ainda que grande parte da responsabilidade pelo aumento das infeções foi "das viagens de férias".

O jornal sublinha que Merkel não se referiu, em nenhum momento, a uma segunda paralisação da vida pública, mas deixou clara a sua convicção de que o vírus não pode ser controlado "por meios simples".

10h25 - África com mais 117 mortes e 9.123 infeções nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 117 mortos devido à covid-19, num total de 41.262 óbitos, e o número de infetados subiu para 1.716.864, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 55 Estados-membros da organização houve mais 9.123 infetados e o número de recuperados subiu 7.290 nas últimas 24 horas, para um total de 1.406.528.

A África Austral continua a registar o maior número de casos de infeção e de mortos, com 792.570 infetados e 20.403 vítimas mortais. Nesta região, só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 715.868 casos e 18.968 óbitos.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem 472.367 pessoas infetadas e 13.193 mortos e na África Oriental há 204.718 infetados e 3.803 vítimas mortais.

Na região da África Ocidental, o número de infeções é de 187.449, com 2.730 vítimas mortais, e na África Central há 59.760 casos e 1.133 óbitos.

10h13 - Irão reporta um morto a cada cinco minutos, hospitais estão a ficar sem capacidade

Os hospitais em muitas províncias iranianas estão a ficar sem capacidade para lidar com casos de Covid-19, revelaram as autoridades de saúde. O novo coronavírus está a provocar cerca de 300 mortos por dia, uma pessoa a cada cinco minutos.

O ministro da Saúde iraniano afirma que a pandemia pode provocar 600 óbitos diários nas próximas semanas, se os iranianos não respeitarem o distanciamento social.

O Irão é o país do Médio Oriente mais afetado pela pandemia.

10h02 - Cidade chinesa de Kashgar testa 4,7 milhões de habitantes

A cidade chinesa de Kashgar, em Xinjiang, está a realizar testes em massa a toda a população. Os cerca de 4,7 milhões de habitantes estão a ser testados desde sábado. Até ao momento foram reportados 138 casos assintomáticos.

O primeiro caso do surto na cidade foi uma mulher assintomática que trabalha numa fábrica têxtil.

As escolas de Kashgar estão encerradas e os residentes não podem sair da cidade, a menos que tenham um teste negativo.

9h50 - Timor-Leste regista um novo caso, importado pela fronteira terrestre

As autoridades timorenses anunciaram hoje um novo caso positivo da covid-19, o 30.º do país desde o início da pandemia.

A coordenadora-geral da Comissão nacional de Controlo do Surto da Covid-19, Odete da Silva Viegas, disse em conferência de imprensa que o novo caso é um homem de 59 anos que entrou no país no passado dia 16 de outubro, tendo viajado depois para Díli onde estava em quarentena.

O paciente começou a mostrar sintomas na semana passada tendo sido testado, com o resultado positivo a ser confirmado hoje, explicou.

Já recuperado e com alta está o 29.º doente infetado, um homem que tinha chegado a Timor-Leste por via aérea, anunciaram hoje as autoridades. O país tem agora um caso ainda ativo.

Atualmente, 362 pessoas estão em quarentena em instalações ou hotéis do Governo, e 263 em autoconfinamento.

9h28 - Filipinas reportam mais 1.607 novos casos

O Ministério da Saúde das Filipinas reportou mais 1.067 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, q mais 62 óbitos.

O número total de casos é agora de 371.630, e os óbitos 7.039.

As Filipinas são o segundo país do sudeste asiático com mais casos de infeção e mais óbitos, depois da Indonésia.

9h12 - Infeções diárias em França podem ser mais de cem mil

O número de infeções reais em França é de cerca de cem mil por dia, segundo um grupo de especialistas que assessora o Governo, praticamente o dobro das 52.100 registadas ontem.

Jean-François Delfraissy, que chefia o grupo, afirmou numa entrevista ao canal RTL que o país “está a viver uma situação muito crítica”.

9h00 -China regista 20 novos casos importados

A Comissão de Saúde da China anunciou hoje terem sido identificados 20 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

Os casos 'importados' foram diagnosticados em Xangai (leste), Mongólia Interior (norte), Shaanxi (noroeste), Hebei (norte), Shanxi (noroeste), Guangdong (sul), Sichuan (sudoeste) e Fujian (sudeste).

A cidade de Kashgar, na região de Xinjiang, confirmou a existência de 137 casos assintomáticos, relacionados com uma adolescente infetada, e também sem sintomas, detetada no sábado, durante um exame de rotina.

Após o diagnóstico, as autoridades de saúde lançaram uma campanha de testes em grande escala que prevê abranger 4,7 milhões de pessoas.

A China não inclui pessoas infetadas assintomáticas nas estatísticas oficiais até que apresentem sintomas da doença.

8h47 - Vacina da AstraZeneca revela imunidade robusta em pessoas com mais de 65 anos

A vacina que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford em colaboração com a empresa farmacêutica AstraZenaca produz uma imunidade robusta em pessoas com mais de 65 anos, avança o jornal Financial Times.

A vacina produz anticorpos protetores e células T em grupos de idade mais avançada.

Em julho, um ensaio clínico que envolveu mais de mil pessoas revelou que a vacina também era eficaz em pessoas entre os 18 e os 55 anos.

8h30 - Venezuela testou com sucesso molécula que anula o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou domingo que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que “anula 100%” o novo coronavírus.

“O IVIC testou uma molécula usada para tratar a hepatite C para tratar a covid-19. Este estudo durou seis meses, resultando na aniquilação de 100% do vírus. A Venezuela obteve um medicamento que anula 100% o coronavírus", disse à televisão estatal venezuelana.

Segundo Nicolás Maduro o “estudo foi certificado, com todos os testes necessários” e nos próximos dias a Venezuela “procederá (...) através da Organização Mundial de Saúde, para ratificar (homologar) os resultados obtidos”.

O Presidente da Venezuela explicou ainda que se trata da molécula DR10, que foi totalmente isolada e “não tem nenhum tipo de toxicidade que afete moléculas saudáveis" ou cause efeitos colaterais.

8h20 - Rússia regista novo recorde de casos

As autoridades russas reportaram mais 17.374 novos casos de infeção por Covid-19, um novo recorde diário.  Um terço dos novos casos, 5.224, foi registado em Moscovo.

Nas últimas 24 horas foram registados mais 219 óbitos.

Desde o início da pandemia, o país já registou 1.531.224 infetados e 26.269 óbitos.

Para conter a epidemia, a Câmara Municipal de Moscovo ordenou o teletrabalho para pelo menos 30% dos trabalhadores de empresas e organizações nos casos em que não afeta o seu funcionamento e recomendou os cidadãos com mais de 65 anos e os doentes crónicos a ficarem em casa.

As autoridades da capital, que já montaram vários hospitais de campanha, garantem que as infraestruturas de saúde de Moscovo, com cerca de 13 milhões de habitantes, estão em condições de resistir a esta vaga de novo coronavírus.

A segunda cidade russa mais atingida pela epidemia é São Petersburgo, a ex-capital imperial, que embora nas últimas 24 horas não tenha registado nenhuma morte por covid-19, atingiu um novo máximo de casos positivos diários: 715.

Moscovo e São Petersburgo acumulam 38,3% do total de mortes por covid-19 no país: 24,5 e 13,8%, respetivamente.

O governo russo descartou, por enquanto, a imposição de medidas drásticas, como o recolher obrigatório ou o confinamento, que já estão a ser aplicadas e vários países europeus.

8h10  - Índia com 480 mortos e 45.148 casos nas últimas 24 horas

A Índia registou 480 mortos e 45.148 infetados com covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde indiano.

Desde que a pandemia chegou ao país, a Índia diagnosticou mais de 7,9 milhões de infeções (7.909.959), que provocaram 119.014 mortes.

Apesar de uma redução gradual do número diário de casos nas últimas semanas, a Índia continua a ser o segundo país do mundo com mais infeções, a seguir aos Estados Unidos, atualmente com mais de 8,6 milhões de casos.

A capital indiana registou mesmo um aumento do número de casos, com quase 4.000 novas infeções nas últimas 24 horas, o balanço diário mais elevado das últimas cinco semanas.

Os festivais hindus e a poluição do ar, causada pelo trânsito e incêndios agrícolas, também preocupam técnicos de saúde, que temem um aumento do número de casos.

7h50 - Alemanha regista 8.685 novas infeções nas últimas 24 horas

A Alemanha registou 8.685 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número muito abaixo do balanço de sábado (11.176), porque nem todos os estados federados comunicam os dados no fim de semana.

No entanto, o Instituto Robert Koch (RKI) de virologia já tinha assinalado que no sábado o número de novos positivos tinha disparado por incluir vários casos registados na quinta-feira, devido a um problema técnico no servidor, que levou a que os dados fossem comunicados tardiamente e não entrassem na contagem de sexta-feira.

O número de novas infeções registadas hoje é o dobro dos 4.325 novos casos contabilizados na segunda-feira da semana passada.

7h30 – Estado de Vitória, Austrália, levanta confinamento

O estado australiano de Vitória, epicentro da segunda vaga de covid-19 na Austrália, anunciou hoje o levantamento do confinamento a partir de terça-feira, depois de não ter registado quaisquer novos casos nas últimas 24 horas.

Lojas, restaurantes e cafés em Melbourne, capital do estado de Vitória e segunda cidade mais populosa do país, reabrirão à meia-noite de terça-feira, e os habitantes serão novamente autorizados a circular na cidade, anunciaram hoje as autoridades locais.

"Podemos dizer que agora é o momento de abrirmos", disse o chefe de governo de Victoria, Daniel Andrews, visivelmente emocionado, numa conferência de imprensa em Melbourne, recordando que a última vez que o estado registou zero infeções foi em 9 de junho.
O confinamento foi decretado em julho, quando o número de novos casos era de cerca de 190 por dia, número que subiu para 700 em agosto.
Hospital de Santarém vai adiar as cirurgias programadas
As urgências da maternidade vão estar encerradas até à meia-noite.As medidas foram tomadas depois de uma anestesista ter testado positivo à Covid. Seis elementos da equipa estão em isolamento e aguardam resultados dos testes de despistagem.

As grávidas estão a ser encaminhadas para os hospitais de Abrantes e de Vila Franca de Xira.

A Casa da Música, no Porto, suspendeu todas as atividades artísticas e educativas até 3 de novembro. Foram detetados 6 casos positivos de covid-19 na instituição. São todos membros do coro da Casa da Música.

Em Portugal, o último boletim epidemiológico, conhecido este domingo, mostra que em 24 horas, morreram mais 19 pessoas. Há mais 2.577 infetados com covid-19 no país.

Os internamentos tiveram recorde absoluto. Há 1.574 pessoas internadas, mais 119 do que no dia anterior. Nos Cuidados Intensivos estão 230 doentes, mais 9 do que nas anteriores 24 horas.
PR prossegue audiências
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prossegue as audiências no âmbito da pandemia de covid-19 e recebe no Palácio de Belém, em Lisboa, os ex-ministros da Saúde Luís Filipe Pereira, Ana Jorge e Fernando Leal da Costa.

As audiências do chefe de Estado tiveram início há uma semana com a atual ministra da Saúde, Marta Temido, e desde então houve encontros com António Correia de Campos e Maria de Belém, ex-governantes com a mesma pasta, além dos bastonários dos Médico, Enfermeiros e Farmacêuticos.

No fim de semana, Marcelo Rebelo de Sousa avistou-se também com o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, os líderes do Sindicato Independente dos Médicos e da Federação Nacional dos Médicos, os presidentes da União das Misericórdias Portuguesas e da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, e ainda com a Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear.
Segundo continente com mais de 250 mil mortos
A Europa tornou-se o segundo continente depois da América Latina a ultrapassar a barreira dos 250 mil mortos.

A maioria dos países da União Europeia continuam a registar novos máximos diários de contágios.

O Reino Unido é, com cerca de 45 mil mortos, o quinto país do mundo com maior número de mortos, seguido da Itália, Espanha e França.

Apesar das restrições impostas, França já ultrapassou Espanha e Argentina no total de infeções. É agora o quinto país a nível mundial com mais casos.

A República Checa é o país europeu com maior número de contágios per capita, seguido da Bélgica e pela Polónia.

Espanha decretou estado de emergência durante seis meses. Pedro Sánchez diz que é a única forma de combater a escalada de casos.

Nos Estados Unidos, quatro elementos da equipa do Vice-presidente dos Estados Unidos da América estão infetados.

O chefe de gabinete de Mike Pence está entre os casos positivos. Mike Pence revelou, no entanto, que ele e a mulher não estão infetados.