Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lisi Niesner - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



22h55 - Autocarros com horários alterados na AMLisboa na segunda e 07 de dezembro

Os autocarros que servem a Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão ter horários alterados na segunda-feira e em 07 de dezembro, dias em que o Governo decidiu dar tolerância de ponto por causa da pandemia da covid-19.

Em nota de imprensa hoje divulgada, a AML refere que as alterações de horários são "ajustadas para fazer face à procura nessas datas", mas salvaguardando "a necessidade de se garantir os serviços de transporte junto de equipamentos essenciais", como unidades de saúde.

Consoante o operador de transporte público rodoviário, as carreiras de autocarros passam a funcionar nestes dois dias com horários do "período não escolar", de vésperas de feriados ou de sábado, mantendo-se ou reforçando-se o serviço para hospitais.

Por decisão do Governo, na segunda-feira e em 07 de dezembro, vésperas de feriados, não haverá aulas e a função pública terá tolerância de ponto.

O Governo pediu ao setor privado para dispensar também os trabalhadores nestes dois dias.

22h30 - Tese da origem externa do vírus. China tenta afastar responsabilidades pela pandemia

Cerca de um ano depois de terem sido detetados os primeiros casos do novo coronavírus, a China tenta alterar a história sobre a origem da Covid-19 ao defender que a pandemia surgiu noutros países. A OMS já veio defender que seria "altamente especulativo" afirmar que a Covid-19 não teve origem na China.

22h10 - Nove empresários da restauração em greve de fome junto à Assembleia

21H45 - Madeira com 12 novos casos de transmissão local

A Madeira registou hoje 12 novos casos de Covid-19, todos de transmissão local, e 80 situações suspeitas, indicou a Direção Regional da Saúde, esclarecendo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 207.

Entre os novos infetados estão três crianças com idades entre os 8 e os 12 anos, que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos de Santa Cruz e Funchal, onde os planos de contingência foram ativados.

A Direção Regional de Saúde refere que outro dos casos positivos é um adulto com atividade profissional num estabelecimento de ensino em Machico, concelho onde também há registo hoje de um profissional de saúde infetado.

O arquipélago da Madeira passa a contabilizar 779 casos confirmados de covid-19, com 207 ativos, dos quais 47 importados e 160 de transmissão local.

"Hoje há mais um caso recuperado a reportar e a região passa a contabilizar 570 casos recuperados", refere a Direção Regional de Saúde, indicando que até à data foram registados dois óbitos associados à Covid-19.

21h20 - Falta de brincadeiras ao ar livre afeta 70% das crianças em Portugal

21h00 - Restrições contra Covid-19 causam filas e falta de produtos nas prateleiras

20h35 - Lar da Guarda com 130 casos positivos assintomáticos

20h15 - Surto em lar está a distorcer realidade da pandemia em Alcanena diz autarca
19h43 - Nova Iorque reabre escolas básicas menos de duas semanas depois de as ter encerrado

A cidade de Nova Iorque, que fechou as escolas públicas devido ao aumento dos casos de infeção com o novo coronavírus, anunciou hoje que vai reabrir as escolas do ensino básico, a partir de 7 dezembro.

As escolas tinham sido encerradas há menos de duas semanas, mas depois de receber duras críticas por mandar alunos para casa, enquanto as lojas ou restaurantes estavam abertos, o Conselho da Cidade de Nova Iorque retrocedeu e apresentou um novo plano para que o ensino possa voltar a parte dos seus estabelecimentos.

A partir de 7 de dezembro, os alunos do ensino básico poderão regressar às aulas presenciais, enquanto os alunos dos níveis mais avançados continuarão com as aulas 'online'.

As crianças com deficiências graves também voltarão às escolas a partir de 10 de dezembro, anunciou o prefeito Bill de Blasio, em conferência de imprensa.

A cidade de Nova Iorque tinha definido critérios rígidos de combate à pandemia, entre os quais o encerramento das escolas públicas e a transferência de todos os alunos para programas 'online', se a taxa de testes positivos na cidade chegasse a três por cento, um número menor do que decidido para o resto do Estado.

Quando os casos de infeção pelo novo coronavírus começaram a aumentar durante o mês de novembro, as escolas foram fechadas, apesar de o número de positivos nas escolas ser muito baixo.

O plano de reabertura exigirá que os alunos que voltem às salas de aula façam testes semanais para covid-19 e, ao contrário do que aconteceu até agora, permitirá que as crianças frequentem a escola cinco dias por semana.

19h30 - Surto no Lar de Mós em Moncorvo com infeção de 13 utentes e seis funcionários

Um surto provocado pelo novo coronavírus infetou 19 pessoas no Lar de Mós, no concelho de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, disse hoje à agência Lusa o responsável pela instituição, Luís Lopes.

"Temos 19 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. Destes 19 casos de infeção pelo SARS-CoV-2, 13 são utentes, cinco são auxiliares e uma é profissional de saúde. Estes resultados foram conhecidos, após uma testagem de despiste a 35 pessoas que trabalham no lar", indicou Luís Lopes.

19h20 - EUA registam 143.333 novos casos e 1.210 óbitos

O Centro de Controlo e de Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA registou 143.333 novos casos e 1.210 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, o país contabiliza agora 13.142.997 casos de infeção e 265.166 mortes.

19h00 - Reino Unido regista 215 mortes e 12.155 novos casos

O Reino Unido registou nas últimas 24 horas 215 mortes provocadas pela covid-19 e 12.155 novos casos confirmados de infeção, o que representa uma redução significativa face aos números de sábado, segundo dados do Governo britânico.

No sábado, o Reino Unido tinha registado 479 mortes por covid-19, ou seja, hoje teve menos 264 óbitos.

O número de novos casos de infeção por doença, no sábado, chegava aos 15.871, enquanto hoje foram confirmados menos 3.716.

Desde o início da pandemia de covid-19 até hoje, o Reino Unido contabilizou oficialmente 58.245 mortes por covid-19 e 1.617.327 casos positivos.

18h40 - EUA espera explosão de casos após fim-de-semana de Ação de Graças

O fim-de-semana do Thanksgiving, ou Ação de Graças, deverá provocar um enorme aumento de casos de infeção por SARS-CoV-2 nas proximas semanas nos Estados Unidos da América, admitiu Anthony Fauci.

O diretor do Instituto norte-americano para as Doenças Infeciosas avisou na cadeia ABC que "dentro de duas ou três semanas poderemos assistir a uma nova chama a juntar-se à chama" atual dos novos contágios com o coronavírus.

De acordo com dados da TSA, a agência que controla a segurança nos aeroportos, pelo menos 1,1 milhões de pessoas viajaram de avião dos EUA na véspera da grande festa de família da Ação de Graças, um recorde desde o início da pandemia no país em março e apesar dos alertas das autoridades.

"Este fim de semana, com todas as deslocações, inquieta-nos muito", reconheceu na CNN o secretário de Estado adjunto para a Saúde, Brett Giroir.

"Atualmente as hospitalizações registam um pico de 95 mil. cerca de 20% dos pacientes nos hospitais desenvolveram Covid-19, por isso é um período muito perigoso", acrescentou.

18h00- Casal de feirantes do Porto adapta-se aos novos tempos
17h45 - Agrupamento de Escolas de Moncorvo com oito casos e 60 alunos em isolamento

O Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo (AETM), no distrito de Bragança, registou oito casos de infeção provocada pelo SARS-CoV-2 (cinco alunos, dois professores e uma auxiliar) e tem cerca de 60 alunos em isolamento profilático.

"Estamos atentos, não escondemos a preocupação face à situação e estamos a reforçar o Plano de Contingência e desinfeção dos espaços", garantiu o diretor do agrupamento, Luís Rei, em declarações à agência Lusa.

A escola está a ser alvo de um processo de desinfeção que está a ser levado a cabo pelos bombeiros locais e por técnicos da Misericórdia de Torre de Moncorvo.

"Para já não está colocado em cima da mesa o encerramento das atividades letivas no AETM", indicou o responsável.

Perto de meia centenas pessoas vão fazer teste de despiste segunda-feira e quarta -feira, entre professores e funcionários do Centro Escolar do Agrupamento, por indicação da saúde pública.

17h30 - Cerca de 10 mil prestadores de cuidados marcham em Madrid pela Saúde pública

Vários milhares de cuidadores percorreram as ruas da capital espanhola este domingo, em apoio ao sistema de saúde público do país e ao som de tambores.

"Por uma saúde 100% pública" e "chega de contratos de lixo", de acordo com o que se lia nalguns cartazes, os manifestantes desfilaram em resposta ao apelo "Maré Branca", que agrupa várias organizações profissionais.

O protesto aponta a falta de investimentos no sistema de saúde madrileno, gerido pelo Governo regional, e cujas fragilidades ficaram expostas pela pandemia de Covid-19.

A manifestação surge dois dias antes da inauguração do Hospital de Pandemias de Madrid, construído para aliviar os hospitais desta região espanhola, cheios de vítimas graves do SARS-CoV-2.

17H15 -  Surto em lar de Serpa com 13 utentes e três funcionários infetados

Um novo surto de covid-19 foi detetado no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, no distrito de Beja, com treze utentes e três funcionários infetados, revelou hoje o presidente da câmara municipal.

O autarca de Serpa, Tomé Pires, disse à agência Lusa que dez dos utentes da instituição infetados foram transferidos esta tarde do lar para um espaço de retaguarda criado no pavilhão municipal, e que os outros três estão internados no hospital de Beja.

Segundo o presidente do município, o primeiro caso de covid-19 no Lar de São Francisco, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, com 94 utentes, foi o de um funcionário que fez um teste com resultado positivo na quarta-feira, depois de ter tido sintomas da doença.

No dia seguinte, quinta-feira, adiantou, "foram testados todos os utentes e funcionários" para o novo coronavírus que provoca a doença covid-19 e, na sexta-feira, soube-se então que "13 utentes e mais dois funcionários estavam infetados".

A Câmara de Serpa preparou um espaço de retaguarda no pavilhão municipal para acolher os 13 utentes infetados e a transferência, a cargo dos bombeiros, realiza-se esta tarde, durante cerca de uma hora, indicou Tomé Pires.

"Mas, entretanto, três dos utentes foram transportados para o hospital de Beja", devido ao agravamento do seu estado de saúde, referiu o autarca.

17h00 - Morte e novos casos descem em Itália 

Mais 541 mortes por Covid-19 foram registadas este domingo em Itália, uma descida face às 686 de sábado, e 20.648 novas infeções em vez das 26.323 no dia anterior, anunciou o Ministério da Saúde italiano.

A descida das novas infeções pode refletir contudo uma diminuição no número de testes, de 225.940 para 176.934.

16h15 - Detetado um surto com 130 casos em lar da Guarda

15h50 - Ásia aperta medidas de restrição após aumento de contágios
15h30 - Manual da DGS com orientações alimentares para um adulto durante 14 dias

14h56 - Associações dizem que segunda vaga não foi preparada como deveria ter sido

A acusação é feita pelas associações que representam os hospitais, os Médicos de Saúde Pública e os de Oncologia.
Grande parte das instituições hospitalares já foram obrigadas a parar cirurgias e tratamentos programados.

14h12 - Mais 64 óbitos e 4.093 casos em Portugal nas últimas 24 horas

De acordo com o novo boletim, Portugal registou mais 64 mortos nas últimas 24 horas, num total de 4.427 óbitos desde o início da pandemia.

Houve registo de 4.093 novos casos, com um total de 294.799 confirmados no país. Desde sábado houve ainda registo de 3.259 recuperados, num total de 209.534 casos recuperados.

Destaque ainda para o número de internamentos: há registo de mais 90 internamentos relacionados com a Covid-19, num total de 3.245 pessoas internadas.

É ultrapassado um novo recorde de internamentos em unidades de cuidados intensivos, agora num total de 536 pessoas em todo o país, mais sete do que ontem.

A região Norte continua a ser a mais afetada, tendo registado mais 2.490 novos casos e 31 óbitos nas últimas 24 horas. Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo, com mais 979 novos casos e 22 mortos.

Na região Centro há registo de mais 444 novos casos e oito óbitos. Seguem-se o Alentejo, com 84 casos e dois óbitos, e o Algarve, com 49 novos casos e um óbito.

Nas regiões autónomas, houve mais 37 casos nos Açores e mais dez casos na Madeira.

12h58 - Mais de 1,45 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 1.453.074 mortos em todo o mundo desde que a doença foi descoberta em dezembro de 2019, na China. O balanço é da agência France Presse, que tem por base fontes oficiais.

Mais de 62.150.290 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-Cov-2 foram diagnosticados oficialmente no mesmo período e em todo o mundo, sendo que pelo menos 39.582.700 pessoas são hoje consideradas recuperadas.

12h55 - Polícia belga detém 20 pessoas em marcha contra recolher obrigatório

A polícia belga deteve 20 pessoas no sábado à noite, em Liège, após uma marcha de cerca de 500 manifestantes contra o recolher obrigatório introduzido para conter a pandemia Covid-19.

Por volta das 22h15 locais, durante o recolher obrigatório implementado entre as 22:00 e as 06:00, a polícia parou o avanço dos manifestantes ainda na rua e procedeu à sua identificação. Cinco manifestantes acabaram por ser detidos por perturbação da ordem pública e 12 outros por tentarem forçar um bloqueio na estrada.

12h41 - Hospital de Évora com cinco doentes e dois profissionais infetados

Cinco doentes internados no hospital de Évora e dois profissionais de saúde estão infetados pelo vírus que provoca a covid-19, o que levou à suspensão temporária dos internamentos e altas em dois serviços, nomeadamente de Medicina 1 e de Psiquiatria e Saúde Mental.

11h33 - Santa Casa da Misericórdia de Chaves regista primeira morte

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves, que tem mais de 150 casos de infeção por SARS-CoV-2 entre funcionários e utentes, registou hoje a primeira morte de uma utente, avança a agência Lusa.

11h09 - Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu, numa entrevista, a possibilidade de uma empresa se negar a contratar um trabalhador que se recuse a ser vacinado contra a Covid-19.

"Como empresário, posso decidir com quem assino um contrato", afirmou Christa Schweng em entrevista à agência de notícias espanhola Efe.

No entanto, para a presidente da CESE, órgão consultivo da União Europeia que emite orientações às instituições comunitárias em representações de empresários, trabalhadores e organizações da sociedade civil, a vacina não deverá ser obrigatória.

"O trabalhador pode decidir se quer trabalhar ou não e no caso em que lhe seja exigida a vacina para poder assinar um contrato, ainda que se teria de ver se um empresário quer apenas pessoas vacinadas na sua empresa. Não sei o que farão", ressalvou.

Relativamente à vacinação, Christa Schweng defendeu que os primeiros a serem vacinados deverão ser os profissionais de saúde, uma vez que estes estão em contacto próximo com os doentes e com a população de risco.

10h33 - África regista 252 mortes e 13.899 novos casos

A África registou 252 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, contabilizando 51.481 óbitos causados pelo novo coronavírus, que já infetou 2.150.439 pessoas, mais 13.899 novos casos.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de recuperados no mesmo período foi de 8.958, para um total de 1.815.839, nos 55 membros da organização.

10h20 - Alemanha supera 16 mil mortes desde o início da pandemia

A Alemanha superou as 16 mil mortes por covid-19 desde o início da pandemia, embora se tenha observado uma tendência de desaceleração relativamente a novas infeções, de acordo com dados hoje atualizados pelo Instituto Robert Koch.

Segundo a informação disponível, a Alemanha registou 14.611 casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 158 vítimas mortais.

No domingo da semana passada, o número de novas infeções foi de 15.724 casos e 138 mortos. Desde o início da pandemia registaram-se 1.042.700 casos - dos quais 722.300 correspondem a pacientes recuperados - e 16.123 são vítimas mortais.

8h40 - Viagens na UE no Natal e fim de ano terão "pouco impacto"

As viagens na União Europeia durante o Natal e fim de ano terão "pouco impacto" na propagação da Covid-19, devido à "transmissão interna significativa" nos países, diz o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

No caso de cidadãos europeus que vão visitar família noutro Estado-membro da UE, o ECDC considera, em resposta escrita à agência Lusa, que este tipo de trajetos terá "pouco peso" na propagação da covid-19, desde que colmatado com outras medidas de contenção.

"Numa situação epidemiológica com uma transmissão comunitária interna significativa, como é o caso atual em todos os Estados-membros da UE e do Espaço Económico Europeu, o peso da transmissão através do turismo e das viagens será provavelmente pequeno em comparação com a transmissão contínua que ocorre no contexto local e como resultado do transporte local", explica o ECDC.

8h23 - Portugal vai ter "níveis muito baixos" de casos se mantiver restrições

De acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), Portugal deverá conseguir níveis "muito baixos" de novos casos de Covid-19 durante o mês de dezembro se mantiver as restrições adotadas atualmente, com menos óbitos e menos admissões hospitalares.

"Nas mais recentes projeções, estimámos que 22 dos 31 Estados-membros [da União Europeia e do Espaço Económico Europeu] terão uma redução do número de casos confirmados e, subsequentemente, das admissões hospitalares e mortes, para níveis muito baixos", indica o ECDC em resposta escrita enviada à agência Lusa.

Portugal é um desses países, mas isso apenas se "mantiverem as medidas de resposta em vigor a 18 de novembro de 2020 e até ao final do período de previsão, que é 25 de dezembro de 2020", acrescenta a agência europeia, aludindo ao relatório divulgado esta semana.

Se estas medidas continuarem a serem adotadas em Portugal, o ECDC prevê, no relatório divulgado esta semana com projeções a curto prazo sobre a evolução da situação epidemiológica na União Europeia (UE), que após um pico de infeções em meados de novembro, se registe um abrandamento acentuado em dezembro, que deverá culminar em menos de 2.000 casos diários em janeiro.

No caso dos números diários de mortes, de internamentos e de entradas nos cuidados intensivos, o pico deverá ser atingido em dezembro, de acordo com esta agência europeia, que prevê um abrandamento em janeiro.

8h16 - Índia com 496 mortos e 41.810 casos

A Índia registou 496 mortos por Covid-19 e 41.810 casos da doença nas últimas 24 horas, segundo os dados do Ministério da Saúde indiano.

Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 9,3 milhões de casos do novo coronavírus (9.392.919), mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos.

Com 136.696 mortes desde o início da pandemia, a Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos Estados Unidos e Brasil.

8h09 - China com 11 casos oriundos do exterior

A Comissão de Saúde da China anunciou ter identificado 11 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

As autoridades chinesas disseram que, nas últimas 24 horas, 16 pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país se fixou em 280, incluindo oito doentes em estado grave.

8h00 - México regista 586 mortos nas últimas 24 horas

Desde o início da pandemia, o número de óbitos subiu para 105.459 e o de casos para 1.100.683.

Com estes números, o México continua a ser o 11.º país com mais contágios e o quarto com mais mortes, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.
Ponto de situação

No sábado houve mais 87 mortos e 4.868 casos em Portugal. No total morreram 4.363 pessoas em Portugal desde o início da pandemia e houve registo de 290.706 casos confirmados.

Contabilizaram-se ainda mais 6.829 casos recuperados, num total de 206.275 de doentes recuperados.

Houve uma diminuição nos internamentos - menos 53 pessoas internadas com Covid-19, - sendo agora o total de 3.155 doentes em todo o país que estão internados.

No entanto aumentou o número de internados nos cuidados intensivos: mais três pessoas, num total de 529 doentes internados em UCI, um novo máximo desde o início da pandemia em Portugal.
Entretanto, este domingo é novamente dia de recolher obrigatório a partir das 13h00 em 127 concelhos. A medida estende-se ao fim de semana e ao feriado de terça-feira.

Já na segunda-feira, véspera de feriado, o recolher obrigatório acontece a partir das 15h00 da tarde.

Estas são medidas de exceção ao abrigo do Estado de Emergência que se aplicam aos concelhos onde o risco é considerado "muito elevado" ou "extremamente elevado"

Em todo o país, está proibida a circulação entre concelhos desde as 23h00 de sexta-feira até às 5h00 de quarta-feira.