Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Imagem de arquivo Pedro A. Pina - RTP

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h36 - Maior taxa de mortalidade e mais internamentos do que gripe sazonal

Quase o dobro de pessoas com Covid-19 foram internadas no auge da pandemia do que por gripe no pico da temporada 2018/2019 e a taxa de mortalidade foi três vezes maior, segundo um estudo publicado na revista Lancet.

O estudo, baseado em dados nacionais franceses de 89.530 pacientes hospitalizados com Covid-19 nos meses de março e abril deste ano e de 45.819 pacientes hospitalizados com gripe sazonal entre dezembro de 2018 e 28 de fevereiro de 2019, mostra que foi maior a percentagem de pacientes com Covid-19 a precisaram de cuidados intensivos (16,3%) do que no caso da influenza (10,8%).

A taxa de mortalidade entre pacientes com Covid-19 hospitalizados foi três vezes maior (16,9%) do que com a gripe sazonal (5,8%) e permanência média em unidades de cuidados intensivos no caso da covid-19 foi quase o dobro (15 dias na Covid e oito na gripe).

Por outro lado, menos jovens com menos de 18 anos foram hospitalizadas com Covid-19 em comparação com a gripe sazonal (1,4% na covid e 19,5% da gripe), mas uma proporção maior de crianças com menos de cinco anos necessitou de cuidados intensivos no caso da doença provocada pelo novo coronavírus (2,3%) do que no caso da influenza (0,9%).

23h32 - 109 concelhos de Portugal continental em risco extremo e muito elevado de contágio

Cento e nove concelhos de Portugal continental continuam nas listas de municípios de risco extremo ou muito elevado de contágio pelo novo coronarívus, menos seis do que no início do mês, foi hoje divulgado.

Segundo a lista de níveis de risco divulgada hoje pelo Governo, depois do Conselho de Ministros em que foram avaliadas e ajustadas as medidas de contenção da pandemia de Covid-19 para o Natal e Ano Novo, existem agora 30 concelhos em risco extremo de contágio, menos cinco do que em 2 de dezembro, e 79 em risco muito elevado, mais um do que no início de dezembro.

O número de concelhos considerados de risco elevado permanece inalterado, 92, enquanto os municípios de risco moderado são agora 77, mais quatro do que no princípio do mês.

Apesar da atualização das listas, as restrições aplicadas devido à pandemia de Covid-19 em cada um dos concelhos, mesmo que tenham subido ou descido de nível, permanecem sem alteração até à entrada em vigor do novo estado de emergência, em 24 de dezembro.

22h33 - Brasil regista 184.827 óbitos e mais de 7,1 milhões de infeções

O Brasil registou um total de 184.827 mortes e 7.110.434 casos de infeções por covid-19 desde que a doença foi diagnosticada pela primeira vez no país, em fevereiro passado, segundo o Ministério da Saúde.

Em 24 horas, o país sul-americano registou 69.826 casos e 1.092 óbitos provocados pelo novo coronavírus.

O Governo brasileiro destacou que 6.177.702 pessoas infetadas já recuperaram da doença, enquanto que 747.905 pacientes contaminados estão sob acompanhamento médico.

Os Estados de São Paulo (44.681), Rio de Janeiro (24.204), Minas Gerais (10.933) e Ceará (9.883) têm o maior número de óbitos provocados pela pandemia no Brasil.

Considerando o número de casos, São Paulo (1.361.731), Minas Gerais (483.369), Bahia (461.026) e Santa Catarina (448.162) são, respetivamente, os que somam mais infeções até agora.

O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil concluiu hoje um julgamento em que, por dez votos a um, autorizou a aplicação de medidas restritivas para quem recusar a vacinação contra a covid-19.

21h54 - Utentes do SNS vão ser contactados por SMS para dizerem se querem ser vacinados

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde vão ser contactados por SMS para dizerem se querem ser vacinados contra a covid-19, segundo o Plano de vacinação covid-19 divulgado.

Os utentes vão ser identificados com base na listagem dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que serão disponibilizados aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), sendo depois contactados por mensagem SMS para "aferição de interesse para vacinação covid-19", de acordo com o documento apresentado hoje num encontro com jornalistas pelo coordenador da ´task force´ para o processo de vacinação, Francisco Ramos.

De acordo com o plano, os utentes responderão sim ou não e com base nas suas respostas serão desencadeadas ações: se a reposta é "não" ou não existir resposta, o utente não é convocado para vacinação e é enviado para "tratamento manual" no centro de saúde.

No caso de a resposta ser "sim", o agendamento é efetivado e o utente receberá um novo SMS com a data, hora e local da vacinação.

21h14 - Menos teletrabalho agora que no início da pandemia

Apesar de ser obrigatório, o teletrabalho nunca foi tão pouco usado desde o início da pandemia. Só 10% dos trabalhadores estão em casa a trabalhar, quando foram mais do dobro em abril. Retomaram a atividade presencial 82 por cento.

Está tudo numa sondagem da Universidade Católica para a RTP. O mesmo estudo mostra que 26 por cento dos inquiridos admitem que perderam rendimentos.

21h13 - Lares de idosos. Poucos utentes irão passar o Natal a casa

A maioria dos lares de idosos não vai permitir que os utentes passem o Natal em casa com a família. Na ausência de resposta por parte das autoridades de saúde, as associações representativas do setor recomendaram a permanência dos idosos nos lares durante esta quadra.


21h12 - Restaurantes vão ter horário reduzido

O Conselho de Ministros decidiu manter os horários dos restaurantes no Natal, mas optou por reduzi-los na passagem do ano, determinando que encerrem às 22h30 no dia 31 e às 13h00 nos dias 1, 2 e 3 de janeiro. Restaurantes vão ter de encerrar até às 22h00.

Os novos horários, hoje anunciados pelo primeiro-ministro, visam reduzir a multiplicação de contactos no período da passagem do ano, acautelando os riscos acrescidos de novas infeções que poderão resultar das comemorações do Natal.

Na sequência da reavaliação da situação epidemiológica no país, o Conselho de Ministros decidiu hoje rever os horários de funcionamento dos restaurantes, em todo o território continental, estabelecendo que, no dia 31 de dezembro, o funcionamento é permitido até às 22h30; e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro até às 13h00, exceto para entregas ao domicílio.

21h02 - Países europeus coordenam-se para iniciar a campanha de vacinação

Alemanha e Itália vão começar a vacinar a população contra a Covid-19 a 27 de dezembro. A data deve ser também seguida pela Espanha. A França está apontar o início da vacinação para a última semana deste mês, enquanto os Países Baixos admitem não começar o processo nas datas anunciadas pela Presidente da Comissão Europeia.


20h47 - Bloco central de votos na aprovação do estado de emergência

Só PS, PSD e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues votaram a favor da renovação do estado de emergência. Todos os partidos repetiram a votação de há 15 dias e mostraram-se preocupados com o plano de vacinação.

A favor votaram PS PSD, contra PCP, PEV Chega, IL. Abstiveram-se BE, CDS e PAN.

20h46 - Presidente pede aos portugueses um "contrato de confiança"

Marcelo Rebelo de Sousa avisou que "ou há um Natal com bom senso" ou janeiro será "um mês de agravamento da pandemia". O chefe de Estado disse que é preciso não ter "ilusões" em relação à vacinação porque o processo vai ser demorado.

Marcelo Rebelo de Sousa decidiu não falar ao país mas publicou uma nota no site da Presidência.

Este é o sétimo estado de emergência proposto pelo Presidente e aprovado no Parlamento.

20h45 - Profissionais de saúde serão os primeiros a receber a vacina

A partir de Janeiro, será vez dos utentes e dos funcionários dos lares. Estão na primeira linha do combate à pandemia e por isso, aos olhos do Governo, merecem ser os primeiros. Francisco Ramos não tem a mais pequena dúvida que é por aí o caminho e avança já com números para janeiro.

A partir de Janeiro, será vez dos utentes e dos funcionários dos lares.

20h44 - Costa testou negativo e mantém-se em isolamento profilático

O primeiro-ministro aguarda que a autoridade de saúde defina o confinamento resultante do contacto de risco que teve num encontro com o presidente francês. Emmanuel Macron testou positivo depois de ter recebido António Costa em Paris.


20h43 - Portugal inicia a vacinação a 27 de dezembro

A primeira a ser administrada será a vacina da Pfizer. Os profissionais de saúde vão ser os primeiros a serem vacinados. Só em janeiro vão chegar a Portugal mais de 300 mil doses de vacinas.


20h18 - António Costa anuncia novas medidas para o Ano Novo

Numa declaração ao país, António Costa pediu máximo cuidado às famílias portuguesas nas celebrações de Natal. O primeiro-ministro pediu "máximo cuidado", e que à mesa estejam poucas pessoas. Foi pedido que fossem evitados espaços fechados e o uso regular de máscara.

António Costa anunciou também que não vão existir celebrações no Ano Novo. De acordo, com o primeiro-ministro vai ser necessário conter novos contágios que ocorram durante o Natal e que haverá uma limitação de circulação na via pública no dia 31 de dezembro a partir das 23h00 e que nos dias 1, 2 e 3 de janeiro essa limitação começará a partir das 13h00.

"Ao contrário do que tínhamos anunciado há 15 dias, temos de cortar totalmente as celebrações de Ano Novo"

Uma medida que vai ser aplicada a todos os concelhos o país.

19h55 - 'Task force' estima 950 mil pessoas vacinadas até abril

As primeiras vacinas contra a covid-19 chegarão a Portugal a 24 ou 26 de dezembro e estima-se que até abril sejam vacinadas 950 mil pessoas, anunciou esta quinta-feira o coordenador da `task force´ do Plano de Vacinação.

Segundo o calendário provisório de entrega de vacinas da Pfizer, em dezembro serão entregues 9.750 doses, em janeiro 303.225, em fevereiro 429.000 e em março 487.500

"A informação que temos é que as primeiras vacinas chegarão a Portugal ou dia 24 ou dia 26 de dezembro e estaremos em condições de iniciar a vacinação. Aliás, o que está combinado em termos europeus é que todos os 27 estados-membros iniciarão a vacinação de 27 a 29 de dezembro", afirmou o coordenador da `task force´ para o processo de vacinação, Francisco Ramos, no final de um encontro com jornalistas, em que foi apresentado o "Plano de vacinação Covid"

"O número de doses que vão chegar são 9.700 e, portanto, nessa última semana do ano vacinaremos apenas profissionais de saúde, que são também parte dos grupos prioritários indicados e que são aqueles que queremos proteger, aqueles que nos protegem", afirmou.

No dia 5 de janeiro, Portugal receberá mais cerca de 300 mil doses, o que quer dizer que durante esse mês há condições para vacinar cerca de 120 mil pessoas residentes em lares e mais cerca de 20 mil profissionais de saúde.

A diferença entre o número de doses de vacinas disponível e de pessoas vacinadas deve-se à necessidade de se guardarem doses para a segunda toma de quem já iniciou o processo.

19h53 - Sanado surto no Lar de Mós em Torre Moncorvo

As autoridades de Saúde Pública deram como recuperadas as 19 pessoas, entre utentes e funcionários, infetadas pelo SARS-CoV-2 no Lar de Mós, no concelho de Moncorvo, distrito de Bragança, disse esta quinta-feira à Lusa fonte da direção da Instituição.

"As autoridades de saúde deram como curados os 13 utentes, cinco funcionários e um profissional de saúde que tinha testado positivo para a covid-19, concretizou à Lusa Luís Lopes.

O primeiro caso de covid-19 no Lar de Mós foi detetado a 22 de novembro.

O espaço onde funciona o lar de Mós foi sujeito a vários processos de descontaminação.

O lar contou com apoio de uma equipa de emergência deslocada pela Segurança Social, composta por dois auxiliares e um profissional de saúde, a que se juntou o auxílio do município, do centro de saúde, bombeiros, junta de freguesia e Cruz Vermelha.

19h12 - Revista Science elege desenvolvimento rápido de vacinas como avanço de 2020

A revista científica Science elegeu como avanço de 2020 o "desenvolvimento rápido de vacinas eficazes" contra a covid-19, uma doença respiratória provocada por um novo coronavírus e que se tornou pandémica.

"Nunca antes tantos concorrentes colaboraram de forma tão aberta e frequente, nunca antes tantos candidatos avançaram para testes de eficácia em grande escala, nunca antes governos, indústria, academia e organizações sem fins lucrativos gastaram tanto dinheiro, músculo e inteligência na mesma doença infecciosa em tão curto prazo", escreve o colaborador da revista Jon Cohen, citado numa nota da Associação Americana para o Avanço da Ciência, que edita a publicação.

A revista realça, num artigo que acompanha a escolha do avanço científico de 2020, que a "velocidade sem precedentes" com que vacinas eficazes para a covid-19 foram desenvolvidas "levou a acidentes e, de muitas maneiras, revelou fissuras alarmantes entre cientistas e decisores políticos".

A candidata russa Sputnik V, apresentada ao mundo com uma eficácia de 95 por cento, foi aprovada no verão pelas autoridades do país, antes de arrancarem os devidos testes finais com milhares de voluntários, gerando desconfiança na comunidade científica.

18h54 - Infeções a subir em Espanha com mais de 12.000 novos casos

O número de contágios está a subir desde sexta-feira passada em Espanha, que hoje registou 12.131 novos casos de covid-19, elevando para 1.785.421 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados esta quinta-feira.

As autoridades sanitárias espanholas também contabilizaram mais 181 mortes desde quarta-feira atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 48.777.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha está a aumentar desde sexta-feira, havendo hoje 207 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (mais seis do que na quarta-feira), sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Baleares (322), Madrid (262), País Basco (257) e Comunidade Valenciana (255).

O diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón, indicou que a incidência deverá continuar a aumentar e assegurou que o início da subida ou a "mudança de tendência" teve lugar a partir de 9 de dezembro último e "é muito possível" que esteja relacionada com o alívio das medidas de luta contra a pandemia.

18h46 - Número de casos diários em França volta a subir acima de 18 mil

França registou nas últimas 24 horas 18.254 novos casos infeção com o novo coronavírus, o que eleva para 2.427.316 o número de casos no país desde o início da pandemia, segundo o diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon.

Numa conferência de imprensa esta quinta-feira, o diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon, afirmou que o aumento do número de casos no país - que até aqui se situava diariamente entre os 10 mil a 13 mil casos - deve levar a "uma grande vigilância neste Natal".

Desde quarta-feira houve ainda 258 novas mortes em meio hospitalar devido à covid-19, elevando o número total de mortos desde o início da pandemia para 59.619, segundo dados avançados hoje pelas autoridades de saúde.

Há 25.182 pessoas hospitalizadas no país devido à covid-19, mais 1.362 pessoas do que na véspera. Desses pacientes, 2.808 estão internados nos cuidados intensivos.

18h04 - Itália regista mais de 18.000 novos contágios e 683 novas mortes

A Itália registou 18.236 novas infeções com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, o segundo pior número nos últimos 10 dias, e confirmou 683 mortes, quando se preparam novas restrições para o Natal.

O aumento no número de infeções aconteceu apesar da diminuição de testes realizados, cerca de 185.000, depois de, na quarta-feira, terem sido detetados 17.500 casos positivos com 200.000 testes.

Desde o início da pandemia em Itália, em meados de fevereiro, já foram infetadas com o novo coronavírus 1.906.377 pessoas e um total de 67.220 pessoas perderam a vida, segundo dados do Ministério da Saúde italiano.

Ao mesmo tempo, diminui a pressão sobre os hospitais italianos: das 635.343 pessoas com covid-19 (a maioria assintomática), 29.281 estão internadas, 541 a menos do que na quarta-feira, e 2.855 encontram-se em unidades de cuidados intensivos (menos 71 do que no dia anterior).

Entre as regiões mais afetadas, a de Veneto (nordeste) é a que mais preocupa as autoridades, depois de acumular 4.402 novas infeções e 92 mortes.

17h59 - Reino Unido com 35 mil novos casos, 11 mil que não tinham sido notificados

O Reino Unido registou 532 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e 35.383 novos casos, embora este número inclua cerca de 11 mil que não foram contabilizados por erro no País de Gales na semana passada, segundo o Ministério da Saúde britânico.

O erro no País de Gales foi atribuído a uma operação de manutenção do sistema informático e mostra um agravamento acentuado das infeções nos últimos dias, e que levou o governo autónomo a apertar as medidas de distanciamento social e a decretar um confinamento após o Natal.

Na quarta-feira tinham sido notificadas 612 mortes e 25.161 novos casos no total do Reino Unido.

Embora a mortalidade tenha estabilizado, registando uma média diária de 424 mortes nos últimos sete dias, o número de casos continua a acelerar, sendo a média diária da última semana de 20.993, mais 42% do que nos sete dias anteriores.

Numa reavaliação das restrições aplicadas localmente para combater a propagação do coronavírus, o ministro da Saúde, Matt Hancock, colocou mais oito regiões no nível mais elevado.

Isto significa que, a partir de sábado, um total de 38 milhões de pessoas, equivalente a 68% da população da Inglaterra, vão viver sob as restrições mais apertadas, que incluem o encerramento de bares e restaurantes e proibição de convívio entre agregados diferentes em espaços fechados.

17h58 - Primeiro-ministro espanhol com resultado negativo mas mantém quarentena

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de quarentena até 24 de dezembro após um encontro com o Presidente francês, Emmanuel Macron, na segunda-feira, teve resultado negativo num teste ao novo coronavírus realizado esta quinta-feira.

Pedro Sánchez "realizou (hoje) de manhã um teste PCR que se revelou negativo", mas continuará a respeitar a quarentena "até 24 de dezembro inclusive, na medida em que foi o único contacto próximo da delegação espanhola com o presidente francês, Emmanuel Macron, durante o dia 14 de dezembro em Paris", informou o gabinete do chefe do Governo espanhol em comunicado.

Pedro Sánchez será seguido pelos médicos durante toda a sua quarentena e será submetido a um novo teste PCR no final deste período, acrescenta a declaração.

Durante este período, "continuará a desempenhar as suas funções oficiais, dentro dos únicos limites da quarentena", conclui o texto.

17h31 - António Costa testa negativo ao novo coronavírus após ter estado com Macron

O primeiro-ministro testou hoje negativo ao novo coronavírus, exame que efetuou no âmbito da preparação da sua visita entretanto cancelada a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e às tropas portuguesas no Mali e República Centro Africana.

António Costa ficou em isolamento profilático preventivo da covid-19, após ter estado na quarta-feira, no Palácio do Eliseu, em Paris, com o presidente francês, Emmanuel Macron, que se encontra infetado com o novo coronavírus.

"O primeiro-ministro testou negativo para o covid-19 no teste que efetuou hoje de manhã, já previamente agendado no âmbito da preparação para a deslocação às Forças Nacionais Destacadas (FND) na República Centro-Africana e Mali e visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, previstas para os dias 18 a 20 de dezembro", refere um comunicado do gabinete de António Costa.

No mesmo comunicado, refere-se que o primeiro-ministro "mantém o isolamento profilático preventivo, aguardando que a autoridade de saúde defina o confinamento resultante do contacto de risco, na sequência da reunião de trabalho presencial que teve ontem com o Presidente francês Emmanuel Macron".

17h21 - Presidente da República renova estado de emergência e pede bom senso no Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou hoje a renovação do estado de emergência por mais 15 dias, até 7 de janeiro, e pediu aos portugueses bom senso na celebração do Natal.

O chefe de Estado anunciou esta renovação do estado de emergência através de uma mensagem escrita publicada no portal da Presidência da República na Internet.

"Ao renovar, até 7 de janeiro de 2021, o estado de emergência, quero recordar o contrato de confiança que essa renovação pressupõe entre todos os portugueses, ou seja, entre todos nós. Ou celebramos o Natal com bom senso, maturidade cívica e justa contenção, ou janeiro conhecerá, inevitavelmente, o agravamento da pandemia, de efeitos imprevisíveis no tempo e na dureza dos sacrifícios e restrições a impor", lê-se na mensagem.

17h14 - Infeção de Macron motiva quarentenas de cinco líderes europeus

Pelo menos cinco líderes da União Europeia entraram em quarentena por terem estado nos últimos dias com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que hoje se confirmou estar infetado com covid-19.

Os chefes dos governos português, António Costa, belga, Alexander de Croo, espanhol, Pedro Sánchez, e luxemburguês, Xavier Bettel, bem como o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, isolaram-se voluntariamente, por precaução.

Todos estiveram juntos no Conselho Europeu de 10 e 11 deste mês, em Bruxelas, sendo que António Costa voltou a estar com Macron na quarta-feira enquanto Sánchez e De Croo estiveram com o Presidente francês na segunda-feira.

Com resultados negativos ao teste do novo coronavírus estão a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

16h55 - Cruz Vermelha pede inclusão dos migrantes nas campanhas de vacinação

A Cruz Vermelha Internacional pediu esta quinta-feira que os migrantes sejam incluídos nas campanhas nacionais de vacinação contra a covid-19, advertindo que estes não podem ser remetidos para segundo plano na estratégia de combate contra o novo coronavírus.

"É essencial que abordemos as múltiplas barreiras à cobertura internacional da saúde e que os migrantes sejam plenamente incluídos nas campanhas nacionais de vacinação", defendeu o presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), Francesco Rocca, num comunicado.

"A pandemia está a ter um impacto catastrófico nas pessoas em movimento, que demasiadas vezes são esquecidas quando se trata de aceder a serviços de saúde essenciais", prosseguiu Francesco Rocca na mesma declaração, divulgada na véspera do Dia Internacional dos Migrantes, assinalado anualmente em 18 de dezembro após aprovação da Assembleia-Geral das Nações Unidas em dezembro de 2000.

De acordo com a IFRC, os migrantes correm um risco muito elevado de serem excluídos das campanhas nacionais de vacinação, realçando que uma distribuição desigual de vacinas não só irá deixar para trás os mais marginalizados, como também constitui um risco sanitário global caso o vírus não seja controlado em comunidades vulneráveis.

16h22 - Brasil destina 3,2 mil milhões de euros para compra de vacinas e insumos

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assinou esta quinta-feira uma medida provisória destinando 20 mil milhões de reais (3,2 mil milhões de euros) para compra de vacinas e insumos a usar na campanha de imunização do país contra a covid-19.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e o dinheiro já pode ser usado pelo Ministério da Saúde.

Por se tratar de uma medida provisória, a decisão entra em vigor imediatamente, mas deve ser aprovada pelo Congresso em 120 dias ou perderá a validade.

Ao assinar a medida na cerimónia de posse do novo ministro do Turismo, Bolsonaro repetiu que os imunizantes contra a covid-19 serão comprados assim que obtenham certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

15h47 - Estado de emergência renovado no Parlamento

O decreto do novo estado de emergência foi renovado no Parlamento, até ao próximo dia 7 de janeiro. O decreto foi aprovado com os votos favoráveis de PS, PSD e da deputada não-inscrita, Cristina Rodrigues. PAN, CDS, Bloco de Esquerda apresentaram um voto de abstenção, enquanto a Iniciativa Liberal, Chega, PCP, Os Verdes e Joacine Katar-Moreira votaram contra.

Numa votação idêntica à anterior, apenas Joacine Katar-Moreira mudou o sentido de voto. O estado de emergência foi aprovado pela sétima vez em Portugal e, desta vez, prevê o crime de desobediência.

15h42 - Moçambique regista mais 113 casos e sobe total para 17.256

Moçambique registou mais 113 casos positivos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, subindo o total para 17.256, mantendo-se com 145 mortos, anunciou o Ministério da Saúde.

Dos 17.256 casos registados no país, 16.943 são de transmissão local e 313 são importados, refere-se no comunicado de atualização de dados da pandemia de covid-19.

O país contabiliza 15.257 (88%) casos de pessoas dadas como recuperadas da infeção, havendo ainda um cumulativo de 649 pacientes internados.

Moçambique conta com 1.850 casos ativos, dos quais 1.478, a maioria, estão na Cidade de Maputo, capital do país.

Desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março, o país testou um cumulativo de 253.364 casos suspeitos.

15h38 - Europa é o primeiro continente com mais de meio milhão de mortes

A Europa tornou-se hoje a primeira região do mundo a registar mais de meio milhão de mortes com covid-19, de acordo com uma contagem efetuada pela agência France-Presse (AFP), com base em dados das autoridades de saúde.

Os 52 países e territórios do continente europeu (que vai desde Portugal e Irlanda, a ocidente, até ao Azerbaijão e à Rússia, a oriente) totalizaram pelo menos 500.069 mortes (com 23.059.233 casos de contaminação).

A Europa está à frente da América Latina e Caribe (477.404 mortes, 14.229.617 casos), Estados Unidos/Canadá (321.287 mortes, 17.463.834 casos), Ásia (208.149 mortes, 13.258.651 casos), Médio Oriente (85.895 mortes, 3.713.430 casos) e África (57.423 mortes, 30.634 casos).

15h32 - Baixo Alentejo sem médicos de saúde pública mas com resposta à covid-19 "controlada"

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) já está sem médicos de saúde pública, porque os dois únicos que tinha saíram, mas a resposta à covid-19 está "controlada", disse esta quinta-feira à Lusa a presidente da entidade.

Os dois clínicos, um médico e uma médica, "já saíram", no final de novembro, precisou Conceição Margalha, presidente da ULSBA, que integra o hospital de Beja e os centros de saúde de 13 dos 14 concelhos do distrito.

No passado dia 24 de novembro, também em declarações à Lusa, Conceição Margalha tinha alertado para o risco de a ULSBA ficar sem médicos de saúde pública se não fosse possível substituir os únicos dois que tinha e estavam de saída na altura.

A saída dos dois únicos médicos de saúde pública que trabalhavam na ULSBA para a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, onde foram colocados no âmbito de um concurso de mobilidade a que se candidataram, aconteceu depois de o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, ter dito, em 27 de novembro, em declarações aos jornalistas em Beja, que foi pedido aos dois clínicos para ficarem na região durante o estado de emergência em vigor devido à pandemia de covid-19.

15h30 - Eurorregião Galiza-Norte de Portugal tem plano estratégico para pós-covid-19

O Eixo Atlântico elaborou um plano estratégico para a recuperação económica da eurorregião Norte de Portugal-Galiza pós-covid-19, atento ao Plano de Recuperação e Resiliência e ao próximo Quadro Comunitário de Apoio, foi anunciado esta quinta-feira.

Em conferência de imprensa, em Braga, o presidente do Eixo Atlântico, Ricardo Rio, sublinhou que o documento propõe a aposta no fortalecimento do papel das cidades como "pilar fundamental".

"O desenvolvimento tem de envolver as cidades", afirmou o também presidente da Câmara de Braga.

A transição digital, a transição verde, a resiliência económica, a coesão social e a valorização da dimensão cultural são, segundo Ricardo Rio, os cinco grandes temas que o Eixo Atlântico "deve abraçar" na próxima década.

"São temas disruptivos, mas somos agentes de desenvolvimento e temos de continuar na vanguarda", disse ainda.

14h45 - Portugal com mais 4320 casos e 87 vítimas mortais

De acordo com o último relatório, 3.309 pessoas recuperaram, o que coloca o número de casos ativos nesta altura em 69.685.

A maior parte dos novos casos e das vítimas mortais continua a ser a norte do país.

Há ainda a registar uma diminuição no número de internamentos - menos 39 - mas o número de pessoas em Unidades de Cuidados Intensivos voltou a subir - mais 8.

No total estão 3142 pessoas internadas e 494 em cuidados intensivos.

14h21 - Hospitais já podem permitir visitas e há exceções para doentes da pandemia

A Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que a reorganização de circuitos nos hospitais e as medidas de prevenção adotadas permitem respeitar o direito a visitas aos doentes internados e, em situações excecionais, podem abranger pacientes covid-19.

Numa orientação hoje publicada, a DGS considera que os conselhos de administração dos hospitais, Centros Hospitalares e Unidades Locais de Saúde devem adaptar o Regulamento de Visitas em conformidade, podendo, em situações excecionais, permitir visitas a doentes covid-19, desde que "reduzidas ao mínimo, quer no número, periodicidade e tempo de visita" e sempre com as medidas de proteção devidas.

O número de visitantes por utente não covid-19 internado é, salvo em situações excecionais, de uma pessoa por dia, por um período de 30 minutos, sendo, preferencialmente, sempre o mesmo visitante.

A DGS diz ainda que os hospitais devem organizar as visitas garantindo o desfasamento de horários (por marcação), nomeadamente a doentes internados em quartos comuns. Nestes casos, e quando o doente se encontra acamado, só é permitida a presença de um visitante de cada vez.

Na organização das visitas aos utentes internados, devem ser respeitados o distanciamento físico entre visitante, utente e profissionais de saúde, a etiqueta respiratória, a utilização correta de máscara cirúrgica e a higienização frequente das mãos. (Lusa)


14h06 - Os passageiros que se desloquem das ilhas Terceira e São Miguel para as outras sete ilhas dos Açores serão obrigados a realizar teste de despiste de infeção pelo novo coronavírus antes da viagem, a partir deste sábado

13h58 - Testes à saliva chegam a Portugal
 13h41 - Especialistas e médicos pedem que Governo determine limite de pessoas no Natal
 13h37 - A ministra da Saúde, sobre as vacinas, diz que "estamos a falar de um processo exigente" e novo porque se "reveste de uma expetativa diferente". 

Mas , acrescenta, "os seviços envolvidos permite-nos confiar que será um processo que correrá bem. Os portugueses podem ter confiança na sua vacinação."

13h33 - Primeiras pessoas a receber a vacina serão os profissionais de saúde porque "são aqueles que na primeira linha" poderão ajudar os restantes, disse a ministra da Saúde Marta Temido.

Marta Temido garantiu que a vacinação para a covid-19 pode começar no dia 27 de dezembro em Portugal e em outros países europeus, com a vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech.

A ministra afirmou que é esperado que a Agência Europeia do Medicamento emita a 23 de dezembro a autorização condicional de introdução no mercado e que as primeiras doses de vacina cheguem a Portugal no dia 26.
13h31 - Número de desempregados inscritos nos centros de emprego sobe 30,2% em novembro

13h27 - Governo da Madeira confirma surto em hospital no Funchal

O presidente do Governo da Madeira confirmou hoje a existência de um surto de covid-19 no Hospital dos Marmeleiros, no Funchal, com cerca de 20 infetados, mas sublinhou que a cadeia de transmissão está "perfeitamente identificada".

13h16 - Os perigos do alívio das restrições no Natal

13h14 - Suécia com mais 8.881 casos e 91 vítimas mortais

13h13 - Açores com 25 novos casos positivos, a maioria na ilha de São Miguel

13h08 - Médicos pedem inlcusão de pessoas com trissomia 21 nas primeiras vacinas

A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 enviou uma petição ao primeiro-ministro, António Costa, subscrita por um grupo de médicos, que pede a inclusão destes doentes na primeira fase de vacinação contra a covid-19.

O documento foi enviado na quarta-feira por um grupo de profissionais que tem acompanhado pessoas com trissomia 21, disse hoje à agência Lusa uma fonte ligada a este processo.

"De acordo com o mais recente estudo internacional, a taxa de letalidade entre os sujeitos com trissomia 21 hospitalizados com idades superiores a 40 anos foi de 45%", de acordo com a mesma fonte.

A petição visa a inclusão dos cidadãos com trissomia 21, com mais de 30 anos, na primeira fase da vacinação antiSARS-Cov-2.

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, os peticionários alegam que as pessoas com trissomia 21 têm "uma prevalência muito aumentada de défices da imunidade".

13h00 - Suécia em dificuldade face à segunda vaga leva rei a dizer que país "falhou"

A Suécia e a sua estratégia atípica contra a covid-19 enfrentam dificuldades face a uma importante segunda vaga, alertaram hoje responsáveis locais, no mesmo dia em que o rei diz que o país nórdico “falhou”.

“A autoridade de saúde pública preparou três cenários no verão. Preparámo-nos para o pior, mas é duas vezes pior”, explicou Lars Falk, um responsável de cuidados intensivos no hospital Karolinska de Estocolmo, à agência France Presse.

Serviços de reanimação sob pressão, pedido de reforço de todo o pessoal de saúde qualificado em Estocolmo, mortalidade até 10 vezes mais alta que a dos seus vizinhos do norte: este outono, a estratégia sueca, menos rígida face à epidemia, repete os maus resultados da primavera.

“Infelizmente, o nível de contágio não diminui (…) e é muito preocupante”, afirma à AFP o diretor de saúde da região de Estocolmo, Bjorn Eriksson, descrevendo “a enorme pressão sobre o sistema de saúde”.

“Agora chega”, protestou na semana passada. “Não vale beber um copo depois do trabalho, encontrar-se com pessoas fora de casa, fazer compras de Natal ou tomar café: as consequências são terríveis”.

No início da semana, as hospitalizações ligadas à covid-19 na Suécia igualaram o seu pico de 20 de abril, com quase 2.400 doentes em tratamento, embora a proporção em cuidados intensivos seja duas vezes menor que na primavera, à volta de 10%.

O número de mortos atingiu os 7.802 na quarta-feira – mais de 1.800 desde o início de novembro – e o de novos casos ronda em média os 6.000 diários, segundo os dados oficiais.

“Creio que falhámos”, afirmou hoje o rei da Suécia, Carlos XVI Gustavo, numa rara incursão no comentário da atualidade.

“Morreram muitas pessoas e é terrível. É algo que nos faz sofrer a todos”, afirmou à televisão SVT durante uma entrevista de final de ano.

Sem máscaras, nem encerramento dos bares, restaurantes e lojas ou quarentena obrigatória, a Suécia distinguiu-se por uma estratégia baseada essencialmente em “recomendações” e muito poucas medidas coercivas.

12h50 - Quase 1,65 milhões de mortos no mundo desde início da pandemia

A pandemia da covid-19 já causou pelo menos 1.649.927 mortos no mundo desde que o novo coronavírus foi descoberto em 2019 na China, indicou hoje o balanço diário realizado pela agência France-Presse (AFP) com base em fontes oficiais.

Mais de 74.195.340 casos de infeção com o novo coronavírus (SARS-Cov-2) foram diagnosticados oficialmente no mesmo período no mundo, dos quais pelo menos 47.580.000 são pessoas já consideradas como recuperadas e curadas, de acordo com os dados reunidos pela agência francesa.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 13.886 mortes e 720.746 novos casos da doença covid-19 em todo o mundo, segundo a AFP.

Os países que registaram mais mortes nas últimas 24 horas mantêm-se os mesmos em relação a quarta-feira e foram, de acordo com os respetivos balanços, os Estados Unidos da América (EUA) com 3.784 óbitos, o Brasil (936) e a Alemanha (698).

12h42 - Charles Michel em isolamento após ter estado em Paris com Macron

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai ficar em isolamento profilático após ter estado, na passada segunda-feira, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que testou hoje positivo para a covid-19, informou o porta-voz do responsável belga.

Numa publicação feita hoje na rede social Twitter, minutos depois de ser conhecida a infeção de Emmanuel Macron, o porta-voz de Charles Michel explicou que o presidente do Conselho Europeu “foi informado pelas autoridades francesas de que não é considerado como um contacto próximo”, mas, “por uma questão de precaução, entrará em isolamento profilático”.

12h10 - António Costa partilha no Twitter imagem a fazer o teste de Covid-19 
Primeiro-ministro diz que o teste já estava planeado no "quadro da preparação" da deslocação "a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau".

Diz ainda António Costa que decidiu cancelar a viagem "a África, bem como toda a agenda pública que implique" a sua "presença física". Mas acrescenta que mantém "toda a atividade executiva e a agenda de trabalho à distância".

O primeiro-ministro escreve ainda no Twitter que se sente "bem e sem quaisquer sintomas".
 12h07 - Atividade turística piora em outubro com redução de 63,3% nas dormidas

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje a intensificação da quebra da atividade turística em outubro, com os hóspedes a recuarem 59,7% e as dormidas a diminuírem 63,3% face ao mês homólogo do ano anterior.

11h55 - Surto em aldeia de Elvas obriga a encerramento de escola

Um surto de covid-19 na freguesia rural de Terrugem, no concelho de Elvas (Portalegre), obrigou ao encerramento de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara, Nuno Mocinha.

11h52 - A Presidente da Comissão Europeia não vai ficar em isolamento

Ursula von der Leyen encontrou-se com o Presidente francês Macron no início da semana mas as autoridades francesas indicaram que a reunião não constituiu um encontro próximo para exigir isolamento.

11h37 - António Costa em isolamento profilático preventivo, confirma Gabinete do PM

Em comunicado, o Gabinete informa que "em virtude da confirmação do teste positivo do Presidente francês Emmanuel Macron, com quem esteve ontem no Palácio do Eliseu, o Primeiro-Ministro encontra-se em isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde". 

Diz ainda o comunicado que "no quadro da preparação da deslocação a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, prevista para 18 a 20 de dezembro, o Primeiro-Ministro realizou hoje de manhã um teste para deteção de Covid-19. O Primeiro-Ministro decidiu cancelar essa deslocação, bem como toda a agenda pública que implique a sua presença física. Mantém toda a atividade executiva e a agenda de trabalho, que realizará à distância. O Primeiro-Ministro não apresenta quaisquer sintomas".

11h32 - António Costa cancela visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau após encontro com Macron

O primeiro-ministro português decidiu cancelar as visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, entre sexta-feira e domingo, após ter estado na quarta-feira com o presidente francês, Emmanuel Macron, que testou positivo ao novo coronavírus.

PM português já fez o teste para a Covid-19 e aguarda resultado.

11h29 - Costa ausente de reunião sobre o plano de vacinação

11h11 - Vacinação europeia a 27 de dezembro

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, acaba de anunciar o dia 27 de dezembro como a data para o início da vacinação contra a Covid-19 à escala da União.
A responsável confirmou este calendário no Twitter.

"É o momento da Europa. A 27, 28 e 29 de dezembro a vacinação vai começar na União Europeia", escreveu.
 10h50 -Suíça com mais 5.058 casos e 102 vítimas mortais

10h42 - Mulher do Presidente francês sem sintomas mas vai ficar em isolamento

10h29 - Primeiro-ministro espanhol vai entrar em quarentena até dia 24 de dezembro depois de ter estado em contacto com o Presidente francês Macron

Pedro Sanchez vai realizar teste à Covid-19 ainda hoje.
 10h18 - Ministro alemão da Saúde diz que todos os Estados-membros da UE estão a preparar-se para começar a vacinação a 27 de dezembro

10h14 - Presidente russo Vladimir Putin diz que ainda não foi vacinado mas que o espera fazer assim que possível

10h06 - Teste realizado a Macron e que confirmou que está infetado com Covid-19 foi feito depois de o Presidente francês ter sentido alguns sintomas provocados pelo vírus

A Presidência não esclarece no entanto, nesta altura, que sintomas são esses.

10h04 - Mulher de 91 anos é a primeira vítima mortal de surto em lar do Crato

Uma mulher de 91 anos é a primeira vítima mortal do surto de covid-19 que surgiu num lar de uma freguesia rural do Crato, no distrito de Portalegre, disse hoje à agência Lusa fonte do município.

09h55 - Primeiro-ministro francês também vai ficar em isolamento depois do caso positivo para a Covid-19 de Macron

09h50 - O primeiro-ministro português deverá ainda hoje fazer novo teste para a Covid-19

De acordo com informação que a RTP conseguiu obter nesta altura, António Costa vai fazer hoje um teste para a Covid-19 que já estava planeado por causa da viagem que está marcada para este fim-de-semana a São Tomé e Príncipe. 

A situação está nesta altura a ser avaliada sendo que não há por enquanto qualquer decisão tomada.

09h48 - Presidência francesa diz que ainda não é certo nesta altura em que momento ou como Macron foi infetado

09h47 - Gabinete de Macron diz que estão atualmente no processo de identificar quem possa ter contactado com o Presidente francês para informar sobre a situação

09h34 - Presidente francês Emmanuel Macron com teste positivo para a Covid-19

A informação foi confirmada pela Presidência francesa esta quinta-feira. 

De recordar que o primeiro-ministro português esteve esta quarta-feira num almoço de trabalho com Macron em Paris.

O primeiro-ministro francês afirmou entretanto que Macron vai continuar a trabalhar por via remota e que ficará isolado.

Também a Presidência francesa veio esclarecer que Macron vai continuar a liderar o país, apesar do teste positivo para a Covid-19 e que todas as reuniões serão realizadas por vídeo-conferência.

09h02 - Esmagadora maioria já voltou ao local de trabalho onde estava antes da pandemia

08h43 - Pequim vai receber uma equipa Covid-19 da Organização Mundial da Saúde em janeiro

08h09 - Rússia com mais 28.214 casos e 587 vítimas mortais

08h00 - Alemanha com mais 26.923 casos e 698 vítimas mortais em 24 horas

07h56 - Coreia do Sul com um número recorde de vítimas mortais no país em apenas um dia - 22 mortes esta quarta-feira

07h55 - República Checa ultrapassou as 10 mil vítimas mortais por causa da Covid-19 (10.036)

07h52 - Brasil com mais 70.054 casos em 24 horas e 936 vítimas mortais

07h50 - Nova Zelândia sai da recessão com um crescimento trimestral de 14 por cento

7h32 - Ponto de situação

O Presidente da República propôs ao Parlamento a renovação do estado de emergência até 7 de janeiro.

Pela primeira vez, Marcelo Rebelo de Sousa inscreveu no decreto presidencial a previsão do crime de desobediência para quem não cumprir as regras.O projeto de decreto enviado por Marcelo Rebelo de Sousa ao Parlamento produz efeito entre 24 de dezembro e 7 de janeiro.

O estado de emergência deverá assim ser renovado pelo período de 15 dias, em todo o território do país, após a luz verde do Conselho de Ministros e do Parlamento.

A Assembleia da República deverá então aprovar ainda esta quinta-feira o decreto presidencial que prolonga o estado de emergência. Tem os votos favoráveis do PS e do PSD.
Na quarta-feira, o Presidente recebeu os partido com assento parlamentar.
Aulas suspensas na Universidade de Évora
A Universidade de Évora decidiu suspeder as aulas presenciais destas quinta e sexta-feira. Eram os ultimos dois dias antes das férias de Natal.

A decisão foi tomada depois de terem surgido vários casos de Covid-19. Vários alunos e professores estão infetados.

Na sexta-feira será divulgado o relatório da situação.
O quadro em Portugal
Morreram mais 82 pessoas entre terça e quarta-feira, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. O total de óbitos associados à Covid-19 é agora de 5815.

O número de casos confirmados de infeção voltou a disparar. Foram confirmados mais 4720. Desde o início da pandemia, foram já infetadas 358.296 pessoas

Há menos 25 pessoas hospitalizadas. Os internamentos baixaram para 3181. Nos cuidados intensivos a redução foi ainda maior: menos 20 doentes, para um total de 486.

Desde o início da pandemia, já recuperaram 283.719 pessoas.

Portugal tem agora 60.877 caosos ativos.O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 1.636.687 mortos resultantes de mais de 73,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da France Presse.

O Parlamento Europeu aprovou o plano de recuperação financeira da União e o orçamento para os próximos sete anos. Depois da aprovação pelos chefes de Estado e do governo dos 27, faltava a a luz verde dos eurodeputados.
Entre 2021 e 2027 o orçamento da União contempla 1,8 biliões de euros, incluindo 750 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação. Portugal recebe cerca de 45 mil milhões de euros.