Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Stephane Mahe - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



22h50 - Vacina da Pfizer à beira de ser aprovada para ser ministrada na UE
22h30 - Madeira regista 31 novos casos e totaliza 332 situações ativas

A Madeira registou hoje 31 novos casos positivos de covid-19, sendo 14 de transmissão local, elevando para 332 as situações ativas reportadas no arquipélago, informou a direção regional de Saúde (DRS).

"Hoje há 31 novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira (RAM) passa a contabilizar 1.221 casos confirmados de covid-19 no território regional", destaca o boletim epidemiológico distribuído pela autoridade de saúde.Destes casos, acrescenta que 17 são importados (10 provenientes do Reino Unido, um de Itália, 4 da Região de Lisboa e Vale do Tejo, um da região Centro e um da Norte de Portugal), havendo 14 de transmissão local, "na sua maioria associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados".   

No dia em que a Madeira registou a nona norte associada à covid-19, o documento refere que estes novos casos incluem duas pessoas na área da saúde, sendo "um utente identificado no âmbito do rastreio intra-hospitalar e um profissional de saúde, com contacto com um caso positivo, fora do contexto profissional". A investigação epidemiológica continua em curso.

"São 332 os casos ativos, dos quais 90 são importados e 242 são de transmissão local" na Madeira, menciona a DRS.

22h15 - Arábia Saudita suspende entradas no país por uma semana

A Arábia Saudita anunciou a suspensão de todos os voos comerciais internacionais pelo período de uma semana, renovável, exceto para os voos de saída que terão autorização de partida, de acordo com fontes governamentais citadas pela agência estatal de notícias.

A entrada no reino por mar e terra será igualmente suspensa no mesmo período. As medidas foram adotadas devido à disseminação da nova estirpe de SARS-CoV-9 já presente em vários países, referiu a mesma fonte.

21h50 - Nova variante de coronavírus pode não diminuir eficácia das vacinas diz DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) disse hoje que, de acordo com os dados de que dispõe, a nova variante do coronavírus detetada no Reino Unido pode não diminuir a eficácia das vacinas desenvolvidas contra a covid-19.

"As vacinas demonstraram ser capazes de induzir a produção de anticorpos protetores nos seres humanos contra várias regiões da espícula do vírus, pelo que, com base na opinião dos peritos do Reino Unido, não existem dados que sugiram a perda de eficácia das vacinas nesta nova variante", explica a DGS, numa resposta escrita enviada à Lusa.

As autoridades britânicas alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descoberta de uma nova variante do SARS-CoV-2, que, segundo a DGS, "apresenta "múltiplas mutações numa das proteínas do vírus (na proteína da espícula)".

"Estas alterações podem estar associadas ao aumento da transmissibilidade do novo coronavírus. As mutações do vírus, que tornaram esta variante a dominante no Reino Unido, estão a ser acompanhadas pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e pelas autoridades de saúde em Portugal", acrescenta a nota.

21h20 - Óbitos em Portugal não acompanham descida de novos casos 

20h50 - Vacinação. Profissionais do CHU de Coimbra entre os prioritários

20h35 - Lar de Mora com um morto e 53 infetados

20h22 - Entrada em Portugal vindo do Reino Unido só a nacionais e residentes e com teste negativo

Portugal só vai permitir a entrada de portugueses e residentes nos voos que chegam do Reino Unido.

O ministro da Administração Interna anunciou que mesmo esses passageiros têm de apresentar teste negativo.

A Administração Interna confirma que até agora a nova estirpe do virus não circula ainda em Portugal, em comunicado enviado às redações.

"Na sequência da evolução da situação epidemiológica no Reino Unido, o Governo determinou hoje as seguintes medidas, em vigor a partir das 00h00 de dia 21 de dezembro, segunda-feira:

- Apenas são autorizados a entrar em território nacional os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal;

- Estes passageiros têm de apresentar, à chegada a Portugal, comprovativo de realização de teste laboratorial para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo;

- Os cidadãos que não sejam portadores de comprovativo de realização de teste laboratorial com resultado negativo são encaminhados pelas autoridades competentes, à chegada a território nacional, para a realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito;

- Neste caso, os cidadãos terão de ficar em isolamento, nos termos definidos pelas autoridades de saúde. 

Esta medida será atualizada de acordo com a evolução da situação. 

Em Portugal, não se confirma a circulação desta variante do SARS-Cov-2 identificada no Reino Unido, de acordo com os dados obtidos até ao momento pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge que já englobam análise de amostras do mês de novembro e da segunda vaga."

19h55 - França com mais 12.799 casos positivos

Nas últimas 24h foram identificadas mais 12.799 pessoas infetadas como o coronavírus em França, anunciaram as autoridades sanitárias. Sábado haviam sido 17.565, muito longe do pretendido para a época das festas.

A taxa de casos positivos em França é agora de 5,2 por cento contra 5,6 por cento da véspera e 6,4 por cento a 8 de dezembro, quando foi introduzido um novo modelo de contagem deste indicador.

19h45 - Berlim. Vacinas continuam eficazes contra nova estirpe de SARS-CoV-2

Especialistas da União europeia concluíram que as atuais vacinas contra a Covid-19  se mantêm eficazes contra a variante do SARS-CoV-2 identificada em Inglaterra, anunciou o Governo alemão.

"Com tudo o que sabemos até agora, e apos reuniões entre os especialistas das autoridade europeias", a nova estirpe "não tem qualquer impacto nas vacinas", que "mantêm toda a eficácia", declarou na televisão publica a ministra alemã da Saúde, Jens Spahn, cujo país detém a presidência da União Europeia.

19H35 - Caso com variante inglesa identificado em Itália

O ministro da Saúde de Itália anunciou que foi identificado no país um paciente Covid infetado com a estirpe encontrada em Inglaterra, considerada 70 por cento mais contagiosa do que as restantes variantes do SARS-CoV-2.

A Itália anunciou a suspensão de voos provenientes do Reino Unido para impedir a disseminação no país da variante inglesa do vírus.

19H30 - Cabo Verde com mais 12 casos positivos e 33 recuperados

Cabo Verde registou mais 12 novos casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas e 33 doentes foram dados como recuperados, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Das 203 amostras analisadas, aquele ministério cabo-verdiano avançou que 12 deram resultado positivo para a covid-19.

Os novos casos foram diagnosticados no Porto Novo (sete), em Santo Antão, em São Vicente (dois), no Sal (dois) e um na cidade da Praia.

Nas últimas 24 horas, mas 33 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, de um total acumulado agora de 11.244 doentes com alta.

19h20 - Angola registou mais um óbito e 18 novas infeções nas últimas 24 horas

Angola registou hoje 18 casos positivos, uma morte e a recuperação e 74 pessoas, anunciaram as autoridades sanitárias angolanas, que referiram igualmente o total de 16.644 infeções, 387 óbitos e 9.592 doentes recuperados.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, os dados apontam igualmente para um total até à data de 6.665 casos ativos, dos quais cinco em estado crítico, três graves, 71 moderados, 136 leves e 6.450 assintomáticos.

Nos centros de tratamento, estão a ser acompanhados 216 doentes.

19H13 - El Salvador suspende viajantes do Reino Unido e da África do Sul

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou a proibição de entrada no país de passageiros que tenham estado no Reino Unido e na África do Sul nos últimos 30 dias ou cujos voos tenham incluído ali escalas.

Bukele fez o anúncio na rede social Twitter, juntamente com a publicação de um artigo sobre a forma como os países europeus têm estado a fechar as suas fronteiras com a Grã-Bretanha, devido à nova variante inglesa do coronavírus.

Na àfrica do Sul foi igualmente identificada uma nova estirpe do SARS-CoV-2, o que tem levado igualmente à suspensão de viagens.

19h00 - UE com reunião de emergência na segunda-feira para discutir nova variante

Os Estados-membros da União Europeia (UE) vão reunir-se de emergência na segunda-feira de manhã para discutir a nova variante da covid-19 descoberta no Reino Unido, visando coordenar as respostas comunitárias, anunciou hoje o Conselho.

A informação foi avançada pelo porta-voz da presidência alemã da UE, Sebastian Fischer, que numa publicação na sua conta oficial da rede social Twitter indicou que a Alemanha "convidou os Estados-membros para uma reunião urgente do Mecanismo Integrado da UE de Resposta Política a Situações de Crise para amanhã [segunda-feira]" de manhã.

O Mecanismo Integrado da UE de Resposta Política a Situações de Crise (IPCR) foi ativado pela primeira vez no âmbito da pandemia de covid-19 em janeiro deste ano, ainda na então presidência croata da União, para os países partilharem informações entre si.

18h50 - Suécia vai proibir entradas oriundas do Reino Unido

O ministro sueco da Administração Interna anunciou na televisão pública do país que o Governo se prepara para impor restrições de deslocação aos passageiros que venham da Grã-Bretanha, devido à nova estirpe do SARS-CoV-2 extremamente contagiosa.

"Irá entrar em vigor o mais depressa possível", afirmou Mikael Damberg. A decisão formal deverá ser tomada segunda-feira.

18h30 - Centro europeu de doenças pede esforços à Europa para controlar nova variante

O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) pediu hoje aos países da União Europeia (UE) que façam "esforços atempados" para controlar a nova variante do SARS-CoV-2 que apareceu no Reino Unido, nomeadamente durante o Natal.

"Dado que não existem atualmente provas que indiquem até que ponto a nova variante do vírus se está a propagar fora do Reino Unido, são necessários esforços atempados para prevenir e controlar a sua propagação", exorta o ECDC, num relatório hoje publicado sobre o aumento rápido de casos no Reino Unido desta nova variante da covid-19.

E avisa que, "se o aumento das reuniões familiares e sociais que são tradicionais nesta altura do ano não for reduzido, [...] e especialmente se as viagens não essenciais não forem reduzidas ou evitadas completamente, poderá eventualmente levar a que a variante substitua as variantes atualmente em circulação em grande parte da UE e Espaço Económico Europeu".

18H20 - França suspende ligações com Reino Unido por 48h00

Gabinete do primeiro-ministro de França anuncia suspensão dos transportes de passageiros e de carga acompanhada oriundos do Reino Unido, por 48h, a partir das 23h00 GMT deste domingo.

A medida vai afetar o trasporte ferroviário, aéreo e marítimo.

O prazo de 48 horas visa "abrir um período de coordenação" para que os Estados-membros da União Europeia (UE) definam uma doutrina comum sobre a regulação e controle dos fluxos do Reino Unido, indica o comunicado de imprensa.

A proibição das 48 horas vai também ajudar a preparar a nível operacional uma reabertura segura desses mesmos fluxos a partir do dia 22 de dezembro, "que será suportada por um dispositivo de teste obrigatório".

As autoridades francesas garantiram que velarão pela situação dos cidadãos franceses que nestes dias pretendiam regressar a França para passar as férias de fim de ano em família.

"Pedimos que tomem as providências necessárias para fazer um teste à covid-19", acrescentou o mesmo comunicado.

18H00 - Irlanda anuncia suspensão de ligações aéreas com a Grã-Bretanha

A Irlanda vai suspender "por pelo menos 48h" a partir da meia-noite de domingo todas as ligações aéreas com a vizinha Grã-Bretanha, para impedir a disseminação da nova estirpe do coronavírus SARS-CoV-2, anunciou o Governo formalmente.

"Os voos vão ser proibidos pelo menos 48 horas. A proibição estará em vigor segunda-feira de manhã e terça-feira", referiu o comunicado do executivo, referindo que a medida será reavaliada dia 22 de dezembro.

As ligações marítimas mantêm-se.

17h30 - Mais um óbito e 91 novas infeções em Moçambique

O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou hoje mais um óbito de um paciente infetado pelo novo coronavírus, elevando o cumulativo para 148 mortos, tendo ainda sido registados 91 novos casos.  

A vítima, de 80 anos, é de nacionalidade moçambicana e morreu hoje, durante o seu período de internamento numa unidade hospitalar da cidade de Maputo, refere-se na nota de atualização de dados sobre a pandemia de covid-19 no país.

Com mais 91 casos de covid-19, Moçambique sobe o total para 17.568 casos, dos quais 17.255 são de transmissão local e 313 são importados.  

As autoridades de saúde contabilizam 15.454 pessoas dadas como recuperadas da infeção no país (88%).

A capital moçambicana, Maputo, continua a registar o maior número de casos ativos, com 1.531 pessoas ainda infetadas.  

Desde o anúncio da primeira infeção, em 22 de março, o país testou cumulativamente um total de 257.648 casos suspeitos. 

17h25 -  Bulgária suspende voos para e do Reino Unido

O Governo búlgaro anunciou a suspensão dos voos provenientes da Grã Bretanha ou com destino ao Reino Unido devido à nova estirpe do coronavírus que causa a Covid-19.

A proibição vai estar em vigor pelo menos até 31 de janeiro.

17H15 -  Irlanda também vai impor restrições a voos e 'ferry' oriundos do Reino Unido

O Governo irlandês vai impor hoje restrições aos voos e ligações de 'ferry' do Reino Unido, na sequência das medidas adotadas pelo executivo britânico devido à nova variante da covid-19.

Segundo a imprensa irlandesa de hoje, as restrições entram em vigor às 24:00 e prolongar-se-ão por 48 horas.

O Governo da República da Irlanda deverá fazer esta noite o anúncio formal da medida.

16h47 - EUA. Entrega de mais oito milhões de vacinas a partir de segunda-feira

Cerca de 7.9 milhões de vacinas suplementares contra a Covid-19, incluindo 5,9 milhões de doses do laboratório Moderna, vão ser distribuídas em solo norte-americano a partir de amanhã, anunciaram responsáveis federais.

Moncef Slaoui, conselheiro principal do programa "Warp Speed" que coordena o desenvolvimento e distribuição das vacinas contra o coronavírus, referiu que as inoculações da vacina da Moderna, aprovada secta-feira pela FDA, vão ter lugar segunda-feira de manhã. 

16H40 - Itália com mais 352 óbitos com Covid-19 e 15.104 novos casos

A Itália anunciou este domingo o registo de mais 352 mortes com Covid-19, contra 553 sábado. Também o número de novos infetados está em queda, de 16.308 sábado para 15.104 domingo.

O número total de óbitos causados pela pandemia em Itália é de 68.788, o mais elevado na Europa e o quinto do mundo.

Até agora registou igualmente mais de 1.95 milhões de casos de infeção com o SARS-CoV-2.

16h30 - Alemanha "reduz" ligações com Grã-Bretanha e África do Sul

A Alemanha vai restringir "as possibilidades de ligação" com o Reino Unido e com a África do Sul, após o aparecimento de uma nova estirpe do SARS-CoV-2, anunciou um porta-voz do Governo de Angela Merkel.

As regras precisas estão "a ser concluídas" e a Alemanha "está em contacto sobre o dossier com os seus parceiros europeus", referiu ainda o porta-voz, em comunicado.

Na rede Twitter, o ministério alemão da Administração Interna anunciou que deu ordem para o reforço imediato dos controlos fronteiriços nacionais para todos os que cheguem do Reino Unido e da África do Sul.

De acordo com o diário Bild, a Alemanha e a União Europeia como um todo deverão suspender a partir da meia noite de domingo todas as ligações aéreas com os dois países.

16h13 - Portugal não identificou ainda a nova estirpe do Reino Unido garante INSA

Em Portugal não foi identificada, até ao momento, a nova estirpe do SARS-CoV-2 que apareceu no Reino Unido e que as autoridades britânicas referem ser "mais facilmente transmissível", disse hoje fonte oficial do Instituto Ricardo Jorge.

"O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) tem vindo a desenvolver, desde o passado mês de abril, um estudo de âmbito nacional sobre a variabiliade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, através da análise do genoma deste novo coronavírus. De acordo com os resultados obtidos até ao momento, ainda não foi identificada em Portugal a nova variante genética detetada a circular numa região do Reino Unido", avançou à agência Lusa fonte do gabinete de imprensa do INSA.

16h00 - Europa reage à variante inglesa - medidas já adotadas

Enquanto Alemanha e França mantêm contacto para uma resposta europeia coordenada, a pedido de Espanha e sob pena de ações unilaterais por parte de Madrid, alguns Estados já começaram a reagir à nova ameaça

Bélgica - suspensos comboios e aviões de e para Inglaterra, conversas com Paris sobre tráfego rodoviário
Países Baixos - voos suspensos desde este domingo até 1 de janeiro
Itália - ministro da Saúde anuncia suspensão dos voos provenientes do Reino Unido e proibição de entrada a quem tenha transitado por Inglaterra nos últimos 14 dias

Alemanha - espera voto parlamentar de proposta de restrição de voos provenientes do Reino Unido a partir das 00h00 de segunda-feira até 6 de janeiro, e também da África do Sul, onde surgiu igualmente uma nova estirpe do coronavírus
Áustria - estuda medidas semelhantes de proibição de entrada a pessoas vindas do Reino Unido
Portugal - a acompanhar a evolução da nova variante para decidir medidas a adoptar

De acordo com a OMS, fora do território britânico foi reportado um número reduzido de casos da nova estirpe, nove na Dinamarca, assim como um caso na Holanda e na Austrália.

15h46 - Israel isola passageiros vindos do Reino Unido

As autoridades israelitas colocaram em três autocarros os passageiros oriundos de Londres e levaram-nos, sob escolta policial, do aeroportode Ben Gurion em Telavive para um hotel designado para quarentena de doentes Covid.

O Governo israelita proibiu a entrada no país de cidadãos estrangeiros oriundos do Reino Unido, como forma de impedir da propagação da nova estirpe da Covid-19 detetada no sul de Inglaterra.

A medida, tomada pela Comissão de Coronavírus israelita, terá pouco impacto, uma vez que está proibida a entrada de turistas no país desde praticamente o início da pandemia.

Segundo o diário israelita Haaretz, a medida, no entanto, afeta os britânicos ou outros cidadãos estrangeiros com autorização de residência que pretendem regressar a Israel após uma estada no Reino Unido, mas não os diplomatas.

Os israelitas que regressem do Reino Unido, depois de chegarem a Israel, deverão instalar-se em hotéis geridos pelo Estado, onde terão de permanecer duas semanas em quarentena, em vez de se isolarem nas suas próprias casas, e alguns já foram obrigados a cumprir a medida.

A medida estende-se também aos que cheguem a Israel procedentes da Dinamarca e África do Sul, onde também se detetaram mutações no vírus.

15h30 -Autoridade aérea civil do Kuwait acrescenta Reino Unido à sua lista de países de alto risco

Decisão deve-se a uma variante extremamente contagiosa do SARS-CoV-2 que surgiu em Inglaterra, onde está "fora de controlo".

15h17 - Impacto "pouco provável" da nova estirpe na vacina

O virologista Pedro Simas, do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa, considerou hoje ser "pouco provável" que a nova estirpe do coronavírus responsável pela covid-19 tenha "impacto gigantesco" na vacina.

"Temos de aguardar e estar atentos, não é expectável que tenha um impacto gigantesco", mas "é muito precoce estar a especular em relação a isso", disse à Lusa Pedro Simas.

Em relação ao facto de a nova estirpe detetada no sudeste do Reino Unido ser 70% mais eficaz na disseminação do vírus, o especialista defendeu que "se as pessoas usarem máscara e respeitarem as regras de distanciamento tanto faz que a estirpe seja mais transmissível ou não, porque as medidas funcionam na mesma".

Segundo Pedro Simas, este "não é um fenómeno novo, já aconteceu durante a pandemia várias vezes, estão sempre aparecer estirpes novas localizadas geograficamente, mas isso, de certa forma, é um bom sinal, é sinal de que não se está a reverter para estirpes mais virulentas, que provoquem doença mais grave".

"Para já, não há motivos de preocupação, mas temos de estar atentos, vigilantes, porque ainda não há dados sobre a influência e o impacto que vai ter na vacina, mas é pouco provável que aconteça de uma maneira dramática", sublinhou.

14h55 - Reunião tripartida debruça-se sobre nova variante

A nova variante do coronavírus SARS-CoV-2 detetada no sul de Inglaterra obrigou já este domingo a uma reunião online entre França, Alemanha e Comissão Europeia, na sequência das interdições de voos para o Reino Unido decididas por diferentes países-membros.

De acordo com um comunicado da Presidência francesa, a reunião contou com a participação do Chefe de Estado da França, Emmanuel Macron, da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Não foram ainda anunciados resultados.

A Alemanha, através de um comunicado divulgado a meio da manhã pelo Ministério da Saúde, indicou estar a analisar "seriamente" a hipótese de cortar também as ligações aéreas.

14h42 - OMS apela à Europa para "reforçar os controlos" devido à nova variante

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou aos seus membros na Europa para "reforçarem os controlos" por causa da variante do novo coronavírus no Reino Unido, disse hoje à agência AFP o porta-voz da OMS para a Europa.

De acordo com a OMS, fora do território britânico foi reportado um número reduzido de casos, nove na Dinamarca, assim como um caso na Holanda e na Austrália.

Além disso, a OMS recomendou aos seus membros para que "aumentem as suas capacidades de sequenciação" do vírus, antes de saberem mais sobre os riscos colocados por esta variante.

14h15 - Portugal regista 3334 novos casos e 71 mortos

Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde, Portugal registou nas últimas 24 horas 3.334 novos casos confirmados de Covid-19 e 71 vítimas mortais.

Do total de novos casos, 1.505 foram registados na região norte, 979 em Lisboa e Vale do Tejo, 543 na região centro, 206 no Alentejo e 63 no Algarve. Há ainda a registar 31 novas infeções na Madeira e sete nos Açores.

Relativamente aos óbitos, 25 foram registados na região norte, 22 em Lisboa e Vale do Tejo, 21 no centro, dois no Alentejo e um no Algarve.

Depois de no sábado se ter registado uma queda no número de internados (menos 88), este domingo voltou a aumentar. Há mais 54 doentes internados e menos dois nos cuidados intensivos relativamente ao dia anterior. No total, 3.027 doentes estão internados, dos quais 483 nos cuidados intensivos.

O número de casos ativos aumentou em 844 para um total de 70.754. Há também registo de 2.419 novos casos recuperados, para um total de 297.233.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 374.121 casos de Covid-19 e 6.134 óbitos.

14h00 - O que se sabe da nova variante do SARS-CoV-2 detetada em Inglaterra

A nova variante do coronavírus detetada no Reino Unido pode espalhar-se mais rapidamente. No entanto, os cientistas estão confiantes de que não provoca mais mortalidade e que as vacinas já existentes vão ser eficazes.


13h47 - Êxodo de Londres no anúncio do confinamento para o Natal

Assim que foi decretado um novo confinamento para o Natal em diferentes zonas de Inglaterra, muitos cidadãos apressaram-se a sair de Londres para poderem estar com os familiares.


13h38 - Portugal segue com atenção evolução epidemiológica Reino Unido

Portugal segue "com atenção" a evolução da situação epidemiológica no Reino Unido e está a privilegiar a "cooperação estreita" entre as autoridades de saúde dos dois países, indicou hoje à agência Lusa fonte oficial.

"É conhecida a posição portuguesa de privilegiar as medidas de proteção tomadas universalmente, em vez de restringir em demasia as possibilidades de circulação de pessoas que tem de viajar por razões essenciais (profissionais, por reunião familiar, etc)", indicou a fonte do ministério tutelado por Augusto Santos Silva.

"Mas seguiremos com atenção a evolução da situação epidemiológica do Reino Unido, privilegiando a cooperação estreita entre as autoridades de saúde dos dois países", acrescentou.

13h15 - Itália suspende voos com Reino Unido

O Governo italiano decidiu também interditar ligações aéreas de e para o Reino Unido, depois de o país ter anunciado a deteção de uma nova variante do SARS-CoV-2 que é 70 por cento mais infecciosa.

12h50 - Mais de 1,68 milhões de mortes em todo o mundo

A pandemia da Covid-19 causou pelo menos 1.685.785 mortes no mundo desde que o novo coronavírus foi identificado, no final de dezembro de 2019 na China. É o que indica o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Às 11h00 de Lisboa, mais de 76.207.740 casos de contágios haviam sido oficialmente diagnosticados desde o advento da pandemia, dos quais pelo menos 48.584.100 são agora considerados curados.

12h39 - Sete novas infeções nos Açores

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores reporta sete novos casos de Covid-19, todos em São Miguel, e seis pessoas recuperadas na Ilha Terceira.

Segundo o boletim diário açoriano, seis dos novos casos diagnosticados em São Miguel estão "relacionados com cadeias de transmissão anteriormente identificadas" e o outro refere-se a um "residente, com histórico de viagem ao exterior da região, com resultado positivo ao sexto dia".

Na Terceira, registam-se cinco recuperações no concelho de Angra do Heroísmo e uma na Praia da Vitória.

Os internamentos eram ontem 15 e são agora 18.

12h22 - Nova variante "fora de controlo" em Inglaterra

O ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, admite, em declarações à BBC, que a nova variante do SARS-CoV-2 identificada em Inglaterra está "fora de controlo", dizendo-se mesmo "preocupado" com a capacidade do serviço público de saúde para lidar com o expectável aumento de casos.

"Estou verdadeiramente preocupado com o NHS. Há atualmente mais de 18 mil pessoas em hospitais do NHS com o coronavírus. Isto está imediatamente abaixo do número da primeira vaga. É mais uma razão para que todas as pessoas seguirem as novas regras e assumirem responsabilidade pessoal".

O governante britânico admite não saber por quanto tempo vão vigorar as restrições anunciadas no sábado.

"Sabemos que o nível 3 [de restrições] funciona para a primeira variante. Mas sabemos que não funciona para a nova variante, pois esta propaga-se mais facilmente. É por isso que há mais restrições de movimentos", frisou.

11h45 - Vacina da Moderna começa a ser distribuída nos Estados Unidos

Caravanas de camiões e aviões carregados com a vacina da Moderna contra a Covid-19 partem este domingo para diferentes instalações de saúde dos Estados Unidos. É a segunda vacina aprovada naquele país, depois do produto desenvolvido pela Pfizer.

A vacina da Moderna vai chegar, nas próximas horas, a mais de 3700 destinos em território norte-americano.

O Governo Federal espera fazer chegar aos respetivos destinos 5,9 milhões de doses da vacina da Moderna e dois milhões da Pfizer ao longo da próxima semana.

O general norte-americano Gustave Perna adiantou, todavia, que o objetivo inicial de inocular 20 milhões de pessoas com a primeira dose até ao fim do ano poderá prolongar-se pela primeira semana de janeiro.

11h35 - Bélgica fecha-se ao Reino Unido

O Governo belga decidiu interditar as chegadas de aviões ou comboios provenientes do Reino Unido, na sequência da deteção da nova variante do SARS-CoV-2.

Esta interdição, adiantam os media belgas, terá início à meia-noite deste domingo e vai vigorar pelo menos durante 24 horas, segundo o primiro-ministro Alexander De Croo.

11h04 - África com mais 449 mortes e 21.296 infetados

África registou mais 449 mortes associadas à Covid-19 e somou 21.296 novos casos nas últimas 24 horas, atingindo um total de 58.762 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais.

O Continente Africano regista agora um total de 2.490.397 pessoas infetadas desde o início da pandemia nos 55 Estados-membros da União Africana.

O número de recuperados nas últimas 24 horas foi de 11.147, para um total de 2.094.336.

A África Austral é a região mais afetada, com 1.024.635 casos e 26.334 mortes. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela Covid-19 no continente, acumula um total de 912.477 infeções e de 24.285 mortes.

10h20 - Sul-coreanos a braços com surto em cadeia

A Coreia do Sul reportou este domingo um número recorde de 1097 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2. Em Seul, um surto de Covid-19 num estabelecimento prisional infetou já 188 pessoas.

Com o número de infeções diárias naquele país asiático a superar o milhar pelo quinto dia consecutivo, o Governo vê-se debaixo de críticas crescentes por parte de especialistas e dirigentes partidários.

9h43 - Rússia com novo máximo em duas semanas

A Rússia registou quase 29 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais alto em duas semanas.

As autoridades sanitárias russas identificaram 28.948 novos contágios nas 85 regiões do país. Isto representa um novo máximo desde 6 de dezembro, quando as infeções ultrapassaram a barreira das 29 mil.

Desde o início da pandemia, a Rússia reportou 2.848.377 casos do novo coronavírus, mais de 1,9 por cento da população.

Nas últimas 24 horas, o país registou 511 mortes por Covid-19, elevando o número total de óbitos associados à doença para 50.858.

8h16 - Confinamentos na Austrália

A maior parte dos Estados australianos anunciou novas medidas de confinamento ou proibições de entradas destinadas a viajantes oriundos da Grande Sydney, onde o número de casos de infeção continua a subir.

7h58 - Israel põe em marcha plano de vacinação

As autoridades sanitárias de Israel começaram este domingo a implementar o plano de vacinação contra a Covid-19 no país. O objetivo é vacinar cerca de 60 mil pessoas por dia.

Os profissionais de saúde estão na linha da frente para a inoculação, seguidos dos idosos e das pessoas consideradas em risco acrescido de infeção, por causa de doenças pré-existentes.

O Governo do Estado hebraico afirma ter garantido a aquisição de doses em número suficiente para os nove milhões de habitantes.

As vacinas que vão ser administradas em Israel foram desenvolvidas pela Pfizer e pela Moderna.

7h49 - Novo balanço alemão

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou em 22.771 nas últimas 24 horas, segundo o mais recente relatório do Instituto Robert Koch para doenças infecciosas.

Morreram mais 409 pessoas em território alemão.

Desde o início da pandemia, a Alemanha acumula 1.494.009 infeções pelo SARS-CoV-2 e 26.049 óbitos.

7h17 - Ponto de situação

Uma nova variante do coronavírus SARS-CoV-2 a circular em Inglaterra é 70 por cento mais contagiosa. Para evitar um alastrar dos contágios, o Governo de Boris Johnson decretou um confinamento generalizado para o período do Natal.
As autoridades britânicas já alertaram a Organização Mundial da Saúde sobre a descoberta da nova variante. Por agora, não há ainda indícios de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas.O Reino Unido está na lista dos dez países mais afetados pela pandemia. No sábado ultrapassou a barreira dos dois milhões de casos de Covid-19 desde o início da pandemia.

A identificação desta variante do coronavírus que causa a Covid-19 levou já o Executivo da Escócia a proibir as viagens de e para o resto do Reino Unido. A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, anunciou também medidas mais restritivas para o Natal.
Também os Países Baixos suspenderam todos os voos procedentes do Reino Unido até ao dia 1 de janeiro.

Em comunicado, o Ministério holandês da Saúde "recomenda que qualquer introdução desta variante do vírus proveniente do Reino Unido seja limitada tanto quanto possível, limitando e/ou controlando o movimento de passageiros do Reino Unido".
"A informação é escassa"
Ouvido pela agência Lusa, Constantino Sakellarides, antigo diretor-geral da Saúde, afirmou que a nova variante do SARS-CoV-2 não deverá fazer decrescer a eficácia das vacinas, ressalvando, todavia, que "a informação é escassa".

"Pelo que se sabe, não é provável que afete a eficácia da vacina, desde que não interfira com o antigénio que está na coroa, o antigénio que estimula a reação imunitária", apontou o membro do Conselho Nacional de Saúde Pública.

"Tudo isto é sob reserva, porque a informação que temos é escassa, mas desde que não haja interferência com esse antigénio, não há razão para pensar que a vacina não servirá na mesma para esta nova variante", acrescentou.

Também Vítor Borges, investigador do instituto Ricardo Jorge, sublinhou à RTP que a nova variante detetada em Inglaterra não deu mostras de provocar uma versão mais grave de Covid-19, mas apenas uma disseminação mais rápida.
O especialista frisa que são necessários mais estudos para avaliar a possível resistência desta variante às vacinas já desenvolvidas.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou pelo menos 1.675.362 mortos resultantes de mais de 75,6 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.
O quadro em Portugal
Portugal ultrapassou as seis mil mortes associadas à Covid-19. O boletim epidemiológico de sábado reportou mais 86 óbitos e quase quatro mil novos casos.

O total de vítimas mortais, desde o início da pandemia, é de 6063.

Havia ontem menos 88 doentes internados. Ao todo, são menos de três mil e este é o número mais baixo desde 15 de novembro.

Em unidades de cuidados intensivos, permanecem quase 500 pesssoas.

Foram dados como recuperadas mais 4124 pessoas pessoas. Neste momento, há menos de 70 mil casos ativos.
O caso de Mourão
Mourão é um dos concelhos considerados de risco extremo de contágio.
Há quarenta e nove infetados, mas o município tem menos de duas mil pessoas e uma elevada percentagem de idosos.