Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h30 – Brasil regista 188.259 óbitos e mais de 7,3 milhões de casos

O Brasil registou 188.259 vítimas mortais e 7.318.821 infeções por Covid-19 desde fevereiro, quando o primeiro caso da doença foi confirmado no país, segundo balanço atualizado na noite de hoje pelo Ministério da Saúde.

Nas últimas 24 horas, o maior país da América do Sul registou 968 mortes e 55.202 notificações de infeções.

O Governo brasileiro também destacou que 6.354.972 pessoas infetadas já recuperaram da doença, enquanto 775.590 pacientes contaminados estão sob acompanhamento médico.

21h59 – Biden alerta que EUA ainda vão passar pelos "dias mais escuros"

O presidente eleito dos Estados Unidos advertiu hoje que os “dias mais escuros na batalha” contra a pandemia ainda não chegaram, “por mais frustrante que seja de ouvir”, e que muitas pessoas ainda poderão morrer, apesar de haver vacinas.

“Os nossos dias mais escuros na batalha contra a Covid-19 estão à nossa frente, não atrás de nós, por isso temos de nos preparar. Por mais frustrante que seja de ouvir, vai ser precisa paciência, persistência e determinação para vencer este vírus”, disse o democrata Joe Biden através de uma declaração ao país, em Wilmington, Estado de Delaware, transmitida na rede social Twitter.

O chefe de Estado eleito acrescentou que muitas mais pessoas poderão morrer infetadas com o SARS-CoV-2 apesar de já haver duas vacinas a circular no país – a da farmacêutica Pfizer, em parceria com a BioNTech, e a da Moderna.

“Os especialistas dizem que as coisas vão piorar antes de melhorarem, não obstante do facto de termos a vacina”, sustentou, acrescentando que a administração que toma posse no final de janeiro, “vai começar a fazer o seu papel no primeiro dia”.

21h41 – AHRESP pede compensações proporcionais aos prejuízos do Natal

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a atribuição de compensações financeiras proporcionais aos prejuízos que se vão verificar no Natal e ano novo, face à pandemia de Covid-19.

“A AHRESP reuniu ontem [segunda-feira] com o Governo, a fim de apresentar a urgência de medidas de compensação financeira para os elevados prejuízos que se preveem para a época natalícia e de passagem de ano, e que resultam da quebra de receitas e do pagamento de compromissos já assumidos”, indicou, em comunicado, a associação.

A AHRESP considerou ser necessário alterar os mecanismos de cálculo da compensação financeira, aplicando-o à quebra efetiva por comparação às receitas verificadas no mesmo período do ano anterior.

Por outro lado, a associação pediu ao executivo que esta compensação abrangesse as empresas de alojamento turístico, além da restauração e similares.

“Estas compensações não afastam a imperiosa necessidade de ver regulamentadas e disponibilizadas todas as medidas apresentadas pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital [Siza Vieira] no passado dia 10 de dezembro, com vista ao reforço da liquidez das empresas, da proteção do emprego e do apoio às rendas comerciais”, ressalvou.

21h34 – Madeira com 42 novos casos positivos sendo 238 de transmissão local

A Madeira regista hoje 42 novos casos positivos de Covid-19, contabilizando a região um total de 348 ativos, sendo 110 importados e 238 de transmissão local, informou a autoridade de saúde do arquipélago.

Destes novos casos, 17 são importados, sendo nove do Reino Unido, três da Venezuela, dois do México, um dos Países Baixos, um de Angola e um da Região de Lisboa e Vale do Tejo, existindo outras 25 situações de transmissão local, “na sua maioria associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados”.

20h53 – Regime excecional para pagamento de rendas prolongado até julho

O Conselho de Ministros aprovou hoje o prolongamento do regime especial para o pagamento das rendas no mercado habitacional até 1 de julho, perante o impacto da pandemia de Covid-19.

"O acréscimo de situações em que a taxa de esforço subjacente ao pagamento das rendas é totalmente desproporcional tornam da máxima importância a prorrogação do regime no primeiro semestre do ano de 2021, prolongando-se assim o apoio para rendas vencidas a partir de 1 de abril de 2020 até 1 de julho de 2021", indicou, em comunicado, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

20h48 – 2.400 comerciantes, restaurantes e agentes culturais já pediram apoio à Câmara de Lisboa

Mais de 2.400 empresas de comércio e restauração e agentes culturais já pediram apoios à Câmara de Lisboa no âmbito do programa Lisboa Protege, para mitigar os impactos da pandemia, tendo hoje sido feitos os primeiros 119 pagamentos.

"A autarquia de Lisboa procedeu hoje aos 119 primeiros pagamentos às empresas do comércio e restauração que tenham tido uma quebra de faturação superior a 25% em 2020. Desde o dia 9 de dezembro, data em que abriram as candidaturas, a Câmara Municipal de Lisboa recebeu 2.439 pedidos de apoio a fundo perdido", é referido num comunicado do município.

Entre os pedidos de apoio, 2.344 foram requeridos por empresas e empresários em nome individual do comércio e restauração e 95 por agentes culturais.

20h26 – Cabo Verde chega aos 112 óbitos e regista mais 36 casos em 24 horas

20h25 – França regista 11.795 novos casos e 386 mortes nas últimas 24 horas

França registou 11.795 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo a leve tendência de queda em relação à semana passada, embora o número de óbitos permaneça estável, com 386 mortes em hospitais.

A estes devem ser somados outros 416 óbitos em lares da terceira idade desde a última sexta-feira, o que totaliza 61.702 mortes no país desde o início da pandemia, além dos quase 2,5 milhões de infeções.

A taxa de positividade continua a cair, situando-se em 4,4% dos testes realizados, contra 4,7% do dia anterior.

Na última semana, 8.887 pessoas foram hospitalizadas com a doença, das quais 1.168 em Unidades de Cuidados Intensivos, o que é também uma diminuição em relação aos dados dos últimos dias.

19h54 – Surto com 14 utentes e cinco funcionários infetados em lar de Vidigueira, no Alentejo

19h51 – Com a pandemia e o estado de emergência todos os olhos se fixam na justiça, diz PR

O Presidente da República considerou hoje que em período de pandemia de covid-19 e com o estado de emergência em vigor todos os olhos se fixam na justiça, que enfrenta "novas dificuldades" e "novos reptos".

"É precisamente a situação que vivemos que reforça a necessidade de justiça, porque as pandemias criam mais necessidade de justiça. O facto de termos vivido e vivermos um longo período na vigência do estado de emergência é um desafio na democracia, mas à democracia, e exige, naturalmente, uma atenção constante por parte da justiça como um todo", afirmou.

19h06 – Parlamento prolonga uso obrigatório de máscaras na rua por mais três meses

O parlamento aprovou hoje o diploma do PSD que renova por mais três meses o uso obrigatório de máscara em espaços públicos, medida que vigora em Portugal desde 28 de outubro e que terminaria a 5 de janeiro.

O projeto-lei hoje aprovado prolonga, sem alterações, a vigência da atual lei, que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços públicos e prevê coimas entre os 100 e os 500 euros para os incumpridores.

18h55 – Angola registou três mortes e 116 novas infeções em 24 horas

18h23 – Estado brasileiro de São Paulo eleva restrições no Natal e Ano Novo

O governo do estado brasileiro de São Paulo, o mais populoso do país, com 46 milhões de habitantes, endureceu as normas de distanciamento social no período do Natal e Ano Novo para conter a aceleração dos casos de Covid-19.

A decisão foi anunciada hoje, quando o governo regional colocou todas as cidades do estado na fase vermelha de um plano de controlo da doença - apenas é permitido o funcionamento de atividades consideradas essenciais, como serviços de saúde e supermercados.

As restrições valem para todo o estado nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro.

O estado de São Paulo é o mais afetado pela pandemia no Brasil, com 45.136 mortos e mais de 1.388.043 infetados.

18h19 – África do Sul garante acesso a vacinas com quase 16 milhões de euros

A África do Sul anunciou que a participação do país na iniciativa de vacinação Covax da Organização Mundial de Saúde foi garantida através de um depósito de 19,2 milhões de dólares (15,7 milhões de euros).

Num comunicado conjunto, o Ministério sul-africano da Saúde e o Fundo de Solidariedade, criado para o efeito por Pretória juntamente com o setor privado e a sociedade civil, adiantaram que o país depositou os cerca de 283 milhões de rands, ao câmbio da altura, junto da Aliança de Vacinas GAVI, "para garantir a participação da África do Sul na iniciativa Covax".

"A Covax confirmou a participação da África do Sul no programa, o pagamento representa 15% do custo total para garantir o acesso a vacinas para 10% da população (cerca de 6 milhões de pessoas)", lê-se no comunicado.

O Governo sul-africano acrescenta que a adesão do país à iniciativa "garante que a África do Sul receba a sua parte equitativa da vacina assim que estiver disponível".

17h37 – Itália regista aumento de número de mortes nas últimas 24 horas

Itália registou 629 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, depois de dois dias em queda, e 13.318 novos casos, um dos menores aumentos da última semana, segundo o boletim de hoje do Ministério italiano da Saúde.

Com estes últimos números, o total de óbitos subiu para 69.842 desde o início da emergência sanitária em meados de fevereiro.

O total de contágios subiu para 1.977.370, com o valor das últimas 24 horas a manterem a tendência de descida dos últimos sete dias (com exceção de segunda-feira, com 10.000 casos, devido ao menor número de testes realizados durante o fim de semana).

17h15 – Surto no lar da Misericórdia de Alcáçovas aumenta para 66 casos

O número de casos de Covid-19 no surto no lar da Misericórdia de Alcáçovas, em Viana do Alentejo (Évora), subiu de 34 para 66, com a deteção de mais utentes e funcionários infetados, revelou hoje o provedor.

"O número de infetados aumentou muitíssimo", reconheceu à agência Lusa o provedor da Santa Casa, João Penetra, que explicou que os novos casos foram detetados na ação de testagem realizada pelas equipas de Saúde Pública, na segunda-feira.

16h54 – Reino Unido regista 36.804 infeções, novo máximo diário

O Reino Unido registou 36.804 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde, e 691 mortes, divulgou hoje o Ministério britânico da Saúde.

O número elevado de casos é atribuído à nova variante do SARS-CoV-2, considerada até 70% mais contagiosa, e que ditou a introdução de um confinamento na região de Londres e sudeste de Inglaterra desde domingo.

Desde o início da pandemia, o Reino Unido contabilizou oficialmente 68.307 mortes por Covid-19 e 2.110.314 casos.

Mas o balanço mortal sobe para 79.349 se forem incluídos os casos cuja certidão de óbito inclui a Covid-19 como fator contributo, mesmo que a infeção não tenha confirmada por teste.

16h44 – Ryanair "não pode excluir” mais despedimentos mas quer proteger os empregos em Portugal

A companhia aérea low-cost Ryanair "não pode excluir” mais despedimentos em Portugal, mas garantiu que tudo fará para proteger os 360 postos de trabalho que tem no país.

Segundo indicou à Lusa o diretor de Recursos Humanos da transportadora, Darrell Hughes, além dos 23 previstos no Porto e seis em Lisboa não há “mais planos para despedimentos”, nem em Ponta Delgada nem em Faro, onde a Ryanair também está presente.

“Não temos mais planos, mas o nosso calendário de voos para o ano ainda não está terminado. Não podemos excluir essa possibilidade [de mais despedimentos], mas vamos tentar proteger os empregos”, referiu.

16h21 – Forças Armadas vão colaborar no plano de vacinação com parte logística

As Forças Armadas portuguesas vão colaborar no plano de vacinação contra a Covid-19 que começa domingo "contribuindo com a parte logística", disse hoje o Chefe do Estado-Maior-General, almirante António Silva Ribeiro.

"Temos estado envolvidos e sobretudo a colaborar com o Ministério da Saúde nos trabalhos de planeamento para organizar o processo de vacinação. Às Forças Armadas foi solicitado que contribuíssemos com a parte logística do plano de vacinação e é isso que temos feito com um conjunto de militares dos três ramos", referiu António Silva Ribeiro.

16h01 - Grupos terroristas usam a pandemia para aumentar influência

Grupos terroristas internacionais aproveitaram a pandemia para aumentarem a sua influência, de acordo com um relatório da Interpol, hoje divulgado, que analisa tendências e riscos potenciais emergentes.

No início da pandemia, alguns grupos terroristas e outras organizações não estatais usaram a sua influência na população para reforçar o seu poder ou influência e até para obter recursos financeiros externos, revela o relatório da organização policial internacional.

O documento explica que esses grupos se adaptaram à evolução da pandemia, pelo que será necessário analisar diferentes territórios e a resposta a dar às novas evoluções de estratégias criminais, destacando que o impacto da crise sanitária na economia global pode afetar o financiamento das organizações terroristas.

"Terroristas, tal como outros criminosos, tentaram tirar proveito da pandemia de Covid-19, ganhar dinheiro, fortalecer as suas bases e provocar divisões", disse o secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock, acrescentando que, com este relatório, a sua organização procura "ajudar a aplicação da lei e identificar e combater as ameaças em mudança".

15h59 - Surto em lar de Torres Vedras sobe para 40 infetados

15h55 - Suécia ultrapassa 8.000 mortes sem sinais de redução dos contágios

As autoridades de saúde suecas registaram 22.439 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando o total para 289.439, e ainda 174 mortes, elevando os óbitos para 8.167.

“A situação continua grave e não vemos qualquer redução [do contágio]”, afirmou Karin Tegmark Wisell, chefe do departamento da Agência de Saúde Pública (FHM), em conferência de imprensa, órgão que há um mês tinha apontado um possível cenário em que a curva alcançaria o pico em meados de dezembro.

A incidência nos últimos 14 dias ascende a 883 casos por 100.000 habitantes na Suécia, segundo dados das autoridades.

Catorze das 21 regiões suecas estão no segundo maior nível de alarme e todas esperam que o mesmo se mantenha ou até eleve a curto prazo, quando apenas 23% das Unidades de Cuidados Intensivos estão livres, revelou a Direção Geral de Assuntos Sociais.

A Suécia, que durante a primeira vaga se destacou pela estratégia mais relaxada, com muitas recomendações, e por registar a maior mortalidade dos países nórdicos, promoveu uma linha mais intervencionista no último mês e meio.

15h49 - Brasil mantém voos e diz controlar passageiros que chegam do Reino Unido

As autoridades sanitárias brasileiras começaram hoje a controlar os passageiros que chegam do Reino Unido devido à nova estirpe do coronavírus descoberta naquele país, mas informaram que não planeiam suspender os voos.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil, todos os voos oriundos do Reino Unido passarão por uma avaliação de saúde antes que o desembarque seja permitido.

Da mesma forma, “será mantido contacto com todos os passageiros e tripulantes para acompanhamento das suas condições de saúde”, a fim de, se necessário, “adotar medidas de prevenção e controlo da Covid-19”, diz uma nota divulgada pela Anvisa.

15h36 – Efeitos secundários da vacina

A Direção-Geral da Saúde avançou alguns dos efeitos secundários que se fizeram sentir nos ensaios clínicos da vacina à Covid-19.

Podem sentir-se efeitos locais no local da administração e foram também descritas dores musculares, dores articulares ou febre ligeira durante um a dois dias.

15h27 – “Vacinas salvam vidas”

Ainda na conferência de imprensa da DGS, Graça Freitas afiançou que Portugal vai “acompanhar a perceção das pessoas em relação ao valor da vacina” contra a Covid-19 e explicar as suas vantagens.

Referindo que a desconfiança quanto à nova vacina se coloca a nível mundial e que os países devem estudá-la, a diretora-geral da Saúde defendeu que “temos de olhar para uma vacina como algo que permite duas coisas essenciais: primeiro, evita ou reduz doença”, e segundo, “as vacinas salvam vidas”.

Questionada sobre uma sondagem segundo a qual apenas 50 a 60 por cento das pessoas em Portugal pretendem ser vacinadas, Graça Freitas explicou que à medida que a população for confiando na vacina, o número de pessoas a querer recebê-la irá subir.

15h23 – Nova estirpe não reflete aumento nas hospitalizações nem na mortalidade

Questionada sobre a nova estirpe do vírus detetada inicialmente no Reino Unido, a Direção-Geral da Saúde referiu que “os dados são ainda prematuros, mas esta variante tem uma alteração numa das proteínas do vírus SARS-CoV-2 que tudo indica parecer aumentar a transmissibilidade do vírus de pessoa a pessoa”.

Segundo Válter Fonseca, da DGS, os dados disponíveis não demonstram, porém, qualquer impacto no aumento de hospitalizações ou da mortalidade das pessoas infetadas.

O responsável garante ainda que Portugal está a acompanhar de perto a situação, não tendo sido detetada esta estirpe no país.

Segundo Válter Fonseca, as vacinas, devido ao seu mecanismo, deverão manter “pelo menos uma parte da sua eficácia” contra a nova estirpe do vírus.

15h21 – Natal. “Devem manter-se as regras”

Questionada sobre se existe um número ideal de pessoas à mesa no dia de Natal, Graça Freitas recorda que o Governo não deu indicação do número de pessoas. “Mais do que o número de pessoas interessa que se cumpram as regras”, enfatiza.

“Independentemente desse número que deve ser restrito, devem manter-se as regras. A sala deve estar arejada, superfícies devem ser limpas, as pessoas devem manter as regras de distância física, devem manter a máscara quando não estão a comer, não devem partilhar objetos”, disse a diretora-geral da Saúde.

15h19 – “Terei todo o gosto em ser vacinada”

Questionada sobre o momento em que será vacinada, Graça Freitas diz que irá receber a vacina quando chegar a sua vez, sendo que nos próximos meses deverá estar imunizada. Revelou que irá fazer o teste serológico em breve mas, quando chegar o momento, terá “todo o gosto” em ser vacinada.

Sobre o isolamento profilático do primeiro-ministro, Graça Freitas salientou que António Costa “está a ser tratado como cidadão deste país” e que está a cumprir as regras. “Quando chegar a altura terá alta do isolamento profilático”, acrescentou.

15h15 – Graça Freitas: “Tive apenas sintomas ligeiros”

Esta é a primeira conferência de imprensa de Graça Freitas após ter estado com Covid-19. Em resposta aos jornalistas sobre essa questão, a diretora-geral da Saúde salientou: “Tive muita sorte”, aludindo ao facto de ter sido alertada atempadamente para a possibilidade de contágio.

Salientou que quem trabalha na DGS está “muito alerta” e todos cumprem as regras, mas admite que o “arejamento pode não ter sido o ideal”.

“É muito importante que alguém que sabe que está doente porque tem um teste positivo, ou que pode estar doente porque tem sintomas, dê de imediato o alerta às pessoas com quem esteve. A nossa colaboradora deu rapidamente o alerta”, disse Graça Freitas.

No momento em que realizou o teste, a responsável não tinha praticamente nenhum sintoma. “A rapidez com que se atua é muito importante” , salientou.

Durante o período em que esteve positiva, Graça Freitas teve “sintomas ligeiros”. “Não tive febre, não tive falta de ar. Tive prostração ligeira, houve dias em que me sentia mais cansada. Não perdi olfato nem o paladar”, disse a responsável.

O sintoma mais acentuado foi o cansaço e tosse, esclareceu. Mesmo depois de testar negativo, o cansaço ainda se mantém. “O cansaço vai ficar durante uns tempos. Não é igual todo o dia nem todos os dias”, acrescentou.

Refere ainda que foi acompanhada “de forma exemplar pelo SNS”, com profissionais que “todos os dias cumpriram o protocolo”.

“Os profissionais que me estavam a acompanhar todos os dias (…) não estavam a fazer isso por eu ser diretora-geral da Saúde, estavam a fazer isso porque sou uma cidadã que vive em Portugal”, refere.

15h08 – Afetos no Natal devem ser com distância física, alerta Graça Freitas

Já começou a conferência de imprensa das autoridades de saúde sobre os dados da pandemia em Portugal. A diretora-geral da Saúde refere uma “tendência epidémica decrescente” em Portugal.

“A taxa de letalidade global tem-se mantido estável e é neste momento de 1.6”, avançou Graça Freitas, adiantando que acima dos 70 anos esta taxa é de 10 por cento.

Segundo a DGS, a incidência cumulativa nos últimos 14 dias reduziu de 502 para 490 casos de infeção por 100 mil habitantes, “mantendo-se assimetrias por concelhos e por regiões do país”.

Graça Freitas alertou ainda a que, “nesta época festiva, o convívio, seja entre coabitantes ou entre núcleos familiares diferentes, pode assumir um grande relevo na transmissão do vírus”.

“Assim, os afetos devem ser transmitidos mantendo-se a distância física”, aconselhou.

14h55 - Irlanda repõe confinamento geral a partir do Natal e até 12 de janeiro

A Irlanda vai repor o confinamento geral por causa do agravamento da pandemia de covid-19, de 24 de dezembro até 12 de janeiro, com alguns abrandamentos e exceções para as festas natalícias, anunciou hoje o Governo.

O primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, anunciou hoje que o país vai regressar ao nível máximo de alerta por causa da pandemia, pedindo às pessoas para ficarem em casa, encerrando o comércio, com exceção de algumas lojas, e permitindo visitas entre agregados familiares apenas durante a celebração do Natal, até 26 de dezembro.

“Infelizmente, na semana passada, assistimos a um crescimento extraordinário na disseminação do novo coronavírus”, disse Martin, numa comunicação ao país, referindo-se à possibilidade de o agravamento da situação se dever à nova estirpe do vírus que surgiu no sul de Inglaterra, nos últimos dias.

“Embora ainda não tenhamos uma prova formal de que a nova estirpe mais virulenta já esteja no nosso país (…), a coisa mais segura e responsável a fazer é agir supondo que assim é”, disse o primeiro-ministro irlandês, lembrando que as estatísticas de saúde indicam um crescimento diário de cerca de 10% dos casos de infeção.

A Irlanda, que tem quase cinco milhões de habitantes, registou 80.267 casos de covid-19, incluindo 2.158 mortes, desde o início da pandemia, de acordo com números divulgados na segunda-feira.

14h40 - Londres tenta encontrar soluções para retomar tráfego com França

Face ao risco de escassez de produtos, o Reino Unido prossegue hoje as tentativas para encontrar soluções que permitam retomar o tráfego com França e a circulação de mercadorias, interrompidos após a identificação de uma nova estirpe do coronavírus.

No âmbito das discussões com as autoridades francesas, o Governo britânico avançou hoje que está a considerar testar os camionistas que se encontram parados e retidos à espera da reabertura da fronteira do túnel do Canal da Mancha.

O rastreio nos portos “faz absolutamente parte da discussão" e "estamos a considerar tudo", declarou a ministra do Interior britânica, Priti Patel, em declarações ao canal de notícias Sky News.

14h32 - Açores com cerca de 28 mil pessoas no primeiro grupo de vacinação

Os Açores deverão ter cerca de 28 mil pessoas no primeiro grupo para a vacinação contra a covid-19, revelou hoje o responsável da comissão de acompanhamento, sem se comprometer com datas.

“Temos identificados até ao momento mais de 12 mil utentes que cumprem com o critério de grupo de risco, ou seja, indivíduos com mais de 50 anos que têm insuficiência cardíaca, doença renal crónica ou outra das comorbilidades que estão identificadas, temos cerca de sete mil profissionais identificados e temos cerca de nove mil utentes e funcionários das múltiplas valências de resposta social. Estes números carecem ainda de alguma confirmação”, revelou Gustavo Tato Borges.

14h25 - Militares prontos para ajudar na vacinação

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas visitou esta manhã o pólo do Porto do Hospital Militar para apresentar as boas festas e agradecer aos profissionais que ali trabalham o empenho demonstrado nos últimos meses por causa da resposta que foi necessário dar ao coronavírus.


14h10- Portugal com mais 2436 casos e 63 vítimas mortais

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 2436 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando 378.656 o total acumulado desde o início da pandemia no país. Foram ainda contados 63 novos óbitos no último dia, para um total de 6254.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, dos novos casos detetados, o Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (1047 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (639), a região centro (428), Alentejo (232). Algarve (38). Os Açores registaram mais 13 novos casos e a Madeira mais 39.

Dos 63 óbitos, 26 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, 17 na região Centro, 15 na região Norte, quatro no Alentejo e o outro na Madeira.

Foram dadas como recuperadas da doença mais 5222 pessoas nas últimas 24 horas, passando o total acumulado para 304.825.

Estão internadas menos 63 pessoas em hospitais do país, num total de 3095, das quais 508 em unidades de cuidados intensivos, mais seis do que na véspera.

Há menos 2849 casos ativos, passando o total acumulado para 67.577.

Estão sob vigilância por parte das autoridades de saúde mais 1185 pessoas do que ontem. São agora 86.334 os contactos em vigilância.

14h06 - Deco exige reforço da informação aos passageiros com origem no Reino Unido

A Deco exigiu hoje o reforço da informação aos passageiros naturais e residentes em Portugal que desembarquem nos aeroportos nacionais com origem no Reino Unido, considerando que "não estão a ser acautelados" os seus interesses económicos.

Em declarações à agência Lusa, a jurista da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) Susana Correia disse que "é inaceitável" o que aconteceu no aeroporto de Faro, lamentando também "a ausência de assistência durante as horas em que ficaram retidos".

"Os consumidores têm de ser acautelados e defendidos nos seus interesses económicos, porque estes passageiros não tiveram informação e, na verdade, hipótese de realizar o teste atempadamente e depois foram confrontados com um custo de 100 euros à chegada", frisou.

Susana Correia considerou que, além das transportadoras aéreas, também a ANA -- Aeroportos de Portugal e a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem responsabilidades, na informação e assistência aos passageiros.

A jurista adiantou que muitos destes passageiros "são famílias que vêm passar o Natal, algumas com agregados familiares de quatro pessoas e que têm de suportar 400 euros que não estavam previstos e para o qual não estavam preparadas".

"Muitas pessoas não dispõem desta quantia de dinheiro para fazer o pagamento e a Deco entende que, neste caso, não devem ser responsáveis por este pagamento, porque os custos não foram atempadamente comunicados", sublinhou.

Susana Correia criticou também o longo tempo de espera a que os passageiros foram obrigados para a realização dos testes, considerando que "a forma como o processo foi organizado também coloca muitas questões".

"Temos relatos de pessoas que não tiveram qualquer assistência e o que pretendemos é que a ANA faculte e preste assistência aos consumidores enquanto eles aguardam pela realização dos testes", destacou.

A Deco apela aos passageiros que não tenham sido devidamente informados e que estejam numa situação de dificuldade que contactem a associação através da linha de apoio ao viajante "para que sejam devidamente acompanhados nos seus direitos".

"Vamos reportar a situação diretamente ao Ministério da Administração Interna para percebermos como é que podemos acautelar os interesses económicos destes cidadãos", concluiu a jurista.

14h00 - Açores abrem inquérito sobre aquisição de máscaras ao mercado asiático

O Governo dos Açores determinou a abertura de um inquérito para "apuramento dos factos e eventuais responsabilidades" no processo de aquisição de máscaras para proteção da covid-19 no mercado asiático em abril deste ano.

Num despacho enviado hoje às redações, o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, determina "a abertura de processo de inquérito" sobre a compra de máscaras por parte do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada – ou seja, pelo Governo Regional, então socialista -, durante a primeira vaga da pandemia de covid-19, quando a região era ainda governada pelo PS.

O objetivo é "avaliar o procedimento e todas as suas envolventes, nomeadamente negociação, partes envolvidas, pagamento antecipado e as desconformidades alegadamente verificadas", lê-se ainda no despacho do Secretário Regional da Saúde do executivo regional de coligação PSD/CDS/PPM.

13h50 - Antártica regista os primeiros casos

A Antártica, que era o único continente não afetado pela pandemia de Covid-19, registou os primeiros casos.

São 36 pessoas numa base de pesquisa chilena. 26 são membros do exército chileno e os outros 10 trabalhadores de manutenção.

13h35 - Bruxelas recomenda reabertura do tráfego com o Reino Unido para “viagens essenciais”

A Comissão Europeia adotou uma recomendação no sentido de haver uma abordagem comum e harmonizada entre os 27 que garanta a continuidade do transporte de mercadorias e permita o trânsito de cidadãos rumo aos seus países de origem ou residência.

"Embora seja importante tomar rapidamente medidas preventivas temporárias para limitar a propagação da nova estirpe do vírus e todas as viagens não essenciais de e para o Reino Unido devam ser desencorajadas, as viagens essenciais e o trânsito de passageiros devem ser facilitados. As proibições de voos e ligações ferroviárias devem ser suspensas, dada a necessidade de assegurar viagens essenciais e evitar ruturas na cadeia de abastecimento", defende Bruxelas.
13h31 - Profissionais de imagem pedem retoma dos casamentos e propõem um plano

A Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem (APP Imagem) pediu hoje que o Governo volte a permitir a realização de casamentos e apresentou um plano de contingência com medidas para reduzir a transmissão do SARS-CoV-2 nos eventos.

A APP Imagem, que representa cerca de 2.500 profissionais da fotografia e vídeo, foi hoje ouvida pela comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, para explanar as dificuldades que o setor atravessa devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o presidente da associação, Hélder Couto, muitos daqueles profissionais vivem da realização de casamentos, atividade que está “completamente parada” e, apontou, representa quase 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e movimenta cerca de 4.000 milhões de euros na economia portuguesa.

13h23 - Suécia regista 22.319 novos infetados e 174 óbitos

A Suécia reportou mais 22.319 casos o que aumentou o total para 22.319.

Um aumento face aos 20.931 registados na passada semana.

Já o número de mortos subiu para 8.167. A taxa de mortalidade na Suécia é superior aos seus vizinhos nórdicos, mas mais pequena do que alguns países que optaram por confinamentos restritos.

13h10 - Pandemia acentuou desigualdades e causou sete milhões de gravidezes indesejadas

Uma responsável das Nações Unidas alertou hoje para os efeitos “assustadores” na saúde sexual e reprodutiva das mulheres devido à covid-19, que se terá traduzido em sete milhões de gravidezes não desejadas por falta de acesso à contraceção.

Mónica Ferro, diretora do escritório do Fundo das Nações Unidas para a População em Genebra (UNFPA), falava durante a conferência online “Covid-19 e a igualdade de género: impacto, medidas e respostas”, organizado pela Network Timor - Lei & Justiça, em parceria com Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste (PACED).

Desde o início da pandemia, referiu, foi percetível que “as mulheres iriam ser afetadas desproporcionalmente pela crise”, tornando-se claro que também serão estas a sofrer ainda mais após a pandemia.

12h58 - Açores com 12 novos casos e 23 recuperações

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 12 novos casos positivos de covid-19, incluindo de atletas do Clube Desportivo de Rabo de Peixe, na sequência de 1.245 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região.

De acordo com o comunicado diário emitido hoje pela Autoridade de Saúde dos Açores, 10 dos novos casos foram registados em São Miguel e dois na Terceira.

Três dos casos detetados em São Miguel são de residentes e resultam de “uma nova cadeia (Ribeira Grande – Lagoa – Ponta Delgada), com histórico de viagem ao exterior da região e análise positiva ao 6.º dia, mas que testaram negativo à chegada”.

A entidade acrescenta que são “atletas do Clube Desportivo de Rabo de Peixe e viajaram com os colegas que testaram positivo em 15 de dezembro, na sequência de análise também feita à chegada”.

Nas últimas 24 horas registaram-se ainda 23 recuperações, 18 das quais na ilha de São Miguel e cinco na Terceira.

12h50 - PR. "Estado de emergência não é um estado à margem da Constituição"

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou os cumprimentos de Natal ao presidente da Assembleia da República. O Presidente elogiou o papel da Assembleia da República no ano que está a terminar e o facto de nunca se ter demitido das suas responsabilidades por exemplo nos debates e aprovação do estado de emergência. Considerou que será um foco de esperança no novo ano.

Marcelo Rebelo de Sousa falou de preocupação em Portugal, nomeadamente a nível sanitário, mas também das consequências económicas e sociais da pandemia, admitindo mudanças estruturais no país.

O Presidente da República desejou um bom Ano, dentro das circunstâncias adversas, e um bom Natal. "Não é o Natal ideal, está longe disso", afirmou, considerando que será um Natal muito diferente do que qualquer outro em décadas.

12h44 - Guiné-Bissau com mais um morto e sem novos casos na última semana

A Guiné-Bissau não registou novos casos do novo coronavírus no país, na última semana, mas a doença provocou mais uma vítima mortal, segundos os dados divulgados hoje pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.

Os dados, relativos ao período entre 14 e 20 de dezembro, indicam que foram realizados testes a 1.308 pessoas, a maior parte dos quais viajantes, e que não foram registados novos casos positivos.

12h25 - Pandemia já matou mais de 1,7 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.703.500 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro de 2019, na China, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP às 11h00.

Mais de 77.272.040 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 49.095.900 pessoas já são consideradas curadas.

Esse número de casos diagnosticados, no entanto, reflete apenas uma fração do número real de infeções. Alguns países testam apenas os casos graves, outros priorizam o teste para rastreamento e muitos países pobres têm capacidade limitada de teste.

Na segunda-feira, 8.800 novas mortes e 534.152 novos casos foram registados em todo o mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus levantamentos mais recentes são os Estados Unidos com 1.658 novas mortes, Alemanha (731) e Rússia (561).

12h14 - Ministro das Finanças da Eslováquia com teste positivo à Covid-19

É o sexto membro do executivo eslovaco a ser infetado, depois do primeiro-ministro Igor Matovic ter contraído a doença na passada semana.

Eduard Heger, que não apresenta sintomas, vai permanecer em isolamento profilático na sua habitação.


12h04 - Mais de quatro mil clientes de comunicações pediram medidas de proteção

Mais de quatro mil clientes de comunicações invocaram mecanismos de adaptação à crise provocada pela pandemia de Covid-19, de acordo com o balanço da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) hoje divulgado.

De acordo com os dados fornecidos pelos operadores, existiram 4.196 clientes de serviços de comunicações que invocaram a aplicação dos mecanismos de adaptação à crise provocada pela epidemia, refere o regulador, no balanço da aplicação das medidas de proteção dos clientes de telecomunicações no âmbito do impacto da Covid-19.

11h53 - Pizzi testa positivo e vai falhar Supertaça frente ao FC Porto

O futebolista do Benfica Pizzi testou positivo ao novo coronavírus, tal como o diretor-geral Tiago Pinto, e vai falhar o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira frente ao FC Porto, anunciou hoje o clube.

“O jogador Pizzi e o diretor-geral Tiago Pinto testaram positivo ao novo coronavírus e já abandonaram o local onde o plantel estagia em vésperas da Supertaça, em Ílhavo, tendo regressado a Lisboa”, refere o Benfica em comunicado.

Segundo clube, os dois casos foram detetados nos mais recentes testes de diagnóstico para o novo coronavírus, que causa a doença covid-19, com o médio a ser baixa certa para a partida de quarta-feira.

11h48 - Costa está há quase uma semana em isolamento profilático e afirma “estar bem e sem sintomas"

O primeiro-ministro publicou uma foto na rede social Instagram onde afirma que continua “bem e sem sintomas”.

“Há quase uma semana a trabalhar em isolamento profilático, seguindo as recomendações da autoridade de saúde”, escreve António Costa.

“Hoje é dia de Conselho de Ministros, a que vou presidir, também de São Bento, por videoconferência”.


11h30 - Com 3594 novos casos, Israel bate novo recorde diário

Israel reportou mais 3594 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, um novo recorde diário e algo que não acontecia desde o início de outubro e que poderá levar o Governo a anunciar novas restrições.

11h23 - Mais dois casos confirmados em Timor-Leste

Timor-Leste registou dois novos casos de covid-19, ambos homens que viajaram da Indonésia e entraram na fronteira terrestre no passado dia 08 de dezembro, anunciaram hoje as autoridades de saúde timorenses.

A ministra da Saúde timorense, Odete Belo, explicou em conferência de imprensa que os dois homens, de 24 e 43 anos, estão ambos assintomáticos, tendo o resultado positivo sido confirmado em testes realizados enquanto estavam em quarentena.

A ministra explicou que os dois homens viajaram de dois locais diferentes da Indonésia, Surabaia e Bali, até Cupang, a capital de Timor Ocidental, viajando depois até à fronteira terrestre com Timor-Leste.

Com estes dois novos casos, eleva-se para 33 o número de infetados em Timor-Leste desde o início da pandemia, dos quais 31 já recuperaram.

11h10- Ministra do Trabalho em isolamento profilático até 1 de janeiro

A ministra do Trabalho está em isolamento profilático até 1 de janeiro após ter tido contacto com um caso positivo de Covid-19, tendo testado negativo, disse à Lusa fonte oficial do gabinete de Ana Mendes Godinho.

Segundo fonte oficial, "a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social teve contacto com um caso positivo de Covid-19".

"Apesar de ter efetuado um teste que teve resultado negativo à SARS-CoV-2, a ministra vai cumprir isolamento profilático até ao dia 1 de janeiro, em cumprimento das indicações da autoridade de saúde”, acrescentou a mesma fonte.

11h00 - Primeiras vacinas vão dar para pouco mais de seis milhões de pessoas em toda a Europa

A BioNTech e a norte-americana Pfizer vão entregar até ao final do ano, na União Europeia, 12.5 milhões de doses da vacina para a Covid-19. Nos EUA serão entregues 20 milhões de doses. Os números foram esta manhã avançados pelos responsáveis da farmacêutica. Com duas doses necessárias, num espaço temporal de cerca de três semanas, as vacinas que a União Europeia vai receber até dia 31 de dezembro vão dar apenas para 6.25 milhões de europeus.



10h48 - Órgãos contribuem para confusão misturando factos e opinião

O investigador Miguel Crespo considera que muitas vezes são os próprios meios de comunicação social a contribuir para a “confusão” das notícias sobre a pandemia, nomeadamente misturando factos com opiniões.

O jornalista e investigador do ISCTE que tem trabalhado na área da desinformação afirmou à Lusa que as notícias falsas surgem muitas das vezes pela pouca distinção feita entre opiniões e factos dentro dos próprios meios de comunicação social.

“A maior parte das pessoas não sabe distinguir um facto de uma opinião, mesmo um jornalista tem dificuldade em fazê-lo”, garantiu Miguel Crespo, acrescentando que “é ainda mais complicado para o público distinguir quando temos num telejornal um espaço de notícias e um espaço de opinião, às vezes sem grande separação, ou comentadores a entrevistar pessoas, em vez de serem jornalistas”.

10h35 - Carvalho da Silva receia vaga de emigração pós-Covid

Entrevistado na Antena1, o sociólogo e antigo líder da CGTP Manuel Carvalho da Silva considera que existe uma forte probabilidade de as diferentes velocidades de recuperação da crise pandémica levarem a que muitos dos portugueses profissionalmente mais qualificados encontrem um novo rumo para a vida no estrangeiro.


10h25 - Dois cardeias do Vaticano infetados com Covid-19

Dois cardeias do Vaticano, um dos quais passa a maior parte do seu tempo a apoiar os sem abrigo em Roma, testaram positivo para a Covid-19.

10h15 - Alemanha prolonga encerramento da fronteira com Reino Unido até 6 de janeiro

A Alemanha prolongou o encerramento das suas fronteiras com o Reino Unido e África do Sul, dois países afetados pela nova variante do SARS-CoV-2, até 6 de janeiro.

Estão suspensas as ligações de comboio, autocarro, barco e avião e a proibição de geral de entrada em todo o território alemão os nacionais destes dois países.

9h50 - BioNTech capaz de fornecer uma nova vacina “em seis semanas” em caso de mutação do vírus

O laboratório alemão BioNTech, que com a farmacêutica Pfizer lançou a primeira vacina autorizada contra a Covid-19 no mundo, é capaz de fornecer uma nova vacina “em seis semanas “ no caso de mutações do vírus como a detetada no Reino Unido.

"Somos tecnicamente capazes de entregar uma nova vacina em seis semanas", disse o cientista e empresário Ugur Sahin, do laboratório alemão BioNTech.

"Em princípio, a beleza da tecnologia de RNA mensageiro é que podemos começar diretamente a projetar uma vacina que imite completamente a nova mutação", acrescentou o responsável, durante uma conferência de imprensa em Mainz (oeste de Alemanha), um dia depois do sinal verde das autoridades europeias para distribuir na União Europeia a vacina que o laboratório desenvolveu com a Pfizer.

9h40 - Reino Unido bloqueado

O primeiro-ministro britânico continua a negociar com a França o fim do bloqueio que parou uma das rotas principais de mercadorias na Europa. São vários os países que fecharam portas ao Reino Unido depois da descoberta de uma nova estirpe do vírus que se propaga muito mais rápido. As negociações decorrem diretamente entre os presidentes Macron e Boris Johnson.

9h28 - Índia com 301 mortes e mais de 19 mil casos nas últimas 24 horas

A Índia registou 301 mortes devido à covid-19 e 19.556 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do Ministério da Saúde indiano.

Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou 10.075.116 de casos do novo coronavírus, mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos.

Com 146.111 mortes desde o início da pandemia, a Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos Estados Unidos e ao Brasil, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins.

O país tem atualmente 292.518 casos ativos da doença.

9h15 - OMS convoca reunião sobre a nova variante do SARS-CoV-2

A Organização Mundial de Saúde vai reunir para analisar a nova variante do novo coronavírus que surgiu no Reino Unido.

“Limitar as viagens para conter a propagação é prudente até termos mais informações”, afirmou Hans Kluge, no Twitter, pedindo mais medidas preventivas.


9h02 - Pfizer e Moderna estão a testar as vacinas contra a nova variante descoberta no Reino Unido

8h58 - Rússia regista mais 28.776 novos casos de infeção e 561 mortos

As autoridades russas reportaram mais 28.776 casos de infeção, dos quais 7.237 em Moscovo, elevando o total nacional para 3.960.503 infetados e 51.912 óbitos desde o início da pandemia.

8h45 - Nova variante do vírus no Reino Unido pode infetar mais as crianças

A nova variante do SARS-CoV-2 que se está a espalhar rapidamente no Reino Unido carrega mutações que podem significar que as crianças são tão suscitáveis de infeção como os adultos – ao contrário das variantes anteriores.

“Há uma indicação que esta nova variante tem maior propensão de infetar crianças”, afirmou à Reuters Peter Horby, professor e epidemiologista na Universidade de Oxford.

Segundo a Reuters, os cientistas que estão a analisar a nova variante afirmam que esta mutação se tornou a dominante no sul da Grã-Bretanha e poderá em breve alastrar-se a todo o país.

8h35 - FMI desembolsa 1,6 mil milhões de euros para ajudar o Equador a enfrentar crise económica

O Fundo Monetário Internacional (FMI) decidiu desembolsar imediatamente dois mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) para o Equador para ajudar o país enfraquecido pela pandemia, a anunciou segunda-feira a instituição.

Este montante está a ser libertado como parte do plano de ajuda no total de 6,5 mil milhões em 27 meses que foi aprovado a 30 de setembro, lê-se em comunicado.

8h20 Alemanha reporta mais 19.528 infetados e 731 óbitos

Desde o início da pandemia, o país já registou 1.530.180 infetados e 27.006 mortos.

8h12 - Toyota fecha três fábricas após paralisação por nova estirpe no Reino Unido

A fabricante de automóveis Toyota vai encerrar hoje, temporariamente, três fábricas, em França e Reino Unido, após vários países terem suspendido as ligações pelo Canal da Mancha devido ao surgimento da nova estirpe do vírus Sars-Cov-2.

“Face à falta de peças esperada devido a atrasos no transporte e à natureza incerta da duração dos novos encerramentos de fronteira para atividades logística, a Toyota Motor Europe, sede europeia da Toyota, decidiu preceder a um encerramento controlado das suas atividades na sua fábrica francesa, Toyota Motor Manufacturing France, e suas duas fábricas inglesas, Toyota Motor Manufacturing UK”, revelou à agência AFP o departamento de comunicação da fábrica francesa em Onnaing, perto de Paris.

8h00 - Taiwan regista primeiro caso local em 253 dias

Taiwan registou hoje o primeiro caso de transmissão local do coronavírus desde abril, ao 253.º dia sem contaminação, naquele que é considerado um dos exemplos no combate à covid-19.

As autoridades sanitárias de Taiwan anunciaram que uma mulher na casa dos 30 anos tinha dado positivo.

Segundo as autoridades, a mulher esteve em contacto com um piloto estrangeiro que trabalhava para uma empresa de Taiwan e era portador do vírus.

"O seu caso foi confirmado hoje", apontou o Centro de Controlo de Doenças numa declaração.

Taiwan, que tinha tomado uma decisão precoce de fechar as suas fronteiras e instaurado um regime de quarentena rigorosa, registou apenas 770 casos e sete mortes foram atribuídas à covid-19.

Desde 12 de abril, todos os novos casos de coronavírus na ilha eram importados.

Marcelo diz que portugueses foram enganados sobre quantidade de vacinas para a gripe

Marcelo Rebelo de Sousa assegura que falou com os produtores das vacinas para a covid-19 para obter informação sobre as quantidades disponíveis. Em entrevista à TVI, e sobre as vacinas para a gripe, diz ainda que os portugueses foram enganados sobre a quantidade de vacinas disponíveis.
Na parte final desta entrevista, Marcelo Rebelo de Sousa explicou que está a organizar as refeições de Natal tendo como "número ideal" cinco pessoas na mesma mesa e fez um apelo aos portugueses "para que não estraguem" aquilo que se alcançou em termos de contenção da Covid-19 no país.
Sobe para 30 os concelhos com risco extremo de contágio
São mais cinco concelhos com risco extremo. São agora 30 no total. Entre 4 e 17 de dezembro, tiveram mais de 960 casos por 100 mil habitantes.

Entre os municípios com mais casos por 100 mil habitantes está Vimioso, seguido de Marvão e Castelo de Vide.
O último boletim epidemiológico registou 2099 casos de covid-19 e 57 mortes. Houve um aumento expressivo de internamentos em 24 horas. Estão internadas 3.158 pessoas, mais 131 do que no domingo, das quais 502 em cuidados intensivos, ou seja, mais 19.
Profissionais de saúde começam a ser chamados para vacinação
Os portugueses já começaram a ser chamados para receber a vacina contra a covid-19. A Agência Europeia do Medicamento aprovou ontem o uso da vacina da Pfizer.

Tal como anunciado, até ao final deste ano, só vão ser vacinados os profissionais de saúde que estiveram e estão na linha da frente.

O início do plano de vacinação em Portugal está marcado para o domingo, dia 27.

Os primeiros profissionais de saúde que vão receber a vacina são de 5 centros hospitalares de Lisboa, Porto e Coimbra.

Em Lisboa, são os profissionais que prestam serviços no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e Centro Hospitalar Lisboa Central

No Porto, será administrada a vacina aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário de São João e do Centro Hospitalar do Porto.

E em Coimbra, será aplicada aos que trabalham no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.
Quatro detidos por desobediência e 40 estabelecimentos fechados
Durante a reunião foi ainda registada a atividade da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública no âmbito da fiscalização das medidas em vigor. Assim, entre 09 e 20 de dezembro, foram detidas 6 pessoas, das quais:

- 4 por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório;

- 2 por resistência ou coação sobre funcionário.

A GNR e a PSP executaram também 379 autos de contraordenação por incumprimento das regras em vigor, entre os quais:

- 49 por incumprimento da observância das regras de ocupação, permanência e distanciamento físico nos locais abertos ao público;

- 27 por incumprimento do uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos;

- 36 incumprimento do uso obrigatório de máscaras em estabelecimentos, salas de espetáculos ou edifícios públicos;

- 6 incumprimento da suspensão de acesso ao público dos estabelecimentos de restauração ou de bebidas com espaços destinados a dança;

- 73 por incumprimento de horários;

- 60 por incumprimento da realização de celebrações e eventos que impliquem uma aglomeração de mais de 5 pessoas;

- 80 por consumo de bebidas alcoólicas na via pública;

- 18 por incumprimento das regras relativas aos limites de lotação máxima nos transportes públicos;

- 24 por incumprimento das regras impostas por autoridade de saúde;

- 6 por incumprimento do uso de máscara na via pública.


No mesmo período, houve ainda 40 estabelecimentos encerrados.