Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Luís Forra - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h27 - Joe Biden critica atraso na distribuição de vacinas

O presidente eleito Joe Biden criticou a Administração Trump pelos atrasos na distribuição de vacinas contra a covid-19, dizendo que com este ritmo seriam necessários anos para vacinar os norte-americanos, não meses.

Pede que o ritmo de vacinação seja acelerado para cerca de um milhão de inoculações por dia.

Biden, que toma posse a 20 de janeiro, diz que deu indicações à sua equipa para preparar um “esforço mais agressivo para colocar o processo no curso certo”.

23h00 - Reportada primeira infeção nos EUA de estirpe detetada no Reino Unido

A primeira infeção da estirpe do SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido, que pode ser até 70% mais contagiosa, foi reportada nos Estados Unidos da América (EUA), na cidade de Denver, no Colorado, foi hoje anunciado.

De acordo com o governador do Colorado, Jared Polis, citado pela Associated Press (AP), um homem com idade entre os 20 e os 30 anos, que está em isolamento no sudeste de Denver, está infetado com a variante do SARS-CoV-2 identificada este mês no Reino Unido.

O Laboratório Estatal do Colorado, estado montanhoso do centro-oeste dos EUA, confirmou esta informação e os Centros de Controlo e de Prevenção de Doenças (CDC) já estão ao corrente da situação.

Vários epidemiologistas acreditam que esta estirpe é até 70% mais contagiosa, informação que levou vários países a restringirem as viagens de e para o Reino Unido.

22h20 - O Brasil registou 1.111 mortes e 58.718 casos de infeções

São dados das últimas 24 horas, segundo uma atualização divulgada hoje pelo Ministério da Saúde.

21h48 - Apesar da pandemia. Música portuguesa não parou em 2020


21h32 - Vacinação em lares arranca na próxima semana em 25 concelhos

A vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos vai arrancar na próxima semana nos 25 concelhos com um nível de risco extremamente elevado, onde foram identificadas 150 estruturas, anunciou hoje a ministra da Saúde.

Em conferência de imprensa ao final da tarde, no Palácio da Ajuda (Lisboa), Marta Temido explicou que a prioridade de vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos e unidades de cuidados continuados integrados foi definida com base no mapa de risco.

Os primeiros a receber a vacina a partir de segunda-feira, quando está prevista a chegada a Portugal de mais doses, são as 150 estruturas identificadas nos 25 concelhos com risco extremamente elevado.

Por região, são 11 no Norte, cinco no Centro, um em Lisboa e Vale do Tejo e oito no Alentejo.

Na semana seguinte, a partir de 11 de janeiro, a vacinação avança para os lares de idosos dos restantes concelhos.

21h31 - Madeira regista mais 60 casos

A região regista mais 60 novos casos de covid-19, sendo 11 importados e 40 de transmissão local, o que eleva para 1.620 o número de infetados, revelou a Direção Regional da Saúde (DRS).

De acordo com este organismo, até ao dia 29 de dezembro foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira (RAM) 3.080 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.

"Hoje há 60 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 1.620 casos confirmados de covid-19 no território regional, tratando-se de 11 casos importados(três provenientes do Reino Unido, um da França, um de Espanha e seis da Região de Lisboa e Vale do Tejo) e 49 casos de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados", refere a DRS.

Hoje há mais 14 casos recuperados a reportar, passando a região a contabilizar 1.045 casos recuperados de covid-19.

A RAM contabiliza, até à data, um total de 12 óbitos associados à covid-19.

21h15 - Nova estirpe de vírus acelera o contágio, vacinação promete contê-lo


21h05 - Restrições para a passagem do ano vigoram em todo o país


21h03 - Perguntas e respostas sobre a vacinação


20h59 - Nova estirpe do coronavírus. Portugal com número de casos preocupante


20h51 - Conflito entre PSP e GNR sobre escolta das vacinas vai ser investigado


20h45 - Centros de saúde começaram a vacinar os seus profissionais


20h26 - DGS optimista com primeiros passos da vacinação


20h25 - Covid-19. Para evitar erros cada ampola dá para cinco vacinas


20h22 - Campanha de vacinação estende-se ao conjunto do país


20h20 - Ministra faz balanço positivo do arranque da vacinação


20h18 - A vacina contra a covid-19 já foi administrada a 16.701 profissionais de saúde, avançou a ministra da Saúde, Marta Temido.

O número, com base no sistema de registo de vacinas, foi relevado numa conferência de imprensa ao final da tarde, em que a ministra fez o balanço dos primeiros dias da vacinação contra a covid-19.

"[É] um número que ultrapassa aquilo que teriam sido as doses que chegaram no dia 26, mas que reflete já também aquilo que foram as doses chegadas ontem [segunda-feira] e que começaram hoje a ser administradas", sublinhou Marta Temido.


20h16 - Medidas de resposta à pandemia com impacto de 4.296 milhões de euros até novembro.

20h01 - Instituto Ricardo Jorge estuda presença em Portugal da variante do Reino Unido

O Instituto Ricardo Jorge conta ter nos próximos dias resultados da investigação que está a efetuar para determinar se a nova variante do SARS-Cov-2 detetada no Reino Unido está a circular em Portugal continental.

"Dentro de alguns dias teremos novidades", disse hoje o investigador João Paulo Gomes, durante a conferência de imprensa destinada a atualizar a informação relacionada com a pandemia de covid-19 em Portugal.

A variante genética do SARS-Cov-2 que está a preocupar as autoridades de saúde foi identificada no Reino Unido, em finais de setembro, e apresenta mutações com maior agressividade na capacidade de infeção.

Vários países começaram "à procura" desta variante e em Portugal os primeiros casos associados foram identificados na Madeira.

19h58 - Pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.775.272 mortos resultantes de mais de 81,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo (AFP).

19h57 - África regista 63.344 mortos confirmados por covid-19 e mais de 2,6 milhões de infetados em 55 países.

19h55 - Segundo balanço da AFP, a pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.775.272 mortos resultantes de mais de 81,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

19h53 - Angola com 75 novos casos

O país registou 75 novas infeções pelo novo coronavírus e considerou recuperadas da doença 306 pessoas, sem nenhuma morte, nas últimas 24 horas.

Com os dados de hoje, Angola totaliza 17.371 casos, 403 óbitos, 10.627 recuperados e 6.341 ativos.

19h05 - Portugal doa 75 mil euros a Cabo Verde para compra de equipamentos

Portugal disponibilizou 75 mil euros para Cabo Verde adquirir equipamentos de proteção individual no âmbito do plano de ação contra a pandemia.

A embaixada de Portugal em Cabo Verde informou em comunicado que o apoio enquadra-se no âmbito do plano de ação e resposta sanitária à pandemia que se estende ainda aos restantes Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal assinou o acordo com a Direção Nacional de Saúde (DNS) de Cabo Verde para apoio extraordinário de 75 mil euros, para disponibilização de equipamento de proteção individual, equipamentos para testes PCR, designadamente zaragatoas e outros produtos, no âmbito da pandemia de covid-19.

"Este apoio enquadra-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste, cuja estruturação teve em linha de conta o contexto de pandemia mundial e a determinação do Governo Português em contribuir para os esforços dos seus principais países parceiros no combate ao novo coronavírus e aos seus efeitos", lê-se na nota da cooperação portuguesa.

17h33 - Reino Unido regista novo máximo de casos

O Reino Unido registou 53.135 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário superior em 28% ao valor da véspera, bem como 414 mortes.

17h27 - Lar de Santa Maria, em Tavira, tem ativo um surto de covid com 25 utentes e um funcionário infetados.

17h23 - Duarte Cordeiro considera exemplar forma como está a decorrer o processo de vacinação

O coordenador regional de Lisboa e Vale do Tejo para a covid-19 considerou "exemplar" o início do processo de vacinação e estimou que até ao final de fevereiro trabalhadores e utentes de estruturas residenciais estejam vacinados.

Duarte Cordeiro, que é também secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, visitou hoje à tarde em Mem Martins, no concelho de Sintra, um dos centros de saúde onde se iniciou a vacinação aos profissionais de saúde dos cuidados primários e destacou a sua adesão massiva à vacina.

"Confiamos muito nos profissionais de saúde e têm sido dias exemplares. Está a correr muito bem, com os profissionais a darem o exemplo e a atestarem a segurança da vacina, o que é muito importante e nos dá a confiança de que tudo vai correr bem", afirmou Duarte Cordeiro.

Depois de explicar que este "é um processo faseado" e que "o número de vacinas ainda não permite vacinar a totalidade dos profissionais", o coordenador regional para a covid-19 perspetivou que até final de fevereiro estejam vacinados todos os profissionais de saúde e os trabalhadores e utentes das estruturas residenciais, garantindo que neste processo "será disponibilizado todo o apoio necessário".

"Já a partir de segunda-feira vamos começar a receber as vacinais para as estruturas residenciais, para profissionais e utentes, de forma gradual, para que até ao final de fevereiro estes dois grupos estejam vacinados. Será uma primeira fase muito importante na luta constante que temos tido contra a pandemia", sublinhou Duarte Cordeiro.

16h58 - Portugal sem registo de pessoas que recusem receber a vacina

Portugal não vai efetuar neste momento um registo das pessoas que recusem ser vacinadas contra a covid-19, adiantou a diretora-geral da Saúde, salientando a "adesão enorme" ao processo de vacinação nestes primeiros dias.

16h56 - DGS faz balanço positivo dos primeiros dois dias de vacinação


16h53 - Nova estirpe Covid apenas se conhece na Madeira, garante especialista do Instituto Ricardo Jorge


16h32 - Hospital de Aveiro "bastante pressionado" admite abrir quarta enfermaria

O hospital está "bastante pressionado" com o número de internamentos por covid-19, de acordo com a administração, que admite abrir uma quarta enfermaria, prevista no plano de contingência, subindo a capacidade de camas de 61 para 82.

"Este fim-de-semana foi um bocadinho pesado. Estamos com perto de 60 doentes covid internados e ontem (segunda-feira) estávamos com sete doentes nos cuidados intensivos", disse Margarida França, administradora do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que agrega os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja.

Margarida França falava aos jornalistas no dia em que teve início o processo de vacinação contra a covid-19 aos profissionais de saúde do CHBV.

A administradora hospitalar esperava "uma pressão maior em janeiro", mas diz que a pressão "começou já na terça e quarta-feira da semana passada".

15h42 – Quase 17 mil profissionais de saúde infetados desde o início da pandemia

Desde o início da pandemia já foram infetados 16.663 profissionais de saúde, segundo avança Graça Freitas. Deste total, 9.600 já recuperaram da doença.

15h40 – Portugal é o segundo país com mais casos da nova variante

“Não me vou admirar que a nova variante esteja também a circular no continente”, afirmou João Paulo Gomes. O investigador do INSA explicou que os relatórios demonstram que são 15 os países onde já foi detetada esta nova estirpe: o Reino Unido surge em primeiro e Portugal em segundo, com apenas os 18 casos confirmados na Madeira.

“Não é de admirar. Nós somos, neste caso a Madeira, um destino privilegiado e temos muitos emigrantes. Não é algo particularmente preocupante, é algo para o qual devemos estar preparados. É mais do que normal que esse número aumente e que essa circulação seja também detetada no continente”, explica o investigador.


15h35 –Primeira etapa de vacinação estará cumprida “hoje ao final do dia”, aponta Graça Freitas

“Os dois primeiros dias correram bastante bem e nós devemos estar satisfeitos com isso”, disse Graça Freitas sobre a operação de vacinação em Portugal, lembrando que estas são operações “muito complexas” e que “vamos ter fases mais complicadas do que outras”.

Cerca de oito mil profissionais de saúde já foram vacinados e Graça Freitas considera que “provavelmente, hoje ao final do dia estarão cumpridos os objetivos de vacinar estes profissionais”.

Sobre o início da vacinação nos lares, a diretora-geral da Saúde sublinha que “seja legal ou ilegal, será tratado exatamente da mesma maneira”.

Graça Freitas explicou que os grupos prioritários poderão ser vacinados em simultâneo. “Pode, em simultâneo, estar a vacinar-se mais do que um grupo: profissionais de saúde e lares e depois estar a vacinar lares e a população de risco”, explicou a diretora da DGS. “Vai depender da estratégia que for sendo feita pelas pessoas que estão a tratar da logística”, acrescentou.

“Os critérios são transparentes: quanto maior for o risco e quanto maior for o benefício da vacinação, mais precocemente as pessoas serão vacinadas”, esclarece Graça Freitas. No caso dos lares, a diretora-geral da Saúde explica que existem vários tipos de critérios: será dada prioridade a lares incluídos em concelhos de alta incidência e com maior número de residentes. Por sua vez, em lares onde existam surtos ativos, Graça Freitas afirma que não será feita a vacinação enquanto o surto durar. Os profissionais e residentes serão vacinados posteriormente.

15h25 – “Não existe indicação” de que a nova estirpe está a circular em Portugal continental

João Paulo Gomes, investigador no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e coordenador do estudo Variabilidade Genética SARS-CoV-2, confirmou que existem 18 casos associados a esta nova variante do vírus na Madeira.

O instituto está a iniciar uma segunda fase de investigação desta nova estirpe do SARS-CoV-2 em Portugal e João Paulo Gomes adianta que dentro de dias será possível confirmar se a variante está, ou não, a circular no continente.

“Estamos neste momento a receber em tempo real amostras de todo o país”, disse João Paulo Gomes.

Para já, o investigar afirma que “não existe indicação” de que a nova variante esteja a circular em Portugal continental.


15h18 - Taxa de letalidade global é de 1,7%

Graça Freitas afirmou que os números do último boletim epidemiológico refletem uma “tendência epidémica decrescente”.

Segundo a diretora-geral da saúde, “a taxa de letalidade global tem-se mantido estável e é de 1,7 por cento”. Por sua vez, a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 10,3 por cento.

A incidência cumulativa a 14 dias é de cerca de 480 de infeção por 100 mil habitantes.

De acordo com Graça Freitas, no período de 7 a 20 de dezembro, 26 concelhos estavam na categoria de máxima incidência cumulativa, ou seja, acima de 960 casos por 100 mil habitantes.

15h15 – Foram vacinados 7585 profissionais de saúde nos últimos dois dias

Na conferência de imprensa desta terça-feira, a diretora-geral da Saúde avançou que nos últimos dois dias foram já vacinados 7585 profissionais de saúde em cinco centros hospitalares em Portugal, “o que corresponde a cerca de 80 por cento das doses disponibilizadas para estes hospitais nesta fase”.

Graça Freitas começou por afirmar que os objetivos da estratégia de vacinação passam por reduzir a mortalidade e os internamentos; reduzir os surtos e minimizar o impacto da epidemia no sistema de saúde e na sociedade.

A diretora da DGS alertou ainda que “a vacinação não dispensa, nesta fase, de forma alguma, as medidas de proteção recomendadas, reforçando-se as recomendações de distância física, o arejamento frequente de espaços fechados, o uso da mascara de forma adequada, a higiene das mãos e a etiqueta respiratória”.


15h07 - Oito lares com surtos em Évora

Oito lares do distrito de Évora estão a braços com surtos ativos de covid-19, num total de mais de 250 utentes infetados, de acordo com o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

14h53 - Ordem critica "falta de informação" sobre vacinação dos médicos do privado

A Ordem dos Médicos (OM) criticou hoje a falta de informação sobre quando serão vacinados os clínicos do setor privado e social contra a covid-19, alegando que a pandemia afeta todas as áreas da saúde.

A OM tem recebido contactos de “vários médicos que trabalham no setor privado e social, e das próprias unidades de saúde, por não terem recebido qualquer informação sobre quando poderão ser vacinados contra a covid-19”, referiu a instituição.

Em comunicado, a OM adiantou que esta preocupação já foi transmitida pelo bastonário Miguel Guimarães ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

“Os médicos que trabalham fora do Serviço Nacional de Saúde devem ter o mesmo direito a serem vacinados”, considerou o responsável da Ordem, para quem é necessário que o plano de vacinação seja um “fator de equidade e de coesão nacional”.

Segundo o bastonário, muitos dos doentes realizam as suas consultas, exames complementares e cirurgias nas unidades de saúde do setor privado e social, através de convenções e acordos com o Serviço Nacional de Saúde, e mesmo por decisão individual.

14h44 - Moçambique anuncia mais uma morte e 62 novos casos

Moçambique registou mais um óbito de um paciente com covid-19, elevando o cumulativo de mortes para 163, tendo registado ainda 62 novos casos da doença, informou hoje o Ministério da Saúde.

Uma mulher moçambicana de 70 anos morreu hoje, durante o internamento numa unidade hospitalar da cidade de Maputo, segundo o boletim diário de atualização de dados do ministério.

Com os 62 casos hoje registados, Moçambique eleva o total para 18.372, dos quais 18.059 são de transmissão local e 313 casos são importados.

Moçambique registou ainda, nas últimas 24 horas, 261 pessoas dadas como recuperadas, elevando o total para 16.439 (89% do cumulativo de infeções).

14h34 - Dispositivo criado na Covilhã protege profissionais de saúde

Foi desenvolvido na Covilhã um dispositivo destinado a proteger os profissionais de saúde de doenças como a Covid-19, em meios como o hospitalar ou o transporte de doentes.

Chama-se COVinBox - Barreira Protetora de Aerossóis e foi criado através de uma parceria hospitalar, universitária e empresarial.

14h25 - Surto está extinto no Lar Major Rato em Castelo Branco

O surto da infeção provocada pelo SARS-CoV-2 no Lar Major Rato, em Alcains, que chegou a ter 112 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários, foi considerado extinto, disse hoje o presidente do município de Castelo Branco.

"Hoje é um dia feliz para todos nós, para a comunidade e para o Lar major Rato. Hoje o lar está livre da covid-19. O vírus entrou de uma forma catastrófica no lar e a dada altura quase todos os idosos estiveram infetados", afirmou o presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves.


14h19 - Lares devem receber vacinas no início da próxima semana

A vacina contra a Covid-19 deve chegar aos lares de idosos na próxima segunda-feira.

A ministra da Saúde diz que está a decorrer o processo de identificação das instituições onde utentes e profissionais de saúde vão começar a ser vacinados.

14h04 - Portugal com mais 3336 casos de infeção e 74 óbitos

O boletim epidemiológico de hoje confirma 3336 novos casos de Covid-19, mais 74 mortos e 6112 recuperados.

O Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (1494 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (995), a região centro (628), Algarve (90), Alentejo (52). Na Madeira foram reportados mais 50 casos e nos Açores mais 27.

Do total de óbitos, 33 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, 24 no norte do país, nove na região centro e seis no Alentejo, um no Algarve e o outro nos Açores.

Há menos 37 doentes internados em enfermaria e menos 17 nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 2930 doentes com Covid-19 internados, dos quais 486 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza agora 400.002 casos confirmados, 6751 óbitos e 327.794 recuperados. Há 65.457 casos ativos, menos 2850 do que no dia anterior.

As autoridades de saúde têm 91.141 pessoas em vigilância, menos 1995 do que ontem.

14h03 - Vacinas chegam a Espanha

Já chegaram a Espanha as mais de 350 mil doses da vacina da Pfizer e BioNTech. Vieram com um dia de atraso devido a um problema no processo de controlo de temperatura no carregamento e envio.

Nos aeroportos de Madrid, Barcelona e Vitoria foram já descarregados os contentores com os lotes da vacina.


Seguiram-se Valência e Sevilha. Daqui, as vacinas vão ser distribuídas para outras comunidades autónomas.

13h59 - No lar do Nordeste (Açores) onde morreram 12 pessoas, a vacina traz “grande satisfação”

No lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, onde o novo coronavírus infetou 54 pessoas, das quais 12 morreram, a chegada da vacina levanta dúvidas, mas traz uma “grande satisfação”.

“A vacina… com certeza!”, afirma Boanerges Pacheco, um camponês de 80 anos, que vive neste lar da ilha açoriana de São Miguel há dois anos.

Na estrutura, que albergava 54 idosos, 38 ficaram infetados e, destes, 12 morreram. O vírus infetou também 13 funcionários e três familiares de funcionários.

13h56 - Secretário de Estado diz que vacina é eficaz contra nova estirpe

O Governo diz que a vacina é eficaz também para a nova estirpe do coronavírus detetada já na Ilha da Madeira. São pelo menos 18 os casos.
Trata-se sobretudo de emigrantes no Reino Unido que chegaram à ilha de avião. Um deles é da região de Lisboa.

13h50 - Festas de S. Gonçalinho em Aveiro sem lançamento de cavacas

As festas em honra de São Gonçalinho, em Aveiro, que decorrem em janeiro, não vão contar com o tradicional lançamento de cavacas do alto da capela devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização.

As cavacas são arremessadas por devotos em pagamento de promessas e, no largo da Capela, situado no bairro típico da Beira-Mar, juntam-se multidões para apanhar as muitas toneladas do típico doce, atirado ao som do sino.

A Mordomia de São Gonçalinho entendeu que a tradição não podia deixar de ser cumprida, com a devida higiene e segurança, e por isso preparou um programa adaptado ao contexto de pandemia que se vive atualmente, optando por falar “em celebrações e não festas”.

13h43 - Ano Novo vai ter restrições reforçadas

Depois de terem sido aliviadas as medidas para o Natal, o Ano Novo vai ter regras diferentes. A partir das 23h00 de 31 de dezembro está em vigor o recolher obrigatório. Os tradicionais festejos de passagem de estão "totalmente cortados".

Não haverá fogo de artifício nem concertos ao ar livre e não são permitidas festas nas ruas nem em estabelecimentos de diversão noturna.

Nos dias 1, 2 e 3 de janeiro o recolher obrigatório é a partir das 13h00.

As medidas da passagem de ano vão ser aplicadas em todo o país, ou seja, não há distinção entre concelhos.

13h35 - Hospital Pedro Hispano em Matosinhos inicia hoje administração de 440 vacinas

O Hospital Pedro Hispano/Unidade de Saúde Local de Matosinhos (USLM), no distrito do Porto, inicia hoje a administração das primeiras 440 vacinas, destinadas aos profissionais de saúde que estão na linha da frente na resposta à Covid-19.

“Recebemos 440 vacinas para iniciar a vacinação em grupos de maior risco (definidos centralmente, como se sabe, para ser semelhante entre todas as instituições). O que significa profissionais [de saúde] que estão na linha da frente na resposta à pandemia: Serviço de Urgência, Cuidados Intensivos, serviços de internamento covid-19, mas também profissionais do laboratório e da farmácia, entre outros”, esclarece a USLM.

13h24 - Suécia reporta mais 32.485 novos casos de infeção e 205 mortos, desde 23 de dezembro

13h15 - Total de infetados no surto no lar da Misericórdia de Mértola sobe para 72

O número total de infetados no surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM), no distrito de Beja, subiu para 72, estando três internados, disse hoje à agência Lusa o provedor.

Na segunda-feira foram feitos testes rápidos de despiste do vírus que provoca a doença covid-19 a várias funcionárias do lar, o que permitiu detetar mais quatro infeções, explicou o provedor da SCMM, José Alberto Rosa.

A confirmação dos novos quatro casos fez subir o total de infetados de 68 para 72, entre os quais há 52 utentes e 20 funcionárias, precisou, referindo que, atualmente, dois idosos e uma funcionária infetados estão internados no hospital de Beja.

Os restantes 50 utentes infetados estão alojados na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) de Mértola, criada no Pavilhão Desportivo Municipal da vila, e as outras 19 funcionárias infetadas encontram-se a recuperar em casa.

13h09 - Balanço da AFP indica total de 1.775.272 mortos a nível global

A pandemia de covid-19 fez pelo menos 1.775.272 mortos em todo o mundo desde dezembro de 2019, quando o gabinete da OMS na China detetou a doença, de acordo com o balanço da AFP com base em dados oficiais.

Até ao momento, 81.517.140 casos de infeção de covid-19 foram oficialmente diagnosticados a nível global sendo que 51.201.600 foram considerados curados da doença.

12h54 - Cadeias com 42 casos ativos

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais reporta esta terça-feira 42 casos ativos do novo coronavírus, entre os quais 13 reclusos e 29 trabalhadores do quadro.

No universo de 11.279 reclusos, há a também registar 502 clinicamente recuperados, ao passo que o conjunto de trabalhadores que recuperou ascende a 272.

Relativamente aos jovens internados em Centros Educativos, não há casos ativos a registar.

Doze dos reclusos estão assintomáticos ou apresentam sintomas ligeiros da Covid-19. Estão, ainda assim, em enfermarias prisionais.

Outro recluso, um cidadão estrangeiro, foi transferido para uma unidade hospitalar do SNS.

12h52 - Açores com 26 novas infeções

As 1034 análises efetuadas em laboratórios dos Açores, nas últimas 24 horas, levaram ao diagnóstico de 26 novos casos de Covid-19, revela a Autoridade de Saúde Regional.

Segundo o boletim diário daquela estrutura insular, 23 casos registaram-se em São Miguel e três na Terceira, tendo sido identificadas duas novas cadeias de transmissão em São Miguel - uma no concelho de Ponta Delgada, com um elemento, e outra no concelho da Ribeira Grande, com três elementos - e uma na Ilha Terceira.

Foi na Terceira que ocorreu o óbito, na segunda-feira, no Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo. Trata-se de um homem com 72 anos.

12h49 - União Europeia apela à libertação de jornalista chinesa

A União Europeia saiu hoje a público para repudiar a condenação a uma pena de quatro anos de prisão da jornalista independente chinesa Zhang Zhan, que cobriu o primeiro surto de Covid-19 em Wuhan, no centro da China.

Zhan foi esta semana condenada por "causar distúrbios", na terminologia do sistema judicial chinês.

A UE reclamou também liberdade para o advogado Yu Wensheng, especializado em processos de Direitos Humanos, assim como outras figuras detidas em casos análogos.

12h29 - Hospital de Viana do Castelo inicia vacinação de 345 profissionais

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) começa hoje às 14h00, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a vacinar os profissionais de saúde contra a Covid-19, tendo recebido de 345 vacinas.

"Chegaram a ULSAM as vacinas contra a Covid-19, no dia 28, pelas 21h00. Vieram 345 vacinas que serão administradas hoje a partir das 14h00 no Hospital de Santa Luzia aos profissionais de primeira linha", refere a nota.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, para além de 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, servindo uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

12h20 - Campeonato de râguebi pode parar por falta de verbas do IPDJ

O campeonato português de râguebi pode ser interrompido se o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) não vir reforçadas as verbas para apoiar os testes à Covid-19, admitiu hoje o presidente da Federação (FPR).

Em declarações à agência Lusa, Carlos Amado da Silva frisou que o organismo que tutela a modalidade pretende evitar esse cenário a todo o custo, mas não colocou de parte essa hipótese, “caso os clubes passem a ter de suportar as despesas” de testagem.

A FPR já gastou “mais de 50 mil euros” em testes à covid-19 desde o início do campeonato, uma verba que “não estava inscrita” no orçamento do IPDJ que hoje, segundo Amado da Silva, informou que não obteve verbas suplementares da parte do Governo que lhe permitissem apoiar esse tipo de custos.

12h10 - Açores iniciam vacinação na quinta-feira em São Miguel e na Terceira

Os Açores vão receber o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 na quarta-feira à noite, iniciando a vacinação na quinta-feira, nas ilhas Terceira e São Miguel, revelou o Governo Regional.

“São 9.750 doses, fornecidas diretamente pela Pfizer-BioNTtech, que começam a ser administradas logo no dia 31, nas ilhas Terceira e São Miguel, por serem aquelas que revelam transmissão comunitária. Este número de doses corresponde a 2% do total de cada fornecimento ao território nacional”, avançou a secretaria regional da Saúde e Desporto dos Açores, numa nota de imprensa.

As vacinas deverão chegar à ilha Terceira, onde serão armazenadas, na quarta-feira às 22h30 locais (23h30 em Lisboa), seguindo uma parte para a ilha de São Miguel, no dia seguinte, no voo das 6h50.

11h42 - Países Baixos adiam vacinação. "Temos de seguir um caminho seguro"

Os Países Baixos decidiram dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19 apenas em janeiro, sustentando que "a pressa" pode dar "um espetáculo simbólico", mas é perigosa.

"Temos de seguir um caminho seguro, não é responsável começar mais cedo", argumentou o ministro holandês da Saúde, Hugo de Jonge, perante o Parlamento, para acrescentar que o que os demais países-membros europeus estão a fazer "não é prudente".  

11h35 - Polónia com mais de 7900 novas infeções em 24 horas

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Polónia aumentou em 7914 desde segunda-feira, para um total acumulado de 1.268.634.

Morreram mais 307 pessoas vítimas da Covid-19. O total de óbitos, desde o início da pandemia, é de 27.454.

11h31 - Pandemia e ambiente

Greta Thunberg afirma que a pandemia da Covid-19 acabou por reforçar a importância da ciência, acrescentando, todavia, que os avisos sobre a crise climática continuam a ser largamente ignorados.

As pessoas, disse a ativista ambiental em entrevista à BBC Radio 4, "só estão a ouvir um tipo de cientistas".

11h00 - África com mais 545 mortos e 15 mil infetados em 24 horas

África registou mais 545 mortes causadas pela Covid-19 e 63.344 novos casos na segunda-feira.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o Continente Africano regista 2.677.672 infetados, desde o início da pandemia, e o número de recuperados nas 24 horas anteriores foi de 11.745, para um total de 2.239.023.

A África Austral é a região mais afetada, com 1.134.497 casos e 29.011 mortes. A África do Sul, o país mais atingido pela Covid-19 no continente, soma um total de 1.011.871 infeções e de 27.071 mortes.

10h54 - Número recorde de hospitalizados em Inglaterra

O número de infetados com Covid-19 hospitalizados em Inglaterra ultrapassou o registado no pico da primeira vaga da pandemia, em abril. São agora 20.426 pessoas.

O recorde de hospitalizados havia sido registado a 12 de abril, quando 18.974 pessoas se encontravam nos serviços de saúde a braços com o novo coronavírus.

"Os profissionais de saúde voltaram a estar no centro da tempestade, como na primavera", afirmou o diretor do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, Simon Stevens, num vídeo divulgado no Twitter.

10h35 - Lacerda Sales evita comentar inquérito sobre escolta a vacinas

Em Évora, o secretário de Estado da Saúde não quis alargar-se em comentários sobre a notícia de um "incidente" com o acompanhamento do transporte de vacinas contra a Covid-19 ali ocorrido na segunda-feira e que envolveu PSP e GNR.

"O Governo já abriu um inquérito relativamente a essa matéria. Essa matéria é do Ministério da Administração Interna. Portanto, não vou comentar", respondeu Lacerda Sales.

Para acrescentar que "nenhuma imagem deslustra aquilo que tem sido muito importante, que é a luz ao fundo do túnel, a vacina aos nossos profissionais de saúde. É essa a imagem que ficará para a História".
Questionado sobre a deteção de casos da nova variante do SARS-CoV-2 na Madeira, o secretário de Estado remeteu para a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde agendada para a tarde desta terça-feira.

10h05 - Médico emociona-se no início da vacinação em Penafiel

Vão ser vacinados a partir desta terça-feira profissionais de saúde de Amarante, Penafiel, Aveiro, Évora, Beja, Algarve e da Guarda. No Centro Hospitalar do Vale do Sousa, os profissionais começaram a ser vacinados às 9h10.

A RTP acompanhou os procedimentos e falou com os profissionais de saúde já vacinados.

No recobro, após receber a primeira dose da vacina, o médico Alberto Silva não escondeu a emoção.
"É uma esperança. Eu não fui dos primeiros a ser vacinados por ter 68 anos. Sou diabético, sou hipertenso, sou deslipidémico, já fui operado a uma neoplasia, uma série de fatores", afirmou.

9h46 - Vacinação a começar no Algarve

A equipa de reportagem da RTP testemunhou os derradeiros preparativos antes da vacinação no Hospital do Barlavento, em Portimão.

Em Portimão, serão administradas 300 das vacinas destinadas aos profissionais de saúde do Algarve nesta primeira fase.
No pólo de Faro serão vacinadas outras 600 pessoas.

9h21 - Sputnik V administrada na Bielorrússia

As autoridades bielorrussas deram hoje início à campanha de vacinação contra a Covid-19, para a qual receberam lotes da vacina russa Sputnik V.

O Governo da Bielorrússia espera vacinar perto de 200 mil pessoas na primeira fase da campanha, segundo o ministro da Saúde, Dmitry Pinevich.

Na semana passada, as redes sociais ecoaram protestos de utilizadores russos, depois de o país ter exportado 300 mil doses da Sputnik V para a Argentina. Isto porque até 24 de dezembro só 650 mil doses haviam sido aplicadas na Rússia, de acordo com dados do Instituto Gamaleya, responsável pela produção da vacina.

9h07 - Mortalidade em níveis históricos nos Países Baixos

O número de mortes nos Países Baixos aumentou, em 2020, ao ritmo mais elevado desde a II Guerra Mundial por causa da pandemia da Covid-19, segundo o gabinete holandês de estatística (CBS).

Até à semana passada, haviam sido reportadas 162 mil mortes em solo holandês, num acréscimo de 13 mil relativamente ao que era previsto.

Durante a primeira vaga da pandemia, entre março e maio, morreram mais nove mil pessoas do que seria expectável em condições normais. Desde o início da segunda vaga, em meados de setembro, foram reportados mais de seis mil óbitos acima do expectável.

8h50 - Tudo a postos para a vacinação no Hospital Beatriz Ângelo

Na farmácia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, a equipa da RTP no local testemunhou os últimos preparativos para o início da vacinação dos profissionais daquela unidade contra a Covid-19.
A diretora da farmácia hospitalar, Cláudia Santos, explicou os procedimentos.

8h47 - Relatório enumera reclamações nos transportes

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes acaba de divulgar os dados do Relatório sobre Reclamações no Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes, relativo ao primeiro semestre deste ano.

Os transportes registam 7756 reclamações. Destas, 990 dizem respeito à pandemia.

Os números representam um decréscimo de 11 por cento face ao primeiro semestre de 2019. O maior número de reclamações pertence ao sector rodoviário: 5261.

A maioria das reclamações está relacionada com "pedidos de reembolso devidos pelo cancelamento de serviços", o "não cumprimento de regras de higienização" e o "não cumprimento de regras de distanciamento físico", entre outros.

8h33 - Mais 562 óbitos na Rússia

As autoridades sanitárias russas reportam 27.002 novos casos confirmados de infeção em 24 horas, dos quais 5641 em Moscovo. O total de infeções na Rússia, desde o início da pandemia, é de 3.105.037.

O número de mortes causadas pela Covid-19 aumentou em 562, para um total de 55.827.

8h18 - Alemanha reporta novos números

Os últimos dados do Instituto Robert Koch para doenças infecciosas referem mais 852 casos mortais de Covid-19, em território alemão, nas últimas 24 horas.

No mesmo período, foram registados 12.892 novos casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2.

A Alemanha soma, desde o início da pandemia, 1.664.726 infeções e 30.978 óbitos.

7h37 - Timor-Leste impõe cerca sanitária em Oecusse

O Governo de Timor-Leste decidiu implementar medidas de distanciamento social e uma cerca sanitária na Região Administrativa Especial de Oecusse, no âmbito do combate à Covid-19.

A cerca sanitária, em vigor até 2 de janeiro, foi determinada "atendendo aos recentes casos diagnosticados (...) na região e de modo a acautelar a saúde pública (...) e a impedir a ocorrência de transmissão comunitária (...) em território nacional", afirma-se em comunicado da Presidência do Conselho de Ministros.

No mesmo texto salienta-se que as regras de distanciamento social devem-se "ao agravamento da situação sanitária na província de Timor Ocidental, na República da Indonésia, (...) à descoberta de uma nova estirpe (...) ainda mais contagiosa que a original e ao aumento do número de casos diagnosticados em território nacional".

Razão pela qual "é necessária a adoção de novas medidas que evitem o surgimento de um surto de covid-19 no país".

7h14 - Variante sul-africana chega à Austrália

A Austrália anunciou a deteção do primeiro infetado com a variante mais contagiosa do novo coronavírus descoberta na semana passada na África do Sul.

A mulher, que chegou a Brisbane proveniente da África do Sul a 22 de dezembro, foi transferida do centro de quarentena onde foi alojada para um hospital em Queensland, e as autoridades sanitárias acreditam que o caso não representa um risco de infeção local.

7h10 - Nova variante de Inglaterra chega à Índia

As autoridades de saúde da Índia anunciaram ter detetado seis pessoas infetadas com a variante do novo coronavírus descoberta em território britânico e que tinham regressado do Reino Unido nas últimas semanas.

Os seis pacientes estavam isolados e os seus companheiros de viagem foram localizados. Os contactos diretos com os doentes infetados foram também colocados em quarentena.

7h00 - Ponto de situação

A campanha de vacinação é hoje alargada a mais hospitais e centros de saúde do continente. Vão ser vacinados profissionais de saúde de Amarante, Penafiel, Aveiro, Évora, Beja, Algarve e Guarda.

A vacinação no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, começa às 8h30 e no Hospital do Espírito Santo de Évora arranca às 9h00.O plano de vacinação contra a Covid-19 prevê que até abril sejam vacinadas cerca de 950 mil pessoas dos grupos prioritários.

No Centro Hospitalar Universitário do Algarve e no Hospital Sousa Martins, da Guarda, os profissionais começam a ser vacinados às 10h30.

Esta primeira fase do processo de vacinação deverá estar concluída na quinta-feira.
Os profissionais de saúde dos centros hospitalares do Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central continuam também esta terça-feira a ser vacinados. É o terceiro dia da campanha nestes hospitais.
Incidentes no transporte em Évora

O ministro da Administração interna determinou a abertura de um inquérito urgente sobre incidentes em Évora no acompanhamento das vacinas contra a Covid-19. Em causa está um desentendimento entre a PSP e a GNR por causa da escolta no transporte.

A notícia foi avançada pela TVI. A carrinha que estava a ser acompanhada pela GNR desde Coimbra foi bloqueada pela PSP depois de descarregar a primeira dose no Hospital de Évora.

Em causa estará o facto de a jurisdição na zona de Évora ser da PSP, embora a GNR tenha a cargo a distribuição das vacinas.

A viatura ficou parada no hospital até as hierarquias decidirem que a escolta, a partir dali, seria mútua.
Nova variante na Madeira
Na Madeira foram já confirmados 18 casos da nova variante do coronavírus que causa a Covid-19. A grande maioria são madeirenses que vivem no Reino Unido e chegaram ao arquipélago de avião.

No total, 17 casos foram importados do Reino Unido, mas há um proveniente da região de Lisboa e Vale do Tejo.
Recorde-se que os especialistas estimam que esta nova variante seja 70 por cento mais contagiosa.

A nova variante ainda não foi detetada em Portugal continental, uma garantia deixada pelo Instituto Ricardo Jorge à Antena 1.

Um especialista do Instituto vai estar hoje na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, a partir das 15h00, para prestar mais esclarecimentos sobre o assunto.
O quadro em Portugal
Morreram mais 58 pessoas com Covid-19 em Portugal, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de segunda-feira.

Houve registo de mais 2093 casos confirmados de infecção, num total de mais de 396 mil desde o início da pandemia.

Estavam ontem internadas 2967 pessoas, mais 97 do que no domingo. Nos cuidados intensivos estavam 503 doentes, menos um face à véspera.

Mais 1936 pessoas conseguiram entretanto recuperar da doença.

Portugal tem 68.307 casos ativos do novo coronavírus.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou já pelo menos 1.765.049 mortos resultantes de mais de 80,6 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Quase todos os países-membros da União Europeia já começaram a campanha de vacinação contra a Covid-19.
A exceção é a Irlanda, que adiou para hoje o arranque.