Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



22h52 - Brasil volta a somar mais de mil mortes e regista 54.096 casos em 24 horas

O Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia, voltou hoje a ultrapassar as mil mortes diárias devido à covid-19 (1.210) e contabilizou 54.096 novas infeções nas últimas 24 horas, informou o executivo.

No total, a nação sul-americana concentra agora 226.309 óbitos e 9.283.418 casos confirmados do novo coronavírus desde a chegada da pandemia ao país, segundo dados do Ministério da Saúde brasileiro.

22h42 - Espanha oferece ajuda a Portugal para tratar doentes Covid

A oferta surge numa altura em que o país está a enfrentar uma ruptura nos Cuidados Intensivos.


22h25 - Arábia Saudita proíbe entrada de viajantes de Portugal e de outros 19 países

A Arábia Saudita proibiu hoje a entrada no território de viajantes de 20 países, entre os quais Portugal e os Estados Unidos, para tentar mitigar a propagação da pandemia e, principalmente, das variantes detetadas no final de 2020.

De acordo com o Ministério do Interior, citado pela Agência de Notícias Saudita (SPA, na sigla inglesa), a “suspensão temporária” vai entrar em vigor na quarta-feira, às 21h00 locais (18h00 em Lisboa).

22h07 - Europa pronta a ajudar Portugal

A Comissão Europeia anunciou que está pronta para ajudar Portugal na gestão da crise pandémica. Bruxelas apenas espera que o Governo português peça formalmente ajuda.


21h55 - Governo dos Açores pondera cercas em zonas especificas de Rabo de Peixe

O secretário regional da Saúde do Governo dos Açores disse hoje que está a ser ponderada a criação de cercas sanitárias dentro da freguesia de Rabo de Peixe para isolar as zonas com maior propagação da covid-19.

“Esta medida sanitária que nos Açores temos tomado [a cerca] é sempre mais restrita ao problema onde ele é identificado. Neste caso concreto, está a ser ponderada a possibilidade de restringir a área geográfica onde possa ser eficaz a cerca”, afirmou.

21h47 - França regista mais de 404 mortos devido ao vírus

Nas últimas 24 horas morreram em França 356 pessoas devido à covid-19, elevando assim o total de mortos no país devido à covid-19 para 75.620, segundo divulgaram hoje as autoridades francesas.

O número de internamentos continua a subir havendo atualmente 27.874 pessoas hospitalizadas e 3.270 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

21h39 - Marcelo vai ser vacinado já contra a covid-19

O presidente e mais três elementos do corpo clínico do Palácio de Belém irão receber a vacina de imediato. A vacinação do chefe de Estado e uma consequência da inclusão dos políticos no grupo prioritário da vacinação contra o novo coronavírus.

Entretanto Ferro Rodrigues disse que o processo de vacinação dos deputados está a decorrer em articulação com o Ministério da Saúde.

O presidente do Parlamento corrigiu a lista inicial de deputados, retirando 12 nomes do PSD e três do Partido Socialista. Neste momento, há 35 deputados na lista de vacinação prioritária.

21h35 - Cerca de 370 pessoas já confirmaram por SMS agendamento para vacinação

O ministério da Saúde avançou hoje que já foram enviadas cerca de 850 SMS a utentes que serão vacinados contra a covid-19 nos centros de saúde, tendo recebido já 370 confirmações de agendamento para a toma da vacina.

“Até ao momento, já foram enviadas cerca de 850 SMS e confirmados cerca de 370 agendamentos” para a fase de vacinação dos idosos com 80 ou mais anos e de pessoas entre os 50 e os 79 anos e com comorbilidades, que arranca na quarta-feira em Lisboa e que prossegue na quinta-feira na região Norte, adiantou o Ministério à agência Lusa.

Segundo a mesma fonte, o processo de convocatória e agendamento dos utentes para a vacinação é feito preferencialmente através deste tipo de mensagens telefónicas.

Na ausência de resposta ao SMS ou havendo recusa das propostas de agendamento, os utentes serão contactados telefonicamente, pelos centros de saúde, para encontrar uma alternativa de agendamento, ou, na impossibilidade do contacto telefónico, será enviada uma carta.

21h30 - Revista científica reforça credibilidade da vacina russa Sputnik

A vacina russa Sputnik revelou uma eficácia de 91,6% contra as formas sintomáticas da doença, segundo resultados publicados na revista médica The Lancet e validados por especialistas independentes.

Os estudos clínicos revelaram que a vacina da Johnson and Johnson tem 85 por cento de eficácia para impedir casos mais graves de Covid-19.

Esta vacina necessita de apenas uma dose e espera agora a aprovação da Agência Europeia do Medicamento para começar a ser distribuída pela União.

21h26 - Portugal entra na fase mais complexa da vacinação

Depois de 70 mil vacinados, depois dos lares de idosos e das unidades de cuidados continuados, a vacinação foca-se agora noutro grupo: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e doença respiratória crónica.


21h16 - Costa recebe garantias da Astrazeneca sobre calendário de entrega de vacinas

O primeiro-ministro português reuniu-se hoje com o presidente executivo da multinacional farmacêutica Astrazeneca, tendo recebido garantias de reforço da capacidade de produção de vacinas contra a covid-19 para cumprir o calendário de entregas na União Europeia.

"Tive hoje uma reunião, por VTC [videoconferência], com Pascal Soriot, CEO mundial da Astrazeneca, que reiterou o compromisso em reforçar a sua capacidade de produção na Europa, de modo a cumprir o calendário de entregas de vacinas para a União Europeia", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

"Cada dia de atraso no processo vacinação é um dia perdido e são vidas que se colocam em risco. A AstraZeneca vai fornecer à União Europeia nove milhões de doses adicionais da sua vacina anti-covid, num total de 40 milhões de doses no primeiro trimestre, um aumento de 30% em relação à proposta anterior da empresa", assinala o primeiro-ministro de Portugal, país que atualmente preside ao Conselho da União Europeia.

Na sua mensagem, o líder do executivo português refere que continua "a trabalhar em conjunto com a Comissão Europeia, neste que é mais um passo na longa maratona pela proteção da vida e da saúde dos europeus".




21h00 - Ferro Rodrigues quer grupo de trabalho para coordenar vacinação no parlamento

O presidente da Assembleia da República sugeriu hoje a constituição de um grupo de trabalho para acompanhar o processo de vacinação contra a covid-19 no parlamento, até atingir todos os deputados que pretendam ser vacinados.

Esta posição foi transmitida por Ferro Rodrigues em comunicado, no qual também se refere ao processo de vacinação de funcionários da Assembleia da República "considerados indispensáveis para garantir o funcionamento efetivo deste órgão de soberania".

"O presidente da Assembleia da República considera da maior utilidade a constituição de grupo de trabalho para acompanhar o processo que agora se inicia e que continuará, de forma programada, até atingir todos os deputados que pretendam ser vacinados, bem como os funcionários considerados indispensáveis para garantir o funcionamento efetivo deste órgão de soberania, revendo-se nas propostas avançadas, sobre as quais se debruçará a conferência de líderes, em reunião que será convocada quando tal se justificar".

No comunicado, Ferro Rodrigues refere que o processo de vacinação "iniciado com as respostas à solicitação do primeiro-ministro [António Costa] está a ser desenvolvido, contemplando as observações e propostas que foram remetidas ao presidente da Assembleia da República nos últimos dias".

20h43 - Madeira regista mais uma morte e eleva total de óbitos para 47

A Madeira registou hoje mais uma morte por covid-19, elevando para 47 o total de óbitos associados doença, indicou a Direção Regional de Saúde, reportando também 99 novos casos de infeção e 86 recuperações.

Entre os novos infetados, seis foram importados da região de Lisboa e Vale do Tejo e 93 são de transmissão local, na maioria associados a contactos ou contextos de casos positivos.

A região passa assim a contabilizar 5.338 casos confirmados de covid-19, dos quais 1.905 estão ativos, sendo 95 importados e 1.810 de transmissão local.

20h36 - Ordem dos Médicos do Centro quer esclarecer vacinações suspeitas

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) ofereceu hoje a sua colaboração às autoridades para ajudar a esclarecer os “múltiplos casos suspeitos” de vacinações contra a covid-19.

A “total disponibilidade” para o apoio técnico necessário ou de outro tipo foi manifestada pelo presidente da SRCOM, Carlos Cortes, em carta ao Inspetor-Geral das Atividades em Saúde, “em face das inúmeras notícias que têm vindo a público sobre o alegado desvio às regras previamente estipuladas no Plano de Vacinação contra a covid-19”, de acordo com comunicado hoje divulgado pela instituição.

“A SRCOM tem reiteradamente criticado a subversão dos critérios, os erros e ineficiências do Plano de Vacinação contra a covid-19”, adianta.

Para a “correta aplicação dos critérios de vacinação”, a SRCOM reitera ainda a sua disponibilidade técnica à Administração Regional de Saúde do Centro, aos hospitais públicos, aos agrupamentos de centros de saúde e às instituições de saúde do setor privado e social.

20h15 - Hospital de Braga acusado de dispensar enfermeiros no pico da pandemia

O Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) acusou hoje o Hospital de Braga de estar a "despedir" enfermeiros com contrato de substituição, numa altura em que Portugal "importa" profissionais de saúde de outros países para combater a pandemia.

Na resposta, o hospital diz que se limita a cumprir com o que está regulado pela lei do Código do Trabalho.

Em declarações à Lusa, a presidente do SITEU, Gorete Pimentel, garantiu que, só em janeiro, o hospital já dispensou 10 dos 31 enfermeiros que estavam em regime de substituição, alguns deles há mais de dois anos.

"Numa altura em que o Serviço Nacional está em rutura e Portugal se viu mesmo obrigado a pedir ajuda e ‘importar’ profissionais de saúde de outros países para o combate à pandemia de covid-19, é incompreensível, é um verdadeiro contrassenso, é uma enorme incoerência que o Hospital de Braga esteja a despedir enfermeiros", referiu.

O SITEU já escreveu à administração do Hospital de Braga reivindicando que os enfermeiros em causa sejam contactados para assinarem um contrato de trabalho por tempo indeterminado, "pois já demonstraram nos anos que trabalham na instituição que são necessários e imprescindíveis".

"Estes enfermeiros sentem-se injustiçados e preteridos relativamente aos seus colegas que iniciaram funções posteriormente e já assinaram contratos de trabalho por tempo indeterminado", acrescenta o sindicato.

19h55 - Rede de cuidados continuados com mais de 700 doentes positivos

Mais de 700 doentes da Rede de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) estão com covid-19, um agravamento desde o fim de 2020 e que a coordenadora nacional espera que melhore com a vacinação que “se aproxima do final”.

“À data atual, temos 711 doentes positivos, 8% dos nossos doentes, em 117 unidades da rede, estando 26 doentes internados em hospitais. Os óbitos infelizmente são já 120, sendo 0,9% dos óbitos totais por covid-19”, afirmou Purificação Gandra, que coordena uma rede que presta anualmente cuidados de saúde a cerca de 50 mil doentes, através de 396 unidades de internamento com 9.500 camas.

Ouvida por videoconferência na Comissão Eventual para acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da covid-19 e do processo de recuperação económica e social, a coordenadora da RNCCI adiantou que a situação da pandemia na rede agravou-se desde o final de 2020.

“A evolução da pandemia em finais de 2020 alterou de forma grave a situação, apesar de se terem mantido todas as medidas de precaução implementadas até então, subindo drasticamente todos os indicadores que acompanhamos”, referiu.

Segundo Purificação Gandra, entre março e outubro de 2020, a RNCCI teve um “pico máximo de 110 doentes infetados e 15 óbitos em 27 unidades”, tendo sido internados em hospitais 22 pessoas devido ao agravamento da sua situação clínica.

“Esperamos que seja possível melhorar a situação com a vacinação contra a covid-19 na rede e que se aproxima do seu final”, considerou a coordenadora nacional, ao adiantar que já iniciaram o processo de vacinação 64% dos doentes e 55% dos profissionais, sendo que 769 pessoas já receberam as duas tomas do fármaco.

19h40 - Comissão Europeia defende sanções a quem desrespeitar regras de vacinação

Os Estados-membros da União Europeia (UE) devem “organizar sanções” sobre as pessoas que desrespeitem a estratégia da vacinação contra a covid-19, defendeu hoje o comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, numa audição na Assembleia da República.

“É possível surgirem sanções relativamente às pessoas que não respeitem a estratégia e o calendário organizado pelas diferentes entidades do Estado-membro relativamente aos grupos prioritários”, afirmou Didier Reynders, respondendo assim ao deputado do Chega, André Ventura.

O comissário lembrou que “a estratégia de vacinação é da competência dos Estados-membros”, pelo que cabe aos 27 países do bloco comunitário “organizar as sanções”, demarcando assim a União Europeia desse processo, lembrando, contudo, que “o mesmo terá acontecido noutros Estados-membros”, sem precisar.

19h30 - Vacinação. "Admito que tenha havido um ou outro desvio", diz Lino Maia

O grupo criado para coordenar a vacinação em Portugal admite que mais de 340 pessoas já foram indevidamente vacinadas contra a covid-19.

A maior parte dos casos aconteceu em Instituições Particulares de Solidariedade Social, revela o Correio da Manhã.

Ouvido pela Antena 1, o presidente destas instituições, Lino Maia, atribui os erros a uma má interpretação das regras estabelecidas.

19h17 - Merkel admite utilização de vacina russa na Europa

A chanceler alemã, Angela Merkel, admitiu hoje a utilização da vacina russa para a covid-19 nos países europeus, após a divulgação de resultados científicos positivos sobre a sua eficácia e para acelerar a campanha de vacinação.

“Todas as que obtenham uma autorização da EMA (Agência Europeia de Medicamentos) serão bem-vindas, já falei precisamente sobre esta questão com o Presidente russo”, Vladimir Putin, disse Merkel à televisão pública ARD, congratulando-se com os “bons dados” científicos divulgados hoje sobre a vacina russa Sputnik V.

De acordo com resultados publicados na revista médica The Lancet e validados por especialistas independentes, a Sputnik V tem uma eficácia de 91,6% contra as formas sintomáticas da covid-19.

Isto “significa que mais uma vacina pode juntar-se à luta para reduzir a incidência da covid-19”, indicaram os investigadores na revista.

A chanceler alemã também abriu a porta à vacina chinesa, assinalando que “a Sérvia vacina mais rápido” que o resto da Europa “com a vacina chinesa”.

19h03 - Chefe da equipa médica alemã espera ajudar a "aliviar" sistema de saúde português

O chefe da equipa médica militar alemã, Ulrich Baumgärtner, que viaja esta quarta-feira para Lisboa com profissionais e material clínico, espera ajudar a "aliviar" a sobrecarga do sistema de saúde português.

Em declarações à agência Lusa, o médico que vai estar à frente da missão que junta 26 profissionais de saúde, revelou que a equipa de profissionais de saúde militares, com competências ao nível da Medicina Intensiva, vai centrar-se principalmente num hospital de Lisboa, garantindo que também pode vir a ser dado apoio a outros do país.

"Sabemos que o sistema de saúde em Portugal está, por vezes, muito sobrecarregado. O quadro de funcionários dos hospitais e principalmente das unidades de cuidados intensivos atingiu o limite. Queremos apoiá-los com a nossa equipa, mas também com material clínico, para, pelo menos, aliviar a situação", sublinhou.

Além dos 26 profissionais de saúde, entre eles seis médicos, serão transportados até ao aeroporto Humberto Delgado 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e 150 camas hospitalares.

18h45 - Números da DGS revelam uma queda de novos casos de covid-19, afirma infecciologista

Os números diários da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam uma queda de novos casos de covid-19 no país. Em queda estão também os números de pessoas internadas e em cuidados intensivos.

Perante estes valores o infecciologista António Silva Graça admite que o relatório da DGS tem dados animadores que deixam perceber que o pico de contágio poderá ter sido ultrapassado na região norte e no centro.

No entanto, António Silva Graça defende que ainda não é possível afirmar que o país está perante uma mudança de trajetória da covid-19.

18h30 - Escolas. Carnaval sem pausa lectiva e férias mais curtas na Páscoa

Já está definido o calendário escolar para o segundo período de aulas.

O Ministério da Educação deu indicações às escolas para suprimirem as férias do Carnaval e limitarem as férias da Páscoa a apenas quatro dias.

As aulas do segundo período são então retomadas nas próxima segunda- feira, com o ensino à distância.

18h20 - Presidente do Governo da Madeira já recebeu primeira dose da vacina

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, reafirmou hoje que os políticos com funções decisórias devem ser vacinados contra a covid-19, já tendo ele próprio recebido a primeira dose da vacina.

"Quem está na linha da frente, quem tem de tomar decisões e tem situações de grande responsabilidade, acho que deve estar protegido, no sentido de manter o funcionamento das instituições", disse Miguel Albuquerque, à margem de uma visita à empresa Maurílio Caires Informática, no Funchal.

A Região Autónoma da Madeira iniciou hoje a vacinação de entidades com cargos de decisão política, no âmbito da primeira fase do processo, nomeadamente do chefe do executivo, Miguel Albuquerque, o representante da República, Ireneu Barreto, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, a presidente do Serviço de Saúde da região (Sesaram), Rafaela Fernandes, e o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, José Dias.

18h13 - Portugal administrou mais de 338 mil doses de vacina

Portugal já administrou mais de 338 mil doses de vacina para covid-19, incluindo-se mais de 269 mil primeiras doses e mais de 68 mil segundas doses, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Questionada pela Lusa, a DGS precisou que no dia 31 de janeiro tinham sido aplicadas 269.563 primeiras doses e 68.7747 segundas doses, totalizando 338.310 doses, equivalente a cerca de 3,3 por cento da população.

17h53 - Itália com 9.660 casos e 499 mortos nas últimas 24 horas

Itália registou 9.660 casos do novo coronavírus e 499 mortes atribuídas a covid-19 nas últimas 24 horas, tendo a taxa de positividade (percentagem de positivos nos testes realizados) descido para 3,9%, indicou hoje o Ministério da Saúde.

Segundo a mesma fonte, o número de casos aumentou (mais 1.735 infetados) em relação ao dia anterior, mas está em linha com o aumento dos testes efetuados (mais 100.000).

Com os dados de hoje o número de mortos em Itália desde o início da pandemia sobe para os 89.344.

O país conta com 437.765 casos ativos do novo coronavírus, estando hospitalizadas 20.317 pessoas, 2.214 das quais nos cuidados intensivos.

17h33 - Espanha com o maior número diário de mortes da terceira vaga

A Espanha registou hoje um pico de 724 mortes diárias atribuídas à covid-19, o número diário mais elevado da terceira vaga, passando o total de óbitos para 59.805, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 29.064 novos casos de covid-19, elevando para 2.851.869 o total de infetados até agora no país

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha está a descer desde a última quinta-feira, tendo passado de segunda para terça-feira de 866 para 847 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as da Comunidade Valenciana (1.382), Castela e Leão (1.294), La Rioja (1.269), Castela-Mancha (1.106) e Múrcia (1.016).

Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais 2.910 pessoas com a doença (2.485 na segunda-feira), das quais 539 na Andaluzia, 477 na Comunidade Valenciana, 439 em Madrid e 383 na Catalunha.

Em todo o país há 31.118 pessoas hospitalizadas com a covid-19 (32.023 na segunda-feira), o que corresponde a 24% das camas, das quais 4.853 pacientes em unidades de cuidados intensivos (4.894), 45% das camas desse serviço.

17h22 - Autoridades francesas aprovam vacina AstraZeneca para menos de 65 anos

A Alta Autoridade de Saúde francesa deu hoje luz verde à vacina britânica e sueca concebida pelo laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford, mas não recomenda a sua utilização a pessoas com mais de 65 anos.

Esta vacina é assim recomendada em França para pessoal médico e pacientes entre os 50 e 65 anos, adiantaram as autoridades.

A restrição de dar esta vacina a pessoas com mais de 65 anos pode ser revista caso surjam mais dados sobre a sua eficácia, acrescenta a Alta Autoridade de Saúde francesa.

O responsável pelo programa de vacinação em França, Alain Fischer, médico e professor de Imunologia, disse esta manhã, ainda antes da aprovação da vacina, que caso esta recebesse a luz verde das autoridades, seria distribuída a partir do fim de fevereiro.

17h10 - Reino Unido regista 1.449 mortes perante desafios com novas variantes

O Reino Unido registou 1.449 mortes e 16.840 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mostram dados atualizados hoje pelo Governo britânico, que enfrenta “novos desafios” devido às novas variantes do coronavírus.

Na segunda-feira tinham sido notificadas 406 mortes, um valor mais baixo que pode ser atribuído ao fim-de-semana quando o processamento de dados é mais lento, e 18.607 casos de contágio.

O total desde o início da pandemia passou assim para 108.013 mortes confirmadas e 3.852.623 casos identificados no país.

Os dados dos últimos sete dias mantêm uma tendência de descida do número de infeções, de mortes e de hospitalizações.

Entretanto, o número de pessoas vacinadas continua a aumentar, tendo quase 9,7 milhões recebido uma primeira dose e perto de meio milhão a segunda dose, normalmente administrada com um intervalo de entre 21 e 84 dias.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, disse hoje no Parlamento estar “confiante de que haver reservas para atingir o alvo de oferecer a [primeira dose] da vacina aos quatro grupos mais vulneráveis até 15 de fevereiro”, cerca de 15 milhões de pessoas.

Porém, disse ser necessário continuar a "agir com cautela, nomeadamente por causa dos novos desafios colocados pelas novas variantes do coronavírus”.

O Reino Unido detetou 105 casos da variante 501Y.V2 do SARS-CoV-2 identificada pela primeira vez na África do Sul, incluindo 11 casos que parecem não ter qualquer ligação com viagens internacionais.

16h57 - Escolas preparam-se para o online, mas internet pode ser barreira para alunos no interior

Com a data para entrada em funcionamento do ensino online cada vez mais perto, as escolas estão a preparar tudo para o melhor funcionamento possível.

A experiência do ano passado ajuda a suprimir algumas falhas a professores, pais e alunos, mas há escolas que estão em regiões, sobretudo no interior do país, onde a internet não chega e quando chega é fraca.

A Antena 1 foi perceber essas e outras dificuldades no agrupamento de escolas de Vinhais, distrito de Bragança, como nos conta o repórter Afonso de Sousa.

16h20 - Reino Unido deteta nova mutação na variante britânica do coronavírus

Uma nova mutação na chamada “variante britânica” do coronavírus foi detetada pelas autoridades sanitárias do Reino Unido, revelou hoje um organismo de saúde inglês, e os especialistas temem que a mesma reduza a eficácia das atuais vacinas.

Depois de analisarem 214.159 amostras da variante detetada no Reino Unido, conhecida tecnicamente omo B117, os investigadores do Public Health England (PHE) encontraram 11 casos da mutação E484K, que também se encontra nas variantes brasileira (B1128) e sul-africana (B1351).

Confrontado com estes dados, Julian Tang, virólogo da universidade de Leicester (centro de Inglaterra), disse que se trata de uma descoberta “preocupante”, ainda que “não seja de todo surpreendente”, já que é normal que os vírus sofram mutações.

Tang instou a população a respeitar as restrições vigentes para travar a pandemia, uma vez que “os vírus não apenas se propagam, como também evoluem” para se adaptarem ao meio envolvente.

Segundo a agência de notícias espanhola (Efe), o académico junta-se a outros especialistas que alertam que a propagação desta mutação dentro da variante detetada no Reino Unido pode ter um efeito negativo sobre a eficácia das vacinas, como acontece com as variantes detetadas no Brasil e na África do Sul, ainda que as atuais vacinas consigam oferecer um certo nível de proteção.

Um estudo preliminar da universidade inglesa de Cambridge, divulgado hoje, indica que a vacina da Pfizer-BioNTech é eficaz contra a chamada “variante britânica”, mas perde eficácia quando combate a mutação E484K, que exige “níveis substancialmente mais elevados de anticorpos para neutralizar o vírus”.

16h10 - Quase uma centena e meia de infetados em três surtos ativos em lares de Alenquer

Três surtos ativos em lares do concelho de Alenquer, no distrito de Lisboa, contabilizam 140 infetados pela covid-19, confirmou hoje o delegado de saúde.

Um novo surto foi detetado num lar em processo de legalização junto da Segurança Social, no Camarnal, onde estão infetadas 18 pessoas, afirmou à agência Lusa Pompeu Balsa.

Entre os infetados estão 15 dos 16 utentes da instituição e três dos sete funcionários.

O surto foi detetado em 26 de janeiro, depois de alguns utentes terem sido hospitalizados e, após terem efetuado teste de diagnóstico, tiveram resultado positivo à covid-19.

Posteriormente, as autoridades de saúde decidiram testar os restantes utentes e todos os funcionários.

Um outro surto surgiu no fim de semana num lar ilegal da freguesia de Santana da Carnota, onde um utente já faleceu e 16 pessoas testaram positivo.

Na sequência do óbito, as autoridades de saúde foram alertadas e decidiram testar todos os utentes e funcionários.

Entre os que testaram negativo, estão três funcionários e dois utentes, um dos quais já esteve infetado com o novo coronavírus.

No lar da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, onde já foi administrada a primeira dose da vacina contra a covid-19, o número de infetados aumentou de 90 para 106 e registaram-se três óbitos.

Entre os utentes infetados, um foi hospitalizado.

15h40 - OMS critica suavizar de medidas de confinamento na Europa

Alguns países europeus começam a suavizar as medidas de confinamento, mas são alvo de críticas da Organização Mundial de Saúde que considera as decisões prematuras.

No Reino Unido, prepara-se a reabertura das escolas, na Áustria as lojas, restaurantes e museus voltam a funcionar para a semana e em Itália já se permite a abertura de cafés, em horário reduzido.

15h14 - Portugal regista 5540 novos casos e 260 óbitos

O boletim epidemiológico desta terça-feira reporta 5540 novas infeções por Covid-19, uma descida face aos números dos últimos dias. Foram ainda registadas 260 mortes.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região mais afetada pela pandemia, com 2520 novos casos e 116 mortos. Na região norte registaram-se 1596 novos casos e 65 mortos, no centro foram reportadas 940 novas infeções e 55 mortos, no Algarve registou-se 230 novos casos e 17 mortos e no Alentejo foram reportados 126 novos casos e sete vítimas mortais.

Nos Açores registaram-se também 18 novos casos e 110 na Madeira.

Portugal registou uma descida no número de internamentos, com menos 94 doentes internados e menos 13 em unidades de cuidados intensivos (UCI). No total, há 6775 doentes internados, dos quais 852 em UCI.

Portugal registou ainda mais 17.572 doentes recuperados, para um total de 551.956 desde o início da pandemia. Há ainda menos 12.292 casos ativos, segundo o boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 13 mil óbitos desde o início da pandemia (13.017). O país regista ainda um total de 731.861 casos confirmados desde o início da pandemia.

15h05 - Voos cancelados nos aeroportos de Lisboa e do Porto

Os dois aeroportos estiveram quase sem movimento esta terça-feira. As novas regras e as exigências provocadas pela covid-19 estão a deixar muitos passageiros na incerteza praticamente até à hora de embarque.


14h48 - Número de vacinas que chegaram à UE está abaixo das expetativas

Já foram distribuídas pelos 27 países da União Europeia 18 milhões e 500 mil vacinas. É um número abaixo das expectativas e que reflete os problemas de produção das farmacêuticas. O executivo comunitário está em diálogo com as três multinacionais com vacinas no mercado, para tentar que cumpram os contratos.


14h38 - Governo contra utilização indevida de vacinas, um ato "criminalmente punível"

O Ministério da Saúde classifica de "inaceitável" qualquer utilização indevida de vacinas. O governo alerta para um ato que pode ser "criminalmente punível". Os responsáveis pelo Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 redefiniram os critérios para o uso das doses que não forem utilizadas.


14h27 - Pfizer espera que vendas da sua vacina atinjam 15 mil milhões de dólares em 2021

O grupo farmacêutico norte-americano Pfizer disse hoje esperar que as vendas da vacina contra a covid-19 que desenvolveu em parceria com a alemã BioNTech atinjam cerca de 15.000 milhões de dólares no ano de 2021.

Esta soma, equivalente a 12.457 milhões de euros, poderá aumentar se o laboratório assinar contratos suplementares.

A Pfizer, que apresentou hoje resultados trimestrais, já vendeu no quarto trimestre vacinas no valor de 154 milhões de dólares, depois de o produto ter sido autorizado em vários países no final de 2020.

A farmacêutica reviu em alta a estimativa de lucro ajustado por ação que fez no início de janeiro, passando-a de entre 3,00 e 3,10 dólares para entre 3,10 e 3,20 dólares.

14h13 - Ministério Público abriu nove inquéritos por suspeitas de vacinação indevida

Os casos que vieram a público e envolvem a Segurança Social de Setúbal, o INEM, o Administrador de um Hospital em Famalicão e as Misericórdias de Arcos de Valdevez, Bragança e Montijo estão a ser investigados.

Em causa podem estar crimes de abuso de poder, peculato e recebimento indevido de vantagem.

14h02 - Demitida a diretora do serviço de Farmácia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

O inquérito ainda está a decorrer, mas a RTP sabe que a decisão foi tomada na sequência de uma utilização inadequada do sistema de refrigeração que danificou 130 frascos de vacinas contra a Covid-19.

A situação aconteceu há uma semana, na noite de segunda para terça-feira.

Uma falha na refrigeração inutilizou 600 doses que iam ser administradas aos profissionais de saúde em Penafiel.

13h48 - Sobe para 50 número de infetados em surto num lar do concelho de Santiago do Cacém

O número de pessoas infetadas com covid-19 no surto detetado num lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal) aumentou para 50 após novo rastreio na instituição, foi hoje revelado.

Fonte da autoridade local de saúde avançou à agência Lusa que foram detetados “mais oito utentes e mais quatro funcionários positivos” no rastreio realizado na segunda-feira na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Alvalade, que passou de 38 (incluindo o óbito de um utente) para 50 pessoas infetadas com o vírus que provoca a covid-19.

No total, na ERPI, gerida pela Casa do Povo de Alvalade, que tem 52 utentes, foram infetadas 50 pessoas, dos quais 36 utentes – incluindo o idoso que faleceu – e 14 funcionários.

De acordo com a mesma fonte, devido a este surto, “três utentes estão internados” no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

13h40 - Espanha suspende voos com o Brasil e a África do Sul devido a novas variantes

A Espanha decidiu hoje suspender os voos com o Brasil e a África do Sul devido às novas variantes da covid-19, sendo exceções a chegada de cidadãos ou residentes em Espanha, anunciou hoje o Governo de Madrid.

A medida entra em vigor esta quarta-feira às 09:00 e prolonga-se durante duas semanas, embora seja alvo de revisões semanais, disse em conferência de imprensa a porta-voz do Governo, María Jesús Montero, depois do Conselho de Ministros.

A decisão é tomada depois de várias comunidades autónomas espanholas, que têm competência no setor da saúde, terem pedido para restringir ao máximo os voos com o Brasil e a África do Sul, para "evitar que o vírus volte a entrar em Madrid-Barajas", o aeroporto internacional de Madrid.

Os únicos voos que são permitidos são os de repatriamento de cidadãos espanhóis ou de pessoas residentes no país ou passageiros que façam uma escala de menos de 24 horas, e que não saiam da zona de trânsito do aeroporto, com destino a outros países fora do espaço Schengen.

13h29 - Casos superam os 103 milhões e houve mais de nove mil mortes num dia

A pandemia do novo coronavírus superou os 103 milhões de casos de infeção a nível mundial, com o número de óbitos a aumentar mais de nove mil nas últimas 24 horas, indicou hoje o balanço diário da France-Presse (AFP).

No total, e desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado na China em dezembro de 2019, a doença covid-19 já provocou pelo menos 2.237.990 de mortes no mundo.

Mais de 103.330.900 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia em todo o mundo, dos quais pelo menos 62.861.600 são hoje considerados como curados.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 9.192 óbitos e 438.962 novos casos da doença covid-19 em todo o mundo, segundo os dados reunidos pela agência noticiosa francesa.

Os países que registaram mais mortes nas últimas 24 horas foram, e de acordo com os respetivos balanços nacionais, os Estados Unidos da América (EUA) com 1.758 óbitos, a Alemanha (861) e a Espanha (762).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado a nível global, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 443.365 mortes entre 26.321.457 casos recenseados, segundo a contagem da universidade norte-americana Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, a lista dos países mais afetados em termos globais mantém-se inalterada: Brasil com 225.099 mortos e 9.229.322 casos, México com 159.100 mortos (1.869.708 casos), Índia com 154.486 mortos (10.766.245 casos) e Reino Unido com 106.564 mortos (3.835.783 casos).

Ainda entre os países mais afetados, e segundo a análise da AFP, a Bélgica continua a ser o que conta com mais mortos em relação à sua população, com 182 óbitos por cada 100.000 habitantes, seguido pela Eslovénia (169), Reino Unido (157), República Checa (154) e Itália (147).

13h20 - Cansaço, dor e esquecimento. O que sobra da Covid-19

Maria Amélia Queirós, de 76 anos, vive em Valongo e é mais um dos casos de sequelas após a Covid-19. Sobreviveu, mas a recuperação é lenta e há marcas.

Com graves problemas a nível cardíaco e imunitário, Maria Amélia só quer ter forças para manter a rotina de cozinhar e fazer crochet para os netos.

13h06 - Mais de 100 milhões de doses de vacinas administradas em todo o mundo

Mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas no mundo, menos de dois meses após o lançamento, no início de dezembro, das primeiras campanhas de vacinação em massa, segundo um relatório da agência France-Presse.

Até às 08:00 de hoje, pelo menos 101.317.005 injeções foram realizas em pelo menos 77 países ou territórios, de acordo com uma contagem feita pela AFP a partir de fontes oficiais.

Israel é, de longe, o país mais avançado na corrida pela imunização, tendo mais de um terço da população (37%) recebido pelo menos uma injeção.

Um em cada cinco israelitas (21%) já recebeu a segunda dose, completando o processo.

Os países de altos rendimentos (conforme definição do Banco Mundial), que abrigam apenas 16% da população mundial, concentram 65% das doses administradas em todo o mundo. Além de Israel, são essencialmente países da América do Norte, Europa e Golfo.

Na liderança estão o Reino Unido (9,8 milhões de doses para 13,7% da população), os Estados Unidos (32,2 milhões de doses, 7,9%), os Emirados Árabes Unidos (3,4 milhões de doses, sem dados sobre o número de pessoas) ou a Sérvia (6,2%).

Na União Europeia, 12,7 milhões de doses foram administradas a 2,3% da população. Entre os 27, o pódio é composto por Malta (5,4%), Dinamarca (3,2%) e Polónia (3,1%).

Já os gigantes China e Índia, classificados nas categorias de rendimentos intermédios, administraram, respetivamente, 24 e quatro milhões de doses, mas estão atrasados em proporção à população.

Mais de um terço da população mundial (35%) vive em países que ainda não começaram a imunização. São, em sua maioria, países desfavorecidos, que "olham e esperam", nas palavras do chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, o grande crítico do "nacionalismo vacinal".

Até ao momento, nenhum país de baixos rendimentos iniciou uma campanha de vacinação em massa. Esses países aguardam as primeiras entregas, previstas para este mês, do mecanismo Covax, criado pela OMS e pela Aliança para Vacinas (Gavi).

12h54 - Vacina russa Sputnik V demonstra ter 91,6% de eficácia em ensaio clínico

De acordo com os resultados do ensaio clínico em fase final publicados na revista científica The Lancet, a vacina russa Sputnik V demonstrou ter 91,6 por cento de eficácia em prevenir o desenvolvimento da doença Covid-19.

Os resultados foram baseados num ensaio clínico que envolveu 19.866 voluntários, dos quais um quarto recebeu um placebo.

Desde o início do ensaio, foram confirmados 16 casos de infeção por Covid-19, todos assintomáticos, entre os voluntários que receberam a vacina e 62 casos entre o grupo que recebeu o placebo.

Estes resultados demonstram que duas doses desta vacina, administradas com um intervalo de 21 dias, têm uma eficácia de 91,6 por cento.

12h44 - Comissão Europeia "pronta" para dar ajuda logo que Portugal a solicite

A Comissão Europeia disse hoje estar "pronta para ajudar" Portugal na crise sanitária criada pela pandemia de covid-19, podendo nomeadamente suportar os custos do destacamento de equipas médicas ou da transferência de pacientes, caso o país solicite tal assistência.

"O nosso Centro de Coordenação de Resposta a Emergências acompanha de perto a situação crítica relacionada com a pandemia de covid-19 em Portugal e está pronto a ajudar caso [o país] necessite de assistência", escreveu hoje comissário europeu para Gestão de Crises, Janez Lenarcic, numa publicação na rede social Twitter.

Fonte do executivo comunitário assegurou à Lusa que, até ao momento, Portugal não fez qualquer pedido formal à Comissão Europeia, sendo esse um requisito para a instituição avançar com a assistência ao país.

Existem, ao nível da União Europeia (UE), vários mecanismos para prestar assistência aos países que atingem a saturação dos seus sistemas de saúde devido à pandemia de covid-19 e que já foi usado por Estados-membros como a Bélgica ou Itália, nomeadamente o Instrumento de Apoio de Emergência, que financia o transporte de equipas médicas e de doentes, cobrindo `a posteriori` até 100% dos custos.

Outro dos instrumentos são as reservas médicas da UE, que permitem a entrega rápida de equipamento médico como ventiladores e equipamento de proteção pessoal, com custo também coberto na totalidade pela Comissão Europeia.

12h36 - Hospital Garcia de Orta regista um crescimento de doentes internados nos cuidados intensivos de 50 por cento

Em comunicado, o Hospital Garcia de Orta anuncia que “o número de doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), positivos para a infeção por SARS-CoV-2 cresceu uma vez mais, tornando-se necessário reajustar novamente a lotação afeta à Covid-19”.

O hospital tem atualmente uma ocupação de 325 por cento.

O hospital tem um total de 244 doentes infetados com Covid-19, dos quais 207 estão internados em enfermaria, 30 doentes em UCI e sete doentes internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).

Em comparação com os números de há uma semana, o Hospital Garcia de Horta verificou um crescimento de onze por cento no total de doentes internados, positivos por infeção por SARS-CoV-2.

No dia 26 de janeiro, o número total foi de 220. Hoje, dia 2 de fevereiro, o número daqueles doentes subiu para 244.

No que respeita aos doentes internados em UCI, positivos por infeção por SARS-CoV-2, o crescimento foi de 50 por cento face à situação de há uma semana. Hoje, 2 de fevereiro, estão internados no hospital 30 doentes em UCI, enquanto no dia 26 de janeiro, o Garcia de Orta registou 20 doentes em UCI, positivos por infeção por SARS-CoV-2.

“O Hospital mantém a sobrelotação do Serviço de Urgência Geral, na vertente da área respiratória”, lê-se ainda no comunicado.

12h00 - Espanha aguarda pedido oficial de Portugal para avançar com apoio

O Governo espanhol aguarda por um pedido oficial de ajuda por parte de Portugal para organizar com as suas comunidades autónomas apoio para aliviar a pressão hospitalar do país vizinho, revelou fonte diplomática espanhola à agência Lusa.

"Temos total disponibilidade para ajudar Portugal" a lutar contra a pandemia de covid-19, disse fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol, acrescentando que, assim que se formalize o pedido de apoio, a questão será discutida com as comunidades autónomas do país.

11h55 - Presidente do Real Madrid Florentino Pérez com teste positivo à Covid-19

11h36 - Preços das casas caem 1,8% em Lisboa no 3.º trimestre mas aumentam no país

Os preços das casas diminuíram 1,8% em Lisboa no terceiro trimestre de 2020 quando comparado com o mesmo período de 2019, mas aumentaram 7,6% em todo o país, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

11h22 - Detetados 10 infetados em instituição de Viana do Castelo com 231 pessoas

O diretor da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo, disse hoje que os testes de despiste à covid-19 realizados a 231 idosos e funcionários do lar da instituição resultaram na deteção de 10 infetados.

"Os testes foram realizados no domingo a todos os 144 utentes e 87 funcionários. Na segunda-feira, cerca das 20:00, chegaram os resultados: oito utentes e dois funcionários estão infetados", informou hoje à agência Lusa António Morgado.

Segundo o responsável, os utentes infetados foram colocados numa ala da casa.

10h41 - Surto em lar da Misericórdia de Évora está resolvido

Um surto de covid-19 num dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME), com dois óbitos, está resolvido e os residentes que não ficaram infetados já regressaram à instituição, disse hoje o provedor.

10h40 - Variante britânica já representa 20 por cento dos casos em Paris, diz à Reuters responsável hospitalar

10h39 - Hungria vai receber 40 mil doses da vacina russa esta terça-feira

10h30 - Economia portuguesa em 2020: "É uma recessão brutal e não há memória de um valor assim"

10h16 - Dubai vai começar a vacinar com a vacina da Oxford-AstraZeneca COVID-19 vaccine, após ter recebido primeiro envio que chegou da Índia

10h04 - Diretor de Medicina Intensiva de Santa Maria alerta para rutura no SNS

10h00 - África com mais 518 mortos e 11.816 infetados nas últimas 24 horas

09h36 -  Economia portuguesa caiu 7,6% em 2020

O Produto Interno Bruto (PIB) português contraiu 7,6% em 2020, após uma contração de 5,9% no quarto trimestre, de acordo com uma estimativa rápida divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"No conjunto do ano 2020, o PIB registou uma contração de 7,6% em volume (crescimento de 2,2% em 2019), a mais intensa da atual série de Contas Nacionais, refletindo os efeitos marcadamente adversos da pandemia covid-19 na atividade económica", pode ler-se na nota hoje divulgada pelo INE.

O Governo apontava para uma contração económica de 8,5%, ao passo que a Comissão Europeia e o Conselho das Finanças Públicas esperavam uma queda de 9,3% do PIB, estando o Fundo Monetário Internacional mais pessimista (-10,0%).

09h30 - Contabilidade matemática Covid indica que `pico de contágio` pode já ter passado

09h28 - Uso de máscara deve obedecer a alguns cuidados de higiene

Portugal está em confinamento obrigatório e a regra é ficar em casa, ter distanciamento social e usar máscara. A médica Ana Silva Guerra foi convidada do Bom Dia Portugal e deixou conselhos sobre a melhor utilização deste dispositivo.


09h22 - Assembleias de condóminos à distância e prazos processuais suspensos

As assembleias de condóminos passam a ter de ser realizadas à distância ou em sistema misto, em caso de impossibilidade de algum condómino por falta de meios, segundo a lei publicada em Diário da República.

08h31 - Turquia vai vacinar professores em Fevereiro com o país a preparar-se para abrir as escolas em março

08h25 - Rússia com mais 16,643 casos e 539 vítimas mortais

08h21 - Governo anuncia tolerância zero para truques contra prioridades de vacinação

08h21 - Líder do PSD pediu para ser retirado da lista de vacinação
Rui Rio disse ainda que o processo de vacinação é "uma aselhice de todo o tamanho".

08h20 - Tarifa social de internet por concretizar. CM fornece computadores a alunos carenciados em Braga

É uma promessa do Governo que continua por concretizar. A tarifa social de internet deveria ter sido implementada até ao final do ano passado, com descontos na fatura para as famílias em situação de carência económica, tal como acontece com a tarifa social de eletricidade.

Numa altura em que as aulas à distância estão prestes a recomeçar, o Governo diz à edição desta manhã do jornal Público que espera ter a tarifa social de internet concluída o mais brevemente possível.

Em Braga, os computadores com que o Governo se comprometeu ainda não chegaram à EB1 da freguesia de Frossos.

Mas o problema pode ficar resolvido através de portáteis disponibilizados pela Câmara Municipal, que se destinam aos alunos com dificuldades económicas. 


08h19 - Coordenador da Comissão Técnica de Vacinação considera "lamentável" acesso indevido a vacinas

08h13 - Polícia chinesa deteve mais de 80 pessoas e confiscou 3 mil doses falsas de vacina para a Covid-19

08h08 - Testes porta-a-porta no Reino Unido

Britânicos de oito áreas vão ser testados para conter a variante sul-africana no país, que já foi identificada num total de 105 casos. Em cada uma destas áreas há cerca de 10 mil pessoas.

7h43 - Cinco novos casos em Timor-Leste

As autoridades de saúde timorenses confirmam cinco novos casos positivos de Covid-19, todos membros da mesma família e que estavam em confinamento. Outras duas pessoas recuperaram da doença.

A coordenadora geral da comissão responsável pelo combate à Covid-19, Odete da Silva Viegas, afirmou que os cinco novos infetados viajaram da Tanzânia para Timor-Leste, onde chegaram a 20 de janeiro. Trata-se de três homens e duas mulheres já transferidos para o centro de isolamento de Vera Cruz.

7h37 - Alemanha reporta números

O número de casos confirmados de infeção na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 6114, para um total de 2.228.085 acumulados desde o início da pandemia.

Morreram mais 861 pessoas no mesmo período, para um total de 57.981 óbitos associados à Covid-19.

6h59 - Ponto de situação

O Ministério Público começou a investigar a alegada vacinação fraudulenta. Em causa estão pessoas cujo perfil não se adequa à definição dos prioritários.

Foram abertos pelo menos nove inquéritos: no INEM, Segurança Social de Setúbal e noutras instituições em Portimão, Vila Nova de Famalicão, Arcos de Valdevez, Bragança, Seixal e Montijo.A ministra da Saúde veio condenar a vacinação fraudulenta. Marta Temido garantia na segunda-feira que todos os casos seriam investigados.


O Ministério Público procura avaliar se houve fraudes na vacinação de casos não prioritários contra a Covid-19.
Tolerância zero
O secretário de Estado da Saúde considerou, por sua vez, inaceitável o desvio de vacinas contra a Covid-19.
Lacerda Sales avisou que haverá tolerância zero para esses casos, com sanções disciplinares e criminais, e lembrou que está em curso uma investigação.
Nova fase da vacinação
Começam esta terça-feira a ser vacinadas todos as pessoas com 80 ou mais anos. Também os doentes crónicos ou com patologias graves, com mais de 50 anos, começam a receber a vacina.

Os dois grupos representam cerca de 900 mil pessoas. Uma parte terá já recebido a vacina em lares e unidades de cuidados continuados.
Os portugueses com mais de 50 anos que sofrem de doença grave também começam a serem vacinados: incluem-se os doentes que fazem diálise, precisam de oxigénio, têm insuficiencia cardíaca ou doença coronária.
Alemanha responde a pedido de ajuda
A ajuda da Alemanha a Portugal vai chegar na próxima quarta-feira.
Berlim anunciou o envio de 26 profissionais de saúde das Forças Armadas alemãs com ventiladores e 150 camas.
Pré-triagem no Garcia de Orta
No primeiro dia de pré-triagem, o Hospital Garcia de Orta, em Almada, atendeu 22 doentes. Apenas seis acabaram por ser encaminhados para o Centro de Saúde ou para casa. Os restantes precisavam mesmo de internamento.
O hospital tem duas tendas instaladas junto ao serviço de urgência onde é feita a triagem, que decorre entre as 12h00 e as 20h00.

Na última semana, o Garcia de Orta teve um aumento de 16 por cento no números de doentes internados com Covid-19.

Já na Região Centro os hospitais debatem-se com uma ocupação de 90 por cento.
O quadro em Portugal
Em 24 horas, morreram mais 275 pessoas, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de segunda-feira.

Havia ontem registo de 5805 novos casos confirmados de infeção e tinham sido internadas mais 175 pessoas.

Em unidades de cuidados intensivos encontravam-se 865 pessoas, um novo máximo.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Em França, o sector da restauração organizou uma jornada de desobediência civil.
Muitos restaurantes abriram as portas e chamaram clientes para comer à mesa, queixando-se de que estão à beira da falência.