Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



00h01 - 151 milhões de vacinas dadas com eficácia em causa

Cerca de 151 milhões de doses de vacinas para a covid-19 foram dadas em todo o mundo, enquanto algumas das principais entidades envolvidas na vacinação analisam a eficácia das vacinas perante novas variantes do vírus.

Em 91 países ou territórios, segundo um balanço feito pela AFP, foram administradas até agora 151 milhões de doses de vacinas para a covid-19, desenvolvidas antes do surgimento das variantes britânica, brasileira e sul-africana, resultantes de mutações do coronavírus e potencialmente mais contagiosas.

23h02 - Brasil supera 9,6 milhões de casos e aproxima-se de 235 mil mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira dos 9,6 milhões de infetados pelo novo coronavírus (9.659.167) e totaliza 234.850 mortes desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde brasileiro.

Desse total, 1.330 óbitos e 59.602 infeções foram contabilizadas nas últimas 24 horas, num aumento de 8.116 casos positivos face aos notificados na terça-feira, segundo o último boletim epidemiológico difundido pela tutela da Saúde do Brasil.

23h00 - Dois casos da variante brasileira detetados na região de Lisboa

Dois casos da variante com origem no Brasil do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, foram detetados na região da grande Lisboa pela Unilabs, disse à Lusa fonte oficial do laboratório.

“A Unilabs detetou, e já notificou as autoridades, a presença de dois casos da variante B.1.1.28 (variante brasileira do vírus SARS-CoV-2)”, disse a fonte oficial da Unilabs Portugal.

“Os casos foram detetados na região da Grande Lisboa através de sondas especificas de RT-PCR em amostras de dois indivíduos positivos”, acrescentou.

Os casos, disse ainda a fonte, foram comunicados à Direção-Geral da Saúde (DGS), e as amostras foram enviadas para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) “para o seguimento epidemiológico e laboratorial adequado”.

22h58 - Governo da Madeira dá parecer favorável a renovação do estado de emergência

O chefe do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, deu hoje parecer favorável à renovação da declaração do estado de emergência, proposto pelo Presidente da República, informou hoje o seu gabinete.

Uma curta nota emitida pela presidência do executivo madeirense de coligação PSD/CDS refere a concordância do governante insular a esta medida.

22h53 - Madeira regista três mortes, 82 novos casos e 131 recuperações

A Madeira registou hoje três mortes por covid-19, elevando o total de óbitos para 60, indicou a Direção Regional de Saúde, reportando também 82 novos casos, 131 recuperações e 223 situações suspeitas.

22h48 - Projeto do PR admite limites ao ruído para não perturbar teletrabalho

O projeto do Presidente da República que renova o estado de emergência até 01 de março admite que sejam impostos limites ao ruído em certos horários nos edifícios habitacionais para não perturbar quem está em teletrabalho.

No projeto de decreto hoje enviado pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, para a Assembleia da República, lê-se que "podem ser determinados níveis de ruído mais reduzidos em decibéis ou em certos períodos horários, nos edifícios habitacionais, de modo a não perturbar os trabalhadores em teletrabalho".

22h43 - Projeto do PR prevê plano faseado de reabertura das aulas presenciais

O projeto do Presidente da República que renova o estado de emergência prevê que seja definido um plano faseado de reabertura das aulas presenciais, com critérios objetivos e tendo em conta a proteção da saúde pública.

Na norma do diploma que restringe liberdade de aprender e ensinar, permitindo a proibição ou limitação das aulas presenciais, estabelece-se agora que "deverá ser definido um plano faseado de reabertura com base em critérios objetivos e respeitando os desígnios de saúde pública".

Mantém-se, como princípio, que as autoridades podem impor, "em qualquer nível de ensino dos setores publico, particular e cooperativo, e do setor social e solidário, incluindo a educação pré-escolar e os ensinos básico, secundário e superior, as restrições necessárias para reduzir o risco de contágio e executar as medidas de prevenção e combate à epidemia".

Além da "proibição ou limitação de aulas presenciais", pode ser imposto pelas autoridades "o adiamento, alteração ou prolongamento de períodos letivos, o ajustamento de métodos de avaliação e a suspensão ou recalendarização de provas de exame".

22h40 - Projeto do PR permite venda de livros e materiais escolares

O projeto presidencial que renova o estado de emergência inclui uma ressalva a permitir a venda de livros e materiais escolares, estabelecendo que estes produtos "devem continuar disponíveis para estudantes e cidadãos em geral".

"Podem ser estabelecidas limitações à venda de certos produtos nos estabelecimentos que continuem abertos, com exclusão designadamente de livros e materiais escolares, que devem continuar disponíveis para estudantes e cidadãos em geral", lê-se no projeto de decreto que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje para a Assembleia da República.

22h35 - Testes vão ser alargados aos contactos de baixo risco, indica DGS

A nova estratégia de testagem no âmbito do combate à pandemia de covid-19 alarga a realização dos testes laboratoriais a todos os contactos com casos positivos, entre outras medidas hoje anunciadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Atendendo à situação epidemiológica atual, quer pela emergência das novas variantes de SARS-CoV-2, quer pela diminuição da incidência diária de casos de infeção, a DGS vai atualizar as suas orientações, no sentido de reforçar e alargar as indicações para a realização de testes laboratoriais de forma a antecipar um desconfinamento controlado, e otimizar a capacidade laboratorial do país, gradualmente expandida durante o ano de 2020", informou em comunicado a entidade.

O alargamento da utilização de testes laboratoriais a todos os contactos (de alto e de baixo risco), a disponibilização generalizada de testes rápidos de antigénio (TRAg) nas unidades de saúde do SNS, e a implementação de rastreios regulares com TRAg em contextos particulares como nas escolas e setores de atividade com elevada exposição social (trabalhadores de fábricas, trabalhadores da construção civil, entre outros) vão ser promovidos.

"A Direção-Geral da Saúde (DGS) acompanha a evidência científica, as recomendações internacionais e o consenso de peritos e parceiros nacionais e internacionais, nas suas recomendações para o combate à pandemia covid-19", sublinhou, realçando que, por isso, "revê em permanência as suas recomendações, tendo ainda em atenção o contexto epidemiológico existente".

22h30 - França regista mais de 25 mil novos casos em 24 horas

Nas últimas 24 horas foram registados em França 25.387 novos casos de covid-19, elevando assim o número total de casos detetados no país para 3.385.622, segundo divulgaram hoje as autoridades francesas.

Há atualmente 27.461 pessoas hospitalizadas e 3.319 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

22h23 - Angola regista máximo diário com mais nove mortes

Angola registou um máximo diário de mortes por covid-19 desde o início da pandemia, tendo registado nove óbitos nas últimas 24 horas devido à doença provocada pelo novo coronavírus, anunciou secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

De acordo com as autoridades de saúde angolanas, foram registadas nove mortes – seis em Luanda, uma no Bié, uma no Huambo e uma em Huíla, sendo três do sexo masculino e seis do sexo feminino e com idades entre 4 e 80 anos.

Além disso, foram identificados 47 novos casos de infeção.

22h15 - Comissão Técnica justifica vacinação de maiores de 80 anos com agravamento da pandemia

A Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 justificou hoje no parlamento a inclusão das pessoas com mais de 80 anos de idade na primeira fase do plano com o agravamento da situação epidemiológica.

Durante a audição na Comissão de Saúde, a Comissão Técnica foi questionada por vários deputados sobre a decisão recente de incluir os idosos com mais de 80 anos na primeira fase do plano de vacinação e o coordenador justificou o ‘timing’ com a evolução da pandemia.

"Quando [o plano de vacinação] foi definido no início de dezembro, a situação epidemiológica era uma. Esta situação agravou-se no final do mês e verificou-se um aumento muito significativo da incidência de novas infeções por SARS-Cov-2 em idades superiores a 85 anos, o que nos fez colocar mais para cima na lista de prioridades estas pessoas", justificou Valter Fonseca.

A vacinação contra a covid-19 dos idosos com 80 ou mais anos arrancou na semana passada nos centros de saúde, mas inicialmente estava previsto que este grupo fosse vacinado na segunda fase do plano e só no final de janeiro é que foi anunciada a sua inclusão para já.

22h08 - Guiné-Bissau regista mais 16 casos de infeção

A Guiné-Bissau registou mais 16 infetados pelo novo coronavírus, para um total acumulado de 2.826 casos, segundo os dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

Segundo os dados divulgados no boletim diário, na terça-feira foram registados mais 16 casos de covid-19, subindo o total acumulado para 2.826. No boletim, o Alto Comissariado para a Covid-19 ressalva que a greve dos técnicos de saúde está a ter impacto nos números hoje divulgados, salientando que há um elevado número de amostras à espera de serem analisadas.

22h01 - Cientista portuguesa investiga vacinas covid na África do Sul

Uma cientista portuguesa está na linha da frente da investigação das vacinas covid na África do Sul. Marta Nunes integra uma das equipas que procuram vacinas mais eficazes para as variantes do novo coronavírus.


21h54 - Vacinação em Famalicão arranca para a semana em antigo colégio

A antiga cooperativa de ensino Didáxis vai acolher a nova fase de vacinação contra a covid-19 em Vila Nova de Famalicão, que abrange mais de seis mil utentes, anunciou hoje o município, em comunicado.

Esta fase contempla idosos com 80 ou mais anos e pessoas entre os 50 e os 79 anos com patologias de insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Em Famalicão, vai avançar no início da próxima semana no centro de vacinação montado exclusivamente para o efeito no Centro de Inovação, Investigação e Ensino Superior, antiga Didáxis, na freguesia de S. Cosme.

Trata-se de uma parceria estabelecida entre o Município e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Vila Nova de Famalicão.

21h33 - Hospital de campanha de Portimão acolheu 170 doentes no primeiro mês

O hospital de campanha de apoio ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) instalado em Portimão para doentes com covid-19 recebeu no primeiro mês de funcionamento um total de 170 doentes, foi hoje anunciado.

21h25 - Marcelo propõe ao parlamento renovar estado de emergência até 1 de março

O Presidente da República propôs hoje ao parlamento a renovação do estado de emergência por mais quinze dias, até 1 de março, para permitir medidas de contenção da covid-19.

"Depois de ouvido o Governo, que se pronunciou esta noite em sentido favorável, o Presidente da República acabou de enviar à Assembleia da República, para autorização desta, o projeto de diploma que renova o estado de emergência por quinze dias, até 1 de março de 2021, permitindo adotar medidas necessárias à contenção da propagação da doença covid-19", lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

Na exposição de motivos do diploma enviado para a Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa realça que "não é recomendado pelos peritos reduzir ou suspender, de forma significativa, as medidas de confinamento, sem que os números desçam abaixo de patamares geríveis pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), que sejam aumentadas as taxas de testagem, ou que a vacinação possa cobrir uma parte significativa da população mais vulnerável".

Este é o décimo primeiro diploma do estado de emergência que Marcelo Rebelo de Sousa submete ao parlamento no atual contexto de pandemia de covid-19, e será discutido e votado pelos deputados na quinta-feira.

21h12 - Governo vai alargar massivamente os testes à covid-19

A ministra da Saúde já pediu à DGS a revisão das normas. Assim, todos os contactos devem ser testados, independentemente de serem de alto ou baixo risco.


20h54 - Variante brasileira. Novos casos em Portugal

Foram detetados dois casos da variante brasileira do novo coronavírus em Portugal. Os dois casos desta estirpe foram descobertos na região da Grande Lisboa e já foram comunicados às autoridades de saúde.


20h48 - Internamentos por covid-19 voltam a ter descida acentuada

Esta quarta-feira temos menos 241 pessoas hospitalizadas. O total desceu dos 6.000 internados, o que já não acontecia há mais de duas semanas.


20h28 - Cerca de 15.000 bombeiros começam a ser vacinados na quinta-feira

Cerca de 15.000 bombeiros começam na quinta-feira a ser vacinados contra a covid-19, marcando o início da nova fase do programa nacional de vacinação, avançou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

Em comunicado, o MAI sustenta que os bombeiros, dada a dimensão operacional do transporte pré-hospitalar que executam, desempenham “uma função essencial do Estado e por isso vão ser vacinados ao longo das próximas duas semanas”.

20h11 - Governo dá parecer favorável ao decreto do Presidente para renovar estado de Emergência

O governo acaba de dar parecer favorável ao decreto do Presidente da República para renovação do estado de Emergência.

O Conselho de Ministros reuniu-se de forma eletrónica.

O decreto segue agora para o Parlamento.

A Assembleia da República debate e vota esta quinta-feira a renovação do estado de emergência.

20h05 - Alemanha prolonga confinamento até 7 de março

A Alemanha vai prolongar o confinamento até 7 de março, na sequência de um acordo entre a chanceler Angela Merkel os líderes regionais, apesar de estar previsto um regresso gradual desde o início desse mês ao ensino presencial.

O prolongamento acordado resultou de um consenso entre a intenção de Merkel de manter as restrições até 14 de março e o de diversos estados federados (Länder) que pretendiam reabrir as escolas e creches em 01 de março, como também poderão fazer os salões de cabeleireiro.

"Os esforços dos cidadãos para garantir um recuo dos contágios deu frutos, e agradeço-lhes desde aqui", indicou Merkel após a reunião. A deteção de casos na Alemanha da variante britânica "que é mais agressiva" obriga a manter as restrições a um nível elevado, sublinhou a chanceler.

19h57 - Vacinação é "semear para colher benefícios" a partir de setembro

O pneumologista Filipe Froes considerou hoje a vacinação como uma das mais importantes soluções para a pandemia, mas alertou que este é um processo que Portugal está agora a “semear para colher os benefícios” a partir de setembro.

“A vacinação é uma espécie de semear agora para começarmos a colher a partir de setembro ou outubro, se tudo correr bem”, afirmou o especialista, que foi ouvido na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Segundo o médico intensivista, a vacinação contra a covid-19, que começou no final de dezembro de 2020, constitui uma das “maiores soluções – senão a mais importante – neste momento”, sendo necessário “criar condições para a maior taxa de cobertura vacinal no mais curto intervalo de tempo”.

19h45 - China promete aprofundar cooperação com Brasil na vacinação

A China quer aprofundar a cooperação com o Brasil no envio de vacinas contra a covid-19 e de consumíveis necessários para produzir mais doses, para “derrotar” o novo coronavírus “o mais depressa possível”.

Wang Wenbin, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, sublinhou hoje numa conferência de imprensa que o país já enviou vários lotes de vacinas e consumíveis, que têm desempenhado “um papel vital” na luta do Brasil contra a pandemia.

Também hoje, o Brasil recebeu hoje um lote de 5.600 litros com o princípio ativo para produzir mais 8,7 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório estatal chinês Sinovac, da qual já foram distribuídas 10 milhões de doses no país.

19h23 - Vacinação arrancou em Cascais com a inoculação de 144 pessoas

A vacinação contra a covid-19 arrancou hoje em Cascais com a administração de vacinas a 144 pessoas e prossegue na quinta-feira com a inoculação de 80 bombeiros, adiantou o presidente do município.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras (PSD), referiu que durante o dia de hoje foram vacinadas no Complexo Desportivo de Alcabideche, no distrito de Lisboa, 103 pessoas com 80 ou mais anos ou com 50 ou mais anos com doenças associadas e 41 profissionais de saúde.

19h18 - Cabo Verde regista mais um óbito em Santiago e 65 novos infetados

Cabo Verde registou mais um óbito provocado pela covid-19, aumentando para 138 o total de mortes associadas à doença no país, que contabilizou mais 65 novos infetados pelo novo coronavírus, informou hoje o Ministério da Saúde.

Segundo avançou em comunicado o Ministério da Saúde e da Segurança Social, desde terça-feira os laboratórios do país analisaram 704 amostras e encontraram 65 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.

19h12 - ASAE apreende quase 3 milhões de máscaras irregulares em Aveiro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu quase três milhões de máscaras de proteção contra a covid-19 com diversas irregularidades, avaliadas em cerca de 100 mil euros, num armazém em Aveiro, informou hoje aquele organismo.

Em comunicado, a ASAE refere que as máscaras encontradas num armazém do distrito foram apreendidas durante uma ação de fiscalização para verificação do cumprimento das regras respeitantes à segurança geral de produtos utilizados para proteção da pandemia de covid-19, designadamente quanto a equipamentos de proteção individual (EPI’s) e a máscaras de uso comunitário ou sociais.

Segundo a ASAE, os inspetores detetaram 454.400 máscaras designadas “KN95”, adquiridas a um operador económico sediado nos Países Baixos, sem quaisquer instruções ou informações de segurança em língua portuguesa, sem identificação do importador e sem declarações de conformidade válidas. No mesmo armazém, foram ainda detetadas 2.284.000 máscaras de uso comunitário ou sociais, com a indicação de não serem destinadas a uso médico, mas com aparência de máscaras cirúrgicas, o que, segundo a ASAE, poderia induzir o consumidor em erro, não tendo sido apresentado qualquer documento válido que atestasse tratar-se de um produto seguro.

Estas máscaras, de acordo com a ASAE, "apresentavam, ainda, irregularidades ao nível da rotulagem, nomeadamente, a falta de tradução para língua portuguesa das instruções de utilização, a falta de identificação do importador e do responsável pela colocação no mercado".

19h01 - PM britânico conformado com necessidade de vacinas de reforço anuais

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu hoje que poderá ser necessário uma vacina anual contra a covid-19 para imunizar as pessoas mais vulneráveis contra novas variantes.

"Penso que temos de nos preparar para um mundo em que teremos vacinas de reforço contra novas variantes no outono", disse numa conferência de imprensa esta tarde, comparando com as vacinas contra a gripe, que são administradas a pessoas vulneráveis e idosas todos os anos.

Johnson vincou que o plano do Reino Unido continua a ser acelerar a vacinação das pessoas com mais de 70 anos até ao final de abril.

"Não vemos nesta altura provas de que as vacinas não têm um efeito benéfico sobre todas as variantes. É provável que todas as vacinas tenham algum efeito benéfico sobre todas as variantes", vincou.

Porém, acrescentou que, "à medida que novas variantes aparecerem, será mais útil do que nunca ter vacinas que consigam combater todas as variantes", e mostrou-se confiante de que as vacinas vão poder ser melhoradas.

18h50 - Espanha com 18.114 novos casos e regista mais 643 mortes em 24 horas

A Espanha registou hoje 18.114 novos casos de covid-19, elevando para 3.023.601 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 643 mortes nas últimas 24 horas atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 63.704.

O número de novos casos subiu de terça para quarta-feira de 16.402 para 18.114 e o de mortes baixou de 766 para 643.

18h43 - Rio pede que confinamento se mantenha até se atingirem números definidos por técnicos

O presidente do PSD defendeu hoje que o confinamento se deverá manter até se atingir o número de infetados e risco de transmissão definidos por técnicos, e reiterou o voto a favor do estado de emergência.

"Continuar com o estado de emergência é indiscutível, definir os números em que se desconfina - número de infetados e valor do R [indicador que mede o nível de transmissão] - e preparar desde já a testagem em massa, diria eu, preferencialmente através da saliva, se tecnicamente for viável", defendeu Rui Rio, em declarações aos jornalistas, na sede nacional do PSD, em Lisboa, no final da reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que decorreu por videoconferência.

18h25 - Mais de uma centena de enfermeiros vão reforçar cuidados intensivos

Mais de cem profissionais responderam ao apelo da Ordem dos Enfermeiros (OE) para reforçar a capacidade de resposta dos cuidados intensivos nas próximas semanas, anunciou hoje a OE.

“Em menos de 24 horas, 124 enfermeiros responderam favoravelmente ao apelo” efetuado pela OE, na terça-feira, solicitando a disponibilidade de “profissionais com experiência em cuidados intensivos que se encontram noutra atividade assistencial”, anunciou a ordem em comunicado.

18h05 - Prioridade é salvar vidas mesmo que economia não aguente, defende Rui Rio

Rui Rio defende que o fundamental no país é salvar vidas, mesmo que a economia portuguesa não consiga aguentar um alargamento do período de estado de emergência.

"Aguentar, [a economia] não aguenta. Quem tem uma dívida pública e uma dívida externa como Portugal tem, não aguenta. Mas a primeira coisa que temos de fazer é a defesa da vida das pessoas, e depois vemos como é que resolvemos. Não dá para fazer de outra maneira", defendeu o líder social-democrata.

"O que é que o país pode fazer? Quando vemos as ambulâncias em fila indiana à porta do hospital de Santa Maria, as pessoas a morrer, o que é que havemos de fazer?", questionou.

Rui Rio anunciou ainda, no final da reunião com o Presidente da República, o voto favorável do PSD na renovação do estado de emergência.

Segundo Rio, a reunião serviu também para chamou à atenção para a escassez de recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde e para sugerir a aceitação de profissionais de saúde reformados, que já se disponibilizaram para ajudar no combate à pandemia mas que, por questões "burocráticas", não foram aceites.

17h57 - Guiné Equatorial recebeu 100 mil doses da vacina da Sinopharm

A Guiné Equatorial recebeu hoje 100 mil doses da vacina contra a covid-19 da farmacêutica chinesa Sinopharm, uma oferta do Governo de Pequim para "fortalecer os laços de cooperação" entre os dois países, anunciaram as autoridades de Malabo.

De acordo com informação do gabinete de imprensa e imagem da vice-presidência da Guiné Equatorial, "um carregamento histórico" de 100 mil doses da vacina da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm chegou, na manhã de hoje, ao Aeroporto Internacional de Malabo, tendo sido recebida pelo vice-presidente, Teodoro Nguema Obiang Mangue, numa cerimónia que contou com algumas das mais altas individualidades equato-guineenses.

17h40 - Agência Europeia de Medicamentos admite preocupação sobre eficácia de vacinas em novas variantes

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) admitiu hoje “preocupações” sobre a eficácia das vacinas desenvolvidas contra a covid-19 para combater as novas variantes do vírus, estando a desenvolver orientações para os fabricantes, nomeadamente os já autorizados.

“A EMA aprovou três vacinas para utilização na UE: Comirnaty [da Pfizer-BioNTech], vacina covid-19 Moderna e vacina covid-19 AstraZeneca. Há preocupações de que algumas destas mutações possam ter impacto em diferentes graus na capacidade das vacinas de proteger contra infeções e doenças”, informa o regulador europeu em comunicado.

Ainda assim, vinca que “uma redução na proteção contra doenças leves não se traduz necessariamente numa redução na proteção contra formas graves da doença e das suas complicações”, estando antes em causa a necessidade de “recolher mais provas”.

Entretanto, a EMA vai “desenvolver orientações para os fabricantes que planeiam alterações às vacinas covid-19 existentes para combater as novas variantes do vírus”, anuncia o organismo na nota.

17h30 - Bloco acusa Governo de estar a "poupar à conta das vítimas da crise"

No final de uma reunião com o Presidente da República sobre a renovação do estado de emergência, Catarina Martins acusou o Governo de estar a "poupar à conta das vítimas da crise" pandémica.

"Estamos muito preocupados porque o Governo está a poupar à conta das vítimas da crise e prejudicando mesmo o combate à própria pandemia, com a falta de meios humanos na Saúde", apontou a líder bloquista.

Catarina Martins alertou que "este é o momento para corrigir esse erro" e avisou ainda que este período de confinamento vai ser longo, até devido às dificuldades da produção e distribuição de vacinas na Europa

A líder partidária não anunciou o sentido de voto do Bloco de Esquerda quanto à renovação do estado de emergência.

17h20 - PCP vai votar contra renovação do estado de emergência

O PCP alertou esta quarta-feira o Presidente da República de que "o confinamento é a exceção, mas não pode ser a solução" para a responder à crise provocada pela pandemia de Covid-19 e que, por isso, irá votar contra a renovação do estado de emergência.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, reuniu-se hoje com Marcelo Rebelo de Sousa, por vídeo-conferência, sobre a renovação do estado de emergência e, em declarações aos jornalistas, no parlamento, anunciou que o partido voltará a votar na quinta-feira contra a renovação do estado de emergência.

Jerónimo de Sousa disse ter alertado o Chefe do Estado que há apoios económicos que podem chegar "tarde demais".

O líder comunista afirmou ter feito o alerta ao Presidente para "a situação económica e social, particularmente de micro, pequenas e médias empresas (MPME)", a quem tarda chegar os apoios, e advertiu que "pode ser tarde de mais para milhares e milhares de micro, pequenos e empresários que não sabem o que fazer à sua vida".

17h15 - Surtos ultrapassados em lares de Vila Flor e sem óbitos

Os surtos de infeção pelo novo coronavírus que afetaram nas últimas semanas dois lares da Misericórdia de Vila Flor, no distrito de Bragança, estão praticamente ultrapassados, sem óbitos e sem hospitalização de idosos, disse hoje o provedor.

Em declarações à Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor, Quintino Gonçalves, assegurou que o surto no lar Conceição Cabral está “ultrapassado” e a situação normalizada, depois de 27 dos 30 idosos terem testado positivo, assim como oito dos 20 funcionários.

17h02 - AstraZeneca faz parceria com alemã IDT Biologika para acelerar produção de vacinas

A AstraZeneca estabeleceu uma parceria com a alemã IDT Biologika, para aumentar a capacidade de produção de vacinas contra a covid-19 destinadas à Europa a partir do segundo trimestre, anunciou hoje o grupo farmacêutico anglo-sueco.

Os dois laboratórios realçaram, em comunicado, que estão a "examinar as possibilidades de acelerar a produção da vacina AstraZeneca", com o anúncio a surgir depois de a farmacêutica - que desenvolveu a vacina com a Universidade de Oxford -, ter sido acusada de atrasos nas entregas para a União Europeia (UE).

O grupo anglo-sueco informou que começou a expedir em 05 de fevereiro as primeiras dos 17 milhões de doses de vacinas que vão ser entregues na UE nas próximas semanas, a que se seguirão novas entregas em março.

16h48 - Reino Unido regista 1.001 mortes e totaliza agora quase 115 mil

O Reino Unido registou 1.001 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, somando 114.851 desde o início da pandemia, e 13.013 novos casos, de acordo com dados publicados hoje pelo Governo britânico.

Na terça-feira tinham sido notificadas 1.052 mortes e 12.364 casos, mas a tendência das últimas semanas tem sido de descida para ambos os indicadores.

Até hoje, 13.058.298 pessoas receberam a primeira dose de uma vacina contra o novo coronavírus e 519.553 pessoas receberam uma segunda dose, a qual é administrada com um intervalo de até 12 semanas.

O Governo está perto de atingir as 15 milhões de pessoas que compõem os quatro primeiros grupos prioritários, meta que se impôs cumprir até segunda-feira.

16h33 - Itália regista 336 mortes e 12.956 novos casos

Nas últimas 24 horas, Itália registou uma diminuição do número de óbitos, face aos 442 registados no dia anterior, mas uma subida do número de infetados, em comparação com as 10.630 infeções reportadas na terça-feira.

Desde o início da pandemia, Itália regista 92.338 mortes associadas à Covid-19 - o segundo maior número na Europa e o sexto a nível mundial. Em relação ao número de casos, o país reportou até hoje 2.67 milhões de infeções.

16h25 - Regulador europeu aconselha sobre vacina russa mas sem avaliar ou aprovar uso

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) disse hoje não ter recebido qualquer pedido para monitorização ou autorização da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V, tendo apenas dado "aconselhamento científico" ao fármaco.

"A EMA não recebeu até à data qualquer pedido de revisão contínua ou de autorização de comercialização da vacina desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya na Rússia, a vacina Sputnik V, apesar de algumas notícias afirmarem o contrário", esclarece o regulador europeu em comunicado.

A agência frisa que "os criadores receberam aconselhamento científico da EMA, fornecendo-lhes as últimas orientações regulamentares e científicas para o desenvolvimento da sua vacina".

E por essa razão, "a vacina está incluída na lista de medicamentos e vacinas contra a covid-19 que receberam aconselhamento científico da agência", não como tendo sido aprovado, explica a EMA.

15h59 - Resolvido surto que afetou lar de Vinhais

O surto que afetou todos os utentes e quase a totalidade dos funcionários do lar de Agrochão, em Vinhais, "está resolvido", com um balanço de seis mortes entre 52 infetados.

Ouvido pela agência Lusa, o padre Paulo Pimparel, responsável pela instituição, confirmou que "está resolvido" o surto detetado a 19 de janeiro.

Todos os 32 idosos do lar ficaram infetados, assim como 20 dos 22 funcionários. Entre os idosos, seis acabaram por morrer, "todos com mais de 80 anos".

15h56 - Surto em lar de Estremoz com 13 infetados

Um surto de Covid-19 no Lar de Santo André, em Estremoz, já infetou 13 pessoas, entre utentes e funcionárias, adiantou a diretora técnica da unidade, Elsa Pingarilho, em declarações à agência Lusa.

De acordo com a mesma responsável, o SARS-CoV-2 infetou dez dos 13 utentes do lar e três das nove funcionárias.

15h43 - OMS dá luz verde a aplicação da vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

O Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE, na sigla em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou esta quarta-feira que a vacina AstraZeneca pode ser aplicada a pessoas com mais de 65 anos.

Esta posição foi transmitida em conferência de imprensa, na sequência de uma reunião do grupo realizada na passada segunda-feira, para analisar a eficácia da vacina.

Vários países, entre os quais Portugal, recomendaram que a vacina não fosse administrada a pessoas com mais de 65 anos, por haver dúvidas sobre a eficácia nesse grupo etário.

O presidente do SAGE, Alejandro Cravioto, recomendou que a vacina fosse administrada a todos os grupos etários - com algumas exceções por falta de informação, como mulheres grávidas -, independentemente das variantes que predominem nos países.

15h34 - O quadro nos Açores

A Região Autónoma dos Açores registou, nas últimas 24 horas, mais nove casos de Covid-19, todos na ilha de São Miguel, e 70 recuperações no arquipélago.

No comunicado diário, a Autoridade de Saúde Regional indica que foram realizadas mais 1829 análises e detetados nove casos positivos, em contexto de transmissão comunitária, na vila de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, cuja cerca sanitária se encontra agora circunscrita à parte norte.

O número de casos mortais nos Açores subiu para 29.

15h22 - Previsão de menor impacto da segunda vaga na economia alemã

A segunda vaga da pandemia da Covid-19 terá um impacto menor do que a primeira na economia alemã, mas continuará a travar a atividade no semestre de inverno 2020/2021, estima o instituto económico alemão ifo.

O impacto da pandemia na segunda vaga leva a perdas semanais de 1,5 mil milhões de euros.

"Isso significa que o impacto macroeconómico será significativamente menor do que o registado durante a primeira vaga, na primavera de 2020", afirmou Timo Wollmershäuser, um dos responsáveis pelo instituto.

15h08 - Processo de vacinação "tem de ser muito mais transparente"

O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública sustenta que o processo de distribuição e administração das vacinas contra a Covid-19 deve ser "muito mais transparente".

"Tem de ser muito mais transparente, tem de ser muito mais claro e tem de ser melhor comunicado. As pessoas têm de ter noção, perceção, de quando é que é expectável que venham a ser vacinadas", afirma Ricardo Mexia, em declarações à agência Lusa.

O especialista enfatiza que "continua a haver um simulador que diz que grande parte dos portugueses vão ser vacinados em abril".

"Ora, isso não tem interação com a realidade, infelizmente. Gostávamos muito que fosse verdade, mas não é possível, porque não há vacinas para isso".

Quanto ao desconfinamento, a Associação dos Médicos de Saúde Pública considera que este deve ser regrado e disciplinado, defendendo que não deve ser precipitado e assim comprometer o esforço no combate à pandemia.

"Eu percebo a implicação económica e social tremenda que tudo isto tem, mas não podemos novamente ser precipitados na nossa abordagem e, dessa forma, comprometer aquilo que foi o esforço que fizemos, designadamente com muita dificuldade agora em janeiro", disse Ricardo Mexia.

15h02 - UE ultrapassa as 500 mil mortes

Mais de 500 mil mortes associadas à Covid-19 foram oficialmente registadas na União Europeia, segundo uma contagem da agência France Presse, a partir de dados facultados pelas autoridades.

A marca dos 500 mil óbitos foi ultrapassado na noite de terça-feira. Às 12h00 de hoje, a União registava um total de 501.531 óbitos, para 50.548.666 casos relatados.

Na semana de 3 a 9 de fevereiro, foram registados diariamente 103.250 novos casos de Covid-19, em média, nos 27 países-membros, menos 16 por cento do que na semana anterior.

A média do número de óbitos registados a cada dia foi de 3137, menos sete por cento.

14h51 - Multas a caminho do agravamento na Irlanda

O Governo da República da Irlanda pondera aumentar as multas a aplicar a residentes que violem as atuais restrições a viagens para o estrangeiro em férias - de 500 para dois mil euros. Isso mesmo foi sinalizado pelo primeiro-ministro Micheál Martin.

Segundo dados do Executivo irlandês, dois terços das chegadas aos aeroportos do país são de pessoas que regressam de férias, algo que um responsável pelo gabinete do primeiro-ministro, citado pela Reuters, descreveu como "uma estatística muito preocupante".

"Há um entendimento de que 500 euros não são um dissuasor suficiente de viagens ao estrangeiro", admitiu o Micheál Martin no Parlamento.

14h46 - Desconfinamento parcial à vista em Israel

As autoridades sanitárias do Estado hebraico admitem reabrir, em breve, alguns espaços de lazer a quem fizer prova de estar vacinado - e presumivelmente imunizado - contra a Covid-19, desde logo hotéis e ginásios, revelou esta quarta-feira o ministro israelita da Saúde, Yuli Edelstein.

Israel já vacinou quase 40 por cento da sua população de nove milhões de habitantes.

Vai ser lançada uma app que permitirá aos utilizadores acederem a dados do Ministério da Saúde e assim comprovar se foram ou não vacinados contra a doença causada pelo SARS-CoV-2.

14h35 - 100 mil independentes pedem apoio à redução de atividade numa semana

A Segurança Social recebeu, no espaço de uma semana, 100 mil pedidos de trabalhadores independentes e 24 mil de sócios-gerentes para o apoio à redução da atividade, medida reativada em janeiro devido ao confinamento, adiantou a ministra do Trabalho.

Quanto ao novo apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores previsto no Orçamento do Estado para 2021, disponível desde o início da semana, deram entrada na Segurança Social 23 mil pedidos, ainda segundo Ana Mendes Godinho, que falava durante a audição em sede de Comissão de Trabalho e Segurança Social.

14h33 - Apoio à família pedido por 61 mil pessoas em 15 dias de confinamento

A ministra do Trabalho deu a conhecer esta quarta-feira, no Parlamento, que houve já 61 mil portugueses a recorrerem, nos primeiros 15 dias do novo confinamento, ao mecanismo de apoio à família.

Este apoio abrangeu cerca de 200 mil pessoas no confinamento da primavera de 2020, com um custo de 83 milhões de euros.
Antena 1

Recorde-se que quem recorre a este apoio recebe apenas 66 por cento do salário.

14h03 - Portugal regista 4387 novos casos e 161 óbitos

Nas últimas 24 horas, Portugal reportou 4387 novas infeções por Covid-19, para um total de 774.889 desde o início da pandemia. Registaram-se ainda 161 mortes, elevando o total para 14.718.

Portugal voltou a observar uma diminuição do número de internamentos em relação ao dia anterior, com menos 241 pessoas internadas em enfermaria e menos nove em unidades de cuidados intensivos (UCI). No total, Portugal tem atualmente 5829 doentes internados, dos quais 853 em UCI.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região mais afetada, com 2192 novos casos e 77 mortos. Segue-se a região norte, com 1050 novos casos e 33 óbitos, o centro, com 775 novas infeções e 31 óbitos, o Alentejo, com 185 novos casos e 12 vítimas mortais e o Algarve com 129 casos e seis mortos.

Na região da Maderia registaram-se 47 novos casos de Covid-19 e um óbito e nos Açores foram reportados mais nove infeções e também uma morte.

Nas últimas 24 horas, recuperaram da doença mais 8781 pessoas, aumentando o total de recuperados para 636.859.

13h56 - Doentes em cuidados intensivos aumentam na Região Centro

O número de doentes internados com covid-19 em enfermaria baixou na terça-feira nos hospitais do Centro, mas registou-se um aumento dos internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

De acordo com o relatório diário, às 23:59 de terça-feira registavam-se 1.138 internados em enfermaria (menos 25 do que na segunda-feira) e 153 em UCI (mais quatro), dos quais 104 ventilados.

Com estes números, a taxa de ocupação nas enfermarias baixou de 85% para 83% e a nas UCI aumentou de 83% para 84%.

Os hospitais da região Centro emitiram 93 altas nas enfermarias e duas nas UCI, e registaram 31 óbitos, menos 12 do que na segunda-feira. As admissões hospitalares aumentaram de 86 para 101.

13h45 - "É ou não é?". Vacinação não impede que vírus continue a circular no mundo

Ontem, na RTP 1, o participantes no programa "É ou não é" debateram a vacinação, apresentaram projetos feitos em Portugal e analisaram a eficácia das vacinas perante as novas variantes. A mensagem sublinhada é de que estar vacinado não significa ficar imune.


13h29 - Manuel Carmo Gomes defende definição de linhas vermelhas
 13h28 - Já foram vacinadas 415 mil pessoas em Portugal

13h18 - Portugal faz defesa da estratégia comum para vacinação

A presidência portuguesa do Conselho da UE defendeu hoje, perante o Parlamento Europeu, a estratégia comum europeia relativamente à vacinação contra a covid-19 e agradeceu à presidente da Comissão a sua "contínua determinação".

"Não é preciso ter muita imaginação para conceber o caos em que poderíamos estar sem que tivesse havido uma estratégia comum relativamente à vacinação. Estaríamos a competir uns com os outros por recursos escassos sem segurança e sem equidade", sublinhou a secretária de Estado dos Assuntos Europeus na sua intervenção final após um longo debate, de três horas, no hemiciclo de Bruxelas sobre a estratégia de vacinação contra a covid-19 na UE.

13h17 - Taxa de desemprego na OCDE sobe para os 7,1% em 2020

13h15 - Governo quer avançar para testagem massiva à população
 13H13 - Suécia com mais 4070 casos e 138 vítimas mortais

No total, já morreram na Suécia 12.326 pessoas vítimas do novo coronavírus.

13h06 - "Temos expectativas modestas para o turismo este verão" - Moody's

A analista da Moody's Sarah Carlson disse hoje à Lusa que a agência de 'rating' tem "expectativas modestas para a época do turismo este verão" em Portugal, antecipando que "as coisas não vão voltar ao normal" já em 2021.

"A trajetória da pandemia é bastante desafiante e temos expectativas modestas para a época do turismo este verão", disse a analista à Lusa, acrescentando que "as coisas não vão voltar ao normal" nessa época.

A analista, que falava à Lusa após a videoconferência "Tendências de Crédito - Oportunidades de Crescimento de Portugal pós-pandemia", organizada pela agência de notação financeira, assinalou, no entanto, que haverá algum nível de atividade turística.

"Certamente esperamos que haja algum nível material de atividade turística e claro que com as vacinações algumas pessoas vão sentir-se muito mais livres para sair, andar de avião, ficar em hotéis ou ir a restaurantes, especialmente nos meses de verão", afirmou.

12h45 - Covid-19: GNR decide fecho temporário de três postos de atendimento em Portalegre

A GNR suspendeu temporariamente o funcionamento de três postos de atendimento reduzido no distrito de Portalegre devido às "circunstâncias particulares e excecionais" que o país atravessa, no combate à pandemia da covid-19.

Numa nota enviada à agência Lusa, após ter sido questionado sobre esta matéria, o Comando-Geral da GNR recorda que as "circunstâncias particulares e excecionais" que o país atravessa, em especial com a reposição do controlo de fronteiras terrestres, conta com o "forte empenhamento" da Guarda.

"A Guarda considerou operacionalmente vantajoso adotar esta medida temporária, a qual permite alocar um maior número de militares para o serviço operacional, nomeadamente para o controlo da fronteira terrestre", pode ler-se na nota.

12h31 - PM britânico alerta a população para a ideia de que no futuro a vacinação para a Covid-19 será uma constante

12h21 - Espanha. E se já tive Covid-19? Sou vacinado?

O Ministério espanhol da Saúde avançou esta quarta-feira que as pessoas com menos de 55 anos, sem qualquer problema maior de saúde, e que já tenham contraído o novo coronavírus, terão que esperar 6 meses após a data do diagnóstico para receber a vacina.

A medida, única na Europa até ao momento, será aplicada para qualquer uma das três vacinas que a Espanha esta a usar nesta altura no processo de vacinação.

12h12 - Saldo provisório do SNS em dezembro de 2020 era negativo em 292 ME

O saldo provisório do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em dezembro do ano passado era negativo em 292 milhões de euros, avançou hoje o secretário de Estado da Saúde.

Este valor, segundo Diogo Serras Lopes, "reflete naturalmente o aumento muito significativo do financiamento, mas também reflete a subida da despesa".

Os dados foram divulgados pelo secretário de Estado na comissão parlamentar de Saúde, onde está a ser ouvida a ministra da Saúde, Marta Temido, onde Diogo Serras Lopes avançou também que os pagamentos em atraso e a dívida vencida atingem os 150 milhões de euros em dezembro de 2020.

11h49 - O primeiro-ministro saudou hoje "vivamente" a aprovação pelo Parlamento Europeu do regulamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, considerando que fica aberto o caminho para a sua entrada em vigor já na segunda quinzena deste mês.

"Saúdo vivamente a aprovação hoje pelo Parlamento Europeu do regulamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Fica aberto o caminho para a sua rápida entrada em vigor, permitindo que os planos nacionais de recuperação sejam apresentados o mais rápido possível", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

Na sua mensagem, o primeiro-ministro de Portugal, país que preside ao Conselho da União Europeia até junho, acrescentou que "é urgente pôr em prática uma recuperação justa, verde e digital".
11h35 - Agentes funerários contra abertura de caixões em cemitérios

A Associação de Agentes Funerários do Centro anunciou hoje que discorda da abertura de caixões com vítimas de covid-19 nas cerimónias fúnebres, como possibilita uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre os procedimentos ‘post mortem’.

Numa informação enviada à Lusa, a associação, que representa cerca de 350 empresas, refere ter comunicado à DGS a “discordância relativamente à norma, não concordando, em suma, com a abertura de caixões nas cerimónias fúnebres”, salientando que aquela entidade “não esclarece em que condições pode a abertura dos caixões ser feita, nem quem define essas condições”.

Segundo a Associação de Agentes Funerários do Centro, “não se verificam as condições de saúde nem de segurança para a visualização dos cadáveres, uma vez que tal implica a sua prévia preparação, que não está a acontecer atualmente”, dado que “o manuseamento dos corpos deve ser o mínimo possível”.

A associação nota que “continuam a verificar-se situações irregulares, nomeadamente por parte de muitos estabelecimentos hospitalares que estão a impedir que os familiares dos cadáveres façam o reconhecimento dos corpos, impondo antes às agências funerárias que façam tal reconhecimento”.

11h28 - Sessão de julgamento dos três inspetores do SEF adiada por doença da procuradora

A quinta sessão de julgamento dos três inspetores do SEF acusados de matar o cidadão ucraniano Ihor Homeniuk foi hoje adiada devido a doença da procuradora do Ministério Público, informou o juiz presidente.

Segundo Rui Coelho, a procuradora Leonor Machado está doente com sintomas que podem ser de infeção pelo novo coronavírus, tendo a sessão sido adiada para dia 24, no tribunal central criminal de Lisboa, no campus de Justiça.

11h24 - Pandemia deixará “um rasto pesado” na saúde mental da população

A ministra das Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que a pandemia de covid-19 deixará “um rasto pesado” na saúde mental da população, sublinhando que há muito por fazer nesta área.

“Naturalmente, a pandemia deixará um rasto pesado sobre aquilo que é a saúde mental de todos nós, quer em termos estritamente de equilíbrio quer em termos de doença mental mais profunda”, afirmou Marta Temido na Comissão de Saúde, onde está a ser ouvida na primeira audição regimental do ano.

A questão da saúde mental foi levantada pela deputada do PS Hortense Martins, afirmando que a saúde mental, “que muitos tentam desvalorizar, é importantíssima”.

“Não salvam vidas só com as questões físicas. A saúde mental também é importante para salvar essas mesmas vidas”, defendeu Hortense Martins.

Em resposta, Marta Temido afirmou que há muito por fazer nos sistemas relativamente a esta área, nomeadamente dos doentes que aguardam alta por falta de condições sociais.

“Muitos deles são situações de inexistência de alternativas na área da saúde mental e, por isso, nós no plano de recuperação e resiliência temos uma linha específica para a saúde mental”, avançou.

Entre outros aspetos, adiantou: “pretendemos concluir a reforma da aplicação do Plano Nacional de Saúde Mental e a reforma daquilo que é o trabalho dos hospitais psiquiátricos integrando-os, desenvolvendo unidades de psiquiatria em hospitais gerais e criando residências assistidas para os doentes que não têm alternativa”.

11h20 - Menos 1,2 milhões de consultas de especialidade hospitalar em 2020

O número de consultas de especialidade hospitalar caiu em 2020 face ao ano anterior devido à resposta à pandemia de covid-19, realizando-se menos 1,2 milhões de consultas, adiantou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

"Nos hospitais, a atividade assistencial de dezembro de 2020, comparada com 2019, registou uma diminuição nas principais linhas de atividade, designadamente na consulta de especialidade hospitalar. Em dezembro de 2020 havia menos 1,2 milhões de consultas face ao volume de 12,4 milhões de consultas que se tinham realizado em 2019", afirmou a ministra numa audição na comissão parlamentar de Saúde.

Marta Temido disse que a quebra de atividade foi também extensível às cirurgias, com uma "descida de 126 mil cirurgias face a um volume de 704 mil cirurgias em 2019", além dos episódios em serviço de urgência hospitalar, no qual se verificaram menos 1,8 milhões em relação aos 6,4 milhões registados no ano anterior.

11h12 - Taxa de desemprego em 2020 foi de 6,9 por cento

A taxa de desemprego foi em 2020 de 6,8%, tendo aumentado 0,3 p.p. relativamente a 2019, enquanto a "taxa de subutilização do trabalho foi estimada em 13,9%, 1,2 p.p. acima da do ano anterior", avançou hoje o INE.

"A população empregada foi estimada em 4 814,1 mil pessoas e diminuiu 2,0% (99,0 mil) em relação ao ano transato. Já a população desempregada, 350,9 mil pessoas, aumentou 3,4% (11,4 mil) em relação àquele período".

No 4.º trimestre de 2020 a taxa de desemprego foi estimada em 7,1%, valor inferior em 0,7 pontos percentuais (p.p.) ao do trimestre anterior e superior em 0,4 p.p. ao do trimestre homólogo de 2019.

11h04 - Segurança Social recebe 61 mil pedidos de apoio à família em janeiro

A Segurança Social recebeu 61 mil pedidos do apoio à família que abrange pais de crianças que tiveram de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas, disse hoje a ministra Ana Mendes Goinho.

Os números foram adiantados no parlamento pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, numa audição na Comissão de Trabalho e Segurança Social a pedido do PSD sobre o encerramento das escolas nos Açores em novembro sem que tivesse havido apoio às famílias.

10h41 - Capacidade de rastreio quase triplicou entre dezembro e fevereiro, diz a ministra da Saúde

A capacidade de rastreio dos casos de covid-19 quase triplicou entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, disse hoje a ministra da Saúde, que assumiu que a resiliência do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi "posta à prova".


Numa audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, Marta Temido lembrou que as autoridades avançaram também com a "simplificação dos inquéritos epidemiológicos" e a "adoção de modelos colaborativos" a este nível, que, de acordo com a governante, permitem "na maioria do país" a garantia de contacto com as pessoas nas primeiras 24 horas.

"(Quero) referir também o reforço da capacidade de rastreio das autoridades de saúde pública, quer através da mobilização de funcionários da administração central e local, estudantes e de elementos das forças de segurança e armadas. Em 13 de dezembro, o número de profissionais, equivalentes a tempo integral, a realizar inquéritos epidemiológicos era de 427 e em 4 de fevereiro ultrapassavam os 1.100", afirmou.

Entre as medidas de resposta à pandemia de covid-19, Marta Temido lembrou também a "melhoria e expansão da linha SNS24", o reforço da capacidade laboratorial através de um programa vertical de reforço orçamentado em 8,4 milhões de euros, "que permitiu passar de uma autonomia de 6.000 testes PCR por dia para cerca de 22.000 só na rede SNS", e o programa centralizado de financiamento de cuidados intensivos.

Neste âmbito, a ministra da Saúde indicou a compra de mais de 1.100 ventiladores desde o início da pandemia e revelou também ter assinado na terça-feira um despacho que autoriza uma "despesa de mais de nove milhões de euros para ampliação" de outros serviços de medicina intensiva nos hospitais do SNS.

Já sobre os recursos humanos, Marta Temido destacou o regime excecional de contratação para a resposta à covid-19, permitindo "a celebração de 8.452 contratos que ainda se encontram ativos, dos quais mais de 1.300 já foram convertidos em contratos sem termo", sendo que outros 800 estão em concurso e mais 1.251 são "suscetíveis de conversão ate ao final do primeiro trimestre".

Segundo a intervenção de abertura da governante aos deputados da Comissão, a rede pública de saúde contava no final de 2020 com mais 9.123 trabalhadores, entre os quais 614 médicos especialistas, 3.263 enfermeiros e 3.207 assistentes, que se traduziu num aumento da despesa que estava prevista.

Reconhecendo um mês de janeiro que colocou "duramente" à prova o SNS, Marta Temido vincou que "a resposta foi dada" e que a capacidade de trabalho demonstrada tornou todo o sistema "mais forte".

A governante apontou como metas para este ano a "aceleração da vacinação e a expansão da testagem", a "recuperação das necessidades assistenciais não covid" e a "aprovação do estatuto do SNS", para concretizar ainda no primeiro semestre.

Em Portugal, morreram 14.354 pessoas dos 767.919 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. (Lusa)

10h28 - Fundos da UE podem duplicar investimento público nacional em 2 anos - Moody's

A agência de 'rating' Moody's considerou, num relatório hoje divulgado, que os fundos europeus de recuperação da crise pandémica podem duplicar o investimento público em Portugal nos próximos dois anos.

De acordo com a agência de notação financeira, "os fundos de recuperação da UE (União Europeia) dão uma oportunidade significativa para acelerar os rendimentos e o crescimento", com o planeamento atual para a sua receção a "poder duplicar o investimento público nos próximos dois anos".

"De acordo com as nossas estimativas, Portugal será o décimo maior beneficiário e posiciona-se para receber fundos equivalentes a perto de 30,5% do PIB (Produto Interno Bruto) de 2018", pode ler-se no documento hoje divulgado.

Apesar do ritmo de receção dos fundos "ainda não ser claro", a Moody's assinala que espera "um aumento material do investimento público no período de 2021 a 2024".

"Dado que 80% do investimento público em Portugal é coberto por fundos da UE, face a 25,7% da zona euro, esses fundos farão uma contribuição significativa para o crescimento quando forem desembolsados", considera a agência de notação financeira.

Portugal poderá receber até 13,2 mil milhões de euros a preços constantes (6,4% do PIB) em subvenções e mais 15,2 mil milhões (7,4% do PIB) em empréstimos até 2024, além de 5,9 mil milhões do programa SURE (de apoio à manutenção do emprego), dos quais já recebeu 3 mil milhões no final de 2020, de acordo com a agência. (Lusa)

10h14 - África com mais 712 mortos e 11.965 infetados nas últimas 24 horas

10h06 - Hong Kong vai aliviar as medidas de confinamento a partir do dia 18 de fevereiro

09h39 - Portugal "está muito grato" pela solidariedade europeia face à covid-19

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus enalteceu hoje, num debate no Parlamento Europeu, a unidade da Europa face à pandemia da covid-19, e declarou que Portugal "está muito grato" pela solidariedade mostrada recentemente pelos seus parceiros.

09h38 - Comissão Europeia anuncia plano para aumentar sequenciação das mutações do vírus

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje um novo plano para a União Europeia (UE) aumentar a sequenciação das mutações do SARS-CoV-2, que visa tornar "mais célere" a deteção de novas estripes.

09h36 - Rússia pretende ter vacinada 70 por cento da população até meio do verão

País já vacinou 2.2 milhões de pessoas até ao momento.

09h19 - Desconfinamento. Manuel Carlos Gomes considera ser urgente definir linhas vermelhas

09h18 - Covid-19. Agravadas restrições aos viajantes que queiram entrar no Reino Unido

09h17 - Novas estirpes do SARS-CoV-2 podem obrigar a vacinação anual

09h14 - Tribunal Contas. Faltou rapidez na validação dos pedidos de acesso ao lay-off simplificado

09h03 - A Direção Geral da Saúde confirmou à A1 que vai ser feita uma alteração nos critérios de testagem à Covid-19.

Até agora eram identificadas para teste as pessoas que tinham tido contactos de alto risco com casos positivos.

Em breve a estratégia poderá ser mais abrangente para a realização de um teste de diagnóstico independentemente do risco do contacto.

Esta mudança deverá fazer aumentar o número de testes realizados em Portugal.

Ouvido esta manhã pela Antena 1, Germano de Sousa, proprietário de uma cadeia de laboratórios que realiza análises clínicas, garante que o país está preparado para reforçar a capacidade de testagem.


O antigo bastonário da Ordem dos Médicos deixa um alerta. Não basta testar mais pessoas. É também necessário melhor os meios na área da Saúde Pública, para que todos os rastreios sejam realizados em tempo útil.
Já ontem o primeiro-ministro tinha dito que "é necessário continuar a investir na testagem massiva e na capacidade de rastreamento".

08h58 - Linhas aéreas Etihad Airways vão voar apenas com tripulações que já tenham sido vacinadas

08h48 - Primeiro-ministro da República Checa afirmou que o país vai esperar pela aprovação da Agência Europeia do Medicamento à vacina russa antes de a administrar

08h47 - Covid-19: Ainda nenhum país da UE pediu ajuda à Comissão Europeia na terceira vaga

Ainda nenhum país da União Europeia (UE) pediu ajuda à Comissão Europeia para transporte de equipamentos ou transferência de doentes e médicos nesta terceira vaga da pandemia de covid-19, pelo que se Portugal o fizesse seria dos primeiros.

A Comissão Europeia está, desde quase há um ano, a prestar assistência aos Estados-membros que o solicitam para combater a covid-19, tendo já na primeira (na primavera) e segunda (no outono) vagas da pandemia apoiado em questões como entrega de ventiladores ou equipamento de proteção.

08h24 - Presidente da Comissão Europeia no Parlamento Europeu diz que "subestimámos a dificuldade em produzir vacinas" e que não é possível criar um local de produção da noite para o dia

Von der Leyen admitiu que "não estamos hoje onde queriamos estar no combate ao vírus". Disse ainda que não podemos facilitar quando falamos em "injetar as pessoas com substâncias ativas".

A presidente da Comissão Europeia afirmou também que a União Europeia vai lançar um rede de exames clínicos.

Garantiu ainda que não é intenção da União Europeia restringir as empresas farmacêuticas que estão a honrar os contratos.

E admitiu que ainda não temos "toda a imagem sobre a eficácia dos tratamentos e das vacinas para as novas estirpes".

08h23 - Alemanha com mais 8.072 casos e 813 vítimas mortais

08h22 - China já administrou 40.52 milhões de doses da vacina desenvolvida no país em pessos de grupos prioritários

08h13 - Nova variante britânica do vírus representa agora 39 por centos dos novos casos na região de Paris

08h11 - Rússia ultrapassa a marca de 4 milhões de casos de Covid-19 desde o início da pandemia

País registou nas últimas 24 horas mais 14494 casos. Morreram mais 536 pessoas.

08h10 - Alemanha pondera prolongar o confinamento até a dia 14 de março

08h09 - Porto vai ter centro de vacinação 'drive-thru' no Queimódromo

O Porto vai ter um centro de vacinação contra a covid-19 'drive-thru', no Queimódromo, no âmbito de um projeto que junta dois hospitais da cidade, a autarquia e a Unilabs Portugal, disse hoje aquela empresa de diagnóstico clínico.

08h08 - Infarmed manda retirar do mercado máscaras da marca Famapro

O Infarmed mandou retirar do mercado máscaras cirúrgicas tipo IIR, da marca Famapro, por apresentarem indevidamente a marcação CE e não haver evidência de cumprirem todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu.

Em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde explica que as máscaras, fabricadas pela empresa "Nah Anh Equipment Trading Production Co. Ltd., com mandatário Seamodal Cargo, Lda.," ostentando marcação CE indevida, apresentam ainda documentação técnica incompleta.

Por isso, o Infarmed decidiu suspender a comercialização e ordenar a retirada do mercado, lembrando que as entidades que tenham máscaras deste tipo "não as devem utilizar e devem entrar em contacto com o mandatário".

No ano passado, foram apreendidas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) mais de 1,3 milhões de máscaras por incumprimento das regras.

7h36 - Os números de Israel

O rápido programa de vacinação contra a Covid-19 implementado em Israel tornou o país no maior caso de estudo sobre a eficácia da vacina da Pfizer.

Mais de metade dos israelitas considerados aptos para o programa - cerca de 3,5 milhões de pessoas - foram já total ou parcialmente vacinados. Entre os idosos e demais grupos de risco, a incidência da Covid-19 tem baixado de forma expressiva.

No primeiro grupo populacional completamente vacinado, entre meados de janeiro e o dia 6 de fevereiro, registou-se uma redução de 53 por cento no números de casos, além de quebras de 39 por cento nas hospitalizações e de 31 por cento nas formas mais severas da doença causada pelo novo coronavírus.

Dados avançados pelo investigador Eran Segal, do Instituto Weizmann de Ciência, em Rehovot, Israel, e citados pela agência Reuters.

7h01 - Ponto de situação

O Presidente da República conclui esta quarta-feira mais uma ronda de audiências à distância com os partidos políticos, para depois submeter ao Parlamento o projeto de decreto que renovará até 1 de março o estado de emergência.

Após ter auscultado ontem, por videoconferência, Iniciativa Liberal, Chega, PEV, PAN e CDS-PP, Marcelo Rebelo de Sousa termina a ronda com PCP, BE, PSD e PS.
Este será o 11.º diploma remetido à Assembleia da República em contexto de pandemia. Os deputados vão discuti-lo e votá-lo na quinta-feira.
Imunidade de grupo só após o verão

O responsável pelo plano de vacinação está convicto de que só muito depois do verão é que será conseguida a imunidade de grupo em Portugal.


O vice-almirante Gouveia e Melo avisa, desde já, que o verão ainda não vai ser normal.

O responsável admite também que a primeira fase não vai estar concluída no prazo previsto.
Gouveia e Melo explica que o problema são os atrasos dos laboratórios na produção de vacinas.
Confinamento
O confinamento pode prolongar-se até final de março. A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu essa hipótese depois de ouvir a opinião dos os peritos na reunião ontem realizada na sede do Infarmed.
A governante afirmou que a principal estratégia no combate à pandemia é o aumento da testagem , em especial dos testes rápidos de antigénio.
Carmo Gomes de saída

O epidemiologista Carmo Gomes vai deixar de estar nestas reuniões de avaliação do quadro pandémico. No final da sessão de terça-feira, a ministra da tutela explicou que o especialista pediu para deixar de marcar presença por uma questão de gestão de agenda.
Carmo Gomes explica que a saída do grupo de especialistas do Infarmed, no dia em que convidou a uma reflexão sobre a forma como se tem atuado até agora, não passa de uma coincidência.
Morreu doente transferido para a Madeira

Morreu um dos três doentes com Covid-19 que foram transferidos do continente para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

Outro dos doentes transferidos, em finais de janeiro, saiu dos cuidados intensivos e já está na enfermaria.

O terceiro permanece na Unidade de Cuidados Intensivos.
Estabelecimentos prisionais
Nas prisões portuguesas, há registo de 351 casos de Covid-19.

A ministra da Justiça fez um balanço do número de casos e do plano de vacinação dentro das cadeias.
O quadro em Portugal
Morreram mais 203 pessoas com Covid-19 em Portugal, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de terça-feira. O total de óbitos desde o início da pandemia subiu para 14.557.

Havia ontem a registar mais 2583 casos confirmados de infeção, para um total acumulado acima dos 770.

Estavam internados 6070 doentes, menos 274 face à véspera. Permaneciam em cuidados intensivos 862 pessoas, menos 15 do que na segunda-feira.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.325.744 mortos, resultantes de mais de 106,4 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A equipa de peritos da Organização Mundial da Saúde ainda não conseguiu identificar com rigor como foi iniciada a transmissão do novo coronavírus aos humanos em Wuhan.
Os especialistas adiantam que a tese mais provável é que o vírus tenha sido transmitido através de um animal hospedeiro intermediário dentro da China.

Não afastam, no entanto, a hipótese de ter sido importado através de alimentos congelados.