Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto
Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Nuno Veiga - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



22h54 - Brasil supera as 240.000 mortes devido à doença

O Brasil, um dos epicentros mundiais da pandemia de covid-19, ultrapassou esta terça-feira as 240.000 mortes associadas à doença, depois de contabilizar 1.167 óbitos nas últimas 24 horas, enquanto os casos confirmados se aproximam dos 10 milhões.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o número total de mortes é agora de 240.940, enquanto o número de pessoas infetadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 atingiu 9.921.981, após as autoridades terem confirmado 55.271 novos casos desde segunda-feira.

Assim, a taxa de mortalidade para o novo coronavírus foi hoje de 115 mortes por 100.000 habitantes, enquanto a incidência foi de 4.721 infetados por 100.000 pessoas.

O ministério também deu conta que 8.883.191 pessoas infetadas já estão recuperadas da doença e outras 797.850 pessoas ainda estão sob cuidados médicos.

21h14 - Em Portugal já há 199.511 pessoas com a vacinação completa contra a covid-19

Em Portugal há 200 mil pessoas com a vacinação completa contra a covid-19. A Direção-Geral de Saúde revelou que 70 por cento da população com mais de 80 anos já recebeu as duas doses.


21h13 - Apesar de cancelado, carnaval de Torres imortaliza ´super-heróis´ da linha da frente

O Carnaval de Torres Vedras decorreu este ano em casa ou pela internet. Uma das atrações é o monumento de homenagem aos profissionais de saúde e dos serviços essenciais.


21h12 - Portugal vai receber 13,9 milhões de euros para sair da crise provocada pela pandemia

Bruxelas vai entregar a Portugal um cheque de 14 mil milhões de euros. Trata-se da "bazuca" europeia para ajudar o país a sair da crise. O plano ratificado está disponível para consulta pública.


21h11 - ERS detetou em julho mais de 20 falhas nas regras contra a covid-19

A Entidade Reguladora da Saúde detetou mais de 20 falhas no cumprimento de regras contra a Covid-19 no Hospital Dona Estefânia. O hospital culpa a estrutura antiga do edifício, mas garantiu à RTP que a maioria das falhas já estão resolvidas.


21h10 - Primeira equipa de profissionais do Luxemburgo já trabalha na UCI do Hospital de Évora

A primeira equipa de profissionais de saúde do Luxemburgo já está a trabalhar no hospital de Évora. Trata-se de uma médica e de uma enfermeira com experiência em cuidados intensivos.


21h09 - Vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa que tomou vacina pediu a demissão

Demitiu-se um vereador do PS da Câmara de Lisboa. Carlos Castro renunciou ao cargo devido à forma como foram geridas as sobras das vacinas dos lares. Essas sobras foram para os topos hierárquicos dos bombeiros e da Polícia Municipal, para a diretora de Higiene Urbana e para o próprio vereador.


21h08 - Governos estão a equacionar possíveis soluções para passageiros internacionais

As viagens poderão vir a requerer um passaporte de vacinação. Ainda não é uma certeza, mas a hipótese está a ser estudada para permitir a retoma do setor.


21h06 - Portugal deverá receber as primeiras vacinas da Johnson&Johnson no segundo trimestre deste ano

Portugal deverá receber as primeiras vacinas da Johnson & Johnson no segundo trimestre deste ano. O presidente do Infarmed revelou que, de todas as farmacêuticas, a Astrazeneca é a única que não cumprirá os acordos de distribuição da vacina.


21h05 - Detetada no Reino Unido nova mutação que torna as vacinas menos eficazes

É uma variante que ameaça as vacinas. Foi detetada uma nova variante do novo coranavírus no Reino Unido que está a preocupar os cientistas. Foram detectados 38 casos com uma mutação que reduz a eficácia das vacinas e que também está presente na variante da África do Sul.


19h58 - Cabo Verde chega aos 140 óbitos e regista mais 24 novos infetados

Cabo Verde registou mais uma morte provocada pela covid-19, chegando aos 140 óbitos associadas à doença no país, que contabilizou mais 24 novos infetados nas últimas 24 horas, informou esta terça-feira o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério avançou que das 555 amostras analisadas nos laboratórios de virologia do país, 24 deram resultado positivo para a covid-19, dos quais quatro na cidade da Praia, que voltou a registar mais um morte provocada pela doença, de um total agora de 140 a nível nacional.

Ainda na ilha de Santiago, foram diagnosticados mais nove casos positivos, distribuídos pelos concelhos de São Miguel (7), São Domingos e Tarrafal, com um cada.

São Vicente tem mais 10 infetados e Santa Catarina do Fogo registou mais um caso positivo, segundo os mesmos dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde e da Segurança Social.

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde cabo-verdianas deram alta a mais 42 pacientes, aumentando para 14.282 os casos considerados recuperados da doença.

O país chegou aos 14.785 casos positivos acumulados e tem atualmente 358 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.

19h16 - África do Sul quer produzir vacina em cooperação com países BRICS e Cuba

A África do Sul anunciou esta terça-feira a intenção de produzir a sua própria vacina contra a covid-19 em cooperação com os parceiros do grupo de países BRICS, do qual faz também parte, e o Governo de Cuba.

"O Governo ouviu o `toque de clarim` feito pelos sul-africanos para acelerar a nossa capacidade para desenvolver e produzir as nossas próprias ferramentas covid-19, incluindo vacinas", disse o ministro da Saúde, Zweli Mkhize, no parlamento, na Cidade do Cabo.

"É por esta razão que estamos em conversações com os nossos parceiros do BRICS [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] e o Governo de Cuba para colaborar na partilha de tecnologia que nos tornará independentes e autossuficientes no futuro em que haverá mais ameaças de saúde pública", adiantou.

Zweli Mkhize, membro do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), o partido no poder na África do Sul desde 1994, referiu também que recentemente, as autoridades sul-africanas estiveram "em discussões com Cuba para os envolver no desenvolvimento da sua vacina candidata".

Na sua intervenção no debate parlamentar sobre o Estado da Nação, o ministro da Saúde sul-africano sublinhou que "o recente anúncio sobre a eficácia limitada da vacina AstraZeneca", face à variante detetada na África do Sul, "foi certamente dececionante".

19h12 - Itália regista mais 336 mortes e 10.386 novos casos

A Itália registou 10.386 novos casos de covid-19 e 336 mortes associadas à doença em 24 horas, anunciou esta terça-feira o Ministério italiano da Saúde, dando conta de avanços na vacinação.

Segundo o ministério, no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19, já foram administradas três milhões de doses de vacinas.

As novas infeções divulgadas fazem com que o total de pessoas contagiadas desde o início da pandemia, há um ano, seja agora de 2.739.591.

Quanto ao balanço de vítimas, com 336 mortes, representa um aumento de 78 em relação ao dia anterior. O total de vítimas mortais no país ascende a 94.171.

Estão registados 393.686 casos ativos no país, com 20.537 pessoas hospitalizadas (menos 67 em relação a segunda-feira), das quais 2.074 estão em unidades de cuidados intensivos (menos 15).

19h07 - Vacinação da população da ilha açoriana do Corvo começa quarta-feira

A vacinação contra a covid-19 arranca na quarta-feira na ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, estimando as autoridades regionais que até sexta-feira sejam vacinados 308 corvinos.

A informação foi avançada esta terça-feira pelo diretor regional da Saúde, Berto Cabral, numa nota enviada pelo executivo açoriano às redações, acrescentando que "serão vacinadas 308 pessoas, no âmbito de uma operação que se prolonga até à próxima sexta-feira".

O diretor regional da Saúde assiste na quarta-feira ao início da operação de vacinação da população da ilha do Corvo, para onde "será também deslocado pessoal de saúde da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, que se junta aos profissionais da delegação de saúde local".

Segundo a nota da secretaria regional da Saúde e Desporto, o Corvo "será a primeira ilha do arquipélago com o total da população vacinada", numa medida "entendida como útil, face às especificidades da ilha, a mais pequena e menos populosa dos Açores".

A ilha do Corvo tinha 465 residentes, em 2019, de acordo com dados recolhidos pela Pordata, da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

19h04 - Angola notifica oito novos casos, uma morte e cinco recuperações

Angola registou, nas últimas 24 horas, oito novos casos de infeção pelo novo coronavírus, uma morte associada à covid-19 e 5 pessoas recuperadas, informaram as autoridades sanitárias.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, as infeções foram notificadas na Huíla (3), Zaire (2), Luanda (2) e Namibe (1).

As idades variam entre 18 e 48 anos, sendo três homens e cinco mulheres.

Foi também notificado um óbito na província da Huíla, um angolano de 58 anos, e cinco pessoas recuperaram da doença.

Os laboratórios processaram 373 amostras por RT-PCR, sendo o total acumulado de 381.084 testes.

Angola soma, desde o início da pandemia, 20.329 casos, dos quais 18.929 recuperados, 966 ativos e 494 óbitos.

18h02 - Espanha regista 10.057 novos casos e 530 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou esta terça-feira 10.057 novos casos de covid-19, elevando para 3.096.343 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram 530 mortes nas últimas 24 horas atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 65.979.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha continua a descer, tendo passado de segunda-feira para hoje de 417 para 386 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as de Madrid (529), Castela e Leão (465), Comunidade Valenciana (471) e Andaluzia (454).

Nas últimas 24 horas deram entrada nos hospitais em todo o país 1.529 pessoas com a doença (1.073 na segunda-feira), das quais 286 em Madrid, 284 na Andaluzia e 271 na Catalunha.

17h42 - Vereador da Proteção Civil em Lisboa justifica demissão com "mal-estar" provocado

O vereador demissionário da Proteção Civil da Câmara de Lisboa justificou hoje a decisão com o "mal-estar" provocado na autarquia depois ter sido vacinado, considerando, assim, que não estavam reunidas as condições para continuar no cargo.

Carlos Castro enviou hoje uma carta ao presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS), renunciando ao cargo de vereador de Proteção Civil, "pedido que foi de imediato aceite", divulgou a autarquia em comunicado.

O facto de o autarca ter sido vacinado com uma das 126 vacinas que sobraram do processo de vacinação dos lares da cidade, assim como os comandantes do Regimento de Sapadores Bombeiros e da Polícia Municipal e a Diretora Municipal da Higiene Urbana, provocou "mal-estar em vários serviços do município", escreve na carta endereçada a Medina, divulgada na sua página da rede social Facebook.

"Por não querer que os serviços municipais percam o seu foco, porque ainda estamos num árduo combate, e não quero contribuir para uma situação de instabilidade interna, verifico não estarem reunidas as condições para permanecer em funções e, por isso, apresento a minha renúncia ao cargo", afirma Carlos Castro.

16h42 - África do Sul recebe doses da Johnson&Johnson e pode iniciar vacinação na quarta-feira

A África do Sul vai receber o primeiro lote de 80.000 vacinas da farmacêutica Johnson&Johnson (J&J) contra a covid-19 e pode começar a aplicá-las na quarta-feira aos profissionais de saúde, disseram fontes médicas à agência Efe.

O início da vacinação será feito com base num "estudo de implementação" organizado pela Associação Médica da África do Sul (SAMA), já que a solução da J&J ainda não foi aprovada para uso comercial.

"A chegada das vacinas está prevista para hoje (...). Dois terços irão para trabalhadores do setor público da saúde e um terço para o setor privado", explicou Angelique Coetzee, presidente da SAMA.

Embora o Ministério da Saúde da África do Sul não tenha divulgado os detalhes do início do processo de imunização, a SAMA, entidade responsável pela realização do estudo, já identificou 16 centros em todo o país que ficarão responsáveis pela aplicação das doses.

Se os planos forem cumpridos, as primeiras vacinas serão utilizadas na quarta-feira e de forma mais robusta a partir de quinta-feira.

16h37 - Portugal recebe primeiras vacinas da Janssen no segundo trimestre

O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou que Portugal deve receber no segundo trimestre do ano as primeiras vacinas da Johnson & Johnson, fármaco cujo pedido de aprovação foi esta terça-feira submetido ao regulador europeu.

"À hora que estamos aqui reunidos deverá estar a ser formalizado o processo junto da Agência Europeia do Medicamento" (EMA) da vacina produzida pela Janssen, adiantou Rui Santos Ivo na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Segundo o responsável do Infarmed, o novo fármaco da Janssen (companhia farmacêutica da Johnson & Johnson) de toma única entra agora na fase final de avaliação e, "se tudo correr bem" com a avaliação da sua segurança e eficácia, prevê-se que esteja aprovado no próximo mês, com as primeiras entregas de doses previstas para o segundo trimestre deste ano.

No final de janeiro, o diretor médico da Janssen afirmou à Lusa que se mantinha o compromisso de disponibilizar na União Europeia as vacinas no segundo trimestre deste ano, altura em que Portugal receberá as primeiras 1,25 milhões de doses.

15h56 - Johnson & Johnson solicita a aprovação da sua vacina na União Europeia

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) recebeu esta terça-feira um pedido para a autorização da comercialização condicionada da vacina da Johnson & Johnson, produzida pela farmacêutica Janssen, prevendo emitir um parecer final em "meados de março".

"A EMA recebeu uma candidatura para uma autorização da comercialização condicional para a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Janssen-Cilag International N.V.", anunciou a agência europeia em comunicado.

O comité de medicamentos de uso humano (CHMP) da EMA irá agora proceder à avaliação da vacina, e deverá emitir um parecer final sobre a comercialização da vacina no mercado europeu em "meados de março", desde que os dados fornecidos pela farmacêutica sejam "suficientemente abrangentes e robustos" no que se refere à "eficácia da vacina, à sua qualidade e segurança".

"A EMA está agora a avaliar os dados adicionais sobre a eficácia e a segurança da vacina, assim como a sua qualidade. Se a EMA concluir que os benefícios superam os riscos, irá recomendar uma autorização para a comercialização condicional", sublinha.

O processo expedito de avaliação da vacina é possível, segundo a agência, porque a EMA "já recebeu dados" da farmacêutica durante o processo de revisão contínua da mesma vacina, que tinha sido iniciado em dezembro de 2020.

15h40 - Mais de 183 mil pessoas já usaram o simulador `online` das listas de vacinação

Mais de 183 mil pessoas utilizaram desde domingo o simulador `online` para consultar as listas de vacinação contra a covid-19, um processo que tem levantado algumas dificuldades, mas que têm vindo a ser resolvidas, segundo o presidente da SPMS.

"Nós estamos atentos aos erros que vão surgindo no sistema, muitos têm a ver com o facto de ser uma ferramenta nova, as pessoas não estão familiarizadas com a mesma e nem sempre a usam nas melhores condições", disse hoje à agência Lusa o presidente da SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro.

Este responsável adiantou que, "na medida do possível", têm procurado aperfeiçoar esta ferramenta e tentar que "seja menos sensível ao erro de operação".

"O simulador é novo e é normal as pessoas quererem muito usá-lo" e "tem sido utilizado com bastante intensidade", sublinhou Luís Goes Pinheiro, adiantando que desde domingo já foi usado por mais de 183 mil pessoas, das quais cerca de 21.000 aproveitaram para atualizar os seus contactos no portal.

Houve também 323 utentes que sinalizaram não ter número do SNS (Serviço Nacional de Saúde), tendo deixado os seus dados para poderem ser trabalhados posteriormente.

Segundo Luís Goes Pinheiro, têm chegado alguns relatos de problemas à SPMS sobre a utilização do simulador, "mas em número cada vez menor".

"Isto significa que, por um lado, as pessoas vão aprendendo a lidar com a ferramenta e, por outro lado, também temos vindo desde domingo a tentar aperfeiçoá-la para a tornar o melhor possível e vamos continuar a fazê-lo", assegurou.

15h31 - Moderna reduz entrega de vacinas em fevereiro

A Comissão Europeia confirmou hoje que a farmacêutica Moderna entregará menos doses da sua vacina contra a Covid-19 durante o mês de fevereiro, esperando-se que em março recupere o ritmo de distribuição.

"Foi anunciado algum atraso nas entregas, mas será compensado no mês de março", disse a porta-voz para a Saúde, Vivian Loonela, sem especificar quantas doses da vacina estão em causa.

Este atraso anunciado pela Moderna é o terceiro infligido à União Europeia pelas farmacêuticas, depois de Pfizer-BioNTech e AstraZeneca terem anunciado a entrega de menos doses do que o previsto no primeiro trimestre do ano.

15h04 - 17 mil milhões de euros para sair da crise

Está em consulta pública desde a meia-noite o plano de recuperação e resiliência que Portugal tem estado a trabalhar, em conjunto com a Comissão Europeia.


14h35 - Mais 111 óbitos e 1.502 novos casos em Portugal

O novo boletim revela que houve mais 111 mortes e 1.502 casos confirmados em Portugal. No total houve 15.522 óbitos e 777.561 casos confirmados desde o início da pandemia.

Houve ainda registo de mais 8.865 recuperados, num total de 677.719 casos recuperados desde março do ano passado.

Destaque também para a grande diminuição no número de internamentos (menos 350 pessoas) e internamentos em cuidados intensivos (menos 32). No total, estão internadas 4.482 pessoas por Covid-19, das quais 752 em cuidados intensivos.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com mais casos e mortes: 610 novos casos e 59 mortes. Seguem-se a região Norte, com 406 casos e 20 óbitos, e a região Centro, com 300 novos casos e 20 mortos.

No Alentejo houve mais 65 casos e dez óbitos e no Algarve registaram-se mais 74 casos e dois óbitos. Nas regiões autónomas contabilizaram-se mais 46 casos na Madeira e um caso nos Açores.

14h24 - Número de utentes em UCI continua elevado

A diminuição de casos teve uma implicação na redução do número de internamentos e levou a que enfermarias Covid fossem reconvertidas para receber outros doentes. Mas há ainda alguma pressão nos cuidados intensivos, onde as unidades continuam cheias.


13h50 - ECDC aconselha manutenção de restrições perante perigo das novas variantes

Vários países da Europa estão a reforçar medidas contra a propagação das novas variantes do SARS-CoV-2.

A Alemanha retomou o controlo de fronteiras e em Itália foi dado um passo atrás na reabertura das estâncias de esqui.

13h37 - Menos uma centena de concelhos do país em risco extremo de contágio

Os dados foram divulgados pela Direção Geral de Saúde e indicam os municípios onde a taxa de incidência da Covid-19 é superior a 960 casos por cada cem mil habitantes cumulativos a 14 dias. Eram 219 e passaram a ser 119.

Isso teve uma implicação dos concelhos em risco muito levado, um degrau abaixo na escala de gravidade. Aumentaram de 58 para 126.

Estes indicadores foram recolhidos entre 27 de janeiro e 9 de fevereiro e mostram uma descida de casos diários de infeção em praticamente todo o país.

Há, todavia, municípios onde a taxa de contágios permanece elevada. É o caso de Castanheira de Pêra, Fronteira, Castelo de Vide e São João da Pesqueira.

13h25 - Pandemia provocou pelo menos 2.408.243 mortes e 109.074.730 casos

A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 2.408.243 mortes em todo o mundo e infetou mais de 109.074.730 pessoas, segundo o balanço diário feito pela AFP.

De acordo com os dados recolhidos junto de fontes oficiais, há em todo o mundo pelo menos 66.872.700 recuperados da doença.

Na segunda-feira foram registados mais 6.743 mortes e mais 278.225 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em todo o mundo.

Os países que registaram mais casos de mortes nos seus últimos balanços foram os EUA (1.009), Espanha (702), Brasil e Alemanha (ambos com 528).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado quer em número de mortos, quer em número de casos, com 486.332 mortes em 27.694.647 casos registados, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins.

Depois dos EUA, os países mais afetados são o Brasil, com 239.773 em 9.866.710 casos, o México, com 174.657 mortes em 1.995.892 casos, a Índia, com 155.813 mortes em 10.925.710 casos, e o Reino Unido com 117.396 com 4.047.843 casos.

13h10 - Açores com dois novos casos e 26 recuperados nas últimas 24 horas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, dois novos casos de covid-19, um em São Miguel e outro no Pico, e 26 pessoas recuperaram da doença, informa o boletim diário de hoje da Autoridade de Saúde Regional.

O número de internados mantém-se igual ao de segunda-feira, com sete pessoas atualmente hospitalizadas nos Açores com covid-19.

13h00 - Hospital de Santarém com 119 internados em enfermaria e 15 em UCI

O Hospital de Santarém tem atualmente 119 doentes internados em enfermaria covid e 15 pessoas infetadas em Unidade de Cuidados Continuados (UCI), representando os casos de infeção pelo novo coronavírus 37% da totalidade dos internamentos, foi hoje divulgado.

12h53 - ARS-Norte "não reconhece" denúncia de sindicato médico sobre horas extras

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) disse hoje que “desconhece e não reconhece” a denúncia do Sindicato Independente dos Médicos sobre a recusa de pagamento de trabalho suplementar aos médicos que ultrapassem as 200 horas.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou na segunda-feira que a ARS-N vai auditar as horas extraordinárias dos trabalhadores da saúde pública devido à covid-19 como "manobra dilatória" para adiar o pagamento devido.

"O presidente da ARS-N [Carlos Nunes] está a recusar fazer o pagamento das horas extraordinárias a partir das 200 [como é orientação do Ministério da Saúde] e arranjou um pretexto que é fazer auditorias. Vai fazer auditorias e só depois é que fará o pagamento", denunciou o presidente do SIM, Roque da Cunha, em declarações à Lusa.

Em resposta a um pedido de esclarecimento da Lusa, a ARS-Norte afirmou hoje que, no processamento seguinte à difusão do parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o mesmo assunto, procedeu “ao processamento dos valores que se enquadravam naquele parecer em dezembro/2020 e janeiro/2021, no valor de 1.081.007 euros, à exceção de dois casos que, por outras razões, não puderam ser processados naquele momento, mas que se encontram já em resolução”.

12h31 - 'Hackers' norte-coreanos tentam entrar nos sistemas da Pfizer

Piratas informáticos norte-coreanos tentaram entrar nos sistemas da Pfizer para encontrar informações sobre a vacina produzida pelo gigante farmacêutico contra a Covid-19. A informação é avançada pelos serviços secretos da Coreia do Sul, citados pela imprensa local.

Segundo declarou aos jornalistas a deputada sul-coreana Ha Tae-keung, o Serviço Nacional de Inteligência informou que a Coreia do Norte "tentou obter as tecnologias contidas na vacina e os tratamentos usados contra a covid-19 através de um ciberataque dirigido à Pfizer".

12h07 - Ministro do Planeamento sublinha que empréstimos devem ser usados com prudência

O ministro do Planeamento alerta para a necessidade de utilizar os empréstimos com prudência. Nelson de Souza reforça que o investimento não pode representar um reflexo imediato no nível de endividamento nacional.


11h40 - Mais 435 mortos e 8.900 novos casos em África

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número total de mortos subiu para os 98.915 nas últimas 24 horas.

O número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 3.759.166. Desde o início da pandemia, 3.303.228 pessoas já recuperaram.

11h37 - Plano prevê 1.383 milhões de euros para reforçar Saúde

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, hoje colocado em consulta pública, prevê um investimento total de 1.383 milhões de euros em diversas vertentes para reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde.

"Neste conjunto integrado de investimentos pretende-se reforçar a capacidade do SNS para responder às mudanças demográficas e epidemiológicas do país, à inovação terapêutica e tecnológica, à tendência de custos crescentes em saúde e às expectativas de uma sociedade mais informada e exigente", refere o documento.

11h02 - No Twitter, António Costa apela à participação dos portugueses no plano de recuperação e resiliência


10h38 - Ministros europeus das Finanças debatem planos de recuperação e resiliência

A reunião está a ser acompanhada pela correspondente da Antena 1, em Bruxelas, Andrea Neves.


9h50 - Há cada vez mais médicos e enfermeiros a pedir apoio psicológico

Os profissionais de Saúde estão a acusar cada vez mais o excesso de trabalho neste período pandémico. Estes profissionais queixam-se de exaustão extrema, a nível físico ou emocional.
No Hospital de São João, no Porto, por exemplo, quadruplicou a procura de ajuda, no último ano, no programa específico de psicologia, que foi criado para responder aos sintomas de esgotamento entre os funcionários.

9h40 - Vacinação suspensa no Rio de Janeiro por falta de vacinas

O correspondente da Antena 1 no Brasil, Pedro Sá Guerra, acompanhou um dos últimos momentos de vacinação antes desta paragem forçada.

9h38 - Caretos em Podence não saem à rua e apresentam-se à janela

A Covid-19 estragou a festa do Entrudo Chocalheiro, em Podence, no município transmontano de Macedo de Cavaleiros. Os caretos, património da humanidade, são "obrigados" este ano a ficar em casa e revelarem-se à varanda.


9h12 - Viagens entre Portugal e Reino Unido retomadas "antes do Verão"

Em declarações ao jornal britânico Daily Telegraph, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, adianta que as restrições às viagens entre Portugal e o Reino Unido deverão ser levantadas antes do verão, mas deverão ser mantidas ainda durante algumas semanas.

"Esperamos que dentro de semanas possamos ultrapassar esta situação e possamos voltar à ligação normal entre o Reino Unido e Portugal", disse, acrescentando que espera "poder restabelecer a ligação antes do verão."

O ministro considerou também "inútil" a inclusão de Portugal na lista de países de risco cujos viajantes para Inglaterra têm de cumprir uma quarentena de dez dias num hotel designado pelas autoridades.

"Não é necessário colocar Portugal na lista vermelha deste mês porque o Governo (português) prolongou a proibição de viajar para o estrangeiro", justificou. Augusto Santos Silva afirma ainda que existem sinais da prevalência de variantes identificadas no Brasil ou África do Sul.

8h26 - Carnavais cancelados

O cancelamento dos Carnavais um pouco por todo o mundo, representa quebras de receitas avultadas. A cidade italiana de Veneza, por exemplo, deverá perder cerca de setenta milhões de euros em receitas.


8h08 - Índia com mais 81 mortes

A Índia registou 81 mortes por Covid-19 e 9.121 casos nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério indiano da Saúde.

O país tem vindo a reduzir a progressão da doença nos últimos meses, depois de atingir o valor mais alto de infeções em meados de setembro de 2020, com 97.894 contágios num só dia.

Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 10,9 milhões de casos do novo coronavírus (10.925.710), mantendo-se como o segundo com mais infeções, atrás dos Estados Unidos.

8h07 - México regista 450 mortos em 24 horas

O México registou 450 mortes por Xovid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 174.657 o número total de óbitos desde o início da pandemia, disseram as autoridades mexicanas.

As autoridades acrescentaram ainda que o México registou 3.098 novos contágios nas últimas 24 horas.

8h00 - Mais 981 mortos e 51.823 novos casos nos EUA

Os EUA registaram mais 981 mortos e 51.823 casos. Desde o início da pandemia, o país acumulou 486.286 óbitos e 27.690.574 casos da doença.

Os Estados Unidos são o país com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus SARS-Cov-2, responsável pela covid-19, e também com mais casos de infeção.

7h50 - Ponto de situação

O Governo colocou esta terça-feira em consulta pública a versão preliminar e resumida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

Mais de metade do valor será para a transição climática e digital. Haverá também investimento nas áreas da Saúde, Habitação, Investigação e Desenvolvimento, Coesão Social e Territorial.

Portugal poderá ainda recorrer em caso de necessidade a mais 2 mil e 500 milhões de euros disponiveis para empréstimo.

A fase de consulta pública começou à meia-noite e vai durar duas semanas. O Governo vai ouvir os parceiros, sociais e económicos, as regiões autónomas e os municípios, e espera também que a sociedade civil participe na consulta pública.

O Governo acredita que poderá entregar o plano definitivo à Comissão Europeia no início de março.
Números mais baixos do último mês
Portugal registou ontem os números mais baixos desde o início de janeiro. O boletim de segunda-feira confirmava mais 90 mortes e 1.203 novos casos. Desde o início da pandemia houve registo de 15.411 mortos e 787.059 casos de infeção em Portugal.

Houve ainda registo de mais 3.538 casos de recuperação (668.854 no total).

Houve mais seis casos de internamento (num total de 4832 internados por Covid), dos quais 784 estão internados nos cuidados intensivos (menos seis do que ontem).

Apesar da tendência decrescente dos números, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a mais afetada, com 48 óbitos e 779 novos casos. Na região Norte houve 18 óbitos e 288 novos casos, enquanto na região Centro há registo de mais 15 óbitos e 98 novos casos.

No Alentejo houve mais 70 casos e três óbitos e no Algarve registaram-se mais 30 novos casos e seis mortes. Nas regiões Autónomas, a Madeira contabilizou mais 38 casos e os Açores não registaram qualquer novo caso.