Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Valentyn Ogirenko - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. No mais recente boletim epidemiológico, Portugal registou mais 949 casos e 28 óbitos.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h55 - A biotecnológica francesa Abivax anunciou que, "por falta de eficácia", decidiu parar os estudos clínicos para um medicamento destinado aos pacientes com covid-19 de risco elevado.

Num comunicado, a Abivax refere que optou por seguir as recomendações do comité de acompanhamento dos ensaios e decidiu parar os estudos na fase 2b/3 do medicamento ABX464, que avalia a capacidade de prevenir a progressão para uma forma grave da doença entre os pacientes de risco elevado.

23h29 - A Guiné-Bissau registou mais dois casos de infeção pelo novo coronavírus, para um total acumulado de 3.303, segundo os dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

22h30 - Reino Unido ultrapassou milhão de pessoas vacinadas com segunda dose

O Reino Unido registou 236 mortes e 5.947 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, uma descida face à véspera, e mais de um milhão de pessoas foram vacinadas com a segunda dose, divulgou hoje o Governo britânico.

Na quinta-feira tinham sido notificadas 242 mortes e 6.573 casos, mas a média dos últimos sete dias é de 239 mortes e 6.317 infeções.

No total, morreram no Reino Unido 124.261 pessoas entre 4.207.304 casos de contágio confirmados desde o início da pandemia covid-19.

Até hoje, 21.358.815 pessoas receberam a primeira dose de uma vacina contra o novo coronavírus, das quais 1.034.068 receberam uma segunda dose, administrada com um intervalo de até 12 semanas.

22h10 - São Tomé e Príncipe recebeu 24 mil doses de vacinas da plataforma Covax

O Governo de São Tomé e Príncipe recebeu hoje 24 mil doses de vacina contra a covid-19, que vai permitir começar "a dar o primeiro passo em termos do processo de vacinação da população", disse o primeiro-ministro são-tomense.

"Eu diria mesmo que é um dia de esperança, um dia histórico", afirmou Jorge Bom Jesus, numa comunicação ao país, sublinhando que as doses que chegaram ao país durante a tarde vão possibilitar "vacinar 12 mil beneficiários".

21h40 - Brasil registou 75.495 novos casos e 1800 mortes. Especialistas alertam que as mortes podem chegar às três mil por dia

Desde o início da pandemia, o Brasil registou perto de 10,9 milhões de casos de Covid-19 e o número de mortes subiu para 262.770.

Os governadores e os presidentes de câmara no Brasil pedem ajuda por causa da covid-19. Os especialistas alertaram para o descontrolo da pandemia, e o número de mortes pode chegar às três mil por dia.

Enquanto isso, Bolsonaro responde aos pedidos de socorro: "Vão ficar chorando até quando?".

21h25 - Madeira com 46 novos casos

A Madeira diagnosticou nas últimas 24 horas 46 novos casos de covid-19 e 120 recuperações, registando um total de 819 infeções ativas, revelou hoje a Direção Regional da Saúde.

20h40 - Governo português espera reabrir turismo em maio

Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio graças a certificados de vacinação ou de testes, afirmou hoje a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, à BBC.

"Por enquanto, as viagens não essenciais precisam de ser restritas, mas acreditamos que Portugal vai poder permitir viagens sem restrições em breve, não só para pessoas vacinadas, mas também para pessoas imunes ou que testem negativo", afirmou.

Segundo a responsável, "vai acontecer em breve, dentro de uns dois meses. Talvez em maio, início de maio", acrescentou, garantindo que pretende ter "tudo pronto para permitir aos britânicos visitar o país".

Rita Marques disse à estação pública britânica que o Governo está a "trabalhar no sentido de reabrir o Turismo o mais rápido possível de uma forma segura" e mostrou confiança no chamado "passe verde" a emitir pelos países da União Europeia.

20h31 - Bélgica prolonga proibição de viagens não essenciais até 18 de abril

A Bélgica decidiu hoje estender a proibição de viagens não essenciais para fora do país até 18 de abril, enquanto, a partir de segunda-feira, até 10 pessoas podem reunir-se no exterior e, em maio, os restaurantes e bares reabrem.

As decisões foram tomadas hoje num comité consultivo, que reúne os governos federal e regionais do país.

A Bélgica fechou as fronteiras para viagens não essenciais em fevereiro e até agora não levantou essa restrição, apesar de a Comissão Europeia ter pedido uma substituição por medidas menos rigorosas.

20h10 - Misericórdias sem óbitos esta semana em resultado da vacinação

Os lares das misericórdias não registaram esta semana mortes por covid-19, "números espetaculares" que são "consequência direta da vacinação" e uma "queda abrupta" face aos 140 óbitos registados numa semana no início de fevereiro.

De acordo com Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), este é "um resultado fantástico que deve animar os portugueses".

"Esta semana não se registaram óbitos. É ainda um relatório preliminar, pode acontecer que ainda se venha a verificar algum óbito, mas estamos perante números espetaculares, quando há cerca de um mês tivemos a lamentar 140 óbitos numa semana e, portanto, penso que isto é uma boa notícia para todos os portugueses e para todos os idosos que foram vacinados. É óbvio que é uma consequência direta da vacinação", disse à Lusa.

19h54 - OMS. Vinte países já receberam vacina via Covax e seguem-se mais 31

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse hoje que 20 países já receberam mais de 20 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, no âmbito do Covax, mecanismo de distribuição equitativa.

A disponibilização de vacinas pela Covax, uma iniciativa da OMS para fazer chegar vacinas a todos os países do mundo de forma equitativa, começou no início da semana com a entrega das primeiras vacinas ao Gana e à Costa do Marfim.

Além destes países, disse o responsável numa conferência de imprensa virtual a partir de Genebra, já receberam vacinas mais 18 países (um dos quais Angola), e na próxima semana a iniciativa Covax entregará mais 14,4 milhões de doses a mais 31 países.

“Isto é um progresso encorajador, mas o volume de doses distribuídas através da Covax é ainda relativamente pequeno. A primeira ronda de atribuições cobre entre 02% a 03% da população dos países que recebem vacinas através da Covax, mesmo quando outros países fazem rápidos progressos no sentido da vacinação de toda a sua população nos próximos meses”, assinalou o responsável.

19h32 - França com número mais elevado de internados nos cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, França registou 23.507 novos casos, uma diminuição face aos mais de 25 mil reportados há uma semana. No entanto, o número de doentes internados nos cuidados intensivos (UCI) atingiu o número mais elevado desde o início do ano.

Segundo os dados oficiais, França registou hoje mais 47 doentes em UCI, para um total de 3680 – o mais número registado este ano.

Face a estes números, o país foi obrigado a enviar pacientes internados em UCI de hospitais sobrelotados para outras regiões e na quinta-feira, o Governo francês anunciou o alargamento do confinamento de fim-de-semana a novas regiões.

O Ministério da Saúde francês reportou ainda, nas últimas 24 horas, 439 mortes, elevando o total para 88.274.

O ministro da Saúde francês, Olivier Véran, escreveu hoje aos médicos, enfermeiros e auxiliares hospitalares, incentivando-os a vacinarem-se.

"Hoje, cerca de 40% nos lares e 30% do pessoal dos estabelecimentos de saúde estão vacinados. É um número encorajador, mas que progride pouco e não é suficiente, especialmente porque ainda há vacinas AstraZeneca disponíveis", lamentou o ministro.

19h13 - OMS insta Brasil a tomar medidas agressivas face a situação "muito preocupante"

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou hoje que a situação no Brasil em relação à pandemia de covid-19 é "muito preocupante" e instou o Governo a tomar medidas "agressivas".

"O Brasil deve levar esta luta muito a sério", disse o responsável, acrescentando que são fundamentais medidas para interromper a transmissão.

Numa conferência de imprensa a partir de Genebra e na resposta a uma pergunta sobre o aumento no Brasil de internamentos em cuidados intensivos de pessoas jovens, vários responsáveis da OMS afirmaram-se preocupados com a situação no país e o diretor-geral eferiu que está também preocupado com os estados vizinhos.

"Se o Brasil não agir de forma forte vai afetar todos os vizinhos e além da América Latina. Medidas de saúde sérias são muito importantes", disse, referindo o "aumento contínuo" de casos em fevereiro, mas também do número de mortes.

"Muitos países baixaram (o número de casos) mas o Brasil piorou", salientou.

18h57 - Espanha regista 6.654 novos casos e passa de risco "alto" para "médio"

A Espanha registou 6.654 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.149.012 o total de infetados até agora no país, com o nível de contágios a diminuir para uma zona de "risco médio", segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 637 mortes desde quarta-feira atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 71.138.

O número diário de novos casos subiu de quinta-feira para hoje de 6.037 para 6.654, e o de mortes de 254 para 637.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha continua a descer, tendo passado de 153 para 149 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

Espanha está agora abaixo da fasquia dos 150 casos o que significa, segundo a Organização Mundial da Saúde, que passa de país em "risco alto" para um em "risco médio".

18h43 - Bruxelas justifica bloqueio de vacinas com atrasos na distibuição das farmacêuticas

A Comissão Europeia justifica o bloqueio à saída de vacinas para países terceiros com a falha no cumprimento dos contratos por parte da indústria farmacêutica.


Foi esta a explicação dada em videochamada pelo vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, ao ministro do Comércio australiano, depois de ontem ter sido proibida a saída de 250 mil doses de Itália para a Austrália.

18h27 - República Checa prepara-se para transferir doentes para o estrangeiro

O Governo checo informou que pode transferir doentes com covid-19 para o estrangeiro, para aliviar a pressão sobre os seus hospitais, ao mesmo tempo que pede a alunos de medicina ajuda no combate à pandemia.

O país tem neste momento a taxa de contaminação com o novo coronavírus `per capita` mais alta do mundo, e o Governo procura novas soluções para aliviar a pressão sobre os hospitais e promete recorrer a ajuda estrangeira, se tal for necessário.

O ministro da Saúde checo, Jan Blatany, disse que ainda não houve pedidos dos hospitais para transportar doentes com covid-19 para o estrangeiro, mas que o seu Governo está a agilizar protocolos para a eventualidade dessa necessidade.

17h53 - Portugal já administrou um milhão de vacinas

Portugal atingiu esta sexta-feira um milhão de doses administradas da vacina contra a Covid-19. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, acompanhou o momento simbólico que assinalou este número no Pavilhão Desportivo da Ajuda.


17h42 - OMS alerta para o perigo do relaxamento das restrições

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que ainda não é tempo de relaxar. O principal especialista em emergências da OMS, Mike Ryan, considera que a chegada das vacinas não deve tentar os países a relaxar os esforços no combate à pandemia, demonstrando especial preocupação com a situação no Brasil.

“Pensamos que já ultrapassamos isto. Mas não”, disse Ryan esta sexta-feira. “Os países vão viver terceiras e quartas vagas se não tivermos cuidado”, alertou.

17h18 - Portugal entrega 60 mil testes PCR a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

O Ministério dos Negócios Estrangeiros informou numa nota à comunicação social que “Portugal vai entregar cerca de 60.000 testes PCR, para testagem à Covid-19, e correspondentes kits de extração, a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, associando-se desta forma ao apoio a estes países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), para reforço dos meios de diagnóstico e de rastreio, na deteção e tratamento dos casos de infeção”.

“Cabo Verde e Guiné-Bissau receberão os testes e respetivos kits de extração ainda esta sexta-feira, enquanto o material para São Tomé e Príncipe seguirá em voo que aterrará no próximo sábado. Cada um destes três países receberá lotes de 20.000 testes doados, a partir da reserva estratégica nacional, gerida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge”, informa o comunicado.

17h08 - França apoia Itália na suspensão de exportações de vacinas para fora do espaço europeu

O mecanismo de solidariedade europeu da vacina contra a covid-19 ganhou hoje um novo impulso, depois de a França admitir seguir o exemplo de Itália e bloquear as exportações para fora da União Europeia quando sejam necessárias nos 27.

A UE defendeu a decisão das autoridades italianas de suspender um envio de doses destinadas à Austrália, como parte de uma rivalidade de longa data com a fabricante de medicamentos AstraZeneca e a Alemanha.

“Se continuam a existir estes atrasos (de fornecimento de vacinas por parte das farmacêuticas) é justo que os países da UE bloqueiem a exportação para países que não são vulneráveis”, defendeu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Luigi Di Maio, após reunir-se com o homólogo francês, Jean-Yves Le Drian.

A UE disse que a decisão não visa especificamente a Austrália, e que foi tomada para garantir que a AstraZeneca entregue o número de doses que se comprometeu a enviar aos Estados-membros.

16h44 - Total de mortes em Itália em 2020 é o maior desde a Segunda Guerra Mundial

A Itália registou mais mortes em 2020 do que em qualquer outro ano desde a Segunda Guerra Mundial, segundo apontam dados do Instituto Nacional de Estatística italiano (ISTAT).

O total de mortes em Itália no ano passado foi de 746.146, um aumento de 100.525, ou de 15,6 por cento, em comparação com a média do período 2015-2019.


Deste total de mortes, 75.891 foram atribuídas oficialmente à Covid-19 entre fevereiro e dezembro de 2020, o que equivale a cerca de 70 por cento desse “excesso” de mortalidade.

Oficialmente, o SARS-CoV-2 foi responsável por dez por cento das mortes em Itália no ano passado a partir de 21 de fevereiro, altura em que foi confirmado o primeiro caso no país.

Nas últimas 24 horas, Itália registou 24.036 novos casos e 297 vítimas mortais.

16h30 - Índice de transmissibilidade atingiu valor mais baixo em meados de fevereiro

O número de novos casos de covid-19 em Portugal continua a descer, mas agora a um ritmo mais lento.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou sexta-feira os dados sobre o R, o índice que mede a transmissibilidade do vírus, e revela que o valor mais baixo de contágio foi atingido a meio do mês passado.


16h15 - Estudo da Universidade de Oxford indica que vacina da AstraZeneca é eficaz contra a variante brasileira

Dados preliminares de um estudo conduzido pela Universidade de Oxford indicam que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca é eficaz contra a variante brasileira, segundo revelou uma fonte próxima ao estudo à agência Reuters.

Os resultados indicam que a vacina não precisará de ser modificada para proteger contra esta variante, que se acredita ter origem na cidade brasileira de Manaus.

A fonte não revelou à Reuters a eficácia exata da vacina contra a variante. Os resultados completos do estudo devem ser divulgados em breve.

Um estudo clínico anterior demonstrou que a vacina da AstraZeneca apenas oferece uma “proteção mínima” contra a variante sul-africana, o que levou a África do Sul a suspender o uso da vacina no país.

15h49 - Relatório da OMS sobre a origem do vírus divulgado na semana de 15 de março

Os peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) enviados em janeiro a Wuhan, China, para averiguar a origem do novo coronavírus vão divulgar o relatório final da investigação na semana de 15 de março, foi hoje avançado.

A informação foi referida na quinta-feira pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, segundo avançaram as agências internacionais, durante uma intervenção dirigida aos delegados dos países-membros da agência que integra o sistema das Nações Unidas.

“A equipa está a trabalhar no relatório final, bem como num resumo, que segundo sabemos será divulgado simultaneamente durante a semana de 15 de março", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Sei que muitos países-membros estão ansiosos para ver o relatório" e "eu também estou", acrescentou o líder da OMS.

Na mesma intervenção, o diretor-geral da OMS prometeu uma antevisão do relatório aos Estados-membros, "antes da respetiva publicação", bem como apresentar-lhes as conclusões do documento.

15h24 - Encerradas em Felgueiras e Lousada Áreas Dedicadas a Doentes Respiratórios

As Áreas Dedicadas aos Doentes Respiratórios (ADR) de Meinedo, em Lousada, e Marco de Simães, em Felgueiras, foram temporariamente encerradas, informou hoje o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III - Vale do Sousa Norte.

A decisão decorre, segundo aquela entidade, da "substancial redução da procura de cuidados" no âmbito dos problemas respiratórios associados à infeção pelo novo coronavírus e da evolução "favorável" da situação de pandemia nos dois municípios do distrito do Porto.

Num comunicado enviado à Lusa, assinala-se que o encerramento foi alinhado com as orientações de "retoma gradual" da atividade nas unidades funcionais, mas que as ADR poderão reabrir "caso o panorama epidemiológico sofra alterações".

Os utentes que tenham sintomas compatíveis com a covid-19, como febre, tosse e dificuldade respiratória, devem em alternativa entrar em contato com as ADR de Paços de Ferreira, pelo contacto 969340980, de Felgueiras, pelo contacto 969342412, ou de Lousada, através do número 969342206.

15h15 - Mulheres foram mais afetadas pela pandemia na Universidade de Coimbra

Um estudo para avaliar o impacto da pandemia no corpo de docentes e investigadores da Universidade de Coimbra (UC) conclui que as mulheres foram o grupo mais afetado, foi hoje anunciado.

Dentro da academia de Coimbra, as mulheres "foram o grupo mais afetado pela severidade dos efeitos psicológicos e emocionais associados ao confinamento, tendo reportado mais frequentemente sentimentos de ansiedade, tristeza, preocupação com o futuro profissional e perceção de ausência de controlo sobre a situação", afirmou a UC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O estudo, que contou com um inquérito a 281 docentes e investigadores da UC em setembro de 2020, foi realizado no âmbito do projeto europeu "SUPERA" (Promoção da Igualdade na Investigação e na Academia), em que participa o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Mais de dois terços das pessoas inquiridas referiram que passaram a dedicar mais tempo ao trabalho doméstico e ao acompanhamento de crianças e jovens, sendo que as mulheres notaram "uma maior influência da pandemia na afetação de tempo ao trabalho profissional".

14h52 - Gibraltar vai vacinar espanhóis que trabalham no território

O enclave britânico de Gibraltar vai oferecer a possibilidade de serem vacinados aos cerca de 15.000 trabalhadores transfronteiriços, a grande maioria dos quais espanhóis, que vão trabalhar diariamente neste pequeno território no sul de Espanha.

O governo do território revelou hoje, em comunicado de imprensa, que quase metade dos 34.000 residentes (15.155) já receberam as duas doses de uma das vacinas contra a covid-19, e um total de 41.318 doses já foram administradas em Gibraltar.

"À medida que chegamos às fases finais da vacinação para a população residente", afirmam as autoridades do território, “passaremos daqui a pouco […] a oferecer as vacinas aos trabalhadores transfronteiriços".

14h43 - Famalicão dá 318 mil euros a 46 IPSS para ajudar no combate à pandemia

A Câmara de Famalicão aprovou um apoio financeiro extraordinário de 318 mil euros às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, para as ajudar a fazer face às despesas associadas ao combate e à prevenção da covid-19.

Em comunicado, aquela câmara do distrito de Braga refere que o apoio, aprovado na quinta-feira, vai chegar mensalmente a 46 IPSS, destinando-se sobretudo à comparticipação das despesas inerentes à aquisição de equipamentos de proteção individual.

O apoio será calculado tendo em conta o número de valências protocoladas pelas instituições com a Segurança Social.

14h23 - PIB da Irlanda avança 3,4% em 2020 apesar da pandemia

A Irlanda registou um aumento de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 graças à atividade de muitas multinacionais no país, apesar do impac14h43 - to económico da pandemia, anunciou hoje o ministro das Finanças, Paschal Donohoe.

O país beneficiou de um aumento de 6% das exportações, o que se deve principalmente à atividade de grandes empresas internacionais do setor farmacêutico e tecnológico.

As multinacionais, sobretudo norte-americanas, escolhem a Irlanda como sede, beneficiando de uma fiscalidade atrativa.

14h05 - Portugal com 949 novos casos e 28 óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 949 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando 808.405 o total acumulado desde o início da pandemia no país. Foram ainda contados 28 novos óbitos no último dia, para um total de 16.486.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, dos novos casos detetados, região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou um maior aumento, com mais 436 novos casos, seguindo-se a região Norte (192), a região centro (118), Alentejo (36). Algarve (9). A Madeira reportou mais 163 casos e os Açores não registaram nenhuma nova infeção.

Dos 28 óbitos, 17 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, cinco na região Norte, três na região Centro e os outros três no Alentejo.

Estão internadas menos 125 pessoas em hospitais do país, num total de 1538, das quais 383 em unidades de cuidados intensivos, menos 16 do que na véspera.

Foram dadas como recuperadas da doença mais 1606 pessoas nas últimas 24 horas, passando o total acumulado para 728.659.

Há menos 685 casos ativos, passando o total acumulado para 63.260.

Estão sob vigilância por parte das autoridades de saúde menos 2160 pessoas do que ontem. São agora 28.881 os contactos em vigilância.

14h00 - Presidente da Câmara de Felgueiras pede ao Governo reabertura do comércio

O presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, disse hoje à Lusa ter sensibilizado o Governo para "a urgência de reabertura dos estabelecimentos comerciais e dos serviços", porque disso depende "a sobrevivência de muitas famílias".

O autarca informou ter enviado uma carta ao ministro da Economia, sinalizando a sua preocupação com o facto de serem mantidas as restrições em vigor, as quais, segundo observou, "poderão levar ao encerramento forçado de muitos negócios, muitos deles fonte de sobrevivência de muitas famílias".

"É importante que o desconfinamento e reabertura dos negócios aconteça, mesmo com limitações e ajustes, se necessários, em função da evolução da pandemia", reforçou o presidente daquela autarquia do distrito do Porto.

Afirmando-se "naturalmente consciente dos riscos inerentes uma quarta vaga" da pandemia de covid-19, defendeu a necessidade de "ir mantendo a economia em funcionamento".

13h56 - Rio admite possibilidade de um desconfinamento a ritmos diferentes, por regiões

O presidente do PSD, Rui Rio, admitiu hoje um desconfinamento a ritmos diferentes, por regiões, quando a evolução epidemiológica não for homogénea, como forma de não prejudicar as populações menos "massacradas" pela pandemia de covid-19.

"Eu entendo que deve haver um plano de confinamento e de desconfinamento, neste caso, nacional, mas se o território todo não for homogéneo nós poderemos ter desconfinamentos a ritmos diferentes, consoante a região", afirmou.

O líder social-democrata, que se reuniu hoje, no Porto, com representantes do Movimento a Pão e Água, que agrega empresários da restauração, comércio, hotelaria e eventos, rejeita, contudo, um confinamento ao nível concelhio por considerar que em causa está uma malha "muito apertada" e pequena.

13h47 - Resolvido surto com 13 mortos em lar de Estremoz

surto de covid-19 no Lar Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires, em Estremoz (Évora), que provocou 13 vítimas mortais, todos utentes, "está resolvido", revelou hoje à agência Lusa fonte da instituição.

A mesma fonte indicou que o delegado de Saúde "já deu alta a todos os utentes que estiveram infetados", estando agora a instituição a aguardar a desinfeção das instalações.

13h39 - Presidente da Câmara de Viseu testou positivo

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, testou positivo para a covid-19, mas "sente-se bem e encontra-se apenas com sintomas ligeiros", a trabalhar a partir de casa, informou hoje a autarquia.

Em comunicado, a autarquia explica que Almeida Henriques realizou um teste PCR na quinta-feira e, "apesar dos contactos reduzidos nos últimos dias devido ao estado de emergência e confinamento, todo o executivo foi testado".

"Até ao momento, todos os resultados foram negativos. Naturalmente, toda a equipa seguirá as orientações que vierem a ser formuladas pela Autoridade de Saúde", garante.

13h31 - Joana Marques Vidal alerta para perigos da simplifcação de contratos públicos

A ex-procuradora-geral da República Joana Marques Vidal alertou hoje para os perigos da simplificação dos contratos públicos, nos quais serão aplicados os fundos europeus que Portugal vai receber pós-crise da covid-19.

Joana Marques Vidal foi a convidada de um webinar da Universidade Portucalense, subordinado ao tema “Caminhos da Nação: Desafios da justiça e a Transição digital”, e no qual se falou também sobre o Plano Recuperação e Resiliência (PRR) e nos perigos de casos de corrupção.

A simplificação do código dos contratos públicos deve ter “limites muito claros”, defendeu a magistrada, atualmente em funções no Tribunal Constitucional, que sublinhou a necessidade de se “ter muito cuidado para que essa própria facilitação não seja ela mesma uma causa de promoção de eventuais atos de corrupção”.

“É preciso um grande cuidado, atenção e um grande acompanhamento de todos estes procedimentos. Por vezes, há alguns procedimentos que podem ser mais burocráticos, mas há outros que são absolutamente essenciais e não podem ser ultrapassados”, sublinhou.

13h27 - Moçambique espera vacinar 16 milhões de pessoas até 2022

Moçambique quer vacinar 16 milhões de pessoas contra a covid-19 até 2022, meta que corresponde a toda a população elegível à inoculação no território nacional, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

"Vamos fazer de tudo para que toda a população elegível seja vacinada até 2022 e para isso teremos de saber gerir o processo de vacinação", afirmou a diretora nacional adjunta da Saúde, Benigna Matsinhe.

13h18 - Eurodeputadas defendem fiscalização do cumprimento das leis de igualdade de género

Quatro eurodeputadas portuguesas defenderam hoje a necessidade de fiscalização do cumprimento das leis de igualdade de género e a importância de ter mulheres em cargos de decisão e de combater a precariedade para haver igualdade salarial.

13h10 - Novo centro em Lisboa para vacinar 190 pessoas por dia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, inaugurou hoje o sétimo centro de vacinação contra a covid-19 na cidade, com capacidade para vacinar 190 pessoas por dia.

O centro inaugurado hoje pelo presidente da Câmara será o sétimo a funcionar na cidade e está localizado no edifício dos Serviços Sociais da CML, nas Olaias.

Com quatro linhas de vacinação, a capacidade de vacinação é de 190 pessoas por dia, “mas o ritmo irá sendo adequado ao crescimento dos grupos etários e às necessidades de expansão do processo de vacinação”, salientou.

Segundo Medina, até hoje foram vacinadas nas unidades existentes na cidade cerca de oito mil pessoas.

​​​​​​​Para facilitar o acesso dos mais idosos à vacinação, a CML está a disponibilizar um serviço de táxi gratuito, que funciona através de chamada telefónica.

12h58 - Compras ‘online’ sobem 46% no segundo confinamento geral

As compras ‘online’ aumentaram 46% em Portugal entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro, face ao mesmo período homólogo, com o e-commerce a dinamizar o consumo durante este segundo confinamento geral, segundo dados hoje divulgados pela SIBS.

Segundo o SIBS Analytics, que agrega indicadores de consumo, o e-commerce representa atualmente 18% do total de compras electrónicas, valor que praticamente duplicou em relação ao período pré-pandemia.

O MB Way, segundo os dados, tem sido um dos métodos de pagamento mais utilizados, tendo a sua utilização quase quadruplicado (3,8 vezes) face ao mesmo período de 2020.

Já no que se refere ao consumo em loja, acrescenta, “registou-se uma queda de 31% nas compras na rede multibanco neste segundo confinamento face ao mesmo período de 2020, valores ainda assim longe dos verificados de março a maio do ano passado, em que as compras físicas chegaram a cair 47%”.

12h47 - Açores com três novos doentes e mais cinco recuperados

Os Açores diagnosticaram nas últimas 24 horas três novos casos de covid-19, sendo dois em São Miguel e um no Pico, informa hoje a Autoridade de Saúde açoriana, acrescentando que cinco pessoas recuperaram da doença no arquipélago.

De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, nas últimas 24 horas foram realizadas 1.654 análises e diagnosticados dois novos casos em São Miguel, ambos no Rosário da Lagoa (em contexto de transmissão comunitária), e um nas Ribeiras, concelho das Lajes do Pico, referente à cadeia de transmissão ativa na ilha.

Hoje, mais cinco pessoas recuperaram da doença, sendo quatro em São Miguel (três em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, e uma em São José, em Ponta Delgada) e registou-se ainda outra recuperação em São Roque do Pico.

A região continua sem internamentos de doentes com covid-19 e o número de vigilâncias ativas é agora "de 948", acrescenta o comunicado.

12h35 - AHETA "muito satisfeita" com regresso da F1 ao Algarve e espera ter público

A principal associação hoteleira do Algarve reagiu hoje com "muita satisfação" ao anúncio da inclusão do Grande Prémio de Portugal no Mundial de Fórmula 1 e disse esperar que a prova possa já ter público nas bancadas.

Opresidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas, destacou também a importância da realização da prova para a promoção turística do país como destino seguro durante a recuperação da pandemia de covid-19.

"Sempre defendemos de a região precisar de meia dúzia de grandes eventos que possam gerar fluxos turísticos importantes, por um lado, e por outro funcionar como meio privilegiado de promoção da região no exterior", afirmou o presidente da AHETA.

Elidérico Viegas considerou que esta é uma prova que "deve ser institucionalizada e ter lugar todos os anos" durante um "período de cinco a seis anos" e disse que a AHETA "espera vivamente que, este ano, possa haver espetadores nas bancadas".

12h20 - Autoridades sul-africanas avisam que a "batalha ainda não terminou"

Um ano após o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na África do Sul, o medo deu lugar à esperança, mas as autoridades avisam que "a batalha ainda não terminou" no país mais afetado pela pandemia no continente africano.

A 05 de março de 2020 era detetada a primeira infeção, na província do KwaZulu-Natal, litoral do país, imporrtada de Itália.

Desde então, as autoridades da saúde sul-africanas registaram 50.366 mortes associadas à covid-19 e mais de 1,5 milhões de pessoas.
Hoje, "a batalha ainda não terminou, embora haja mais esperança um ano depois com a vacinação em curso", declarou o ministro da Saúde sul-africano, Zweli Mkhize, durante uma visita na manhã de hoje ao Grays Hospital, no KwaZulu-Natal, para assinalar a data.


12h09 - Pandemia já matou mais de 2,57 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.570.291 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

Mais de 115.568.760 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

Os números são baseados em relatórios diários das autoridades de saúde de cada país até as 11:00 e excluem as revisões posteriores de agências estatísticas, como ocorre na Rússia, Espanha e Reino Unido.

Na quinta-feira, 9.007 mortes e 424.952 novos casos foram registados em todo o mundo.

11h56 - Jardim zoológico de San Diego vacinou nove primatas

Quatro orangotangos e cinco chimpanzés-pigmeu foram vacinados contra a Covid-19.

A decisão surge depois de o zoo ter sido atingido por um surto de SARS-Cov-2 no início do ano.

11h41 - Quénia inicia vacinação com vacina da AstraZeneca

O país recebeu mais de um milhão de doses da vacina ao abrigo do programa COVAX.

11h20 - Áustria vai inocular maiores de 65 anos com a vacina da AstraZeneca

11h10 - Óbitos por Covid-19 nas semanas seis e sete de 2021 representaram, respetivamente, 31,6% e 21,7% do total

Nas semanas seis e sete de 2021 registaram-se em Portugal, respetivamente, 3 349 e 2 824 óbitos, mais 696 e 175 óbitos que a média de 2015-2019 nessas semanas, segundo dados do INE.

O número de óbitos por Covid-19 naquelas duas semanas foi de 1 057 e de 612, representando, respetivamente, 31,6% e 21,7% do total de óbitos.

Dos 6 173 óbitos neste período, 74,3% corresponderam a pessoas com idades iguais ou superiores a 75 anos. O maior aumento no número de óbitos verificou-se nas pessoas com idades iguais ou superiores a 90 anos, com mais 248 óbitos (+21,6%) que a média de 2015-2019.

Foi, contudo, no grupo etário 70 a 74 anos que se registou o maior aumento relativo, mais 28,9% que a média de 2015-2019, correspondendo a mais 117 óbitos.

As regiões Norte, Centro e Área Metropolitana de Lisboa concentraram 82,4% dos óbitos nas semanas 6 e 7. Todavia, em termos de número de óbitos por 100 mil habitantes, apenas as regiões Alentejo (85,5), Centro (70,5) e Área Metropolitana de Lisboa (63,5) apresentaram valores superiores ao nacional (59,9).

Nas semanas seis e sete, 65,3% dos óbitos ocorreram em estabelecimento hospitalar.


10h53 - Há mais mulheres do que homens em teletrabalho nesta altura de pandemia

A conclusão consta de um estudo do Instituto Europeu para a Igualdade de Género. Do total de casos analisados, 45% são mulheres e 30% homens. O estudo visa ainda analisar o impacto da Covid tendo em conta o género. Na primeira vaga da pandemia, as mulheres foram mais afetadas, essencialmente as mais jovens.


10h40 - África com mais 290 mortos e 10.711 infetados nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 329 mortes por covid-19, para um total de 105.001 desde o início da pandemia, e 12.273 novos casos de infeção, segundo os dados mais recentes oficiais da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 3.937.028 e o de recuperados nas últimas 24 horas é de 10.701, para um total de 3.512.473 desde o início da pandemia.

A África Austral continua a ser região mais afetada, registando hoje 1.847.873 infetados e 57.053 mortos por contágio com a doença. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.517.666 casos e 50.462 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais atingida pela pandemia, com 1.173.110 infetados e 33.332 vítimas mortais.

A África Oriental contabiliza 413.238 infeções e 7.688 mortos, enquanto na África Ocidental o número de infeções é de 396.834 e o de mortes ascende a 5.118.

A África Central tem 105.973 casos e 1.810 óbitos.

10h23- NBC edita hoje álbum "Epiderme" que criou e gravou sozinho em confinamento

O músico português NBC edita hoje um novo trabalho, “Epiderme”, criado em confinamento e no qual o cantor se fez guitarrista, percussionista, produtor, técnico de som e gravou, pela primeira vez, temas em inglês.

O EP “Epiderme” é “uma junção de vários sentimentos que estavam a acontecer” na altura do primeiro confinamento, no ano passado, e que NBC transformou numa história, “um relacionamento entre duas pessoas, em que uma está a tentar sempre pedir desculpa à outra e essa pessoa não lhe quer dar essa desculpa”. “O resultado final é a pessoa a fazer as pazes consigo própria, e este é o disco”, contou o músico Timóteo Santos (NBC), em entrevista à agência Lusa.

10h09 - Reino Unido investiga nova variante

Foram descobertos no Reino Unido 16 casos de uma nova variante de SARS-CoV-2, conhecida como VUI-202102/04, que foi identificada pela primeira vez a 15 de fevereiro.

As autoridades de saúde revelaram que os 16 casos positivos foram localizados e aconselhados a ficar em isolamento.

A variante, que pode ter tido origem no país, foi designada como “variante sob investigação” (VUI) a 24 de fevereiro.

9h45 - Pandemia faz “descarrilar conquistas de igualdade”

Empregos perdidos e horários de trabalho reduzidos, violência doméstica crescente provam que o impacto da pandemia foi mais forte nas mulheres e fez “descarrilar as conquistas de igualdade”, alerta o Instituto Europeu para a Igualdade de Género.

O relatório “Igualdade de género e as consequências socioeconómicas da crise de covid-19” está a ser preparado a pedido da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, para ser publicado em junho, mas o Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE, na sigla em inglês), com sede em Vílnius, capital da Lituânia, tem vindo a revelar alguns resultados.

Em vésperas do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, a agência da Comissão Europeia divulgou um comunicado no qual constata que a pressão sobre as mulheres no domínio da conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional aumentou no atual contexto de combate à covid-19.

9h33 - Estados da UE não tinham planos de crise para violência doméstica

Nenhum Estado-membro da União Europeia (UE) tinha um plano para lidar com surtos de violência doméstica contra mulheres em contexto de crise como a desencadeada pela pandemia de covid-19, constata um relatório divulgado hoje.

A conclusão consta de uma pesquisa elaborada pelo instituto de investigação RAND Europe, que tem como objetivo melhorar a decisão política, com o apoio de uma rede de investigadores nacionais e do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE, na sigla em inglês).

“Quando a pandemia nos atingiu, nenhum Estado-membro tinha um plano de crise sensível ao género para lidar com possíveis surtos de violência contra mulheres”, regista, logo no prefácio, Carlien Scheele, diretora do EIGE, agência da Comissão Europeia com sede em Vilnius, capital da Lituânia, que publicou o estudo.

9h17 - Um terço dos trabalhadores em plataformas digitais estava no desemprego

Mais de um terço dos trabalhadores da União Europeia em plataformas digitais, perdeu o emprego na sequência da pandemia de covid-19 e estava desempregado quando iniciou essa atividade, conclui um estudo divulgado hoje.

A pesquisa – que está a ser elaborada pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE, na sigla em inglês), agência da Comissão Europeia com sede em Vilnius, capital da Lituânia – revela que o trabalho nas plataformas digitais, como a Uber ou a Glovo, serviu como “uma importante fonte de rendimento durante um período turbulento”.

O EIGE está a analisar dados de cinco mil trabalhadores de plataformas digitais em dez Estados-membros (nos quais não está Portugal), com um foco nas perspetivas de género e no impacto na conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.

Segundo os resultados preliminares da pesquisa – que só será divulgada em dezembro, no final da presidência eslovena do Conselho da União Europeia, atualmente e até junho a cargo de Portugal –, entre aquele um terço dos trabalhadores nas plataformas digitais que estava desempregado, 40% são homens e 33% são mulheres (na faixa etária entre os 16 e os 56 anos).

9h06 - Autoridades timorenses anunciam novos casos em Baucau e Suai

As autoridades timorenses anunciaram hoje terem detetado seis novos casos positivos de covid-19, um na segunda cidade timorense, Baucau, e cinco no município de Covalima, onde se registaram dois focos de transmissão local.

8h54 - Dinamarca vai administrar a vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

As autoridades de saúde dinamarquesas, seguindo os passos de vários países da União Europeia, estenderam hoje aos maiores de 65 anos a recomendação de utilização da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford, com base num estudo escocês.

Até agora, Copenhaga não havia recomendado esta vacina para pessoas com mais de 65 anos, argumentando que os dados científicos do laboratório anglo-sueco eram insuficientes.

"Os resultados escoceses são positivos. Eles mostram uma diminuição acentuada do risco de hospitalização ligada à covid-19, também em idosos", adiantou uma responsável da Agência Nacional de Saúde Sundhedsstyrelsen, Bolette Søborg, citada num comunicado.

8h46 - Alemanha regista 10.580 novas infeções e 264 mortes em 24 horas

A Alemanha registou 10.580 novas infeções devido ao novo coronavírus nas últimas 24 horas, cerca de 500 casos a mais em relação há uma semana, e 264 mortes, divulgaram hoje as autoridades de saúde alemãs.

Em relação aos óbitos, na passada sexta-feira foram registados 394 mortes no país.

No país como um todo, a incidência acumulada em sete dias subiu para 65,4 casos novos por 100 mil habitantes. Na quinta-feira, a incidência acumulada em sete dias tinha sido de 64,7 casos novos por 100 mil habitantes e de 63 na semana anterior, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) atualizados na madrugada de hoje.

O pico de incidência foi registado em 22 de dezembro com 197,6 novas infeções por 100.000 habitantes numa semana e em 28 de janeiro caiu para menos de 100 pela primeira vez em três meses, com uma tendência de queda que permaneceu por algumas semanas.

O fator de reprodução semanal é de 0,99, o que significa que a cada 100 infetados contagiam uma média de 99 outras pessoas.

O número de positivos desde o início da pandemia ascendeu a 2.482.522 - dos quais cerca de 2.292.100 são pacientes considerados recuperados - e o número de mortes subiu para 71.504.

O RKI estimou que os casos ativos atualmente totalizam cerca de 119.000.

Nas unidades de cuidados intensivos, 2.813 pacientes com covid-19 foram admitidos na quinta-feira (menos 10 do que no dia anterior), dos quais 1.594 (57% e 35 a menos em comparação com quarta-feira) precisam de respiração assistida, de acordo com os dados da Associação Interdisciplinar Alemã de Cuidados Intensivos e Medicina de Emergência (DIVI).

Num dia, os cuidados intensivos receberam 344 novos pacientes com covid-19 e 95 dos internados morreram.

Até a quarta-feira, 2.271.784 pessoas receberam as duas doses da vacina, o que corresponde a um percentual de 2,7% da população, e 4.541.389 (5,5%), pelo menos uma dose da vacina.

8h38 - China soma nove casos nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior

A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados nove casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

Os casos foram detetados em viajantes nas cidades de Xangai (leste) e Tianjin (nordeste) e nas províncias de Hunan (centro) e Guangdong (sudeste).

A Comissão de Saúde chinesa indicou que, até à meia-noite (16:00 de quinta-feira em Lisboa), o número total de infetados ativos na China continental se fixou em 178, entre os quais um em estado grave.

Desde o início da pandemia, 89.952 pessoas ficaram infetadas na China, tendo morrido 4.636 doentes.

8h26 - Rússia com mais 11.024 infetados e 462 mortos

A Rússia reportou mais 11.024 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, dos quais 1.757 em Moscovo, elevando o total nacional para 4.301.159.

Desde o início da pandemia, morreram 88.285 pessoas vítimas de Covid-19.

8h15 - Moldávia é o primeiro país europeu a receber vacinas da COVAX

8h10- Rock in Rio adia edição no Rio de Janeiro para setembro de 2022

A edição brasileira do festival Rock in Rio foi adiada para setembro do próximo ano, "devido ao cenário de incerteza que se vive a nível mundial, provocado pela pandemia", anunciou hoje a organização, em comunicado.

"Uma vez que se aproxima a data de início de montagens do festival, a Organização do Rock in Rio decide assim adiar o evento inicialmente previsto para setembro de 2021, no Rio de Janeiro, para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022", lê-se no comunicado assinado pelo presidente e fundador do festival, Roberto Medina.

O anúncio das novas datas da edição do Rock in Rio Brasil acontece poucas horas depois de a organização ter divulgado um novo adiamento, por mais um ano, da 9.ª edição Rock in Rio Lisboa, para os dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022.

8h00 - nvestigadores usam 35 mil amostras para avaliar infecciosidade de variantes

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) vão, através de mais de 35 mil amostras nasofaríngeas, avaliar as coinfeções com o SARS-CoV-2 e perceber se a infecciosidade das variantes se alterou ao longo do último ano.

Em declarações à agência Lusa, Didier Cabanes, investigador e diretor do centro de testagem à covid-19 criado no instituto da Universidade do Porto, explicou hoje que o projeto têm “duas vertentes”: uma científica e outra técnica.

No âmbito do programa Horizonte 2020, o i3S recebeu um financiamento de 300 mil euros da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), tendo por base o seu biobanco de amostras nasofaríngeas testadas para o SARS-CoV-2, que reúne mais de 35 mil amostras, um terço das quais positivas para a covid-19.

O biobanco guarda desde março de 2020 amostras em congeladores a temperaturas entre os 80 e 20 graus célsius negativos e vai permitir avaliar as coinfeções no último ano com o SARS-CoV-2.

Covid-19. Primeiro-ministro rejeita dizer que o pior já passou na pandemia
Numa entrevista na edição de aniversário do jornal Público, o primeiro-ministro afirma que não está a ser pessimista, mas sim realista.

Isto porque há fatores de imprevisibilidade, como as variantes do coronavírus que podem alterar o estado de coisas.

O líder do Governo diz ainda que mesmo quando o país não tiver mais infetados por Covid-19 continuará a luta, no combate por exemplo ao desemprego.

O primeiro-ministro considera que a pandemia veio mostrar a importância e o papel do Estado.

E, numa altura em que se aproxima o possível desconfinamento nas escolas, o Governo disponibiliza sete milhões para escolas comprarem material de proteção.

O Ministério da Educação anunciou que disponibilizou cerca de sete milhões de euros para as escolas comprarem máscaras e outros materiais e equipamentos de proteção individual contra a covid-19.

Concretamente no que respeita às máscaras, o Ministério da Educação explica em comunicado que, apesar de não estar previsto o uso obrigatório para alunos do 1.º ciclo, o valor da verba foi definido de forma a permitir às escolas comprar máscaras em número suficiente para esses alunos, já que há pais a querer os filhos a utilizar este equipamento.
Número de mortos continua a descer
De acordo com o último boletim epidemiológico, morreram mais 28 pessoas em Portugal com Covid-19. O total acumulado é de 16.458.

Há mais 830 casos de infeção.

Continuam internadas 1708 pessoas, menos 119 do que nas anteriores 24 horas. Nos cuidados intensivos estão 399, menos 16 do que na véspera.
Circulação entre concelhos em Portugal continental proibida a partir das 20h00
A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20h00 de hoje e as 05h00 de segunda-feira, no âmbito do estado de emergência.

Na semana em que Portugal passou a ter apenas três concelhos em risco extremo de infeção (com mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias) e 14 em risco elevado, a proibição de circulação entre concelhos aplica-se a todos os municípios do continente, independentemente do nível de risco de transmissão do novo coronavírus SARS-CoV-2.


Segundo o diploma do Governo que regula o estado de emergência decretado pelo Presidente da República, existe um conjunto de exceções à proibição de circulação entre concelhos, inclusive deslocações para desempenho de funções profissionais (conforme atestado por declaração emitida pela entidade empregadora ou equiparada), por motivos de saúde e para cumprimento de responsabilidades parentais.

Além desta restrição, continuam em vigor o confinamento obrigatório, em que a principal regra é ficar em casa, a proibição de vendas ou entregas ao postigo em qualquer estabelecimento do ramo não-alimentar, a proibição de venda ou entrega ao postigo de qualquer bebida mesmo nos estabelecimentos autorizados ao 'take-away' e a proibição de permanência em espaços públicos de lazer (que podem, contudo, ser frequentados).

O atual estado de emergência vigora até às 23h59 de 16 de março.