Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Violeta Santos Moura - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



22h45 - Visitas aos utentes dos lares em Moura vão ser retomadas segunda-feira

As visitas aos utentes dos lares de idosos do concelho de Moura (Beja) vão ser retomadas a partir de segunda-feira, com exceção do Lar de São Francisco, revelou o Serviço Municipal de Proteção Civil.

Em comunicado, a Proteção Civil de Moura informou que o Lar de São Francisco, na cidade alentejana, aguarda ainda a declaração de fim de surto, emitida pela Autoridade de Saúde Pública.

A decisão de retomar as visitas aos lares foi tomada na reunião semanal com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, após análise da evolução do número de casos de infeção pelo SARS-CoV-2, na região e sobretudo no concelho, acrescentou a nota.

O Serviço Municipal de Proteção Civil referiu ainda que a situação epidemiológica vai continuar a ser motivo de análise nas próximas reuniões semanais com as IPSS, no sentido de serem "adotadas todas as medidas, que se entendam mais adequadas", no âmbito do combate à propagação da covid-19.

Segundo Proteção Civil municipal, no concelho de Moura existem atualmente cinco casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19, dos quais três na cidade de Moura, um em Amareleja e um em Santo Aleixo da Restauração.


22h26 - Artesãos pedem apoios ao Governo

Os artesãos acumulam prejuízos atrás de prejuízos. Com as lojas fechadas, muitos aguardam pelo apoio do Governo ao setor.


21h58 - Cabo Verde com mais 41 infetados em 24 horas

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 41 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 15.724 os casos acumulados desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 991 amostras desde sexta-feira, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 20 infetados (em 494 amostras), contando agora com 219 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (dois), São Miguel (dois) e Santa Cruz (um).

Na ilha de São Vicente foram confirmados seis novos infetados (em 199 amostras), sendo atualmente outro dos focos da doença no arquipélago, com 50 casos ativos.

Face à evolução da pandemia em São Vicente, o Governo cabo-verdiano prorrogou anteriormente, por 30 dias, até 18 de março, a situação de calamidade para a ilha, a única do país nesse estado.

Foram ainda registados casos de covid-19 nas ilhas de São Nicolau (seis) - que passa a ter 103 casos ativos -, Santo Antão (dois), Sal (um) e Fogo (um).

21h38 - Reino Unido com mais 158 mortes e 6.040 casos

O Reino Unido registou mais 158 mortes e 6.040 casos por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 124.419, de acordo com os mais recentes números oficiais.

O número de mortes representa uma descida relativamente aos 236 óbitos registados na sexta-feira, mas os casos subiram ligeiramente relativamente aos 5.947 notificados no período anterior.

O total acumulado de casos de covid-19 no Reino Unido é de 4.213.343.

21h23 - França com 173 mortes e 23.300 novos casos em 24 horas

França registou mais 173 mortes e 23.300 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 88.444 o número total de óbitos e para 3.882.402 infeções, revelaram as autoridades de saúde.

O número de infeções é ligeiramente inferior ao de há uma semana, mas permanece praticamente inalterado, com 24.625 pacientes a permanecem hospitalizados, menos 140 do que no dia anterior e menos 264 do que há uma semana.

Nas Unidades de Cuidados Intensivos continuam internadas 3.689 pessoas, mais nove do que no dia anterior e mais 236 do que na semana anterior.

Com 173 mortes em 24 horas, o número de óbitos devido à pandemia subiu para 88.444 desde março de 2020.

21h10 - Itália como mais de 23 mil novos casos reforça limitações

Itália registou 23.641 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, em linha com o aumento dos últimos dias, numa altura em que as regiões e províncias reforçam as limitações para tentar conter a pandemia.

Um total de 3.046.762 pessoas foram infetadas no país desde que a crise começou em fevereiro de 2020.

As autoridades confirmaram mais 307 mortes por covid-19 desde sexta-feira, de acordo com os dados oficiais, o que faz aumentar para 99.578 o total de óbitos associados à doença.

A pressão nos hospitais está a aumentar, especialmente em regiões como o Piemonte (norte).

Em todo o país há 23.271 pessoas internadas, mais 373 do que no dia anterior, enquanto 2.571 estão nos cuidados intensivos (mais 46).


21h00 - Mais seis mortes e 602 casos em Moçambique

Moçambique registou mais seis mortes por covid-19 e 602 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, informou o boletim de atualização diária sobre a pandemia divulgado pelo Ministério da Saúde (Misau).

As mortes agora divulgadas, todas de pessoas de nacionalidade moçambicana, com idades entre os 23 e 62 anos, foram declaradas na sexta-feira e hoje.

De acordo com o Misau, Moçambique passa a ter um total acumulado de 686 óbitos e 62.131 casos, dos quais 75% considerados recuperados e 171 internados, 74% dos quais em Maputo.

Desde março de 2020, Moçambique já testou 438.464 casos suspeitos, dos quais 2.558 nas últimas 24 horas.

20h45 - Madeira com 59 novos casos e mais uma morte

A Madeira registou mais uma morte associada à covid-19, somando 65 óbitos, num dia em que se registaram 59 novos casos e mais 82 doentes considerados recuperados, informou a Direção Regional de Saúde do arquipélago.

Uma nota da Secretaria da Saúde e Proteção Civil da Madeira revelou que um doente com 58 anos morreu no Hospital Central do Funchal.

“Há a reportar 59 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 7.537 casos confirmados de covid-19”, lê-se no boletim epidemiológico diário.

A Direção Regional de Saúde acrescentou que dos novos casos, apenas um é importado (França), sendo os restantes de transmissão local.

20h30- Polícia francesa evacua cais lotados junto ao Sena em Paris

A polícia francesa evacuou hoje à tarde os cais junto ao rio Sena, em Paris, onde o sol e a temperatura amena atraíram inúmeros cidadãos, que desrespeitaram o afastamento neste período de elevado número de infeções por covid-19.

20h17 - Vão ser administradas milhão e meio de vacinas nas próximas seis semanas

O plano é chegar ao final do verão com 70% da população vacinada, o correspondente a sete milhões de portugueses.

A RTP sabe que a decisão de administrar a vacina da AstraZeneca a pessoas acima dos 65 anos será tomada nas próximas horas.

19h46 - Senado norte-americano aprova plano de 1,9 biliões de dólares de Joe Biden

O Senado dos Estados Unidos da América (EUA) aprovou hoje um plano de estímulo de 1,9 biliões de dólares (1,59 biliões de euros) para relançar a economia norte-americana, naquela que é a primeira vitória legislativa do Presidente Joe Biden.

O pacote financeiro, o terceiro aprovado nos EUA desde o início da pandemia de covid-19, há um ano, inclui novos pagamentos diretos de 1.400 dólares (1.175 euros) aos contribuintes com rendimentos inferiores a 80.000 dólares (67.150 euros) por ano, mais fundos para os governos locais e estatais, compra de vacinas e reabertura de escolas.

O plano foi aprovado após horas de debate, negociações frenéticas e uma maratona de votos, apenas pelos senadores democratas, por 50 votos contra 49.

19h05 - Angola regista 29 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas

Angola registou 29 novas infeções, uma morte e 16 recuperados, nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades sanitárias do país, que totaliza 21.055 casos positivos, 512 mortes e 19.640 recuperações.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, os casos das últimas 24 horas foram registados nas províncias de Luanda (22), Huambo (5), Cabinda (1) e Malanje (1), com idades entre os dois e 84 anos, sendo 15 do sexo masculino e 14 feminino.

18h39 - Nicolás Maduro recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua mulher, Cília Flores, receberam hoje a primeira dose da vacina russa Sputnik V contra o novo coronavírus, no âmbito do programa venezuelano de imunização da população.

O momento da vacinação foi divulgado pelo próprio chefe de Estado numa mensagem através do Twitter, que fez acompanhar por um vídeo, em que além dos dois a ser vacinados é possível ver vários profissionais de saúde.

17h54 - BE avisa que sem os investimentos necessários reabertura pode gerar nova vaga

A coordenadora do BE, Catarina Martins, avisou hoje que sem os investimentos necessários em saúde pública o desconfinamento pode resultar numa nova vaga pandémica, considerando que a ideia de adiar despesa nesta área “fica mais cara”.

No final da reunião da Mesa Nacional do BE, órgão máximo entre convenções que voltou a realizar-se por videoconferência devido à pandemia, Catarina Martins, em conferência de imprensa desde a sede, assinalou a preocupação dos bloquistas “com a resposta à crise pandémica”, “nomeadamente a capacidade do país de, mal seja possível, começar a desconfinar”.

“Sem aumentarmos os testes, sem acelerarmos a vacinação e sem fazermos o rastreio epidemiológico de todos os contactos, uma reabertura pode ter como consequência uma nova vaga pandémica”, avisou, reiterando a necessidade dos investimentos na área da saúde pública.

17h26 - Milhares de pessoas em manifestação ilegal em Viena contra medidas de proteção

Milhares de pessoas participaram hoje em Viena, na Áustria, numa manifestação incentivada pela extrema-direita e proibida pelas autoridades, contra as medidas anticovid decretadas pelo governo de conservadores e ambientalistas, noticia a agência EFE.

Os manifestantes, que também chegaram de fora de Viena em comboios e autocarros, concentraram-se na central Heldenplatz (Praça dos Heróis) e Maria-Theresien Platz, onde, apesar da presença da polícia, as distâncias nem sempre foram respeitadas nem o uso de máscaras.

Os participantes gritaram 'slogans' contra o chanceler, o conservador Sebastian Kurz, enquanto sopravam apitos e lançavam 'slogans' contra o governo ou questionavam a existência do SARS-CoV-2.

Os manifestantes formaram um grupo muito heterogéneo, onde estavam desde negacionistas da pandemia até à extrema-direita e famílias, que protestaram contra o impacto económico das restrições.

16h59 - UE quer garantir importação de componentes da vacina norte-americana

A União Europeia vai iniciar conversações com os Estados Unidos, na segunda-feira, para garantir o fornecimento de componentes da vacina anti-covid norte-americana, disse hoje fonte europeia, citada pela Agência France-Presse (AFP).

Segundo a AFP, os componentes da vacina estão sujeitos a severas restrições de exportação por Washington, pelo que o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, responsável pelos aspetos industriais da fabricação de vacinas, vai reunir-se na tarde de segunda-feira com Jeffrey Zients, coordenador da equipa responsável pela luta contra a covid-19, na Casa Branca.

A ideia é “trabalhar de forma coordenada para que não haja estrangulamento” para os fabricantes europeus de vacinas, explicou fonte próxima das negociações à AFP.

16h21 - Politécnico do Porto abre na segunda-feira centro de vacinação

O Politécnico do Porto vai ter um centro de vacinação contra a covid-19 que ficará alojado no PORTIC - Porto Research, Technology & Innovation Centre, prevendo inocular 500 pessoas por dia a partir de segunda-feira, foi hoje anunciado.

O plano de vacinação surge em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto VI – Porto Oriental, cuja área de influência corresponde às freguesias do Bonfim, Campanhã e Paranhos, acrescenta o comunicado.

Nesta primeira fase serão vacinados utentes com mais de 80 anos e também os que estão integrados no primeiro grupo prioritário. Prevê-se que, depois de abril, se seguirão os restantes grupos prioritários, lê-se ainda na nota de imprensa.

O centro funcionará entre as 8:00 e as 20:30, podendo, em caso de necessidade, estender a atividade até às 21:00.

16h01 - Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia de comercialização

As principais cadeias de supermercados na Alemanha começaram hoje a vender ao público testes rápidos para diagnóstico da doença covid-19, que esgotaram em poucas horas, segundo relataram as agências internacionais.

A agência noticiosa France-Presse (AFP) relatou, por exemplo, que a página na Internet da rede de supermercados Lidl bloqueou, após terem sido colocados à venda os primeiros ‘kits’ destes testes que podem ser realizados em casa.

Já na concorrente rede de supermercados Aldi foi registada uma grande afluência de pessoas e os testes esgotaram em poucas horas.

15h41 - Guiné-Bissau regista mais nove casos

A Guiné-Bissau registou mais nove casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 3.312 o total acumulado, segundo os dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

Os dados, relativos a sexta-feira, indicam também que há 16 pessoas internadas.

Segundo o Alto Comissariado, há 589 casos ativos no país e mais uma pessoa foi dada como recuperada.

A covid-19 já provocou a morte a 49 pessoas na Guiné-Bissau.

15h15 - Mais 1007 casos de Covid-19 e 26 óbitos em Portugal, nas últimas 24 horas

Portugal registou mais 1007 casos de infeção e 26 vítimas mortais devido à Covid-19, nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico deste sábado, o aumento de novos casos pode explicar-se com o "período entre o diagnóstico e notificação superior a 48 horas" na região autónoma da Madeira, "decorrente de intercorrências informáticas de um laboratório na região".

Há mais 1.942 recuperados, menos 961 casos ativos e menos 2.177 contactos em vigilância.

Desde sexta-feira, há menos 167 doentes com covid-19 internados em enfermaria (num total de 1.416) e menos 20 em Unidades de Cuidados Intensivos (num total de 363).

Lisboa e Vale do Tejo contabilizou 331 novos casos, a região Norte 210, o Centro 125, o Alentejo 26 e o Algarve 18. Os Açores registaram também mais nove casos de infeção e a Madeira mais 288 (valor explicado pelas intercorrências informáticas acima referidas).

Portugal contabilizou já, desde o início da pandemia, um total de 809.412 casos de Covid-19 e 16.512 mortes.

15h05 - No rasto dos casos de Covid-19 a partir do Canidelo

Há um departamento só para os inquéritos epidemiológicos na Unidade de Saúde Pública do Canidelo, em Vila Nova de Gaia. A equipa é multiprofissional e todos trabalham para o mesmo: seguir o rasto dos casos de Covid-19.
Os primeiros telefonemas têm de ser feitos nas primeiras 24 horas. No pico da pandemia, chegaram a abrir mais de 100 processos por dia.

Neste momento, não está nenhum caso pendente.

14h57 - Finlândia adia eleições municipais devido a aumento de infeções no país

A Finlândia vai adiar as eleições municipais do próximo mês até meados de junho, uma vez que o aumento nos casos de coronavírus está a preocupar as autoridades de saúde, informou o ministro filandês da Justiça este sábado.

14h41 - Fábrica de vacinas em Paredes de Coura deve começar a produzir até final do ano

A empresa vai começar por produzir vacinas víricas. Contra a Covid-19, só numa fase posterior.
O Grupo Zendal já produz vacinas e outros produtos para a saúde na Galiza.

14h32 - Índia apela aos Estados federais que priorizem vacinação em regiões com aumento de casos

O Governo indiano pediu, este sábado, às autoridades locais que priorizassem a vacinação em vários distritos de oito Estados, incluindo Nova Déli, que registou um aumento nos casos de covid-19 nas últimas semanas.

Mais de 60 distritos em Nova Delhi, Haryana, Andhra Pradesh, Odisha, Himachal Pradesh, Uttarakhand, Goa e Chandigarh, "continuam a ser motivo de preocupação", disse o governo.

"Esses distritos estão a ver uma diminuição no total de testes a ser realizados, baixa participação na testagem, aumento de casos semanal e baixo número de rastreamento de contactos de casos positivos", acrescentou um comunicado, citando o risco de transmissão para regiões vizinhas.

14h09 - Açores com 11 novos casos em São Miguel e um no Pico

Os Açores têm hoje 85 casos ativos de covid-19, depois de terem sido detetadas 12 novas infeções, 11 em São Miguel e uma no Pico, e três recuperações, adiantou a Autoridade de Saúde Regional.

O boletim diário adianta que três dos 11 casos diagnosticados na ilha de São Miguel referem-se a testes a viajantes feitos ao sexto dia, sendo um residente e dois não residentes.

Quanto à distribuição na ilha, quatro são na freguesia do Pico da Pedra, no concelho da Ribeira Grande, dois na freguesia do Rosário, na Lagoa, e cinco são em Ponta Delgada (um em São Sebastião, dois em São José e dois em São Roque).

14h00 - Pandemia levou solidão, tristeza e medo às IPSS

A saúde mental está no topo da lista dos problemas enfrentados pelos utentes das instituições particulares de solidariedade social na primeira vaga da pandemia. É o que revela um novo estudo da Universidade Católica, que aponta casos de solidão, tristeza ou medo.
São consequências do isolamento que podem prolongar-se no pós-pandemia.

Quem representa o setor diz que os apoios do Estado não chegam.

13h37 - Presidente da Nigéria apela a que população siga o seu exemplo na vacinação

O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, tomou a prmeira dose da vacina contra a Covid-19 este sábado, como parte de uma tentativa de aumentar a confiança da população da Nigéria. O país pretende inocular cerca de 80 milhões de pessoas.

"Como demonstração de liderança e fé na segurança e eficácia das vacinas, recebi a minha primeira injeção e desejo recomendá-la a todos os nigerianos elegíveis para que façam o mesmo para que possamos ficar protegidos do vírus", disse Buhari .

"A vacina oferece esperança de um país seguro, livre do coronavírus", acrescentou o presidente de 78 anos depois de ser vacinado em direto pela televisão nigeriana.

13h20 - Passageiros de voos com origem no Reino Unido e Brasil obrigados a teste negativo e quarentena à chegada

Os passageiros de voos com origem inicial no Reino Unido ou no Brasil, e que apenas tenham feito escala ou transitado em aeroportos de países cujo tráfego aéreo com Portugal continental está autorizado, passam a estar obrigados a apresentar um teste negativo à Covid-19 e a cumprir quarentena à chegada.

"O regime adequado do tráfego aéreo autorizado em Portugal continental, em face do atual contexto epidemiológico", divulga o despacho publicado em Diário da República, "importa adotar procedimentos que reforcem a garantia de cumprimento das obrigações previstas no referido regime, definindo regras específicas relativamente a passageiros de voos cuja origem inicial seja o Reino Unido ou o Brasil, e que apenas tenham efetuado escala ou transitado em aeroportos de países cujo tráfego aéreo com destino a Portugal continental se encontra autorizado pelo referido despacho".

As regras específicas "traduzem-se na igualdade de tratamento destes passageiros cuja viagem se inicia no Reino Unido ou no Brasil, face àqueles que chegam a Portugal continental em voos diretos das mesmas origens, com natureza humanitária e para efeitos de repatriamento".

13h06 - UE quer encomendar vacina da AstraZeneca produzida nos EUA

A União Europeia está a tentar negociar a exportação da vacina da astraZeneca com os Estados Unidos, de forma a superar a escassez de vacinas, avança o Financial Times.

A UE também insta Washington para que garanta o fluxo livre de remessas de ingredientes para a produção europeia das vacinas.

"Acreditamos que podemos trabalhar em conjunto com os EUA para garantir que as vacinas produzidas ou engarrafadas nos EUA para o cumprimento das obrigações contratuais dos produtores de vacinas com a UE sejam totalmente honradas", disse o FT, citando a Comissão Europeia.

12h49 - Presidente do Moreirense reinfetado quatro meses depois

O presidente do Moreirense voltou a ter um teste positivo para o novo coronavírus, que provoca a covid-19, quatro meses depois da primeira infeção, confirmou hoje à Lusa fonte do clube da I Liga de futebol.

Vítor Magalhães, de 69 anos, conheceu o resultado numa bateria de despistagem realizada no domingo e entrou em isolamento profilático, na véspera do empate caseiro dos ‘cónegos’ com o Belenenses SAD (2-2), na partida de conclusão da 21.ª jornada.

O dirigente, que está assintomático, já esteve infetado no início de novembro de 2020, quando um surto de covid-19 originou 30 casos no Moreirense, conduzindo à suspensão dos treinos durante semana e meia e ao adiamento do jogo com o Paços de Ferreira.​​​​​​​

12h41 - Pandemia matou pelo menos 2,58 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.581.034 no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo o levantamento hoje realizado pela agência de notícias AFP.

Mais de 116.031.470 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

12h15 - Madeira recebe mais 8500 vacinas

Chegaram na sexta-feira à Madeira mais 8500 vacinas contra a Covid-19, anuncia a Força Aérea, que assegurou o transporte.

As vacinas foram transportadas num C-295M, que descolou de Lisboa em direção a Porto Santo.

O avião "fez uma paragem para que uma equipa de técnicos de saúde, que haviam estado a ministrar vacinas em Porto Santo, embarcassem com destino ao Funchal".

12h12 - Medidas reforçadas para passageiros oriundos do Reino Unido e Brasil

A partir de domingo e até às 23h59 de 16 de março, "os passageiros de voos com origem inicial no Reino Unido ou no Brasil e que apenas tenham feito escala ou transitado em aeroportos de países cujo tráfego aéreo com destino a Portugal se encontra autorizado" ficam obrigados a "apresentar comprovativo de realização de teste molecular por RT-PCR para despiste da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, com exceção das crianças que não tenham completado 24 meses de idade". É o que se pode ler uma nota enviada às redações pelo Ministério da Administração Interna.

Os mesmo viajantes devem "cumprir, após a entrada em Portugal continental, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde, ou aguardar pelo voo de ligação aos respetivos países de destino final em local próprio no interior do aeroporto".

"As companhias aéreas têm de remeter às autoridades de saúde a listagem dos passageiros cujo trânsito com proveniência do Reino Unido ou do Brasil é do seu conhecimento. Por outro lado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras verifica o país onde os passageiros realizaram o teste molecular por RT-PCR e, confirmando-se ser no Reino Unido ou no Brasil, remetem essa informação às autoridades de saúde. Recorde-se que, para todos os voos autorizados, é já obrigatória a apresentação do referido teste".

11h42 - Novo balanço diário de África

África registou, desde sexta-feira, mais 226 mortes associadas à Covid-19, para um total de 105.227 desde o início da pandemia, e 8516 novas infeções.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 3.945.544 e o de recuperados, nas últimas 24 horas, é de 9757, para um total acumulado de 3.552.230.

A África Austral é ainda a região mais afetada, registando este sábado 1.850.580 infetados e 57.174 mortes. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela Covid-19 no continente, reporta 1.518.979 casos e 50.566 óbitos.

11h22 - Vacina chega a farmacêuticos na segunda-feira

Os farmacêuticos vão começar a ser vacinados contra a Covid-19 a partir de segunda-feira, no quadro das prioridades fixadas para a primeira fase do processo.

A Ordem dos Farmacêuticos adianta, em comunicado, que cerca de oito mil farmacêuticos registaram-se para receber a vacina.

A informação foi avançada à Ordem pela task-force responsável pela coordenação e implementação do Plano de Vacinação, que solicitou a colaboração da Ordem na identificação dos membros que pretendem integrar a primeira fase da campanha.

11h17 - Cavaco aponta "uma certa vergonha" face a números da pandemia

Cavaco Silva entende que causam uma "certa vergonha" os números recentes da pandemia, que colocaram Portugal como "recordista" de mortes por milhão de habitantes. O antigo Presidente da República fez ainda o diagnóstico do que descreveu como "democracia amordaçada".

Ao participar, por videoconferência, na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco teceu duros ataques ao Governo, tanto na gestão na pandemia, quanto na relação com as entidades independentes.

O antigo Chefe de Estado falou de um Serviço Nacional de Saúde "fragilizado por decisões erradas e graves" por parte do "Governo da geringonça".

"Respira-se um sentimento de resignação relativamente às autoridades responsáveis pela gestão da crise pandémica. Mas não podemos deixar de sentir uma certa vergonha ao ver Portugal como recordista em número de mortos por milhão de habitantes, como aconteceu há poucas semanas", referiu, sem deixar de saudar que a vacinação pareça estar "agora a correr bem".

11h06 - Irlanda a caminho das 500 mil primeiras doses

O Governo irlandês conta atingir este fim de semana a marca das 500 mil primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 administradas no país.


Esta estimativa é avançada pelo primeiro-ministro da República da Irlanda, Michéal Martin, na sua conta da rede social Twitter.

10h53 - Governadores e prefeitos em desespero com a pandemia no Brasil

Os governadores estaduais do Brasil e os presidentes de câmara pedem ajuda desesperada ao Governo Federal para lutar contra a pandemia.
Pedro Sá Guerra, correspondente da RTP no Brasil

O número de infetados continua a bater recordes e a situação pode piorar nas próximas semanas.

10h31 - Hungria com o pior balanço diário

As autoridades sanitárias húngaras reportam 7269 novas infeções. É um aumento de 14 por cento face a sexta-feira. É também o maior crescimento diário de novos casos desde o início da pandemia.

10h15 - As perspetivas do ensino superior

As instituições portuguessas do ensino superior não esperam a retoma integral do ensino presencial até ao final do ano letivo. Contudo, esperam que o desconfinamento lhes permita voltar ao ensino misto de forma rápida.

"Não conto, sinceramente, que seja possível retomar a atividade normal antes do final deste ano letivo", admitiu o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António de Sousa Pereira, em declarações à agência Lusa.

Tal como o pré-escolar, o básico e o secundário, as atividades letivas decorrem à distância no ensino superior, em resposta ao agravamento da pandemia em janeiro.

9h40 - Mais de mil pessoas pediram ajuda ao INEM face a morte de familiar

Mais de mil pessoas que viveram situações de morte inesperada ou traumática de um familiar procuraram ajuda em 2020 junto do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM. Foi quase o dobro do ano anterior.

Num ano marcado pela pandemia, os psicólogos do INEM receberam 20.704 chamadas relacionadas com alterações comportamentais/estado emocional, comportamentos suicidários, comportamentos homicidas, violência interpessoal, situação social e incidentes críticos.

9h30 - Gabinete de psicologia da PSP apoiou 4650 agentes

O gabinete de psicologia da Polícia de Segurança Pública apoiou 4650 polícias infetados com o novo coronavírus ou em quarentena desde o início da pandemia, segundo dados daquela força citados pela Lusa.

A PSP explica que o gabinete de psicologia adotou, desde março de 2020, um "procedimento proativo" de contacto telefónico com todo os polícias que estiveram infetados ou em isolamento profilático.

Este procedimento permitiu a monitorização periódica do estado psicoemocional dos polícias que entraram em confinamento por terem sido infetados ou por terem tido contactos de risco, com recurso à intervenção psicológica online ou através de teleassistência.

8h41 - Alemanha acima dos 9500 casos diários

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 9557, para um total de 2.492.079 desde o início da pandemia.

O Instituto Robert Koch reportou mais 300 mortes associadas à Covid-19, para um total acumulado de 71.804.

7h45 - Dalai Lama vacinado

O Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, recebeu este sábado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no hospital Zonal, em Dharamsala, no norte da Índia, exortando a que mais pessoas tenham "a coragem" de o fazer.
"Para prevenir problemas sérios, esta injeção é muito, muito útil", afirmou numa mensagem de vídeo. "Deviam tomá-la, é para um bem maior", insistiu.

7h40 - Governo espera reabrir o turismo em maio

O Executivo prepara-se para avançar com essa reabertura, mediante certificados de vacinação ou de testes.

O Governo acredita que vai poder permitir viagens sem restrições, não só para pessoas vacinadas contra a Covid-19, mas também os que estão imunes ou que testem negativo.

O anúncio foi feito pela secretária de Estado do Turismo à BBC.

7h20 - Ponto de situação

A Organização Mundial da Saúde quer que seja levantado o direito de propriedade intelectual de patentes das vacinas contra a Covid-19.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirma que só dessa forma se pode aumentar o volume e a rapidez da produção de vacinas.

Ghebreyesus adiantou na sexta-feira que 20 países já receberam mais de 20 milhões de doses de vacinas no quadro do Covax - mecanismo de distribuição equitativa.A principal prioridade, segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, passa por aumentar "a ambição da Covax", o que se traduz numa "ação urgente para aumentar a produção" de vacinas.

A disponibilização de vacinas pela Covax arrancou no início da semana com a entrega das primeiras vacinas ao Gana e à Costa do Marfim. Além destes países, já receberam vacinas outros 18, entre os quais Angola. Na próxima semana, o mecanismo entregará mais 14,4 milhões de doses a mais 31 países.

"Isto é um progresso encorajador, mas o volume de doses distribuídas através da Covax é ainda relativamente pequeno. A primeira ronda de atribuições cobre entre dois a três por cento da população dos países que recebem vacinas através da Covax, mesmo quando outros países fazem rápidos progressos no sentido da vacinação de toda a sua população nos próximos meses", frisou o diretor-geral da OMS.
O programa português
Um milhão de portugueses já foram vacinados contra a Covid-19. Mas apenas 284 mil têm a vacinação completa.
Assim é por causa do atraso no fornecimento por parte das farmacêuticas.
Testes nas escolas
O Governo está a preparar equipas móveis de testagem para percorrerem as escolas do país. A edição deste sábado do jornal Público noticia que este rastreio em masssa vai abranger os estabelecimentos de ensino públicos do continente.O objetivo é alargar a medida a todo o país assim que começar o desconfinamento em Portugal continental.


As equipas vão ser compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos. De início os testes vão abranger meio milhão de pessoas: professores, funcionários e alunos apenas do ensino secundário.

A testagem vai ser concentrada numa única escola em cada concelho.

A ação está a ser preparada entre os Ministérios da Saúde e da Educação em parceria com laboratórios privados e a Cruz Vermelha Portuguesa.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de sexta-feira, reportou mais 28 mortes associadas à Covid-19 e 949 novos casos de infeção em 24 horas.

Estavam ontem internados 1583 doentes, menos 125 do que na quinta-feira. É o valor mais baixo desde 25 de outubro, dia em que estavam hospitalizadas 1574 pessoas.

Nos cuidados intensivos, continuavam 383 doentes, menos 16 face à véspera, o valor mais baixo desde 12 de novembro.

Foram dadas como recuperadas 1606 pessoas, fazendo subir para 728.659 o número total de recuperados desde o início da pandemia. Há 33 dias consecutivos que o número de recuperados ultrapassa o de novas infeções.

Desde março de 2020, Portugal registou 16.486 mortes associadas à Covid-19 e 808.405 casos de infeção.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.570.291 mortes resultantes de mais de 115,5 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A Comissão Europeia apoia a decisão de Itália de bloquear a exportação de vacinas da AstraZeneca para a Austrália.
O Governo francês diz que fará o mesmo, se continuar a haver falhas no fornecimento aos países da União Europeia.