Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h00 - Brasil regista mais de dois mil mortos pelo segundo dia consecutivo

O Brasil contabilizou hoje, pelo segundo dia consecutivo, mais de dois mil mortos (2.233) devido à covid-19, num total de 272.889 óbitos desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde brasileiro.

22h43 - Espanha vai continuar usar a vacina AstraZeneca

Não houve qualquer registo de problemas em pessoas vacinas com a vacina da Astrazeneca em Espanha até agora e por isso vai continuar a ser administrada, disse a ministra da Saúde, Carolina Darias, esta quinta-feira.

22h39 - Governo alarga ‘lay-off’ simplificado a atividades afetadas pelo confinamento

As empresas que não foram obrigadas a encerrar neste confinamento, mas cuja atividade foi “significativamente afetada” vão poder também aceder ao ‘lay-off' simplificado, segundo um decreto-lei hoje aprovado em Conselho de Ministros.

22h26 - "Primeiro-ministro não falou em plano de desconfinamento"

O médico infecciologista António Silva Graça chamou a atenção para a escolha de palavras de António Costa, que não falou num plano de desconfinar, e sim numa reabertura progressiva das actividades.


22h17 - Mantêm-se fechada fronteira com Espanha e restrições nos voos

O primeiro-ministro disse hoje que as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar fechadas até à Páscoa e vão manter-se as restrições aos voos provenientes dos países de maior risco.

"Apesar dos níveis da pandemia de um lado e do outro da fronteira permitirem a reabertura, vão manter-se encerradas as fronteiras com Espanha até à Páscoa para evitar as tradicionais grandes deslocações da semana santa", afirmou António Costa, em conferência de imprensa.

22h11 - Testagem nas escolas acompanhará reabertura

O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou hoje que o programa de testagem nas escolas acompanhará a reabertura dos diferentes níveis de ensino, de forma a detetar eventuais casos de covid-19 “no momento”.

As crianças das creches assim como os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo regressam no próximo dia 15 às escolas, e o programa de rastreios laboratoriais para a SARS-Cov-2 prevê a realização de testes no reinicio das atividades presenciais.

Questionado sobre os prazos para o cumprimento deste plano, durante a conferência de imprensa de apresentação do plano de desconfinamento, António Costa disse apenas que seria gradual, acompanhando a reabertura.

"Vamos aproveitar este regresso à escola para lançar um programa de testagem massiva, que está programado e que já foi anunciado, para poder detetar no momento em que as pessoas regressam aos estabelecimentos de ensino possíveis focos que existam de infeção", disse.

22h07 - Vacinas da AstraZeneca associadas a reações adversas não chegaram à Madeira

A autoridade de saúde da Madeira assegurou hoje que o lote da vacina da AstraZeneca eventualmente associado a algumas reações adversas não chegou à região autónoma, nem ao restante território português.

"A Direção Regional de Saúde informa que o lote da vacina da AstraZeneca eventualmente associado a algumas reações adversas não foi rececionado na Região Autónoma da Madeira, nem em Portugal", lê-se na informação divulgada neste arquipélago.

A nota distribuída pelo gabinete do secretário da Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, refere que, em 05 de marco, a "região rececionou 8.500 doses de vacinas da AstraZeneca". Segundo a nota, daquele lote de 8.500 doses já foram administradas 2.400 vacinas, "em total segurança e sem qualquer intercorrência".

21h55 - Madeira reportou hoje 38 novos casos, mais 20 que a DGS

A Madeira registou hoje 38 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 de transmissão local e 88 doentes recuperados, existindo 698 situações ativas e 41 pessoas hospitalizadas, anunciou a Direção Regional de Saúde (DRS) do arquipélago.

"Há a reporta 38 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 7.757 casos confirmados de covid-19" desde o início da pandemia, lê-se no boletim epidemiológico divulgado hoje pela autoridade de saúde.

No mesmo documento, a DRS menciona que os novos casos são de transmissão local, "na sua maioria já associados a contactos de casos positivos". A DRS informa ainda que estão notificados 698 casos ativos, sendo 18 importados e 680 de transmissão local, e que estão a ser avaliadas pelas equipas de saúde 187 situações, entre as quais viajantes identificados no aeroporto da Madeira.

21h40 - Angola levanta restrições a atividades religiosas

O Governo angolano anunciou hoje o fim das restrições para atividades religiosas, deixando de haver limitações quanto aos dias em que podem ser realizadas a partir de sexta-feira.

O anuncio foi feito em Luanda, em conferência de imprensa, pelo ministro de Estado e da Casa Civil do Presidente, Adão de Almeida, que atualizou as regras do decreto presidencial relativo à situação de calamidade pública devido à covid-19 que vão estar vigentes até 10 de abril.

21h28 - Cabo Verde regista 40 novos casos em 24 horas

Cabo Verde registou mais 40 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 15.932 infetados acumulados desde 19 de março de 2020, informou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério cabo-verdiano adiantou que os laboratórios de virologia analisaram 777 amostras desde quarta-feira e encontraram 40 casos positivos, numa taxa de positividade de 5,1 por cento.

21h21 - São Tomé e Príncipe regista 25 novas infeções e 35 recuperados nas últimas 24 horas

São Tomé e Príncipe registou, desde quarta-feira, 25 novas infeções pelo novo coronavírus, aumentando o total de casos para 2.035, e 35 pacientes foram dados como recuperados, todos na ilha de São Tomé, anunciou a porta-voz do Ministério da Saúde.

O total de pacientes recuperados desde o início da pandemia no país, há quase um ano, é agora de 1.731.

21h00 - Angola retoma ligações diretas com Portugal, Brasil e África do Sul

Angola anunciou hoje o levantamento da suspensão de voos diretos para Portugal, Brasil e África do Sul, que estavam interrompidos desde 16 de janeiro, devido à pandemia de covid-19.

20h51 - Reabertura será revista se índice de transmissibilidade ultrapassar 1

O primeiro-ministro avisou hoje que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os "120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias" ou sempre que o índice de transmissibilidade ultrapasse o 1.

António Costa salientou que este processo de reabertura será "gradual e está sujeito sempre a uma reavaliação quinzenal de acordo com a avaliação de risco" adotada.

"Essa avaliação de risco tem por base dois critérios fundamentais consensualizados entre os diferentes especialistas: por um lado, o número de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias e, por por outro lado, a taxa de transmissibilidade, medida através do famoso Rt".

Assim, o chefe de Estado avisou que as medidas terão que ser revistas sempre que Portugal ultrapassar "o número de 120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias ou sempre que o nível de transmissibilidade ultrapasse o 1".

20h40 - Última fase de desconfinamento

Na última fase de desconfinamento, a partir de 3 de maio, os restaurantes e pastelarias voltam a funcionar sem limite horário, com um máximo de 6 pessoas por grupo.

Tambem os grandes eventos exteriores e interiores – com lotação definida pela Direcção-Geral da Saúde – podem realizar-se, aumentando também para 50 por cento a lotação permitida.

20h35 - Ensino secundário com aulas presenciais a paritid de 19 de abril

A 19 de Abril, os alunos do ensino secundário regressam às aulas presenciais, assim como os do ensino superior. Na terceira fase de desconfinamento, serão estas as atividades que podem reabrir:

-Ensino Secundário
-Ensino Superior
-Cinemas, teatros, auditórios, salas de espectáculos
-Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação
-Todas as lojas e centros comerciais
-Eventos no exterior
-Casamentos e batizados com limite de 25 por cento da lotação dos recintos

20h30 - 2º e 3º ciclo abrem a 5 de abril

Na segunda fase de reabertura, no dia 5 de abril, a lista de atividades abertas é a seguinte:

-Escolas de segundo e terceiro ciclo,
-Lojas com porta para a rua (até 200 metros quadrados),
-Esplanadas de cafés e pastelarias,
-Museus, monumentos, galerias de arte

20h25 - O que abre já na segunda-feira?

A reabertura das atividades vai resultar da "correlação de risco com a pandemia", explicou Costa.

O desconfinamento é faseado, começa a 15 de março e prolonga-se até 3 de Maio.

Na próxima segunda-feira, reabrem:

creches, pré-escolar e 1.ºciclo,
comércio ao postigo,
cabeleireiros, manicures e similares
livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária
Bibliotecas e arquivos

20h20 - Confinamento até à Páscoa

Até à Páscoa continua a ser obrigatório o recolher ao domícilio e a proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana. No fim de semana da Páscoa também se mantém as restrições.

O teletrabalho continua a ser obrigatório sempre que possível.
Os horários de funcionamento serão diferentes ao fim-de-semana.
Durante a semana os estabelecimentos podem estar abertos até às 21h. Ao fim-de-semana e feriados às 13h00.

20h13 - António Costa anuncia plano de desconfinamento "conta-gotas"

Terminado o Conselho de Ministros, António Costa apresenta ao país o plano de desconfinamento, mas faseado.

Será um desconfinamento a "conta-gotas", afirma o primeiro-ministro.

"O esforço extraordinário de todos os portugueses ao longo destes dois meses permitiu-nos chegar ao momento em que estamos e falar do plano de reabertura progressiva da sociedade portuguesa".

O primeiro-ministro começou por justificar a decisão, dando conta da evolução actual da pandemia, vincando que estamos "pior" do que estávamos a 4 de Maio de 2020, quando iniciamos o primeiro desconfinamento.

"Tem de ser uma reabertura prudente, a conta-gotas", repetiu.

20h05 - Celebrações religiosas retomadas a partir de dia 15 de março

Em comunicado, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa anunciou que "as celebrações da Eucaristia com a presença da assembleia" serão retomadas "a partir de dia 15 de março".

19h58 - Vacina da Janssen começa a chegar a Portugal na segunda metade de abril

As primeiras doses da vacina de toma única da Janssen, que recebeu hoje autorização condicional de comercialização, começam a chegar a Portugal na segunda metade de abril, adiantou à Lusa fonte da farmacêutica.

A mesma fonte confirmou que, no segundo trimestre, Portugal vai receber as primeiras 1,25 milhões de doses da vacina da companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, que fazem parte de um lote de 4,5 milhões que chegarão ao país ao longo deste ano.

19h54 - Princesa herdeira da Suécia e marido contagiados

A princesa herdeira Vitória, da Suécia, e o marido, príncipe Daniel, acusaram positivos aos testes de covid-19, anunciou hoje a Casa Real sueca.

Vitória, 43 anos, filha primogénita do Rei Carlos Gustavo e da Rainha Sílvia, e Daniel, 47 anos, “encontram-se bem” e “apenas com sintomas ligeiros”, acrescentou a Casa Real, num comunicado.

19h51 - Israel, República Checa e Hungria concordam em cooperar face à pandemia

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, manteve hoje um encontro com os seus homólogos húngaro, Viktor Orbán, e checo, Andrej Babis, no qual concordaram em cooperar na luta contra a pandemia do coronavírus. A reunião tripartida decorreu em Jerusalém, e de acordo com o gabinete de Netanyahu centrou-se na "promoção da cooperação em investigação, desenvolvimento e produção de vacinas".

Após o encontro, os três responsáveis políticos participaram numa conferência de imprensa na qual destacaram a gestão da pandemia por parte de Israel e manifestaram satisfação pelo avanço na cooperação.

"Discutimos uma série de ideias, incluindo o reconhecimento mútuo de passaportes verdes [certificados de vacinação], como já fizemos com outros países, e também a possibilidade de que a República Checa e Hungria se envolvam no plano internacional que pretendemos criar em Israel para a produção de vacinas para o futuro", assinalou Netanyahu.

Acrescentou ainda que esta iniciativa, sobre a qual não forneceu mais detalhes, deverá ocupar pelos menos dois anos e torna-se particularmente importante porque "é possível que estejamos a viver numa era de pandemias".

19h47 - Espanha regista 6.255 casos e 166 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou hoje 6.255 novos casos de covid-19, elevando para 3.178.356 o total de infetados até agora no país, continuando o número de contágios a decrescer, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços sanitários também contabilizaram mais 166 mortes desde quarta-feira atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 72.085. O número diário de notificações de novos casos baixou de 13.459 na quarta-feira para 6.255 hoje, e o de mortes de 234 para 166.

19h43 - Ministro da Saúde da Eslováquia demite-se para apaziguar crise política

O ministro da Saúde da Eslováquia, Marek Krajci, anunciou hoje a demissão para apaziguar a crise política criada a partir de acusações de má gestão da pandemia de covid-19 por parte do Governo.

"Dois partidos menores da coligação impuseram a minha demissão como condição para se manterem no Governo. Não porei quaisquer obstáculos, pelo que me demito das minhas funções", disse Krajci aos jornalistas.

19h38 - França não vê razão para suspender vacinas da AstraZeneca

O ministro da Saúde da França, Olivier Veran, disse esta quinta-feira que as autoridades de saúde francesas não vêem motivo para suspender o uso da vacina AstraZeneca.

"Os benefícios da vacina AstraZeneca são maiores do que os riscos", disse Veran no briefing semanal do governo sobre o coronavírus.

19h32 - Hospitais no Brasil estão a atingir capacidade máxima

Os hospitais nas principais cidades do Brasil estão a atingir a sua capacidade máxima, alertaram autoridades de saúde, na mesma altura em que o país regista os números mais altos de óbitos, desde o início da pandemia.

As unidades de cuidados intensivos para tratamento de pacientes com Covid-19 atingiram níveis críticos de ocupação acima de 90 por cento em 15 das 27 capitais, segundo o centro biomédico Fiocruz.

19h21 - Infarmed considera que benefícios da vacina AstraZeneca "mantêm-se superiores ao risco"

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) garantiu hoje que os benefícios da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 continuam a ser superiores ao risco e manteve as recomendações para a sua utilização.

"Os benefícios da utilização da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca mantêm-se superiores ao risco, não havendo qualquer alteração às recomendações sobre a sua utilização", adiantou o regulador português, depois de vários países suspenderem um lote desse medicamento, devido a receios de uma eventual ligação à formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas.

Os resultados preliminares "sugerem não existir uma relação causal entre a administração desta vacina e estes eventos", adiantou o Infarmed em comunicado, ao assegurar que, em conjunto com a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês), continuará a acompanhar a situação e a atualizar a informação quando necessário.


19h14 - Novos casos quase quatro vezes mais do que no desconfinamento de 2020

Portugal tem quase quatro vezes mais novos casos de infeção com o novo coronavírus do que tinha em maio de 2020, quando começaram a ser aliviadas as restrições do primeiro período de confinamento motivado pela pandemia de covid-19.

Entre 04 e 10 de março deste ano, segundo dados da plataforma Our World in Data, registou-se uma média diária de 74 novos contágios por milhão de habitantes, que contrasta com a média de 21 verificada entre 28 de abril e 04 de maio de 2020, data em que começaram a ser aligeiradas as medidas de contenção.

Os números atuais estão em linha com os do pico da primeira vaga da pandemia de covid-19 no país, quando foi contabilizada uma média de 78 novos casos por milhão de habitantes por dia entre 04 e 10 de abril de 2020, em pleno período de confinamento. Portugal tinha então cerca de 15 mil casos confirmados de infeção — hoje são mais de 800 mil — e estava-se a quase oito meses do arranque do plano de vacinação, ao abrigo do qual, desde 27 de dezembro, foi administrada a primeira dose a mais de 700 mil pessoas, das quais perto de 300 mil, cerca de 3% da população, já receberam a segunda.

Os valores atuais estão, no entanto, muito abaixo do pico da vaga atual, que se registou no período entre 22 e 28 de janeiro, durante a qual houve uma média de 1.264 novos casos diários por milhão de habitantes e Portugal encabeçava a lista mundial, já depois de iniciada a nova fase de confinamento, em 15 de janeiro.

19h06 - São Paulo e Rio de Janeiro aumentam restrições para controlar pandemia

O Governo de São Paulo e a prefeitura do Rio de Janeiro ampliaram hoje as medidas de restrição para controlar a pandemia de covid-19, que provocou mais de 270 mil mortes e 11 milhões de casos confirmados no Brasil.

Com o sistema de saúde em risco de colapso, o estado de São Paulo anunciou a implantação de um toque de recolher entre as 20h00 e as 5h00 a partir de 15 de março. As medidas valerão por 15 dias. Além disso, atividades religiosas como missas e cultos não poderão ocorrer presencialmente, campeonatos desportivos foram suspensos e as escolas estaduais não terão aulas, mantendo-se apenas oferta de refeição para alunos mais pobres. As escolas particulares poderão funcionar com 35% da capacidade.

19h00 - Agência Europeia do Medicamento tem mais três vacinas em análise

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) aprovou já quatro vacinas da covid-19 e tem outras três em análise, o primeiro passo com vista a um eventual aval.

As vacinas americana Novavax, alemã CureVac e russa Sputnik V estão em fase de contínua revisão pela EMA, o que abre caminho para um próximo pedido de aprovação na União Europeia (UE). A chamada "revisão contínua" é um instrumento regulador que a EMA utiliza para acelerar a avaliação de um medicamento promissor durante uma emergência de saúde pública, já que, ao rever os dados em tempo real, à medida que estes ficam disponíveis, pode chegar mais cedo a um parecer final sobre a autorização de comercialização, quando esta der entrada.

18h50 - Itália regista mais 373 mortes e comprova agravamento da pandemia

A Itália registou 25.673 novas infeções e 373 mortes com a doença covid-19 nas últimas 24 horas, comprovando o agravamento da pandemia, com o maior aumento de casos diários desde 28 de novembro.

Na Itália, 3.149.017 pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus desde o início da crise sanitária, em fevereiro de 2020, e já morreram 101.184 pessoas.

18h45 - Reino Unido identifica mais casos da variante P1 descoberta no Brasil

O Reino Unido registou 181 mortes e 6.753 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o Governo britânico, que hoje confirmou mais quatro casos da variante P1, detetada no Brasil.

Numa altura em que se regista uma queda nas taxas de casos do novo coronavírus em todo o país, a direção geral da Saúde de Inglaterra (Public Health England) anunciou que mais quatro casos variantes foram confirmados, elevando o total para 10 em Inglaterra e na Escócia.

A variante, P1 e detetada pela primeira vez na cidade brasileira de Manaus, foi classificada pelas autoridades britânicas como "variante preocupante” devido ao receio que a resistência à vacina possa agravar a situação no país, que começou esta semana a aliviar o confinamento.

18h34 - Continente africano quer produzir vacinas próprias

África deve passar a produzir vacinas contra a covid-19, porque está atrasada nos esforços para vacinar 60% dos 1,3 mil milhões de habitantes, defendeu hoje o diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana.

Os países africanos estão a receber vacinas através da iniciativa internacional Covax e de produtores de vacinas como a Índia, China e a Rússia, mas são necessários volumes muito maiores de doses para a campanha maciça de inoculação de mais de metade da população do continente, sublinhou John Nkengasong, diretor da agência especializada da União Africana (Africa CDC). Pelo menos cinco países africanos parecem ter capacidade para produzir vacinas - África do Sul, Senegal, Tunísia, Marrocos e Egito -, de acordo com Nkengasong, que falava na conferência de imprensa semanal do Africa CDC, em formato digital a partir da sede da organização em Adis Abeba, Etiópia.

De acordo com o responsável, está prevista para 12 de abril próximo uma reunião entre a União Africana (UA) e alguns parceiros externos com o objetivo de criação de um “roteiro” para impulsionar a capacidade africana de produzir vacinas anti-covid-19.

"É muito importante que consigamos isso", afirmou.

18h29 - Facebook lança campanha em parceria com OMS sobre covid-19

O Facebook lançou hoje uma nova campanha de combate à desinformação sobre a covid-19, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), e com alguns dos 'fact-checkers' europeus da rede social.

Em Portugal, a campanha chama-se "Juntos contra a desinformação sobre a covid-19".

Além do mercado português, a campanha foi lançada por "toda a União Europeia, Reino Unido, Noruega e Islândia, assim como a Turquia, e países do Médio Oriente e de África", adianta a rede social.

18h16 - Vacinas da Covax já chegaram a 22 países africanos, anunciou OMS

As vacinas contra a covid-19 distribuídas através da plataforma Covax chegaram já a 22 países africanos desde que as primeiras doses foram recebidas no Gana, em 24 de fevereiro, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Cada nova entrega de vacinas em África é mais um passo para a equidade", afirmou a diretora do escritório regional para África da OMS, Matshidiso Moeti, durante a conferência de imprensa semanal sobre a pandemia de covid-19. "É fundamental que os trabalhadores da saúde e outros grupos prioritários estejam na frente da fila" para serem vacinados, acrescentou.

Segundo a OMS, estes 22 países africanos receberam cerca de 14,8 milhões de doses através da Covax, das quais 518.000 já foram administradas.

18h10 - Unicef colabora na vacinação contra covid-19 dos refugiados de guerra

A Unicef vai estar envolvida na distribuição de vacinas contra a doença covid-19 aos cerca de 20 milhões de refugiados provocados pela guerra na Síria e que se distribuem pelos países vizinhos, no âmbito da iniciativa Covax.

Os cerca de 13 milhões de deslocados na Síria, bem como os cerca de sete milhões de pessoas que foram obrigadas a fugir do conflito que dura há 10 anos nesse país, em direção aos países vizinhos, vão ser vacinadas nos próximos meses no âmbito da Covax – a iniciativa de vacinação contra a covid-19 da Organização Mundial de Saúde para os países em desenvolvimento – e com auxílio da Unicef.

A informação foi hoje revelada pelo diretor da Unicef para o Médio Oriente e para o Norte de África, Ted Chaiban, durante uma visita guiada virtual à atividade daquela organização das Nações Unidas na Síria e à Jordânia.

17h50 - Presidente da República já assinou Decreto sobre estado de Emergência

Marcelo Rebelo de Sousa já assinou, esta tarde, o Decreto para a renovação do estado de Emergência.

"Na sequência da autorização aprovada esta tarde pela Assembleia da República, o Presidente da República assinou o Decreto que renova o estado de emergência até 31 de março", lê-se na breve nota publicada no site da Presidência da República.

Pela primeira vez, Marcelo Rebelo de Sousa apenas publicou no site da PR que assinou o Decreto que renova o estado de Emergência.

O Presidente da República decidiu não fazer qualquer declaração ao país, o contrário do que aconteceu nas últimas renovações.

17h46 - Risco de coagulação sanguínea não é maior em pessoas vacinadas, garante EMA

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) afirmou esta tarde que não existem provas, até ao momento, de um aumento de risco de coagulação sanguínea em pessoas vacinadas contra a covid-19.
A Agência Europeia do Medicamento considera que a vacina da Astrazeneca pode continuar a ser administrada, apesar das investigações em curso.

17h35 - Comissão Europeia aprova comercialização na UE de vacina da Johnson & Johnson

A Comissão Europeia concedeu hoje uma autorização condicional de comercialização para a vacina da covid-19 desenvolvida pela Janssen da Johnson & Johnson e acabada de aprovar pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa).

"Hoje, a Comissão Europeia concedeu uma autorização condicional de comercialização (CMA) para a vacina covid-19 desenvolvida pela Janssen Pharmaceutica NV, uma das empresas farmacêuticas da Johnson & Johnson, e a quarta vacina covid-19 autorizada na União Europeia (UE)", segundo um comunicado de imprensa do executivo comunitário.

Esta autorização, salienta o comunicado, "segue uma recomendação científica positiva baseada numa avaliação exaustiva da segurança, eficácia e qualidade da vacina pela EMA e é aprovada pelos Estados-membros".

17h23 - Dinamarca suspende utilização da vacina AstraZeneca, Bruxelas reage

A comissão espera uma decisão da Agência Europeia do Medicamento (EMA) sobre a vacina da AstraZeneca.
Isto depois de hoje a Dinamarca ter suspendido a sua aplicação na sequência de problemas de saúde diagnosticados a quem foi vacinado com um dose retirada de um lote específico que foi enviado para 17 países.

17h15 - Mais quatro mortos e 471 novos casos em Moçambique

Moçambique registou mais quatro mortes por covid-19 e 471 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim de atualização diária sobre a pandemia divulgado hoje pelo Ministério da Saúde (Misau).

16h56 - Reino Unido investiga nova variante do SARS-CoV-2

A Saúde Pública da Inglaterra (PHE) anunciou, esta quinta-feira, que a nova variante do coronavírus foi identificada no Reino Unido em duas pessoas que estiveram recentemente em Antígua, nas Caraíbas, acrescentando que compartilhava algumas características de outras estirpes, mas não seria classificado como preocupante por agora.

A autoridade de saúde disse que a variante, conhecida como VUI-202103/01 (linhagem B.1.324.1), foi designada uma variante sob investigação a 4 de março depois que dois casos terem sido detetados no sudeste do país em indivíduos que haviam viajado recentemente para a Antígua.

"A variante contém as mutações de pico E484K e N501Y, ambas geralmente associadas a Variantes de Preocupação (VOC), no entanto, não apresenta deleções específicas que levem a uma designação como VOC", disse a PHE num comunicado.

16h47 - Plataforma da Universidade de Aveiro facilita massificação da testagem

A Universidade de Aveiro vai contribuir para a massificação dos testes Covid, através de uma plataforma digital que combina a testagem por saliva e a testagem rápida com kit de antigénio, revelou hoje fonte académica.

De acordo com uma nota informativa daquela universidade, "a validação dos novos métodos será feita brevemente através da testagem de toda a academia de Aveiro (mais de 15 mil testes num único dia) seguida de testagem contínua por amostragem, com testes de saliva RT-PCR de alta sensibilidade".

A plataforma digital vai permitir à Universidade de Aveiro processar "milhares de testes por dia", avança a mesma fonte, dando conta de que, "depois de desenvolver um novo método de testagem do SARS-cov-2 através de amostras de saliva, o Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro (Ibimed) acaba de dar luz verde ao desenvolvimento dessa plataforma de registo e envio de resultados da testagem".

A plataforma digital está a ser desenvolvida através de uma parceria com a empresa "BMD software", instalada no Parque de Ciência e Inovação (PCI-Aveiro).

16h38 - Turquia pretende vacinar 50 milhões de pessoas antes do outono

A Turquia planeia vacinar 50 milhões de pessoas contra a covid-19 até ao outono para combater a disseminação do coronavírus, anunciou o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, esta quinta-feira, depois de o número de casos diários ter atingido recordes.

A Turquia, com uma população de 83 milhões, realizou 10,56 milhões de inoculações desde 14 de janeiro, quando começou a distribuição nacional das vacinas desenvolvidas pela chinesa Sinovac Biotech Ltd.

"Se pudermos vacinar 50 milhões de nossa população antes do outono como planeamos, a pandemia não será mais um fardo pesado para nós", disse Koca numa conferência de imprensa.

16h27 - Aprovado 13.º estado de Emergência que vai vigorar até 31 de março

O Governo aprovou o 13.º estado de Emergência, que vai vigorar entre 17 e 31 de março, para permitir a aplicação de medidas de contenção da Covid-19.

O documento teve os votos favoráveis do PS, PSD, CDS, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. O BE absteve-se e os restantes partidos e a deputada Joacina Katar Moreira votaram contra.

16h21 - Governo diz que desconfinamento tem de ser "gradual e faseado"

Mariana Vieira da Silva, em representação do executivo no debate parlamentar, afirmou que apesar dos números serem atualmente mais positivos, este desconfinamento tem de ser "gradual e faseado".

"Sabemos que a abertura originará, certamente, um aumento de casos. Mas também porque temos hoje um conjunto de novas variantes, que já se tinham revelado transmissíveis, e que como sabemos hoje são também de maior letalidade", explicou a ministra.

O levantamento de medidas, segundo Mariana Vieira da Silva, "é o início de um processo que será lento, será gradual e que implica um permanente controlo dos indicadores que o país apresentar".

16h15 - Cabo Verde recebe primeiras vacinas na sexta-feira

Cabo Verde vai receber na sexta-feira o primeiro lote de vacinas contra a covid-19, anunciou hoje o Governo, que prevê nos próximos dias arrancar com a campanha de vacinação a nível nacional.

"Quase um ano após o surgimento do primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19), em Cabo Verde, mais concretamente na ilha da Boa Vista, o Governo de Cabo Verde informa com elevada satisfação a chegada ao país, do primeiro lote de vacina contra, no dia 12 de março, sexta-feira", adiantou o executivo em comunicado, sem avançar qual a farmacêutica dos primeiros imunizantes a chegar ao país.

16h12 - Assembleia da Madeira dá parecer favorável a renovação de estado de emergência

Assembleia Legislativa da Madeira deu hoje parecer favorável ao decreto do Presidente da República que renova o estado de emergência até 31 de março, anunciou o parlamento madeirense.

O parecer foi dado na reunião da Comissão Especializada Permanente de Política Geral e Juventude, da Assembleia da Madeira e contou com os votos favoráveis do PSD, do PS e do CDS-PP, e o voto contra do deputado único do PCP.

16h08 - Todos os doentes em diálise foram vacinados em três dias

Todos os doentes em diálise e os médicos e enfermeiros que os acompanham foram vacinados em três dias contra a covid-19, o que contribuiu para uma “descida muito significativa” da mortalidade destes pacientes, segundo a Sociedade Portuguesa de Nefrologia.

Passados 15 dias após a primeira vacinação, observou-se logo uma “descida muito significativa da mortalidade” dos doentes renais crónicos em diálise, disse à agência Lusa o presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), que falava a propósito do Dia Mundial do Rim, assinalado hoje.

Aníbal Ferreira reconheceu que esta população foi "extremamente atingida" no que respeita aos internamentos, à morbilidade e à mortalidade associada ao covid-19, sobretudo, depois do Natal e em janeiro.

"Nas duas últimas semanas de janeiro observou-se 20 por cento de toda a mortalidade por covid-19 nos doentes em hemodiálise e só na última semana de janeiro ultrapassou 10 por cento", elucidou.

15h58 - PEV diz que "é tempo de desconfinar"

Para Mariana Silva o confinamento "não é solução" para as crises que vivemos, económica e social.

A deputada do PEV diz que o partido considera que "é tempo de desconfinar" e que o confinamento afeta mais uns que outros: "não estamos no mesmo barco"

15h56 - PAN quer desconfinamento gradual para "manter baixo o nível de incidência"

Inês Sousa Real, líder parlamentar do PAN, lembra que não se podem deixar os doentes covid "para trás" mas que o desconfinamento deve ser gradual e pensado, para se poder manter "baixo o nível de incidência".


15h50 - Reino Unido garante que vacina da AstraZeneca é segura e eficaz

O Governo britânico garantiu hoje que a vacina desenvolvida pela AstraZeneca é "segura e eficaz", depois de vários países terem suspendido temporariamente a vacinação com este medicamento na sequência do registo de problemas de saúde em pessoas vacinadas.

O Reino Unido vai continuar a aplicar o seu programa nacional de vacinação, que inclui a vacina criada pela farmacêutica AstraZeneca em conjunto com a Universidade de Oxford, e a desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, afirmou um porta-voz oficial do primeiro-ministro Boris Johnson.

"Temos sido claros quando dizemos que [o medicamento da AstraZeneca] é seguro e eficaz e, quando pedimos aos cidadãos que a tomem, devem fazê-lo com confiança", acrescentou.

O porta-voz adiantou que "os resultados deste programa de vacinação começam a ser vistos na diminuição do número de casos registados em todo o país, do número de óbitos e do número de hospitalizações".

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) afirmou hoje que não existem provas, até ao momento, de um aumento de risco de coagulação sanguínea em pessoas vacinadas contra a covid-19.

"As informações disponíveis até ao momento indicam que o número de tromboembolias em pessoas vacinadas não é superior ao observado em toda a população", referiu a EMA numa nota enviada à agência noticiosa France-Presse.

15h48 - CDS recorda que é "fundamental não repetir erros"

O CDS vota favorávelmente à renovação do estado de Emergência, embora o deputado Telmo Correia reconheça que a "situação hoje é mais positiva".

Contudo, considera que "Portugal substimou a terceira vaga" e, por isso, é "fundamental não repetir erros".


15h43 - Vacinação é essencial para "resolver o problema", segundo o PCP

Para o deputado comunista João Oliveira, não é possivel "manter o confinamento" em Portugal, considerando os impactos sociais e económicos que tem tido.

"A vacinação continua a ser a solução mais sólida para resolver o problema", declarou o lider parlamentar do PCP.


15h40 - Guiné-Bissau reporta 53 novos casos

A Guiné-Bissau registou mais 53 casos de infeção pelo novo coronavírus, para um total acumulado de 3.380, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

Os dados, referentes a quarta-feira, indicam também que há 615 casos ativos no país e que mais 12 pessoas foram dadas como recuperadas da doença para um total acumulado de 2.708.

Segundo o Alto Comissariado para a Covid-19, na quarta-feira estavam internadas 10 pessoas devido à doença, que já provocou a morte a 51 pessoas.

15h36 - "É preciso desconfinar com cautela", alerta BE

Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda, considera que "é preciso desconfinar com cautela" e abrir "urgentemente" as escolas, porque as "crianças têm sido as mais afetadas" pelo confinamento.

15h30 - PS recusa existir banalização do recurso à figura do estado de emergência

O PS recusou hoje que exista uma banalização do estado de emergência, defendendo que a imposição de medidas de recolher obrigatório requerem um procedimento "carregado de simbolismo" com intervenção do Presidente da República, do parlamento e Governo.

Estas posição foi sustentada pela deputada socialista Cláudia Santos, na Assembleia da República, na abertura do debate sobre o projeto de decreto presidencial que estende o estado de emergência por um novo período de 15 dias, a partir do próximo dia 17.

Cláudia Santos, deputada eleita pelo círculo de Aveiro, começou por referir que na próxima quinta-feira passará um ano da aprovação do primeiro estado de emergência por causa da epidemia de covid-19 em Portugal.

"Recordo-me bem da sensação de incredulidade e da angústia nessa tarde que agora parece distante. O estado de emergência era uma figura que se estudava nos manuais de direito constitucional mas que, numa democracia consolidada e aparentemente tão distante de qualquer cenário de guerra, parecia arrumada numa prateleira da história", observou a deputada socialista da Comissão de Assuntos Constitucionais.

Cláudia Santos referiu depois que já foram aprovados 12 estados de emergência, entre declarações e renovações", e apontou que "há quem ache que se banalizou a figura", porque consideram que se assistiu a uma restrição excessiva de direitos fundamentais e que não se deveriam ter encurtado tanto certas liberdades".

"Mas não sabemos quantas mais vidas se teriam perdido se nos tivéssemos mantido mais livres. E como não o sabemos com certeza, o que prevaleceu foi a prudência. Esse argumento, o da prudência, não é despiciendo quando estão na balança as vidas de outros. Cada vida tem um peso insuportável quando cai", contrapôs a deputada do PS.

Ainda de acordo com Cláudia Santos, há quem se oponha ao estado de emergência alegando que se deveriam restringir os mesmos direitos fundamentais, embora com um diverso enquadramento jurídico, através de uma espécie de lei-chapéu que permitisse maior flexibilidade na resposta.

"Mas será que é isso que nos deve preocupar, a banalização do Estado de Emergência?" interrogou-se a deputada do PS e da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. "O que nos deve preocupar é a banalização da restrição de direitos fundamentais. Um maior facilitismo associado a essa restrição", contrapôs.

Cláudia Santos admitiu que é possível que uma lei que enquadre a restrição limitada de certos direitos "seja útil sob o enfoque da eficiência na resposta a pandemias".

"Mas se o Estado nos quiser impor um recolher obrigatório, na sua formulação clássica ou em declinações mais suaves, num contexto de calamidade pública, então que o faça através de um procedimento carregado de simbolismo, que exija a intervenção do Presidente da República, do parlamento e do Governo", argumentou.

Para a deputada do PS, o que não se pode banalizar "é a suspensão de direitos fundamentais - como, aliás, não permite, e bem, o artigo 19.º da nossa Constituição".

15h25 - "Situação excecional exige bom senso", lembra Fernando Negrão

O deputado parlamentar do PSD lembrou, no inicio da sessão os sacrificios dos portugueses nos últimos meses e que o partido apoiou sempre as renovações de estado de emergência para permitir ao governo poder decidir as melhores medidas contra a covid-19.

"A situação excecional exige bom senso e durante um ano não fomos adversários políticos", frisou Fernando Negrão.

"Mas nem sempre as decisões seguiram os conselhos dos especialistas", lamentou, "Demasiadas vezes aconteceu exatamente o contrário".

Contudo, o deputado considera que "nem sempre o bom senso imperou", no último ano.

15h20 - Começou debate parlamentar sobre a renovação do estado de Emergência

O parlamento começou, há pouco, a debater a renovação do 13.º estado de Emergência, no combate à pandemia em Portugal.

Espera-se a aprovação da renovação com votos favoráveis do PS, PSD, CDS-PP e PAN.

15h17 - Vacina da Pfizer com eficácia de 97% em casos sintomáticos e graves

A vacina Pfizer/BioNTech é eficaz em 97% contra os casos sintomáticos e as formas graves de covid-19, segundo um estudo em condições reais realizado em Israel e publicado hoje, que melhora os dados já conhecidos sobre as propriedades desta vacina.

Apurados a partir de dados relativos a pessoas vacinadas em Israel, “os resultados constituem as provas concretas mais completas atualmente demonstrativas da eficácia de uma vacina contra a covid-19”, de acordo com um comunicado dos laboratórios Pfizer/BioNTech e do Ministério da Saúde israelita.

Segundo o estudo, baseado no período de 17 de janeiro a 06 de março, a vacina é igualmente eficaz “em 94% contra as formas assintomáticas do vírus”.

Estas conclusões melhoram os ensinamentos de um estudo anterior realizado em condições reais sobre pessoas vacinadas em Israel, de acordo com o qual a vacina da Pfizer é eficaz em 94% contra os casos assintomáticos de covid-19.

Os novos resultados “podem ser importantes para todos os países do mundo, quando avançam para as suas próprias campanhas de vacinação, um ano após a Organização Mundial de Saúde classificar a covid-19 como pandemia”, acrescentou a Pfizer/BioNTech.

15h05 - República Checa com novo máximo de doentes nos cuidados intensivos

A República Checa, que vive sob um confinamento severo na tentativa de travar a propagação da covid-19, registou hoje 1.916 internados nas unidades de cuidados intensivos, o maior número desde o início da pandemia, anunciou o Governo checo.

Segundo o ministro da Saúde checo, Jan Blatný, o país também registou hoje o maior número de internamentos nos hospitais, com 8.734 pessoas hospitalizadas, o que constitui 5,32% dos contágios ativos na República Checa.

Blatný alertou para o facto de as camas hospitalares estarem à beira da rotura, havendo apenas 740 para pacientes com o novo coronavírus.

Face à gravidade da situação, e com uma taxa de mortes superior a 1.000 por milhão de habitantes no primeiro ano da pandemia, o Governo checo, liderado pelo populista liberal Andrej Babis, indicou que vai pedir ajuda sanitária à vizinha Alemanha, que está atualmente com maior capacidade hospitalar.

14h50 - Risco de coagulação sanguínea não é maior em pessoas vacinadas

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) afirmou hoje que não existem provas, até ao momento, de um aumento de risco de coagulação sanguínea em pessoas vacinadas contra a covid-19.

"As informações disponíveis até ao momento indicam que o número de tromboembolias em pessoas vacinadas não é superior ao observado em toda a população", referiu a EMA numa nota enviada à agência noticiosa France-Presse.

A Áustria anunciou no domingo ter interrompido a administração de um lote de vacinas produzidas pelo laboratório anglo-sueco após a morte de uma enfermeira de 49 anos que sucumbiu a "sérios problemas de coagulação" poucos dias depois de ter recebido a vacina.

Quatro outros países europeus, Estónia, Lituânia, Letónia e Luxemburgo, suspenderam depois a vacinação com doses provenientes do mesmo lote, entregue em 17 países e que incluía um milhão de vacinas.

Dinamarca, Islândia e Noruega também anunciaram hoje a suspensão do uso da vacina AstraZeneca, apesar de, na quarta-feira, um inquérito preliminar da EMA sublinhar que não existia qualquer relação entre a vacina da AstraZeneca e a morte ocorrida na Áustria.

14h45 - França autoriza viagens de e para sete países fora da UE

A França anunciou hoje a abertura de viagens de e para sete países fora da União Europeia, incluindo o Reino Unido, abolindo a obrigação de haver uma “razão imperiosa”, imposta devido a uma nova estirpe da doença covid-19.

A partir de sexta-feira, “deixa de ser necessário ter um motivo convincente para viajar para ou da Austrália, Coreia do Sul, Israel, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Singapura”, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de França.

14h31 - Escolas da Ribeira Grande com ensino à distância até à Páscoa

Todas as escolas do concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, vão funcionar em regime de ensino à distância durante as próximas duas semanas, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o Governo dos Açores.

“Considerando que estamos em vésperas das férias da Páscoa e que a população estudantil tem um risco acrescido de transmissibilidade, foi decidido que as escolas da Ribeira Grande ficarão em regime de ensino à distância durante duas semanas”, avançou o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, numa conferência de imprensa, na ilha do Corvo.

Apenas as escolas da vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, permaneciam encerradas nos Açores, mas com o aparecimento de novos casos de infeção e o levantamento da cerca sanitária existente na vila, o nível de risco de todo o concelho aumentou de médio para alto, levando ao aumento de restrições.

14h23 - Vestuário e têxtil europeus com quebras de 30% e 15% em 2020

Os setores europeus do vestuário e do têxtil terão registado em 2020 uma quebra de atividade de 30% e 15%, respetivamente, e os primeiros dados de 2021 “não são animadores”, segundo a confederação europeia Euratex.

Esta informação foi transmitida pela Euratex ao ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, numa reunião realizada ao final da tarde de quarta-feira para discutir as prioridades do setor no contexto da Estratégia Europeia do Têxtil, numa iniciativa da Comissão Europeia no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu.

14h10 - Mais 18 óbitos e 627 novos casos em Portugal

Morreram mais 18 pessoas e houve registo de mais 627 novos infetados nas últimas 24 horas. No total, morreram 18.635 pessoas e registaram-se 812.575 casos desde o início da pandemia

Destaque para a redução do número de internamentos: há menos 99 doentes internados em enfermaria e menos dez doentes internados em unidades de cuidados intensivos. No total, estão ainda internadas 1.102 pessoas com Covid-19 em enfermarias e 273 em unidades de cuidados intensivos.

Quanto ao número de recuperados, houve mais 6017 casos recuperados, num total de 744.196 de pacientes que recuperaram desde o início da pandemia.

Na distribuição regional, Lisboa e Vale do Tejo continua a registar mais casos e óbitos, mas por uma margem muito mais reduzida que nas últimas semanas. Hoje registam-se mais 283 casos e 15 óbitos. A Norte, há mais 179 casos e três óbitos e no Centro registaram-se 89 novos casos.

No Alentejo houve 11 casos e no Algarve a mais 13 novos casos.

Nas regiões autónomas, registo de mais 34 casos nos Açores e 18 na Madeira.

14h00 - Restrições na fronteira com Espanha deverão ser prolongadas até à Páscoa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, avançou hoje em Madrid que as atuais restrições nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha deverão ser prolongadas até à Páscoa por razões de luta contra a covid-19.

"Aquilo que, em princípio, iremos fazer é prolongar estas restrições até à Páscoa", disse Eduardo Cabrita à margem das cerimónias de comemoração do Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo.

O responsável governamental reconheceu que "há uma evolução positiva" dos indicadores de luta contra a pandemia, tanto em Espanha como em Portugal, "que hoje tem dos níveis mais baixos na Europa".

"Espero que esta evolução se consolide permitindo depois reabrir, aquilo que todos desejamos, uma circulação com precaução, mas uma circulação plena entre Portugal e Espanha", afirmou Eduardo Cabrita.

13h51 - Noruega também suspende vacina da AstraZeneca

Tal como outros países, as autoridades de saúde da Noruega anunciaram esta quinta-feira a supensão das vacinas da AstraZeneca "como medida preventiva".

"Suspendemos a vacinação com a (vacina) AstraZeneca. Aguardamos por mais informações para perceber se há alguma ligação entre a vacina e o caso de formação de coágulos sanguíneos", anunciou hoje Geir Bukholm, dirigente do Instituto Nacional de Saúde Pública da Noruega.

Áustria, Estónia, Lituânia, Letónia, Luxemburgo e Dinamarca já interromperam o uso da vacina da AstraZeneca após relatos de casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas.

13h25 - Vacina da J&J aprovada pela Agência Europeia do Medicamento

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou esta quinta-feira a vacina da Janssen contra a Covid-19 para pessoas com mais de 18 anos.

"A EMA concluiu por consenso que os dados sobre a vacina eram robustos e atendiam aos critérios de eficácia, segurança e qualidade", anuncia a farmacêutica em comunicado.

A vacina da Janssen (Johnson & Johnson) é a quarta inoculação a ser recomendada na União Europeia para a prevenção da Covid-19, sendo que esta é a primeira vacina da UE de dose única.

“Com este último parecer positivo, as autoridades terão outra opção para combater a pandemia e proteger a vida e a saúde  os seus cidadãos”, frisou Emer Cooke, diretor executivo da EMA.

13h22 - Noruega regista em 2020 mortalidade mais baixa da história do país

A Noruega registou em 2020 a taxa de mortalidade mais baixa da história do país, apesar da pandemia de covid-19 e dos níveis de mortalidade associados à doença, divulgou hoje a agência central de estadística norueguesa.

No ano passado, o país registou 40.611 óbitos, menos 73 em relação aos dados de 2019 e abaixo da média verificada em anos anteriores, que ronda as 40.700 mortes.

“Se medirmos o número de mortes em relação à percentagem de população, nunca tivemos antes um número mais baixo”, apontou o organismo num comunicado.

A Noruega, que tem 5,39 milhões de habitantes e uma das densidades populacionais mais baixas da Europa, foi um dos países menos afetados pela pandemia do novo coronavírus no continente europeu, ao registar, até ao momento, 632 óbitos associados à doença covid-19.

13h15 - Açores com 34 novos casos em São Miguel e 17 recuperações

Os Açores registaram 34 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos em São Miguel, depois de na quarta-feira não terem sido diagnosticados novos doentes na região, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu boletim diário, aquela entidade adianta que os novos casos foram diagnosticados em 1.713 análises realizadas, uma das quais em laboratório não convencionado, nas últimas 24 horas, período em que 17 pessoas recuperaram da infeção, uma no Pico e 16 em São Miguel.

13h07 - Infarmed diz que não há provas para apoiar uso de medicamento para sarna e piolhos

O Infarmed alertou hoje que não existem provas que apoiem a utilização da ivermectina, um antiparasitário usado no tratamento da escabiose (sarna) e da pediculose (piolhos), na profilaxia e tratamento da covid-19.

Numa nota divulgada no 'site', a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde lembra que têm vindo a ser publicados vários estudos que analisam o potencial recurso à ivermectina no contexto da covid-19, mas que há ainda dúvidas quanto à dose adequada e à segurança.

O Infarmed diz que analisou os artigos e publicações disponíveis e avisa que, à data, “dadas as limitações metodológicas nos ensaios em que a ivermectina foi utilizada e as dúvidas quanto à dose adequada e sua segurança no âmbito da infeção causada pelo SARS-CoV-2, não existem evidências (provas) que apoiem a utilização deste medicamento na profilaxia e tratamento da covid-19”.

Os medicamentos contendo ivermectina atuam como antiparasitários no tratamento da filariose, estrongiloidose e escabiose, e profilaxia da recidiva da estrongiloidíase (infeção intestinal) e na escabiose persistente ou escabiose.

12h59 - Prolongado até fim de maio pedido para pagar em prestações contribuições adiadas

Os trabalhadores independentes e as empresas que tenham adiado as contribuições de novembro e dezembro podem pedir até 31 de maio para pagar os valores em falta em prestações, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.

“As entidades empregadoras e os trabalhadores independentes (..) podem indicar até dia 31 de maio de 2021, na Segurança Social Direta, qual dos prazos de pagamento previstos no n.º 5 pretendem utilizar no âmbito do diferimento extraordinário do pagamento de contribuições referentes a novembro e dezembro de 2020”, lê-se no documento assinado pelo secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Gameiro Rodrigues Bastos.

12h45 - África com mais 310 mortos e 11.186 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 310 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 106.712 óbitos desde o início da pandemia, e 11.186 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 3.994.030 e o de recuperados nas últimas 24 horas é de 12.012, para um total de 3.576.363 desde o início da pandemia.

A África Austral continua a ser a região mais afetada, registando hoje 1.861.956 infetados e 57.772 mortos. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.524.174 casos e 51.015 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais atingida pela pandemia, com 1.188.629 infetados e 33.932 vítimas mortais.

A África Oriental contabiliza 426.257 infeções e 7.875 mortos, enquanto na África Ocidental o número de infeções é de 406.034 e o de mortes ascende a 5.267. A África Central tem 111.154 casos e 1.866 óbitos.


12h36 - Pandemia já matou mais de 2,62 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.621.295 no mundo desde dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais até às 11h00.

Mais de 117.982.000 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

Os números são baseados em relatórios diários das autoridades de saúde de cada país até as 11:00 e excluem as revisões posteriores de agências estatísticas, como ocorre na Rússia, Espanha e Reino Unido.

Na quarta-feira, 9.765 mortes e 460.039 novos casos foram registados em todo o mundo.

12h28 - Presidente da República não vai falar ao país

O Presidente da República não vai fazer a declaração ao país como habitualmente acontece nas renovações do Estado de Emergência.

Apenas durante a campanha eleitoral, Marcelo Rebelo de Sousa preferiu suspender essas comunicações ao país.

De resto, em todas as renovações do estado emergência o Chefe de Estado dirige-se aos portugueses a partir do Palácio de Belém.

Hoje isso não vai acontecer: está previsto que seja divulgada uma nota no site da presidência depois da aprovação do estado de emergência na Assembleia da República.

No preâmbulo do decreto que vai ser votado no Parlamento, deixou um aviso: "sinais externos são ainda complexos" e por isso impõe-se "acautelar os passos a dar no futuro próximo"

12h23 - Cerca sanitária de Rabo de Peixe levantada e Ribeira Grande em alto risco de transmissão

O Governo dos Açores decidiu hoje levantar a cerca sanitária na vila de Rabo de Peixe, que vigorava desde 15 de janeiro, devido à covid-19, mas aumentou as medidas de contenção no concelho da Ribeira Grande para "alto risco".

"Considerando que a quase totalidade dos novos casos registados ocorreu fora do perímetro da cerca existente em Rabo de Peixe, foi determinado o levantamento da cerca", avançou hoje o secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, numa conferência de imprensa, na ilha do Corvo.

Foram detetados hoje nos Açores 34 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus que provoca a doença covid-19, todos na ilha de São Miguel, dos quais 26 no concelho da Ribeira Grande e, destes, 25 na vila de Rabo de Peixe.

A cerca sanitária, que foi instalada em 15 de janeiro em toda a vila de Rabo de Peixe, tinha já sido reduzida por duas vezes, vigorando atualmente apenas numa zona da localidade.

12h12 - Bruxelas prolonga mecanismo de controlo de exportação de vacinas

A Comissão Europeia prolongou hoje até ao final de junho o mecanismo de transparência e autorização para as exportações de vacinas contra a covid-19, face aos "atrasos persistentes em alguns fornecimentos" para a União Europeia.

Adotado pelo executivo comunitário no final de janeiro, para assegurar que as vacinas produzidas na Europa cobrem toda a população europeia e que os fornecimentos previstos nos contratos assinados com as empresas farmacêuticas são respeitados, este mecanismo era válido até 12 de março.

Bruxelas decidiu agora prolongá-lo por mais três meses e meio.

12h00 - Tribunal de Hong Kong condena a prisão ladrões de papel higiénico

Os autores de um roubo à mão armada de centenas de rolos de papel higiénico em Hong Kong nos primeiros dias da pandemia de SARS-CoV-2 foram condenados a três anos de prisão, informa hoje a imprensa local.

Os três homens, que roubaram 600 rolos de papel higiénico armados com facas, foram condenados a 40 meses de cadeia, segundo notícias publicadas hoje no jornal Mingpao, de Hong Kong.

Em fevereiro de 2020, quando surgiram os primeiros casos de covid-19 na Região Administrativa Especial de Hong Kong o papel higiénico esgotou, tornando-se num produto muito procurado.

Na altura, os assaltantes entraram num supermercado com intenção de roubarem produtos de primeira necessidade e alimentos, acabando por subtrair à força um carregamento de papel higiénico.

11h52 - Fotojornalistas Adriano Miranda e Paulo Pimenta lançam em abril "Emergência366"

O livro “Emergência366”, dos fotojornalistas Adriano Miranda e Paulo Pimenta, que, “pelo dever de informar”, realizaram “inúmeras reportagens” durante um ano de pandemia, será lançado na primeira quinzena de abril, disse hoje à Lusa um dos autores.

A obra é uma compilação do trabalho realizado pelos dois fotojornalistas do jornal Público durante um ano, e “não incide só na pandemia, porque o país não parou”.

“O país continuou a laborar, não são só funerais, hospitais e ruas vazias, como costumo dizer, alargámos o leque, mas é uma compilação de um ano de trabalho”, disse à Lusa Adriano Miranda.

11h40 - Patrões têm até 30 de junho para entregar declarações de remunerações corrigidas

Os empregadores abrangidos por medidas de apoio à pandemia têm até 30 de junho para entregar as declarações de remunerações corrigidas referentes ao período de março a dezembro de 2020, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.

Assinado pelo secretário de Estado da Segurança social, Gabriel Bastos, o despacho n.º 2733/2021 determina “a entrega, até 30 de junho de 2021, de declarações de remunerações corrigidas referentes aos meses de março a dezembro de 2020, pelas entidades empregadoras abrangidas por medidas excecionais ou extraordinárias de apoio à pandemia covid-19 com redução ou isenção de contribuições”.

E causa estão as entidades abrangidas por medidas de apoio à manutenção de contratos de trabalho, à retoma da atividade, à normalização da atividade, plano de formação ou de apoio à família.

11h32 - "A população já tomou a decisão de não se manter tão confinada"

Elisabete Ramos, presidente da Sociedade Portuguesa de Epidemiologia, diz que os portugueses não estão a respeitar as regras ainda em vigor de contenção e começam a circular, apesar das regras impostas pelo Governo ainda apontarem para o dever de ficar em casa.


11h25 - Encerramentos e insolvências sobem 16,8% em janeiro e fevereiro

Os encerramentos e insolvências de empresas subiram 16,8% nos primeiros dois meses do ano, face ao mesmo período de 2020, tendo-se registado 3.135 empresas encerradas, revelou hoje um barómetro da Informa D&B.

Os dados recolhidos pela empresa sobre o tecido empresarial mostram que, “em janeiro e fevereiro deste ano, foram encerradas 3.135 empresas, valor que representa uma subida de 16,8% face ao período homólogo”.

“Depois de um ano de 2020 com os valores de encerramentos abaixo de 2019, nos dois primeiros meses deste ano a média mensal de encerramentos volta a estar em linha com o que aconteceu nos anos 2018 e 2019, período ainda anterior ao início da pandemia da covid-19”, apontou a Informa D&B.

11h15 - Fadiga pandémica é uma das explicações para o aumento da transmissibilidade

A população está cansada de estar confinada e esta fadiga pode contribuir para um desleixo que tem consequências negativas para o controlo da doença.

Este é um fator apontado pela médica de saúde pública Teresa Leão, que refere a fadiga pandémica como uma das explicações para o aumento do índice de transmissibilidade.

A médica de saúde publica considera que a baixa dos números de infetados faz com que cada pessoa comece a facilitar na gestão do risco no dia-a-dia.

11h09 - Comunidade da Beira Baixa cancela evento de balonismo previsto para a Páscoa

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) cancelou o evento de balonismo que estava agendado para o período da Páscoa, devido à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a CIMBB refere que, atendendo às circunstâncias pandémicas excecionais que se vivem, "não estão reunidas as condições necessárias à realização, no período da Páscoa de 2021, da iniciativa Voar na Beira Baixa: natureza, cultura e Gastronomia".

Esta iniciativa, cuja realização foi anunciada em setembro de 2020, tinha como objetivo posicionar a Beira Baixa como um território que reúne as condições necessárias ao desenvolvimento turístico do balonismo.

Paralelamente, pretendia despertar o interesse turístico, cultural e gastronómico da Beira Baixa, atraindo, para o efeito, um conjunto significativo de turistas à região.

O evento "Voar na Beira Baixa: natureza, cultura e Gastronomia" estava previsto decorrer entre os dias 31 de março e 4 de abril de 2021, em pleno período da Páscoa, sendo que a sua realização foi agora adiada, sem data.

10h58 - Abertura de novas empresas cai 35% nos primeiros 2 meses do ano

A abertura de novas empresas caiu 35,2% nos primeiros dois meses do ano, em termos homólogos, totalizando 6.220, uma diminuição “fortemente condicionada pelas medidas restritivas para combater a pandemia”, revelou hoje a Informa D&B.

De acordo com um barómetro da empresa de informações sobre o tecido empresarial, “nos primeiros dois meses de 2021, nasceram 6.220 empresas, uma descida de 35,2% face ao mesmo período de 2020, mantendo-se a tendência de descida verificada em 2020”.

“Esta queda no empreendedorismo foi fortemente condicionada pelas medidas restritivas para combater a pandemia e é transversal a todos os setores”, acrescentou a Informa D&B, apontando que, ainda, assim, a queda verificada em fevereiro é menor do que a da segunda quinzena de janeiro, quando começou o novo confinamento.

Os dados mostram que o recuo em janeiro e fevereiro se concentrou em cinco dos setores mais relevantes no tecido empresarial português: serviços, transportes, alojamento e restauração, construção e serviços empresariais.

10h44 - GNR põe fim a convívio ilegal de jovens na Mata do Bussaco

GNR pôs fim na terça-feira a um convívio ilegal de vários jovens na Mata Nacional do Bussaco, na Mealhada, no distrito de Aveiro, informou hoje aquela força militar.

Em comunicado, a GNR esclarece que, na sequência de uma denúncia a informar do ajuntamento de várias pessoas naquela zona florestal, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, deparando-se com "vários jovens a realizar um convívio”.

"No decorrer das diligências policiais foram identificados cinco pessoas com idades compreendidas entre os 19 e os 24 anos", refere a mesma nota.

Ainda segundo a GNR, foram elaborados cinco autos de contraordenação por infração às regras impostas pelo estado de emergência em vigor.

A GNR recorda que, embora se trate de espaços ao ar livre, deverão ser respeitadas as medidas impostas pelo estado de emergência face à evolução da situação epidemiológica do país, estando proibidos a realização de convívios de qualquer natureza.

10h32 - Polónia reporta 21.045 novos casos, o maior número desde novembro

Desde o início da pandemia a Polónia já registou 1.849.424 casos de infeção por SARS-CoV-2 e 46.373 óbitos.

O país está a enfrentar um novo surto de infeções causadas pela variante do Reino Unido.

10h21 - Portugueses que cheguem à Suíça não têm de fazer quarentena

Quem viajar de Portugal para a Suíça já não tem cumprir quarentena. A nova lista foi revelada pela embaixada em Portugal e é válida até 21 de março.

Assim, a partir de hoje, para entrar na Suíça, por via aérea, é necessário um formulário de entrada e um teste negativo à Covid-19.

Se for de autocarro ou comboio, será necessário, apenas, o formulário de entrada.

10h10 - Camboja confirma primeira morte desde o início da pandemia

O Camboja confirmou hoje a primeira morte no país provocada pela covid-19 desde o início da pandemia numa altura em que as autoridades enfrentam um surto local que infetou "centenas de pessoas".

Um homem de 50 anos, motorista de uma companhia de táxis da localidade costeira de Sihanoukville, infetado com SARS-CoV-2, morreu hoje no Hospital da Amizade Khmer-União Soviética, informou o Ministério da Saúde, através de um comunicado.

Desde o início da pandemia, o Camboja, com mais de 16 milhões de habitantes, confirmou apenas 1.163 casos de covid-19, mas enfrenta um novo surto local que infetou centenas de pessoas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o surto foi provocado por um residente estrangeiro que não respeitou a quarentena a que estava submetido no hotel em que se encontrava, tendo-se deslocado a um clube noturno no início do mês de fevereiro.

De acordo com as autoridades, o caso provocou uma série de contágios, obrigando o Governo a anunciar no passado dia 20 de fevereiro o encerramento das escolas públicas, cinemas, bares e zonas de diversão na capital do país, durante um período de duas semanas.

Entretanto o Executivo prolongou durante mais duas semanas as restrições, que visam escolas, ginásios, salas de espetáculos e outros locais de entretenimento em Phnom Penh, cidade próxima da província de Kandal onde fica situada a localidade de Sihanoukville.

9h50 - Dinamarca suspende temporariamente uso da vacina da AstraZeneca

A Dinamarca suspendeu por precaução a utilização da vacina AstraZeneca contra a covid-19 devido a receios relacionados com a formação de coágulos sanguíneos nas pessoas vacinadas, anunciou hoje a autoridade sanitária do país.

A suspensão acontece "após relatos de casos graves de formação de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas com a vacina covid-19 da AstraZeneca", indicou a Agência Nacional de Saúde, sublinhando que, "neste momento, não se pode concluir a existência de uma ligação entre a vacina e os coágulos sanguíneos".

Segundo a autoridade de saúde dinamarquesa, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) já iniciou uma investigação sobre o assunto.

9h40 - FPF realizou mais de dez mil testes em janeiro e fevereiro

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) realizou, entre janeiro e fevereiro, mais de dez mil testes de despiste ao novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, nos cinco campeonatos por si organizados, revelou o organismo à agência Lusa.

Nos dois primeiros meses deste ano foram realizados 10.151 testes a “jogadores, staff e dirigentes de todos os clubes envolvidos nas competições” sob a tutela do organismo, sendo que, em cada clube, têm sido testados “entre 25 a 30 elementos”, informou a FPF.

9h24 - Hungria regista recorde de infeções

A Hungria reportou um recorde de 8.312 novas infeções e 172 mortes.

O país tem 8.329 pessoas internadas, das quais 911 em UCI.

A Hungria está a ser fortemente atingida pela terceira onda da pandemia, com o número de infeções a aumentar desde a segunda quinzena de fevereiro e ultrapassando o pico de dezembro.

Desde segunda-feira que o país está num novo confinamento, que se vai prolongar até 7 de abril.

9h10 - Governo cria equipa de cientistas comportamentais

O Governo decidiu criar uma equipa de cientistas comportamentais. Esta task-force vai ajudar o Executivo na transmissão da mensagem aos portugueses, sobre os comportamentos a adotar no combate ao vírus.

O jornal Público adianta que esta equipa foi criada por despacho do Ministério da Saúde e vai ser liderada por Margarida Gaspar de Matos, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

A professora e especialista em comunicação, Teresa Leão, compreende esta medida de tentar melhorar a comunicação sobre a pandemia, entre o Governo e a população.

8h54 - Coreia do Sul aprova vacina da Astrazeneca a maiores de 65 anos

8h40 - Alemanha reporta mais 14.356 casos e 321 óbitos

O número de casos confirmados na Alemanha aumentou em 14.356 para 5.532.947, segundo dados do instituto Robert Kosh.

Morreram mais 321 pessoas, o que eleva o total para 72.810.

8h29 - Brasil ultrapassa duas mil mortes num dia

A barreira espelha o agravamento da pandemia no país. O Governo Federal tem tentado comprar mais vacinas, mas as farmacêuticas não conseguem dar resposta, numa altura crítica para os hospitais brasileiros.
Pedro Sá Guerra, correspondente da Antena 1 no Brasil

O Brasil é o segundo país do mundo com mais vítimas mortais da Covid-19, apenas superado pelos Estados Unidos.

8h17 - Visões distintas do desconfinamento

António Costa mostra mais abertura para o alívio das restrições, mas Marcelo Rebelo de Sousa aconselha prudência, e defende que seja mantido um travão, sobretudo, no regresso à atividade do comércio.
Rosa Azevedo - Antena 1

O primeiro-ministro e o Chefe de Estado jantaram ontem à noite, em Belém, com o Presidente a transmitir várias preocupações, em concreto, a subida do índice de transmissibilidade, o atraso nas vacinas e ainda a maior circulação de pessoas, nas últimas semanas.

8h12 - Rússia com mais de 9200 casos em 24 horas

O número de casos confirmados de infeção na Rússia aumentou, nas últimas 24 horas, em 1281, para um total de 4.360.823 reportados desde o início da pandemia.

Morreram mais 459 pessoas, para um total acumulado de 90.734.

7h48 - Mais casos em Timor-Leste

As autoridades sanitárias timorenses reportam mais duas infeções no município de Covalima e outras 12 em Díli. São já 36 os casos detetados na capital timorense, onde há 12 focos da doença causada pelo SARS-CoV-2.

Segundo o coordenador da equipa para a Prevenção e Mitigação da Covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise, Rui Araújo, foi identificado um caso no bairro de Bebonuk e oito adicionais associados à Secretaria de Estado da Formação Profissional e Emprego.

Há ainda dois casos relacionados com os focos do Ministério das Finanças e do Ministério dos Transportes e um outro na Aldeia 4 de Setembro, em Tasi Tolu.

Além dos 14 casos detetados em Díli, as autoridades confirmaram mais dois casos positivos no posto administrativo de Fatumean, aumentando o total de casos para 15.

Aumenta para 65 o número total de casos ativos em Timor-Leste.

7h32 - Vacina de toma única

Peritos da Agência Europeia do Medicamento reúnem-se esta quinta-feira para decidir se aprovam a utilização, na União Europeia, da vacina da Janssen contra a Covid-19.

Prevê-se que Portugal receba 4,5 milhões de doses desta vacina em 2021.

No início de março, a EMA anunciou que o comité de medicamentos para uso humano iria emitir esta quinta-feira uma recomendação sobre o fármaco desenvolvido pela Janssen, subsidiária europeia da Johnson & Johnson.

Caso receba luz verde, esta será a quarta vacina a chegar a Portugal. Ao contrário das outras três que já estão a ser administradas, é de toma única e exige menor capacidade de refrigeração.

6h51 - Ponto de situação

O plano de testagem à Covid-19 vai ser implementado nas escolas públicas e privadas.

De início, o Estado pagaria apenas os testes nas escolas públicas. Na última noite, o Governo incluiu as escolas privadas.

Os testes começaram no final de janeiro. O Governo avança que foram feitos até agora mais de 64 mil.
Vacinação nas escolas

As creches e escolas públicas já enviaram as listas para o plano de vacinação. Os dados foram pedidos por causa dos programas de rastreio que vão ser implementados à medida que sejam retomadas as aulas presenciais.

Entre professores, funcionários e técnicos, inclui mais de 250 mil pessoas.
A medida está integrada na fase 1 do plano que estava previsto terminar até final de abril.
Plano de desconfinamento
Já foi publicado o decreto presidencial que renova o estado de emergência. Tem duas novidades: associa a reabertura das escolas à testagem e vacinação; defende que a "reunificação familiar" integre a possibilidade de exceções.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quer mais testagem, rastreamento e vacinação articulados no plano faseado de reabertura das escolas.Marcelo Rebelo de Sousa fala às 20h00 ao país.

O Parlamento vota também hoje, à tarde, a renovação do estado de emergência. Depois, o primeiro-ministro, António Costa, apresenta ao país o plano de desconfinamento, que deverá seguir um guião gradual.

O atual estado de emergência termina terça-feira ao final dia e será renovado por mais 15 dias.
O ministro da Economia admite que o Governo pode não seguir à risca as propostas dos especialitas para o desconfinamento. Declarações ontem proferidas num debate online promovido pela Câmara do Comércio e Industria.
Índice de transmissão
O Instituto Ricardo Jorge não confirma que o índice de trasmissão tenha passado os 0,9. A informação fora avançada pelo líder do PSD, Rui Rio, depois da reunião por videoconferência com o Presidente da República.

A instituição afirma que vai atualizar os números esta sexta-feira. Acrescenta que o erro na notificação de casos na Madeira pode influenciar artificialmente as contas.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de quarta-feira, reportou mais 22 mortes associadas à Covid-19 e 642 novos casos confirmados de infeção.

Havia ontem menos 77 pessoas internadas. O número de doentes em unidades de cuidados intensivos recuou em 29.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou mais de 2,6 milhões mortes, resultantes de mais de 117,5 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Os Estados Unidos compraram mais 100 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson.
Isto significa que toda a população norte-americana - 330 milhões de pessoas - passa a poder ser vacinada.