Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rui Ochôa - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h18 - Projeto de estado de emergência idêntico ao que está em vigor
23h10 - Estudo não detecta aumento de suicídio nos primeiros meses da pandemia
23h05 - O Brasil voltou a registar um aumento no número de mortes e infeções pelo novo coronavírus, tendo contabilizado 3.808 óbitos e 82.186 casos nas últimas 24 horas.

22h51 – África do Sul suspende utilização da vacina Johnson & Johnson por precaução

A África do Sul suspendeu hoje a administração da vacina Johnson & Johnson como “medida de precaução”, no seguimento da decisão da agência norte-americana do medicamento de interromper o seu uso enquanto se investigam casos de coágulos sanguíneos.

O país sul-africano já administrou mais de 289 mil doses da vacina da farmacêutica Janssen a profissionais de saúde daquele país sem quaisquer relatos de coágulos sanguíneos, realçou o ministro da Saúde, Zweli Mkhize.

O responsável pela pasta da saúde na África do Sul destacou, citado pela agência AP, que o país suspendeu a vacinação da Johnson & Johnson (J&J) “por precaução” e espera que as dúvidas relativas à sua utilização sejam “esclarecidas em questão de dias”.

No mês passado, a União Africana anunciou a assinatura de um acordo para comprar até 400 milhões de doses da vacina J&J.

21h48 – Presidente da República fala ao país na quarta-feira às 20h00

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar ao país na quarta-feira, pelas 20h00, na sequência da votação no parlamento sobre a renovação do estado de emergência.

Esta informação foi avançada por fonte da Presidência da República.

O projeto presidencial que renova o estado de emergência até 30 de abril, hoje enviado para o parlamento, é idêntico ao que está atualmente em vigor, sem quaisquer alterações ao articulado.

Na semana passada, Marcelo Rebelo de Sousa expressou o desejo de que esta "fosse a última renovação do estado de emergência, coincidindo com o fim do mês de abril". Contudo, na introdução deste diploma, nada é referido sobre essa possibilidade.

21h25 – Acesso ao ensino superior terá as mesmas exceções do ano passado

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse hoje que o acesso ao ensino superior terá, este ano, as mesmas medidas excecionais implementadas no ano passado devido à pandemia da covid-19, sublinhando a necessidade de "estabilidade mínima".

"Olhar para a experiência do último ano e manter as principais decisões, foi assim que foi decidido em termos do acesso ao ensino superior", afirmou Manuel Heitor, que foi hoje ouvido em audição regimental na comissão parlamentar da Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

No ano letivo passado, o Governo implementou medidas excecionais no acesso ao ensino superior, designadamente ao nível dos exames finais do secundário, que naquele ano deixariam de ser contabilizadas na média da avaliação interna, servindo apenas como provas de ingresso.

Assim, os alunos puderam inscrever-se apenas nas provas das disciplinas necessárias para se candidatarem ao ensino superior, mas a medida prejudicou os estudantes que queriam ir a exame para melhorar a avaliação interna.

No entanto, e apesar da recomendação da Assembleia da República para que o Governo reverta essa impossibilidade, o executivo vai manter o mesmo modelo.

"Vamos manter, sobretudo, as alterações excecionais que foram feitas no ano passado. Temos que ter estabilidade mínima", sublinhou Manuel Heitor.

21h00 – Presidente da República submeteu ao Parlamento renovação do estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa submeteu esta terça-feira, após reuniões com os partidos, a renovação do estado de emergência por mais 15 dias ao Parlamento.

“Em linha com o faseamento do plano de desconfinamento, impondo-se acautelar os passos a dar no futuro próximo, entende o Presidente da República haver razões para manter o estado de emergência por mais 15 dias, nos mesmos termos da última renovação, pelo que acaba de transmitir à Assembleia da República o projeto de Decreto em anexo, que recebeu parecer favorável do Governo”, lê-se no site da Presidência.

Este é o 15.º diploma do estado de emergência que Marcelo Rebelo de Sousa submete para autorização do parlamento no atual contexto de pandemia de covid-19 e será discutido e votado pelos deputados na quarta-feira à tarde.

O período de estado de emergência atualmente em vigor termina às 23h59 desta quinta-feira, 15 de abril. Esta renovação terá efeitos entre as 00h00 de 16 de abril e as 23h59 de 30 de abril.

20h46 – PS e PSD querem desconfinamento da duas velocidades

20h25 – Especialista propõe que risco não seja só medido por concelho, mas pela vizinhança

20h07 – México quer ter vacina nacional até fim do ano para ser "independente"

O México anunciou hoje os ensaios clínicos da vacina mexicana contra a covid-19, chamada Pátria, com o objetivo de concluir o processo até ao fim do ano e marcar a independência do país face aos fármacos estrangeiros.

"Uma vacina com este nome significa que devemos pensar sempre em ser independentes, que é do nosso interesse ser independentes", declarou o Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, numa conferência de imprensa.

O chefe de Estado mexicano foi o responsável pela escolha do nome da futura vacina, tendo assumido a inspiração na vacina Soberana de Cuba.

López Obrador, que frequentemente enaltece o seu nacionalismo, frisou que o México deve ser "autossuficiente naquilo que é fundamental", nomeadamente ao nível dos alimentos, da energia e dos medicamentos, incluindo no desenvolvimento de uma vacina contra uma doença que já provocou mais de 209 mil mortos e quase 2,3 milhões de infetados no país.

"É preciso tentar não depender tanto do estrangeiro", defendeu o Presidente mexicano a propósito da futura vacina, ao mesmo tempo que os especialistas envolvidos no processo pedem cautela.

20h04 – PS aponta riscos, mas defende que plano de desconfinamento deve prosseguir

O PS defendeu hoje a renovação do estado de emergência, alegando existirem riscos traduzidos por alguns indicadores de propagação da covid-19, mas considerou que o plano de desconfinamento do Governo deve prosseguir, prevendo intervenções localizadas.

Esta posição foi transmitida pelo secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, após audiência por videoconferência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a renovação do estado de emergência até ao final de abril.

"O PS defende a renovação do estado de emergência por considerar que há riscos que importa acautelar e é fundamental que o Governo disponha dos instrumentos jurídico-constitucionais para adotar as medidas consideradas necessárias contra a covid-19", justificou José Luís Carneiro, numa alusão ao recente aumento da incidência de casos e à subida do índice de transmissão (Rt) do novo coronavírus.

Neste ponto, o "número dois" da direção do PS apontou ainda riscos inerentes às variantes inglesa e sul-africana do novo coronavírus.

19h50 – CDS vota a favor mas recusa "eternização do estado de emergência"

O CDS-PP vai voltar a votar favoravelmente a renovação do estado de emergência mas espera que o desconfinamento "não dependa da eternização do estado de emergência", que é "um mecanismo excecional que não deve ser banalizado".

Em declarações aos jornalistas no final de uma audiência por videoconferência com o Presidente da República, a porta-voz do CDS-PP anunciou que "o CDS vai votar favoravelmente este estado de emergência".

Falando na sede do partido, em Lisboa, Cecília Anacoreta Correia justificou esta posição com "o aumento do `R` [índice de transmissibilidade], estando o `R` acima de um, e tendo sido hoje anunciado que dentro de 15 dias a um mês" Portugal poderá "já ultrapassar os limiares de risco, que é os 120 casos por 100 mil habitantes".

19h47 – França tem quase 6.000 doentes em cuidados intensivos

França tem hoje quase 6.000 doentes com covid-19 internados nas unidades de cuidados intensivos, um recorde desde abril de 2020, no pico da primeira vaga, revelam dados divulgados hoje pelas autoridades sanitárias.

Há 31.226 pessoas internadas nos hospitais franceses devido ao vírus e 5.952 desses pacientes estão em estado grave, mais 36 do que na véspera, números registados apenas durante a primeira vaga, em abril do ano passado.

Incitado por vários especialistas face à disseminação em França da variante do SARS-CoV-2 detetada no Brasil, o Governo gaulês decretou hoje a suspensão dos voos com o país sul-americano até "nova ordem", não havendo para já uma meta definitiva para o restabelecimento das ligações aéreas.

19h28 – Rio defende que desconfinamento não avance nos concelhos de maior risco

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu hoje que o desconfinamento não deve avançar nos concelhos de maior risco nem nos que são fronteira, e exigiu ao Governo "um esforço maior na testagem".

"Entendemos que o que deve ser feito é não continuar o desconfinamento global do país. Não fazer [o desconfinamento] naqueles concelhos que estão com os indicadores de risco mais elevados", disse Rui Rio.

O líder dos sociais-democratas, que falava após uma audiência com o Presidente da República, defendeu que também devem ser incluídos na exceção ao desconfinamento global os concelhos que fazem fronteira com os que apresentam maior risco.

"Se não travarmos aí, daqui a um mês ou dois vamos ter de travar o país todo outra vez. Era prudente não desconfinarmos tudo, ou seja não desconfinar os concelhos que estão pior e os que estão à volta. Há uma ligação evidente", disse.

Já na fase de perguntas dos jornalistas, Rui Rio foi ainda mais direto: "Não podemos prejudicar o país por causa de uma dada região", referiu.

19h24 – Mais três óbitos e 79 novos casos em Moçambique

Mais três pessoas morreram devido ao novo coronavírus em Moçambique, elevando o cumulativo de óbitos para 794, num dia em que o país registou mais 79 casos positivos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Com os novos 79 casos, o total acumulado de infeções sobe para 68.871, 87% dos quais recuperados da doença.

19h03 – Mais de 150 mil mortes associadas à doença no Reino Unido

A pandemia de covid-19 resultou na morte de mais de 150 mil pessoas no Reino Unido, das quais 23 nas últimas 24 horas, indicam números divulgados hoje pelo Governo britânico.

De acordo com os dados estatísticos, no total, morreram no Reino Unido 127.123 pessoas entre 4.375.814 casos de infeção confirmados desde o início da pandemia covid-19.

Mas o balanço sobe para 150.419 óbitos se forem somados os casos cujas certidões de óbito fazem referência ao novo coronavírus como fator contributivo.

O número de casos nas últimas 24 horas foi de 2.472, menos do que os 3.658 da véspera.

Os dados mostram que na segunda-feira foram imunizadas 261.096 pessoas contra a covid-19, das quais 59.905 com a primeira dose e 201.191 com a segunda dose.

19h01 – Ilha de São Miguel irá passar a alto risco de contágio

A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar ao patamar de alto risco de contágio de covid-19, levando à imposição de recolher obrigatório às 20h00 durante a semana e às 15h00 ao fim de semana.

A informação foi avançada hoje à agência Lusa pelo secretário regional da Saúde e Desporto do Governo dos Açores, Clélio Meneses.

As medidas deverão entrar em vigor a partir da próxima quinta-feira, mas o secretário regional da Saúde remeteu mais esclarecimentos para uma conferência de imprensa que será realizada na quarta-feira, após a reunião do Conselho de Governo Regional.

“Amanhã [quarta-feira] iremos anunciar as medidas, vamos antecipar para amanhã [quarta-feira] a conferência que normalmente é feita na quinta-feira exatamente pelo facto de a situação merecer uma atenção particular”, destacou.

18h56 – Verdes dizem que PR concorda que há condições para continuar desconfinamento

Os Verdes defenderam hoje que os números da covid-19 "são positivos" em Portugal e que há condições para passar à próxima fase de desconfinamento "em segurança", referindo que o Presidente da República tem a mesma posição.

Na reunião com o chefe de Estado, "Os Verdes" reiteraram a sua posição contra uma nova renovação do estado de emergência e defenderam a aplicação do modelo das escolas em outros espaços.

"Mais uma vez foi dito que as escolas são espaços seguros. Se têm planos, regras e comportamentos que tornam possível viver o dia a dia, então vamos aplicar também planos aos locais de trabalho, aos teatros, aos transportes públicos, aos centros de saúde", defendeu a deputada ecologista Mariana Silva.

18h54 – PAN "converge no desejo" com PR de que este seja último estado de emergência

O porta-voz do PAN, André Silva, disse hoje convergir com o Presidente "no desejo" de que o próximo decreto de estado de emergência seja o último e antecipou que o texto não deverá sofrer alterações face ao anterior.

"O PAN vai acompanhar a declaração do estado de emergência, que não sofre qualquer alteração no seu articulado, segundo o senhor Presidente da República", declarou hoje o deputado do Pessoas-Animais-Natureza, salientando que o partido converge com Marcelo Rebelo de Sousa "no desejo" de que este seja o último estado de exceção decretado no país.

Para o PAN, o estado de emergência mantém "a sua validade na medida em que, no processo de desconfinamento que o país está a fazer, e para acompanhar aquelas que ainda são as medidas de restrição do Governo, elas necessitam de cobertura jurídica".

18h52 – PCP prepara voto contra estado de emergência e critica Governo

O líder do PCP alinhou hoje os argumentos para voltar a votar contra o 15.º estado de emergência para responder à pandemia de covid-19 e criticou o Governo pelo atraso nas medidas de reforço do SNS.

Num discurso, minutos depois de ter reunido, por videoconferência, com o Presidente da República, num encontro com militantes e profissionais da saúde, em Lisboa, Jerónimo de Sousa insistiu que o estado de emergência, desde o ano passado, "apenas tem servido para impor restrições à mobilidade dos portugueses" ou à atividade de milhares de "micro, pequenas e médias empresas".

Portugal "necessita de medidas de prevenção e contenção do vírus" e o secretário-geral insistiu nas "reservas que têm motivado" o "distanciamento" do partido "em relação ao estado de emergência", antecipando a manutenção do voto contra na quarta-feira, na renovação do decreto, na Assembleia da República, em Lisboa.

18h49 – Situação alarmante de museus com quebras até 60% de receitas

Um relatório divulgado pela UNESCO confirmou hoje a "situação alarmante" de 104.000 museus de 87 países, que perderam 70% dos visitantes, e quebras até 60% das receitas este ano, recomendando medidas de apoio ao inventário de coleções e investigação.

O documento divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), chama a atenção para a vulnerabilidade destes espaços culturais que acolhem o património mundial, passado um ano de atividade parcialmente suspensa, no contexto global da pandemia.

Segundo o relatório, em 2020 os museus de todo o mundo estiveram encerrados uma média de 155 dias, e, desde o início de 2021, muitos deles foram forçados a fechar portas novamente, provocando uma quebra de 70% nos visitantes, e entre 40% a 60% das receitas, comparativamente a 2019.

Face a esta situação dramática, muitos museus realizaram campanhas para chamar a atenção do público e angariar fundos, reforçaram protocolos de segurança devido ao encerramento, mas, mesmo assim, verificou-se uma "redução significativa" dos apoios públicos, em muitos casos até 40%, afetando quase metade dos museus nos 87 países que responderam à pesquisa.

"Esta situação alarmante aumentou os encerramentos e as quedas de visitação e receitas, criando um forte impacto negativo no setor como um todo, e tornando ainda mais difícil sustentar os esforços para manter a conservação das coleções, garantir a sua segurança e nutrir relações com o público e as comunidades locais", alerta o relatório, apontando a importância social e económica destes equipamentos, para além da função cultural e educativa.

18h27 – Municípios com mais desemprego são os mais afetados pela pandemia

Os municípios com mais desemprego são os mais afetados pela pandemia, segundo um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, que mostra que os mais atingidos são sempre os mesmos 20 concelhos, maioritariamente da região norte litoral.

O estudo analisou quatro momentos diferentes da pandemia em Portugal: 1 de abril (durante o confinamento), 1 de maio (ao fim de um mês de confinamento), 1 de junho (dois meses depois do confinamento) e 1 de julho de 2020 (três meses depois do confinamento), tendo como ponto de partida os dados da incidência de covid-19 nos municípios portugueses.

"O objetivo foi testar se as áreas mais afetadas pela infeção da covid-19 eram determinadas pela incidência cumulativa de casos, se apresentavam ou não um padrão socioeconómico distinto das restantes áreas de Portugal", disse à agência Lusa a investigadora principal do estudo "Evolution of inequalities in the coronavirus pandemics in Portugal: an ecological study", Joana Alves.

Os investigadores foram analisar se "havia um padrão geográfico nas áreas mais afetadas" e constataram que "eram sempre os mesmos 20 concelhos, na maioria localizados na região norte litoral do país, que eram consecutivamente, nestes períodos, os mais afetados pela pandemia".

"Depois fomos testar se havia uma relação com o nível socioeconómico dessas áreas e realmente conseguimos perceber que a incidência cumulativa de casos ao longo desse período estava relacionada com as variáveis de desemprego nessas regiões e também com a variável da densidade populacional", explicou Joana Alves.

O que concluíram foi que "todos os concelhos que eram mais afetados pela pandemia eram também aqueles que registavam maiores níveis de desemprego".

18h03 – Regulador europeu acompanha de perto desenvolvimentos da vacina J&J

A Agência Europeia do Medicamento está a "acompanhar de perto" os desenvolvimentos relacionados com a vacina contra covid-19 de dose única da Johnson & Johnson, informou hoje a Comissão Europeia, confirmando o impacto na vacinação na União Europeia (UE).

"Os desenvolvimentos de hoje com a vacina J&J nos EUA estão a ser acompanhados de perto pela EMA e pelos seus organismos de farmacovigilância, em cooperação com a FDA [agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos] e outros reguladores internacionais", disse a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides.

Através de uma publicação na rede social Twitter, a responsável confirmou que a administração na UE "foi colocada em pausa pela empresa", após a própria farmacêutica Johnson & Johnson ter informado que tomou a decisão de atrasar a distribuição para a Europa.


"A segurança da vacina é sempre primordial", adiantou Stella Kyriakides na mensagem sobre esta polémica, que se junta a outras na UE como atrasos na entrega de vacinas contra a covid-19 por parte da farmacêutica da AstraZeneca e dos efeitos secundários do seu fármaco, também com uma possível ligação a casos de formação de coágulos sanguíneos, ainda que raros.

17h47 – Espanha com 6.292 novos casos e índice de contágios volta a descer

A Espanha registou 6.292 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.376.548 total de infetados até agora no país, num dia em que a índice de contágios desceu pela primeira vez desde há várias semanas.

O Ministério espanhol da Saúde também contabilizou hoje 100 mortes atribuídas à pandemia desde segunda-feira, passando o total de óbitos para 76.625.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha baixou de 199 (segunda-feira) para 196 casos (hoje), diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as de Navarra (426), Madrid (341), País Basco (330), Aragão (223) e Catalunha (213).

Por outro lado, desceu para 9.953 o número de hospitalizados com a covid-19 (10.246), o que corresponde a 8,0% das camas, dos quais 2.152 pacientes estão em unidades de cuidados intensivos (2.163), 21,6% das camas desse serviço.

17h29 – Brasil tem 1,5 milhões de pessoas com segunda dose da vacina atrasada

O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, afirmou hoje, num pequeno-almoço com jornalistas, que 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada.

O maior país da América do Sul, um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, aplica desde janeiro um imunizante desenvolvido pela farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford e outro desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac.

Queiroga também disse, segundo o portal de notícias G1, que o trabalho de completar o esquema de vacinação será feito em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde já que o Governo central é responsável por comprar e distribuir as vacinas, mas são as prefeituras que as aplicam.

Dados divulgados por um consórcio de meios de comunicação social que compila informações sobre a pandemia no Brasil informa que até segunda-feira foram aplicadas mais de 31,2 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19 no país.

Deste total, mais de 23,8 milhões de pessoas receberam a primeira dose e outras 7,3 milhões receberam duas doses.

16h31 – Quinze por cento da população portuguesa com pelo menos uma dose da vacina

Quinze por cento (mais de 1,5 milhões de pessoas) de toda a população em Portugal já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 e seis por cento (632 mil) já têm a vacinação completa.

Os dados são da Direção-Geral da Saúde, que avançou também que 90 por cento dos idosos com mais de 80 anos já receberam uma dose da vacina, enquanto 51 por cento já foram inoculados com as duas doses.

16h26 - IL questionou PR sobre renovação da emergência, Marcelo não se quis comprometer

O deputado único da Iniciativa Liberal disse hoje que questionou "diretamente" o Presidente sobre se este seria o último decreto do estado de emergência no país, adiantando que Marcelo "não se quis comprometer" já com essa decisão.

"Eu fiz essa questão diretamente ao senhor Presidente da República e o senhor Presidente da República preferiu não se comprometer com essa decisão", sustentou João Cotrim de Figueiredo em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, depois de ter sido questionado sobre se Marcelo Rebelo de Sousa teria adiantado se este é ou não o último decreto do estado de emergência no país.

O deputado liberal, que falava no rescaldo da reunião no Infarmed com especialistas e a audiência com o chefe de Estado português, destacou os "dados positivos" sobre a pandemia no país, defendendo que o desconfinamento deve continuar e que está na altura de Portugal "retomar o trabalho".

16h07 - Todos os bombeiros vacinados com a primeira dose até ao final da semana

Todos os bombeiros vão ficar vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19 até ao final desta semana, anunciou hoje no parlamento o ministro da Administração Interna.

"Os bombeiros concluíram esta semana integralmente o processo de vacinação em primeira dose, isso permitirá estarem prontos não só para a resposta pré-hospitalar, que nunca deixaram de assegurar, mas também para o aproximar da época de maior número de incêndios rurais", disse Eduardo Cabrita.

O ministro avançou que a taxa de vacinação na Polícia de Segurança Pública e na Guarda Nacional Republicana é "superior a 50%".

Eduardo Cabrita está hoje à tarde a ser ouvido na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

15h59 - França suspende voos com o Brasil

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, suspendeu hoje os voos entre França e o Brasil até nova ordem devido a uma crescente preocupação com a variante do SARS-CoV-2 detetada no país sul-americano.

"Sabemos que a situação se está a agravar e decidimos, portanto, suspender até nova ordem os voos entre o Brasil e a França", anunciou o primeiro-ministro, que falava na Assembleia Nacional.

Esta decisão do Governo gaulês surge depois de vários especialistas criticarem a falta de controlo sanitário das pessoas que chegam a França nos voos oriundos do Brasil.

Cerca de dez voos semanais ligavam até agora os dois países, operados pela Air France.

Até agora, para chegar a França, os viajantes vindos do Brasil, exceto nacionais franceses, precisavam de apresentar uma razão essencial para viajar, assim como um teste PCR negativo e uma declaração de honra atestando que cumpririam 10 dias de quarentena, mas sem qualquer verificação por parte das autoridades.

15h30 - Chega a Macau terceiro lote da vacina da BioNTech

O terceiro lote de 29.250 doses da vacina da covid-19, produzida pela BioNTech/Fosun Pharma na Alemanha, chegou hoje a Macau, anunciaram os Serviços de Saúde (SSM) do território.

Após a chegada, através do aeroporto de Hong Kong, os SSM examinaram e avaliaram as "embalagens de forma pormenorizada e só darão início à utilização após aprovação", de acordo com um comunicado.

15h19 - Ramadão com restrições em Gaza e Cisjordânia e alguma normalidade em Jerusalém Oriental

As celebrações do Ramadão iniciam-se hoje nos territórios palestinianos, com alguma normalidade em Jerusalém Oriental devido à vacinação israelita e com maiores restrições na Faixa de Gaza e na Cisjordânia face à alta morbidade da covid-19.

Em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada por Israel, os habitantes muçulmanos podem voltar a rezar na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar mais sagrado do islão.

No mês de jejum do ano passado as restrições em vigor para combater a primeira vaga do vírus não o permitiram.

O recinto onde se localiza a Cúpula do Rochedo e a mesquita de Al-Aqsa esteve encerrado durante 70 dias entre março e maio de 2020, o que impediu os fiéis de lá rezarem durante o Ramadão.

Este ano e graças à rápida campanha de vacinação contra a covid-19 realizada em Israel, que permitiu a descida nos contágios e a reabertura, os cerca de 350.000 palestinianos de Jerusalém Oriental podem festejar o Ramadão com alguma normalidade.

Na Cisjordânia ocupada mantém-se o recolher obrigatório noturno e na Faixa de Gaza ele estará em vigor a partir de hoje e até ao final do mês de jejum, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

14h46 - Johnson&Johnson atrasa envio de vacinas para a Europa depois da pausa anunciada nos EUA por causa de casos de pessoas com coágulos sanguíneos depois de terem sido vacinadas

A farmacêutica diz que vai rever os casos raros de coágulos sanguíneos com as autoridades europeias depois das situações notificadas nos EUA.

Portugal deveria receber 30 mil doses até ao final da semana.

14h33 - Espanha atribui parte dos fundos de recuperação à mobilidade elétrica

O Governo espanhol vai aplicar nos próximos três anos 13.200 milhões de euros, parte significativa dos fundos para a recuperação que vai receber da Europa, na promoção da mobilidade elétrica "sustentável, ligada e segura", avançou hoje o executivo.

14h03 - Portugal com mais cinco mortes e 408 pessoas infetadas

De acordo com o último relatório epidemiológico, recuperaram da doença mais 746 pessoas pelo que o país tem nesta altura menos 343 casos ativos, para um total de 25.441.

O maior número de novos casos foi registado no norte do país. Foram mais 153. Centro com mais 48, Lisboa e Vale do Tejo mais 137, Alentejo com mais 24 e Algarve com mais 13.

As vítimas mortais foram três em Lisboa e Vale do Tejo, uma no centro do país e outra no norte.

Portugal tem nesta altura menos 20 pessoas internadas, para um total de 459.

Há também menos uma pessoa em Unidades de Cuidados Intensivos, num total de 118.

13h59 - Ministra diz que é prematuro falar de pausa na vacina da Janssen

A ministra da Saúde, Marta Temido, considerou ser ainda muito cedo para comentar a recomendação hoje emitida pelas autoridades de saúde dos Estados Unidos para uma pausa na administração da vacina contra a covid-19 da Janssen.

13h50 - Ministra assinala recrudescimento da incidência

Numa síntese da reunião entre peritos e responsáveis políticos realizada esta terça-feira, na sede do Infarmed, a ministra da Saúde, Marta Temido, assinalou o facto de 22 concelhos apresentarem agora uma taxa de incidência da Covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes.

A governante apontou ainda o facto de se verificar uma tendência de crescimento de casos entre crianças até aos nove anos.


Outro dos pontos salientados pela ministra da Saúde prendeu-se com o aumento da prevalência das variantes britânica e sul-africana do SARS-CoV-2 em Portugal.

"Na próxima quinta-feira, o Conselho de Ministros reunirá e irá apreciar aquilo que são os dados mais recentes da situação epidemiológica nacional", concluiu Marta Temido.

Questionada sobre a possibilidade de o Governo travar o desconfinamento, perante o eventual cruzar da "linha vermelha" dentro de duas semanas, como foi aventado na reunião do Infarmed, a ministra afirmou que haverá a preocupação de procurar o equilíbrio.

13h42 - Pessoas reúnem-se mais e sobe dificuldade em adoptar medidas

Um inquérito da Escola Nacional de Saúde Pública revela um aumento do número de inquiridos que diz ter estado num grupo com mais de 10 pessoas e aponta maiores dificuldades na adoção de medidas de proteção contra a covid-19.

13h36 - Açores registam 17 novos casos e 20 recuperações

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 17 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, e 20 recuperações, na mesma ilha, estando internados 11 doentes, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde.

Na sequência das 1.601 análises realizadas em laboratórios de referência da região, um dos casos diagnosticados refere-se a um viajante, não residente, com resultado positivo no rastreio à chegada.

Os restantes casos foram registados em contexto de transmissão comunitária, sendo que, por concelhos, registaram-se seis na Lagoa, seis em Ponta Delgada, quatro na Ribeira Grande e um em Vila Franca do Campo.

Todos os internados (11) encontram-se no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, sendo que seis estão em Unidade de Cuidados Intensivos.

13h27 - Centro de vacinação de Marco de Canaveses com capacidade para 600 pessoas/dia

O centro de vacinação de covid-19 de Marco de Canaveses, no distrito do Porto, entrou hoje em funcionamento e tem capacidade para inocular 600 pessoas por dia, anunciou a diretora do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I Baixo-Tâmega.

Segundo Teresa Moreno, aquele centro de vacinação, que funciona no pavilhão municipal, "reúne todas as condições para funcionar com normalidade, tendo disponível, todos os dias entre as 08:00 e as 20:00, quatro equipas de enfermagem e um médico".

13h08 - Bruxelas insta países a manterem limitação a chegadas não essenciais do Brasil

A Comissão Europeia aconselhou hoje "fortemente" os Estados-membros da União Europeia (UE) a manterem as limitações às viagens não essenciais do Brasil devido à propagação de novas variantes do SARS-CoV-2, pedindo "rastreios mais rigorosos" para eventuais viajantes.

"No que toca à gestão das fronteiras externas, no contexto da emergência das variantes, gostaria de recordar que a Comissão tem levado esta questão muito a sério, desde o início do ano e, tendo em conta o aconselhamento científico, (...) propusemos medidas mais restritivas para viagens não essenciais para a UE", disse o porta-voz da Comissão Europeia para os Assuntos Interiores, Adalbert Jahnz.

12h46 - África com mais 205 mortos e 9.123 infetados nas últimas 24 horas

12h30 - Confirmado. Reguladores nos EUA pedem suspensão temporária da vacina da Johnson&Johnson
Em causa seis casos "raros e severos" de "coágulos sanguíneos" em pessoas que receberam a vacina.

Para já, diz a FDA, estas situações parecem ser extremamente raras.

12h28 - PSD pede audição urgente da Comissão Técnica de Vacinação no parlamento

O PSD pediu a audição urgente da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 no parlamento para que sejam dados esclarecimentos aos deputados sobre eventuais atualizações do plano.

O requerimento do PSD, hoje divulgado, pede que a audição seja realizada de forma conjunta "com a urgência possível" na Comissão de Saúde e na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

12h10 - EUA devem parar vacinação com Johnson&Johnson depois de terem sido verificados seis casos de problemas com coágulos sanguíneos, avança o New York Times

12h05 – Mais de 90 por cento da população com mais de 80 anos já foi vacinada

Gouveio e Melo fez um ponto de situação da vacinação nas diferentes faixas etárias. Mais de 90 por cento da população com mais de 80 anos já foi vacinada. Entre a população dos 50 aos 80 anos com comorbilidades tipo 1, a taxa de vacinação é superior a 80 por cento.

O responsável pela task-force da vacinação acrescentou ainda que 96 por cento dos profissionais de saúde já foram vacinados, assim como 99 por cento da população que trabalha em serviços essenciais.

Relativamente às escolas, foram vacinados até ao momento 23 por cento dos profissionais, mas Gouveia e Melo garantiu que “este fim-de-semana vamos atingir todos os profissionais que trabalham na área do ensino, exceto no ensino superior”.

“Já temos também muitos utentes vacinados na faixa dos 65 aos 80 anos”, disse Gouveia e Melo, explicando que Portugal está agora a vacinar por faixas etárias decrescentes. Deste público, 27 por cento já foram vacinados, ou seja, há cerca de 400 mil pessoas com entre os 65 e os 80 anos de idade vacinadas.

12h00 – Já foram administradas cerca de 2,1 milhões de doses de vacinas. Abril com 1,9 milhões de vacinas disponíveis

O vice-almirante Gouveia e Melo encerrou a reunião do Infarmed com um ponto de situação do plano de vacinação. O responsável pela task-force da vacinação começou por informar que no mês de abril, Portugal terá 1,9 milhões de vacinas disponíveis para administração.

Gouveia e Melo diz que estão a ponderar a alteração da tipologia da fase 2 de vacinação, “colapsando a fase 2 com a fase 3”. 2Uma vez que há disponibilidade de vacinas para fazer uma nova estratégia, neste trimestre teremos uma média de administração de vacinas na ordem das 91 mil vacinas por dia”, acrescentou.

Já foram administradas em Portugal cerca de 2,1 milhões de doses. 1,5 milhões de portugueses já recebeu a primeira dose, o que significa que mais de 15 por cento da população já tem a primeira dose e mais de seis por cento já tem a segunda.


11h50 - Concerto dos Iron Maiden em Portugal volta a ser adiado para 2022

O concerto que os britânicos Iron Maiden iriam dar em junho deste ano, no Estádio Nacional, no concelho de Oeiras, foi adiado para 31 de julho de 2022, revelou hoje a promotora.

11h46 - Mais de 136.71 milhões de pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus em todo o mundo e 3.085.247​ morreram

11h45 – Novos casos de contágio “não estão a ocorrer dentro do espaço escolar”

Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, realizou uma apresentação sobre as escolas como estruturas de vigilância.

O especialista concluiu que os novos casos de contágio não acontecem nas escolas. “Em todas as escolas há uma enorme variabilidade entre turmas, o que significa que há fenómenos de prevenção que estão a funcionar e nos alerta para a possibilidade de as infeções não estarem a ocorrer dentro do espaço escolar”, explicou o especialista.

Henrique Barros observou ainda que o número de infeções é semelhante entre alunos e professores.

Analisando os agrupamentos de Santa Maria da Feira e de Paredes, o especialista concluiu que “se olharmos para a proporção global de estudantes e de profissionais destas escolas que terão estado infetados, a frequência de infeção por SARS-CoV-2 é semelhante em estudantes e profissionais”.


11h34 - Primeiro-ministro britânico diz que casos de infeção vão aumentar nos próximos dias devido ao alívio das restrições

11h30 – Portugueses confiantes em relação a vacinas

Em relação às vacinas, a 5 de março, 91 por cento da população mostrava-se confiante ou muito confiante em relação à segurança e eficácia das vacinas.

Sobre a intenção de toma da vacina, 7,8 por cento dos inquiridos respondeu que não ia tomar e 82,2 por cento afirma que a quer receber.

11h29 – Aumentou o número de pessoas que afirmou ter estado nas últimas semanas com um grupo de dez ou mais pessoas

Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, abordou a evolução das áreas críticas no espaço e tempo e as perceções sociais relativamente à pandemia.

A especialista concluiu que aumentou o número de pessoas que afirmou ter estado nas últimas semanas com um grupo de dez ou mais pessoas.

Relativamente à saúde, mantêm-se os padrões recentes. “Continuamos com um em cada quatro portugueses a dizer que se tem sentido agitado, ansioso e triste devido ao distanciamento social e com quase um em cada dois a identificar o seu estado de saúde como “muito mau/mau/razoável””.


A confiança nos serviços de saúde também não teve alterações, com valores bastante elevados.

11h28 - Comissária europeia insiste que levantar patentes das vacinas não é o caminho

A comissária europeia para a Saúde reconheceu hoje a necessidade de acelerar a produção de vacinas contra a covid-19, mas sublinhou que levantar as patentes não é um caminho a seguir e que há outras opções em análise.

"Não consideramos, de momento, que devemos dar a hipótese de levantar a patente para que haja outra produção de vacinas. Pensamos que não é este o caminho a seguir, mas há várias opções sobre a mesa a serem discutidas e veremos como iremos proceder", afirmou Stella Kyriakides.

11h19 - Países Baixos vão manter restrições devido a aumento de casos

11h05 - Óscar Felgueiras propõe indicador para avaliar o risco local

Óscar Felgueiras, da Administração Regional de saúde do Norte e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, fez uma apresentação dos indicadores de risco local.

O especialista propôs durante a reunião a adoção de um novo indicador para medir a “incidência vizinha”, isto é, analisar a situação epidemiológica dos concelhos vizinhos quando se estiver a avaliar o risco de uma determinada localidade.

“Perante uma subida súbita da incidência deve-se atuar de forma reativa, mas em concelhos vizinhos que tenham uma incidência ajustada elevada também se justifica, provavelmente, alguma prevenção e esse é o propósito de se aconselhar este indicador”, explica o especialista.


10h41 - Timor-Leste com mais 12 casos nas últimas 24 horas

10h40 – Variante do Reino Unido representou 83% dos casos em março

João Paulo Gomes, do INSA, fez uma atualização da vigilância de variantes genéticas do novo coronavírus em Portugal.

Segundo o especialista, em março, a variante do Reino Unido “domina completamente o cenário epidemiológico” português, representando 83 por cento dos casos registados nesse mês.

Relativamente à variante de Manaus, esta representou em março 0,4 por cento dos casos, tendo sido registados 29 casos desta variante. Já a de África do Sul representou 2,5 por cento dos casos, tendo sido reportados 53 casos associados. “Esta revelou um crescimento muito significativo no nosso país”, explica João Paulo Gomes.


10h38 - Tenista Daniil Medvedev está infetado

O tenista russo Daniil Medvedev, número dois mundial, está infetado com o novo coronavírus, pelo que foi forçado a retirar-se do Masters 1.000 de Monte Carlo, que decorre esta semana, anunciou hoje o ATP Tour.

10h34 - Aumento da incidência na população dos 25 aos 55 anos

Quando analisamos geograficamente este aumento de casos na faixa dos zero aos nove anos, Peralta Santos afirma que “há um crescimento especialmente na região do Grande Porto e em Lisboa e Vale do Tejo”.

Para além do aumento verificado nesta faixa dos menores de nove anos, Baltazer Nunes conclui ainda que, “na incidência cumulativa a 14 dias, há um aumento mais expressivo na população mais jovem e já se começa a esboçar um aumento na população dos 25 aos 50/55”.

“Onde se verifica um aprofundamento do decrescimento é na população dos mais de 70 anos”, conclui.

10h32 – Vacinação levou a um aumento da redução de incidência na população com mais de 80 anos e preveniu cerca de 78 a 140 óbitos

Relativamente ao impacto da vacinação na incidência, o especialista do INSA explica que “assim que a cobertura vacinal aumentou no grupo etário dos 80 ou mais anos, começa-se a observar um aumento da redução da incidência neste grupo, enquanto nos grupos etários abaixo, essa inversão da tendência não se observa”.

“Há um efeito significativo do aumento da cobertura vacinal na população de 80 e mais anos”, diz Baltazar Nunes.

O especialista diz ainda que com a vacinação, estima-se que se tenha reduzido a ocupação de camas em cuidados intensivos em cerca de três por cento e de nove por cento em enfermaria. Baltazar Nunes aponta ainda que se tenha prevenido cerca de 78 a 140 óbitos em comparação com um cenário de não vacinação.

10h29 – R(t) é “muito mais baixo do que na maioria dos países da Europa”

Baltazar Nunes explica que apesar de se ter assistido a uma “troca de posições”, que se deveu à subida do R(t) acima de 1, “Portugal está com um nível de incidência muito mais baixo do que a maioria dos países da Europa”.

10h28 – Abertura das escolas fez inverter a tendência da incidência dos 0 aos 4 anos e dos 5 aos 9

Baltazar Nunes explica que após a abertura das escolas, nomeadamente do primeiro ciclo, “observa-se uma inversão da tendência, observando-se então um crescimento nos grupos etários dos 5 aos 9 anos e dos 0 aos 4”.

“Observa-se, no entanto, na última semana, um estabilizar da incidência nestes grupos etários”, acrescenta o especialista, sublinhando que “também já se observa um aumento da incidência nos grupos etários dos 15 aos 19 e dos 10 aos 14 anos”.

10h25 – Portugal pode atingir a “linha vermelha” definida pelo Governo em duas semanas

Em 11 de março, na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias”.

Baltazar Nunes explica que “com este nível de crescimento e com uma taxa próxima dos 71 casos por 100 mil habitantes, o tempo para chegar à linha dos 120 está entre duas semanas a um mês”.

“A região do Algarve já atingiu esse valor e as regiões da Madeira e Açores também", acrescenta o especialista.

10h24 - Há uma “inversão na tendência e um aumento” de casos na faixa etária dos zero aos nove anos

Relativamente à incidência de casos por idades, André Peralta Santos começa por sublinhar que “atualmente há uma redução muito assinalável em todos os grupos etários”. No entanto, realça que há uma “inversão na tendência e um aumento na faixa etária dos zero aos nove anos de idade”.

Analisando a diferença da incidência de 15 de março a 5 de abril, o especialista conclui que “todas as faixas etárias têm uma incidência inferior do que tinham a 15 de março, exceto dos zero aos nove anos de idade”.
Para além disso, o decréscimo é maior na faixa dos maiores de 80 anos e “algumas faixas etárias já começam a esboçar uma inversão de tendência”.

10h22 – R(t) atingiu o valor mais baixo em fevereiro. Está agora em 1,05

Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), apresenta a evolução da incidência e transmissibilidade.

Segundo este especialista, o índice de transmissibilidade, mais conhecido por R(t), atingiu o seu valor mais baixo, de 0,61, no início de fevereiro e tem tido “um comportamento de aumento sistemático a partir dessa altura”.

Atualmente, o valor do R(t) para a média dos últimos cinco dias corresponde a 1,05.


10h16 – Tendência decrescente nas hospitalizações e mortalidade

Quanto às hospitalizações, mantém-se a tendência decrescente tanto em hospitalizações, como em unidades de cuidados intensivos (UCI). “Está abaixo do referencial de 245 camas ocupadas por doentes Covid”.

A população com mais de 80 anos continua ser o grupo que tem o maior número de doentes internados em enfermaria.

Relativamente à mortalidade, também há “uma manutenção da tendência decrescente, que foi bastante acentuada”, explica Peralta Santos, sublinhando que Portugal “está abaixo do limiar definido pelo ECDC em termos de mortalidade”.

10h15 – Lares com o número mais baixo de casos ativos desde que há registo

Atualmente existem 121 casos ativos nos lares de idosos, “o número mais baixo desde que há registo, o que se deve seguramente também aos esforços de vacinação nesta população”, explica Peralta Santos.

10h14 - Capitão da Seleção espanhola e do Real Madrid Sergio Ramos com teste positivo à Covid-19

10h05 – Incidência a 15 dias é de 71 casos por 100 mil habitantes e com tendência “ligeiramente crescente”

André Peralta Santos, da Direção-Geral da Saúde (DGS), é o primeiro especialista a apresentar os dados da situação epidemiológica em Portugal na reunião do Infarmed.

Segundo o especialista, Portugal está, neste momento, com uma incidência cumulativa a 15 “moderada”, próxima dos 71 casos por 100 mil habitantes, “e com uma tendência ligeiramente crescente”.

Alguns concelhos estão com uma incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes. No total, são 22 concelhos.

10h03 - OMS pede suspensão mundial da venda de mamíferos vivos em mercados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje a suspensão mundial da venda de animais mamíferos vivos em mercados de alimentos devido ao alto risco de transmissão de novas doenças infeciosas aos humanos.

09h42 - Grande maioria dos centros de dia continua de portas fechadas

09h38 - 66 mil kits de testes Covid já foram entregues às instituições de ensino superior e científicas

Começa esta semana o rastreio à Covid-19 junto dos docentes e não docentes, depois da testagem aos estudantes no dia 19 deste mês.

O “Programa de testagem CVP - Ensino Superior” obteve uma adesão significativa por parte das instituições de ensino superior, diz o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior q

Até quinta-feira, dia 8 de abril, tinham sido já entregues às instituições científicas e de ensino superior, públicas e privadas, 66 mil kits de testes rápidos de antigénio pela CVP (sem custos adicionais para as instituições). Tratando de um Programa que é dinâmico e que está em curso, as instituições continuarão a receber kits semanalmente, sempre que seja solicitado pelas mesmas, lê-se num comunicado enviado às redações.

A estratégia de rastreio delineada para o reinício das atividades presenciais nas instituições científicas e de ensino, prevê a possibilidade de as instituições científicas e de ensino superior, públicas e privadas, garantirem internamente as condições adequadas para a realização de testes.

Nesse sentido 17 instituições públicas (num universo de 36) e 25 privadas (num universo de 73) informaram já a DGES que possuem os seus próprios recursos humanos e materiais para a realização da testagem à COVID19. As restantes instituições científicas e de ensino superior vão ter apoio da CVP para a realização (na totalidade ou em parte) do rastreio à SARS-CoV-2 em estudantes, docentes, investigadores e colaboradores que desenvolvam a sua atividade presencialmente.

09h30 - Rússia com mais 8,173 casos de Covid-19 e 338 vítimas mortais

09h10 - Ministro austríaco da Saúde afastado do Governo

08h59 - O responsável pelo processo de vacinação nos EUA, Anthony Fauci, diz que a vacina da AstraZeneca é eficaz mas ainda têm que ser esclarecidas algumas questões de segurança

08h30 - Reino Unido oferece primeira dose da vacina a todos os adultos com mais de 50 anos e em julho pode garantir vacina a todos os adultos

08h16 - Estudos indicam que variante britânica não causa doença mais grave

Estudos científicos publicados em dois ramos da revista médica Lancet sugerem que as pessoas infetadas com a variante do SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido não contraem formas mais graves da Covid-19. Saiba mais aqui.

08h15 - Expetativa dos municípios com mais casos do que o limite imposto pelo Governo

07h45 - Especialista alerta que uso de máscara aumentou doenças da voz

A otorrinolaringologista Clara Capucho alertou hoje que o uso de máscaras imposto pela pandemia da covid-19 aumentou o número de patologias da voz, sobretudo nos aparelhos vocais dos portugueses.

O alerta da coordenadora da Unidade de Voz do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), que integra os hospitais Egas Moniz, S. Francisco Xavier e Santa Cruz, surge nas vésperas de se assinalar o Dia Mundial da Voz (a 16 de abril).

7h45 - 161.736 novos casos na Índia

A Índia somou 879 mortes associadas à Covid-19 e 161.736 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, um dia depois de registar um novo máximo de 168 mil infeções e de ultrapassar o Brasil no total de contágios.

O número de infeções tem vindo a aumentar desde fevereiro, superando desde há vários dias o pico da primeira vaga, ocorrido a 17 de setembro de 2020, quando foram diagnosticados 97.894 casos num só dia.

O aumento de infeções verificou-se sobretudo em Maharashtra. Este Estado é responsável por mais de metade dos casos nas últimas semanas.

7h33 - Alemanha acima dos 10.800 casos diários

O número de infeções pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 10.810, para um total de 3.022.323 casos reportados desde o início da pandemia.

Morreram mais 294 pessoas. O total acumulado de óbitos associados à Covid-19 é agora de 78.746.

7h15 - EUA com 562.504 mortes desde o início da pandemia

Os Estados Unidos registaram 31.263.579 casos confirmados de Covid-19 e 562.504 mortes associadas à doença desde o início da pandemia, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Na campanha de vacinação, cerca de 120,8 milhões de pessoas (63,4 por cento da população) já receberam pelo menos uma dose da vacina, das quais 74 milhões (22,3 por cento) já tomaram duas doses e completaram o processo.

6h36 - Ponto de situação

Esta terça-feira há reunião do Infarmed. É a 19ª e será por videoconferência.

Como sempre, vão estar presentes as mais altas figuras do Estado: Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro.

Participam também por videoconferência os dirigentes partidários.

A reunião começa às 10h00 e serve para fazer o ponto de situação da Covid-19 em Portugal.
Marcelo ouve partidos
O Presidente da República ouve esta terça-feira os partidos com assento parlamentar. Em causa está a renovação do estado de emergência.

O Chefe de Estado vai reunir-se por videoconferência com os nove partidos com assento parlamentar. Será a partir das 14h30.

O atual período de estado de emergência termina na quinta-feira à meia-noite. Uma eventual renovação por mais 15 dias seria entre dia 16 e 30 de abril.
Promulgadas alterações ao acesso a apoios sociais
Em causa está um dos diplomas que o Governo vai enviar para o Tribunal Constitucional por considerar que viola a "lei-travão".

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que, ao alargar as medidas recentemente aprovadas no Parlamento, se reconhece "a importância e o cabimento orçamental".
O Governo tinha decidido que os apoios seriam calculados a partir dos rendimentos de 2020, mas o Parlamento aprovou, apenas com os votos contra do PS, que deveriam ser baseados em 2019.

Na semana passada, o Executivo acabou por aprovar uma cláusula de salvaguarda para que nenhum trabalhador independente ou sócio gerente receba um valor inferior ao que aurferiu em 2019. Foi essa alteração que Marcelo Rebelo de Sousa promulgou.
Números dos testes nas escolas
Na última semana, foram testadas nas escolas 110 mil pessoas, entre professores e pessoal não docente.

Os testes permitiram identificar 125 casos positivos, uma taxa de 0,1 por cento. O processo abrangeu os sectores público e privado.
Da amostra fazem parte profissionais de escolas localizadas em concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes.

A testagem prossegue a 19 de abril com o retomar das aulas presenciais no ensino secundário.
Esplanadas encerradas

A ASAE encerrou ontem sete esplanadas. Foram também aplicadas 19 contraordenações. Em causa esteve o incumprimento das regras do desconfinamento.

Em comunicado, a ASAE informa que suspendeu ainda a atividade de duas lojas no concelho do Porto, com mais de 200 metros quadrados.

No total, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou cerca de 250 estabelecimentos em todo o país.
O quadro em Portugal
Portugal está mais perto da zona amarela dos contágios pelo novo coronavírus. O Rt está em 1,04, com uma incidência de 70 casos por 100 mil habitantes.

Morreram mais duas pessoas com Covid-19. O número total desde o início da pandemia é de 16.918

Havia ontem registo de mais 271 casos de infeção.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.937.355 mortes, resultantes de mais de 135,9 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Desde o início do ano que milhares de comerciantes estavam encerrados altura em que o Reino Unido entrava no terceiro confinamento. Depois de três meses, o comércio não essencial abre as portas em Inglaterra e no País de Gales, mas não na Escócia que terá de aguardar até 26 de abril.

Os bares e restaurantes também abrem pela primeira vez este ano mas por enquanto só existe serviço de esplanada com uma lotação de seis pessoas por mesa.
Só em meados de maio será permitido ir para dentro de um restaurante ou Pub. Até lá, a regra é comer ao ar livre.

Nesta estratégia de reabertura também entram os ginásios e os cabeleireiros.