Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Matteo Bazi - EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações






18h04 - França regista diminuição de número de doentes em cuidados intensivos

O número de pacientes com covid.19 internados em unidades de cuidados intensivos em França diminuiu, informou o Ministério da Saúde este sábado.

Segundo o Ministério da Saúde estão 5.877 pessoas em UCI com covid-19, 37 a menos do que na sexta-feira.

17h52 - Mais 62.606 novos casos e 288 mortos na Túrquia

Nas últimas 24 horas, a Túrquia registou mais 62.606 infeções de covid-19 e 288 óbitos.

17h47 - Reino Unido com mais 35 mortes e 127.260 infeções

O governo britânico anunciou que, nas últimas 24 horas, foram registados mais 127.260 casoso de covid-19 e 35 óbitos, em todo o país.

17h32 - Aumento de casos deixa desertas ruas das principais cidades da Índia

O aumento do número de casos de covid-19 levou ao confinamento das principais cidades da Índia durante este fim de semana, deixando as ruas desertas, refere a agência France-Presse (AFP). Segundo a mesma fonte, as ruas de Nova Deli ficaram desertas hoje devido às medidas de contenção que foram tomadas durante este fim de semana, na capital e nas principais cidades da Índia, depois de um recorde de 234 mil infeções por SARS-CoV-2 identificadas em 24 horas.

17h16 - Reino Unido administra mais de 600 mil doses de vacinas em apenas 24 horas

Foram administradas mais de 600 mil inoculações, primeira e de segunda dose, no espaço de 24 horas no Reino Unido.

De acordo com os números oficias, citados pela Reuters, foram administradas 119.306 primeiras doses e 485.421 segundas doses desde sexta-feira.

17h06 - Itália regista mais 310 mortos e 15.370 novos casos

A Itália tem mais 310 mortes devido à Covid-19, nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. O número diário de novas infeções desceu ligeiramente, registando-se mais 15.370 novos casos.

16h56 - "Não é alterando critérios que alteramos a realidade", diz António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que "não é alterando os critérios" para o desconfinamento que se altera a realidade e salientou que as normas são adequadas à evolução da pandemia em cada concelho.

"Não é alterando os critérios que nós alteramos a realidade, e a realidade é simples: quanto maior é a gravidade da situação mais estritas têm de ser as medidas, e foi essa tabela que foi fixada e agora temos de cumprir. Eu percebo que é obviamente desagradável, temos é que trabalhar todos para daqui a 15 dias já esteja tudo em verde e possa tudo avançar para a próxima fase de desconfinamento", afirmou o primeiro-ministro.

O chefe de Governo insistiu que as regras fixadas em torno da pandeia de covid-19 "não são nem prémios nem castigos aos concelhos", mas "normas de saúde pública" que são "adequadas à situação da pandemia que existe em cada concelho".

16h51 - Tunísia encerra escolas até 30 de abril para controlar contaminações

A Tunísia anunciou hoje o encerramento de todas as escolas até 30 de abril, assim como restrições ade circulação, para diminuir a disseminação do coronavírus.

16h36 - Rússia regista 9.321 novos casos e 398 mortes nas últimas 24 horas

A Rússia registou, este sábado, 9.321 novos casos de Covid-19, incluindo 2.822 em Moscovo, elevando a contagem nacional para 4.693.469. Há também a registar mais 398 mortes, elevando o número oficial de mortes para 105.193.

16h19 - Mortes por covid-19 superam os três milhões em todo o mundo

O número global de mortes devido à Covid-19 chegou aos três milhões, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins. Este sábado, foi revelado que havia 3.000.225 óbitos e 139.963.964 casos confirmados em todo o mundo.

16h03 - Aumentos de casos na Índia leva a pressão hospitalar em Nova Déli

A capital da Índia, Nova Délhi, registou 24 mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e enfrenta uma escassez aguda de camas hospitalares, segundo informou o ministro-chefe no sábado.

"A situação é muito crítica e preocupante. O oxigénio está em falta", disse o ministro-chefe Arvind Kejriwal, acrescentando que quase um em cada quatro testes para o vírus deu um resultado positivo.

"Camas equipadas com suprimentos de oxigénio e para cuidados críticos estão a encher rapidamente", acrescentou.

15h51 - Moura não se conforma com o retrocesso no desconfinamento

A autarquia exige mais apoios do Governo para os empresários e uma reavaliação dos números, sem que seja preciso esperar mais 15 dias.


15h33 - Primeiras vacinas chegaram hoje à população da capital líbia

A população da capital líbia, Tripoli, começou hoje a receber as primeiras vacinas contra a covid-19, com as autoridades do país, fragilizado por conflitos durante a última década, a darem prioridade aos idosos e aos profissionais de saúde.

15h17 - África com mais 323 mortos e 11.978 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 323 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 117.380 desde o início da pandemia, e 11.978 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 estados-membros da organização é de 4.408.534 e o de recuperados da doença nas últimas 24 horas é de 7.446, para um total de 3.951.400 desde o início da pandemia.

15h00 - Escolas estão preparadas para reabrir em segurança na segunda-feira

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garantiu hoje que os estabelecimentos de ensino secundário e universitário estão preparados para reabrir na segunda-feira em segurança em todo o país, independentemente do grau de risco no concelho.

"É preciso preservar a equidade e também a partir do sistema educativo podermos de certa forma mostrar ao resto da sociedade que as regras existem na escola e também podem existir fora da escola", afirmou o governante.

14h39 - Portugal tem mais 649 casos de infeção e cinco mortos

Portugal registou 649 novos casos de infeção e mais cinco vitimas mortais, nas últimas 24 horas. No entanto, registam-se menos 23 casos ativos desde ontem.

Segundo o boletim epidemiológico deste sábado, há ainda mais 667 casos recuperados e 698 contactos em vigilância.

Embora haja menos 14 doentes em enfermaria, reportaram-se mais dois internamentos em Unidades de Cuidados Intensivos.

A região Norte é, este sábado, a que regista maior número de novos casos, com mais 258 infeções. Lisboa e Vale do Tejo tem mais 198, a região Centro mais 52, o Algarve mais 47 e o Alentejo mais 43.

Nos Açores foram também identificados mais 33 casos e na Madeira mais 18.

14h37 - Dezenas de pessoas em ambiente de festa na noite do Porto

Imagens registadas por amadores mostram ajuntamentos de dezenas de pessoas, muitas das quais sem máscara. O ambiente é claramente de festa, com direito a música ao vivo.

A distância de segurança não foi cumprida.


14h28 - Presidente da Câmara de Cascais espera produção de vacina russa em Portugal

A vacina russa contra a covid-19 Sputnik V poderá ser produzida em Portugal e exportada para os países africanos, se houver aval das autoridades europeias e portuguesas, num processo com a mediação da Câmara de Cascais.

"Sabendo das dificuldades que se começaram a perspetivar, colocámos a nossa rede de contactos a funcionar, em termos internacionais, para ver se podíamos encontrar uma outra solução", adiantou, em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

Segundo o autarca, alguns países mostraram-se indisponíveis para fornecer Portugal por não terem possibilidade de ceder as patentes ou para produzirem e venderem a vacina. Porém, o Governo de Moscovo disse estar disponível para avançar com a possibilidade de produção em Portugal.

"Sabemos que a própria vacina só poderá ser efetivada quando a autoridade europeia [Agência Europeia do Medicamento] a certificar", ressalvou o autarca, esperando que esta agência seja "célere", tendo em conta que a vacina está a ser utilizada "com sucesso" noutros países.

Carlos Carreiras sublinhou que o processo de fabrico da vacina inclui várias fases e nem todas podem ser desenvolvidas em Portugal.

14h07 - Pandemia supera barreira dos três milhões de mortos

O número de pessoas que estão ou já estiveram infetadas é superior a 140 milhões. A Organização Mundial da Saúde avisa que o mundo está a perder o desafio de uma vacinação igualitária.

No Brasil, está a ser feito um apelo às mulheres que estejam a pensar engravidar para que adiem os planos, até que a situação no país melhore.

13h52 - Dubai estende vacinação a mulheres a amamentar

A Autoridade de Saúde de Dubai anunciou este sábado que estava a permitir que mulheres que estejam a amamentar e as que estão a plannear engravidar sejam vacinadas com a vacina da Pfizer-BioNTech, de acordo com o Dubai Media Office citado pela Reuters.

Além disso, as pessoas que já estiveram infetados com Covid-19, com sintomas leves ou mesmo assintomáticos, poderão vir a ser vacinados mais cedo do que o previsto.

13h42 - Quase 170 mil professores e funcionários começam a ser vacinados

Quase 170 mil professores e funcionários das escolas começaram a receber este sábado a primeira dose da vacina contra a Covid-19. São do segundo e do terceiro ciclos e do ensino secundário.

Até domingo, quase 90 por cento dos professores contactados confirmaram o agendamento.

O coordenador do plano de vacinação definiu uma nova estratégia que permite uma distribuição geográfica equilibrada das diferentes vacinas. E sublinha que este é o grande teste para vacinar 100 mil pessoas por dia.

13h25 - Registados nos Açores 31 novos casos e 36 recuperações nas últimas 24 horas

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 31 novos casos positivos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, em contexto de transmissão comunitária, na sequência de 2.418 análises laboratoriais, foi hoje divulgado.

13h18 - Pessoas recuperadas vão integrar segunda fase de vacinação

As pessoas recuperadas da covid-19 vão ser integradas na segunda fase de vacinação, estando a norma a ser elaborada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), garantiu hoje o coordenador da ‘task force’ do plano de vacinação.

No final de uma visita ao centro de vacinação de Gondomar, no distrito do Porto, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo disse ter havido uma "alteração de conceito", tendo sido decidido que os recuperados vão ser vacinados nesta segunda fase.

"Na primeira fase havia escassez de vacinas e, considerando que as pessoas recuperadas estavam de alguma forma imunizadas, o que se fez foi concentrar as vacinas onde eram mais necessárias", explicou.

Contudo, acrescentou, nesta segunda fase, havendo uma maior abundância de vacinas, os recuperados vão entrar no processo de vacinação como qualquer outro cidadão.

13h04 - Presidente da República assina nova fase de desconfinamento

Segundo nota publicada no site da Presidência da República, Mmarcelo Rebelo de Sousa assinou hoje o diploma do Governo que executa o estado de emergência, "definindo uma nova fase de desconfinamento para a generalidade do território do Continente, embora com regras especiais para concelhos específicos".

12h50 - Não ser vacinado é ser "um em 600 portugueses" que morreu em 2020

O coordenador da ‘task force’ do plano de vacinação afirmou hoje que recusar ser vacinado contra a covid-19 é fazer parte do "totoloto" de "um em 600 portugueses" que em 2020 morreu com a doença.

"Não ser vacinado significa ser um em 600 portugueses que no ano passado morreu, se a pessoa quer estar nesse totoloto acho que não é uma boa solução", afirmou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo aos jornalistas, no final de uma visita ao centro de vacinação de Gondomar, no distrito do Porto.

12h33 - 2020, o "ano dos oceanos silenciosos"

Em 2020, devido aos confinamentos impostos para combater a pandemia, houve uma diminuição acentuada da poluição do ar. Mas, de acordo como um novo estudo, a Covid-19 também teve impacto na vida marinha e os oceanos tornaram-se mais silenciosos, principalmente na primavera passada.

As limitações na circulação, a proibição de viajar e a desaceleração económica a nível mundial, nos meses de 2020 com maiores restrições devido à Covid-19, contribuíram para a drástica diminuição das atividades humanas nos oceanos, como o transporte marítimo ou a exploração do fundo do mar. Aproveitando esta oportunidade, os investigadores - que consideram que o 2020 terá sido o "ano dos oceanos silenciosos" - decidiram avaliar os impactos do confinamento no ruído na vida marinha.

12h14 - 60 mil pessoas do sector social vacinadas no fim de semana

A ministra do Trabalho aponta que, das 170 mil pessoas vacinadas este fim de semana, 60 mil são do sector social.
Ana Mendes Godinho diz que a vacinação tem "efeitos determinantes na proteção das pessoas".

12h06 - Timor-Leste atualiza números

Nas últimas 24 horas, foram registados mais 43 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 em Timor-Leste, onde a pandemia dez até ao momento dois mortos.

De acordo com o Centro Integrado de Gestão de Crise, as novas infeções foram detetadas em Díli (31), Ermera (seis), Covalima (três), Manatuto (duas) e Bobonaro (uma).

Desde o início da pandemia, Timor-Leste soma 1236 casos de Covid-19.

12h01 - Dados atualizados da vacinação de pessoal escolar

Até às 11h00 deste sábado, pelo menos 26 mil docentes e não docentes haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

11h48 - Vacinação "é um gesto altamente altruísta"

O ministro da Educação esteve este sábado na Amadora para acompanhar a vacinação de docentes e não docentes. "É um momento importante para o país", assinalou Tiago Brandão Rodrigues.

"Temos que dar uma resposta a esta pandemia e também damos essas resposta através da vacinação. Podemos aumentar, por um lado, a proteção dos grupos que estão mais em risco, mas também aqueles em que queremos aumentar a resiliência do Estado", reforçou o governante, que colocou a tónica na necessidade de robustecer a proteção do sistema.
Questionado sobre a incerteza gerada em torno da vacina da AstraZeneca, que levou ao adiamento desta campanha, o ministro da Educação disse esperar que tal não prejudique todo o processo.

"É extremamente importante, não sendo obrigatória a vacinação, que nos sintamos obrigados. É um verdadeiro dever cada um de nós entender que este é um gesto altamente altruísta", acentuou.

11h25 - Mapas do Confinamento

O projeto Mapas do Confinamento, que teve início com uma página de Internet para recolher testemunhos de 100 artistas lusófonos sobre a pandemia, vai começar este mês uma série de mesas redondas virtuais, segundo os fundadores.

A "ideia é reunir participantes do projeto numa conversa, que terá de ser virtual, não só por causa da situação da pandemia, mas porque vivemos cada um no seu continente", explicou à agência Lusa a escritora Gabriela Ruivo Trindade, radicada no Reino Unido.

O alargamento do projeto, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, vai permitir dar a "conhecer melhor" os participantes e o respetivo trabalho em entrevistas a transmitir nas redes sociais.

11h12 - "Ninguém está esquecido"

A garantia foi deixada pelo coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19, ao acompanhar a inoculação de pessoal escolar em Gondomar.
O vice-almirante Gouveia e Melo assegura que as falhas estão a ser corrigidas e que este é um teste para vacinar 100 mil pessoas por dia.

11h03 - Prossegue a vacinação do pessoal escolar

Até às 10h00, tinham sido vacinados 12 mil docentes e não docentes.

Recorde-se que, entre hoje e amanhã, quase 170 mil destes profissionais tomarão a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Depois do adiamento por causa das restrições associadas à Astrazeneca, o plano segue agora com uma marca diferente.

10h36 - Esplanadas do Bairro Alto enchem-se

O desconfinamento está a devolver as pessoas a alguns espaços. As esplanadas do Bairro Alto, em Lisboa, estiveram cheias na noite de sexta-feira.
Os proprietários da restauração estão satisfeitos com o aumento de reservas, mas também mostram preocupação.

10h17 - "Faltam investimentos"

A Associação Empresarial de Portugal vem advertir para "sérios riscos" ligados à implementação do Plano de Recuperação e Resiliência, sustentando que, no Programa de Estabilidade, "faltam investimentos" que fomentem a produtividade e que a estabilidade fiscal "é insatisfatória".

"A AEP, tal como o Governo, também defende um crescimento económico assente, fundamentalmente, no investimento e nas exportações, mas alerta para os sérios riscos diretamente ligados à implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que é a grande aposta na retoma da atividade, determinante para a sustentabilidade das contas públicas", aponta a estrutura, em comunicado.

No entender da presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, "é preciso fazer mais, muito mais, em benefício das empresas", porque "só assim é possível recuperar uma trajetória favorável em termos económicos e sociais".

10h08 - Mais de três milhões de mortes associadas à Covid-19

Mais de três milhões de mortes causadas pela Covid-19 foram registadas no mundo desde dezembro de 2019, de acordo com um levantamento da agência France Presse, a partir de dados fornecidos pelas autoridades de saúde.

Depois de um ligeiro abrandamento, em março, o número de mortes diárias volta a aumentar, com uma média de mais de 12 mil óbitos diários na semana passada.

9h59 - Professores e auxiliares vacinados. "Um passo muito importante"

A reportagem da RTP em Vila Real acompanhou o início do processo de vacinação de 572 profissionais.

Entre os docentes a vacinar, a professora de Português Isabel Pires admitiu estar ansiosa, mas também "muito esperançosa".
"Este é um passo muito importante que devemos dar, não só a nível individual, mas coletivo", fez notar.

9h47 - GNR. Números da descontaminação

Desde o início da pandemia, a Guarda Nacional Republicana, "através de militares do núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), já procedeu à descontaminação de mais de 900 instalações em todo o território nacional".

Em comunicado, a GNR adianta que "continuará a empenhar os cerca de 60 militares (...) altamente especializados em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos) quase diariamente para a descontaminação de estabelecimentos hospitalares, IPSS, lares de idosos, creches, centros de dia, e outro tipo de infraestruturas, incluindo-se aqui instalações e viaturas da própria Guarda".

9h37 - O impacto do do SARS-CoV-2 no cérebro

Um novo estudo, publicado na revista científica Brain e liderado pelo Centro Médico Irving da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, afasta a possibilidade de o novo coronavírus infetar diretamente o cérebro, embora possa causar danos neurológicos significativos.

Neste estudo, foram analisadas autópsias de vítimas da Covid-19, não tendo sido encontrados sinais do vírus no interior das células cerebrais.

Contudo, os investigadores observaram "muitas alterações patológicas" nos cérebros, o que poderia explicar por que razão os doentes graves relatam confusão, delírio e outros efeitos neurológicos, ou porque é que os doentes ligeiros apresentam "névoa cerebral" durante semanas e meses, segundo James Goldman, que liderou o estudo, em declarações citadas pela agência EFE.

9h32 - Mais 9321 casos na Rússia

A Rússia reporta mais 9321 casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 desde sexta-feira, dos quais 2822 em Moscovo. O total de infeções desde o início da pandemia é agora de 4.693.469.

Morreram mais 398 pessoas em solo russo, para um total acumulado de 105.193.

9h03 - Índia acima dos 200 mil casos diários

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, veio este sábado apelar aos devotos hindus para que façam do festival Kumbh Mela um acontecimento sobretudo simbólico, tendo em conta a propagação do SARS-CoV-2 naquele país.

As autoridades sanitárias da Índia reportaram mais 234.693 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Morreram, no mesmo período, 1341 pessoas.

Os totais acumulados da Índia, desde o início da pandemia, são de 14,5 milhões de infeções e 175.649 óbitos.

8h14 - Menos casamentos

O número de casamentos em Portugal caiu 43 por cento de 2019 para 2020. De acordo com o INE, abril foi o mês que mais contribuiu para a descida, com apenas 117 matrimónios realizados.

O Instituto Nacional de Estatística sublinha que os números devem ser lidos no contexto das restrições pandémicas.

O adiamento das festas para 2021 e 2022 empurrou o setor nupcial para uma crise sem precendentes. Os prejuízos são inúmeros, tanto nas lojas de roupa de cerimónia como nas quintas.

A partir de segunda-feira estas festas podem apenas acontecer com um quarto da ocupação normal, número que deverá subir para os 50 por cento em maio.

8h07 - Alemanha acima dos 23.800 casos diários

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 23.804, para um total de 3.123.077 reportados desde o início da pandemia.

Morreram, no mesmo período, mais 219 pessoas vítimas da Covid-19. O total acumulado de óbitos em território alemão é de 79.847.

7h59 - Governadores de Estados do Brasil deixam apelo à ONU

Governadores de Estados do Brasil pedem "ajuda humanitária" às Nações Unidas para a aquisição de vacinas contra a Covid-19 e de medicamentos para a intubação de pacientes infetados.

Os governadores reuniram-se por videoconferência com a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohamed.

"A situação que enfrentamos no Brasil é especialmente dramática em função não só de falta de coordenação nacional, mas também desse enfrentamento às políticas de distanciamento que nos ajudariam a reduzir a incidência do vírus, o que acabou criando essa triste situação de milhares de mortes diárias", afirmou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

7h55 - Um impacto "absolutamente desproporcional" no Algarve

O Algarve é a região do país onde a pandemia está a ter um "impacto absolutamente desproporcional" e apresenta o maior aumento homólogo do desemprego, de acordo com o Observatório das Desigualdades.

Um relatório de Inês Tavares, Ana Filipa Cândido, Jorge Caleiras e Renato Miguel do Carmo analisou o mercado de trabalho em Portugal continental durante o ano de 2020, a partir de dados do Instituto do Emprego e da Formação Profissional.

7h35 - Evolução do Rt

Portugal pode atingir os 120 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes dentro de um a dois meses, tendo em conta a evolução do índice de transmissibilidade (Rt) do vírus, anunciou a Direção-Geral da Saúde.
A jornalista da Antena 1 Margarida Vaz trouxe na última noite mais pormenores sobre o relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

7h23 - Ponto de situação

Quase 170 mil docentes e não docentes começam este sábado a ser vacinados contra a Covid-19. Depois do adiamento por causa das restrições associadas à vacina da AstraZeneca, o plano segue agora com uma vacina diferente.

O agendamento para a toma foi feito por mensagem. A convocatória começou na segunda-feira e, até domingo, cerca de 170 mil profissionais do ensino não superior devem então receber a primeira dose.

Cento e oitenta e sete mil pessoas foram contactadas - 89 por cento confirmaram o agendamento. Cerca de três por cento responderam que não vão ser vacinadas, por agora. Fonte da task-force diz que a recusa tem a ver com questões de agenda e não com o ato de vacinação.

Entretanto, será criada uma plataforma, que vai estar disponível entre segunda e quarta-feira, para que os diretores das escolas enviem os dados de quem não foi vacinado, por ausência de convocatória ou por indisponibilidade.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, classificou este processo como o "grande exercício" de vacinação.

O governante vai estar numa escola da Amadora com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a acompanhar o processo.
Autarcas criticam Governo
Os autarcas dos quatro concelhos que recuam no desconfinamento criticam a decisão do Governo e um deles acusa mesmo o Executivo de ignorar os problemas financeiros das pessoas.
Nas ruas de Portimão, Odemira, Moura e Rio Maior também se ouvem reações de desagrado.
Beja desconfina

Beja avança, afinal, para a próxima fase do desconfinamento, a partir de segunda-feira, ao contrário do que havia sido anunciado.
A retificação de um erro na contagem de novos casos permite agora à cidade respirar de alívio.

Há mais cinco concelhos acima dos 240 casos por 100 mil habitantes.
Ao todo, são já nove os municípios de alto risco, mas nem todos vão regressar à primeira fase do desconfinamento.
Recuperados recebem vacina
As pessoas que recuperaram da Covid-19 vão começar a ser vacinadas na segunda fase. Em pouco mais de 100 dias, foram administradas cerca de dois milhões e 400 mil doses.
A RTP acompanhou uma rota de distribuição desde a chegada a Portugal até à administação das vacinas.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de sexta-feira, reportou mais quatro mortes associadas à Covid-19, 553 novos casos de infeção, um aumento nos internamentos e uma diminuição do número de pessoas em unidades de cuidados intensivos.

Estavam ontem internadas 429 doentes em enfermaria, mais seis do que na quinta-feira, e 101 nos cuidados intensivos, menos oito - o número de doentes em cuidados intensivos é mesmo o mais baixo desde 29 de setembro.

Os dados mostraram também que 596 pessoas foram dadas como recuperadas, fazendo subir para 787.607 o número total desde o início da pandemia, em março de 2020.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.987.891 mortes, resultantes de mais de 139 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.
A Pfizer admite a necessidade de administrar uma terceira dose da vacina, seis meses ou um ano depois da segunda toma.
Numa altura em que pouco se sabe sobre os níveis de imunidade, ou se é preciso repetir a vacina contra a Covid-19 todos os anos, a União Europeia não renovou os contratos com a AstraZeneca e a Janssen.