Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Violeta Santos Moura - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h18 - O Brasil somou 2.383 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, o terceiro dia consecutivo em que ultrapassou a barreira dos dois mil óbitos, totalizando 430.417 vítimas mortais desde o início da pandemia.

Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico, divulgado hoje pelo Ministério da Saúde brasileiro, e que aponta ainda 74.592 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, num total de 15.433.989 diagnósticos positivos de covid-19.

21h29 - Cabo Verde regista mais cinco mortos e 357 infetados em 24 horas

Cabo Verde registou mais cinco óbitos por covid-19, um deles o primeiro na ilha Brava, de um total de 243 mortos associados à doença no país, que nas últimas 24 horas diagnosticou 357 novos infetados.

O Ministério da Saúde e da Segurança Social divulgou em comunicado que de um total de 2.220 amostras analisadas nas últimas 24 horas, foram reportados mais 357 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 16,1%.

Mais uma vez a maioria dos casos foi registado na cidade da Praia (148), na ilha de Santiago, cujos outros municípios também têm mais infetados, nomeadamente São Domingos (um), Santa Catarina (14), São Salvador do Mundo (oito), São Miguel (cinco), Santa Cruz (sete) e São Lourenço dos Órgãos (oito).

Na ilha do Fogo há mais quatro casos, sendo três em São Filipe e um em Santa Catarina, a Brava registou mais cinco, enquanto Santo Antão tem 31, divididos por Ribeira Grande (oito), Paul (sete) e Porto Novo (16), e Ribeira Brava de São Nicolau soma mais 23.

Os restantes infetados foram reportados em São Vicente (71), Maio (15), Boa Vista (10) e Sal (sete).

21h11 - EUA. Uso de máscaras deixa de ser obrigatório para pessoas vacinadas

As autoridades americanas decretou o fim da obrigatoriedade da máscara para quem já esteja completamente vacinado contra a Covid 19. As restrições que são agora levantadas dizem respeito à circulação na rua e também à permanência no interior dos edifícios.

Para além de não terem de continuar a usar máscaras, as pessoas vacinadas já não precisam de manter o distanciamento social.

A decisão acontece numa altura em que a maioria dos Estados está a levantar as restrições sanitárias, e os espaços comerciais e os estabelecimentos de restauração começam a funcionar a 100%.

A decisão sobre o uso das máscaras foi anunciada pela diretora do Centro de Controlo de Doenças.

21h06 - Teletrabalho vai manter-se obrigatório até ao final de maio

O Governo anunciou que em junho poderá haver uma revisão das condições em que as pessoas devem ficar em teletrabalho. Tudo vai depender do novo cenário de níveis de risco, pedido pelo Governo aos especialistas em função do decurso do plano de vacinação.

A partir da próxima segunda-feira as atividades itinerantes de diversão têm autorização para reabrir.

Quanto à reabertura dos bares e discotecas, ainda não há uma data prevista.

21h02 - Peritos emitem recomendações para a Estratégia de Reabertura

Os peritos da Estratégia de Reabertura entregaram as novas regras a cumprir a partir do final de maio. O uso das máscaras mantém-se e os bares poderão reabrir se a situação se mantiver tal como está.


20h59 - Praias. Violações da segurança sanitária serão punidas com multas

Quem não cumprir as regras na praia na próxima época balnear, pode pagar uma multa de 50 a 100 euros. Já os concessionários podem desembolsar entre 500 e 1000 euros.


20h44 - Governo prolonga situação de calamidade no território continental até 30 de maio

O Governo prolongou a situação de calamidade no país até 30 de maio. O mapa de risco em Portugal foi atualizado esta quinta-feira.

Os concelhos de Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes juntam-se ao resto do país no desconfinamento, o mesmo acontecendo com a freguesia Longueira/Almograve do concelho de Odemira.

Em sentido inverso, Arganil e Lamego têm mais de 120 casos por 100 mil habitantes há duas semanas consecutivas e são obrigados a recuar.

Na segunda fase mantém-se Resende e entra São Teotónio que, depois do fim da cerca sanitária, dá um passo no desconfinamento.

Neste momento há 12 concelhos de Portugal continental em alerta.

20h18 - Doentes acompanhados em consultas externas já podem ser vacinados em meio hospitalar

Os maiores de 55 anos já podem fazer o auto-agendamento para as vacinas contra a covid-19.

Gouveia e Melo anunciou que, a este ritmo, toda a população estará vacinada com pelo menos uma dose no início de agosto.

Os doentes acompanhados em consultas externas já podem ser vacinados em meio hospitalar.

20h15 - Iniciativa Liberal acusa Governo de "insanidade" na questão das máscaras obrigatórias na praia

A Iniciativa Liberal considerou esta quinta-feira que a obrigatoriedade de máscara no acesso às praias, e consequente aplicação de multas em caso de incumprimento, é uma "insanidade da parte do Governo" e "um claro abuso de poder do Estado".

O incumprimento das regras relativas ao acesso e ocupação das praias, no âmbito da pandemia de covid-19, passa a estar este ano sujeito a um regime contraordenacional, confirmou hoje a ministra de Estado e da Presidência.

"A Iniciativa Liberal considera que esta é uma atitude da parte do Governo que revela insanidade, constituindo um claro abuso de poder do Estado e, deste modo, mais uma violação deste executivo às liberdades individuais dos portugueses", critica, numa nota oficial, o partido liderado pelo deputado único, João Cotrim Figueiredo.

20h01 - Madeira regista 26 novos casos de transmissão local

A Madeira registou esta quinta-feira 26 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, e 28 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 224, com seis doentes hospitalizados.

A região autónoma passa a contabilizar 9.178 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, já com 8.883 recuperados, assinalando também um total de 71 óbitos associados à doença.

Os dados da autoridade regional diferem dos apresentados hoje pela Direção-Geral da Saúde, que atribui ao arquipélago 15 novos casos, num total de 9.389 confirmados desde março de 2020, e 68 mortos.

Em relação ao isolamento dos positivos, a direção regional indica que seis pessoas estão internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, uma delas nos cuidados Intensivos, e 20 encontram-se numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

19h12 - Açores completam vacinação a maiores de 60 anos na próxima semana

Os Açores deverão ter, até ao final da próxima semana, vacinadas contra a covid-19, com pelo menos uma dose, as pessoas com mais de 60 anos, anunciou hoje o Governo Regional.

"Na próxima semana, ficarão (vacinados) todos com idade igual ou superior a 60 anos", disse o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

Segundo o governante, até ao final desta semana, deverão ficar vacinados todos os açorianos com mais de 63 anos (excluindo os que recusaram a vacina), estando prevista uma evolução semanal "de forma estratificada".

18h30 - Empresários de diversão itinerante congratulam-se com retoma da atividade

A Associação Portuguesa de Empresas de Diversões (APED) congratulou-se hoje com o anúncio do Governo de permitir a retoma da atividade de diversão itinerante, mas lamentou a demora na decisão de levantar as medidas restritivas.

Após uma reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que atividade de diversão itinerante e os parques infantis e aquáticos privados vão poder entrar em funcionamento nos concelhos do continente incluídos no nível mais avançado do plano de desconfinamento.

A ministra referiu que a situação de calamidade no continente vai ser prolongada até 30 de maio (o atual período de vigência termina no domingo) e que a evolução da pandemia de covid-19 neste território permite continuar com as medidas aprovadas, embora com alguns acertos.

17h55 - Moçambique com mais 28 casos, sem óbitos e 267 recuperações da doença

Moçambique registou mais 28 casos de infeção pelo novo coronavírus, sem registo de qualquer óbito e com 267 recuperações da doença nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Segundo uma nota de atualização de dados sobre a doença, pelo segundo dia consecutivo o país não registou óbitos pelo novo coronavírus, mantendo-se com um total acumulado de 826 mortes.

Moçambique tem ainda um total acumulado de 70.315 casos de covid-19, dos quais 97% recuperados e 24 internados.

17h45 - Itália com mais 8.000 casos continua a baixar pressão nos hospitais

A Itália contabilizou 8.085 novos casos de covid-19 e 201 mortes nas últimas 24 horas, indicou hoje o Ministério da Saúde italiano, enquanto a pressão hospitalar continua em baixa.

Os números referentes às últimas 24 horas são semelhantes aos registados no dia anterior, quando foram registados 7.852 novos casos, embora tenha sido menor o total de testes de diagnóstico, 287.026 hoje contra os 306.744 da véspera.

O número de óbitos, 201, é menor do que no dia anterior, quando foram contabilizados 262.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em fevereiro de 2020, Itália acumulou 123.745 mortes entre os 4.139.160 casos de infeção.

A pressão nos hospitais continua a diminuir e dos atuais 346.08 casos ativos, 15.501 estão hospitalizados (menos 771 do que no dia anterior), com 1.893 internados nas unidades de cuidados intensivos (menos 99).

17h38 - OMS pede mais ensaios clínicos de vacinas e medicamentos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje a multiplicação de ensaios clínicos de vacinas e outros medicamentos contra a covid-19, no início de um fórum que junta virtualmente mais de 1.900 peritos convocados pela organização.

"É essencial manter e promover mais as plataformas para ensaios clínicos de grande dimensão em todo o mundo", defendeu o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, na abertura dos dois dias de reuniões por videoconferência.

O fórum global de investigação realiza-se 15 meses depois da primeira edição, com cinco vezes mais participantes do que em fevereiro de 2020.

A diretora do Plano de Ação para a Investigação e Desenvolvimento, Ana María Henao-Restrepo, assinalou que apesar de ter aumentado o conhecimento e os recursos para combater a covid-19, "a pandemia ainda não acabou", defendendo que em futuras pandemias os ensaios clínicos sejam mais transparentes e se comece logo a pensar como aumentar a capacidade de fabrico.

17h17 - Rabo de Peixe é a única localidade com medidas de alto risco nos Açores

A vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, será a única localidade dos Açores sujeita a medidas de contenção da covid-19 de alto risco, anunciou esta quinta-feira o secretário regional da Saúde e Desporto.

"Temos Nordeste e Ribeira Grande com medidas de médio risco, Vila Franca e Lagoa com medidas de baixo risco, Ponta Delgada, Povoação e todos os outros concelhos dos Açores com medidas de muito baixo risco", adiantou Clélio Meneses, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

Pelo número de novos casos de infeção registados nos últimos sete dias, que determinam o nível de risco de transmissão segundo o modelo de avaliação aplicado nos Açores, a ilha de São Miguel teria dois concelhos em alto risco, Nordeste (284 novos casos por 100 mil habitantes) e Ribeira Grande (308 novos casos por 100 mil habitantes).

17h16 - Presidente do Brasil critica relator de investigação sobre a pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou hoje o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga as respostas do Governo à pandemia, referindo-se ao senador de forma ofensiva num evento na cidade de Maceió.

"Sempre tem algum 'picareta', 'vagabundo' querendo atrapalhar. Se Jesus tem o seu traidor, temos um 'vagabundo' inquirindo pessoas de bem no nosso país", disse Bolsonaro, referindo-se ao modo como o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, classificou na véspera o relator da CPI e senador Renan Calheiros.

O Presidente brasileiro acrescentou: "É um crime o que vem acontecendo nessa CPI".

Jair Bolsonaro, que tem sido muito criticado pelos senadores da oposição por alegadamente ter sido omisso nas respostas à emergência sanitária causada pela covid-19, também insinuou que Calheiros faz um espetáculo para o prejudicar.

16h44 - Teletrabalho mantém-se obrigatório em todo o território continental até final de maio

O teletrabalho vai continuar a ser obrigatório em todos os concelhos de Portugal continental até ao final de maio indicou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Lembrando a existência do decreto-lei que habilita o Governo a decidir em função dos níveis de risco quais os concelhos que têm de adotar o teletrabalho como regime obrigatório, a ministra salientou que nesta fase, enquanto aguarda um novo cenário de níveis de risco e de desconfinamento que está a ser definido pelos peritos, foi decidido que "até ao fim de maio em todo o país o teletrabalho permanece obrigatório".

A possibilidade de prolongar até ao final deste mês o regime que define que o teletrabalho se mantém obrigatório em todos os concelhos do território continental já tinha sido transmitida esta quarta-feira pelo Governo aos parceiros sociais durante a reunião da Concertação Social.

16h10 - Angola antecipa encerramento do ano letivo devido ao aumento de casos

O ano letivo em Angola vai terminar a 30 de junho, um mês antes do previsto, devido ao aumento significativo de casos de covid-19 no país, segundo um decreto do Ministério da Educação.

A medida consta de um decreto executivo do Ministério da Educação, que refere que foi aprovada uma adenda ao Calendário Escolar Nacional reajustado, com as orientações metodológicas sobre a avaliação da aprendizagem.

De acordo com o documento, as atividades avaliativas das aprendizagens do ensino pré-escolar, primário e secundário têm início a 24 de maio e devem terminar a 30 de junho.

Em declarações à rádio pública angolana, RNA, o secretário de Estado para a Educação Pré-escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, justificou hoje a medida com o aumento dos números da pandemia, causando receio de nova paralisação.

15h52 - Ministra Mariana Vieira da Silva anuncia novas regras epidemiológicas

Após a reunião do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva anunciou que foi aprovada uma resolução para decretar o estado de calamidade em todo o território nacional, explicando que os níveis de incidências da covid têm sofrido um decréscimo, encontrando-se abaixo de 50, em 48,7.

O RT é, por esta altura, de 0,92, estando Portugal, de acordo com a matriz, na zona verde, tendo havido uma evolução muito positiva. 

A ministra de Estado e da Presidência anunciou também que vão ser reabertos os parques infantis, aquáticos e as atividades itinerantes de diversão.

Em relação a concelhos, Paredes, Cabeceiras de Basto e Carregal do Sal vão avançar nas regras de desconfinamento, tal como Longueira e Almograve. Os concelhos de Lamego e Arganil vão recuar nas regras.

O concelho de Odemira fica em alerta, enquanto os peritos trabalham para um novo quadro de medidas para o fim de maio, depois de estarem vacinados todos os maiores de 60 anos.

15h41 - Cirurgias nos hospitais algarvios mais que duplicaram face a janeiro e fevereiro

As cirurgias programadas realizadas em março e abril nos hospitais do Algarve foram "mais do dobro" do que em janeiro e fevereiro, meses em que os internamentos por covid-19 atingiram os valores mais altos desde o início da pandemia.

Questionada pela Lusa sobre a retoma da atividade assistencial não associada à covid-19, a administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) referiu que as "cirurgias programadas realizadas em março e abril de 2021 representam mais do dobro das cirurgias realizadas em janeiro e fevereiro de 2021".

Segundo a mesma fonte, a atividade assistencial não-covid "cresceu significativamente a partir de março de 2021", acompanhando "o aliviar" da situação epidemiológica.

14h55 - Mais de 700 pessoas comunicaram no último mês autotestes positivos ou inconclusivos

Mais de 700 pessoas comunicaram ao SNS 24 resultados de autotestes positivos ao novo coronavírus ou inconclusivos desde o dia 05 de abril, segundo dados divulgados à Lusa pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Segundo os SPMS, “até ao dia 11 de maio, o SNS 24 registou 741 contactos de utentes que comunicaram resultados de autotestes positivos ou inconclusivos”.

Quando são reportadas estas situações, é emitida automaticamente uma requisição para a pessoas realizar um teste laboratorial covid-19 (RT-PCR) para confirmar o resultado do autoteste.

Desde a criação do regime excecional no âmbito da pandemia de covid-19, que permite a venda de autotestes nas farmácias e nas parafarmácias, a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) já autorizou seis empresas.

As entidades autorizadas a dispensar ao público devem reportem semanalmente o número de testes dispensados ao Infarmed, assim como os distribuidores por grosso têm de comunicar o número de testes distribuídos.

Segundo dados avançados à Lusa, a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) distribuiu, até ao dia 03 de maio, 219 mil autotestes nas farmácias comunitárias.

14h32 - Balanço mundial indica 3.333.603 mortos desde o início da pandemia

A pandemia de SARS CoV-2 fez pelo menos 3.333.603 mortos em todo mundo desde que foi detetada na República Popular da China, em finais de 2019, segundo o balanço da AFP com base em dados oficiais.

Mais de 160.364.910 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia.

Na quarta-feira registaram-se mais 13.903 mortes por covid-19 e foram detetados 746.250 novos casos, em todo o mundo.

Os países que lamentam o maior número de mortos pela doença, nos últimos balanços, são a Índia, com mais 4.120 mortos, o Brasil (2.494) e os Estados Unidos (855).

Os Estados Unidos são o país mais afetado tanto pelo número de óbitos como pelo número de casos, com 583.685 mortos e 32.814.946 casos, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

A seguir aos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 428.034 mortos e 15.359.397 casos, a Índia, com 258.317 mortos (23.703.655 casos), o México, com 219.590 mortos (2.371.483 casos) e o Reino Unido, com 127.640 óbitos (4.441.975 casos).

14h03 - Portugal regista mais uma morte e 436 casos de Covid-19

Nas últimas 24 horas, foram confirmados em Portugal 436 novos casos de Covid-19 e um óbito.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, Portugal tem hoje 244 doentes internados em enfermaria (menos quatro do que no dia anterior) e 70 em unidades de cuidados intensivos (menos um do que na véspera).

Há ainda a registar 340 novos recuperados, para um total de 801.961.

Do total de novos casos, 167 foram registados na região norte, 128 em Lisboa e Vale do Tejo, 47 no centro, 31 no Algarve e 19 no Alentejo. Foram ainda reportados 29 casos nos Açores e 15 na Madeira.

O único óbito confirmado nas últimas 24 horas foi registado em Lisboa e Vale do Tejo.

Ainda de acordo com o boletim, há a registar mais 95 casos ativos e menos 507 contactos em vigilância.

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, já foram confirmadas 840.929 infeções e 16.999 mortes.

14h00 - Secretário Geral da ONU diz que o mundo deve duplicar a produção de vacinas

António Guterres está em Moscovo. À mesa com o governo russo, discute temas como o combate à pandemia, a crise no Médio Oriente, questões do clima e da segurança internacional.


13h48 - Grupo de especialistas independentes concluiu que pandemia poderia ter sido evitada

Um grupo de especialistas e personalidades independentes, mandatados pela Organização Mundial de Saúde concluiu que a pandemia poderia ter sido evitada. O relatório acusa a OMS de ter demorado demasiado tempo entre a notificação do primeiro foco na China e o anúncio de uma urgência de saúde pública internacional.


13h38 - Montalegre toma medidas para evitar recuar no desconfinamento

13h34 - Voltou a ser atingido o limite de pessoas no Santuário de Fátima

13h33 - Vai ser obrigatório o uso de máscara nas idas à praia

13h13 - Os eventos alvo de críticas por questões sanitárias

13h12 - Final da Liga dos Campeões vai mesmo jogar-se no Estádio do Dragão

13h06 - Ministério da Saúde estima criar 100 balcões para teleconsultas até ao final do ano

O Ministério da Saúde espera que sejam instalados cerca de 100 balcões SNS24, destinados à prestação de serviços digitais e de telessaúde, por todo o país, até ao final do ano, afirmou hoje o secretário de Estado da Saúde.

"Estávamos nos 43 (balcões instalados), hoje fazemos mais dez e atingiremos os 100 até ao final de 2021, nas cinco administrações regionais do país", afirmou Diogo Serras Lopes, que falava em Coimbra, após a cerimónia de assinatura de protocolos com dez autarquias da região Centro para a instalação do balcão SNS24 nas juntas de freguesia.

Para o secretário de Estado, estes balcões "são soluções engenhosas, porque são simples e úteis e não exigem um investimento significativo em termos infraestruturais, mas permite que as pessoas possam estar mais próximas e evitem deslocações inúteis, como apenas para marcar consulta ou exame ou fazer renovação de prescrição".

Diogo Serras Lopes salientou que estes espaços vão permitir reduzir a pressão sobre os centros de saúde e unidades de saúde familiar, com vários serviços que passam a poder ser feitos através de uma teleconsulta.

12h35 - Covid-19: Madeira atingiu recorde com 3.422 vacinas administradas num dia

A Madeira atingiu na quarta-feira um número recorde de administração de vacinas contra a covid-19 num só dia, com 3.422 inoculações, em diversos concelhos da região, informou hoje o Governo Regional.

Segundo uma nota distribuída pelo gabinete do secretário regional da Saúde e Proteção Civil, foram administradas, desde 31 de dezembro de 2020, 112.364 vacinas contra a covid-19.

12h28 - Pessoas com mais de 55 anos já podem fazer o autoagendamento para a vacinação Covid-19


"Tendo em conta o bom ritmo a que tem decorrido a vacinação contra a Covid19, informa-se que está disponível, desde o dia de hoje, a possibilidade de auto agendamento para idades iguais ou superiores a 55 anos", lê-se numa nota enviada à redações.


12h15 - Governo dos Açores vai reforçar medidas em Rabo de Peixe mas afasta cerca sanitária

As medidas de contenção da pandemia de covid-19 na vila de Rabo de Peixe, nos Açores, vão ser reforçadas, mas afasta-se uma nova cerca sanitária, disse hoje à Lusa fonte da Secretaria Regional da Saúde.

A freguesia de Rabo de Peixe, com cerca de 10 mil habitantes e localizada no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, já esteve este ano cerca de dois meses sujeita a uma cerca sanitária, e agora vai ser alvo de uma "intervenção cirúrgica" que contempla o encerramento de escolas, restaurantes, cafés e tabernas locais.

Segundo a mesma fonte, além do encerramento destes espaços, a PSP vai reforçar a sua presença na vila piscatória, a par da intervenção de equipas multidisciplinares, sendo imposto também um recolher obrigatório durante a semana e o fim de semana.

11h53 - Cadeia de Becora em Díli com um óbito e 143 casos positivos

11h44 - Estudo. Mistura de vacinas aumenta efeitos colaterais ligeiros. Saiba mais aqui

11h42 - Ministro espanhol do turismo diz que o país estará preparado para aplicar o certificado verde de viagens em junho

11h40 - Ministro da Economia acredita que maioria das empresas não irá sofrer com fim das moratórias

11h37 - PM espanhol diz que o país terá 33 milhões de pessoas vacinadas em meados de agosto

10h57 - Tóquio2020: Mais de 30 cidades desistem de acolher atletas antes da competição

Mais de 30 cidades japonesas cancelaram os planos para acolher atletas olímpicos e paralímpicos antes dos Jogos Tóquio2020, devido à atual situação pandémica, noticia hoje a imprensa japonesa.

A iniciativa previa que as cidades anfitriãs recebessem missões de vários países algum tempo antes dos Jogos, de forma a que os atletas pudessem treinar, fazer a aclimatação e participar em eventos culturais.

De acordo com a imprensa, a decisão de 31 cidades está relacionada com o atual contexto da pandemia de covid-19, nomeadamente com as limitações impostas pelas autoridades japonesas sobre a redução ao mínimo da permanência de atletas estrangeiros no país.

O governador de Chiba, Toshihito Kumagai, anunciou na quarta-feira que a federação de atletismo dos Estados Unidos cancelou o estágio previsto para a cidade devido a "preocupações com a segurança dos atletas".

Também as cidades de Fukui e Tochigi abandonaram os planos de receber equipas olímpicas e paralímpicas do Reino Unido, Rússia, Timor-Leste e Lesoto, segundo noticia a agência Kyodo.

No final de abril, 528 municípios estavam registados para receber atletas de 184 comités olímpicos e paralímpicos, antes das duas competições.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão decorrer entre 23 de julho e 08 de agosto, enquanto os Paralímpicos devem disputar-se entre 24 de agosto e 05 de setembro.

10h42 - Época balnear arranca no sábado

10h41 - Santuário de Fátima junta-se hoje ao Papa em oração pelo fim da pandemia

O Santuário de Fátima junta-se hoje à maratona de oração pelo fim da pandemia de covid-19 pedida pelo Papa Francisco, no dia em que se assinalam 104 anos dos acontecimentos da Cova da Iria.

"O Santuário de Fátima vai unir-se ao pedido de oração pelo fim da pandemia que o Papa Francisco lançou a 30 santuários de todo o mundo para o mês de maio", informa o templo mariano numa informação disponibilizada no seu 'site'.

Na Cova da Iria, o terço vai ser recitado às 17:00, na Capelinha das Aparições, pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima. A iniciativa tem transmissão em direto através dos media do Vaticano e nas redes sociais do Santuário de Fátima, Youtube e Facebook.

O Papa Francisco participa, "a partir de Roma, nesta maratona de oração para invocar o fim da pandemia", numa ação que "pretende envolver os santuários mais representativos do mundo na promoção da oração do rosário junto dos fiéis, das famílias e das comunidades", adianta a informação do santuário.

"Simbolicamente, a oração do rosário a partir do Santuário de Fátima foi agendada para o dia em que se assinala o 104.º aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora aos três videntes de Fátima, Lúcia e os irmãos Francisco e Jacinta Marto, que foram feitos santos pelo papa Francisco em 13 de maio de 2017, na Cova da Iria", acrescenta a instituição.

10h34 - Timor-Leste fixa novo máximo diário de infeções

Timor-Leste reporta mais três mortes de pessoas infetadas com Covid-19, duas em Díli e uma em Liquiçá, e 253 novas infeções, o maior número de sempre num dia.

O Centro Integrado de Gestão de Crise adianta que uma das mortes se registou no centro de isolamento de Vera Cruz. As restantes foram de pessoas diagnosticadas há alguns dias na vila de Liquiçá, a oeste de Díli, e no bairro de Caicoli, na capital, "tendo ambos recusado ser transferidos para Vera Cruz".

O total de óbitos em Timor-Leste, desde o início da pandemia, passa assim para oito.

10h11 - África com mais 301 mortos e 8.746 novos casos nas últimas 24 horas

09h38 - Rússia com mais 8.380 casos e 392 vítimas mortais

09h14 - China apoia proposta para o fim da proteção de patentes das vacinas para a Covid-19

08h42 - Teletrabalho é opção de várias empresas

08h24 - Lei do teletrabalho tem de ser afinada, defende especialista

08h07 - Os impressionantes números de vacinação da China

Apenas ontem, o país administrou 11.6 milhões de doses. No total, o país já administrou 354.27 milhões de doses.

08h03 - Costa Silva diz que a retoma económica em Portugal ainda vai demorar

08h02 - As regras para ir à praia

07h57 - Alemanha com mais 17.419 casos e +278 vítimas mortais

07h54 - Índia com mais de 4 mil mortes em 24 horas

A Índia registou mais de 4 mil mortes pelo segundo dia consecutivo.

O número de novos casos ficou abaixo dos 400 mil pelo quarto dia seguido, mas vários especialistas indicam que as inefeções estão a aumentar no meio rural onde milhares de casos não são reportados.

07h52 - Rússia com primeiro registo no país da variante da Índia

07h50 - Brasil chega a 15,3 milhões de casos e 428 mil mortos

O Brasil ultrapassou hoje a barreira dos 15,3 milhões (15.359.397) de casos de covid-19 e dos 428 mil óbitos (428.034) desde o início da pandemia, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

Desse total, 2.494 mortes e 76.692 novas infeções foram contabilizadas nas últimas 24 horas, de acordo com o último boletim epidemiológico difundido pela tutela da Saúde.

A taxa de incidência da covid-19 no Brasil, um dos três países mais afetados pela pandemia em todo o mundo, juntamente com os Estado Unidos e Índia, aumentou hoje para 204 mortes e 7.309 casos por 100 mil habitantes e a taxa letalidade continua fixada em 2,8%.

07h48 - Hospitais retomaram toda a atividade e alguns ultrapassaram níveis antes da pandemia

Após o cancelamento de mais de um milhão de consultas e de 150 mil cirurgias devido à covid-19, os hospitais estão a recuperar toda a atividade e alguns superaram mesmo os níveis anteriores à pandemia.

Em março e abril, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que integra os hospitais Santa Maria e Pulido Valente, registou "números máximos de atividade desde o início da pandemia em março de 2020, com destaque para as cirurgias, consultas e hospitais de dia" refere o centro hospitalar em informação fornecida à Lusa.

7h19 - Ponto de situação

O Governo vai abrir um inquérito sobre a atuação da PSP durante os festejos do Sporting. Já foi feito um pedido à Inspeção-Geral da Administração Interna para apuramento de responsabilidades.
Foi ainda solicitado à Polícia de Segurança Pública informações sobre a forma como terá sido articulada a operação da noite de terça-feira com as diversas entidades: Sporting, Câmara Municipal de Lisboa e Direção-Geral da Saúde.

O secretário de Estado do Desporto declina qualquer responsabilidade no que se passou durante os festejos do Sporting. João Paulo Rebelo sublinha que os adeptos ignoraram o apelo ao respeito pelas regras sanitárias.

O governante considera que abrir o estádio de Alvalade não teria resolvido o problema.
DGS recomenda testagem
A Direção-Geral da Saúde recomenda a testagem e redução de contactos a quem participou nos festejos do Sporting.

Todos os que participaram nas celebrações devem reduzir os contactos nos próximos 14 dias. E estar atentos a sintomas como febre, dificuldade respiratória ou perda de olfato.
Quem não respeitou as medidas de proteção como o uso de máscara e o distanciamento social deve também fazer um teste.
Máscaras e praias

Quem não usar máscara para ir à praia incorre numa multa até 100 euros. A proteção será obrigatória nos acessos, restaurantes, paredões, balneários e até para jogar no areal.

O desrespeito da distância de 1,5 metros entre as toalhas também vai ser punido com uma coima. E existirá uma lotação máxima para as praias.

De acordo com o Jornal de Negócios, as medidas constam do projeto-lei aprovado em Conselho de Ministros do dia 6 de maio.
O quadro em Portugal
Morreram mais quatro pessoas e foram diagnosticadas mais 485 infeções em 24 horas, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de quarta-feira.

Os totais acumulados desde o início da pandemia são de 16.998 óbitos e mais de 840 mil infetados.

Estavam ontem internadas nas enfermarias 248 pessoas, menos nove em relação ao boletim anterior. Setenta e uma mantinham-se nos cuidados intensivos.
O quadro internacional
A pandemia provocou pelo menos 3.319.512 mortes, resultantes de mais de 159,5 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A OMS concluiu que a pandemia podia ter sido prevenida. O painel independente da Organização Mundial da Saúde analisou a resposta mundial à pandemia e concluiu que a OMS devia ter feito a declaração de pandemia uma semana antes de 30 de janeiro.

O painel lamentou que durante um mês muitos países não tenham aplicado medidas suficientes para prevenir contágios.
A investigação criticou o açambarcamento de materiais de proteção que se seguiu, em vez de uma preparação dos sistemas nacionais de saúde para os surtos que se seguiram, e propôs que as vacinas sejam consideradas um bem público.