Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhe aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23H55 - Lotaria Covid milionária em Nova iorque

As pessoas que sejam vacinadas contra a covid-19 num local de vacinação estatal em Nova Iorque, na próxima semana, vão receber uma raspadinha da lotaria que as habilita a prémios que podem atingir os milhões de dólares.

O programa piloto oferecerá prémios que podem chegar aos 20 milhões de dólares (cerca de 16,3 milhões de euros) e decorrerá nos dias úteis da próxima semana, nos dez espaços de vacinação geridos pelo Estado, afirmou hoje segundo o governador Andrew Cuomo, empenhado em aumentar as taxas de cobertura vacinal.

"É uma situação em que todos ganham", acrescentou, durante uma conferência de imprensa, em Buffalo.

23h50 - Quase metade dos doentes em cuidados intensivos em África morre - estudo

Quase metade dos doentes com covid-19 admitidos em unidades de cuidados intensivos em África acaba por morrer, segundo dados de um estudo com mais de três mil pacientes de 64 hospitais em 10 países africanos.

Os dados do estudo, publicado pela revista científica The Lancet, revelam que as taxas de mortalidade entre adultos 30 dias após serem admitidos nos cuidados intensivos com suspeitas ou diagnóstico de Covid-19 são "consideravelmente mais altas" em África (48,2%), do que a média mundial (31,5%).

Ou seja, em 3.077 pacientes admitidos, 1.483 acabaram por morrer, conclui o estudo que envolveu 3.140 adultos admitidos em 64 hospitais de 10 países africanos, incluindo Moçambique, entre maio e dezembro de 2020.

Egito (10 hospitais), Etiópia (7), Gana (2), Quénia (3), Líbia (14), Maláui (3), Moçambique (2), Níger (2), Nigéria (8) e África do Sul (13) foram os países participantes.

23h40 - BioNtech SE. Vacina mostra eficácia contra variante indiana

O fabricante de uma das mais bem sucedidas vacinas contra a Covid-19, desenvolvida com a Pfizer, anunciou estar confiante de que ela será igualmente eficaz contra a variante indiana do coronavírus SARS-CoV-2, tal foi foi contra a sul-africana.

Em comunicado, o presidente executivo Ugur Sahinfelt afirmou sentir-se encorajado pelos resultados de um estudo recente, publicados numa revista da especialidade e baseados na análise sanguínea de dadores vacinados, os quais demonstaram que os anti-corpos gerados pela vacina são capazes de neutralizar a variante indiana.

"Tivemos a oportunidade de testar a nossa vacina em mais de 30 variantes do vírus e até agora tem sido comprovadamente eficaz contra as mutações", referiu Sahin, um investigador alemão de origem turca ao serviço da BioNtech, numa entrevista a uma televisão da Turquia.

"Esperamos uma proteção contra infeções entre 70 a 75 por cento" afirmou, referindo-se à variante sul-africana. A empresa afirmou estar confiante que a eficácia da vacina contra a variante indiana seja "de mesma magnitude".

23h20 - FDA rejeita utilização de seringas de firma chinesa HAIOU

A agência federal norte-americana para as Doenças e medicamentos, pediu aos fornecedores de cuidados de saúde para deixarem de utilizar as seringas fabricadas pela Guangdong Haiou Medical Apparatus Co (HAIOU), devido a problemas de segurança.

A FDA reportou ter recebido queixas de má qualidade das seringas HAIOU, incluindo casos em que as agulhas se destacaram das seringas após a injeção e ficaram presas nos braços dos pacientes ou se espetaram acidentalmente nos prestadores dos cuidados, ferindo-os.

As seringas terão sido expedidas juntamente com as vacinas da Pfizer Inc/BioNtech contra a Covid-19. Um porta-voz da FDA revelou à agência Reuters que esses conjuntos deixaram de ser comercializados a 22 de março e acredita que a retirada das seringas não irá atrasar os planos de vacinação.

23h00 - Brasil com mais 82.039 casos e 2.403 mortes

O Ministério da Saúde brasileiro revelou que o país registou nas últimas 24h00 mais de 2.400 óbitos com Covid-19 e mais de 82 mil novos casos de infeção com o Sars CoV-2.

A taxa de incidência da doença no país é de 211 mortes e 7.563 casos por 100 mil habitantes.

Já a taxa de letalidade permanece fixada em 2,8% há várias semanas consecutivas.

Ainda nas últimas 24 horas, o Brasil foi o segundo país do mundo que mais mortes e casos positivos de covid-19 registou, apenas atrás da Índia.

Soube-se também esta quinta-feira que o investimento no Brasil durante a última década foi o menor em 50 anos.

21h34 – Dois infetados na Pousada em Almograve e 42 trabalhadores no Zmar em Odemira


Dois trabalhadores agrícolas com covid-19 estão desde hoje na Pousada da Juventude de Almograve, enquanto mais 42 trabalhadores, detetados em casas sobrelotadas, estão alojados no complexo turístico Zmar, no concelho de Odemira, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal.

As duas pessoas infetadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, foram transportadas e "são os únicos cidadãos que, à data de hoje, estão na pousada de Almograve", disse o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro.

"A delegada de Saúde, em face do rastreamento que tem sido feito, tem acompanhado a situação e prevê que ainda haja mais algumas situações a tratar na pousada", notou, em declarações aos jornalistas.

Este espaço, que desde o início da cerca sanitária nas freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve esteve destinado a acolher pessoas com covid-19, mas começou por acolher trabalhadores agrícolas detetados em casas em situação de sobrelotação ou insalubridade, serve agora só para infetados.

A pousada "está, neste momento, [com] a função de acolher cidadãos infetados e era isso, desde o início, que estava previsto", sublinhou José Alberto Guerreiro.

Já o complexo turístico Zmar, onde também têm sido realojados trabalhadores do setor agrícola, sobretudo imigrantes, provenientes de habitações sobrelotadas ou insalubres, continua a servir para essa função.

"No Zmar, nesta altura, estão 42 cidadãos", cujo realojamento nas casas deste empreendimento resultou das "inspeções que já foram efetuadas", indicou.

21h14 – Açores aliviam medidas restritivas nos concelhos em alto risco

O Governo Regional dos Açores decidiu aliviar as medidas aplicadas aos concelhos em alto risco de transmissão do SARS-CoV-2, tendo em conta o evoluir da vacinação contra a covid-19, anunciou hoje o diretor regional da Saúde.

"As medidas agora aprovadas são menos restritivas, para alguns níveis de risco, uma vez que contamos com este importante meio de proteção", adiantou Berto Cabral, acrescentando que já foram administradas nos Açores mais de 100 mil doses de vacinas contra a covid-19 e que o processo de vacinação "tem vindo a acelerar".

O diretor regional da Saúde, que é o responsável máximo pela Autoridade de Saúde Regional, falava, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, numa conferência de imprensa em que atualizou os níveis de risco de cada concelho e as medidas a aplicar para contenção da covid-19, entre as 00h00 de sábado, dia 22, e as 23h59 de sexta-feira, dia 28.

20h52 – Comissão Europeia disponibiliza 100 ME para testes PCR antes de viagens

A Comissão Europeia está disponível para mobilizar 100 milhões de euros para aquisição de testes PCR à covid-19 para facilitar a livre circulação e o levantamento das restrições na União Europeia (UE), dado o certificado digital hoje aprovado.

“Disse ao Parlamento e ao Conselho [da UE, presidido agora por Portugal] que a Comissão está disponível para mobilizar 100 milhões de euros para a compra de testes PCR [deteção molecular], dando prioridade às pessoas que cruzam frequentemente a fronteira”, afirmou o comissário europeu da Justiça, Didier Reynders.

“Tentaremos garantir testes acessíveis para todos [os que viajam], mas dando prioridade às pessoas que passam frequentemente as fronteiras para trabalhar ou por questões de ensino ou de saúde”, reforçou o comissário europeu da tutela.

Dado que este livre-trânsito digital comprova a testagem (negativa), vacinação ou recuperação do vírus, a Comissão Europeia vai “disponibilizar 20 milhões testes antigénio para os Estados-membros, num montante total de 100 milhões de euros, e tem a decorrer uma aquisição conjunta de 500 milhões de testes rápidos antigénio”, anunciou ainda Didier Reynders.

20h45 – Guiné-Bissau vai baixar de estado de calamidade para estado de alerta

O Governo da Guiné-Bissau decidiu hoje aprovar o projeto de decreto que baixa de nível de prevenção contra a covid-19, que passa de estado de calamidade para estado de alerta.

"A plenária governamental deliberou aprovar, com alterações, o projeto de decreto que declara o estado de alerta à saúde pública pelo SARS-CoV-2", refere um comunicado do Conselho de Ministros.

O Governo guineense tinha declarado em abril o estado de calamidade até 23 de maio, próximo domingo.

A Guiné-Bissau não registou ainda esta semana qualquer caso positivo de covid-19, que provocou mais uma vítima mortal na segunda-feira.

Os dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado para a Covid-19 indicam que desde o início da pandemia já foram registados 3.746 casos. O número acumulado de recuperados da doença é de 3.473 e de vítimas mortais de 68.

20h36 – Autarca de Odemira "desagradado" com recuo e refuta números

O presidente da Câmara de Odemira manifestou-se hoje "desagradado" perante o recuo do concelho para a terceira fase do plano de desconfinamento e refutou o número de casos de covid-19 por 100 mil habitantes referido pelo Governo.

"Os números que o concelho apresenta nesta altura, face ao que nos foi transmitido pela Unidade Local de Saúde, seriam de 235 casos por cada 100 mil habitantes. No entanto, os números da Direção-Geral da Saúde diferem e são 287 por 100 mil habitantes", disse o presidente da câmara, José Alberto Guerreiro.

Em declarações aos jornalistas, o autarca deste município do distrito de Beja reconheceu tratar-se de "uma diferença" que "ainda ninguém" lhe "conseguiu explicar", mas que é "significativa".

"Abaixo dos 240 [casos de covid-19 por 100 mil habitantes] não teríamos penalização", mas "acima dos 240 o reflexo foi este, da tomada de decisão" do Conselho de Ministros de hoje, frisou.

Questionado pelos jornalistas sobre se foi apanhado de surpresa pela decisão do Governo, José Alberto Guerreiro disse antes ter ficado "desagradado, tal como a população", porque esperava que "o Conselho de Ministros ponderasse esta realidade local que é bem conhecida".

20h31 – Ex-ministro do Brasil culpa governo regional e empresa por crise de oxigénio em Manaus

O ex-ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, culpou hoje o estado do Amazonas e a empresa White Martins pela crise de abastecimento de oxigénio hospitalar para pacientes com covid-19 em janeiro passado, que causou dezenas de mortes.

Documentos citados pelos media brasileiros indicam que mais de 30 pessoas morreram sufocados por falta de oxigénio em Manaus, capital regional do estado do Amazonas, em 14 e 15 de janeiro, quando a pandemia atingiu o pico de uma segunda vaga de infeções e mortes.

Infetados por covid-19 em Manaus que não conseguiram camas e atendimento nos hospitais também morreram em casa por falta de oxigénio.

"A empresa White Martins [fornecedora de oxigénio hospitalar para Manaus] já vinha consumindo sua reserva estratégica e não fez isso de forma clara. Essa é a primeira responsabilidade", afirmou Pazuello, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, que investiga a resposta do Governo brasileiro à pandemia.

"Se a Secretaria de Saúde [do Amazonas] tivesse acompanhado de perto, teria descoberto que estaria consumindo a reserva estratégica. Vejo aí duas responsabilidades muito claras. Começa na empresa. E a outra da Secretaria de Saúde. Da nossa parte fomos muito proativos a partir do momento em que tomamos conhecimento", acrescentou.

20h12 – Ministra nega relação entre turismo e plano de vacinação para o Algarve

A região do Algarve vai ter um plano de vacinação específico, uma vez que é a região com mais jovens e por isso está mais atrasada na vacinação. A RTP apurou que o Algarve tem agora 30,2 por cento da população com uma dose da vacina e 12,4 com vacinação completa.

19h29 – Certificado covid para facilitar livre circulação entrará em vigor a 1 de julho

O certificado sanitário para facilitar a livre circulação na UE no contexto da pandemia deverá entrar em vigor a 1 de julho, segundo o compromisso político hoje alcançado entre a presidência portuguesa do Conselho e o Parlamento Europeu.

Depois de os negociadores da presidência portuguesa e da assembleia europeia terem chegado hoje ao final da tarde a um acordo sobre o "certificado digital covid-19 da UE", o texto do compromisso, que enquadra juridicamente o documento digital a atestar a vacinação, testagem ou recuperação, deverá ser ainda formalmente adotado pelas instituições, e os Estados-membros terão de desenvolver as infraestruturas técnicas e garantir a interoperabilidade dos sistemas de reconhecimento do certificado.

A nível do Conselho (Estados-membros), que havia dado um mandato à presidência portuguesa para negociar com o Parlamento Europeu (PE), o compromisso será analisado já na sexta-feira de manhã, em sede de Comité de Representantes Permanentes, ou seja, numa reunião dos embaixadores dos 27 em Bruxelas, atualmente presidido pelo embaixador Nuno Brito, que liderou as negociações por parte do Conselho.

Por seu lado, o negociador-chefe do Parlamento Europeu, o espanhol Juan Fernando López Aguilar, indicou hoje que o texto vai a votos na comissão parlamentar de Liberdades Civis - à qual preside - já na próxima quarta-feira, 26 de maio, e deverá ser adotado pelo conjunto do plenário na sessão que decorrerá entre 7 e 10 de junho.

Após estes procedimentos, a presidência portuguesa do Conselho, a assembleia e a Comissão Europeia assinarão a legislação, com vista à sua entrada em vigor em 1 de julho.

19h25 - Anticorpos persistem “até 13 meses após infeção”, diz estudo

Os anticorpos contra a covid-19 podem persistir “até 13 meses após a infeção”, de acordo com um estudo do Hospital Universitário de Estrasburgo (França) divulgado esta quinta-feira e que ainda não foi publicado numa revista científica.

Um estudo italiano publicado no início de maio tinha já concluído que os anticorpos que neutralizam o SARS-CoV-2 podem permanecer no sangue por pelo menos oito meses após a infeção.

Agora, o estudo de Estrasburgo aumenta esse prazo, depois de ter acompanhado 1.309 pessoas por mais de um ano, 393 das quais já haviam contraído o novo coronavírus.

Deste último grupo, “um ano após a infeção, 97 por cento dos indivíduos mantiveram anticorpos”.

Ao comparar o número de reinfeções ocorridas durante o estudo neste grupo com o número de novas infeções no grupo de 916 pessoas, os investigadores calculam que o risco de contrair a doença seja “reduzido” em 96,7 por cento das pessoas anteriormente infetadas, “graças à persistência a longo prazo dos anticorpos”.

Os cientistas também verificaram que, 13 meses depois, a concentração desses anticorpos no organismo permite neutralizar o vírus na sua forma original e também a variante britânica, mas não a sul-africana.

19h14 - Suécia lidera no número de contágios na Europa

A Suécia lidera as contaminações de covid-19 na União Europeia, de acordo com dados do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) divulgados hoje, apesar de o número de mortes continuar baixo.

O país nórdico, que adotou uma estratégia menos rigorosa contra o vírus, registou uma taxa de incidência de 577 casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, segundo o relatório do ECDC.

A Suécia ultrapassou a marca simbólica de um milhão de casos detetados no início de maio e permaneceu durante semanas no segundo lugar no que toca a número de novas infeções, atrás do Chipre.

“Muitos países tiveram taxas mais altas do que as nossas de hoje, portanto isso pode ser considerado que este fenómeno reflita um aumento tardio na terceira vaga de casos na Suécia”, explicou o epidemiologista Anders Tegnell, durante uma conferência de imprensa.

19h07 - Espanha tem 33 novas mortes, o número mais baixo desde agosto

A Espanha registou 33 mortes atribuídas à covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde agosto de 2020, passando o total de óbitos para 79.601, segundo o Ministério espanhol da Saúde.

Os serviços sanitários também notificaram 5.733 novos casos de covid-19 desde quarta-feira, elevando para 3.631.661 o total de infetados até agora, continuando o número de contágios a descer.

A incidência acumulada (contágios) evoluiu de 145 (quarta-feira) para 140 casos (hoje) diagnosticados por cada 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

Desceu para 5.950 o número de hospitalizados com covid-19 (6.267), o que corresponde a 4,7% das camas, dos quais 1.690 pacientes estão em unidades de cuidados intensivos (1.740), o que corresponde a 17,3% das camas desses serviços.

18h50 - Bruxelas saúda acordo para criação "em tempo recorde" de certificado covid

A Comissão Europeia saudou hoje o acordo alcançado entre a presidência portuguesa do Conselho e o Parlamento Europeu sobre o certificado sanitário para facilitar a livre circulação na União Europeia (UE) no contexto da pandemia, a tempo do verão.

"Fumo branco: temos acordo sobre a proposta da Comissão relativa ao Certificado Digital Covid-19 da UE", escreveu o comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, na rede social Twitter.

Na reação, o responsável apontou que esta "nova ferramenta" é criada "em tempo recorde para salvaguardar a livre circulação para todos os cidadãos".


Também através do Twitter, a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, saudou "calorosamente" o acordo do Conselho e do Parlamento, classificando este como "um passo importante para o reinício da livre circulação na UE com a maior segurança possível, ao mesmo tempo que proporciona clareza e certeza aos cidadãos".

A ronda negocial de hoje era a derradeira tentativa de um entendimento interinstitucional, a poucos dias de um Conselho Europeu extraordinário (24 e 25 de maio), que tem entre os principais assuntos em agenda a implementação do certificado - que, de acordo com o compromisso hoje 'fechado', terá a designação de "Certificado Digital Covid-19 da UE" -, a tempo do levantamento de restrições de viagens para a época turística do verão.

A ideia da Comissão Europeia é que este livre-trânsito funcione de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, em formato digital e/ou papel, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos e seja disponibilizado gratuitamente, na língua nacional do cidadão e em inglês.

Ainda assim, caberá aos Estados-membros decidir o uso a dar a este certificado, isto é, se perante tal documento aceitam levantar as restrições às viagens, como mais testagem e quarentena.

18h28 - Pandemia aumentou número de sem-abrigo, mas faltam dados estatísticos

O início da pandemia da covid-19 provocou um aumento de pessoas em situação de sem-abrigo, nomeadamente entre migrantes, constatou a provedora de Justiça, que alerta para a falta de dados estatísticos que permitam acompanhar a evolução da situação.

A provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, refere que o início da pandemia "terá aumentado ainda mais" o número de pessoas em situação de sem-abrigo, "o que se ficou a dever nomeadamente à perda súbita de empregos, na sua maioria já precários".

"O aumento da população sem-abrigo terá ainda ocorrido entre a população migrante e entre ex-reclusos beneficiários do regime de libertação excecional", aponta.

Maria Lúcia Amaral aponta algumas falhas em matéria de contabilização das pessoas sem-abrigo e refere que, apesar de terem sido criadas metodologias para a recolha de dados e caracterização da população, continua a existir "discrepâncias entre os dados conhecidos", além da "inexistência de dados que permitam acompanhar a evolução do fenómeno ao longo do ano".

Ainda assim, a provedora de Justiça disse que foi possível aferir que no final de 2019 "estavam referenciadas mais pessoas em situação de sem-abrigo do que relativamente [ao mesmo período de] 2018".

18h19 - Número de mortes e infetados em Itália aumenta ligeiramente

A Itália registou 164 mortes e 5.741 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério italiano da Saúde, referindo que estes números representam um ligeiro aumento em relação aos últimos dias.

Com as mortes e infeções das últimas horas, o país acumula 4.178.261 casos totais de infetados, dos quais 124.810 já morreram.

Das 299.486 pessoas que atualmente apresentam testes positivos para a covid-19 em Itália, a maioria está a recuperar em casa, apresentando sintomas leves ou estando assintomáticos, enquanto 11.927 pessoas estão internadas, o que significa menos 734 do que na quarta-feira.

Destes internados, 1.544 requerem cuidados intensivos, o que indica uma diminuição de 99 pessoas em relação ao dia anterior, avançou o ministério.

18h06 - Alcançado acordo político sobre certificado covid para salvar verão

A presidência portuguesa do Conselho e o Parlamento Europeu alcançaram hoje um acordo político sobre o certificado sanitário para facilitar a livre circulação na UE no contexto da pandemia da covid-19, a tempo de salvar a época de verão.

O acordo interinstitucional provisório em torno da implementação de um "certificado digital covid-19 da UE" foi alcançado hoje ao final da tarde, em Bruxelas, na quarta ronda do trílogo - a designação dada às reuniões que juntam representantes das três instituições da UE envolvidas nos processos legislativos -, devendo agora ser confirmado pelos 27 Estados-membros, Comissão e assembleia no seu todo, indicaram à Lusa fontes europeias.

A ronda negocial de hoje era a derradeira tentativa de um entendimento interinstitucional, a poucos dias de um Conselho Europeu extraordinário (24 e 25 de maio), que tem entre os principais assuntos em agenda a implementação do certificado - que, de acordo com o compromisso hoje fechado, terá a designação de "Certificado Digital Covid-19 da UE" -, a tempo do levantamento de restrições de viagens para a época turística do verão.

Este livre-trânsito - que comprova a vacinação, testagem ou recuperação da covid-19 - é considerado um elemento fundamental para ajudar à recuperação económica da Europa no contexto da crise pandémica, designadamente para que o "turismo possa ser uma fonte de reanimação da economia este verão", como apontou recentemente o primeiro-ministro e presidente em exercício do Conselho da UE, António Costa.

A ideia da Comissão Europeia é que este livre-trânsito funcione de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, em formato digital e/ou papel, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos e seja disponibilizado gratuitamente, na língua nacional do cidadão e em inglês.

Ainda assim, caberá aos Estados-membros decidir o uso a dar a este certificado, isto é, se perante tal documento aceitam levantar as restrições às viagens, como mais testagem e quarentena.

17h59 - Falha no fornecimento da Índia provoca "atrasos significativos" na vacinação em África

A vacinação contra a covid-19 abrandou em África devido à suspensão do fornecimento de doses da Índia, situação "crítica" que causará "atrasos significativos" na imunização do continente, advertiram hoje a União Africana e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A grave crise na Índia, que hoje registou menos de 4.000 mortes diárias pelo novo coronavírus após quatro dias consecutivos acima desse limiar, obrigou o gigante asiático a utilizar todas as vacinas disponíveis e a travar as exportações.

A maior parte das doses que África recebeu provém da Covax, iniciativa promovida pela OMS para assegurar o acesso global e equitativo às vacinas, e são doses da empresa farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca produzidas no Instituto Sérum na Índia.

A AstraZeneca anunciou, na terça-feira, que espera retomar o fornecimento à "Covax e a outros países no final deste ano".

A escassez coloca num impasse países africanos como o Quénia, que em maio deveria ter começado a administrar a segunda dose a quase um milhão de pessoas que tomaram a primeira dose, mas que não conseguem cumprir o plano devido à falta de vacina.

"É uma situação infeliz provocada pela tragédia que está a acontecer na Índia", admitiu hoje numa conferência de imprensa o diretor do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), John Nkengasong.

17h38 - Farmacêutica brasileira produz primeiro lote da vacina russa Sputnik V

A farmacêutica brasileira União Química produziu o primeiro lote da vacina russa Sputnik V contra a covid-19, de acordo com um comunicado divulgado hoje pelo Fundo Russo de Investimento Direto (FIDR).

"Depois de passar pelo procedimento de controlo de qualidade do Centro Gamaleya, a vacina produzida pela União Química será exportada para outros países da América Latina no combate à covid-19", lê-se no comunicado do fundo soberano russo.

O FIDR transferiu para a União Química a tecnologia necessária para o início da produção, além de documentação científica e biomateriais.

No início de janeiro, o presidente da farmacêutica brasileira, Fernando de Castro Marques, viajou para a Rússia para visitar os centros de produção do Sputnik V.

Depois disso ambas as partes concordaram em fornecer neste ano 150 milhões de doses da Sputnik V aos países latino-americanos.

17h15 - Mais decisões sobre desconfinamento em Portugal só após reunião de peritos

A ministra de Estado e da Presidência disse hoje que novas decisões sobre a próxima fase do desconfinamento só serão tomadas depois de uma reunião de peritos, no Infarmed, que ainda não tem data prevista.

"Nós, enquanto tivermos que conviver com medidas restritivas teremos sempre que, no quadro da lei de proteção civil e da lei de saúde pública ter medidas especiais. Eu não consigo neste momento dar datas para as decisões, há questões de agenda que ainda precisam de ser vistas", disse Mariana Vieira da Silva, no final da reunião do Conselho de Ministros, que decorreu no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

De acordo com a ministra, o Governo não vai tomar "nenhuma decisão relativamente a uma nova fase de desconfinamento, em função daquilo que foi pedido aos peritos, sem que haja uma reunião do Infarmed", sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal.

"Não consigo dar datas agora, mas essa é a afirmação que quero deixar, não tomaremos nenhumas decisões de mudança sem que a reunião se possa verificar. As datas em que isso é possível, fazer a reunião e tomar as decisões, não consigo neste momento dizer porque ainda não foi encontrado um calendário possível para essas decisões", acrescentou.

17h11 - Reino Unido intensifica esforços para controlar variante em crescimento

O Reino Unido registou a morte de sete pessoas por covid-19 nas últimas 24 horas e 2.874 novos casos, de acordo com os últimos dados do Governo britânico, que intensificou medidas para controlar surtos com a variante associada à Índia.

Nas localidades de Bedford, Burnley, Hounslow, Kirklees, Leicester e North Tyneside foram implementadas operações de teste reforçadas para travar a disseminação da variante B1.617.2, descoberta originalmente na Índia.

Além de unidades de teste móveis adicionais, estão a ser feitos testes porta-a-porta e distribuídos testes PCR adicionais, considerados mais fiáveis e que possibilitam a sequenciação do genoma do vírus.

Em Bolton, a cidade mais afetada, a taxa mensal é de 283 infeções por cada 100.000 habitantes, o dobro da semana passada, existindo 25 pessoas no hospital, a maioria das quais não foi ainda vacinada.

A constatação de que muitas pessoas elegíveis não tinham sido imunizadas levou as autoridades a intensificar esforços para administrar mais vacinas nos locais mais afetados.

"Estamos determinados a fazer todo o possível para garantir que esta nova variante não coloca a nossa recuperação em risco", afirmou hoje o ministro britânico da Saúde, Matt Hancock.

O número de infeções com a variante B1.617.2 identificadas no Reino Unido subiu para 2.967, mais 28% do que na segunda-feira, embora as autoridades vinquem que não há sinais de que seja preciso mudar o plano de desconfinamento.

17h00 - Brasil confirma primeiros casos da estirpe indiana no país

O Brasil confirmou hoje os primeiros casos da estirpe indiana da covid-19 em tripulantes de um navio da África do Sul que estão isolados desde o final da semana passada no porto de São Luís, capital do estado brasileiro do Maranhão.

A estirpe indiana, cientificamente conhecida como B.1.617 e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como "preocupação global", foi identificada em seis dos 24 tripulantes de uma embarcação chamada `Zhi Shandong`, de acordo com os primeiros resultados dos testes realizados pela autoridade sanitária brasileira.

De acordo com declarações do secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, um dos tripulantes infetados permanece internado num hospital privado de São Luís e a sua situação é estável.

Outros 14 tripulantes com covid-19 permanecem no barco - dois deles com sintomas leves e 12 assintomáticos - e outros 9 tripulantes registaram testes negativos.

Os casos de infeções com a estirpe indiana podem ser maiores já que cerca de uma centena de pessoas tiveram contacto com a tripulação do navio que testou positivo.

Carlos Lula destacou que os testes correspondentes serão feitos em todas estas pessoas, que serão monitoradas e, se necessário, isoladas para evitar a disseminação da estirpe indiana.

16h28 - Governo confirma aumento de casos em Lisboa mas recusa relacionar com festejos do Sporting

A ministra da Presidência confirmou hoje o crescimento de casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas recusou relacionar esse aumento com os festejos da conquista do campeonato de futebol pelo Sporting.

"Nós vínhamos assistindo - já na semana passada era visível - a um crescimento do Rt [Índice de Transmissibilidade]. Não cabe ao Conselho de Ministros, nem a mim, comentar quais as razões para esse crescimento", afirmou Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa.

Segundo a governante, ao executivo cabe identificar os locais onde este crescimento de casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 é "significativo e responder com medidas de saúde de pública", como o reforço dos testes de despiste da covid-19.

"Verificamos que existe um crescimento na região de Lisboa e Vale do Tejo e definiremos medidas em conformidade de aumento das testagens, incluindo testagens em escolas e em serviços públicos e recomendando a testagem em grandes empresas", disse Mariana Vieira da Silva, ao avançar que este trabalho já "está a ser feito".

Ainda sobre o aumento de casos nos últimos dias na área de Lisboa, a ministra reafirmou que procurar as causas desse crescimento, com "tão poucos dias de distância e tendo presente as variáveis", não constitui uma competência do Governo.

"O que importa agora é olhar para os locais do país que estão com situações mais difíceis e focar lá as nossas medidas", preconizou Mariana Vieira da Silva.

15h54 - Concelho de Odemira fica na terceira fase do desconfinamento

Todo o concelho de Odemira, no distrito de Beja, vai ficar na terceira fase do plano de desconfinamento, por registar 287 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, afirmou hoje a ministra de Estado e da Presidência.

Mariana Vieira da Silva reiterou que, "finda a cerca sanitária, deixava de fazer sentido que existissem regras específicas" por freguesia, informando que "esta semana todo o concelho de Odemira se encontra na mesma situação", com o recuo para a fase de 19 de abril.

No final da reunião do Conselho de Ministros, que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a ministra lembrou que, relativamente ao concelho de Odemira, a semana passada foi dado um passo em frente nas regras a aplicar na freguesia de São Teotónio, "que era aquela que estava com dados antigos", o que resultou no avanço para a fase de 5 de abril.

Na semana passada, São Teotónio avançou "um passo" no desconfinamento, enquanto a freguesia de Longueira-Almograve, ambas no concelho de Odemira e que estiveram sujeitas a cerca sanitária, juntou-se ao patamar da generalidade de Portugal continental.

Referindo que o Governo queria "fazer esse caminho progressivamente", Mariana Vieira da Silva indicou que essa convergência de dados terminou esta semana, pelo que agora "todo o concelho de Odemira se encontra na mesma situação".

"Tal como tinha dito a semana passada, sem cerca sanitária, a unidade de medidas ser uma freguesia faz pouco sentido, até porque as pessoas podem passar de uma freguesia para a outra, por isso neste momento o concelho de Odemira está todo na mesma situação", declarou.

15h16 - Dois concelhos recuam e dois não avançam no mapa de risco

Dos 278 concelhos de Portugal continental, 274 vão continuar com as regras de desconfinamento que já estão a ser aplicadas.

Com as regras de 19 de abril vão continuar Arganil e Lamego, que não avançam no plano, e Odemira e Montalegre, que vão recuar no plano.

Na habitual conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, realizada em Lisboa, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, explicou que, relativamente a Odemira, é todo o concelho que recua, já que até agora apenas a freguesia de São Teotónio estava na terceira fase de desconfinamento, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.

Todo concelho de Odemira, lembrou Mariana Vieira da Silva, estava já na semana passada em estado de alerta por ter mais de 240 casos de covid-19 por 100 mil habitantes.

Por outro lado, o concelho de Resende avança no desconfinamento com a generalidade dos municípios do continente.

A ministra realçou também que 10 concelhos estão em estado de alerta, cinco dos quais já o estavam na semana passada e outros cinco "entram de novo nesta lista".

Estão em estado de alerta os concelhos de Albufeira, Castelo de Paiva, Fafe, Golegã, Lagoa, Oliveira do Hospital, Santa Comba Dão, Tavira, Vila do Bispo e Vila Nova de Paiva.

Com exceção dos quatro concelhos que estão agora na terceira fase de desconfinamento, os restantes 274 municípios do continente, incluindo os que estão em alerta, mantém-se na quarta fase do desconfinamento, aplicada em 01 de maio, embora o facto de o fator `r` ter subido acima de `um` "ser um sinal de alerta", disse a governante.

14h55 - Covid-19. Comissão Europeia espera ter três medicamentos aprovados até outubro

A Comissão Europeia prevê ter três medicamentos "seguros e eficazes" para utilização contra a covid-19 aprovados até outubro, como complemento ao atual processo de vacinação, que pode vir a incluir reforços de dose nos próximos anos.

A revelação foi feita pela comissária europeia para a Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, na conferência de imprensa após a reunião informal dos ministros dos Estados-membros da União Europeia (UE) responsáveis pela Saúde, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE, em que defendeu que o combate à pandemia não se pode centrar somente nas vacinas e que é necessário assegurar mais respostas à infeção pelo SARS-CoV-2.

14h42 - Países da UE concordam em manter compras conjuntas das vacinas até 2023

Os Estados-membros da União Europeia (UE) concordaram hoje na manutenção de compras conjuntas de vacinas contra a covid-19 até 2023, priorizando fármacos com uma "opção larga de tecnologia vacinal", anunciou hoje a ministra da Saúde.

14h27 - EasyJet quer 2 testes antigénio em vez de PCR para que voar não seja "luxo"

O diretor da easyJet para Portugal defendeu hoje a substituição da exigência de teste PCR para o SARS-CoV-2 por dois testes antigénio, mais baratos, para que a retoma não seja "regresso ao passado, em que voar era um luxo".

"Não podemos transformar esta retoma num regresso ao passado, em que voar era um luxo só ao alcance de quem tinha dinheiro", disse à Lusa José Lopes, dando o exemplo de uma família de quatro pessoas que queira voar para Portugal, que vê o custo da viagem acrescido em cerca de 1.000 euros devido à exigência de um teste PCR negativo para a presença de SARS-CoV-2, para poder efetuar os voos de ida e volta.

14h14 - Vacinação evitou 13 mil mortes no Reino Unido, indica estudo

14h13 - Universidade dos Açores entra no processso de vacinação da região autónoma

A Universidade dos Açores vai entrar no processo de vacinação açoriano contra a covid-19, estando prevista a vacinação de docentes e não docentes da instituição, disse à agência Lusa fonte da secretaria regional da Saúde e Desporto.

14h12 - UE adota decisão que permite adesão a tratado internacional sobre pandemias

Os Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram hoje a participação do bloco nas negociações com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para um futuro tratado internacional sobre pandemias.

14h01 - Portugal com mais 451 casos e uma vítima mortal

De acordo com o último relatório, há menos 3 pessoas internadas - 208 no total - nos hospitais com Covid-19 mas mais duas em Unidades de Cuidados Intensivos - 58 no total.

A vítima mortal registou-se na zona de Lisboa e Vale do Tejo que teve nas últimas 24 horas mais 159 casos. A região Norte com mais 172, Centro com mais 59, Alentejo com mais 10 e mais 18 no Algarve.

A registar também mais 22 casos nos Açores e mais 11 na Madeira.

Recuperaram do vírus 346 pessoas, pelo que o número de casos ativos aumentou, são mais 104 para um total nesta altura de 22.193.

O R(t) Nacional está nos 1,02 e 1,01 no Continente. 

A incidência nacional está nos 51,4 casos por 100 mil habitantes e no continente 48,3 por 100 mil.

14h00 - Linha de cruzeiros pelas ilhas portuguesas começa em junho - Portos da Madeira

O navio World Voyager vai iniciar em junho uma linha pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores, numa estratégia de reinvenção deste segmento devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje a presidente da Administração dos Portos da Madeira.

13h57 - OMS revela eficácia das vacinas contra todas as variantes conhecidas

A Organização Mundial da Saúde revela que as vacinas contra a Covid-19 são eficazes no combate a todas as variantes do coronavírus. A estrutura alerta, no entanto, que a pandemia ainda não acabou.
Considera que devem ser evitadas as viagens internacionais e defende a manutenção de todas as medidas de preventivas.

13h40 - Disponibilizada plataforma eletrónica para reporte de resultados de autotestes

Em comunicado, a Task Force anunciou hoje que já se encontra disponível a "plataforma eletrónica para o reporte de resultados de autotestes SARS-CoV-2, criada no âmbito do regime excecional e temporário para a realização em autotestes de testes rápidos de antigénio por não profissionais".

"A partir deste momento, todos os resultados dos testes rápidos de antigénio realizados pelos cidadãos, nomeadamente com resultado negativo, passam também a poder ser comunicados às Autoridades de Saúde através do preenchimento de formulário eletrónico", lê-se no documento enviado à comunicação social.

A Task Force relembra ainda que a notificação dos resultados é importante "para monitorizar a atividade nacional de testagem" e que os casos assintomáticos "com resultados positivo ou inconclusivo devem priveligiar o reporte através do contacto telefónico ao SNS24".

"Em caso de ausência de reporte, será enviada uma SMS a solicitar esse contacto".

13h33 - Guiné Equatorial retoma aulas presenciais e alivia restrições

A Guiné Equatorial vai retomar as aulas presenciais e aliviar algumas medidas de luta contra a covid-19 na capital, Malabo, e em outras zonas, mantendo as restrições em Bata, onde os novos casos continuam a subir.

As medidas foram anunciadas, na quarta-feira, durante uma reunião do Comité Político de Luta e Vigilância contra a covid-19, liderado pelo vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Ngmema Obiang Mangue ("Teodorin").

13h24 - Peritos internacionais juntam-se para tentar prevenir a próxima pandemia

Um grupo de peritos internacionais de diferentes entidades vai trabalhar para desenvolver o conhecimento sobre a interação entre o homem, os animais e o ambiente, no sentido de travar potenciais pandemias, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, "as estreitas ligações entre a saúde humana, animal e ambiental exigem uma estreita colaboração, comunicação e coordenação entre os setores envolvidos" e, por isso, este grupo multidisciplinar de especialistas vai aconselhar "sobre como colmatar as lacunas entre os setores, ligando a medicina veterinária e humana às questões ambientais".

O painel, proposto por iniciativa de França e com o apoio da Alemanha, reuniu-se pela primeira vez no início desta semana e é composto por 26 peritos independentes escolhidos pela OMS, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA).

"O objetivo é, simultaneamente, dar maior visibilidade à investigação científica sobre estas questões e dar-nos os meios de fazer as escolhas certas no momento certo para prevenir outras crises sanitárias ou para lhes dar a melhor resposta possível", explicou o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian.

12h50 - Situação epidemiológica "está a melhorar em toda a União Europeia"

Também a participar na conferencia de imprensa após a reunião de ministros europeus da Saúde, Stella Kyriakides, Comissária Europeia da Saúde e Segurança Alimentar, afirmou que a situação epidemiológica "está a melhorar em toda a União Europeia, desde meados de abril".

"Atualmente, 40 por cento da população adulta da União Europeia já recebeu, pelo menos, uma dose de vacina e 17 por cento está totalmente vacinada", continuou a Comissária Europeia. "Mais de 20 milhões de vacinas são administradas semanalmente na UE, comparativamente às poucas centenas de milhares que eram administradas em janeiro".

Uma vez que as entregas de vacinas estão a rápidas, estes números podem acelerar e "podemos olhar para o futuro com otimismo".

No entnato, Kyriakides lembra que a disseminação das variantes na Europa e no mundo demonstra de o vírus ainda pode ser uma ameaça e, por isso, é necessário estar "um passo à frente" do Sars-Cov-2, como proteger também as faixas etárias mais novas, garantir que temos doses suficientes no futuro e adaptar, se for preciso, as vacinas.

12h49 - Balanço mundial indica que pandemia já provocou 3.419.488 mortos

A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 3.419.488 mortos em todo o mundo desde que foi detetado o primeiro caso no final de 2019, segundo um balanço da AFP com base em dados oficiais.

Mais de 164.805.270 infeções foram oficialmente diagnosticadas desde dezembro de 2019, quando foram detetados os primeiros infetados, na China.

12h48 - Prevalência de variante britânica na maioria dos Estados-membros da UE, diz Marta Temido

Desta reunião com os ministros responsáveis pela pasta da Saúde nos vários Estados-membros da UE concluiu-se que se vai manter o esforço para garantir a testagem em massa e a identificação de novas estirpes e prevalências de variantes.

"Mantém-se o apoio e o esforço pela manutenção dos elevados níveis de testagem e de sequenciação, com cada um dos Estados-membros a referir qual é a sua situação epidemiológica dominante no momento", afirmou Marta Temido, acrescentando que embora continue a prevalecer a variante britânica na maioria dos países, começa a registar-se o aumento da prevalência de "outras variantes".

12h46 - UE vai prosseguir com "compras conjuntas de vacinas" até 2023

Depois da reunião dos ministros da Saúde dos países da União Europeia, que decorreu esta manhã, Marta Temido afirmou que "foi possível encontrar uma visão comum", entre os Estados-membros, relativamente à abordagem das compras conjuntas de vacinas contra a covid-19 em 2022 e 2023.

"As compras conjuntas deverão prosseguir nos anos 2022 e 2023, garantindo uma estratégia em que as vacinas a adquirir são representativas de uma opção larga de tecnologias vacinais", explicou a ministra da Saúde. "Portanto, uma estratégia de manutenção do portefólio de vacinas com tecnologia mRNA e vacinas com tecnologia habitual de vacinação".


12h36 - Portugueses confiam mais na UE desde a pandemia

Sondagem realizada por agência da União Europeia revela que os cidadãos, de France, Hungria, Malta, Portugal, Roménia a e Espanha acreditam mais agora do que antes da pandemia.

12h34 - Câmara de Grândola cancela Feira de Agosto pelo segundo ano

A edição deste ano da Feira de Agosto em Grândola (Setúbal) foi cancelada, pelo segundo ano consecutivo, por não estarem "reunidas as condições de segurança", devido à pandemia de covid-19, revelou hoje a câmara.

12h13 - Covid-19: Infeções e mortes na Europa desceram 60% no último mês

A Organização Mundial de Saúde garantiu hoje a eficácia das vacinas disponíveis contra a covid-19 para todas as variantes do SARS-CoV-2, assinalando uma queda de 60 por cento nas infeções e mortes na Europa no último mês.

"Os casos semanais na Europa desceram de um planalto de 1,7 milhões em meados de abril para cerca de 685 mil novos casos na semana passada, uma descida de 60 por cento num mês", afirmou em conferência de imprensa virtual o diretor do departamento europeu, Hans Kluge.

O responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou que "as vacinas são uma luz ao fundo do túnel, mas não se pode deixar que essa luz cegue".

"Estamos na direção certa, mas precisamos de continuar a vigiar o vírus que tirou a vida a quase 1,2 milhões de pessoas nesta região, o equivalente à população de Bruxelas", a capital da Bélgica, indicou.

11h35 - NOS Alive só regressa em 2022

A 14ª edição do NOS Alive está oficialmente adiada para os dias 6, 7, 8 e 9 de julho de 2022.

De acordo com a organização do festival, "mantendo-se a situação pandémica atual que limita a circulação entre países, fica inviabilizada a maioria das tours para o verão de 2021, o que nos obriga a adiar o festival para 2022".

11h32 - Apoios a fundo perdido às empresas somam 1.588 ME até abril - Finanças

Os apoios a fundo a perdido às empresas ultrapassaram 1.588 milhões de euros de janeiro a abril, superando o valor gasto em todo o ano 2020 e o dobro do orçamentado para 2021, segundo o Ministério das Finanças.

Num comunicado divulgado hoje, o ministério de João Leão refere que o programa Apoiar.pt "foi a medida com mais peso" nos primeiros quatro meses deste ano, respondendo por 780,9 milhões de euros.

Seguiu-se o 'lay-off' simplificado (336,7 milhões de euros), o apoio à retoma progressiva (314,9 milhões de euros) e o incentivo à normalização (155,7 milhões de euros).

"Estes apoios confirmam o compromisso do Governo de que não hesitaria em reforçar os apoios às empresas em função da evolução da pandemia", sustenta o ministério.

Para as Finanças, a taxa de desemprego de 6,5% em março "prova a eficácia destas medidas", comparando com uma taxa de desemprego "que chegou aos 17,5% na anterior crise" e situando-se "muito abaixo dos 8,3% do conjunto da zona euro".

"Esta manutenção da capacidade produtiva das empresas está a ser essencial para a fase de forte recuperação da economia que já se está a assistir", sustenta o executivo.

11h29 - Índia. Para além da Covid-19 médicos combatem agora também um "fungo preto"

Mucormycosis, ou "fungo preto", infeta pessoas cujo sistema imunitário está comprometido.

11h01 - PJ faz buscas domiciliárias e a laboratórios clínicos no Algarve e no Porto

A Polícia Judiciária realizou hoje uma dezena buscas domiciliárias e a laboratórios de análises clínicas no Algarve e no Porto, numa investigação que começou com uma viagem para o estrangeiro de um futebolista profissional, alegadamente infetado com covid-19.

Em comunicado hoje divulgado, a PJ e o Ministério Público adiantam que a operação "covid free" contou com a colaboração de um elemento Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) "para pesquisa, análise e eventual apreensão de documentação e outra matéria probatória" que será depois analisada. Saiba mais aqui.

10h26 - Comissão Europeia assina terceiro contrato com a BioNTech e Pfizer para a compra de 1.8 mil milhões de doses adicionais da vacina

O contrato reserva doses em nome de todos os países da UE para o período entre 2021 e 2023.

O contrato garante ainda que a produção das vacinas será feita na UE e que os componentes essenciais também são provenientes da União Europeia.

Comissão Europeia diz que a Hungria optou por estar fora deste negócio assinado. Foi o único país da União Europeia que não quis participar nesta compra.

10h25 - Rússia com mais 9,232 casos e 396 vítimas mortais

09h57 - África com mais 351 mortos e 9.821 infetados nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 351 mortes associadas à covid-19, contabilizando 127.352 óbitos desde o início da pandemia, e 9.821 infetados, de acordo com os mais recentes dados oficiais.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de casos na região é de 4.719.742 e o de recuperados é de 4.271.871, mais 10.268 nas últimas 24 horas.

09h50 - Presidente da Comissão Europeua diz que a campanha de vacinação na Europa está a acelerar e a apanhar a dos EUA

Von der Leyen diz que o objetivo é que "70 por cento de todos os adultos" tenham pelo menos uma dose da vacina "até ao final de julho". "É praticamente o mesmo objetivo que os EUA estabeleceram".

A presidente da Comissão referiu ainda que isto acontece ao mesmo tempo que a União Europeia exportou 220 milhões de doses, quase tanto quantas aquelas que usou nos próprios cidadãos.

"Outros estão a ficar com a própria produção para eles próprios, mas a UE vai atingir o objetivo de vacinação sem deixar de ajudar o resto do mundo".

09h19 - Feira Internacional de Turismo em Madrid é o primeiro grande evento presencial da era Covid
 09h18 - Rali de Portugal. WRC regressa com novas regras de segurança por causa da Covid-19
 09h17 - Timor-Leste regista mais 172 casos e ultrapassa barreira dos 5.000

08h29 - Resultados preliminares indica que as vacinas chinesas protegem contra a variante indiana

08h27 - Príncipe William, que contraiu a Covid-19 no ano passado, recebeu agora a primeira dose da vacina para o novo coronavírus.

08h02 - Alemanha com mais 12.298 casos e mais 237 vítimas mortais

08h00 - Brasil supera 15,8 milhões de casos e 441 mil mortos

O Brasil superou hoje a barreira dos 15,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus (15.812.055) e aproxima-se dos 442 mil mortos (441.691), informou o Ministério da Saúde brasileiro.

Desse total, 2.641 óbitos e 79.219 casos positivos de covid-19 foram contabilizados nas últimas 24 horas, de acordo com o último boletim epidemiológico da tutela da Saúde.

Com os dados de hoje, a taxa de incidência da doença em território brasileiro aumentou para 210 mortes e 7.524 casos por 100 mil habitantes e a taxa de letalidade continua em 2,8%.

O Brasil, com 212 milhões de habitantes, é assim o segundo país com mais mortos em todo o mundo, após os Estados Unidos da América, e o terceiro com mais diagnósticos de infeção, superado pelos norte-americanos e pela Índia.

07h58 - Médio Enzo Pérez defende hoje a baliza do River Plate

O médio Enzo Pérez vai defender hoje a baliza dos argentinos do River Plate frente aos colombianos do Santa Fé, para a Taça Libertadores em futebol, uma vez que todos os guarda-redes estão infetados com o novo coronavírus.

O clube argentino tem 20 jogadores infetados com o novo coronavírus, entre eles os quatro guarda-redes, que não podem jogar, e a Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) não autorizou a inscrição de um guarda-redes suplementar.

O internacional argentino Enzo Pérez, que já alinhou no Benfica, está a contas com alguns problemas físicos e, por isso, foi o 'eleito' para defender a baliza da equipa argentina.

07h56 - Ministros da Saúde debatem contratos futuros e novas variantes

Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) vão discutir hoje a adesão dos diferentes Estados-membros aos contratos de compra de vacinas para 2022/2023 e o ponto de situação sobre variantes do vírus que provoca a covid-19.

Na reunião, que se realiza por videoconferência e é presidida por Marta Temido a partir de Lisboa, "será discutida a adesão pelos Estados-Membros aos contratos de compra conjunta de vacinas relativos aos próximos anos (2022-2023) e realizar-se-á ainda um ponto de situação sobre variantes do SARS-CoV-2", segundo nota da presidência portuguesa do Conselho da UE.

O debate ocorre numa altura em que a variante detetada na Índia começa a ter uma prevalência importante nos novos casos de infeção por covid-19 em alguns países europeus, designadamente no Reino Unido, um dos principais emissores de turistas para Portugal.

7h43 - China reporta 12 casos

A China identificou 12 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um dos quais de origem local. O caso foi diagnosticado na província de Liaoning, no nordeste do país.

As demais 11 infeções foram diagnosticadas em viajantes provenientes do estrangeiro nas cidades de Xangai (leste) e Tianjin (nordeste) e nas províncias de Zhejiang (leste), Guangdong (sudeste), Sichuan (centro) e Shaanxi (centro).

O total de casos ativos é de 294, entre os quais cinco em estado grave.

Desde o início da pandemia, a China reportou 90.920 casos e 4636 mortes.

7h32 - Índia com menos de quatro mil mortos em 24 horas

As autoridades de saúde da Índia reportaram 3874 mortes associadas à Covid-19 desde quarta-feira, ao cabo de quatro dias consecutivos a ultrapassar os quatro mil óbitos diários.

São menos 655 óbitos do que na véspera, quando o país registou pela primeira vez mais de 4500 mortes (4529) num só dia.

A Índia somou ainda 276.110 infeções em 24 horas, mais 8776 do que na véspera, mas já distante dos mais de 400 mil contágios diários de há algumas semanas.

7h06 - Ponto de situação

Há novidades no controlo das fronteiras. PSP e SEF passam a verificar os testes à Covid-19 de forma aleatória.

A PSP vai controlar as chegadas dos voos provenientes da União Europeia e o SEF os voos de fora do espaço europeu.
As companhias aéreas ficam responsáveis por verificar se os passageiros têm teste PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque.

Em caso de infração, há uma coima entre os 500 e os dois mil euros por cada passageiro.
Escola encerrada em Leça da Palmeira
Um caso positivo num professor levou a que o delegado de saúde de Matosinhos tenha decidido que todos ficam em isolamento profilático. As aulas estão suspensas por 14 dias.

A decisão abrande 1800 alunos, do pré-escolar ao terceiro ciclo de ensino.

O ensino vai ser feito à distância.
Variante indiana
As autoridades sanitárias portugueses identificaram dez casos da variante indiana do SARS-CoV-2.
Os especialistas defendem que devem ser acautelados os riscos.

Problemas no autoagendamento

Milhares de pessoas não conseguem fazer o autoagendamento da vacinação contra a Covid-19.
Portugal já atingiu os 510 mil pedidos, mas a plataforma informática não está a dar resposta.
O quadro em Portugal
Em 24 horas, morreram duas pessoas vítimas da Covid-19, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de quarta-feira. Houve também registo de 511 novos casos de infeção.

O número de internamentos voltou a descer. Havia ontem menos 22 pessoas nas enfermarias. Nos cuidados intensivos estavam menos dez, para um total de 56.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 3.406.803 mortes, resultantes de mais de 164,1 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

No Reino Unido, mais de 70 por cento da população adulta já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Quase 40 por cento da população está vacinada com as duas doses.

Em espanha, quem tem menos de 60 anos e tomou uma primeira dose da vacina da AstraZeneca vai poder tomar uma segunda da Pfizer.

O Governo espanhol anunciou a decisão com base num estudo.
A conclusão da investigação aponta como segura esta combinação: uma primeira dose da vacina britânica e uma segunda da norte-americana.