Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h53 - Reino Unido vai doar 100 milhões de doses excedentes

O Reino Unido vai doar 100 milhões de vacinas contra a Covid-19 excedentes, das quais 25 milhões até ao final de 2021, prepara-se para anunciar o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na sexta-feira, durante a abertura da cimeira do G7.

22h44 - Brasil reporta 2504 mortes em 24 horas

As autoridades sanitárias do Brasil registaram, em 24 horas, mais 88.092 infeções pelo SARS-CoV-2 e 2504 mortes associadas à Covid-19.

Com esta atualização, total de mortes no país sul-americano, desde o início da pandemia, aumenta para 482.019. O total acumulado de casos é agora de 17.210.969.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, prepara-se para fazer aprovar uma medida para que as pessoas vacinadas ou recuperadas da Covid-19 não tenham de usar máscaras.

22h14 - São-Tomé proibe comícios

O Governo são-tomense vai proibir a realização de comícios e grandes concentrações durante a campanha para as eleições presidenciais de 18 de julho.

A decisão saiu da 11ª reunião de alto nível sobre a Covid-19 que decorreu no palácio presidencial, convocada pelo Presidente da República, Evaristo Carvalho.

"Nestas eleições presidenciais fica proibida a realização de comícios e grandes aglomerações", afirmou o porta-voz Adelino Lucas, acrescentando que "as passeatas serão permitidas, mas obedecendo as regras gerais sanitárias, desde logo, o uso obrigatório das máscaras quer pelas candidaturas quer pelos participantes".

22h13 - Angola com mais 170 casos

As autoridades sanitárias de Angola reportaram, nas últimas 24 horas, mais 170 casos de Covid-19, quatro óbitos e 370 doentes recuperados.

As novas infeções foram reportadas em Luanda (87), Cabinda (18), Cuanza Norte (17), Cuanza Sul (16), Huambo (14), Huíla (5), Malanje (3), Cunene (3), Uíje (3), Zaire (2), Namibe (1) e Bengo (1), em pessoas com idades entre um e 92 anos, sendo 82 do sexo masculino e 88 feminino.

No mesmo período, foram reportados quatro óbitos, um do sexo masculino e três do sexo feminino, entre 38 e 63 anos, sendo três em Luanda e um na Huíla.

21h48 - EUA doam 500 milhões de vacinas a países pobres

Joe Biden fala de uma etapa histórica e de um dever humanitário em salvar o maior número possível de vidas.

O Presidente dos Estados Unidos justifica assim a doação de 500 milhões de vacinas contra a Covid-19 para os países mais pobres.

Joe Biden fez este anúncio na véspera da cimeira do G7, o grupo das sete maiores economias do mundo, que começa esta sexta-feira no Reino Unido.
Antena 1

Ao lado do presidente dos Estados Unidos, o presidente executivo da Pfizer sublinhou que o desafio para as farmacêuticas, no combate à pandemia, ainda não acabou, por causa das novas variantes

Esta quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde apelou aos países europeus que não baixem a guarda ao nível da vacinação, para que possa ser evitada uma nova vaga.

21h30 - Autarca de Odemira espera "fazer baixar rapidamente os números"

Odemira é um dos quatro concelhos do país que não avançam para a próxima fase do desconfinamento.


21h28 - O 10 de Junho e as esplanadas de Lisboa

Mais de 60 por cento das novas infeções por Covid-19 reportadas esta quinta-feira foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo.
A capital não vai avançar para a próxima fase do desconfinamento, mas muitos quiseram aproveitar as esplanadas da cidade no feriado.

20h14 - Cabo Verde com mais 94 casos

Cabo Verde registou mais 94 infetados com o novo coronavírus, nas últimas 24 horas, e uma morte, elevando para 31.433 o acumulado de casos desde 19 de março de 2020.

Em comunicado, aquele Ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1083 amostras desde quarta-feira, com uma taxa de positividade global para o novo coronavírus de 8,7 por cento.

18h52 - Terceira vaga na África do Sul

A África do Sul está a debater-se com uma terceira vaga de infeções pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, o país mais atingido pela pandemia no Continente Africano registou 9149 casos.

19h33 - Madeira reporta três infeções em 24 horas

A Madeira registou três novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e 17 recuperações, avançou a Direção Regional da Saúde, assinalando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 78.

"No dia 10 de junho de 2021, há a reportar três novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Região Autónoma da Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 9.514 casos confirmados de covid-19 (desde o início da pandemia)", indica a DRS.

Quanto às novas infeções, uma é importada da região Centro e as restantes são de transmissão local, associadas "a contactos de casos positivos".

O arquipélago soma um total de 72 óbitos associados à doença.

19h21 - Senadores brasileiros suspendem sigilo telefónico de ex-ministros

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado brasileiro que está a investigar a gestão do combate à pandemia aprovou esta quinta-feira a suspensão do sigilo telefónico e telemático de dois ex-ministros do Governo de Jair Bolsonaro.

Esta decisão visa o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

Relativamente a Ernesto Araújo, suspeita-se que suas críticas em relação à China atrasaram a chegada ao Brasil de medicamentos e até de vacinas contra a covid-19. O caso de Eduardo Pazuello, como sublinha a agência Lusa, é mais delicado, uma vez que agiu como ministro da Saúde no período em que a pandemia se descontrolou.

19h04 - Brasileiros do Palmeiras vão ser vacinados no Paraguai

O Palmeiras, de Abel Ferreira, vai ser vacinado contra a Covid-19 no Paraguai, para onde viaja na próxima segunda-feira, com vacinas distribuídas pela CONMEBOL - autoridade máxima do futebol sul-americano.

O campeão da Taça Libertadores vai beneficiar do donativo do laboratório chinês Sinovac, de 50 mil doses, que serão usadas para imunizar as equipas que disputam a Taça Libertadores e Taça Sul-Americana, bem como a Copa América, que principia domingo no Brasil.

18h19 - Grã-Bretanha e Estados Unidos atentos a futuras pandemias

O ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, adianta que Grã-Bretanha e Estados Unidos firmaram um entendimento tendo em vista uma parceria para enfrentar eventuais pandemias no futuro, reforçando os sistemas de vigilância e a sequenciação de genomas à escala internacional.

O anúncio foi feito na véspera da cimera do G7.

"Para nos livrarmos deste vírus e parar os avanços de futuras doenças, é vital que o mundo tenha acesso às sofisticadas tecnologias de vigilância e sequenciação do Reino Unido e dos Estados Unidos", disse governante britânico.

18h06 - Transportadoras áreas reclamam fim de restrições

A plataforma Airlines For Europe (A4E) reivindica o fim de todas as restrições impostas pela pandemia para viagens no verão dentro da União Europeia.

Segundo a agência EFE, as companhias aéreas defendem ainda o restabelecimento das ligações com os Estados Unidos e com o Reino Unido.

Esta posição tem por base a previsão de que em julho 70 por cento dos adultos tenham sido "inoculados com uma dose da vacina contra a Covid-19".

"Os países da UE devem restabelecer rapidamente a liberdade de circulação dos cidadãos e implementar o sistema de certificados digitais covid sem restrições adicionais", defenderam as principais companhias aéreas europeias no encontro anual da A4E.

17h39 - Casos aumentam em todas as regiões de Inglaterra

Os números de infeções aumentaram, nos últimos dias, em todas as regiões de Inglaterra, com particular incidência no noroeste.

O mais recente relatório de vigilância semanal da Saúde Pública, divulgado esta quinta-feira, apontam para uma incidência de 149,6 casos por 100 mil habitantes no noroeste de Inglaterra, isto na semana terminada a 6 de junho.

A incidência mais baixa pertence ao sudoeste, com 20,8 casos por 100 mil habitantes.

17h18 - Moçambique com 40 novos casos e sem registo de mortes

Moçambique reportou 40 casos de infeção pelo novo coronavírus e nenhuma morte nas últimas 24 horas.

O país mantém-se com um total acumulado de 840 mortes e sobe o número de casos para 71.279, dos quais 97 por cento já recuperaram. Permanecem internadas 18 pessoas.

Moçambique tem ainda 695 casos ativos, de um total de 564.481 casos suspeitos testados, dos quais 1175 desde quarta-feira.

16h44 - Bolsonaro critica Fernández

O Presidente brasileiro recorreu à ironia para reagir a uma declaração do Presidente argentino, Alberto Fernández, afirmando que não existem vacinas contra a Covid-19 para os presidentes argentino e venezuelano.

"O Presidente da Argentina disse que eles vieram da Europa e nós viemos da selva", disse Jair Bolsonaro, ao referir-se a um discurso de Alberto Fernández na quarta-feira, em Buenos Aires.

"Lembro-me de quando Chávez morreu e Nicolás Maduro tomou posse, dizendo que falava com passarinhos nos quais a figura de Chavez havia personificado. Acho que para Maduro e Fernández não há vacina", afirmou o Presidente brasileiro, rindo em conversa com um pequeno grupo de seguidores às portas da residência oficial em Brasília.

16h06 - Metas de vacinação em causa no continente africano

Perto de 90 por cento dos países africanos vão falhar a meta da vacinação, em setembro, de pelo menos 10 por cento das respetivas populações contra a Covid-19, isto num momento em que cresce o espectro de uma terceira vaga no continente.

Matshidiso Moeti, diretor regional da Organização Mundial da Saúde para África, afirmou que o continente precisa de mais 225 milhões de doses para alcançar aquela meta.

15h33 - Governador brasileiro falta a depoimento

O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, faltou esta quinta-feira à Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado brasileiro que está a investigar as ações das autoridades locais na resposta à pandemia.

Wilson Lima, que havia sido convocado para falar sobre a crise de oxigénio ocorrida em janeiro e para explicar denúncias de desvio de dinheiro público, obteve uma decisão liminar favorável emitida pela juíza Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, para faltar ao depoimento ou ficar em silêncio, caso o desejasse.

A juíza fez notar que o governador já era investigado pela polícia.

14h47 - Pessoas com mais de 60 anos podem ser vacinadas sem agendamento

A modalidade "Casa Aberta" criada pela Task Force permite a primeira dose sem marcação no Centro de Vacinação no local onde está inscrito no Centro de Saúde que, normalmente, é também o local de residência.
Aquando da deslocação será verificado se a pessoa em causa é elegível para vacinação. Se esteve infetado há menos de seis meses, não pode ser vacinado.

14h14 - Mais 910 infeções e seis mortes confirmadas em Portugal

O último boletim epidemiológico divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde reporta mais 910 infeções e seis mortes associadas à Covid-19 em 24 horas. Desde o dia 6 de março que não se registava um número de novos casos tão elevado como hoje e já há muitos semanas que não se verificava um número tão elevado de mortos.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região mais afetada, com 61 por cento dos novos casos (557) e cinco das seis mortes. A região norte registou 179 novas infeções e um óbito, o centro 66, o Algarve 36 e o Alentejo 28. Foram ainda confirmados 38 casos nos Açores e seis na Madeira.

O número de doentes internados diminuiu: há menos 12 em enfermaria, para um total de 295. No entanto, há a registar mais dois doentes internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), aumentando o total para 72.

O boletim reporta ainda mais 534 recuperados, para um total de 814.023. Há ainda mais 370 casos ativos e mais 934 contactos em vigilância.

Desde que foi reportado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, já foram confirmadas 855.432 infeções e 17.043 mortes pela doença.

14h10 - Mais de metade dos adultos da UE já receberam uma dose de vacina

Mais de metade dos adultos da União Europeia (UE) já receberem pelo menos uma dose da vacina da covid-19, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

"Atingimos hoje metas importantes: mais de metade dos adultos na UE receberam pelo menos uma dose de uma vacina para a covid-19 e 100 milhões estão totalmente vacinados", escreveu Von der Leyen na sua conta na rede social Twitter.


Segundo dados da Comissão Europeia, receberam já a primeira dose de uma das vacinas 51% da população com mais de 18 anos na UE, tendo sido até agora distribuídas 328,6 milhões de doses e administradas 281,3 milhões.

O objetivo de Bruxelas é ter, já em juho, 70% da população adulta da UE vacinada.

14h02 - Testagem obrigatória em casamentos e baptizados

A testagem vai passar a ser obrigatória em casamentos, baptizados ou reuniões familiares que excedam um determinado número de convidados.
O Governo avança assim para mais um medida de contenção, e está apenas à aguardar que a DGS defina as regras.

Empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo local ficam também obrigados a testar.

13h45 - Pandemia já matou 3.764.250 pessoas em todo o mundo

A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 3.764.250 pessoas em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência AFP.

Mais de 174.350.990 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, segundo o balanço feito às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

Atendendo ao excesso de mortalidade direta e indiretamente devido à covid-19, a Organização Mundial de Saúde estima que os resultados da pandemia possam ser duas a três vezes superiores aos registados oficialmente.

Na quarta-feira, registaram-se 10.848 novas mortes e 427.475 novos casos em todo o mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes foram a Índia (6.148), Brasil (2.723) e Estados Unidos (668).

13h30 - Ministro britânico da Saúde britânico nega ter mentido sobre decisões durante pandemia

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, negou hoje ter "mentido" ao primeiro-ministro, Boris Johnson, sobre questões relacionadas com a gestão da pandemia covid-19, refutando as acusações feitas pelo ex-assessor do chefe do governo Dominic Cummings.

Numa audição perante deputados das comissões parlamentares de Saúde e Ciência, Hancock disse que durante a gestão da crise sempre se comportou com "integridade e honestidade".

O ministro contestou veementemente as acusações feitas por Cummings numa audição anterior, nas quais o ex-conselheiro de Johnson o acusou de "mentir" repetidamente, tanto em público quanto em privado, em questões relacionadas à crise, afirmando que Hancock deveria ter sido despedido "pelo menos 20 vezes.”

Como exemplo, Cummings referiu falhas no sistema de testes que fizeram com que pacientes com o vírus fossem transferidos de hospitais para lares de idosos, onde milhares de pessoas morreram com covid-19 nos primeiros meses da pandemia.

Questionado pelo deputado conservador, Greg Clark, se ele alguma vez disse algo ao primeiro-ministro sabendo que era incorreto, Hancock respondeu simplesmente com um retumbante "não".

O ministro admitiu ter tido indícios de que Cummings queria a sua "demissão", mas admitiu que "não tem ideia" do motivo.

13h10 - África com mais 369 mortes nas últimas 24 horas

África registou mais 369 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 133.543 óbitos, e mais 18.670 casos, com o número de infetados a subir para 4.969.847, segundo os dados oficiais mais recentes.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de recuperados é de 4.477.813, mais 8.414 nas últimas 24 horas.

12h54 - PIB do G20 recupera nível pré-pandemia no 1.º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do G20 regressou no primeiro trimestre ao nível registado no final de 2019, antes do início da pandemia, ao crescer 0,8% em cadeia, embora existam muitas diferenças entre os países membros, foi hoje anunciado.

Num comunicado hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) afirma que entre as economias do G20, a Índia, Turquia e China, cujos PIB já estavam acima dos níveis de antes da pandemia no último trimestre de 2020, continuaram a recuperar no primeiro trimestre deste ano, com crescimentos de 2,1%, 1,7% e 0,6%, respetivamente, (contra 9,3%, 1,7% e 2,6% no trimestre anterior).

12h00 - Origem da pandemia tem de ser apurada, exige a Europa

Na véspera da reunião do G7 - das sete economias mais ricas do mundo -, a União Europeia reclama o acesso livre de investigadores independentes às informações sobre a origem do novo coronavírus.

Na Cornualha, no Reino Unido, onde decorre a partir de amanhã a reunião do G7, a presidente da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu defenderam a nova investigação lançada pelos Estados Unidos.

11h47 - Diretora da ECDC afirma que Europa vai na direção certa, mas deixa alertas

“As coisas estão a seguir na direção certa, com a maioria dos países da Europa a relatar tendências de declínio nas taxas de notificação COVID-19 de 14 dias, ocupação do hospital e da unidade de terapia intensiva e mortalidade ”, disse Andrea Ammon, diretora do ECDC.

“No entanto, a transmissão SARS-CoV-2 permanece generalizada em grande parte da UE. Uma grande proporção da população em toda a Europa ainda permanece suscetível ao vírus. Ainda há muito poucas pessoas totalmente vacinadas para alcançar a imunidade populacional. As decisões para facilitar as medidas devem ser altamente sensíveis ao contexto local e devem incluir considerações sobre a circulação viral atual, a prevalência de variantes preocupantes e a cobertura de vacinação”, acrescenta.

11h35 - Casos em Timor-Leste baixam em Díli mas aumentam noutros municípios

O número de casos da covid-19 continua a descer significativamente em Díli, com mais recuperados que novas infeções, com o contrário a ocorrer em alguns dos municípios do país, especialmente Baucau e Viqueque, segundo dados atualizados.

Em comunicado, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) explica que nas últimas 24 horas se registaram 100 novos casos em Díli, 17 em Baucau, 11 em Viqueque, nove em Lautem, dois em Bobonaro e um em COvalima.

11h15 – OMS diz que nível de vacinação na Europa está longe de ser suficiente para evitar ressurgimento

O nível de vacinação na Europa é insuficiente para evitar o ressurgimento da pandemia, alertou o braço europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira, pedindo também para evitar o "erro" do aumento de casos durante o verão de 2020.

"A cobertura da vacinação está longe de ser suficiente para proteger a região de um ressurgimento", advertiu o diretor europeu da OMS, Hans Kluge, em uma entrevista coletiva online.

11h00 - Incidência acumulada na Alemanha abaixo dos 20 casos por 100 mil habitantes

A incidência acumulada em sete dias na Alemanha mantém-se abaixo dos 20 casos por 100 mil habitantes, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Robert Koch.

A incidência nas últimas 24 horas situa-se, no conjunto do país, nos 19,3 casos por cada 100 mil habitantes -com 16.014 casos numa semana - face aos 20,8 registados na quarta-feira e os 34,1 da quinta-feira passada.

Ainda de acordo com os dados, três estados do norte do país revelaram incidências abaixo de 10 - Schleswig-Holstein (9,9), Brandeburgo (9,3) e Mecklemburgo-Antepomerania -- enquanto os distritos de Tirschenreuth, na Baviera (sul) e Schwerin (Mecklemburgo-Antepomerania) não têm registo de novos contágios nos últimos sete dias.

As autoridades sanitárias registaram 3.187 novos contágios em 24 horas e 94 mortos devido à covid-19, face aos 4.640 novos positivos e 166 mortes registadas uma semana antes.

10h48 - EUA compram 500 milhões de doses da vacina Pfizer para dar a outros países

Os EUA vão comprar 500 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech covid-19 para doar a países necessitados, adiantou hoje a Casa Branca.

“Esta é a maior encomenda e doação de vacinas feita por um único país e um compromisso do povo americano em ajudar a proteger as populações ao redor do mundo contra a covid-19”, disse o executivo norte-americano.

Essas vacinas serão distribuídas "a 92 países desfavorecidos" através do sistema Covax, criado para garantir a distribuição equitativa de vacinas em todo o mundo.

As vacinas vão começar a ser enviadas em agosto, estimando-se a entrega de 200 milhões de doses até ao final do ano.

As outras 300 milhões de doses serão entregues até junho de 2022, referiu a Casa Branca.

10h32 - França arranca com segunda fase de desconfinamento

Ginásios, piscinas e salas dos restaurantes já podem reabrir em França. São medidas da segunda fase do desconfinamento, pelas quais os proprietários aguardavam com ansiedade.


10h17 - Índia registou hoje o número mais elevado de mortes num dia

A Índia registou hoje o número mais elevado de mortes diárias pelo novo coronavírus, com 6.148 óbitos, após uma revisão do número de vítimas no estado nortenho de Bihar.

Os contágios registaram uma ligeira subida, mas mantêm-se abaixo de 100.000 pelo terceiro dia consecutivo.

O número de mortes por covid-19 ascende já a 359.676, segundo o Ministério da Saúde, fazendo da Índia o terceiro país com maior número absoluto de mortes pela pandemia, só atrás dos Estados Unidos e do Brasil.

Os mais de 6.100 mortos registados nas últimas 24 horas no país representam um grande aumento em relação aos números dos últimos dias em cerca de 2.100.

9h45 - PE pede levantamento de patentes de produtos médicos, como vacinas

O Parlamento Europeu (PE) apelou hoje à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19.

Numa resolução aprovada por 355 votos a favor, 263 contra e 71 abstenções, o PE pede a suspensão dos direitos de propriedade intelectual para as vacinas da covid-19, de modo a acelerar a campanha global de vacinação.

Os eurodeputados querem o licenciamento voluntário, transferência de conhecimento especializado e tecnologia essenciais para aumentar a produção global a longo prazo e requerem o início negociações para uma suspensão temporária dos acordos sobre patentes de modo que os produtos médicos para a covid-19 sejam mais acessíveis.

A resolução apela ainda ao apoio dos maiores produtores e exportadores de vacinas -- a União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos - ao mecanismo de distribuição Covax, salientando que "para imunizar 70% da população mundial são necessárias 11 mil milhões de doses e apenas uma fração dessa quantidade foi produzida até hoje".

9h15 - Grande Entrevista. Epidemiologista defende vacinação de grávidas e testagem de jovens


8h35 - Austrália quer acolher estudantes estrangeiros no segundo semestre

Os estudantes estrangeiros regressarão às universidades do estado australiano de New South Wales, a partir do segundo semestre deste ano, graças a um programa piloto apresentado quinta-feira pelas autoridades com o qual pretendem reanimar este importante setor económico.

Os serviços educacionais a estrangeiros foram uma das maiores fontes de exportação da Austrália até a pandemia de covid-19 obrigar o Executivo de Camberra a fechar as fronteiras em março de 2020, o que significou um forte impacto nos empregos diretos e indiretos ligados ao setor.

8h20 - EUA com 370 mortos e 21.565 casos nas últimas 24 horas

Os Estados Unidos registaram 370 mortos devido à covid-19 e 21.565 casos da doença nas últimas 24 horas, indicou no sábado a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Desde o início da pandemia, os EUA contabilizaram 598.762 óbitos e 33.411.461 casos de covid-19, sendo o país com mais mortes e mais infeções no mundo.

8h00 - Pandemia esquecida no regresso dos parisienses à vida noturna

A pandemia está longe das preocupações dos parisienses que saíram pela primeira vez à noite em sete meses.
Com bom tempo, esplanadas alargadas a todos os centímetros de passeio e um ambiente convidativo, Paris voltou a ser uma festa.

O recolher obrigatório em França passou esta noite para as 23h00 e foi a primeira vez em largos meses que os parisienses puderam voltar a ver a noite cair numa esplanada, num restaurante ou pura e simplesmente entre amigos num parque. E a última coisa na cabeça de quem saiu esta noite era a pandemia.
Covid-19. Comissão Técnica de Vacinação recomenda que grávidas sejam vacinadas
Só falta conhecer o entendimento da Direção-Geral da Saúde. A Comissão Técnica de Vacinação recomenda que as grávidas sejam vacinadas contra a Covid-19. Em entrevista à RTP3, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes falou num consenso entre os especialistas quanto a esta recomendação.

Manuel Carmo Gomes aponta o meio da gravidez como a altura ideal para a vacinação.

Cabe agora à Direção-Geral da Saúde a última palavra sobre se e quando é que as grávidas devem começar a ser vacinadas.
Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra não avançam
Portugal regista o número mais elevado de infeções por Covid-19 desde Março.

Lisboa não vai avançar no desconfinamento. O mesmo acontece com Braga, Odemira e Vale de Cambra. Há ainda 10 concelhos em alerta

Em Lisboa a situação é considerada "preocupante".

A região tem registado um aumento de internamentos por Covid e o Governo reconhece estar a ter dificuldades em reduzir o número de casos.

A ministra da Presidência alerta que os números não permitem ajuntamentos, nem festas.

Perante estas decisões, o Presidente da República pediu um discurso "sem guinadas", equilibrado e prudente. Já o primeiro-ministro pede mais um esforço aos portugueses e explica que Lisboa não podia ser exceção às regras da matriz de risco.

De acordo com o último boletim epidemiológico, Portugal não registou nenhuma morte por Covid-19, mas o número de infeções é o mais elevado desde março.

Foram identificados 890 casos, mais de metade dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Há 307 doentes Covid internados nas enfermarias, mais 11 do que no boletim anterior. Nos Cuidados Intensivos estão 70, mais 4 do que nas anteriores 24 horas.
Máscara obrigatória nos espaços públicos até setembro
Vai continuar a ser obrigatório usar máscara em espaços públicos. O parlamento renovou a medida até meados de setembro.

Continuam também as coimas entre os 100 e os 500 euros para quem não cumprir.

Exceção para as pessoas do mesmo agregado familiar, ou para quem tenha um atestado médico a dizer que não pode usar máscara
Certificado digital Covid-19 aprovado
O Parlamento Europeu aprovou o certificado digital Covid-19.
O documento vai permitir aos cidadãos comunitários viajarem sem restrições dentro da União Europeia, já a partir de 1 de Julho

O documento terá informação sobre a vacinação, o resultado do teste, ou a recuperação da doença

O certificado obteve luz verde do Parlamento Europeu, com 546 votos a favor, 93 contra e 51 abstenções.