Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Foto: Homem de Gouveia - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


21h02 - Vacinação de menores de 12 a 15 anos saudáveis só com prescrição médica

A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu hoje que a vacinação de crianças com idades entre 12 e 15 anos sem doenças tem de ter prescrição médica, não bastando a vontade dos pais, como defendeu o Presidente.

Num esclarecimento hoje enviado à agência Lusa, a DGS considera, depois de ouvida a comissão técnica de vacinação contra a covid-19, que "deve ser dada a possibilidade de acesso à vacinação a qualquer adolescente com 12-15 anos por indicação médica".

18h01 - Milhares em Berlim protestam contra medidas anti-pandemia, 500 detidos

Milhares de pessoas protestaram hoje nas ruas de Berlim, na Alemanha, contra as medidas anti-pandemia do Governo, apesar das proibições de ajuntamentos, levando a confrontos com a polícia e 500 detenções, segundo as autoridades.

Mais de 2.000 polícias foram destacados para dissipar os manifestantes, segundo o departamento da polícia, que indicou terem sido "assediados e atacados", e responderam com o uso de bastões e gases irritantes.

A Alemanha aligeirou muitas das restrições em maio, permitindo a reabertura aos restaurantes e bares, mas, muitas atividades, como refeições em espaços fechados e estadas em hotéis, necessitam de um certificado de vacinação completa ou um teste recente negativo ao novo coronavírus.

O Querdenker, o maior e mais visível movimento anti-confinamento no país, tem atraído milhares de pessoas às suas manifestações, reunindo grupos ecléticos com aqueles que se opõem à vacinação, da esquerda à direita, os negacionistas da existência do vírus, os conspiracionistas e os extremistas de direita.

No início do ano, os serviços de informações de segurança alemães avisaram que o movimento se tem vindo a tornar cada vez mais radical, e tem alguns dos seus elementos sob vigilância.

17h50 - Itália regista 5.321 novos casos e cinco mortes nas últimas 24 horas

Itália registou 5.321 novos casos de covid-19 e cinco mortes nas últimas 24 horas, e já vacinou mais de 60% da população acima dos 12 anos de idade, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Com o balanço divulgado este domingo, o número total de casos acumulados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 em Itália desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, é agora de 4.355.348 contágios e o número de óbitos totaliza 128.068.

Apesar da diminuição em relação aos casos e óbitos reportados na véspera – 6.513 e 16, respetivamente -, as autoridades italianas notificaram um aumento de 103 doentes nos internamentos em enfermaria, que ascendem a 1.954, bem como em unidades de cuidados intensivos, onde deram entrada mais 16 pessoas, para um total de 230 pacientes.

Por outro lado, foram dadas como recuperadas da covid-19 mais 1.250 pessoas, elevando o número total para 4.135.930 desde fevereiro do ano passado.

17h28 - Fauci descarta novos confinamentos nos EUA apesar da variante Delta

Os Estados Unidos não deverão regressar aos confinamentos para conter a covid-19, apesar do aumento de casos devido à variante Delta do vírus, defendeu hoje o principal perito em doenças infecciosas do governo americano, Anthony Fauci.

"Penso que não vamos ter confinamentos. Temos uma percentagem suficiente de pessoas vacinadas para que não tenhamos de voltar à situação do inverno passado", afirmou o principal conselheiro médico do Presidente Joe Biden para a pandemia, numa entrevista ao programa "This Week", da estação televisiva ABC.

Contudo, o imunologista lamentou que o número de pessoas vacinadas "não é suficiente para esmagar o surto" e reiterou o apelo das autoridades norte-americanas para os cerca de 100 milhões de pessoas em condições de aceder às vacinas contra a covid-19 para o fazerem.

"As coisas vão piorar", avisou o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, que citou o aumento do número de casos na última semana.

16h14 - Pfizer e Moderna aumentaram preços das vacinas

As farmacêuticas Pfizer e Moderna aumentaram o preço das suas vacinas contra a covid-19 nos últimos contratos de fornecimento à União Europeia, subindo 25% e 13%, respetivamente, segundo a publicação Financial Times.

Os termos dos contratos, assinados este ano até 2023 para um fornecimento total de 2,1 mil milhões de doses, foram renegociados após estudos clínicos terem indicado que as vacinas mRNA das duas empresas apresentavam melhores taxas de eficácia contra a covid-19 do que as vacinas mais baratas desenvolvidas por AstraZeneca e Janssen, segundo o jornal britânico.

O preço de uma dose de vacina da Pfizer aumentou dos atuais 15,50 euros para 19,50 euros, de acordo com partes do contrato a que o Financial Times teve acesso, enquanto o preço de uma dose da vacina da Moderna subiu para 21,48 euros (25,50 dólares), face aos anteriores 19 euros (22,60 dólares) previstos no primeiro acordo de fornecimento.

Apesar desta subida, o preço da dose de vacina da Moderna até seria superior, mais concretamente 24 euros (28,50 dólares), referiu o FT, mas o valor acabou por ser revisto perante o aumento da encomenda.

15h01 - Centenas de profissionais de saúde viram o certificado digital caducar esta semana

Centenas de profissionais de saúde, os primeiros a serem vacinados em Portugal, viram os certificados digitais caducar esta semana. A Ordem dos Médicos refere inúmeros problemas em hotéis e restaurantes com os clínicos a descobrirem no local que o certificado tinha um prazo de validade de seis meses.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde garantem que o problema está resolvido e que basta renovar o documento na app do SNS24.

14h26 - Israel está a dar terceira dose da Pfizer a pessoas com mais de 60 anos

Israel está a vacinar com a terceira dose da Pfizer pessoas com mais de 60 anos. O Presidente e o ex-primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, já tomaram a vacina.

Enquanto isso, na rua, multiplicam-se as manifestações contra a vacinação no país. Em França, os protestos são contra as novas restrições e o certificado digital.

14h21 - TAC de doentes infetados com covid-19 ajudam a identificar tumores

Ao contrário das outras patologias, a deteção do cancro do pulmão ganhou com a pandemia. Acabaram por ser detetados mais tumores em fase precoce a partir das TAC de doentes que chegaram com covid-19 aos hospitais.

Um alento na luta contra o cancro mais mortal: mata mais de 13 portugueses por dia.

14h09 - Portugal com 2306 novos casos e oito óbitos em 24 horas

Nas últimas 24 horas, foram registados em Portugal mais 2306 casos de infeção por covid-19, elevando para 970937 o total desde o início da pandemia no país.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico, deram-se também mais oito óbitos no último dia, para um total de 17369.

No que respeita às faixas etárias, sete das vítimas mortais tinham mais de 80 anos e uma entre os 70 e os 79.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, do total de novos casos diários 874 ocorreram na região Norte, 227 no Centro, 770 em Lisboa e Vale do Tejo, 129 no Alentejo, 241 no Algarve, 48 nos Açores e 17 na Madeira.

Os internamentos em Portugal subiram no último dia, havendo agora 923 pacientes hospitalizados (mais 28 do que na véspera). Desses, 200 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (mais cinco).

14h00 - Alívio de medidas em vigor a partir deste domingo

12h54 - Alemanha exige teste negativo a quem quiser entrar no país sem vacinação completa

A Alemanha exige a partir um teste negativo para todos os viajantes com 12 anos ou mais que pretendam entrar no país e não tenham a vacinação completa contra a Covid-19 ou o certificado de recuperação da doença.

A exigência de um teste negativo é também alargada às pessoas imunizadas que entram no país a partir de uma área dominada por uma variante mais agressiva que não seja predominante na Alemanha.

Além disso, as pessoas não imunizadas que chegam de áreas de alto risco - incluindo Espanha e Países Baixos desde terça-feira - terão de observar uma quarentena de 10 dias, que pode ser reduzida através da apresentação de um teste negativo cinco dias após a chegada à Alemanha.

12h45 - Polícia municipal fiscalizou zona do Bairro Alto, em Lisboa

O Bairro Alto, em Lisboa, foi alvo de uma fiscalização da Polícia Municipal no sábado. A ação das autoridades decorreu na véspera das novas regras que permitem o encerramento de restaurantes e bares às 2h00. Proprietários e clientes há muito que esperavam pelas mudanças.

12h30 - Pelo menos 4,22 milhões de mortos no mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.220.816 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019. O balanço é da agência France Presse, com base em fontes oficiais.

Mais de 197.821.560 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

12h10 - ASAE encerra estabelecimento ilegal em Santiago do Cacém com "mais de 400 clientes"

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou no sábado à noite um estabelecimento ilegal em Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, onde estavam "mais de 400 clientes", sem cumprimento das medidas de controlo da pandemia.

12h26 - Cerca de 1.200 jovens com mais de 12 anos foram vacinados na Madeira

Mais de 1.200 adolescentes residentes na Madeira com idades entre os 12 e os 17 anos foram vacinados no sábado contra a Covid-19 no primeiro 'open day' promovido para este escalão etário, disse hoje fonte do Governo Regional.

De acordo com a informação enviada à agência Lusa pelo gabinete do secretário da Saúde da Madeira, do total de 2.036 vacinas administradas no sábado no centro de vacinação do Funchal, "1.207 foram a adolescentes entre os 12 e os 17 anos".

11h35 - Hackers atacam sistema de agendamento da vacinação na região de Lazio, Itália

"Está em curso um poderoso ataque de hackers ao banco de dados da região", adiantou o governo regional, reconhecendo que a situação poderá atrasar o ritmo da vacinação.

De acordo com a agência ANSA, a polícia italiana já está a investigar o caso para tentar identificar o autor do ataque.

Recentemente, a Itália anunciou que o certificado que comprova a vacinação ou imunidade à Covid-19 será obrigatória para o acesso a uma série de atividades. A decisão desencadeou uma série de protestos em todo o país contra o denominado "Passe Verde".

10h58 - Nigéria recebe quatro milhões de vacinas Moderna dos Estados Unidos

As doses foram transportadas por avião, para o aeroporto de Abuja, capital do país que passa agora por uma terceira onda da pandemia.

Este é o segundo lote de vacinas destinado à Nigéria, após as primeiras quatro milhões de doses da vacina da AstraZeneca, recebidas em março no âmbito do programa Covax, destinado ao fornecimento de vacinas a países de baixo rendimento.

10h15 - Reino Unido oferece incentivos aos jovens para se vacinarem

Descontos em aplicações na entrega de comida ou de táxi são alguns dos incentivos que serão oferecidos no Reino Unido para promover a vacinação entre os mais jovens, anunciou hoje o ministro da Saúde, Sajid Javid.

Numa nota de imprensa, Sajid Javid incentiva as pessoas entre os 18 e os 29 anos, mais relutantes em se vacinarem do que o resto da população adulta, a "aproveitarem esses descontos" e lembrou que a vacina contra a covid não só os protege a eles e os seus familiares, como permitirá que "voltem a fazer muitas das coisas" que foram retiradas.

De acordo com o comunicado, aplicações de táxi, Uber e Bolt oferecerão descontos nos serviços ou até passagens gratuitas para os postos de vacinação, enquanto os jovens poderão comprar comida a preço reduzido no Deliveroo, Uber Eats ou Pizza Pilgrim.

O Ministério da Saúde, que montou postos de vacinação para jovens em galerias de arte e centros comerciais, escreveu que, nos próximos dias, serão revelados mais incentivos que podem incluir descontos em restaurantes ou entradas mais baratas em cinemas, teatros ou festivais de música.

9h44 - Comunidade portuguesa no Brasil apela ao fim restrições nas viagens para vacinados

A comunidade portuguesa no Brasil pediu ao Presidente da República para que Portugal acabe com as restrições para quem está vacinado contra a Covid-19. O Certificado Digital Verde brasileiro não é reconhecido fora do país.

9h28 -Brasil regista mais 910 mortos

O Brasil registou 910 mortos e 37.582 novos casos de contágio por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o site oficial das autoridades de saúde do país, onde a estirpe delta tem vindo a progredir.

De acordo com a atualização diária oficial da situação pandémica, o Brasil regista um acumulado de 556.370 mortos e 19,9 milhões de casos confirmados até hoje, com 18,6 milhões de pessoas recuperadas da doença.

8h00 - Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou hoje que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que "esse espaço continua aberto à livre escolha dos pais".
"As autoridades sanitárias não proibiram a vacinação no caso de as crianças não terem doenças ou patologias. Esse espaço continua aberto à livre escolha dos pais", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado português falava no sábado aos jornalistas a partir do Consulado de Portugal em São Paulo reagindo à recomendação, na sexta-feira, pela Direção-Geral da Saúde, da administração prioritária de vacinas contra a Covid-19 em crianças entre os 12 e os 15 anos com doenças associadas graves.

"As crianças vacinadas beneficiam de uma prevenção que lhes é positiva, isso não foi vedado, nem proibido pela DGS e está aberto aos pais em termos de escolha para os seus filhos", sublinhou o Presidente da República, que falava à margem da assinatura de um protocolo.
Primeira fase do levantamento de restrições

Entra este domingo em vigor a primeira das três fases do plano de levantamento gradual das restrições. Agora todo o país passa a cumprir as mesmas regras.

Termina o dever de recolhimento nos concelhos com maior risco de incidência de Covid-19 e a restauração passa a funcionar até às 2h00, tal como eventos culturais e desportivos.

Bares e discotecas podem reabrir, mas com o mesmo horário da restauração.

Às sextas-feiras, a partir das 19h00 e aos fins de semana e feriados, é obrigatório apresentar o Certificado Digital Verde ou um teste negativo à Covid-19 para estrar nestes estabelecimentos.

O teletrabalho deixa de ser obrigatório, é apenas recomendado. Acabam as restrições de horários para o comércio.

Volta a ser permitido público nos eventos desportivos, mediante as regras da Direção-Geral da Saúde. Casamentos e batizados passam a ter um limite de lotação de 50 por cento. Os eventos culturais podem ter público até 66 por cento da lotação do espaço.

O controlo da Pandemia passa a ser feito "em função do critério da taxa de vacinação contra a Covid-19 por decisão do Conselho de Ministros, reunido na última quinta-feira.

As próximas fases de desconfinamento deverão ocorrer em setembro e outubro, altura em que haverá maior percentagem da população com o esquema de vacinação completo. Neste momento, 57 por cento da população já completou a vacinação.