Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h55 - Angola exige testes negativos a trabalhadores não vacinados e certificados para viajar

Angola vai condicionar o acesso de trabalhadores não vacinados à apresentação de um teste de despistagem da covid-19, com resultado negativo, e passar a exigir um certificado de vacinação a viajantes e candidatos à função pública.

As medidas constam de um aditamento ao decreto presidencial de 31 de agosto, que atualizou as medidas de propagação e controlo da covid-19, que entrou em vigor às 00:00 de dia 01 de setembro e foram anunciadas hoje pelo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Furtado.

Segundo as alterações introduzidas, "é estritamente recomendada a imunização por via da vacina de profissionais do setor da saúde e educação, bem como das forças de defesa e segurança com vista a prevenir o contágio em massa", disse o responsável

É também recomendada a vacinação dos funcionários públicos e de todos os funcionários do setor privado, bem como cidadãos que se desloquem em viagens interprovinciais, devendo estes ser dispensados do trabalho no dia da vacinação, excluindo-se da recomendação os menores de 18 anos.

23h48 - Decisão da Assembleia da República sobre máscaras na rua será assumida nos Açores

O uso de máscara em espaço exterior deixará de ser obrigatório nos Açores, assim que a Assembleia da República determinar o fim dessa obrigatoriedade a nível nacional, disse hoje o secretário regional da Saúde.

"A região está sempre dependente de algumas normas que implicam com direitos, liberdades e garantias que são emanadas pela Assembleia da República. Havendo essa decisão da Assembleia da República, será essa a decisão assumida na região", afirmou o titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses.

23h45 - México confirma mais de 263 mil óbitos

O Ministério da Saúde do México anunciou que o número total de mortes com Covid-19 no país subiu para 263.470 nas últimas 24h, período em que o coronavirus vitimou mais 330 pessoas.

O México conta ainda mais 5.127 casos confirmados de contaminação com o SARS-CoV-2, para um novo total de 3.433.511 infetados desde o inicio da pandemia no país.

23h20 - Portugal em condições de "partir por águas safas e ventos de feição" garante António Costa

O primeiro-ministro assumiu hoje que se chegou a temer que o país fosse ao fundo na crise pandémica, mas considera que a economia portuguesa resistiu e pode agora partir por "águas safas e com ventos de feição"

Esta análise sobre a forma como o país enfrentou a pandemia da covid-19 desde março de 2020 foi transmitida por António Costa em entrevista à TVI, que durou cerca de uma hora e que foi conduzida pelo jornalista Miguel Sousa Tavares.

"Vivemos momentos, de facto, em que tememos que fossemos ao fundo. Mas, hoje, graças à vacinação, estamos a poucas semanas de podermos considerar ter atingido um processo de controlo da pandemia. Ela não desapareceu, vai continuar a andar pelo mundo, os riscos da multiplicação de variantes em outros continentes permanecem, mas vamos conseguir atingir um ponto de segurança", declarou o líder do executivo.

23h00 - Surto em festas em Santa Cruz sobe para 46 infetados

O surto de covid-19 associado à participação em festas de diversão noturna na praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, subiu para 46 infetados e não está circunscrito, segundo o boletim epidemiológico hoje divulgado.

O surto subiu de 33 para 46 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico hoje divulgado pelo município a partir de informação reportada pelas autoridades locais de saúde.

Fonte oficial da autarquia explicou que "o surto não está circunscrito a um local específico e pode evoluir".

Os casos ativos associados têm idades entre os 15 e os 25 anos e outros 58 contactos diretos encontram-se em vigilância pelas autoridades de saúde.

22h40 - Angola regista mais 134 casos e 12 mortes


Angola registou, nas últimas 24 horas mais 134 casos de covid-19, 12 mortes e 189 pessoas recuperaram da doença, anunciou a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.

Dos casos, 85 são de Luanda, 9 da Huíla, 8 do Uíje, 6 do Cuando Cubango , 6 do Namibe, 5 do Bié, 4 de Cabinda, 3 do Huambo e 3 do Zaire, 2 do Cunene e 1 nas províncias da Lunda Sul, Malanje e Moxico.

As idades variam entre 11 meses e 98 anos, sendo 75 do sexo masculino e 59 feminino.

Houve 12 mortes com idades entre 17 e 85 anos, dos quais 8 do sexo masculino e 4 feminino, e foram recuperadas 189 pessoas com idades de 1 a 88 anos.

Angola contabiliza 48.790 casos, dos quais 1.282 óbitos, 44.054 recuperados e 3.454 casos ativos, tendo sido administradas mais de 2 milhões de doses de vacinas até à data.

22h15 - Brasil com mais 9.154 casos confirmados e 182 óbitos

Nas últimas 24h o Ministério da Saúde do Brasil registou mais 9.154 novos contágios com SARS-CoV-2 e 182 mortes com Covid-19.

Desde o início da pandemia o país conta com mais de 20 milhões de pessoas infectadas e 583.810 mortes, de acordo com dados oficiais.

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 605, e a novos casos é de 21.093, sendo que ambas representam as menores médias desde 07 de dezembro último.

O pico de óbitos na pandemia no país foi registado em 12 de abril de 2021, quando foi observada uma média de 3.124 mortes, número cinco vezes superior à média atual.

21h55 - Açores testam alunos da Terceira e São Miguel no regresso às aulas

Os Açores vão fazer testes de despiste do SARS-CoV-2 apenas aos alunos das ilhas Terceira e São Miguel, onde já foi declarada transmissão comunitária, e acima do 2.º ciclo essa testagem será aleatória, revelou hoje o secretário da Saúde.

"O que está definido, para já, é que irá haver uma testagem a todos os alunos do primeiro e segundo ciclo nas ilhas onde houve ou há transmissão comunitária, isto é, na Terceira e em São Miguel, e também uma testagem aleatória aos alunos dos níveis superiores, que não tenham sido vacinados. Isto decorrerá durante o primeiro período até ao Natal", avançou o titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses.

21h35 - Governo angolano faz sorteio mensal de eletrodomésticos para vacinados


O Governo angolano vai passar a sortear todos os meses um eletrodoméstico para atribuir a pessoas vacinadas, para estimular a população a aderir à imunização como forma de proteção contra a covid-19.

A medida foi anunciada hoje pelo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Furtado, e surge depois de, no dia 31 de agosto, o executivo angolano ter anunciado que será atribuído um automóvel, sorteado aleatoriamente, entre todos os cidadãos que se vacinem até 31 de dezembro.

21h20 - Secretário de Estado agradece adesão dos portugueses à vacinação
21h00 - Máscaras vão deixar de ser obrigatórias
20h45 - Arrancou a testagem a professores e funcionários nas escolas
20h30 -  Incidência acumulada em Cabo Verde sobe para 214 casos por 100 mil habitantes

A taxa de incidência acumulada de covid-19 em Cabo Verde subiu nos últimos 14 dias de 124 para 214 casos por 100 mil habitantes e o Rt aumentou para 1,23, anunciou hoje o diretor nacional de Saúde.

"Indicando que nós temos a transmissão comunitária de forma sustentada a nível nacional e por isso as medidas de prevenção devem continuar a ser observadas, de forma a evitar que a situação de descontrole muito mais", afirmou Jorge Noel Barreto, durante o balanço semanal da evolução da pandemia em Cabo Verde, realizado hoje, na Praia.

Acrescentou que os casos de covid-19 - 36.012 desde março de 2020 - "continuam a aumentar" em Cabo Verde desde o início de agosto, período que coincide (desde o início do mês) com o levantamento da maioria das restrições no arquipélago face ao processo de vacinação, crescimento que o diretor nacional de Saúde explica "sobretudo devido a pessoas que ainda não estão vacinadas".

19h40 - Chile aprova uso da vacina chinesa CoronaVac para mais de 6 anos

O regulador chileno da área da saúde aprovou o uso da vacina anti-Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech Ltd em crianças a partir dos seis anos.

A decisão alarga a base de população a ser inoculada.

O país já tinha aprovado a vacinação acima dos 12 anos com a vacina da Pfizer Inc/BioNTech. Desde maio, quase 655 mil pessoas receberam pelo menos uma dose desta vacina.

A CoronaVac, da Sinovac, está no centro do plano de vacinação chileno, com um total de 19.49 milhões de doses disponibilizadas.

Mais de 13 dos 19 milhões de chilenos já têm a vacinação completa.

18h55 - Mais de 80% dos jovens dos 12 aos 17 vacinados com uma dose

A percentagem de jovens entre os 12 e os 17 anos com pelo menos uma dose de vacina é de 81,09%.

Este fim de semana, 110 mil jovens entre os 16 e 17 anos receberam a segunda dose da vacina.

18h33 - China exige que viajantes oriundos de Portugal façam quarentena antes de partirem

A China passou a exigir que os viajantes oriundos de Portugal cumpram uma quarentena de 21 dias antes de partirem para o país asiático, informou hoje a embaixada chinesa em Lisboa, numa medida inédita de prevenção da covid-19.

As embaixadas da China na Bélgica, Rússia, Egito e Peru emitiram comunicados semelhantes, impondo uma quarentena no país de origem, a que se soma outra quarentena na chegada à China, de pelo menos 14 dias.

A China, à semelhança de outros países, já exigia que qualquer pessoa que viajasse do exterior cumprisse um período de quarentena à chegada, mas uma quarentena obrigatória antes de embarcar é um requisito inédito.

"Todo o pessoal de empresas com capital chinês deve ser colocado em quarentena, com 21 dias de antecedência, e fornecer certificados de quarentena carimbados pelas respetivas empresas", lê-se no comunicado difundido no portal oficial da embaixada da China em Lisboa.

"Tripulantes que tenham desembarcado em Portugal e pretendam embarcar com destino à China devem ser colocados em quarentena, em Portugal, por pelo menos 14 dias, devendo os certificados de quarentena ser emitidos pelas companhias aéreas", acrescenta a mesma nota.

No caso de Portugal, o único voo direto para a China, operado pela companhia aérea Beijing Capital Airlines, tem como destino a cidade chinesa de Xi'an, que exige 21 dias de quarentena a quem chega do exterior, num hotel designado pelas autoridades, e mais sete dias posteriores na respetiva residência na China.

Os passageiros devem ainda apresentar o certificado de vacinação ou o certificado de teste de antigénio negativo. Para além de um daqueles dois certificados, o passageiro deve apresentar os resultados negativos dos testes de ácido nucleico PCR e de anticorpos IgM.

18h02 - GNR põe fim a duas festas ilegais com mais de 700 pessoas em Palmela e Almada

A Guarda Nacional Republicana (GNR) terminou no fim de semana com duas festas ilegais em Palmela e Almada, distrito de Setúbal, que juntaram “mais de 700 pessoas” em desrespeito às medidas contra covid-19, anunciou hoje esta força de segurança.

17h45 - Espanha regista 9.639 novos casos e 133 mortes desde sexta-feira

A Espanha registou 9.639 novos casos de infeções de covid-19 desde sexta-feira, tendo o Ministério da Saúde espanhol também notificado mais 133 mortes atribuídas à doença durante esse período de três dias. O número de novos casos desceu do fim de semana anterior para este, passando de 15.489 para 9.639, enquanto o número de mortes diminuiu de 146 para 133.

17h37 - Autoridade sanitária guineense alerta para compra de cartões de vacinação

A Alta Comissaria contra a Covid-19 na Guiné-Bissau, a médica Magda Robalo, denunciou hoje ter informações de pessoas que estariam a tentar comprar cartão de vacina, sem terem recebido os imunizantes.

Falando durante o balanço semanal da evolução da pandemia da covid-19 no país, Magda Robalo disse ter informações de tentativa de compra de cartão da vacina como também de suborno dos agentes da vacinação para ganhar vantagens nas filas para a imunização.

Robalo considera os dois atos de criminosos e apela às pessoas a denunciarem qualquer das situações à Polícia Judiciária.

"Temos conhecimento do que existem pessoas que estão a fazer de tudo para adquirir o cartão da vacina contra a covid-19 sem tomar a vacina. Este ato é um crime e condenável, por isso aumentamos o controlo do nosso sistema da emissão de cartões de vacina" assegurou a médica.

17h20 - Número de novas infeções é o mais baixo dos últimos três meses


17h03 - Reino Unido regista 45 mortes nas últimas 24 horas

O Reino Unido registou 41.192 novos casos e 45 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje.

No domingo, o Reino Unido tinha registado 37.011 novos casos e 68 mortes, mas os valores relativos ao fim de semana são normalmente mais baixos devido ao atraso no processamento.

Nos últimos sete dias, entre 31 de agosto e 06 de setembro, a média diária foi de 113 mortes e 37.698 casos, o que corresponde a uma descida de 2% no número de mortes e subida de 12,2% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

16h29 - Regulador da UE analisa terceira dose de vacina da Pfizer após seis meses

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou hoje que irá avaliar, a pedido do consórcio farmacêutico Pfizer/BioNTech, uma eventual terceira dose de reforço da vacina contra a covid-19, a administrar seis meses depois da segunda para “restabelecer a proteção”.

“A EMA começou a avaliar um pedido para a utilização de uma dose de reforçada da Comirnaty [nome comercial da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19] a ser administrada seis meses após a segunda dose em pessoas com 16 anos de idade ou mais”, anunciou o regulador da União Europeia (UE) em comunicado.

O objetivo é que estas doses de reforço sejam “dadas a pessoas vacinadas - ou seja, pessoas que completaram a sua vacinação primária - para restabelecer a proteção depois de esta ter diminuído”, acrescenta o organismo, numa alusão a informação dada pelas farmacêuticas.

Caberá ao comité de medicamentos humanos da EMA realizar “uma avaliação acelerada dos dados apresentados pela empresa que comercializa a Comirnaty, incluindo os resultados de um ensaio clínico em curso, no qual cerca de 300 adultos com sistemas imunitários saudáveis receberam uma dose de reforço aproximadamente seis meses após a segunda dose”, refere o comunicado.

“O CHMP recomendará se as atualizações da informação sobre o produto são adequadas”, adianta o regulador europeu, falando num resultado que será apresentado “dentro das próximas semanas”.

Além desta dose de reforço, a EMA diz ainda estar a “avaliar dados sobre a utilização de uma terceira dose adicional de uma vacina - Comirnaty ou SpikeVax [nome comercial da vacina da farmacêutica Moderna] - em pessoas gravemente imunodeprimidas, ou seja, com sistemas imunitários enfraquecidos”.

“As pessoas com sistemas imunitários gravemente enfraquecidos que não atinjam um nível adequado de proteção na sua vacinação primária padrão podem necessitar de uma dose ‘adicional’ como parte da sua vacinação primária”, refere ainda o regulador da UE, prometendo que “comunicará oportunamente sobre o resultado destas avaliações”.

A posição da EMA é segue a já assumida pelo Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que num relatório divulgado na semana passada - e coassinado por especialistas da EMA - defendeu não existir “necessidade urgente” de administrar doses de reforço da vacina contra a covid-19, dado que os fármacos aprovados na UE são “altamente protetores” contra doença grave.

O regulador justifica no comunicado hoje divulgado que, “embora a EMA e o ECDC não considerem urgente a necessidade de doses de reforço de vacinas anticovid-19 na população em geral, a agência está a avaliar o presente pedido para garantir a disponibilidade de provas para apoiar doses adicionais, caso necessário”.

E, “enquanto a EMA avalia os dados relevantes, os Estados-membros podem já considerar planos preparatórios para a administração de reforços e doses adicionais”, aconselha ainda o regulador.

16h05 - R(t) e incidência a descer

Segundo a atualização desta segunda-feira, o índice de transmissibilidade do vírus, o R(t), desceu para 0,92 a nível nacional e para 0,93 no continente.

A incidência também desceu e está agora em 276,0 casos de infecção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias a nível nacional, valor que sobe para os 283,8 casos se apenas considerado o território continental.

A atualização anterior, divulgada no boletim da passada sexta-feira, dava conta de um R(t) de 0,96 a nível nacional e de 0,97 no território continental e de uma incidência de 295,5 casos de infecção por 100 mil habitantes no país e de 302,6 em Portugal continental.

15h55 - Portugal tem mais 663 casos de covid-19 e 12 mortos, nas últimas 24 horas

Há mais 663 casos confirmados de Covid-19 em Portugal e 12 vítimas mortais, esta segunda-feira. Segundo o boletim epidemiológico, há menos 458 casos ativos do que ontem, menos 772 contactos em vigilância e mais 1.109 recuperados.

A região Norte foi a que registou maior número de infeções nas últimas 2 horas, contabilizando mais 254 do que ontem. Em Lisboa e Vale do Tejo contabilizaram-se mais 185 casos, no Algarve mais 97, no Centro mais 55 e no Alentejo mais 42. Nos Açores há cinco novos casos e na Madeira 25.

Os internamentos voltaram a aumentar: estão internados em enfermarias 682 doentes covid-19 (mais 17 do que ontem) e 140 em Unidades de Cuidados Intensivos (mas dois do que ontem).

15h46 - Covid-19 reduziu a esperança média de vida em Itália

Na Itália, a covid-19 reduziu a esperança média de vida em 1,2 anos em 2020 e em mais de quatro anos em algumas das províncias mais atingidas, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (ISTAT).

"Em 2020 a propagação da pandemia de covid-19 e o aumento acentuado resultante no risco de mortalidade interromperam abruptamente o crescimento da esperança méda de vida ao nascer que caracterizava a tendência até 2019, resultando numa contração de 1,2 anos em comparação ao ano anterior", disse o ISTAT num comunicado.

Em 2020, a expetativa de vida ao nascer era de 82 anos: 79,7 anos para os homens e 84,4 anos para as mulheres, contra 81 anos e 85,3 anos em 2019. As diferenças são significativas dependendo da região. No norte, nas províncias de Bérgamo e Cremona, as mais atingidas da Itália, os homens perderam 4,3 e 4,5 anos de esperança média de vida, as mulheres 3,2 e 2,9 anos.

A pandemia de covid-19 matou 129.515 pessoas em Itália, metade dos quais nas regiões do norte (Lombardia, Piemonte, Ligúria, Umbria e Veneto), mas apenas 36% dos 60 milhões de italianos residem nesta zona.

15h28 - Task Force apela migrantes em Portugal a vacinar-se

Em comunicado de imprensa a Task Force da vacinação contra a Covid-19 apela "a todos os migrantes que ainda não tenham sido vacinados, independentemente da sua situação de regularização em Portugal, desde que detentores de um documento válido que os permita identificar, a juntarem-se ao processo de vacinação".

"Para o efeito, todos os centros de vacinação estão na modalidade 'Casa Aberta', sem restrições ao local de residência"

15h16 - Grécia. Vacinação começa a ser realizada em igrejas

A Grécia começou a administrar vacinas contra a covid-19 em locais abertos nas igrejas, num programa piloto recentemente anunciado pelo Governo como forma de encorajar mais pessoas a tomar as vacinas.

As unidades móveis da organização nacional da saúde grega começaram a administrar vacinas hoje no pátio de uma igreja em Archanes, uma cidade perto da cidade de Heraclião, no sul da ilha de Creta. A vacina de dose única Johnson&Johnson foi a usada nesta iniciativa e foram agendadas 52 marcações no primeiro dia.

O Governo anunciou o programa no mês passado, com unidades móveis de saúde para administrar vacinas em locais abertos das igrejas, inicialmente em Creta e depois expandindo para as principais cidades do país.

Mais de 5,7 milhões de pessoas já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19 neste país de cerca de 11 milhões de pessoas.

15h05 - Nova Zelândia vai levantar confinamento nacional exceto em Auckland

A Nova Zelândia vai levantar o confinamento imposto no país esta semana, anunciou hoje a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, especificando que continuará em vigor na cidade de Auckland, epicentro da pandemia da covid-19 no país.

Na noite de terça para quarta-feira, cerca de três milhões de neozelandeses poderão sair novamente e as escolas serão reabertas na quinta-feira, pela primeira vez em três semanas, detalhou Ardern.

A primeira-ministra sublinhou, no entanto, que em Auckland, onde a variante Delta - mais contagiosa - apareceu em meados de agosto, o confinamento permanecerá em vigor durante pelo menos mais uma semana.

O primeiro caso local de contaminação em seis meses foi registado em meados de agosto, levando ao confinamento nacional deste país de cinco milhões de habitantes.

14h43 - Cientista britânico afirma que variante delta torna pandemia mais imprevisível

A variante delta de covid-19 tornou mais difícil prever a evolução da pandemia devido à redução gradual da imunidade providenciada pelas vacinas, afirmou hoje o cientista britânico Neil Ferguson.

"É mais difícil prever a epidemia agora do que no início devido ao nível de imunidade na população", admitiu, num seminário organizado pelo Institute for Government, um centro de estudos sobre políticas e a administração públicas.

Ferguson, um dos cientistas mais influentes que aconselham o Governo britânico, disse que "a maioria dos epidemiologistas espera que o número de casos aumente, mas não sabe quando se chegará ao pico".

"Existe uma grande incerteza sobre os níveis de imunidade [porque] a eficácia das vacinas foi ligeiramente comprometida pela variante delta", explicou.

Ferguson vincou que duas doses das vacinas contra a covid-19 pessoas oferecem um grau elevado de proteção contra a hospitalização e morte, mas a elevada transmissibilidade da variante delta agravou o problema da redução da imunidade garantida pelas vacinas.

"Existem cada vez mais dados que mostram que a eficácia da vacina desaparece ao longo do tempo, mesmo sem a [variante delta]. Isso já era esperado", admitiu o cientista da universidade Imperial College London.

A evolução da pandemia também vai depender do comportamento das pessoas e taxas de contacto social, referiu, mencionando o aumento exponencial de casos no final de junho e início de julho no Reino Unido relacionados com o Euro2020 e o desempenho da seleção inglesa, finalista derrotada pela Itália.

14h25 - Portugal passa de sexto para 11.º país da UE com maior média de casos diários

Portugal desceu de sexto para 11.º país da União Europeia com maior média diária de casos de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes na última semana, segundo o 'site' estatístico Our World in Data. Portugal está com uma média de 170 novos contágios diários, enquanto Chipre está no topo da lista, com 284, seguido da Estónia (263), Eslovénia (260), Lituânia (257), Grécia (256), Bulgária (216), Irlanda (202), França (198), Bélgica (173) e Áustria (172).

A média europeia para este indicador situa-se em 127 - uma redução em relação aos 142 da semana passada -, enquanto a média mundial está em 77, descendo dos 82 da passada segunda-feira.

Quanto à média de mortes diárias atribuídas à covid-19 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal desce do sétimo para 11.º lugar na lista dos países da UE, com 1,08 neste indicador.

A média de novas mortes diárias atribuídas à covid-19 por milhão de habitantes na União Europeia mantém-se em 1,1, enquanto no mundo se situa em 1,2.

14h18 - Açores com cinco casos e três recuperações nas últimas 24 horas

Os Açores registaram cinco casos de covid-19 nas últimas 24 horas, três em São Miguel e dois no Pico, resultantes de 338 análises, anunciou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

14h06 - Número de trabalhadores em ‘lay-off’ em Cabo Verde desce há quatro meses

O número de trabalhadores em situação de ‘lay-off’ em Cabo Verde caiu em junho pelo quarto mês consecutivo, para 4.910, renovando mínimos desde o início da pandemia de covid-19, segundo dados oficiais.

De acordo com um relatório mensal do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), consultado hoje pela Lusa, desse total de trabalhadores abrangidos, a receberem 70% do salário, 2.711 eram mulheres.

13h50 - Angola começa a emitir certificado de vacinaçãoAngola começa a emitir certificado de vacinação

As autoridades angolanas já estão a emitir o certificado de vacinação para todas as pessoas que tenham as doses completas da vacina contra a covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde de Angola.

13h25 - Estado gastou 218 milhões de euros em testes PCR feitos no privado

O Estado gastou 218 milhões de euros em testes PCR feitos por laboratórios privados. Desde o início da pandemia, a Administração Central do Sistema de Saúde validou mais de 3 milhões de requisições para testagem.


13h19 - 77 por cento da população portuguesa com vacinação completa e o país com melhor taxa de 1ª dose.

É o país com melhor taxa de vacinação com a primeira toma, tendo inoculado já 85% da população. O Ministério da Saúde não se compromete para já com uma terceira dose da vacina e remete a manutenção do uso de máscara para a Assembleia da República.


13h05 - Pandemia já matou mais de 4,56 milhões de pessoas no mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.565.622 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Mais de 220.652.860 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

12h50 - Autoridades de Macau avançam com testes periódicos para grupos de risco

As autoridades sanitárias de Macau anunciaram hoje a implementação de testes à covid-19 periódicos para quatro grupos de trabalhadores que no trabalho diário possam estar mais expostos à doença.

Os grupos em causa são os profissionais de saúde, sobretudo os que trabalham em enfermarias de isolamento e nas urgências hospitalares, os trabalhadores dos postos fronteiriços e tripulantes de voos, funcionários de hotéis de observação médica (quarentena) e os trabalhadores que manuseiam produtos alimentares da cadeia de frio.

“Todas estas pessoas terão de fazer, pelo menos, um teste de ácido nucleico a cada sete dias”, disse o médico do Centro Hospitalar Conde de São Januário, Tai Wa Hou, na conferência de imprensa do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

“E para aqueles que apresentam um maior risco de exposição terão de fazer todos os dias o teste” à covid-19, “inclusivamente os trabalhadores da limpeza que procedem à desinfeção diária dos aviões, ou aqueles que estão em contacto com diagnosticados”, entre outros, acrescentou.

12h25 - Sydney pode atingir as 2.000 infeções diárias

Sydney, o epicentro do maior surto de covid-19 da Austrália, deve ter um pico diário de infeções na próxima semana, alertaram as autoridades esta segunda-feira, enquanto tentam acelerar a vacinação antes de reduzir as regras de confinamento.

A Austrália está tentar conter a terceira onda de infeções que atingiu as duas maiores cidades, Sydney e Melbourne, e a capital Canberra, forçando mais da metade dos 25 milhões de habitantes do país a rígidas restrições para ficar em casa.

Os casos diários nos subúrbios mais afetados de Sydney devem subir para 2.000 até meados deste mês, revelaram as autoridades.

11h58 - Timor-Leste regista duas mortes e 80 novos casos nas últimas 24 horas

Timor-Leste registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, e mais 80 casos de infeção com o vírus SARS-CoV-2, para o total de 17.698 casos desde o início da pandemia, segundo os últimos dados oficiais.

De acordo com o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) timorense, as vítimas mortais residiam uma em Díli, e outra em Bobonaro, tinham 64 e 71 anos respetivamente, e foram ambas vítimas de síndrome de insuficiência respiratória aguda.

O total de óbitos associados à covid-19 desde o início da pandemia é agora de 82.

Nas últimas 24 horas, as autoridades sanitárias timorenses registaram 80 novos casos de infeção, entre os quais 56 em Díli, 12 em Baucau e 10 em Raeda. Foram ainda assinaladas 130 recuperações, pelo que o total de casos ativos no país ascende hoje a 4.132.

A taxa média de incidência no país é de 12,8 por 100 mil habitantes, sendo que em Díli ascende aos 29,5/100 mil.

11h36 - Mais de 14 mil suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 14 mil suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 82 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed.

De acordo com o último relatório a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, até ao dia 31 de agosto foram notificadas 14.447 reações adversas (uma por cada 1.000 vacinas administradas), a maior parte (7.581) referentes à vacina da Pfizer/BioNtech (Comirnaty), seguindo-se a da AstraZeneca (Vaxzevria), com 4.188, a da Moderna (Spikevax), com 1.486, e a da Janssen, com 1.136 casos.

O Infarmed sublinha, contudo, que estes dados "não permitem a comparação dos perfis de segurança entre vacinas", uma vez que foram utilizadas em subgrupos populacionais distintos (idade, género, perfil de saúde, entre outros) e "em períodos e contextos epidemiológicos distintos".

Os dados do Infarmed indicam que por cada mil doses administradas foram comunicadas uma reação adversa no caso das vacinas da Pfizer (Comirnaty), Moderna e Jansen, enquanto no caso da caso da AstraZeneca (Vaxzevria) o valor passa para duas.

11h20 - Centros de vacinação do Douro Norte reduzem horário para metade

Os quatro centros de vacinação covid-19 do Douro Norte reduzem para metade o horário de funcionamento a partir de terça-feira e, no final do mês, os meios começarão a ser deslocados para os centros de saúde.

A informação foi dada hoje pelo diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro I - Marão e Douro Norte, Gabriel Martins, que referiu que o volume de utentes que se querem vacinar “começa a ser residual”.

Na área deste ACES, que abrange sete municípios - Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real -, foram vacinados com a primeira dose da vacina 82% dos utentes e a taxa de vacinação completa está na ordem dos 79%.

“Começamos a ter um volume de utentes que já é ou resistente à vacinação ou então é em número muito pequeno e, como tal, não justifica termos equipas inteiras a garantir a permanência dos centros de vacinação para uma afluência tão baixa e, numa lógica de poupança e de otimização de recursos, vamos reduzir 50% aquilo que é a nossa capacidade instalada nos centros de vacinação”, explicou Gabriel Martins.

Assim, a partir de terça-feira, o centro instalado no Regia Douro Park, em Vila Real, passa a funcionar das 08:00 às 14:00 de segunda-feira a sábado, as unidades de Alijó e Murça passam a estar abertas às sextas-feiras, das 08:00 às 14:00 e, no Peso da Régua, o centro de vacinação passa a estar aberto quinta e sexta-feira, das 08:00 às 14:00.

10h53 - Mais dois países da UE com planos aprovados para aceder às verbas da recuperação

A República Checa e a Irlanda tiveram hoje os seus planos de recuperação e resiliência (PRR), para aceder às verbas pós-crise, aprovados pelos ministros da União Europeia (UE), havendo já 18 países com aval da Comissão e Conselho.

Estes dois planos tinham já tido a aprovação da Comissão Europeia e esse aval foi hoje endossado pelos ministros da Economia e das Finanças da UE, que reunidos esta manhã por videoconferência num encontro extraordinário “congratulam-se com a avaliação” do executivo comunitário, informou o Conselho em comunicado.

Uma vez aprovado este terceiro pacote de planos nacionais de investimentos e reformas, resta à Comissão Europeia celebrar com os dois Estados-membros os acordos de financiamento – que regulam a transferência das subvenções – e de empréstimos, sendo que o PRR da República Checa ascende a sete mil milhões de euros e o da Irlanda a 989 milhões de euros.

Este passo permitirá também que Bruxelas faça desembolsos ao abrigo do pré-financiamento previsto de 13% (do montante total de cada PRR), embora a Irlanda não tenha solicitado que uma parte dos fundos que lhe foram atribuídos antecipadamente, segundo o Conselho.

10h34 - África com mais 368 mortes e 18.745 infetados nas últimas 24 horas

frica registou 368 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 199.500 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 18.745 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de casos no continente é de 7.910.086 e o de recuperados é de 7.143.322, mais 67.585 nas últimas 24 horas.

A África Austral continua a ser a região mais afetada do continente, com 3.753.507 casos e 104.111 óbitos associados à covid-19. Nesta região, encontra-se o país mais atingido pela pandemia, a África do Sul, que contabiliza 2.819.945 casos e 83.419 mortes.

O Norte de África, que sucede à África Austral nos números da covid-19, atingiu hoje 2.397.486 infetados com o vírus SARS-CoV-2 e 64.222 mortes associadas à doença.

A África Oriental contabiliza 923.802 infeções e 19.041 mortos, e a região da África Ocidental regista 613.602 casos de infeção e 8.911 mortes. A África Central é a que tem menos casos de infeção e de mortes, 221.689 e 3.215 respetivamente.

A Tunísia, o segundo país africano com mais vítimas mortais a seguir à África do Sul, regista 23.817 mortes e 674.047 infetados, seguindo-se o Egito, com 16.789 óbitos e 290.027 casos, e Marrocos, que contabiliza o segundo maior número de infeções em todo o continente, 884.085 casos, mas menos mortes do que os dois países anteriores, 13.073 óbitos associados à doença.

Entre os países mais afetados estão também a Argélia, com 5.420 óbitos e 198.004 pessoas infetadas, o Quénia, com 4.786 mortes associadas à doença e 240.172 contágios e a Etiópia, com 4.763 vítimas mortais e 314.984 infeções.

Em relação aos países de língua oficial portuguesa, Moçambique contabiliza 1.878 mortes associadas à doença e 147.923 infetados acumulados desde o início da pandemia, seguindo-se Angola (1.270 óbitos e 48.656 casos), Cabo Verde (315 mortes e 35.928 infeções), Guiné Equatorial (128 óbitos e 9.760 casos), Guiné-Bissau (121 mortos e 5.902 infetados) e São Tomé e Príncipe (37 óbitos e 2.683 infeções).

10h06 - Ministros da Saúde do G20 querem vacinas em todos os países do mundo

Os ministros da Saúde dos 20 países mais ricos do mundo vão tentar chegar hoje a um acordo para que as vacinas da Covid cheguem a todos os países do mundo.

Os governantes estão reunidos desde ontem em Roma, em Itália.

O ministro italiano considera que a vacina é mesmo o único meio para evitar novas medidas restritivas, numa altura em que as principais economias do mundo tentam voltar à normalidade.


Assim, o principal objetivo deste encontro é assinar um Pacto para fazer chegar a vacina a todos, mesmo aos países mais pobres.

9h39 - Costa Rica recebe 69.600 doses de vacinas doadas por Espanha ao abrigo do programa COVAX

9h16 - Grande parte da Nova Zelândia vai sair de confinamento

A primeira-ministra da Nova Zelândia anunciou que parte do país vai desconfinar a partir de quarta-feira, após um forte confinamento imposto há algumas semanas, quendo um caso foi detetado em Auckland.

No entanto, o uso de máscaras em espaços fechados continua a ser obrigatório e os limites de capacidade dos espaços passam para o máximo de 50 pessoas no interior e 100 no exterior.

8h53 - A flora intestinal e os sintomas da Covid-19

As pessoas que sofrem de desequilíbrio da flora intestinal têm quase três vezes mais de risco de desenvolver sintomas graves da Covid-19. A conclusão é de um estudo português da NOVA Medical School, em que participaram 115 pessoas.

A investigadora Conceição Calhau esteve no Bom Dia Portugal a explicar as conclusões do estudo.


8h37 - China soma 18 novos casos e todos oriundos do exterior

A China anunciou hoje que foram diagnosticados 18 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, indicando que o país conseguiu efetivamente controlar surtos recentes, ocorridos em diferentes regiões.

A China enfrentou, nas últimas semanas, vários surtos, mas que estão já aparentemente sob controlo, após as autoridades imporem medidas de confinamento nas regiões afetadas.

Os casos “importados” foram detetados no município de Xangai (leste) e nas províncias de Guangdong (sudeste), Yunnan (sul), Sichuan (centro), Fujian (sudeste), Henan (centro), e Guangxi (sul), indicou a Comissão de Saúde da China.

8h11 - Autoeuropa retoma produção mas continua a falta de componentes devido à Covid-19

A fábrica de automóveis da Autoeuropa em Palmela retoma hoje a produção, apesar das dificuldades dos fornecedores asiáticos de semicondutores, face a medidas de confinamento devido à covid-19, disse à agência Lusa o coordenador da Comissão de Trabalhadores.

A retoma da atividade laboral na fábrica da Volkswagen tinha sido anunciada a semana passada por fonte oficial da empresa.

7h45 - Iraque limita peregrinação xiita a 40 mil fiéis estrangeiros

O governo iraquiano limitou a entrada no país a 40 mil fiéis estrangeiros para participar na peregrinação de Arbain na cidade santa de Kerbala, um dos eventos religiosos mais importantes do ramo xiita do Islão, devido à covid-19.

Segundo um comunicado oficial, este ano só será permitida a entrada de 30 mil peregrinos procedentes do Irão, país de maioria xiita, e a mais 10 mil pessoas de outras nações do mundo, para prevenir a propagação do coronavírus responsável pela pandemia.

Para participar nas cerimónias, que decorrem entre 27 e 28 de setembro, todos os visitantes estrangeiros terão de entrar no Iraque "exclusivamente" através dos seus aeroportos, e deverão apresentar um certificado negativo ao vírus realizado pelo menos 72 horas antes da entrada no país.

7h30 - Estado gastou mais de 200 milhões de euros com testes PCR feitos no privado

Os números são divulgados hoje pelo jornal Público.

Dizem respeito ao valor gasto desde março de 2020 até julho deste ano. No total, são cerca de 218 milhões de euros em mais de 3 milhões de testes.

Os valores praticados pelos laboratórios privados têm sofrido alterações ao longo da pandemia.

Covid-19. Portugal atingiu 85% da população com uma dose da vacina
Portugal atingiu este domingo 85% da população com uma dose da vacina contra a covid-19, disse a diretora geral de saúde. Mais precisamente, ao fim do dia de domingo, Portugal tinha 84,9% da população vacinada com pelo menos uma dose. A informação foi avançada pela equipa que coordena o plano de vacinação. 76, 79% das pessoas já têm a vacinação completa.

Portugal é neste momento um dos países do mundo com taxa de vacinação mais elevada, relativa à primeira dose.

A diretora-geral da Saúde adiantou que estão previstos três cenários de resposta face à evolução da pandemia nos próximos meses.

“É um dia importante para todos nós. 85% da população portuguesa tem uma dose da vacina e esse é um resultado que devemos todos, enquanto povo, estar bastante orgulhosos", salientou Graça Freitas na SIC Notícias.

"Há sempre algum cuidado em encarar o outono e o inverno", estações de "grande stress em termos da saúde", devido à circulação de vírus respiratórios, mas salientou que, este ano, ao contrário do que aconteceu em 2020, a maior parte da população vai estar imunizada contra o SARS-CoV-2.

De acordo com Graça Freitas, o "bom cenário" prevê que se mantenha a atual "tendência estável e decrescente" da pandemia, em que a variante Delta continuará a ser a predominante e a vacina não perde a sua eficácia.

"No segundo cenário pode acontecer uma subida lenta do número de casos porque a vacina pode ir perdendo o seu efeito ao longo do tempo, mas ainda sem uma nova variante. Será um cenário de mais casos, provavelmente, mais ligeiros do que graves", adiantou a diretora-geral.

O "cenário pior, que não está posto fora de questão", contempla o surgimento de uma nova variante do vírus, o que obrigaria à adoção de medidas para "aguentar, novamente, uma grande pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde e sobre o sistema de saúde", admitiu.
Terceira dose?
Sobre a possibilidade de administração uma terceira dose a grupos vulneráveis, como os idosos, Graça Freitas adiantou que a farmacêutica Pfizer submeteu, nos últimos dias, à Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) o pedido para aprovação deste reforço de imunização.

"Teremos de esperar que o regulador nos diga se sim, se não. De qualquer maneira, estamos a fazer o trabalho de casa em duas frentes: a científica, que vai acompanhando toda a evolução, e a logística. Continuamos a adquirir vacinas para um cenário de ser necessário a terceira dose ou de reforço", assegurou.

No que se refere ao fim da obrigatoriedade do uso de máscara, a diretora-geral da Saúde recordou que essa é uma decisão da Assembleia da República, mas adiantou que, com 85% da população vacinada, a "circulação do vírus será muito menor". Mas Graça Freitas defende que devera ser necessário o uso de máscara em alguns casos, como o de ajuntamentos de pessoas em que não é possível manter o distanciamento.
Maioria dos adolescentes iniciou processo vacinal
Mais de 80% da população portuguesa entre os 12 e os 17 anos já iniciou o processo vacinal.

No fim de semana decorreu a segunda fase da vacinação para muitos desses jovens, com longas filas em alguns centros.

Para muitos, a principal motivação é o início do novo ano escolar.

Cerca de 40 mil alunos e 6.500 professores regressam a partir de hoje às escolas na Madeira para o início de um ano escolar "mais fortalecidos para enfrentar a covid-19", disse o secretário da Educação do arquipélago.

"Estamos mais fortalecidos para enfrentar a pandemia da covid-19, por termos atingido uma condição mais efetiva de controlo e prevenção da doença”, disse Jorge Carvalho na mensagem sobre o início do ano letivo enviada às redações.

O responsável insular salientou que "a pandemia não se extinguiu", alertou que "os cuidados exigidos no seu combate continuam válidos", pelo que as escolas mantêm os respetivos planos de contingência, orientações específicas.
Começa esta semana a testagem massiva nas escolas
De acordo como o calendário apresentado pelo Governo, a partir de hoje e até dia 17 de setembro serão testados docentes e não docentes.

De 20 de setembro a 1 de outubro é a vez dos alunos do ensino secundário.

A terceira fase abrange os alunos do terceiro ciclo.

Deverá decorrer entre 4 e 15 de outubro.