Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23H50 - Brasil ultrapassa barreira de 21 milhões de casos positivos de Covid-19

O Brasil registou mais 6.645 novos casos de infeção com o SARS-Cov-2 e mais 215 óbitos com Covid-19 no fim-de-semana, informou o Ministério da Saude do país

O novo total de infeções atingiu assim os 21.006.424 desde o início da pandemia.

Em relação aos óbitos, o país sul-americano concentra um total de 587.066 vítimas mortais desde o início da pandemia.

Porém, os números são parciais, uma vez que o Rio de Janeiro e o Ceará, dois dos Estados mais afetados pela pandemia no país, não conseguiram comunicar atempadamente os registos da doença das últimas 24 horas devido a problemas técnicos, situação que vem sendo recorrentes nas últimas semanas.

Após mais de 10 dias consecutivos em queda, a média móvel de mortes subiu ligeiramente durante o fim de semana e está hoje em 465.

23H40 - Aeroporto londrino de Heathrow perde 71% de passageiros em agosto face a 2019

O aeroporto de Heathrow, em Londres (Inglaterra), que até 2019 era o mais movimentado da Europa, caiu para a 10.ª posição no continente, depois de ter registado menos 71% de passageiros em agosto em relação há dois anos.

O aeroporto londrino ficou atrás de aeroportos como o de Paris (França), Amesterdão (Países Baixos) e Frankfurt (Alemanha).

Cerca de 2,2 milhões de passageiros viajaram através de Heathrow no mês passado, contra 1,5 milhões assinalados em julho, mas menos 71% em relação a agosto de 2019, antes a pandemia da covid-19, informou a gestora do aeroporto em comunicado.

Os responsáveis pelo aeroporto indicaram que outros aeroportos europeus estão "recuperar num ritmo muito maior", atribuindo a queda no tráfego às "restrições em constante mudança" impostas pelo governo britânico.

O aeroporto de Heathrow lamentou também os testes "excessivos e desnecessários" ao novo coronavírus, que as pessoas têm de fazer à chegada ao Reino Unido.

23h30 - México. Mais 4.161 casos de infeção e 221 mortes

As autoridades de Saúde mexicanas anunciaram 4.161 novos caos de contágio do coronavirus SARS-CoV-2, para um novo total de 3.516.043 desde o inicio da pandemia.

Registaram-se ainda 221 novos óbitos com Covid-19, o total de mortos provocados pela pandemia ascende oficialmente a 267.969 no país.

23h14 - EUA alertam contra viagens para o Afeganistão, Albânia e Sérvia, entre outros destinos

O Centro norte-americano para o Controlo e Prevenção de Doenças apelou os cidadãos dos Estados Unidos a evitar viagens para destinos onde a pandemia de Covid-19 é causa de preocupação.

A lista inclui o Afeganistão, a Albânia, a Sérvia, o Belize, a Lituânia e quatro outros Estados. O "Nível 4 - Muito Elevado" de risco, foi atribuído a Grenada, às ilhas de Saint Kitts e Nevis, à Eslovénia e às Ilhas Maurícias.

No nível imediatamente inferior, o 3, encontram-se a Austrália, a Roménia e a Etiópia, assim como o Brasil, que desceu do nível 4.

O Departamento de Estado emitiu recomendações paralelas de "não viajar" para a mioria dos países nomeados pelo CDC.

22h42 - “Número significativo” de falhas da vacina Janssen detetado em França

Um “número significativo” de casos de falha da vacina contra a covid-19 da Janssen, que funciona com uma dose única, foi detetado em França, indicou hoje a Agência do Medicamento (ANSM).

“Um número significativo de casos de falha da vacina Janssen foi relatado, incluindo formas graves (morte, reanimação), bem como uma presença acima do normal de doentes vacinados com a Janssen nos cuidados intensivos de dois CHU (Centros Hospitalares Universitários)”, em Marselha (sul) e Tours (oeste), observa a ANSM no seu relatório periódico de supervisão das vacinas.

Desde abril, foram dadas em França cerca de um milhão de injeções desta vacina comercializada pelo laboratório norte-americano Johnson & Johnson (J&J), a única a ser administrada com uma só dose.

Entre as pessoas vacinadas com a Janssen, foram assinalados 32 casos de infeção com covid-19, o que corresponde a uma incidência de 3,78 casos em cada 100.000 pessoas.

Desses 32 casos, 29 eram graves e registaram-se quatro mortes (de pessoas com idades entre 73 e 87 anos).

Esses doentes gravemente atingidos pela doença apresentavam “na maioria, formas graves de comorbidades de risco”, segundo a ANSM.

22h30 - Regresso às aulas arranca com medidas especiais para ano letivo seguro

Começa terça-feira o regresso às aulas. Em algumas escolas há redução de turmas, outras experimentam novos caminhos para evitar a concentração de alunos. Tudo para um ano letivo mais seguro em pandemia.

22h18 - Dose de reforço já começou a ser administrada a doentes imunodeprimidos

Portugal já começou a administrar a dose de reforço em doentes imunosuprimidos.

À medida que o processo avança, começam a ser reduzidos os horários dos centros de vacinação.

É o caso de Matosinhos, onde, a partir desta segunda-feira, o atendimento dos utentes passa a ser feito da parte da manhã.

22h11 - Muitos continuam a usar máscara na rua, apesar de já não ser obrigatório

Já não é obrigatório o uso de máscara na rua. Há apenas recomendação para a utilização desta proteção sempre que não seja possível manter o distanciamento de dois metros e onde seja previsível a aglomeração de pessoas. Muitos acreditam que a medida é precoce.

18h02 - Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo.

A reunião de quinta-feira, prevista para as 15:00, de acordo com a mesma fonte, decorrerá em formato "semipresencial", esperando-se que, tal como aconteceu em 09 de julho passado, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, estejam na sede do Infarmed.

Como tem sido habitual, a ministra da Saúde, Marta Temido, e grande parte dos especialistas estarão presentes e, desta vez, os diferentes partidos com assento parlamentar poderão enviar um elemento à reunião. Os restantes acompanharão os trabalhos por videoconferência.

Na semana passada, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantou que nesta nova reunião do Infarmed será debatido o novo patamar do processo de desconfinamento, num momento em que Portugal está próximo de ter 85% da população vacinada contra a covid-19.

17h48 - Espanha regista 7.804 novos casos e 103 mortes desde sexta-feira

A Espanha registou 7.804 novos casos de infeções de covid-19 desde sexta-feira, tendo o Ministério da Saúde espanhol também notificado mais 103 mortes atribuídas à doença durante esse período de três dias.

O número de novos casos desceu do fim de semana anterior para este, passando de 9.639 para 7.804, enquanto o número de mortes diminuiu de 133 para 103.

O número total de casos desde o início da pandemia é de 4.915.265 e já morreram 85.393 pessoas com a doença.

De acordo com os números divulgados pelas autoridades sanitárias espanholas, a incidência acumulada (contágios) continua a baixar, tendo diminuído de 131 (sexta-feira) para 116 casos (hoje) diagnosticados nos últimos 14 dias por cada 100.000 habitantes.

17h40 - Número de casos de infeção em queda acentuada

Há mais cinco vítimas mortais por covid-19 nas últimas 24 horas. Foram ainda registadas 458 novas infeções. Este é o número mais baixo de casos desde o passado dia 6 de junho, ou seja, há mais de três meses.
Uma tendência de queda que começou ainda o mês passado, como conta o jornalista da Antena 1 João Torgal.

17h11 - Plano para desativar centros de vacinação "está a ser desenhado", diz task force

A task force que coordena o programa de vacinas contra a covid-19 anunciou hoje que “está a ser desenhado um plano” para desativar os centros de vacinação, um processo gradual que vai arrancar quando 85% da população estiver completamente vacinada.

“Está a ser desenhado um plano para a desativação gradual dos centros de vacinação covid-19, cujo início deverá coincidir com a meta dos 85% [da população] com esquema vacinal completo”, adiantou à Lusa a estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

Segundo a mesma fonte, face à redução do ritmo atual, os centros de vacinação, que estão a funcionar em modalidade de “casa aberta” e sem restrições de faixas etárias nem de local de residência dos utentes, estão a adaptar os “recursos e profissionais disponíveis às necessidades de vacinação planeadas”.

A task force que coordena a logística da vacinação reafirmou ainda que estima atingir, na última semana deste mês, os 85% da população com a vacinação completa contra o coronavírus SARS-CoV-2.

16h50 - Investigador Miguel Castanho defende que terceira dose é redundante

Miguel Castanho, investigador do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, considera que administrar uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas saudáveis não faz, para já, sentido. Isto porque, afirma o investigador, o nível de imunidade contra a doença é ainda elevado.


16h23 - Reino Unido regista 61 mortes e quase 31 mil novos contágios

O Reino Unido registou 61 mortes e 30.825 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje.

Nos últimos sete dias, entre 07 e 13 de setembro, a média diária foi de 141 mortes e 34.521 casos, o que corresponde a uma subida de 25,1% no número de mortes e uma descida de 8,4% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

Desde o início da pandemia, foram notificados 134.261 óbitos de covid-19.

Nas passadas 24 horas foram administradas 67.570 vacinas no país.

Atualmente, 89,1% da população com mais de 16 anos foi imunizada com uma primeira dose e 81% tem a vacinação completa.

15h57 - R(t) e incidência descem para 0,85 e 208,3 a nível nacional, respetivamente

O boletim reporta ainda uma descida da incidência e do índice de transmissibilidade, conhecido por R(t).

O R(t) situa-se agora em 0,85 a nível nacional e 0,84 a nível continental. Na atualização anterior, o valor deste indicador situava-se em 0,87.

Também a incidência regista hoje uma descida. A nível nacional, a incidência é agora de 208,3 casos por 100 mil habitantes - um decréscimo face aos 240,7 casos por 100 mil habitantes reportados na última atualização da DGS.

A nível continental, a incidência aumenta para 214,0. Na análise anterior, a incidência era de 247,9 no continente.

15h48 - Mais cinco mortes e 458 casos de Covid-19 em Portugal

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) reporta mais 458 infeções por Covid-19 e cinco mortes associadas à doença.

O número de doentes internados aumentou para 586 (mais 17), mas há menos uma pessoa nos cuidados intensivos em relação ao dia anterior (119 no total).

A área de Lisboa e Vale do Tejo, com 164 novos casos e a região Norte, com 149, têm 68,3 por cento do total das novas infeções verificadas nas últimas 24 horas. Foram ainda reportados mais 57 casos no Algarve, 45 na região centro e 29 no Alentejo.

Do total de mortes, duas foram registadas na região norte, outras duas na região centro e uma em Lisboa e Vale do Tejo. Relativamente às idades das vítimas, três tinham mais de 80 anos, uma entre os 70 e os 79 e uma entre os 60 e os 69.

O boletim reporta ainda mais 907 recuperados, para um total de 1.000.811 recuperações. Há ainda menos 454 casos ativos (37.365 no total) e menos 827 contactos em vigilância (36.416 no total).

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, já foram confirmadas 1.056.042 infeções e 17.866 mortes associadas à doença.

15h20 - Cerca de 129 mil jovens dos 12 aos 15 anos foram vacinados no fim de semana

Os dados adiantados pela task-force à RTP correspondem a inoculações até às 18h00 de domingo. Sábado foi o dia com mais jovens dos 12 aos 15 anos, com cerca de 105 mil doses administradas.


14h45 - Especialistas afirmam que não há evidência cientifica que justifique uma 3ª dose

A revista científica "The Lancet" publicou um artigo onde revela que não há evidência científica, até ao momento, que justifique um reforço da vacinação na população em geral.

A conclusão é assinada por especialistas da área, alguns fazem parte da Organização Mundial da Saúde e da Autoridade do Medicamento Norte-americano.
Neste artigo é referido que as vacinas têm uma alta eficácia até mesmo contra a variante Delta atribuindo 95% de eficácia em relação à doença grave.

Os ensaios demonstraram ainda que apesar do nível de anticorpos em pessoas vacinadas diminuir com o tempo, a vacina confere proteção contra a doença grave.

Por este motivo os especialistas desaconselham a administração de uma dose de reforço na população em geral.

14h35 - Centros de vacinação reduzem horário de funcionamento

À medida que o processo de vacinação avança começam a ser reduzidos os horários dos centros. É o caso de Matosinhos onde, a partir de hoje, o atendimento dos utentes passa a ser feito da parte da manhã.


14h25 - Alguns portugueses assumem que vão continuar a usar máscara na rua

Esta manhã já se viram muitos portugueses sem máscara. Mas apesar de deixar de ser obrigatório, muitos assumem que vão continuar a usar.


14h15 - Quase um ano depois, deixou de ser obrigatório usar máscara na rua

Caiu o uso obrigatório de máscara na rua. De hoje em diante há apenas recomendação para o uso de máscara a todas as pessoas com mais de dez anos sempre que não seja possível manter o distanciamento de dois metros e onde seja previsível a aglomeração de pessoas.


13h19 - Covid-19: Açores com cinco novos casos nas últimas 24 horas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, cinco novos casos de covid-19, quatro na ilha de São Miguel e um na Terceira, totalizando 111 infeções por SARS-CoV-2 ativas, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

No boletim diário, aquela entidade esclarece que os novos casos de doença foram detetados após 367 análises realizadas em laboratórios de referência da região.

12h39 - Trabalhadores de Macau não-vacinados obrigados a testes semanais

Os trabalhadores de Macau, nos setores público ou privado, ficam obrigados a fazer um teste à covid-19 a cada sete dias, caso não estejam vacinados, anunciaram hoje as autoridades sanitárias.

"Os trabalhadores que contactem com outras pessoas ou trabalhem num espaço fechado onde coexistem outras pessoas têm que ser vacinados, caso contrário terão que fazer um teste de ácido nucleico periodicamente, uma vez a cada sete dias, no mínimo", afirmou o médico do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, Tai Wa Hou.

O objetivo é prevenir e evitar a propagação da covid-19, possível através da vacinação, e por isso é "responsabilidade de todos os funcionários vacinarem-se contra" a doença, salientou, na conferência de imprensa do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

11h52 - Covid-19 já levou à suspensão das aulas de 3000 turmas em França

Em entrevista ao Parisien-Today esta segunda-feira, o ministro francês da Educação, Jean-Michel Blanquer, anunciou que a pandemia da Covid-19 já levou à suspensão das aulas de três mil turmas no país menos de duas semanas após o início do ano letivo.

O número representa apenas 0,5 por cento do total das 540 mil turmas que existem no país, mas tem vindo a crescer exponencialmente.

Apenas em uma semana, o número de turmas com aulas suspensas devido à Covid-19 multiplicou-se por seis, uma vez que na passada terça-feira os dados oficiais apontavam para 545 turmas colocadas em casa.

O ministro da Educação alerta para um aumento do número de aulas suspensas nos próximos dias, mas espera depois uma estabilização. "Esperamos que aumente nos próximos dias e depois se estabilize, antes de cair, se seguir a curva que temos observado cada vez que voltamos do período de férias", disse Jean-Michel Blanquer.

11h27 - Não se justifica reabrir centro de vacinação do Queimódromo no Porto, diz task-force

A `task-force` que coordena o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal adiantou hoje que não se justifica a reabertura do centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, face ao "baixo ritmo" de inoculações.

"Tendo em conta o baixo ritmo de vacinação, uma vez que a esmagadora maioria da população já se encontra vacinada e a atual cobertura de centros de vacinação existente na cidade do Porto, foi considerado não se justificar a reabertura do CVC do Queimódromo", afirmou hoje a `task-force`.

Em resposta à agência Lusa, a propósito da notícia avançada pela SIC de que o centro de vacinação do Queimódromo não vai reabrir, a `task-force` adiantou ter recebido o relatório relativo ao centro de vacinação por parte da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), "que decidiu pelo seu arquivamento".

Em causa está a suspensão da atividade daquele centro de vacinação a 12 de agosto, depois de detetada uma alegada falha na cadeia de refrigeração de cerca de 1.000 vacinas.

A Lusa tentou contactar a IGAS, mas até ao momento não obteve nenhuma resposta.

Em 24 de agosto, o coordenador nacional da `task-force`, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, afirmou que a reabertura do centro no Queimódromo poderia "já não ser útil" independentemente do resultado da investigação em curso.

No mesmo dia, em comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) avançou que a vacinação decorrida a 09 e 10 de agosto naquele centro era "válida" e que os utentes não tinham de repetir a inoculação.

11h10 - "Máscara deve continuar a ser usada"

11h04 - Timor-Leste. Um morto e 82 novas infeções em Timor-Leste nas últimas 24 horas

Um morto associado à covid-19 e mais 82 novas infeções foram registadas em Timor-Leste nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

Com esta morte registada em Díli, as vítimas mortais ascendem agora a 96.

10h02 - Vacinação na Feira passa do Europarque para Patronato de Lamas

A vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria da Feira funcionará pela última vez no centro de congressos Europarque a 26 de setembro, transferindo-se depois para o Patronato de Santa Maria de Lamas, adianta a agência Lusa.

O dispositivo que centraliza a inoculação contra o vírus SARS-CoV-2 nesse concelho do distrito de Aveiro já reduziu o seu horário de atividade dada a presente diminuição da procura, mas até ao dia 26 continuará a funcionar no edifício da freguesia de Espargo, agora em regime de porta aberta para maiores de 12 anos. No dia 27 deslocar-se-á com uma estrutura mais pequena para a localidade de Santa Maria de Lamas.

"Chegámos a equacionar manter o dispositivo no Europarque num formato mais reduzido, mas isso ia hipotecar uma série de eventos que estão agendados para lá e, por isso, decidimos que o melhor era transferir a estrutura para outro local", disse à Lusa fonte da Câmara da Feira.

9h37 - Rússia com mais 18.178 casos e 719 mortes

A Rússia registou mais 18.178 casos (por comparação a 18.554 casos no dia anterior) e 719 mortes.

7h53 - Brasil registou 293 mortes e 10.615 casos de infeção nas últimas 24 horas

O Brasil registou 293 mortes associadas à covid-19 e 10.615 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortes para 586.851 e o número de pessoas infetadas para quase 21 milhões.

Máscaras deixam de ser obrigatórias na rua

O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório a partir de hoje, 318 dias depois, passando a ser facultativo e recomendado em algumas situações, como os aglomerados de pessoas.

Esta obrigação durou, no total, 318 dias, desde a aprovação da lei, em 28 de outubro de 2020, em plena pandemia de covid-19, e foi sendo sucessivamente renovada pelo parlamento, o que não acontecerá agora.

Assim, o fim do uso obrigatório de máscaras em espaços públicos exteriores acontece no dia em que caduca o último diploma aprovado pelo parlamento e promulgado pelo Presidente da República, em 11 de junho, por um período de 90 dias, não tendo a Assembleia da República proposto a sua renovação.

Situação do país no relatório divulgado no domingo

Este domingo foram registados mais 911 casos de covid-19 e oito mortos em Portugal. Segundo o boletim epidemiológico registam mais 82 casos ativos, 821 recuperados e menos 595 contactos em vigilância.

Há mais 324 casos em Lisboa e Vale do Tejo, 295 no Norte, 118 no Centro, 98 no Algarve e 42 no Alentejo. Na Madeira registaram-se 20 novos casos e nos Açores 14.

Internamentos voltam a aumentar: há mais 17 doentes em enfermaria. Menos um em cuidados intensivos.

36 mil vacinas administradas este domingo